brisa de mar - nº 316/317 - maio/junho 2011

8

Upload: juvmar-andebol

Post on 20-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Continua p. 3 Registo Nº 13553/86 Continuação p. 1 Colaboradores: Dr.ª Dora Cepa Revº Pároco de Mar Estagiárias do Centro Social 1 3 2 Dr. Manuel A. Sampaio Azevedo .Fernando Cepa T e F: M.A. Dr. António Maranhão Peixoto Dr.ª Paula Cristina Cepa ♦ ♦ ♦ ♦ • • • • “ . BRISA DE MAR - MAIO-JUNHO 2011 Nota: Os artigos assinados são da inteira responsabilidade dos seus auto- res. Redacção Redacção Texto e Fotos: M. Azevedo 3 Continuação p. anterior Continuação p. 7 .

TRANSCRIPT

Page 1: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011
Page 2: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011

BRISA DE M AR - MAIO-JUNHO 2011 2

FICHA TÉCNICA

Corpo Redactorial:

♦ .Fernando Cepa

♦ Dr. António Maranhão Peixoto

♦ Dr. Manuel A. Sampaio Azevedo

♦ Dr.ª Paula Cristina Cepa

Colaboradores:

• Dr.ª Dora Cepa

• Revº Pároco de Mar

• Educadoras do Jardim de

Infância

• Estagiárias do Centro Social

Registo Nº 13553/86

CAMPANHA NA RECTA FINAL

“.

A Campanha “Ser

Solidário” promovida e organizada pelo Agrupamento 82, dos Escuteiros de S. Barto-lomeu do Mar, conti-nua na rua e está na sua recta final.

A adesão da popula-ção tanto da nossa freguesia como de todo o concelho e além fronteiras tem sido surpreendente.

E porque estamos a chegar ao fim, apela-mos uma vez mais à solidariedade e gene-

rosidade das pessoas para este apoio.

Esta campanha já vai com 4 meses e o material que nos foi entregue, ultrapassa as nossas melhores expec-tativas. Ainda assim queremos mais. Por isso, até ao fim deste mês contamos com a sua ajuda pois estamos de portas abertas para esta tão nobre causa.

Colabore nesta causa solidária entregando as suas roupas, sapatos, brinquedos, mobília e material escolar diverso que já não utilize e que se encontre em bom estado, na nossa sede do Agrupamento, na Rua Estra-da Nova, ou contactando os responsáveis para fazerem a recolha em sua casa, através dos números 969 335 511 ou 964 838 762.

O Clã 134 - S. Francisco de Assis, do Agrupamento 82, de S. Bartolomeu do Mar, agradece desde já a todas as pessoas, particulares e outras, que nos têm ajudado para o sucesso desta campanha.

Afinal, repartir custa pouco, e pode valer muito. Seja Solidário.

Manuela Capitão

Carina Azevedo veste Pessoa

Continuação p. 1

Continua p. 3

Carina Azevedo, natural de S. Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende, deu uma vida nova à estátua de Fernando Pessoa, no Chiado, em Lisboa, através de uma performance que incluiu o ortónimo e os três principais heterónimos: Alberto Caeiro (Foto

1), guardador de rebanhos, Álvaro de Campos (Foto 2), engenheiro mecânico, e Álvaro Reis (Foto 3),

médico.

A iniciativa decorreu entre as 11,00 e as 19 ,00 horas dos dias 2 a 5 de Junho, tendo cativado a atenção e admiração dos muitos locais e turistas.

1

2

3

No dia 3 de Maio, a D. Maria Esmeralda Santos Martins, viú-va, completou 83 anos de vida, motivo que levou quase toda a família mais próxi-ma a reunir-se no Restaurante “Carioca”, em Beli-nho, para cantar os parabéns. Em decla-

rações ao “Brisa de Mar” foi dizendo que “comemorar 83 anos é uma festa”, apesar de se sentir um pouco “triste” por terem faltado alguns familiares. “Gostaria que todos estivessem, mas não foi possível”. E porque a partir dos 80 anos a comemoração é garantida, a D. Esmeralda lá foi dizendo que “para o ano já está programada” a nova festa.

Filhos, filhas, noras, genros, netos e bisnetos cantaram os parabéns à D. Esmeralda, efeméride que o “Brisa de Mar” também se associa. Parabéns e muitos anos de vida!

D. Esmeralda completou 83 anos

T e F: M.A.

Page 3: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011

BRISA DE M AR - M AIO-JUNHO 2011 3

Nota: Os artigos assinados são da inteira responsabilidade dos seus auto-

res.

Carina Azevedo veste Pessoa

.

Continuação p. anterior

O projecto, que é considerado original e único no país, de vestir a estátua de Fernando Pessoa, do escultor Henrique Lagoa, e que se encontra numa posição de sentado em frente ao célebre café “A Brasileira”, em pleno coração do Chiado, em Lisboa, integra-se na dissertação de Mestrado em Design de Moda, da Faculdade de Arquitectura de Lis-boa – Universidade Técnica de Lisboa, por parte da finalista Carina Mourão Azevedo. O tema deste evento foi designado “Fernando Pessoa Identidades: Figuração de Ortónimo e Heterónimos”. Assim, no dia 2, o poeta Fernando Pessoa foi vestido como seria na actualidade; no dia 3, foi a vez de ser vestido de Alberto Caeiro, guardador de rebanhos; no dia 4, de Engenheiro, Álvaro de Campos e no dia 5, de médico, Ricardo Reis.

Segundo referiu a “Brisa de Mar” Carina Azevedo, os figu-rinos foram elaborados tendo em conta as características poéticas e descrições físicas e psicológicas retratadas nas cartas de Adolfo Casais Monteiro, com uma “interpretação pessoal e transmitindo um carácter contemporâneo”. Por outro lado, pretendeu-se “captar o interesse do público, quer turistas, quer habitantes locais, e fazer algo diferente no país que passa por vestir as estátuas”. No fundo, “pretendi fazer reviver a estátua”. E, pela reacção do públi-co, o balanço foi “muito positivo” quer das pessoas locais “que nunca viram a estátua vestida e acharam diferente e interessante”, como de turistas que se fartaram de tirar fotografias, nomeadamente vários actores brasileiros. “Era interessante ver as crianças a tocarem e mexerem na rou-pa, como a verificarem se era verdadeira”, adiantou Carina Azevedo.

Por fim, a autora do projecto lembra que esta foi mais uma forma de dar a conhecer a “grande criatividade e as várias personalidades do próprio poeta”, o que não deixa de ser interessante, sendo, também, uma forma de comemora-ra os 75 anos da morte de Fernando Pessoa.

Redacção

FROTA SOLIDÁRIA DO MONTEPIO Continuação p. 7

dever da sua dimensão social porque “faz parte da nossa maneira de estar na sociedade, do nosso ADN, a razão de ser do Monte-pio”, a única associação bancária mutualista do país. E concluiu: “o trabalho das IPSS é um forte enriquecimento para o Montepio continuar a trabalhar e reforçar a componente social”.

De referir que o investimento “emblemático” dos 465 mil euros deste ano foi possível, sobretudo, pela oferta dos contribuintes que declararam oferecer 0,5% do IRS para a fundação do Monte-pio.

O projecto “Frota Solidária” nasceu há 4 anos para ajudar as instituições sociais, devolvendo à sociedade o montante que os contribuintes atribuem à Fundação Montepio, atra-vés dos 0,5% do IRS.

Assim, se quiser que esta percentagem dos seus impostos seja aplicada neste projecto, ao preencher o IRS, deve declarar que destina este valor à Fundação Montepio, atra-vés do NIPC 503 802 808, preenchendo a coluna “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pes-soas colectivas de Utilidade Pública” (art. 32, nº 6).

Este projecto contou com um investimento de 290 mil euros, em 2008, o que permitiu oferecer 10 viaturas, tendo neste ano de 2011 entregue 20 viaturas, num total de 465 mil euros.

No total, a Fundação já recebeu 1.612 milhares de euros que devolveu à sociedade, tendo apoiado 61 instituições de carácter social.

Satisfeito estava o gerente da agência do Monte-pio Geral de Esposende, Monteiro Costa, por Esposende ter sido contemplado com uma viatura que “vai permitir ao Centro Social de Mar oferecer melhor condições para o seu trabalho social”. Lembrou que o convite foi dirigido às instituições do concelho, “mas não se candidataram. Pode ser que para o próximo ano acreditem no projecto”.

Fernando Cepa, presidente do Centro Social da Juventude de Mar, era um homem feliz não apenas pela instituição ter recebido esta viatura totalmente gratuita, mas sobretudo, porque “nos permite reno-var a frota que estava a necessitar”. Por outro lado, salientou que esta viatura “é uma mais valia” e dá garantias de “oferecermos melhores condições aos nossos utentes”. Por fim, enalteceu este desafio de apoio ao sector social por parte da Fundação Mon-tepio-Geral. E concluiu: “é pena que não haja mais instituições bancárias a fazer o mesmo”.

O QUE É A FROTA SOLIDÁRIA

Texto e Fotos: M. Azevedo

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

As Eleições Legislativas que se realizaram no passado dia 5 de Junho decorreram com o maior civismo na freguesia de S. Bartolomeu do Mar.

A exemplo do país, também o Partido Social Democrata (PSD) saiu vitorioso. Estes resultados contribuíram, ainda, para a vitória do mesmo grupo partidário ao nível do Conce-lho de Esposende e do Distrito de Braga.

Com esta vitória, o país vai passar a ter um novo Primeiro-Ministro, social-democrata, que terá como missão fazer sair o país do pântano económico-social que o governo anterior nos legou.

Quanto aos resultados saídos das urnas, aqui fica o regis-to para a posteridade: Inscritos - 1248; Votantes - 676; Votos em branco - 25; Votos nulos - 08; PNR - 01; PND - 07; PTP - 03; PAN - 02; PPV - 01; CDS-PP - 78; PDA e MRPP - zero votos cada; CDU - 40; BE - 26; POUS - 01; PPD-PSD -

359; MEP - 03; PS - 120; PPM - 01; MPT - 01.

Redacção

Page 4: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011

BRISA DE M AR - MAIO-JUNHO 2011

Noticiário Religioso

4

OBRAS NA IGREJA PAROQUIAL

Na sequência das reparações efectua-das ao longo dos anos, continuamos a zelar o nosso património religioso com toda a dedicação que nos merece. A nossa freguesia e igreja são conhecidas ao longe e ao largo, desde tempos ime-moriais, por causa do nosso padroeiro, S. Bartolomeu. Além da multidão de devotos que aqui acorrem nos dias da sua festa, também todos os Domingos e alguns dias da semana deparamos com romeiros que vêm cumprir as suas pro-messas.

Que impressão levarão esses romeiros acerca da nossa freguesia e, sobretudo, da nossa igreja? Tudo depende do zelo dedicado à casa de Deus, a igreja, e do modo como são recebidos. Naturalmen-te que temos de distinguir entre culto verdadeiro e superstições, para elucidar-mos na verdade quem está bem inten-cionado.

Mais do que agradar ao povo, interes-sa servir a Deus, que não deixará sem recompensa tudo quanto fizermos por Ele. O sacrifício dispensado às obras da igreja será mais uma prova da manifes-tação da nossa fé e de agradecimento pelos bens recebidos.

A última reparação feita na igreja paro-quial iniciou-se com a reparação da pin-tura do arco-cruzeiro, prosseguindo com a substituição do sobrado por pavimento adaptado à finalidade dos actos litúrgi-cos. O sobrado já se encontrava muito deteriorado com o tempo e pelo uso, sobretudo, nas periferias, na iminência de causar sérios e inesperados contra-tempos às pessoas.

Após a conclusão das obras, o pavi-mento, manifestando um aspecto agra-dável, ficou substancialmente melhora-

do, artisticamente adaptado ao estilo da igreja após os vários melhoramentos que se têm operado ao longo dos anos e com melhor utilidade funcional.

Começando-se pelos alicerces, proce-deu-se cuidadosamente à boa seguran-ça em ordem ao futuro. Intermediou-se madeira especial com o granito devida-mente trabalhado. Com líquido apropria-do, preservou-se o granito de futuras contaminações de degradação. Cuidou-se da instalação eléctrica, mais segura e funcional.

As obras foram dispendiosas. Porque a igreja não possuía verba suficiente para estas necessárias reparações, recorreu-se à caridade e inter-ajuda dos paroquia-nos e ofertas de benfeitores. Houve quem manifestasse espírito de despren-dimento das suas parcas economias, colaborando generosamente; outros, contentaram-se em contribuir com qual-quer coisa; finalmente, houve também quem se limitasse a palavras simpáticas de aprovação. Além desta contribuição pecuniária, já que a obra era a jornal e não contratada, houve quem ajudasse gratuitamente com o seu trabalho, sobretudo no levantamento do antigo sobrado, continuando alguns até à finali-zação das mesmas obras.

Como ainda não há dinheiro suficiente para saldar as despesas, a Comissão das Obras continua com o peditório domiciliário, percorrendo toda a fregue-sia.

Fazemos também um apelo aos emi-grantes e pessoas ou famílias que vivem fora da freguesia para contribuírem na medida da sua generosidade, manifes-tando o seu apreço pela nossa igreja e defesa do bom nome de S. Bartolomeu do Mar.

Oportunamente, serão apresentadas contas das receitas e despesas das obras.

BATISMO

No dia 14 de Maio recebeu o sacra-

mento do Batismo Dinis Durão Cepa Castelo, filho dos Professores João Pedro Durão Fernandes do Castelo e de Dora Susana Fonseca de Abreu Cepa, da Rua dos Rouxinóis, Marinhas.

CASAMENTO

No dia 21 de Maio receberam o Sacra-

mento do Matrimónio Agostinho Hum-berto Araújo de Sá, filho de Joaquim Oliveira de Sá e de Deolinda da Concei-ção Araújo Neiva de Sá, de Feitos, con-

celho de Barcelos, e Maria Elisabete Sampaio Lima Carqueijó, filha de Manuel Vicente Lima Carqueijó e de Maria Augusta Sampaio Lima Carqueijó, residentes na Rua do Cruzeiro.

PEDITÓRIO

Na Páscoa, S. Pedro e Lugares Santos: 210 E. Contribuição Penitencial: 757,20 E. Meios de Comunicação Social: 110 E.

Pelo Pároco de Mar

COMISSÃO DE OBRAS

A Comissão de Obras é constituída pelo Conselho Económico Paroquial e pelos seguintes elementos: António Fernando Abreu Cepa; Eng.º Carlos Manuel Sampaio Brás Lima; António Martins Barbosa; Manuel António Correia Martins Sapatei-ro; José António Almeida Torres; Abílio Cepa Cerqueira; António Laranjeira Ribeiro.

Page 5: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011

BRISA DE M AR - M AIO-JUNHO 2011 5

DR. BERNARDINO AMÂNDIO DEIXA-NOS

Homem dedicado à investigação, deixou-nos valiosa colec-ção manuscrita sobre a história local do nosso concelho. A sua nobreza e defesa locais manifestou-a ao Centro Social da Juventude de Mar, ao ceder os direitos de autor da sua obra “O Forte de S. João Baptista e o Farol de Esposende”, em 1995, que o Centro Social teve a honra de dar à estam-pa, numa cerimónia de grande alcance cultural.

Homem ligado à imprensa local, era uma assíduo interve-niente jornalista. Nesta qualidade esteve na fundação do quinzenário “Farol de Esposende”, então mensário, tendo sido seu Director.

Foi professor de profissão, tendo leccionado nas escolas da Póvoa de Varzim, Barcelos, Viana do Castelo e Esposen-de (Escola Básica António Correia de Oliveira e Secundária Henrique Medina).

Foi Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Esposende e esteve na fundação da associação “Amigos do Mar”, em Viana do Castelo.

A Escola Profissional de Esposende, sediada em Fão, infor-ma que para o próximo ano lectivo tem abertas inscrições para os seguintes cursos de formação: CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: Empregado de Mesa (Tipo 2) e Cabeleireiro (Tipo 2), com certificações de nível 2/9º ano. CURSOS PRO-FISSIONAIS: Técnico de Turismo Ambiental e Rural, Técnico de Hotelaria/Restauração (variantes Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar); Técnico de Gestão e Programação de Siste-mas Informáticos, com nível 4/12º; e Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes. Para qualquer esclarecimento, os interes-sados podem recorrer, ainda, ao telefone 253 982 779 ou a www.zendensino.pt

NOTÍCIAS BREVES

Cursos da Escola Profissional

O apoio que cada assinante oferece ao nosso Jornal “Brisa de Mar” é fundamental para minorar as despesas que o mesmo acarreta. As dificuldades passam por toda a gente e cada dia que passa temos de reconhecer que as despesas são maiores. No entanto, é com alegria e muito esforço que trabalhamos para que o “Brisa de Mar” seja publicado sem grandes sobressaltos. Daí a necessidade de todos colaborarem nesta grande tarefa que é de todos e de cada um. Sabemos que nem sempre temos a disponibilida-de do momento, mas é importante que cada um, à medida das suas possibilidades e quando assim entender, ofereça a sua comparticipação para esta causa.

A partir do próximo mês de Agosto vamos dar uma volta aos assinantes que ultimamente não têm colaborado com ajuda para o envio do Jornal. E como a Instituição não é uma Santa Casa de Misericórdia, iremos, a partir desse mês, deixar de enviar o Jornal. É uma medida que nos cus-ta, dado o interesse com que as pessoas lêem e apreciam o Jornal, mas temos de ser rigorosos e não podemos deixar de actuar. Quando todos ajudam, o fardo torna-se mais leve. Aos que vão colaborando, como estes amigos que hoje registamos, o nosso muito obrigado Germana dos Santos Arezes, 20 Euros; Manuel Fernando Cardoso Viana, 5 Euros; Manuel Pires Cepa Cerqueira, 15 Euros; Prof.ª Maria de Lurdes Saleiro Lima, 10 Euros; Mário Guilherme Martins Viana, 10 Euros.

COLABORAÇÃO

Redacção

Continuação p. 1

Redacção

A Escola Básica 2,3 António Correia de Oliveira, em Esposende, vai encerrar o ano lectivo no dia 22 de Junho, à noite, com um espectá-culo de variedades aberto à comunidade em geral. O jantar com caldo verde, sardinha, fêveras, pão com chouriço e bebidas será assegurado pela Comissão de Festas de S. Bartolomeu do Mar.

A Comissão de Festas de S. Bartolomeu do Mar, vai realizar uma feirinha de produtos locais e artesanato nos dias 18 e 19 de Junho.

Promove, ainda, no dia 25 uma Sardinhada no Adro da Freguesia, com animação musical.

Para o dia 17 de Julho está programado o Cortejo de oferendas para custear as despesas com a Romaria. A colaboração de todos é importante.

A empresa Esposende Ambiente criou uma tarifa de cariz social relativa ao abastecimento de água e saneamento e resíduos urba-nos, para famílias de parcos recursos económicos. Assim, o tarifário do saneamento será reduzido em 50%, e o consumo de água supe-rior a 15 metros cúbicos será facturado ao preço do segundo esca-lão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adicionou o telemóvel à sua lista de cancerígenos, pois o risco não é certo, mas é possível, podendo desenvolver tumores nas glândulas salivares após o uso intenso e prolongado do telemóvel.

No dia 14 de Junho comemorou-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. Adelino Marques, presidente dos Dadores de Sangue de Esposende, referiu que o nosso concelho se encontra em terceiro lugar a nível nacional na dádiva, o que é “muito bom”.

Page 6: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011

BRISA DE M AR - M AIO-JUNHO 2011 6

DAR SANGUE É… DAR VIDA. DÊ SANGUE. SEJA SOLIDÁRIO!

Dê Sangue! Seja Solidário!

A solidariedade é um gesto que enobrece e engrandece quem o pratica. Nunca é demais assumir gestos solidários numa sociedade que tem tiques em demasia de individualismo e de isolamento dos cidadãos. A boa capacidade de ser vizinho está a desaparecer nas nossas cida-des. Por isso, todos os gestos solidários são sem-pre bem vindos, venham eles de onde vierem e

percorram os caminhos mais torturosos.

Dar sangue é um gesto que demonstra capaci-dade de coração grande. Sobretudo, porque se dá sangue de uma forma anónima, sem se estar

preocupado para quem vai servir.

Todos reconhecem que o dar sangue é neces-sário para acorrer a situações de aflição na saú-de. E só quem precisa e passa por situações gra-

ves reconhece o valor da dádiva de sangue.

Vamos dar sangue, sempre que seja possível!

Próximas recolhas - JUNHO: 19 - Rio Tinto e Geme-

ses. JULHO: 10 - Antas; 24 - Forjães e Fão; 31 - Marinhas.

AGOSTO: 7 - Esposende; 14 - Gandra.

As recolhas decorrem entre as 9,00 e 12,30 Horas.

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

ANIVERSÁRIOS

Maio 01 – Domingos Torres da Silva, 69

- Joaquim Morgado Arezes, 57

- Eng.ª Ana Paula Correia Martins, 33

03 – Maria do Céu Alves Laranjeira

Loureiro, 41

05 – David Costa da Silva, 73

06 – Killiane Di-Barbora Afonso, 10

- Hélder José Pinto Neves, 31

07 – José Cardante Pereira, 69

- Manuel Firmino Saleiro Cardoso, 59

- Susana Catarina Martins Santos, 25

- José Manuel Azevedo Regado, 37

- Tomé dos Santos Saleiro, 3

08 – José Carlos Afonso Vila-Chã, 49

09 – Jorge Fernando Viana Carneiro, 52

- Miguel Martinho Cardante Martins,

51

10 – Maéva Cepa Rei, 5

12 – Mário Guilherme Martins Viana, 74

13 – Manuel Domingues Afonso, 65

- Maria da Glória Narciso da Silva, 72

- Eva Carolina de Sá Vassalo Vieira, 22

16 – António Joaquim Sampaio Cardoso, 49

17 – Alfredo de Abreu Figueiredo, 69

18 – António Alves, 81

22 – Manuel Cepa Moreira, 49

- Carina Sofia Saleiro Lima, 8

25 – Teresa Maria Santos Leitão, 45

30 – Manuel Alves Martins, 71

31 – Manuel Laranjeira Alves, 48

- Olívio Pires Sampaio, 36

Junho 02 – Américo Lapa, 60

03 – Simão Pedro Pinto Neves, 26

09 – Dr. Manuel Augusto Saleiro Bar-

ros, 45

12 – Heitor Machado Vilas Boas da

Calçada, 45

- Helena Azevedo Regado, 34

- Miguel Laranjeira Loureiro, 15

13 – José Fernando Alves Laranjeira,

55

- Manuel António Costa Laranjeira, 62

- Cristina Maranhão Silva, 23

15 – António Alves Moreira, 83

16 – Alfredo Vaz Saleiro de Lima,

Director do Centro, 65

17 – Salete Maria Carqueijó Saleiro, 33

- Celeste da Silva Afonso, 10

19 – Ana Margarida de Sousa Mara-

nhão, 43

20 – Rogério Viana de Abreu, 51

- Manuel Cândido Lima Capitão, 59

22 – David Faria Barrocas, 12

- Kelly Cepa, 18

23 – Manuel António Correia Martins

Sapateiro, 56

- Manuel Cepa Martins Rei, 45

- Maria Fernanda Santos Neiva, 64

28 – Avelino José G. Antunes, 62

29 - Manuel António Maranhão, 50

- Paulo César Amorim Capitão, 37

30 – Filipe Laranjeira Loureiro, 11

- Luís Carlos Cepa Vieira, 25

A todos os aniversariantes “Brisa de Mar” deseja muitas felicidades e lon-gos anos de vida.

RECTIFICAÇÃO

Os mais atentos repararam, com certeza, no erro de numeração do Jornal de Fevereiro e, consequentemente, de Março.

Efectivamente, a edição de Fevereiro saiu com o número repeti-do do mês anterior, tendo o engano sido detectado apenas após a publicação da edição de Março, com o nº 313, quando deveria ser o 314. Deste lapso pedimos desculpa aos leitores e aos colec-cionadores. Para estes e tendo em vista a não complicação da numeração actualizamos a numeração com a edição de Abril, 315, publicando simultaneamente o número anterior entre parêntesis (314).

O Director

ESCUTEIROS COLABORAM

COM BANCO ALIMENTAR

No fim-de-semana de 28 e 29 de Maio , decorreu a Campanha de Recolha de Alimentos nos super e hipermercados de todo o país, levada a cabo pelo Banco Alimentar. Esta campanha que decorreu no nosso concelho, contou com o apoio e colaboração do Agrupamento 82, dos Escuteiros de S. Bartolomeu do Mar. Assim, no dia 28 de Maio, prontificaram-se, duran-te todo o dia, a sensibilizar as pessoas para um dos grandes problemas que afecta não só a nossa socie-dade como de todo mundo, que é a fome. O Banco Alimentar é uma instituição constituída unicamente por voluntários e tem por missão ajudar as famílias mais carenciadas e com poucos recursos alimentares. O nosso Agrupamento orgulha-se de poder ajudar

nesta causa tão importante e solidária e apela, ao

mesmo tempo, à contribuição de todos, dentro dos

possíveis, nas próximas campanhas que irão ser

promovidas.

Manuela Capitão

Page 7: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011

7

BRISA DE M AR - M AIO-JUNHO 2011

A T L ... Centro Social da Juventude de Mar Animadora

Susana Vilas Boas

PUB

Ser Criança Ser Crinça é… Muito engraçado, E muito complicado. Mas o melhor de tudo, É podermos brincar. (Luzia)

As crianças divertem-se De um jeito diferente. Ela leva mais a sério A missão de ser contente. (Mateus Soares)

Ser criança é fixe porque brincamos, Corremos, saltamos E fazemos jogos uns com os outros. (Xavier)

Ser criança é crescer No mundo da fantasia, Num jardim florescer Cheio de amor e magia. (Axel)

Ser criança é ser feliz, Poder correr, brincar, jogar. Aproveitar ao máximo este tempo Que depressa vai acabar.(Tiago Pereira)

É bom ser criança, As brincadeiras são fantásticas. Nelas está a nossa esperança, De um futuro de coisas mágicas. (Alberto)

Alegria de criança, É tão fácil, tão gostosa! Qualquer sonha se alcança, E a vida é cor de rosa. (Rosa)

Ser criança é descontrair, E novas amizades poder construir. Com toda a gente posso brincar, Aprendendo a respeitar. (César)

Ser criança com carinho, Fica lembrança pelo caminho. (José Pedro)

Ser criança.. É viver e sonhar, Para o resto da nossa vida. (Maria Inês)

Eu gosto de ser criança Porque brinco com a minha irmã, Brinco com os meus amigos, E porque sou pequena. (Daniela Barbosa)

Imaginar, inventar e criar, Para não me perder Aprender e estudar Para tudo saber. (Jéssica)

No jardim ir libertar A alegria que sentir. Os meus pais amar, E aprender a não mentir.(Margarida)

Ser criança é poder sonhar, É brincar sem nada dizer. Receber o que quiser, Sem ter de pagar. (Lara Laranjeira)

Criança tem que ter nome, Criança tem que ter lar. Ter saúde e não ter fome Ter segurança e estudar. (Emanuel)

Sonhar a infância vivida, Viver a sonhada infância. Manter no coração o bom da vida Sempre, e mais um pouco, poder ser criança. (Solange)

Ser criança é ter esperança. Se fizermos uma dança Há sempre muita confiança. (Inês Santos)

A cerimónia da entrega da chave da nova viatura decorreu no Palácio D. Manuel, em Évo-ra.

Foram vinte as viaturas entregues a outras tantas Instituições Particu-lares de Solidarie-dade Social (IPSS) de todo o país, fruto do projecto “Frota

Solidária” que a Fundação do Montepio-Geral desenvolve há quatro anos.

A cerimónia da entrega das chaves das viaturas, prontas a circu-lar, com o combustível e com o seguro por dois anos, e adaptadas ao serviço de cada instituição teve um investimento de 465 mil euros e contou com a presença do Presidente do Conselho de Admi-nistração do Montepio, Tomás Correia, do presidente da Câmara, Ernesto de Oliveira, e do Bispo da Diocese, D. José Alves, entre outras entidades.

Tomás Correia, na sua intervenção, deixou um “desafio” às IPSS de “transformarem os recursos que são cada vez menos em maio-res e melhores serviços”.

Já quanto ao futuro da Fundação prometeu a continuidade neste tipo de apoios: por um lado, por dever de cidadania e, por outro, por

FROTA SOLIDÁRIA DO MONTEPI0 Continuação p. 1 O Presidente do

Centro Social, Fernando Cepa, recebe a chave simbólica da viatura das mãos do Presi-dente da Câma-ra de Évora, Ernesto Olivei-ra. (Foto ao lado).

Continua p. 3

A viatura da “Frota Solidária” junto da agência do Montepio, em Esposende.

Page 8: Brisa de Mar - nº 316/317 - Maio/Junho 2011

BRISA DE MAR - MAIO.-JUNHO 2011

A educação é um processo infinito para o qual existe sem-pre uma forma de a tornar diferente. Umas pessoas enten-dem-na como um desafio, outras como uma tarefa. As crianças da Sala dos 5 anos, com quem eu tenho lidado, ajudam-me a chegar à meta, todos os dias, com jogos, brincadeiras, cria-ções, emoções e instintos; nós temos a missão de perceber o interesse e o prazer que desperta cada dinâmica e que efeito traz às crianças. A responsabilidade de fazer com que esta gera-ção se mova com perspi-cácia e agilidade, de forma positiva, também passa por mãos de quem não é da família mas que acaba por ser.

As actividades que temos desenvolvido demonstram principalmente o sentido de coo-peração, amizade, criatividade, entreajuda e partilha. Estes conceitos irão favorecê-las em qualquer área ao longo da

vida, como acontece, por exemplo, com jogos de expressão corporal, oral e musical. Posto isto, para a rea-lização e concretização de um projecto, as necessidades e carac-terísticas do grupo devem estar bem pre-sentes, como a alegria constante de quem frequenta e trabalha na instituição com crian-ças que nos conse-guem transmitir harmo-nia.

Nos dias 28 e 29 de Maio decorreu o “1º Spozendus Campus”, organizado pelas Equipas de Animação das Expedições dos Agrupamentos de Esposende, Forjães, Mar e Marinhas e que se realizou na Cidade de Esposende e Vila de Fão. Esta actividade teve como tema, S. Tiago e os seus Caminhos, Patrono dos Exploradores. Ao longo dos dois dias, os Explorado-res aprenderam e puseram em prática a técnica escutista, vivenciaram oportu-nidades educativas do novo sistema de progresso, e tiveram oportunidade de conhecer os explora-dores dos outros agrupamentos do seu concelho.

Ao longo do dia de Sábado, fizeram um Raid pela cidade, e após um pic-nic de reposição de forças, seguiram em caminha-da até à Vila de Fão através de sinais de pista. O acolhimento foi no Pavilhão Gimnodesportivo de Fão, onde

após tomarem banho e jantar fizeram o Fogo de Conselho onde apresentaram peças tendo como base, S. Tiago. No Domingo, a eucaristia realizou-se na Igreja Matriz, e a manhã terminou com jogos e a avaliação. Receberam a Vieira, símbolo dos caminhos de Santiago, e o Diploma de Compos-tela, regressando de seguida a suas casas.

ESCUTEIROS REALIZAM “I SPOZENDUS CAMPUS”

Cantinho do Jardim Estagiária

Sónia Viana Ferreira

João Cepa

A Vereadora da Cultura, Jaqueline Areias, inaugurou, a exposição “Brinquedos do Séc. XX”, no Museu Municipal de Esposende.

A Exposição é fruto de uma parceria entre a o Museu Municipal, a APPCDM de Esposende, o coleccionador Vítor Martins e Carlos Anjos e mostra um vasto leque de brinquedos que faziam as delícias da pequenada ao longo do século passado.

Jaqueline Areias disse que a Exposição se integra nas comemorações do 1º Centenário do Museu e constitui um momento de reminiscência já que “há sempre em nós um pouco de criança”, convidando a comunidade a desfrutar deste momento que retrata a meninice.

MUSEU DE ESPOSENDE APRESENTA BRINQUEDOS DO SÉC. XX