bragança, milénios de história · bragança “entrava na era da eletricidade”. ... a sede da...

2
Bragança, Milénios de História 20 de fevereiro de 2014 [Por alvará de 20 de Fevereiro de 1464, a pedido de D. Fernando (2.º Duque de Bragança), D. Afonso V concede a Bragança o Foro de Cidade, uma das 10 mais antigas de Portugal.] 550 anos de orgulho na Nossa História e Razão de Ser 550 anos a construir uma melhor Cidade 550 motivos para comemorar

Upload: vannga

Post on 25-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Bragança, Milénios de História

20 de fevereiro de 2014[Por alvará de 20 de Fevereiro de 1464, a pedido de D. Fernando (2.º Duque de Bragança), D. Afonso V concede a Bragança o Foro de Cidade, uma das 10 mais antigas de Portugal.]

550 anos de orgulho na Nossa História e Razão de Ser

550 anos a construir uma melhor Cidade

550 motivos para comemorar

1187. A 4 de maio, D. Sancho I concede carta de foro a Bragança. 1219. Em abril, D. Afonso II confirma o foral outorgado por D. Sancho I. 1253. No mês de maio, D. Afonso III renova a concessão da carta de foro. 1272. É atribuída a Bragança a primeira carta de feira. 1409. Por determinação de D. João I, é reedificado o Castelo de Bragança, prologando-se as obras por cerca de 30 anos. 1442. Criação do ducado de Bragança, pelo regente infante D. Pedro. 1464. Afonso V eleva Bragança a Cidade, no dia 20 de fevereiro. 1514. A 11 de novembro, D. Manuel I renova o foral concedido por D. Afonso.1561. É criado o Colégio dos Jesuítas.1719. A 16 de outubro, em carta dirigida ao conde de Alvor, D. Pedro II refere o Forte de São João de Deus como o aquartelamento de tropas. Construído no reinado de D. João V, o Forte de São João de Deus era de uma grande valia estratégica.1764. Por carta régia de 17 de novembro, é autorizada a transferência da sede diocesana para Bragança. 1775. A Fábrica de Sedas de Bragança é considerada a mais importante de Portugal. 1840. É instalado, em Bragança, o Batalhão de Caçadores n.º3. 1889. A reorganização do Exército leva a que seja colocado em Bragança o regimento de Infantaria n.º 10. 1906. Fim da construção da linha de caminho-de-ferro entre Mirandela e Bragança. O serviço de comboios é inau-gurado a 1 de dezembro. 1921. Bragança “entrava na era da eletricidade”.1952. Inaugurado o edifício do Tribunal de Bragança.1953. Abertura da fronteira de Quintanilha, para grande benefício da região. 1973. Inaugurado o Hospital Distrital de Bragança, pelo Presidente da República, Almirante Américo Tomás. 1978. Extinto o Batalhão de Caçadores n.º31983. Criado o Instituto Politécnico de Bragança1985. Criado o Núcleo Empresarial de Bragança.2000. Inaugurada a Estação de Tratamento de Águas Residuais.2001. Inaugurado o Matadouro Municipal. 2002. Inaugurado o Mercado Municipal. 2003. Inaugurados o Complexo Desportivo e as Piscinas Municipais e o túnel de ligação entre as avenidas Sá Car-neiro e Forças Armadas. 2004. Inaugurados a Estação Rodoviária, o Teatro Municipal, o Centro Cultural Municipal (Biblioteca e Conservatório) e a Casa do Lavrador.

2007. Inaugurado o Centro Ciência Viva, que integra, também, a Casa da Seda. Inaugurado o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, a sede da Região de Turismo do Nordeste Transmontano e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança. 2008. Inaugurado o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. 2009. Inaugurada a Praceta Adriano Moreira, a Biblioteca Adriano Moreira, a Avenida Cidade de León e a sede portu-guesa da FRAH – Fundação Rei Afonso Henriques, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.Inaugurado o Centro de Saúde de Santa Maria e a Avenida Bragança Paulista. 2010. Inauguradas as obras de requalificação e duplicação das avenidas General Humberto Delgado e Luciano Cordeiro e os Centros Escolares de Santa Maria e da Sé.2011. Inaugurada a Avenida Bragança do Pará, a 1.ª fase da Ciclovia do Fervença e elemento escultórico e as obras de requalificação do forno comunitário de pão.2012. Arranque das obras de construção da 1.ª fase do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro – Brigantia Ecopark, do Recinto de Valorização de Raças Autóctones e do Recinto da Feira de Bragança – Porta da Rota da Terra Fria de Bragança. Inauguradas as obras de requalificação dos fogos sociais do Bairro da Mãe d’Água, a ciclovia da Mãe d’Água e a Praça Cónego Valdemar Pires, a Escola de Dança (integrada no Conservatório de Música e Dança de Bragança), de duas residências estudantis, no âmbito do projeto “Domus Universitária”, a Casa da Cidade – Sede de Associações, a 2.ª fase da ciclovia do Fervença (de ligação ao Centro de Ciência Viva), a Circular Interior de Bragança e o Parque Urbano da Coxa.2013. Inaugurada a Rua Distrito Água Grande. Arranque das obras de construção da Barragem de Veiguinhas, após décadas de suspensão. Inaugurados os edifícios-sede do Município de Bragança, no Forte S. João de Deus, a 30 de agosto, pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Cronologia

Atribuição da Medalha "Brasão de Ouro do Município de Bragança" ao Excelentíssimo Eng.º António Jorge Nunes, como testemunho e reconhecimento pelos serviços de excecional relevância prestados a Bragança, no exercício das funções de Presidente da Câmara Municipal de Bragança, cargo que exerceu durante 16 anos, com quatro maiorias absolutas, concretizando o mais longo período dos últimos dois séculos.

Atribuição do Brasão de Ouro do Município de Bragança ao Eng.º António Jorge Nunes