braselco 386 codigo conduta

72
Guia de Boas Práticas

Upload: estalo-comunicacao-design

Post on 26-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Código de conduta é um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. É geralmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais. Veja também código de ética e código de honra

TRANSCRIPT

Page 1: Braselco 386 codigo conduta

Guia deBoas

Práticas

Page 2: Braselco 386 codigo conduta
Page 3: Braselco 386 codigo conduta

A BRASELCO entende a importância do ramo em que atua, e sabe que precisa estar em constante renovação e acompanhando as novas tendências e tecnologias para cumprir o seu papel de contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável, preservando o meio e a sociedade em que vivemos.

Mudamos para melhor, para nos renovarmos sempre. A Braselco traz este novo Código de Ética, muito mais moderno e dinâmico.

Além disso, nosso mascote Ícaro também volta de cara nova, com as energias renovadas para nos ajudar a fazer nosso trabalho cada vez melhor.

Mudando para melhor

3

Page 4: Braselco 386 codigo conduta
Page 5: Braselco 386 codigo conduta

Numa empresa, o ativo mais importante são as pessoas.

Independentemente do valor da marca, da capacidade financeira, da penetração de mercado, do histórico, o bem mais precioso que uma empresa pode possuir, são as pessoas que trabalham nela, desde a posição mais simples até o seu responsável máximo.

A primeira imagem que qualquer empresa passa para o exterior é a dos profissionais que possui.

Por isso, pela importância que o capital humano tem, a definição de um Guia de Boas Práticas é extremamente importante, e mesmo indispensável, para nos ajudar a balizar os nossos comportamentos.

No entanto, gosto de realçar que, para além deste Guia de Boas Práticas, agora apresentado, o mais importante é a atitude de cada um, no dia a dia.

Mensagem da Diretoria

Armando AbreuDiretor Geral

BRASELCO

5

Page 6: Braselco 386 codigo conduta
Page 7: Braselco 386 codigo conduta

Caro Colaborador

É com grande satisfação que apresentamos o Guia de Boas Práticas, instrumento que irá facilitar a sua integração à família BRASELCO. Nosso objetivo é que todos os nossos colaboradores tenham pleno conhecimento das diretrizes da empresa, permitindo assim processos eficientes e eficazes. Estamos muito satisfeitos em poder contar com a sua participação em nossa equipe de trabalho e, por acreditarmos no potencial dos nossos colaboradores, é que estamos cada vez mais investindo em desenvolvimento profissional e pessoal. Desejamos que você cresça junto com a empresa e para isso, contamos com a sua colaboração e disposição, alinhando nossos objetivos e trabalhando com profissionalismo e ética.

BRASELCO

7

Page 8: Braselco 386 codigo conduta
Page 9: Braselco 386 codigo conduta

Índice

Manual do ColaboradorNossa História O Grupo BRASELCO Serviços BRASELCO do Sul BRASELCO EquipamentosNossa Identidade Visão Estratégica Negócio Missão Visão 2015 ValoresNossas Responsabilidades Pagamento Vale-Refeição Vale-Transporte Salário Família FGTS 13o Salário e FériasNossas Expectativas Deveres do(a) colaborador(a) Sugestões para o dia a dia Todo(a) colaborador(a) não deve Horário de Trabalho Marcação de Ponto Ausências e Atrasos Ausências LegaisRecursos Humanos Políticas de Gestão de Pessoas Procedimentos de Atração Proced. de Treinamento e Desenvolvimento Treinamento de Integração Treinamento de Desenvolvimento

010101010101010101010101010101010101010101010101010101

0101010101

Procedimento de Valorização Benefícios Oferecidos Procedimento de DesligamentoAprovaçãoTermo de Anuência

0101010101

9

Page 10: Braselco 386 codigo conduta

Objetivo do Código de ÉticaA Visão de Pessoas da BRASELCOAplicação e Adesão ao Código de ÉticaIdentidade Corporativa Valores Visão Estratégica Negócio Missão Visão 2015Princípios Éticos São esses os princípiosAplicação dos Princípios e Valores ao Cotidiano Quanto às ações corporativas Relação da BRASELCO com os colaboradores Relação dos colaboradores com a BRASELCO Relação com os fornecedores e prestadores de serviços Relação com os clientes Relação com a comunidade e orgãos públicos Compromisso com o meio ambienteCOMITÊ DE ÉTICA

Código de Ética

0101010101010101010101

010101010101010101

Manual doColaborador

10

Page 11: Braselco 386 codigo conduta

Manual doColaborador

Page 12: Braselco 386 codigo conduta
Page 13: Braselco 386 codigo conduta

Este Manual do Colaborador tem o objetivo de apresentar as normas e procedimentos necessários à conduta ideal dentro do ambiente da BRASELCO.

Aqui, você, nosso colaborador, vai encontrar listados os seus direitos e deveres, seus benefícios como integrante da nossa equipe, procedimentos detalhados em fluxogramas e várias outras informações pertinentes, úteis para que você tenha um maior conhecimento do funcionamento da BRASELCO.

Assim, buscamos apresentar a empresa para você de forma clara e objetiva, possibilitando que alcancemos resultados cada vez mais eficazes, sempre em conjunto com toda a equipe.

Leia o manual com atenção, e estaremos abertos a qualquer dúvida ou sugestão, afinal, a BRASELCO é construída por cada um de nós.

Objetivos do Manual do Colaborador

Manual do Colaborador

13

Page 14: Braselco 386 codigo conduta

O Grupo BRASELCO é especialista na prestação de serviços de projetos, engenharia, consultoria e assessoria técnica na área de energias renováveis, com enfoque maior em energia eólica e solar. Composto pela BRASELCO Serviços, BRASELCO do Sul e BRASELCO Equipamentos, o Grupo possui todas as divisões integradas e em perfeita harmonia para gerar resultados de excelência. Desde o surgimento da primeira empresa, em 1997, o Grupo BRASELCO sempre trabalha com valores como ética, comprometimento e transparência. Dessa forma, cumpre os compromissos com os clientes, respeitando a relação com a natureza e meio ambiente.

A BRASELCO Serviços possui uma completa gama de serviços para projetos de energias renováveis, em especial no setor de energia eólica. As expertises técnicas são realizadas por especialistas com vasta experiência na área das energias renováveis. No Brasil, é a única empresa capaz de dar suporte a todas as fases de um projeto eólico, desde a concepção da planta, com base no terreno identificado e selecionado, até a sua operação comercial.A BRASELCO Serviços também se destaca em projetos de energia solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. Além do desenvolvimento completo de projetos eólicos, a BRASELCO Serviços realizou estudos de Certificação de

Nossa História

Manual do Colaborador

O Grupo

BRASELCO Serviços

14

Page 15: Braselco 386 codigo conduta

O potencial energético do Sul e Sudeste do País fez com que o Grupo BRASELCO identificasse uma ótima oportunidade de negócio. Por isso, criou a BRASELCO do Sul. Com sede em Porto Alegre, a empresa desenvolve mais de perto projetos de energias renováveis nessas regiões.

A BRASELCO Equipamentos atua no desenvolvimento, comercialização e fabricação de equipamentos, incluindo torres treliçadas, utilizadas para a medição de recursos eólicos. Em agosto de 2008, o Grupo BRASELCO foi nomeado “Authorized Dealer” da NRG System Inc., a maior fabricante de sistemas de medição de vento do mundo, sendo o único distribuidor autorizado no Brasil.

Manual do Colaborador

BRASELCO do Sul

BRASELCO Equipamentos

Campanha de Medição e de Produção Anual de Energia do programa PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica). Destacam-se também, dentre as expertises técnicas da BRASELCO Serviços, os pareceres técnicos que subsidiam investidores nas tomadas de decisões, como “Due Diligence” e “Engineering Report”.

15

Page 16: Braselco 386 codigo conduta

A partir de nossa identidade, estabelecemos uma visão estratégica – os olhos através dos quais veremos o mundo:

Atuar na área de energias renováveis no campo de Projetos, Engenharia, Consultoria e Assessoria Técnica, fornecendo serviços, produtos e soluções de alto valor agregado, na busca contínua pela satisfação e bem-estar de nossos clientes, parceiros, colaboradores e sociedade.

Manter-nos como a melhor empresa brasileira na prestação de serviços de Engenharia, Consultoria e Assessoria Técnica para o desenvolvimento de projetos na área de energias renováveis.Fortalecer nossa presença nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Oferecer os melhores produtos e prestar o melhor serviço de Consultoria, Engenharia e Projetos em energias renováveis.

Nossa identidade

Manual do Colaborador

Visão Estratégica

Négocio

Missão

Visão 2015

16

Page 17: Braselco 386 codigo conduta

Imparcialidade

Comprometimento

Melhoriacontínua

Ética

Primor

Respeitoàs pessoas

Valores

Pró+Atividade

Relacionamento

Confidencialidade

Sustentabilidade

• A BRASELCO paga os salários até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente, conforme rege a CLT;• A remuneração mensal é depositada em conta salário criada pela BRASELCO em nome do(a) colaborador(a);• A BRASELCO não adota a prática de adiantamento de salário, nem realiza empréstimo pessoal a seus colaboradores.

Manual do Colaborador

Pagamento

Valores

Nossas Responsabilidades

17

Page 18: Braselco 386 codigo conduta

• Valor oferecido pela BRASELCO por dia útil concedido via Cartão-Benefício;

• O crédito é feito sempre no 1º dia útil do mês corrente.

• O(a) colaborador(a) que se utilizar do transporte público urbano poderá receber, conforme regulamentado pela CLT:

• 1. Valor vigente por dia útil via Passecard. • Caso o(a) colaborador(a) faça a opção pelo recebimento do Vale-Transporte, haverá o desconto de 6% em Folha de Pagamento, conforme regulamentado pela CLT.

• O salário família é concedido aos colaboradores com filhos de até 14 anos de idade ou inválidos, sendo as condições estabelecidas pelo INSS anualmente.

• Como previsto em Lei, a BRASELCO deposita mensalmente um valor equivalente a 8% do vencimento mensal do(a) colaborador(a), no qual periodicamente

Vale-Refeição

Vale-Transporte

Salário-Família

FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço

Manual do Colaborador

18

Page 19: Braselco 386 codigo conduta

o saldo será corrigido e poderá ser usado conforme legislação específica.

• Com o FGTS, o(a) colaborador(a) tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves. • O(a) colaborador(a) pode utilizar os recursos do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

http://www.fgts.gov.br/trabalhador/index.asp

• O 13º salário é pago em duas parcelas, sendo a 1ª no mês de novembro e a 2ª no mês de dezembro, proporcional ao tempo de serviço de cada colaborador(a).

- Da mesma forma, as férias anuais serão respeitadas e deverão ser programadas ao final de cada ano entre o colaborador e o seu gestor imediato e, então, comunicadas ao Administrativo/Financeiro.- Ao final de cada ano os Gerentes / Supervisores receberão uma planilha a fim de programar as férias do ano seguinte de todos os colaboradores de sua equipe;- Não poderão ser concedidas férias antes do vencimento do período aquisitivo;- O período de gozo é de 30 dias. Em comum acordo

Manual do Colaborador

130 Salário e Férias

19

Page 20: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

poderão ser comprados no máximo 10 dias de férias;- Não serão concedidos menos do que 20 dias de férias para cada colaborador;- Os colaboradores, à exceção dos ocupantes de cargos de confiança como Gerentes e Supervisores, não poderão gozar de férias quebradas;- Antes de entrar de férias o colaborador deverá apresentar a sua carteira de trabalho para atualização.

Visando construir uma relação harmônica e proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor e saudável, é de suma importância atentar para o que é de responsabilidade de cada colaborador(a) no ambiente de trabalho:

• Cumprir os compromissos expressamente assumidos no contrato individual de trabalho com zelo, atenção e competência profissional; • Zelar pelas regras e procedimentos adotados pela BRASELCO, respeitando-os e cumprindo-os; • Obedecer às ordens e instruções emanadas de superiores hierárquicos, acatando-as com presteza;

Deveres do Colaborador

Nossas Expectativas

20

Page 21: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

• Sugerir medidas para maior eficiência de seu serviço ou dos serviços da empresa; • Manter a máxima disciplina no local de trabalho, compreendendo ser este um ambiente no qual todos conjuntamente trabalham para o alcance de resultados compartilhados. • Zelar pela ordem e asseio no local de trabalho, bem como das demais dependências da BRASELCO; • Apresentar-se de maneira adequada, mantendo a boa aparência e cuidando do vestuário e da higiene pessoal, levando em consideração o ambiente de trabalho e o cargo ocupado; • Zelar pela boa conservação e fazer uso, exclusivo para fins da empresa, das instalações, equipamentos, máquinas e veículos, comunicando ao Adm/Financeiro as anormalidades percebidas, sendo que:

- A responsabilidade pelo equipamento / veículo é do(a) colaborador(a) que o requereu, portanto, qualquer acidente ou multa que ocorra neste período é de sua responsabilidade, seja em relação a pagamentos e/ou respostas em juízo;

- Caronas nos veículos da empresa são expressamente proibidas, considerando que a utilzação do veículo da BRASELCO deve ser feito para fins estritamente de serviço.

• Usar obrigatoriamente os Equipamentos de Proteção

21

Page 22: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

Individual – EPI (óculos de proteção, cinto, botas, luvas, ...) sempre que necessário para as atividades da empresa, para quais a utilização dos mesmos seja obrigatória, sendo que:

- A empresa fornecerá todos os EPIs e o devido treinamento para a sua utilização. • Usar os meios de identificação pessoal estabelecidos (crachá e fardamento), quando exigido, de acordo com a função e trabalho.

- Será entregue 1 (hum) crachá a cada colaborador(a) e é de sua responsabilidade a sua conservação;

- Aos colaboradores que executam atividades de campo, será disponibilizado fardamento com a identificação da empresa;

- Na solicitação de novos uniformes, é obrigatória a devolução do fardamento usado;

- Na Rescisão do Contrato de Trabalho o(a) colaborador(a) deverá devolver todos os meios de identificação disponibilizados pela BRASELCO. • Prestar toda a colaboração à BRASELCO e aos colegas cultivando os nossos valores, em prol dos objetivos desta;

• Informar à Gerência Adm/Financeira qualquer modificação em seus dados pessoais, tais como estado civil, ingresso e exclusão de dependentes, eventuais

22

Page 23: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

mudanças de endereço, sobrenome, dentre outros; • Respeitar a honra, a boa fama e a integridade física de todas as pessoas com quem mantiver contato profissional; • Prestar contas com o setor Financeiro de todo valor retirado ou a ser reembolsado para fins de compras ou viagens pela BRASELCO em até 48h após a retirada ou retorno à sede da empresa:

• Serão considerados comprovantes válidos:-Nota Fiscal;

- Cupom Fiscal;

- Recibo devidamente preenchido com os dados de identificação da empresa ou pessoa física, incluindo CNPJ ou CPF, respectivamente.

- Os comprovantes deverão estar em bom estado de visibilidade e sem rasuras, estando passíveis de não aceitação, devendo o(a) colaborador(a) devolver/arcar com o respectivo valor. • Responder por danos ou prejuízos causados à BRASELCO, mediante suas ações, quer por dolo ou culpa:

• Caracteriza-se a responsabilidade por:

- Negligência, imperícia ou imprudência;

23

Page 24: Braselco 386 codigo conduta

- Sonegação de valores e objetos confiados;

- Danos e avarias em materiais sob sua guarda ou sujeitos à fiscalização;

- Erro intencional contra a BRASELCO, clientes ou outros colaboradores;

• A responsabilidade administrativa não exime o(a) colaborador(a) da responsabilidade civil ou criminal cabível;

• As indenizações e reposições por prejuízos causados poderão ser descontados em Folha de Pagamento. • O trânsito nas dependências internas da BRASELCO por visitantes é expressamente proibido, salvo quando autorizados e acompanhados por um colaborador(a); • As críticas e sugestões construtivas são bem-vindas. Em casos específicos, deverão ser encaminhadas ao respectivo superior ou ao setor de Recursos Humanos, que analisará a situação para possíveis providências; • Os recursos naturais são limitados, portanto, evite o desperdício. • Sugestões para o dia a dia:

- Preserve a ordem e a limpeza em sua mesa, gavetas, armários e em todos os recintos da BRASELCO, principalmente aqueles que são de uso comum, como banheiros, copa, escadas e corredores;

Manual do Colaborador

24

Page 25: Braselco 386 codigo conduta

- Seja aberto a novas ideias; - Utilize seu potencial descobrindo alternativas que aprimorem seu trabalho e compartilhe; - Esteja atento e seja cordial com todos, muitas oportunidades iniciam a partir de um trato gentil e solícito com as pessoas; - Sempre ande com cartões de visitas atualizados, afinal eles são a sua identificação profissional; - A identidade visual da BRASELCO (logomarcas, cores e fontes corporativas, dentre outros) reflete o posicionamento da mesma tanto em relação ao seu público interno (colaboradores) como externos (clientes, parceiros e público em geral). Desta forma, sempre que necessário, solicitamos que o Manual de Identidade Visual da BRASELCO seja consultado, a fim de se evitar que aplicações proibitivas e que desvios de padrões gráficos determinados sejam adotados; - É importante atentar para o cuidado quanto à postura mantida nas festas da BRASELCO, happy hours, jantares e almoços sociais, comemorações, dentre outros, buscando não se exceder e zelando assim pela sua imagem profissional; - Pratique expressões polidas como “por favor”, “obrigado” e “com licença”, afinal, a gentileza “abre portas” e faz bem não apenas a quem recebe um tratamento gentil, mas também a quem pratica;

Manual do Colaborador

25

Page 26: Braselco 386 codigo conduta

- Mantenha bom relacionamento com clientes internos, externos e fornecedores, primando pela cordialidade em todas as ações.

• Ausentar-se do seu local de trabalho sem aviso prévio ou ingressar e permanecer em setores estranhos ao serviço, salvo por ordem expressa; • Introduzir pessoas estranhas ao serviço, em qualquer dependência da BRASELCO, sem prévia autorização; • Fazer serviço para si ou para terceiros utilizando tempo, máquinas, telefones, ferramentas, materiais da BRASELCO, ou nome e logomarca disponíveis no ambiente de trabalho, sem autorização superior; • Trazer equipamentos de propriedade do colaborador ou de terceiros para reparos na BRASELCO durante o expediente; • Propagar ou incitar a insubordinação ao trabalho; • Retirar do local de trabalho, mesmo que para conserto, sem o registro e autorização junto ao(à) Gerente da área, qualquer equipamento, objeto, documento e veículos; • Fazer parte de outra empresa ou iniciativas que concorram com quaisquer atividades da BRASELCO; • Divulgar, por quaisquer meios, informações confidenciais

Todo(a) Colaborador(a) não Deve

Manual do Colaborador

26

Page 27: Braselco 386 codigo conduta

e pertinentes à BRASELCO ou seus clientes; • Dar ordens ou assumir atitudes de superior sem ter para isso a necessária autorização; • Promover algazarra, brincadeiras e discussões excessivas durante a jornada de trabalho; • Usar palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito nas dependências da BRASELCO; • Exercer comércio interno durante o expediente; • Usar fardamento, crachá, cartão de visita ou qualquer documento de identificação da BRASELCO para fins que não os relacionados às suas atividades na empresa; • Recusar-se a usar os Equipamentos de Proteção Individual; • Fumar nas dependências da BRASELCO e em locais proibidos; • Portar bebidas alcoólicas, entorpecentes, bem como se apresentar embriagado ao trabalho ou sob o efeito de qualquer entorpecente; • Portar arma de qualquer natureza; • Discriminar outro(a) colaborador(a) em relação à cor, orientação sexual, gênero, religião, incapacidade física e mental, entre outros;

Manual do Colaborador

27

Page 28: Braselco 386 codigo conduta

• Praticar assédio moral; • Praticar assédio sexual;

• Instalar jogos eletrônicos nos equipamentos da empresa;

• Fazer uso dos equipamentos da empresa para uso pessoal dentro do horário de expediente.

• O expediente da BRASELCO é de 40 horas semanais, adotando-se o horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, com descanso semanal remunerado aos sábados e domingos; • Os trabalhos externos ou por motivos de viagem, fora do horário comercial, deverão ser previamente autorizados e documentados através de formulário específico cedido pelo Gestor(a) Imediato; • Havendo a necessidade do(a) colaborador(a) ultrapassar a carga horária estabelecida, o Gestor(a) Imediato deverá ser previamente comunicado e autorizar a hora extra expressamente.

• Embora a BRASELCO não formalize intervalos para cafés ou lanches, estes são permitidos, porém, procure usar o bom senso. Os casos de abuso estão passíveis de advertências.

• Embora a BRASELCO não proíba o acesso à internet e

Manual do Colaborador

Horário de Trabalho

28

Page 29: Braselco 386 codigo conduta

• O expediente deverá ser rigorosamente controlado cabendo ao(à) colaborador(a) pessoalmente marcar o seu ponto de entrada e saída, bem como o intervalo para refeição;

• A falta de marcação do ponto pelo(a) colaborador(a) poderá implicar em redução do expediente de trabalho registrado e, consequentemente, a não remuneração;

• Em casos de saídas para serviços externos, o(a) colaborador(a) deverá marcar seu ponto de saída e, quando retornar, preencher a Ficha de Serviço Externo, descrevendo a data, horário e serviço realizado; que deverá ser assinada pelo seu Gestor(a) Imediato para entrega no Administrativo/Financeiro ao final do mês e consequente abono das ausências;

• Consideram-se irregularidades:

• Saídas antes do horário estabelecido, sem motivo justificável e previsto em lei;

• Deixar de marcar o ponto na entrada e saída do trabalho.

Manual do Colaborador

Marcação de Ponto

às mídias sociais para fins pessoais, procure usar o bom senso. Os casos de abuso estão passíveis de advertências.

29

Page 30: Braselco 386 codigo conduta

possível, com antecedência. Caso a ausência ou atraso não seja previsível, o(a) colaborador(a) ou parente deverá comunicar à BRASELCO por telefone tão logo a mesma se verificar; • As solicitações de abono de faltas serão aceitas se apresentado à Gerência Adm/Financeira o Atestado, Declaração Médica ou Odontológica de Comparecimento ou Acompanhamento em até 48h do acontecido, justificando a ausência correspondente.

• Em casos excepcionais, o(a) colaborador(a) poderá preencher o Formulário de Justificativa de Ausência que, caso autorizada, deverá ser assinada pelo seu Gestor(a) Imediato para entrega no Administrativo/Financeiro ao final do mês e consequente abono das ausências;

• ATESTADO DE ÓBITO—Até 02 (dois) dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge, descendente ou ascendente de primeiro grau, ou pessoa declarada em CTPS que viva sob sua dependência econômica; • CASAMENTO—Até 03 (três) dias consecutivos, usados uma única vez após o Casamento Civil OU Religioso; • ALISTAMENTO ELEITORAL—Até 02 (dois) dias consecutivos ou não a fim de alistar-se como eleitor;

Manual do Colaborador

Ausências Legais

• As ausências e atrasos deverão ser comunicados, se

Ausências e Atrasos

30

Page 31: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

• LICENÇA PATERNIDADE—05 (cinco) dias consecutivos em caso de nascimento de filhos; • DECLARAÇÃO DE JUNTA MILITAR—Durante todo o período de tempo necessário para o cumprimento de exigência junto ao serviço militar; • DOAÇÃO AO BANCO DE SANGUE—01 (hum) dia em cada 12 (doze) meses em caso de doação voluntária de sangue; • ATESTADO MÉDICO—Ausência do trabalho motivada por doença com atestado validado pelo médico por períodos de até 15 (quinze) dias; • INTIMAÇÃO JUDICIAL—Ausência para prestar depoimento por força de intimação judicial, devendo a Empresa ser avisada antecipadamente; • Em caso de faltas por esquecimento de registro, o(a) colaborador(a) tem até 24 (vinte e quatro) horas úteis para solicitar à Chefia Imediata o envio do abono referente ao período ao Administrativo/Financeiro, evitando, desta forma, o desconto na folha de pagamento. • A empresa concede, à colaboradora, licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias corridos.

31

Page 32: Braselco 386 codigo conduta

Políticas de Gestão de Pessoas

Recursos Humanos

• A BRASELCO visa desenvolver projetos e ações que assegurem a satisfação das necessidades dos nossos clientes, colaboradores, parceiros e sociedade. • Todos os colaboradores devem comprometer–se com a melhoria contínua dos processos de trabalho e com o autodesenvolvimento, acreditando que o seu potencial pode ser maximizado constantemente. • Valorizamos a confiança em nossos colaboradores, a humildade, o trabalho em equipe, a transparência e a execução das atividades, tendo como foco o cliente. • A BRASELCO prioriza a contratação de colaboradores em início de carreira, visto que o potencial das pessoas é mais importante, pois as competências técnicas podem ser ensinadas. • Buscamos contratar profissionais que compartilhem dos valores BRASELCO. • Antes da busca de profissionais no mercado, priorizamos o recrutamento interno, visando identificar potenciais talentos, valorizando a “prata da casa”, com as competências técnicas e comportamentais mínimas para o cargo, assegurando assim, possibilidade de desenvolvimento.

Manual do Colaborador

32

Page 33: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

• Candidatos que apresentam parentesco consanguíneo ou legal com colaboradores da BRASELCO, bem como qualquer candidato indicado por colaboradores ou gestores da empresa, poderão participar de processos seletivos, desde que apresentem o perfil desejado à vaga e participem do processo padrão de recrutamento e seleção. • Decidimos por processos de desligamento, quando esgotadas todas as possibilidade definidas pela BRASELCO de desenvolvimento do(a) colaborador(a), como ações de feedback, acompanhamentos e outras, sinalizando incoerência entre o rumo definido pela BRASELCO e o seguido pelo colaborador(a). • O processo de acolhimento e integração dos novos colaboradores é de responsabilidade de todos, contribuindo assim, para uma mais rápida adaptação à cultura BRASELCO. Inicialmente a integração do(a) novo(a) colaborador(a) é assumida pelo RH, de modo sistemático, contando com a participação seguida do gestor(a) na sua área de lotação. • A BRASELCO busca atender às necessidades de seus colaboradores oferecendo uma ampla gama de benefícios, alinhados às suas necessidades. • Os colaboradores recebem a responsabilidade pelo seu ambiente de trabalho. O respeito ao meio ambiente e a confidencialidade devem servir de base para este cuidado. • Os colaboradores possuem autonomia e detém a confiança da diretoria para a execução de suas atividades, pela responsabilidade assumida. O comprometimento, a

33

Page 34: Braselco 386 codigo conduta

imparcialidade e a transparência devem ser observados em todos os momentos. • Nossos gestores atuam não apenas com enfoque no controle e na supervisão dos processos, mas, sobretudo, orientando, acompanhando, desenvolvendo seu time, e envolvendo-o rumo ao alcance de resultados compartilhados, sendo esta a premissa básica da Liderança BRASELCO. • O papel básico das gerências em conjunto com a diretoria é o de buscar melhorias para a BRASELCO, buscando maior poder de competitividade e sobrevivência do negócio e mostrar o caminho via liderança, a ser seguido pelos colaboradores. • Aprimorar as competências dos nossos talentos, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, é um objetivo compartilhado entre a área de Recursos Humanos e as Gerências. • Considerar como uma prática constante a realização de treinamentos técnicos e comportamentais na rotina de trabalho, tendo a educação corporativa como nosso maior diferencial competitivo, focando a qualificação crescente de todos.

• O time BRASELCO deve estar engajado no cumprimento dos procedimentos e métodos de trabalho, visando a excelência a partir da atitude correta: buscar o conhecimento, esclarecimento de dúvidas, dentre outras.

• Buscamos desenvolver práticas que assegurem gerenciamento do crescimento do ser humano, pautadas em princípios de meritocracia.

Manual do Colaborador

34

Page 35: Braselco 386 codigo conduta

OBJETIVO• Atrair os profissionais que reúnam as competências técnicas e comportamentais mais próximas dos cargos com vagas em aberto, assegurando a qualidade do processo seletivo através do alinhamento destes com a identidade da BRASELCO e consequente redução do *turnover. RESULTADO ESPERADO• Assegurar a máxima eficácia nos processos seletivos, traduzida pela captação de talentos que consigam entregar os resultados almejados pelo cargo e pela BRASELCO, alinhados à sua estratégia, contribuindo assim, para o alcance dos objetivos organizacionais. METODOLOGIA• Ver fluxo na página seguinte:

*Rotatividade de Pessoal

Manual do Colaborador

Procedimento de Atração

• Incentivamos ações de responsabilidade socioambiental, despertando a conscientizAÇÃO dos nossos colaboradores para o respeito e a valorização das pessoas e do meio ambiente.

35

Page 36: Braselco 386 codigo conduta

FLUXOGRAMA - PROCEDIMENTO DE ATRAÇÃO >>>

Page 37: Braselco 386 codigo conduta

OBJETIVO• Oferecer aos colaboradores oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, a fim de prover as competências técnicas e comportamentais de modo que todos tenham seu potencial maximizado e alcancem os objetivos compartilhados. RESULTADOS ESPERADOS• Que haja princípios, critérios e processos claros para a promoção das ações de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da BRASELCO;

• Que haja um programa de integração e desenvolvimento claro e definido;

• Que todos sejam inspirados a cooperar entre si buscando o alcance dos objetivos da BRASELCO através da vivência dos valores desta;

• Que os colaboradores da BRASELCO sintam-se valorizados, tendo seu potencial reconhecido através de práticas de investimento na atualização dos seus talentos.

METODOLOGIA• Ver fluxo na página seguinte:

Manual do Colaborador

Procedimento de Treinamento e Desenvolvimento

37

Page 38: Braselco 386 codigo conduta

FIM

INÍCIO

APRESENTAÇÃO DESLIDES PELO RH

ENTREGA DE MANUAISAO COLABORADOR

TOUR PELAS INSTALAÇÕES DA EMPRESA

TREINAMENTO SOBRE A ÁREA

ACOLHIMENTONA ÁREA

1: Informações sobre o grupo

BRASELCO, seu Organograma, sua

Identidade Organizacional, seus serviços e

produtos, o que é oferecido aos

colaboradores e o que se espera deles.

2: Guia de Boas Práticas e

Manual de Identidade Visual

3: Conduzido pelo gestor com informações

sobre objetivo do departamento,

processos de trabalho, organograma,

dentre outras.

Fluxograma - Treinamento de Integração

Manual do Colaborador

FIM

INÍCIO

Planejamento e Programação dos

Treinamentos

Avaliação dereação do

Treinamento

Avaliação deEficácia do

Treinamento

Mapa de Desenvolvimento

aprovado pelaDiretoria

Levantamento Semestralde Necessidadesde Treinamento

Solicitação decurso externo

Treinamento interno ou externo?

Realização dotreinamento interno

Realização dotreinamento externo

Admissão | Promoção | Transferência |

Implantação ou atualização de procedimentos

| Avaliações de desempenho | Pesquisas de

Clima | Planelamento estratégico | Matriz de

qualificação de cargos |Plano de Cargos,

carreiras e salários.

Junto ao grupo Gestor.

Entregue no mínino

10 dias úteis antes.

>40h - 06 meses - até 100%

<40h e >100h - Satisfatório AD e 12 meses - até 75%

>100h - Bom AD e 24 meses - até 50%

Exceções serão tratadas pelo G.G.

Entre a concessão de um benefício e outro.

Aguardar igual período.

Comprovante mediante

declaração, certificado ou diploma.

Preenchido pelo participante logo

após o treinamento e utilizado

para feedback ao facilitador nos

treinamentos internos.

Preenchido pelo Gestor imediato.

O RH acompanhará o hitíórico de

participação dos colaboradores no

treinamento e desenvolvimento.

Tal participação não implica em

promoções ou aumentos salariais.

Registrado via Registro

de Treinamento interno

e lista de presença.

38

Page 39: Braselco 386 codigo conduta

FIM

INÍCIO

Planejamento e Programação dos

Treinamentos

Avaliação dereação do

Treinamento

Avaliação deEficácia do

Treinamento

Mapa de Desenvolvimento

aprovado pelaDiretoria

Levantamento Semestralde Necessidadesde Treinamento

Solicitação decurso externo

Treinamento interno ou externo?

Realização dotreinamento interno

Realização dotreinamento externo

Admissão | Promoção | Transferência |

Implantação ou atualização de procedimentos

| Avaliações de desempenho | Pesquisas de

Clima | Planelamento estratégico | Matriz de

qualificação de cargos |Plano de Cargos,

carreiras e salários.

Junto ao grupo Gestor.

Entregue no mínino

10 dias úteis antes.

>40h - 06 meses - até 100%

<40h e >100h - Satisfatório AD e 12 meses - até 75%

>100h - Bom AD e 24 meses - até 50%

Exceções serão tratadas pelo G.G.

Entre a concessão de um benefício e outro.

Aguardar igual período.

Comprovante mediante

declaração, certificado ou diploma.

Preenchido pelo participante logo

após o treinamento e utilizado

para feedback ao facilitador nos

treinamentos internos.

Preenchido pelo Gestor imediato.

O RH acompanhará o hitíórico de

participação dos colaboradores no

treinamento e desenvolvimento.

Tal participação não implica em

promoções ou aumentos salariais.

Registrado via Registro

de Treinamento interno

e lista de presença.

Fluxograma - Treinamento e Desenvolvimento

Manual do Colaborador

39

Page 40: Braselco 386 codigo conduta

Procedimento de Valorização

OBJETIVO• Oferecer aos colaboradores diferentes benefícios e estratégias de inspiração e retenção. RESULTADOS ESPERADOS• Ter colaboradores inspirados a cooperar entre si e satisfeitos no ambiente de trabalho, alcançando, assim, ótimos níveis de produtividade e qualidade.

• Também, que os colaboradores sintam-se reconhecidos e valorizados por seus talentos, percebendo-se enquanto a Energia que agrega maior diferencial competitivo à BRASELCO. PREMISSAS• A preocupação com as pessoas é uma constante incentivadora na busca de novas soluções e novas estratégias de retenção dos talentos;

• A partir da valorização do potencial humano e do despertar de uma consciência crítica e responsável, contribuindo para que nossos colaboradores sejam MAIS, enquanto pessoas, em todas as esferas de suas vidas;

• A BRASELCO visa assegurar a satisfação das necessidades de seus colaboradores procurando oferecer-lhes um pacote competitivo de benefícios;

• A BRASELCO entende que os investimentos realizados em benefícios, ações de promoção da qualidade de vida, ações

Manual do Colaborador

40

Page 41: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

de reconhecimento, motivação e retenção de talentos serão percebidos pelos colaboradores como incentivo à execução dos trabalhos com zelo, responsabilidade, compromisso, cooperação, dinamismo e criatividade. METODOLOGIA• Buscar um ambiente de autonomia e confiança; • Reconhecendo o trabalho e esforço de todos os colaboradores, trimestralmente a BRASELCO realiza o Encontro BRASELCO visando à integração e desenvolvimento de temas de interesse compartilhado a todos que fazem o nosso time. Também, ao final do Encontro, patrocina um momento de comunhão e integração entre todos; • Ao final de cada ano, como forma de agradecer por todo o trabalho exercido com excelência e pela busca constante pela melhoria contínua, a BRASELCO promove um momento de integração entre todos. • Capacitar nossos colaboradores de forma estruturada e contínua em um ambiente prazeroso, entendendo que a melhor forma de reconhecer pelo trabalho realizado com qualidade e eficácia é oferecendo constantes oportunidades de aperfeiçoamento profissional e pessoal; • Orientar as gerências da BRASELCO a reconhecer os bons trabalhos desenvolvidos e a buscar o desenvolvimento de nossos colaboradores através de feedbacks constantes;

41

Page 42: Braselco 386 codigo conduta

• Desenvolver práticas que assegurem gerenciamento do crescimento do ser humano, pautadas em princípios de meritocracia;

• PLANO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA Atendendo à necessidade de acesso a serviços de saúde de qualidade, a Braselco paga 100% do valor da mensalidade fixa de plano de assistência médica, ficando sob a responsabilidade do(a) colaborador(a) o pagamento da coparticipação sobre consultas e exames, se houver. Caso tenha interesse, o(a) colaborador(a) poderá incluir seus dependentes diretos (cônjuges e filhos) no plano oferecido pela operadora de assistência médica, desde que apresente documentação necessária, conforme condições contratuais do plano vinculado, em condições de pagamento corporativo estabelecido no período vigente à contratação do plano.*

*Eventuais mudanças referentes ao plano de assistência médica poderão

ocorrer mediante aviso prévio. E situações consideradas atípicas que

envolvam a contratação ou inclusão de dependentes no plano serão

avaliadas e validadas ou não pela diretoria e pelo grupo gestor da empresa.

O pagamento dos valores devidos pelo(a) colaborador(a) referente à sua coparticipação, se houver, ou às despesas de seus dependentes diretos, se fará através de desconto em Folha de Pagamento.

Manual do Colaborador

Benefícios Oferecidos

42

Page 43: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

• PLANO DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A BRASELCO custeia 100% de um plano de assistência odontológica a todos os seus colaboradores. Oferece, ainda, a possibilidade de incluírem seus dependentes com investimento inferior ao de mercado, possibilitando o cuidado com a saúde bucal, o sorriso e a autoestima de seus colaboradores.A responsabilidade pelo pagamento do valor das mensalidades do plano de assistência odontológica dos dependentes é do(a) colaborador(a), feita através de desconto em Folha de Pagamento.

• PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA Preocupando-se em propiciar aos seus colaboradores uma aposentadoria tranquila, a Braselco faz, em nome do(a) colaborador(a), a partir de sua data de admissão, um Plano de Previdência Privada Bradesco PGBL V15/15 (risco conservador). Mensalmente é depositado pela Braselco um valor fixo para cada colaborador(a). Além disso, mediante um forte investimento inicial feito pela BRASELCO, todos os colaboradores podem fazer um Plano Pessoal de Previdência Privada com taxas administrativas mais vantajosas que os usuais de mercado.

• SEGURO DE VIDA E PLANO FUNERÁRIO Entendendo que a vida é um bem frágil e que todos estão

43

Page 44: Braselco 386 codigo conduta

sujeitos a infortúnios, a BRASELCO investe em seguro de vida e plano funerário a todos os seus colaboradores, dando suporte não só a estes, mas às suas famílias. A Braselco oferece aos seus colaboradores um Seguro de Vida com prêmio em casos de morte e invalidez total ou parcial por acidente de trabalho. Através da Seguradora, a família do(a) colaborador(a) falecido terá assistência para as providências funerárias.

• GINÁSTICA LABORAL E CORRIDA MONITORADA A BRASELCO acredita que saúde e energia têm tudo a ver. Por isso, primando pela saúde ocupacional de todos que integram o quadro de colaboradores da BRASELCO, semanalmente são oferecidos exercícios de ginástica laboral. Ainda a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os colaboradores, a Braselco investe no projeto de corrida monitorada, com o apoio profissional de um(a) personal wellness nos treinos e com a inscrição dos interessados em competições patrocinadas pela empresa.

• PROGRAMA ENERGIZANDO PESSOAS A iniciativa tem o ideal de refletir sobre as carências da sociedade atual e, acima de tudo, promover mudanças efetivas na realidade existente. Com esta visão, o programa fomenta a oportunidade de unir ações que contribuam

Manual do Colaborador

44

Page 45: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

para o desenvolvimento energético sustentável com atitudes práticas que integrem os envolvidos à prática da responsabilidade socioambiental em seu dia a dia. Na prática, o projeto incentiva os colaboradores, clientes e parceiros a realizarem ações de cidadania, inclusão social e valorização da autoestima em comunidades em estado de vulnerabilidade social e em parceria com instituições governamentais e do terceiro setor. Para cativar as pessoas a se engajarem no programa, o Energizando Pessoas apresenta seu simpático e carismático mascote, o Ícaro. Um robozinho com as cores da Braselco, que adora voar e fazer o bem. Para colaboradores e clientes, Ícaro é o símbolo de ações na área socioambiental, como a Festa de Natal na Unidade de Abrigo de Idosos do Governo do Estado do Ceará, nas intervenções de conscientização no ambiente de trabalho e no incentivo dado aos clientes e parceiros à atuação socioambiental.

45

Page 46: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

Procedimento de Desligamento

• OBJETIVO• Mapear possíveis problemas relacionados à área de Recursos Humanos e/ou à área de origem do(a) colaborador(a) demitido(a) ou demissionário(a). • RESULTADOS ESPERADOS• Identificar oportunidades de melhoria nas ações de desenvolvimento, valorização e retenção de talentos;

• Acolher o(a) colaborador(a) em um momento nem sempre fácil de lidar mediante a ruptura estabelecida, podendo conferir apoio, em casos especiais, na recolocação do(a) colaborador(a) demitido(a) sem restrições, viabilizando oportunidades profissionais através de consultoria especializada. • METODOLOGIA• Ver fluxo na página seguinte:

46

Page 47: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

Não entre no caminho a seguir!

Mas se entrar ainda podemos

te ajudar.

Fluxograma - Desligamento

47

Page 48: Braselco 386 codigo conduta

Manual do Colaborador

Aprovação

Toda e qualquer exceção referente a qualquer dos assuntos aqui tratados, somente serão processados após análise e aprovação conjunta entre Recursos Humanos, Grupo Gestor e a Direção da BRASELCO.

48

Page 49: Braselco 386 codigo conduta

Anotações

Page 50: Braselco 386 codigo conduta

Anotações

Page 51: Braselco 386 codigo conduta

Códigode Ética

Page 52: Braselco 386 codigo conduta
Page 53: Braselco 386 codigo conduta

Objetivo do Código de Ética

Este Código de Ética tem o objetivo de apresentar, através de princípios cotidianos de conduta, a identidade BRASELCO. A BRASELCO apresentará sua identidade neste documento, para que todos os seus colaboradores possam estar alinhados com estes princípios, evitando interpretações equivocadas e desviantes do proposto pela empresa.

Com isso, queremos que todos conheçam os nossos valores e princípios éticos, para que possamos nos apropriar e vivê-los em nosso dia a dia. Assim, nós — colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos públicos, comunidade e meio ambiente — poderemos manter relações harmônicas e saudáveis. E ainda, alcançar os resultados esperados por todos de forma eficiente e eficaz. Através deste Código de Ética a BRASELCO se posiciona como uma referência para o mundo corporativo e uma escola para seus colaboradores.

Código de Ética

53

Page 54: Braselco 386 codigo conduta

A visão de Pessoasda BRASELCO

Código de Ética

Entendemos que qualquer organização mostra-se bem constituída e internamente sólida quando os objetivos pessoais de cada colaborador(a) estão alinhados com os objetivos da própria organização. Assim, um poderá encontrar gratificação e realização no outro.

Quanto mais viabilizarmos condições de crescimento humano, mais estaremos contribuindo para a formação de pessoas completas, cidadãos conscientes de si e de seu papel no mundo e na sociedade, ou seja, livres e responsáveis.

Entendemos que para se desenvolver, o ser humano precisa de valores que o impulsionem para a prática de ações virtuosas, que, por sua vivência constante, serão internalizadas e farão parte dele como pessoa.

Administrar-se, diferenciar-se e, ao mesmo tempo, harmonizar os interesses pessoais e profissionais será certamente a forma mais eficaz para nos tornar mais fortes e conscientes na realização do nosso desenvolvimento.

Nós, que fazemos a BRASELCO, acreditamos que quando divulgamos nossa missão, valores e um Código de Ética, nos aproximamos do crescimento sustentável, entrelaçando nossos objetivos humanos, sociais e comerciais e observando uma maior coerência entre os princípios, meios e fins das nossas ações.

54

Page 55: Braselco 386 codigo conduta

Aplicação e Adesão do Código de Ética

Código de Ética

Dessa forma, utilizamos os nossos conhecimentos técnicos não apenas para prestar consultoria e assessoria técnica em projetos de energias renováveis, mas ajudamos a renovar as energias dos nossos colaboradores, incentivando-os a renovar as energias do mundo!

Os princípios, valores e normas de ética aqui expressos devem ser praticados por todos os colaboradores e parceiros.

O respeito ao Código de Ética será acompanhado através das ferramentas e dos procedimentos de qualidade utilizados ou que venham a ser implantados pela BRASELCO. Verificada a não conformidade de alguma ação, os responsáveis serão primeiramente esclarecidos e direcionados corretamente em relação ao uso e importância do Código de Ética.

Diante de um ato que contrarie este código, qualquer colaborador(a) possui autonomia e liberdade para esclarecer diretamente ao responsável sobre a importância do uso deste código, explicando como o ato presenciado fere as normas éticas aqui estabelecidas.

Essa postura poderá ser adotada entre todos os colaboradores da empresa, não sendo necessária a observância de posições hierárquicas internas, uma

55

Page 56: Braselco 386 codigo conduta

vez que a responsabilidade de cumprir e zelar pelo cumprimento do Código de Ética é atribuição de todos os colaboradores independente de sua função na empresa.

Conjunto de valores que devem ser refletidos em todas as atividades desenvolvidas pela BRASELCO, com os quais os seus acionistas e colaboradores também se identificam e se comprometem a respeitar mesmo em ações não relacionadas diretamente com a empresa.

Nossos valores são:

•Ética•Imparcialidade•Confidencialidade•Comprometimento•Melhoria contínua•Primor•Respeito às Pessoas•Pró+Atividade•Sustentabilidade•Relacionamento

Identidade Corporativa

Código de Ética

Tratar a todos com equidade, garantindo o mesmo atendimento

e qualidade de serviços.

IMPARCIALIDADE

Agir com honestidade e integridade, mantendo comunicação

clara e objetiva em todas as nossas relações e ações.

ÉTICA

56

Page 57: Braselco 386 codigo conduta

Tratar a todos com equidade, garantindo o mesmo atendimento

e qualidade de serviços.

IMPARCIALIDADE

Agir com honestidade e integridade, mantendo comunicação

clara e objetiva em todas as nossas relações e ações.

ÉTICA

Page 58: Braselco 386 codigo conduta

Discrição e sigilo no tratamento de informações profissionais

ou pessoais, de clientes ou colegas.

CONFIDENCIALIDADE

Foco constante nos objetios do cliente; engajamento nas ações

da empresa; dedicação e esforço para o alcance dos resultados;

procurar resolver os desafios trazidos pelos clientes ou equipe.

COMPROMETIMENTO

Page 59: Braselco 386 codigo conduta

Busca constante pelo autodesenvolvimento técnico e

comportamental a fim de oferecer aos nossos clientes excelentes

soluções técnicas em serviços de qualidade.

MELHORIA CONTÍNUA

Atenção a todos os detalhes do processo de trabalho; zelo

pelo patrimônio da empresa, dos clientes ou dos

fornecedores; atuar com responsabilidade, mantendo um

bom planejamento e organização das atividades.

PRIMOR

Page 60: Braselco 386 codigo conduta

Buscar soluções diferentes para as situações do cotidiano com

dinamismo, pró+atividade e criatividade, fazendo do trabalho

um diferencial.

PRÓ+ATIVIDADE

Buscar o bom relacionamento interpessoal; tratar a todos com

equidade e justiça, garantindo a ética em todas as relações e

preocupando-se com a qualidade de vida e desenvolvimento

das pessoas.

RESPEITO ÀS PESSOASCuidado com os aspectos sociais e ambientais, ampliando a

consciência sustentável, defendendo e melhorando o

ambiente humano em todas as nossas ações.

SUSTENTABILIDADE

Conhecer e relacionar-se com todos os intervenientes do setor

a fim de melhor compreendê-los e atendê-los.

RELACIONAMENTO

Page 61: Braselco 386 codigo conduta

Cuidado com os aspectos sociais e ambientais, ampliando a

consciência sustentável, defendendo e melhorando o

ambiente humano em todas as nossas ações.

SUSTENTABILIDADE

Conhecer e relacionar-se com todos os intervenientes do setor

a fim de melhor compreendê-los e atendê-los.

RELACIONAMENTO

Page 62: Braselco 386 codigo conduta

A partir de nossa identidade básica, estabelecemos uma visão estratégica – os olhos através dos quais veremos a nós mesmos e ao mundo: NegócioOferecer os melhores produtos e prestar o melhor serviço de Consultoria, Engenharia e Projetos em energias renováveis. MissãoAtuar na área de energias renováveis no campo de Projetos, Engenharia, Consultoria e Assessoria Técnica, fornecendo serviços, produtos e soluções de alto valor agregado, na busca contínua pela satisfação e bem-estar de nossos clientes, parceiros, colaboradores e sociedade. Visão 2015Manter-nos como a melhor empresa brasileira na prestação de serviços de Engenharia, Consultoria e Assessoria Técnica para o desenvolvimento de projetos na área de Energias Renováveis.Fortalecer nossa presença nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Visão Estratégica

Código de Ética

62

Page 63: Braselco 386 codigo conduta

São normas de conduta que visam à prática do bem. O bem como harmonia que deve existir em tudo que se relaciona com a BRASELCO através da vivência do nosso valor maior, qual seja, o Respeito às Pessoas, aplicado: • na vida pessoal de todos os membros da organização; • na relação entre os colaboradores que atuam em uma mesma área da empresa; • na relação entre as diferentes áreas da empresa; • na relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e sociedade;

• Todos os colaboradores devem comprometer–se com a melhoria contínua dos processos de trabalho e com o autodesenvolvimento, acreditando que o seu potencial pode ser maximizado constantemente. • Valorizamos a confiança em nossos colaboradores, a humildade, o trabalho em equipe, a transparência e a execução das atividades tendo como foco o cliente. • Valorizamos o respeito entre todos os colaboradores, entendendo como inadmissível a discriminação de outro

Princípios Éticos

São esses os princípios:

Código de Ética

63

Page 64: Braselco 386 codigo conduta

colaborador em relação à cor, orientação sexual, gênero, religião, incapacidade física e mental, entre outros.

• Os colaboradores recebem e assumem a responsabilidade pelo seu ambiente de trabalho. A sustentabilidade e a confidencialidade devem servir de base para este cuidado. • Os colaboradores possuem autonomia e detém a confiança da diretoria para a execução de suas atividades, pela responsabilidade assumida. O comprometimento, a imparcialidade e a transparência devem ser observados em todos os momentos. • Nossos gestores atuam não apenas com enfoque no controle e na supervisão dos processos, mas, sobretudo, orientando, acompanhando, desenvolvendo seu time, e envolvendo-o rumo ao alcance de resultados compartilhados. • O papel básico das gerências, em conjunto com a diretoria, é o de buscar melhorias para a BRASELCO, buscando maior poder de competitividade e sobrevivência do negócio e mostrar o caminho via liderança, a ser seguido pelos colaboradores.

Código de Ética

64

Page 65: Braselco 386 codigo conduta

Código de Ética

Aplicação dos Princípios e Valores ao Cotidiano

Quanto às ações Corporativas

A Diretoria e o Grupo Gestor da BRASELCO comprometem-se a:

• Trabalhar pelo desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores;

• Cumprir e fazer cumprir o Código de Ética;

• Estabelecer mecanismos eficientes de supervisão e controle de todas as atividades essenciais da empresa;

• Manter canais diretos de comunicação com colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, clientes e sociedade;

• Garantir que a empresa atue sempre de acordo com a legislação vigente.

65

Page 66: Braselco 386 codigo conduta

A Importância das Relações

A Braselco entende a importância de se construir relações positivas e eficazes com seus colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, clientes, comunidade e órgãos públicos. Princípios básicos devem ser seguidos para facilitar essa boa relação:

• Agir com honestidade e integridade;

• Manter comunicação clara e objetiva;

• Tratar a todos com equidade e justiça;

• Discrição e sigilo no tratamento de informações pessoais e/ou profissionais;

• Dedicação e esforço para o alcance dos resultados;

• Atenção a todos os detalhes do processo de trabalho;

• Manter um bom planejamento e organização das atividades, atuando com responsabilidade;

• Cuidar dos aspectos sociais e ambientais;

• Conhecer e relacionar-se colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, clientes, comunidade e órgãos públicos a fim de melhor compreendê-los e atendê-los.• Buscar o bom relacionamento interpessoal;

• Buscar soluções diferentes para as situações do cotidiano, com dinamismo, pró+atividade e criatividade;

66

Page 67: Braselco 386 codigo conduta

Relação da BRASELCO com os Colaboradores• Procurar resolver os desafios trazidos pela equipe;

• Preocupar-se com a qualidade de vida e desenvolvimento das pessoas;

• Defender e melhorar o ambiente humano.

Relação dos Colaboradorescom a BRASELCO• Engajamento nas ações da empresa;

• Busca constante pelo autodesenvolvimento técnico e comportamental;

• Zelo pelo patrimônio da empresa;

• Fazer do trabalho um diferencial.

• Zelo pelo patrimônio dos fornecedores e prestadores de serviço.

Relação com os Fornecedores e Prestadores de Serviços

67

Page 68: Braselco 386 codigo conduta

Código de Ética

Relação com os Clientes

• Garantir o mesmo atendimento e qualidade dos serviços;

• Foco constante nos objetivos do cliente;

• Oferecer aos nossos clientes excelentes soluções técnicas em serviços de qualidade;

• Zelo pelo patrimônio do cliente;

• Fazer do trabalho um diferencial.

• Preocupar-se com a qualidade de vida e desenvolvimento das pessoas;

• Fazer do trabalho um diferencial;

• Defender e melhorar o ambiente humano.

• Cuidar dos aspectos sociais e ambientais;

• Ampliar a consciência sustentável;

• Defender e melhorar o ambiente humano em todas as nossas ações.

Relação com a Comunidade e Órgãos Públicos

Compromisso com o Meio Ambiente

68

Page 69: Braselco 386 codigo conduta

Código de Ética

Comitê de Ética

Para a gestão do Código de Ética, ficam designados: Diretoria, Grupo Gestor e Recursos Humanos. Principais responsabilidades desse comitê:• Resolver os conflitos que não são solucionados pela cadeia de comando ou que não estejam previstos, ou claramente explicados neste Código de Ética;

• Revisar este código, quando necessário, para adaptar ou incluir novos itens ou conceitos; • Garantir sigilo sobre as informações recebidas. Qualquer atitude que não esteja de acordo com os princípios aqui estabelecidos deve ser reportada e validada com o comitê de ética através do endereço de e-mail [email protected]

69

Page 70: Braselco 386 codigo conduta

Anotações

70

Page 71: Braselco 386 codigo conduta
Page 72: Braselco 386 codigo conduta