book bootcamp de planejamento - miami ad school 2012

21
book de planejamento@Miami Ad School

Upload: tulio-tavanielli

Post on 20-Aug-2015

603 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

book de planejamento@Miami Ad School

Sou um publicitário por formação e um comunicador por gosto e necessidade. Até hoje trabalhei com direção de arte, mas tenho estudado muito para migrar para o planejamento. Internet, tecnologia, gerenciamento de projetos, gerenciamento de pessoas e marketing são áreas que me interesso mas me interesso muito mesmo é pela forma que as pessoas se expressam e consomem informações, indepentente das finalidades ou do meio pelo qual elas o fazem.

Experiência Profissional

Mutato - São Paulowww.muta.toContent ProducerAgosto 2012 – Clientes atendidos: Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Sprite, Fanta e Google.

Grey141 - São Paulowww.grey141.comAssistente de arteAbril 2012 – Agosto 2012 Clientes atendidos: Senac Rio, Hipoglós, HBO, Casa&Video, Sensodyne e Corega.

Tag Comunicação - Campinaswww.tagcom.com.brDiretor de arte sr.Março 2011 – Abril 2012Clientes atendidos: Bosch, Bosch Car Service, Tetra Pak, Russi Supermercados e PharmaNostra.

Agência Black (White propaganda) - São Paulowww.agenciablackbox.com.br / www.whitepropaganda.com.brDiretor de arteMarço 2009 – Fevereiro 2011Clientes atendidos: Ferrero, Boticário, Tim, Tic Tac, Luxor, Brookfield, EcoRodovias, Crocs, Jagermeister, Santa Marina e Wickbold.

FabraQuinteiro - São PauloAssistente de arteDezembro 2008 – Fevereiro 2009

Gaia comunicação - Campinaswww.gaianarede.comAssistente de arteFevereiro 2008 – Setembro 2008Clientes atendidos: Band interior, Rádio Bandeirantes, Nativa FM, Educadora FM e Hexagon

O motivo pelo qual eu quero trabalhar com planejamento:

Trabalhos desenvolvidos para o Bootcamp.

1º- Sorvetes Rochinha

Estratégia de lançamento embalagem de 2 litros

Rochinha é o sorvete da praia

que quer subir a serra.

Mas não somente subir a serra, ele quer também expandir sua linha de produtos.

Famoso por ser o picolé da praia e ele agora se estabelecer com uma embalagem nova de 2 litros.

Em resumo. É um novo território e um novo produto.

Para buscar um posicionamento para Rochinha fomos atrás de estudar dois pilares.

1-) O produto e como ele se construiu.2-) Os consumidores de Rochinha.

1. O poduto é fruto de uma empresa fundamentalmente familiar que busca desenvolver um picolé mais natural. Para isso sempre primam por escolhas de matérias-primas de qualidade, confecção artesanal e um portfólio de pontos de venda seletivos. Quando não levam o produto em seus carrinhos de praia direto até o consumidor em um momento oportuno, trabalham com rigidez para escolher estabelecimentos que consideram aptos a comercializar seus sorvetes. Além disso, aderiram a uma estratégia interessante de se fazerem presentes em eventos, tanto públicos como privados.

2. E o que notamos foi que ele é um produto de aceitação unânime. Todos os entrevistados o aprovavam e reconheciam atributos como sabor e confecção artesenal. Muitos ainda acrescentavam o item da tradição pois lembravam de várias ocasiões que o Rochinha estave presente ao longo de suas histórias.

E foi falando com consumidores de Rochinha que surgiu nossa maior descoberta.

Embora todos falassem bem do sorvete, todos iam além na hora de descreve-lo.

Quando a pergunta era “Você conhece Rochinha?”

A resposta geralmente era “sim, o Rochinha é o sorvete de . . .”, e terminavam a frase descrevendo alguma situação memorável da sua vida que o rotinha havia feito parte.

Exemplos que ouvimos:

“O Rochinha é o sorvete da praia.”“O Rochinha é o sorvete da formatura do Pedro.”“O Rochinha é o sorvete do casamento da Fabi.”“O Rochinha é o sorvete do show do Jammil.”

E aí percebemos que Rochinha não é somente sinônimo de sorvete, é sinônimo de bons momentos.

E isso é algo que só Rochinha é.

Fomos estudar essa hipótese e percebemos que ela consistia em dois pontos principais que são interligados.

• Momento de consumo• Distribuição

O picolé geralmente é consumido no local da compra. Logo, a estrategia dos pontos de vendas seletivos foi fundamental. Pois a soma de um produto de qualidade junto de um local agradável criou um link muito valioso na cabeça de seus consumidores.

E aí surgiu nosso maior desafio para esse briefing.

Como manter esse elo com os bons momento uma vez que os dois pontos que o constroem são descontruídos e que ele estará inserido dentro de um ambiente mais cotidiano e mais disperso?

E mapeamos quais mudanças aconteceriam durante essa transição do picolé para a nova embalagem.

Como era antes:

• Momento de consumo. • Distribuição.

O que mudou:

Por ser uma embalagem de 2 litros (A.K.A. Take home) ela dificilmente será consumida no mesmo local de compra, dessa forma perdemos o link entre os pontos. Também assumindo que ela é uma embalagem que não precisa ser consumida de uma vez só, não temos mais controle sobre quando e como o produto vai ser consumido.

Novo cenário:

• Consumidos em mais lugares e lugares mais cotidianos.

Percebemos, que dentro de ambientes mais habituais, onde não é comum viver momentos tão incríveis, existe uma oportunidade muito valiosa de conectar as pessoas com seus bons momentos: Através de boas memórias. E essa conexão pode ser poderosa.

Porque nós, como um sorvete, não podemos mudar uma vida, mas podemos ajudar na maneira como ela é encarada.

Nós queremos que quando um cara estiver tomando seu sorvete sozinho, que ele se lembre do seu casamento.

Nós queremos que quando você estiver tomando seu sorvete no escritório, num dia chuvoso, você se lembre de um dia de sol na praia.

Nós queremos que quando uma menina estiver tomando seu sorvete depois de um pé na bunda, que ela se lembre do show do Jammil e de tudo que ela aprontou por lá.

Acreditamos nisso porque o Rochinha é o único sorvete que é sinônimo de bons momentos, e esse atributo faz com que, ao come-lo, inconscientemente você se conectará com suas boas lembranças vividas junto a ele..

E partir do momento que uma pessoa escolhe optar por viver boas lembranças, mesmo nos momentos mais cotidianos, viverá uma vida mais alegre e prazeirosa, porque ser feliz é uma questão de escolha.

Através desse raciocíonio chegamos na mensagem:

A vida tem o gosto das suas escolhas.

2º- Unilever

PLANEJAMENTODE COMUNICAÇÃO

CATEGORIA LAUNDRY

NOSSO OBJETIVO

Crescer a categoria de detergentes concentrados.

Fazendo com que as pessoas que hoje consomem sabão em pó ou líquido desejem usar o líquido concentrado.

LÍQUIDO CONCENTRADO

O concentrado é a fórmula mágica de Unilever na categoria de Laundry.

Um produto superior, foco de inovação, embalagem menor, dosador, amaciante, melhor rendimento e econômico.

Bom para os fabricantes e melhor ainda para os consumidores.

Para esse job nós recebemos um objetivo de aumentar o volume de vendas da categoria de detergentes concentrados.

Para isso nós tinhamos uma necessidade de promover uma migração dos consumidores de sabão em pó e sabão liquido para essa nova fórmula.

Essa fórmula é reconhecida pela Unilever como uma fórmula mágica dentro da categoria.É um produto inovador, com uma embalagem mais compacta e com amaciante integrado a sua fórmula. Essa embalagem vem com uma tampa dosadora que indica a medida exata para uma lavagem enficiente. Uma vez que os consumidores usam o produto na medida certa eles passam a ter um rendimento maior que resulta em uma economia tanto financeira, quanto de esforço.

Porque esse produto não é sucesso?

Porque a grande maioria dos consumidores não usa o produto da forma correta, logo não usufruem de todos os seus benefícios.

Através de pesquisas, chegamos a conclusão que para solucionar esse problema teriamos que nos aprofundar em dois pontos chave:

• Quem é o consumidor.• Porque não usa da forma correta.

O público majoritário dessa classe são mulheres. Mães, empregadoras, empregadas, solteiras, estudiosas, trabalhadoras, esportistas, donas-de-casa, etc.

Embora não seja a única descrição que lhes cabe, uma que ilustra com clareza o momento dessas mulheres é multidisciplinaridade. Elas convivem com o “mais”. Tem MAIS funções, MAIS trabalho, MAIS responsabilidades, tem que estar MAIS bonita, MAIS informada e em MAIS lugares.E em momento nenhum o “menos” é bem aceito.

Nem mesmo dentro de suas casas, durante as tarefas domésticas.

E é aí que começamos a falar de lavar roupas.

Lavar roupa hoje em dia não é uma tarefa qualquer. É mais um job e dá trabalho.Uma prova disso é o fato que cada uma busca solucionar essa tarefa de uma maneira própria. Por isso, quando fomos conversar com elas ouvimos muitas soluções, mas nenhum concenso.

Cada uma tinha uma teoria, um método, uma técnica ou um jeitinho. E todas as pregam religiosamente, mesmo que assumindo o quanto a tarefa é trabalhosa e desagradável.

O maior motivo porque isso acontece é que a comunicação da categoria não contribui para uma mudança. O argumento de venda é sempre focado em produto e por isso a comunicação é pensada para as roupas e não para as pessoas.

E são as interpretações desse tipo de argumento que nutrem e sestentam as teorias próprias de cada consumidora.

O que dá início a um processo de inércia. Essas mulheres possuem uma herança intrínseca do modo de lavar roupa e apesar de ser chato é a forma como ela sempre fez.

E assim elas caem numa armadilha confortável. Optam pelo mais cômodo com a impressão que aquilo é o fácil e seguem adiante, satisfeitas, sem perceber que a vida delas pode melhor.

Desse entendimento surgiu nossa grande descoberta: Essas mulheres no fundo estão buscando facilidade.Continuam lavando roupa de um modo complicado porque entendem que a rotina é mais fácil.E cada minuto na vida dessa mulher é precioso, pois existem diversos outros papeis mais importantes a se cumprir, além de lavar roupar.

E para essas mulheres, FACILIDADE = TEMPO.

Desse aprendizado nós entendemos que para sermos escutados, seria necessário uma mudança de discurso.

Dizer algo diferente do que os outros produtos da categoria vem dizendo. E mais do que isso, precisamos agregar algo que eles não agregam.

Se todos os outros produtos e fórmulas da categoria focam em produto, nós precisamos focar no consumidor.

Melhor, nós podemos focar nele.

Porque não somos mais um produto novo, somos uma nova forma de lavar roupa.

Focado em usabilidade e experiência do usuário. Nós estamos oferencendo uma solução simples, rápida, confiável, duradoura e econômica. Você usa uma tampinha do produto e pronto, terá roupas limpas. Isso não pode ser uma tarefa árdua, deve ser corriqueiro demais até pra ser um assunto. Há de ser somente uma solução.

E partindo desse pensamento, chegamos no conceito:

Você não precisa perder tempo com as

coisas que você não quer. Concentre-se em você.

Aprendizados gerais do curso:

Pela diversidade de professores e abordagens eu aprendi que não existe uma forma certa de planejar, assim como não existe uma forma certa para entender as pessoas. O que existem são problemas de pessoas que precisamos planejar para resolver.

Contatos: