brasil republica 3 ano aula 3 p14

7
Brasil República 3º ano – aula 3 1 Floriano Peixoto (Marechal de Ferro),para conseguir apoio popular: diminuiu o preço dos alugueis, isenção de impostos sobre a carne. Controlou os gastos públicos, incentivou a industrialização. Revoltas: Revolução Federalista, do Rio Grande do Sul se estendeu até o paraná.

Upload: dilmara-faria

Post on 29-Jun-2015

969 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Brasil republica 3 ano  aula 3 p14

Brasil República 3º ano – aula 31

Floriano Peixoto (Marechal de Ferro),para conseguir apoio popular: diminuiu o preço dos alugueis, isenção de impostos sobre a carne. Controlou os gastos públicos, incentivou a industrialização.

Revoltas: Revolução Federalista, do Rio Grande do Sul se estendeu até o paraná.

Page 2: Brasil republica 3 ano  aula 3 p14

Brasil República 3º ano – aula 32

Revolução Federalista: A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande

do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos, então governador. Que iria se declara presidente daquele estado.

Page 3: Brasil republica 3 ano  aula 3 p14

Brasil República 3º ano – aula 33

O clímax do conflito se deu quando os gasparitas tomaram Santa Catarina e juntaram-se aos insurgentes da Revolta da Armada, que invadiram a cidade de Desterro (hoje Florianópolis). Subseqüentemente apoderam-se do Paraná e de Curitiba, contudo, depois de tanto tempo de luta, estes se encontram desfalcados, calculam as perdas e ganhos que poderiam advir se continuassem com os ataques e decidem recuar, centralizando as forças na região gaúcha. O conflito se estende até o ano de 1895, quando o novo presidente – Prudente de Moraes – celebra uma conciliação de paz.

Júlio de Castilhos retoma o poder perdido – concedido pelo governo -, e o Congresso indulta os co-autores do levante. Assim termina mais um conflito nascido no começo da república.

Page 4: Brasil republica 3 ano  aula 3 p14

Brasil República 3º ano – aula 34

Revolta armada: almirante Custodio de Melo

A Revolta da Armada, foi uma revolução liderada pelo audacioso baiano Custódio José de Mello, contra a permanência no poder, do governo do vice-presidente Floriano Peixoto, que os revoltosos declarando ilegítimo, exigiam uma presidência interina até a convocação de novas eleições.

Page 5: Brasil republica 3 ano  aula 3 p14

Brasil República 3º ano – aula 35

No Sul do Brasil, os combates em terra prosseguiram até a deposição das armas pelos revolucionários, em agosto de 1895. A rendição resultou de um acordo que teve a mediação do então presidente Prudente de Morais, sucessor de Peixoto. Dessa guerra civil de grandes proporções, resultou milhares de mortos. Muitos deles não morreram em combate, mas foram degolados após terem caído prisioneiros. Nas chacinas, a degola era regra geral

Page 6: Brasil republica 3 ano  aula 3 p14

Brasil República 3º ano – aula 36

Republica Oligárquica: o apoio dado a Floriano pelos cafeicultores paulistas praticamente determinou a não indicação de um candidato militar a presidência.

1894 é eleito Prudente de Moraes e o poder passa a ser controlado pelas elites agrárias de SP e MG.

A partir desse momento uma série de acordo com os Estados é estabelecida.

Page 7: Brasil republica 3 ano  aula 3 p14

Brasil República 3º ano – aula 37

Política café com leite: Campos Sales (1989-1902) acordo com os Estados, apóio de deputados e senadores, e assim não interferiria nos estados.

Comissão de Verificação de Poderes: um órgão criado para verificar a regularidade dos candidatos eleitos, ou melhor, dos que apoiavam o governo. Houve a renegociação das divididas externas, novos empréstimos e 63 anos para pagar.