boletim sindibeb-ba 484

2
Nos dias 9 e 10 de janeiro, mesmo com chapa única, 63,7% dos sócios do Sindibeb exercerem o seu direito e elegeram a nova diretoria para o período de 2013 a 2017. Dos 3.194 eleitores, 2.025 compareceram às urnas. Mostrando confiança, os trabalhadores consagraram a Chapa 1, que obteve 99,16 % dos votos válidos. Dos 2.025 votos, a chapa recebeu 2.008. O resultado e a participação mostraram como a categoria valorizou o processo eleitoral, demonstrando respeito e dando um grande respaldo político para a nova diretoria continuar o bom trabalho desenvolvido. Certamente, a luta será ainda mais forte para mantermos as conquistas, melhorar as condi- ções salariais e de trabalho, além de ampliar nossos direitos nas empresas. Informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cervejas e Bebidas do Estado da Bahia - nº 484 - Janeiro/2013 Chapa 1 obtém 99,16% dos votos Os eleitos “Darei continuidade ao processo de luta e combatividade, onde obti- vemos muitas conquistas nesses 26 anos. Temos novos companheiros que chegam para somar. Destaco a presença na diretoria de Camila Martins, uma mulher de fibra. O nosso lema é união e luta para mobilizar os trabalhadores e as trabalhadoras por uma vida melhor. Atuaremos também nas lutas gerais do nosso povo por uma sociedade mais justa” - Roberto Santana. Fala o presidente Acima, trabalhador vota...Depois, os votos são apurados Presidente Roberto Santana (Ambev) Secretaria Geral Edivaldo Ribeiro (Ambev) Tesouraria e Administração Alberto Evangelista (Ambev) Política Social e Formação Alonso Ferreira (Norsa S. Filho) Imprensa e Comunicação Edmilson Almeida (Norsa S. Filho) Assuntos Jurídicos Roque Mário (Heineken) Saúde e Aposentados Reinaldo Bombom (Schin) Diretoria Plena Alírio Silva (Norsa Porto Seguro) Antonio Fernandes (Norsa S. Filho) Camila Martins (Norsa S. Filho) Catarino Ronaldo (Schin) Dácio Ângelo (Norsa Feira) Edílson Sales (Schin) João Batista (Indaiá) José Nilton (Norsa Ilhéus) José Roberto (Norsa Conquista) Lucivânio Nunes (Norsa Salvador) Renato Muzzi (AmBev) Conselho Fiscal Juaquim Neto (Heineken) Valdemar Paixão (apos. Norsa) Valter Queires (Schin) João Daniel (Schin) José Leonaldo (Schin) Sergio Argolo (Ambev)

Upload: sindibeb

Post on 11-Aug-2015

667 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Sindibeb-BA 484

Nos dias 9 e 10 de janeiro, mesmo com chapa única, 63,7% dos sócios do Sindibeb exercerem o seu direito e elegeram a nova diretoria para o período de 2013 a 2017. Dos 3.194 eleitores, 2.025 compareceram às urnas.

Mostrando confi ança, os trabalhadores consagraram a Chapa 1, que obteve 99,16 % dos votos válidos. Dos 2.025 votos, a chapa recebeu 2.008.

O resultado e a participação mostraram como a categoria valorizou o processo eleitoral, demonstrando respeito e dando um grande respaldo político para a nova diretoria continuar o bom trabalho desenvolvido.

Certamente, a luta será ainda mais forte para mantermos as conquistas, melhorar as condi-ções salariais e de trabalho, além de ampliar nossos direitos nas empresas.

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cervejas e Bebidas do Estado da Bahia - nº 484 - Janeiro/2013

Chapa 1 obtém 99,16% dos votosOs eleitos

“Darei continuidade ao processo de luta e combatividade, onde obti-vemos muitas conquistas nesses 26 anos. Temos novos companheiros que chegam para somar. Destaco a presença na diretoria de Camila Martins, uma mulher de fi bra. O nosso lema é união e luta para mobilizar os trabalhadores e as trabalhadoras por uma vida melhor. Atuaremos também nas lutas gerais do nosso povo por uma sociedade mais justa” - Roberto Santana.

Fala o presidente

Acima, trabalhador vota...Depois, os votos são apurados

PresidenteRoberto Santana (Ambev)Secretaria GeralEdivaldo Ribeiro (Ambev)Tesouraria e AdministraçãoAlberto Evangelista (Ambev)Política Social e FormaçãoAlonso Ferreira (Norsa S. Filho)Imprensa e ComunicaçãoEdmilson Almeida (Norsa S. Filho)Assuntos JurídicosRoque Mário (Heineken)Saúde e AposentadosReinaldo Bombom (Schin)Diretoria PlenaAlírio Silva (Norsa Porto Seguro)Antonio Fernandes (Norsa S. Filho)Camila Martins (Norsa S. Filho)Catarino Ronaldo (Schin)Dácio Ângelo (Norsa Feira)Edílson Sales (Schin)João Batista (Indaiá)José Nilton (Norsa Ilhéus)José Roberto (Norsa Conquista)Lucivânio Nunes (Norsa Salvador)Renato Muzzi (AmBev)Conselho FiscalJuaquim Neto (Heineken)Valdemar Paixão (apos. Norsa)Valter Queires (Schin)João Daniel (Schin)José Leonaldo (Schin)Sergio Argolo (Ambev)

Page 2: Boletim Sindibeb-BA 484

Indaiá não se emenda, mesmo

O Garrafa é um órgão informativo oficial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas do Estado da Bahia, editado sob a responsabilidade da diretoria da entidade. End. Rua Mathias de Albuquerque, nº 39, Uruguai, Salvador-Bahia. CEP 40.450-540. Tel. (71) 3312-6851. Fax (71) 3313-2092. e-mail: [email protected]. br - Sub-sedes: Feira de Santana - Rua Arnold Silva, 73, Kalilândia, CEP: 44.025-520, Tel.: (75) 3226-6747/Camaçari - Rua José Nunes de Matos, 113, Centro, CEP: 42.800-070, Tel.: (71) 3622-2600 / Alagoinhas - Rua Severino Vieira, 42, Centro. Tel.: (75) 3422-5247 / Vitória da Conquista - Rua Coronel Gugê, 155, Edf. Eunice Oliveira, S/103, Centro, CEP 45.040-000, Tel.: (77) 3422-7216 / Ilhéus – Rua Bento Berilo, 223, Centro, CEP 45.653-270, Tel.: (73) 3231-6650 / Ipiau - Rua Alfredo Brito, 88, Centro, CEP: 45.570-000, Tel: (73) 3531-4571. Presidente:Alberto Evangelista. Diretor de Imprensa: Roberto Santana. Redação e Editoração Eletrônica: Cláudio Mota; Impressão: Imprima. Tiragem: 4.000 mil exemplares. Edição fechada em 18 de janeiro de 2013.

EXPEDIENTE

BOCA DE BRASAEntra ano e sai ano, mas a Indaiá não corrige

seu erros. A empresa continua sobrecarregando os trabalhadores com trabalho de domingo a domingo. O pior é que não dá folga. Mesmo pagando as horas extras, não é isso que os

trabalhadores desejam. Depois, a direção fica reclamando que a unidade tem o maior custo

com a folha de pagamento. É muita cara de pau desses maus gestores, que ainda querem banco de horas. Aguardem a visita da SRT, foras da lei.

AmBev nadando em dinheiroPela segunda vez consecutiva, a AmBev é considerada a maior empresa da America

Latina por valor de mercado. Ela superou a poderosa Petrobras (3º), segundo a consultoria

Economatica. Com valor de US$ 120,11 bilhões, a empresa

teve crescimento de US$ 20,13 bilhões no ano. Nos nove meses de 2012, o lucro da AmBev foi

de 3,34 bilhões de dólares.Uma garrafa de cerveja é mais cara que um litro de gasolina. Por isso, a AmBev poderia conceder uma participação nos resultados melhor a todos os trabalhadores no Brasil.

Se fosse menos mesquinha, poderia acabar com essa ‘galinha gorda’, onde menos da

metade dos funcionários recebe participação nos resultados.

Qual é, Dias D’Ávila?Quase todas as empresa de água já fecharam acordo, exceto a Dias D’Ávila. Até agora não deu sinal de vida e fica se escondendo em

Aracajú. Até o advogado que negociou o último acordo nunca atende o telefone. Para pessoal enrolado e complicado é fazer como no ano passado: colocar o carro de som na fábrica e

conversar com os trabalhadores. Hora de correr atrás do tempo perdido, pois o verão está forte.

A nossa presidenta virou rainha das montadoras. Qualquer pressão, reduz impostos para que vendam

mais carros. Mas, não cobra contrapartida para os trabalhadores e os estados perdem receita.

Está deixando a desejar. Como fica o Fator Previdenciários e outras demandas? 2014 vem ai.

Dilma, só para montadoras?

A gerente de Gente Renata Alves deixou o diretor do Sindibeb, Edivaldo Ribeiro, otimista com as informações sobre o PEF 2012. Houve cau-tela com os dados para não criar expectativas e depois de-cepções.

É que, no início do ano, é só entusiasmo. Mas, quando chega o momento de definição do PEF, fica só a expecativa.

A gerente prevê que o PEF fique entre 762 a 770 pontos. Mas, ainda temos que torcer para que a Bahia tenha uma pontuação igual ou superior, e fique bem posicionada entre as 21.

Aliás, nossa crítica ao PEF é justamente sobre a falta transparência nos critérios e nas definições de tudo. Se confirmada, essa pontuação é superior a do ano de 2011, que ficou em 649 pontos, quando foi

pago um valor pouco acima de meio salário.

Esse ano, queremos mui-to mais. A fábrica sempre foi uma forte concorrente e deveria ocupar as primeiras colocações.

Aguardamos um bom re-sultado dia 25. Queremos nos preparar para pular o carnaval com alegria por receber um boa premiação. Senão, é pular na porta da fábrica de decepção e revolta, para decidir o que fazer.

AmBev: Torcer e rezar pelo PEF

No dia 20 de fevereiro, os trabalhadores da SCHIN esperam receber a segunda parcela do PPRS maior do que a paga na primeira, em Julho passado. A pontuação final foi 111 e garantiu a premiação de 55,5% do salário para cada funcionário.

O gerente de DHO Jailton Gomes afirmou ao Sindicato

que a expectativa é boa. O mês de novembro fechou com 117 pontos. Dezembro fecha no dia 10/2 e pode ser superior ao mês anterior.

Aposta-se que os números ficarão acima do que ocorreu no primeiro semestre. Os traba-lhadores poderão receber entre 56 e 57% do salário. Vamos aguardar que isso se confirme.

Na Schin, PPRS pode ser maior

Diferente dos anos anteriores, a definição do pagamento da PRR 2012 está sob expectativa. Tudo por conta dos números das principais unidades. Segundo a gerente Emiliana Albanaz, até outubro, as unidades do Retiro e de Simões Filho não iam bem, um fenômeno que, até agora, eles não explicam direito.

No último contato, a Coca-

Cola disse que a situação tem melhorado. O Sindibeb está agendando uma reunião com a empresa até o final de janeiro para conversar sobre a PRR.

O pagamento é em fevereiro. Carnaval é para ficarmos ale-gres, e não tristes. Até porque, Simões Filho é a maior produtora e distribuidora da empresa na Bahia.

PRR sem definição na Coca-Cola

A CIPA é um instrumento importante para cuidar das condições de segurança no local de trabalho e proteger o trabalhador. No dia

5/2, vamos eleger bons representantes. Os eleitos têm estabilidade para debater com a empresa essas questões. Os diretores Roque

Mário e Neto estarão presentes.

Dia 5/2 tem eleição da CIPA na Kaiser