boletim semanal n° 13 - período 2012-2013

16

Upload: rotary-rj-ilha-do-governador

Post on 12-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O Boletim Semanal N° 13 do Rotary RJ Ilha do Governador, Distrito 4570 de Rotary International, tem por objetivo apresentar aos rotarianos e ao público em geral o relato da reunião semanal de 25 de setembro de 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

N° 13

Page 2: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013
Page 3: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

CONSELHO DIRETOR – 2012/2013

PresidenteSylvio Augusto REGALLA

Vice-PresidenteSERGIO Maurício FABRI

Vice-Presidente - Avenida Serviços InternosPAULO de Souza PIRES

Vice-Presidente - Avenida Serviços ProfissionaisMARCOS Antonio Alves

Vice-Presidente - Avenida Serviços à ComunidadeLuiz Carlos ALVES

Vice-Presidente - Avenida Serviços InternacionaisYUTAKA Okumura (in memorian)

Vice-Presidente - Avenida Serviços ás Novas GeraçõesJosé Fernandes MONTEIRO Jr.

1° SecretárioLuiz Carlos DIAS

2° SecretárioJUAREZ Lobo1° Tesoureiro

UMBERTO Riente2° Tesoureiro

EDSON Barbosa de Freitas1° Protocolo

ANIBAL dos Santos Fernandes2° Protocolo

ARMANDO de Almeida FariaDiretor de Companheirismo

Helio CAPELLA VelascoÚltimo Presidente

EUNICE Ferreira CaldasPresidente Eleito 2013/2014

MARCOS Antonio Alves

-03-

Page 4: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

- 04-

25 de setembro de 2012

REUNIÃO PLENÁRIA DEDICADA A AVENIDA DESERVIÇOS INTERNOS

FESTIVA – HOMENAGEM À TERCEIRA IDADE

Informação Rotária: Cpo(a). SÉRGIO MAURÍCIO FABRI

18 de setembro de 2012

REUNIÃO PLENÁRIA DEDICADA A AVENIDA DESERVIÇOS PROFISSIONAIS

Companheiros Presentes: 14Companheiros Ausentes: 02Dispensados Ausentes: 06

02 de outubro de 2012

REUNIÃO PLENÁRIA DEDICADA A AVENIDA DESERVIÇOS INTERNOS

Mês dos Serviços Profissionais

Informação Rotária: Cpo(a). ANTÔNIO UBIRAJARA SANTOS

Page 5: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

Caros Companheiros e companheira,

Hoje estamos homenageando a Terceira idade e a respeito dela a Joanilde já nos falou ótimas coisas.

Permitam que eu acrescente apenas um pensamento de Jonathan Swift, que achei muito certo e apropriado:

“Todo mundo quer ter vida longa, ninguém quer é ficar velho.”

Estamos dando os primeiros passos para o aumento de nosso quadro social, classificações já foram solicitadas para serem abertas. Estamos esperando novas solicitações.

A primeira reunião de companheirismo domiciliar, a ser realizada na casa da Marilena e do Augusto está sendo organizada com todo carinho e cuidado, vamos comparecer e aproveitar a oportunidade de um congraçamento que tenho certeza será muito agradável.

Nossa ida a Campos de Jordão está prenunciando um grande sucesso, as inscrições já são muitas. Marluce à frente da organização.

Nosso Bazar está em recesso para acumular mais material, asdoações continuam e é só avisar a Marluce que ela providencia a arrecadação. A renda dele vai nos possibilitar fazer uma grande festa em Tubiacanga. Eunice no comando da mesma.

Nunca é demais agradecer a todos pelo empenho na execução de suas funções, é uma alegria e satisfação para o presidente ver que tudo está sendo feito ( e bem feito) sem necessidade de apelos ou cobranças.

SSyyllvviioo RReeggaallllaa

-05-

PALAVRASDO PRESIDENTE

Page 6: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

ABERTURAO Presidente SYLVIO AUGUSTO REGALLA (Pres. 1975/1976) -"PAZ ATRAVÉS DO SERVIR", deu início à reunião, solicitando a todos que, de pé, e respeitosamente, saudassem a Bandeira Nacional e as demais bandeiras da panóplia.

PROTOCOLO(A cargo dos cpos. Aníbal dos Santos Fernandes (Pres. 2005/06) e Armando de Almeida Faria (Pres.1989/1990)O cpo. ANIBAL apresentou a constituição da mesa diretiva dos trabalhos para a reunião plenária. AO CENTRO: O Vice-Presidente PAULO DE SOUZA PIRES – “PAZ ATRAVÉS DO SERVIR” (Pres. 1990/1991). À DIREITA: Sócia Honorária do Rotary RJ Ilha do Governador – MARLUCE DOS SANTOS VIEIRA. À ESQUERDA: Cpo. do Rotary RJ Ilha do Governador – HÉLIO CAPELLA VELASCO (Pres. 1985/1986).

REGISTRAMOS E AGRADECEMOS AS PRESENÇASSÓCIOS REPRESENTATIVOS DO R RJ ILHA:ANIBAL dos Santos Fernandes, Antonio UBIRAJARA Santos, José FERREIRA dos Santos, Manuel Augusto Fernandes MARQUES, MARCOS Antonio Alves, UMBERTO Riente, ARMANDO de Almeida Faria, Helio CAPELLA Velasco, José Fernandes MONTEIRO Júnior, JUAREZ Lobo, Luiz Carlos DIAS, PAULO de Souza PIRES, Sebastião CONY Dantas, SÉRGIO Maurício Fabri e Sylvio Augusto REGALLA.SÓCIOS HONORÁRIOS:Edson Fernandes MASCARENHAS, MARLUCE dos Santos Vieira e ZÉLIA Barbosa de Castro Eharaldt.VISITANTE:RC RJ Guanabara-Galeão: Cpa. ZÉLIA Barbosa de Castro Eharaldt.

SECRETARIA DO ROTARY RJ ILHA DO GOVERNADOR(A cargo dos cpos. Luiz Carlos DIAS (Pres. 2002/2003) e JUAREZ Lobo (Pres. 1988/1989))

O Primeiro Secretário, cpo. LUIZ CARLOS DIAS destacou o Calendário das Visitas Oficiais da Governadora Alice Cavalieri.

-06-

REUNIÃO PLENÁRIA18/09/2012

DEDICADA À AVENIDA DE SERVIÇOS PROFISSIONAISPresidente: MARCOS ANTONIO ALVES (Pres. 2007/08 – Pres. Eleito 2013/14)

Page 7: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

INFORMAÇÃO ROTÁRIA(A cargo do cpo. SEBASTIÃO CONY DANTAS (Pres. 1999/2000)).

COMUNICAÇÕES SH MARLUCE - Informou que restam sete apartamentos no Hotel

Alcala Plaza para a Conferência Distrital 2013, que acontecerá nos dias 21, 22, 23 e 24 de março de 2013 em Campos de Jordão.

Cpo. LUIZ CARLOS DIAS (Pres. 2002/2003) - Comunicouque estarão sendo abertas as Classificações: TURISMO,PSICOLOGIA, REDES SOCIAIS e FISIOTERAPIA. Casoalgum companheiro tenha algum candidato a associado doClube deverá solicitar a Abertura de Classificação. Na oportunidade, convidou os companheiros a colaborarem com a CASA DA AMIZADE, com a anuidade de R$80,00.

Cpo. MARCOS (Pres. 2007/2008 - Pres. Eleito 2013/2014) - Confirmou que a próxima reunião, dia 25/09, será FESTIVA quando estaremos homenageando o Sr. MARCELO (filho do cpo. OTTO Salino), pelo DIA DO CONTADOR.

COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA O Presidente REGALLA falou do Intercolegial promovido pela

Governadoria. O Clube participará e a Sócia Honorária ZÉLIA (RC RJ Guanabara-Galeão) será a Coordenadora.

FESTIVA DOMICILIAR dia 29/09 na residência do casal MARILENA e MARQUES.

Excursão teatral foi um sucesso. O Clube já está concluindo o Certificado Digital para

regularização do Imposto de Renda. Marcelo, filho do Otto, está fazendo a Contabilidade do Clube

de forma gratuita. Lembrou que na próxima festiva, Marcelo será homenageado pelo Mérito Profissional.

Recebemos a visita de dois jovens que fazem parte daorganização da Campanha da Juventude Cristã que acontecerá no próximo ano no Rio de Janeiro. Vieram solicitar o empréstimo das bandeiras do clube para apresentação em Missa que promoverá a Campanha. O Clube concordou com o empréstimo.

-07-

OBS: INFORMAÇÃO ROTÁRIA PARA A REUNIÃO DE 02/10/2012, a cargo do Cpo(a). ANTONIO UBIRAJARA SANTOS (Pres. 2008/2009).

Page 8: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

Renovou a solicitação do cpo. LUIZ CARLOS DIAS quanto ao pagamento da Anuidade da Casa da Amizade.

Festa da ACM XXXVI Encontro de Jovens com Cristo, no próximo dia 23 de setembro. O Clube recebeu a programação. O Clube colaborou financeiramente para a realização do evento.

COMPANHEIRISMO(A cargo dos cpos. HÉLIO CAPELLA VELASCO - Pres.1985/1986 e MANUEL AUGUSTO FERNANDES MARQUES (Pres. 1997/1998).Nos momentos de companheirismo o cpo. CAPELLAcumprimentou os aniversariantes da semana.

PALESTRA DO CPO. ARMANDO DE ALMEIDA FARIAO cpo. ARMANDO (Pres. 1989/1990) falou sobre a MADEIRA MACIÇA, matéria com a qual convive desde sua juventude.

ENCERRAMENTO

O Presidente SYLVIO AUGUSTO REGALLA – “PAZ ATRAVÉS DO SERVIR” (Pres. 1975/1976) agradeceu a todos os presentes, em especial, aos componentes da mesa dos trabalhos, SHMARLUCE e o cpo. CAPELLA. Agradeceu a presença dos Sócios Honorários MASCARENHAS, MARLUCE e ZÉLIA e dos companheiros do R RJ Ilha, que abrilhantaram a noite com suas presenças. Finalmente, solicitou a todos que, de pé, e respeitosamente, saudassem a Bandeira Nacional e as demais bandeiras da panóplia.

Informamos que oBOLETIM INFORMATIVO está sempre

disponível na Internet, no site do Clube, no endereço:

http://ww.rotaryilha.org.br

-09-

Page 9: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

INCOMPATIBILIDADE FATAL.

AlbertoBittencourt

Após termos visitado os 92 Rotary Clubs do Distrito 4500 no segundo semestre de 2004, ano essencialmente político, chegamos à conclusão, eu e Helena, que a filosofia do Rotary de ser apolítico como instituição, é um princípio ético que não pode mudar.Nesse período eleitoral, percorremos alguns clubes desagregados, divididos, perdidos.Vimos clubes que suspenderam todas as atividades meses antes do pleito e que, somente por um milagre conseguiram retomar, posteriormente. O que restou foram escombros. Restos recompostos do que antes fora um pujante Rotary Club.Encontramos clubes que nunca mais se recuperaram. Perderam-se definitivamente para o trabalho rotário.Há o caso daquele tesoureiro de clube que se candidatou a vereador da pequena cidade, sem ter se desvinculado das funções rotárias.Perdeu a eleição e o clube perdeu o companheiro, as finanças, talões de cheques e documentos. Até hoje chora a ética esquecida.E pior. Quando outro presidente de clube candidatou-se a prefeito, escreveu-se a crônica da morte anunciada. Havia companheiroscandidatos a vereadores. O presidente não se elegeu, gastou o que podia e o que não podia. Botou a culpa nos rotarianos, divididos, que não o apoiaram. “Rotary? Perda de tempo, gasto inútil de dinheiro que não tenho mais. Não quero nem saber.” E os companheiros, desagregados, perderam a fé e a esperança. Nunca mais se reuniram. Quando a campanha política permeia o clube, quando rotarianos levam para reuniões rotárias suas preferências partidárias, a divisão se instala. Desinstala-se a unidade, o companheirismo, a harmonia. A filosofia do Rotary é incompatível com os ânimos acirrados das campanhas eleitorais, principalmente no interior do nordeste E por que isso ocorre? Simplesmente porque o que move os homens, o instinto mais forte, é a disputa pelo PODER. É da natureza humana.

Page 10: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

Todos querem sentir o gosto do poder, ter um poder cada vez maior, se lambuzar de poder e de autoridade.Aí está a grande diferença: Em Rotary, ninguém tem poder ninguém tem autoridade. O que nós temos em Rotary, são diferentes níveis de responsabilidade, disse-nos Jonathan Magyiabe, ex presidente de RI. Mas não é apenas isso. Há muitas outras diferenças.Um rotariano não pode ter inimigos, nem adversários. O rotariano é amigo e companheiro de todos, indistintamente. Já ao contrário, todo candidato político, seja ele de bom ou mau caráter, é uma usina de desafetos. São as pessoas interessadas em derrubá-lo, em usurpar fatia de seu poder, em não deixar que cresça. São “amigos” que muitas vezes agem, em surdina, sem se mostrarem, sem aparecerem, sem se declararem como tal.Além disso, o rotariano vivencia a prestação de serviço voluntário, o trabalho desinteressado em favor do próximo. Já o candidato político visa o interesse próprio, arranjar votos, aliciar novos eleitores.O rotariano prega e pratica sempre a verdade, como um código de ética, em tudo o que pensa, diz e faz. O candidato tem a palavra fácil para prometer o que nem sempre pode cumprir. Em princípio, não se norteia pela Prova Quádrupla, quando coloca a verdade ao sabor dos interesses eleitoreiros. Como dizia Roberto Campos: “Em política o que importa não é o fato, mas a versão”.O rotariano valoriza o trabalho em equipe e para tanto organiza-se em comissões, em grupos de trabalho. O candidato político articula-se conforme os interesses do momento. São as famosas alianças políticas. Os que ontem eram inimigos, adversários ferrenhos, de um dia para o outro passam a ser confrades, amigos íntimos, sinceros correligionários.Pelo dito, estou mais do que convicto que, se alguém, em algum clube de Rotary, tiver a pretensão de concorrer a qualquer cargo político, deve se desvincular do clube na época da campanha eleitoral. Não quer dizer que, fora do período eleitoral, o político eleito, consagrado por seus ideais, não possa ser sócio de um Rotary Club. Conhecemos homens públicos, políticos, em nosso distrito, que são excelentes e exemplares rotarianos.

-10-

A PROVA QUÁDRUPLAA Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

É a VERDADE?É JUSTO para todos os interessados?Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?Será BENÉFICO para todos os interessados?

Page 11: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

A ÁGUIA E A GALINHA(Parábola sobre as Novas Gerações)

Leonardo Boff no livro "A Águia e a Galinha" relata uma das parábolas mais bonitas de autoria de James Aggrey: "Um fazendeiro encontrou na floresta um filhote de águia. Recolheu, levou e colocou no galinheiro, junto com as galinhas, e começou a alimentar com milho e ração de galinha. O filhote foi crescendo no meio das galinhas, adquirindo seus hábitos, ciscando a terra como se fosse galinha, embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.Cinco anos depois, ela tinha o comportamento de galinha, vivia como galinha, comia como galinha, inclusive cacarejava como galinha. Um dia um naturalista passou pela fazenda e observando o galinheiro, disse: Esse pássaro aí não é uma galinha, é uma águia. De fato, disse o fazendeiro, ela nasceu águia, mas hoje é uma galinha. Foi criada como galinha, vive como galinha e se comporta como galinha. Tem os hábitos de uma galinha.Não, retrucou o naturalista. Ela é e sempre será uma águia, pois tem o coração de águia e ninguém pode contrariar a sua natureza. Esse coração a fará um dia voar às alturas. Eu vou provar a você que ela é uma águia.Não, não, insistiu o fazendeiro. Não é possível. Ela virou galinha e jamais voará como águia.Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia ergueu-a bem alto e desafiando-a, disse: Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe!A águia viu as galinhas no chão, pulou para junto delas e voltou a ciscar os grãos.O fazendeiro comentou: eu não falei que era uma galinha? Ela não é mais águia, ela virou uma simples galinha!Mas o naturalista tornou a insistir: Não, ela tem no coração a natureza da águia. Vamos levá-la para cima de casa e você vai ver que ela vai se tornar águia novamente.Ele a levou para o telhado da casa e sussurrou-lhe: Águia abra suas asas e voe! Mas quando a águia viu lá em baixo as galinhas no chão, pulou e voltou a ciscar no meio delas.O fazendeiro disse: Tá vendo só o que eu disse? Ela é e sempre será uma galinha.Mas o naturalista não se conformou. Não, afirmou. Amanhã nós vamos lá ao alto daquela montanha e você vai ver que ela não é uma galinha, é uma águia.

-11-

Page 12: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: Águia, já que vocêé uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!A águia tremia feito vara verde, mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Você éuma águia, voe! E a lançou contra o sol. Nesse momento a águia abriu as suas asas de quase três metros de envergadura, grasnou como as águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou...voou... até confundir-se com o azul do firmamento."Esta parábola ilustra que nós temos o dever como rotarianos de resgatar nos homens a águia que existe dentro de cada um, para que eles não fiquem o resto de suas vidas a ciscar a terra feito galinhas, para que eles possam exercer a sua natureza divina e rica e desempenhem o seu verdadeiro papel na Terra. Um jovem normal pode crescer num ambiente deturpado pela miséria, pela violência, pela marginalidade. Énosso dever, como rotarianos, trabalhar para libertar a águia que habita o coração desse jovem, para que ele possa ser liberto, atender ao chamado das alturas, voar em busca do sol, em lugar de passar a vida a ciscar a terra como as galinhas.

Visitas Oficiais Governadora Alice Cavalieri LorentzSETEMBRO 2012

DIA SEMANA ROTARY CLUB

18 Terça RC Jacarepaguá19 Quarta R Petrópolis Bingen24 Segunda RC Méier26 Quarta RC Pilares27 Quinta RC Riachuelo

OUTUBRO DE 2012

01 Segunda RC Rio Comprido02 Terça RC Campo Grande03 Quarta RC Bangu04 Quinta RC Taquara08 Segunda RC Américas09 Terça RC Sernambetiba

-12-

Page 13: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

CCOOMMPPAANNHHEEIIRRIISSMMOO(A cargo do cpo. Helio Capella Velasco – Pres. 1985/1986)

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si." (Lucille Bali)

CCaalleennddáárriioo ddaa AAmmiizzaaddee

DATAS & FATOSSETEMBRO25 • Dia Nacional do Trânsito26 • Dia Interamericano das Relações Públicas26 • Dia Nacional do Surdo27 • Dia de Cosme e Damião27 • Dia do Encanador27 • Dia Mundial do Turismo28 • Dia da Lei do Ventre Livre29 • Dia do Anunciante29 • Dia do Petróleo30 • Dia da Secretária30 • Dia da Navegação30 • Dia Mundial do Tradutor30 • Dia Nacional do JornaleiroMês de Outubro01 • Dia Internacional da Terceira Idade01 • Dia de Santa Terezinha01 • Dia do Vendedor01 • Dia Nacional do Vereador

-13-

QUE TAL CUMPRIMENTÁ-LOS PELA DATA?SETEMBRO25 ROSA MARIA (filha da Coutinha)25 AMÉLIA CRISTINA (neta do José dos Reis)27 EDISON (filho do Yutaka)27 CONY29 LEONARDO (neto do Sérgio Fabri)30 FELIPE (filho do Capella)OUTUBRO01 DOMÊMICO AVERSA

BODAS25 ANIBAL e ELMA

Page 14: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013

Prezadas amigas,

A DESCOBERTA DE UM NOME E DE UMA NOVA IDADEMatéria 2

Vamos continuar nossa conversa a respeito da 3ª idade. Primeiro agradecer a pronta resposta ao meu pedido, nossa reunião de hoje se denomina “Homenagem à terceira idade”; fiquei também satisfeita, pois constatei que tem gente lendo o que escrevo.

Assim temos que: “Catalogar-se na terceira idade é como reconquistar o direito de esperar e de nos abrir para novas perspectivas: é um olhar para frente, um mobilizar energias em vez de arriar bandeiras. Terceira idade soa um pouco como terceira série, quando nos deparamos com muitas opções e muita vitalidade.

Hoje em dia nós verificamos que há pessoas da terceira idade que ainda enxergam muito bem, têm boa digestão, são sexualmente ativas, dormem tranquilamente e olham os demais com simpatia. É com tais pessoas que devemos e queremos caminhar. È com o exemplo delas que queremos reorganizar nossas forças e dar o máximo de vida aos poucos ou muito anos que nos restam.

O homem e a mulher da terceira idade não escondem os riscos dos anos que estão vivendo. Eles querem até estar mais conscientes deles, para poderem dar-lhes uma resposta adequada e racional, como também para conservarem a própria saúde e permanecerem ativos na comunidade, mesmo que seja de forma diferente de como faziam no passado”.

Uma boa e animada festiva a todos!

-14-

Bate-papo com a Primeira-dama

Joanilde Regalla

Joanilde Regalla

Page 15: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013
Page 16: Boletim Semanal N° 13 - Período 2012-2013