boletim semanal ibec - junho 2013

1

Upload: ibec-marketing

Post on 20-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Boletim semanal IBEC - 11/2013

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim semanal IBEC - Junho 2013

BOLETIM SEMANAL

Orçamento de obras públicas é tema de discussão na Palestra Técnica de São Paulo

IBEC Social realiza caminhada ao Costão de Itacoatiara com encontro na AFEA

IBEC marcará presença na Construir Minas e na Ficons

Versão Digital da RevistaEngenharia de Custos

Novo site do IBEC-RJ

O IBEC – Instituto Brasileiro de Enge-nharia de Custos realizou a Palestra Técnica “Orçamentos de Obras Públi-cas – Apresentação da Orientação Técnica OT-004-2013-IBEC”, em São Paulo, no auditório do Sinduscon-SP, na tarde do dia 22 de maio. A Orientação Técnica proposta pelo IBEC e aprimorada durante o Fórum Brasi-leiro de Custos de Obras Públicas, em 2011 e 2012, apresenta tabe-las de orçamentos e importante ma-terial para orientar empresas e pro-fissionais que lidam com as obras públicas no país.

Compuseram a mesa de abertura, o vice-presidente de Obras Públicas do Sinduscon-SP, Luiz Antônio Messias, o presidente do IBEC, eng. Paulo Dias, o vice-presidente internacional do IBEC, José Chacon de Assis, o diretor do Deconcic (Departamento dada Indústria da Construção), Soriedem Rodrigues, representando seu diretor titular, Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, e o diretor regional do IBEC-SP, Rubens Borges.

Segundo Luiz Antônio Messias, a Orientação Técnica é fundamental para o bom andamento de uma obra pública. “O trabalho do IBEC é o mais importante para que as obras de infraestrutura aconteçam. Ainda lidamos com a deficiência de orça-mentos,mentos, sem ter noção dos custos. Por isso, precisamos disseminar a cultura da Engenharia de Custos, além disso, a formação do profissio-nal nessa área é fundamental para as empresas”.

O presidente do IBEC, eng. Paulo Dias, destacou a realidade do orça-mento das obras públicas no Brasil. “O preço das obras públicas continua abaixo do preço de mercado”, afirmou.

O vice-presidente do IBEC, José Chacon de Assis, lembrou que o 10ºCongresso Mundial do ICEC (Conselho Internacional de Engenha-ria de Custos) será realizado pelo IBEC, em 2016, no Rio de Janeiro. “É uma vitória para a Engenharia Nacio-nal e todo o Brasil a realização do Congresso Mundial do ICEC no país, em 2016”, disse José Chacon.

Na ocasião, o IBEC assinou convênio com o Sinduscon-SP.

A Orientação Técnica está sendo apresentada desde 07 de março deste ano. As cidades de Belo Hori-zonte, Cuiabá, Fortaleza, Florianó--polis e Brasília receberam a Palestra Técnica, com datas já marcadas para Vitória (14/06), Aracaju (10/07) e Rio de Janeiro (20/08). Em Salvador, a data ainda não está confirmada. A intenção é chegar às demais capitais do Brasil não con-templadas pelo Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas, ainda em 2013.

Para mais informações, acesse o site do Fórum: www.forumobraspublicas.com.br

Em sábado de sol exuberante, depois de muitos de tempo chuvoso, o IBEC Social realizou uma caminhada eco-lógica no Costão de Itacoatiara, na Serra da Tiririca, na praia de Itacoa-tiara, cidade de Niterói, no dia 26 de maio. Participaram 90 alunos de cursos ministrados gratuitamente nas três unidades do IBEC Social: Niterói, Centro do Rio de Janeiro e Engenho de Dentro.

O evento foi iniciado na sede praiana da AFEA - Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos, em Itacoa-tiara, para onde os participantes foram transportados pelo IBEC Social, com a distribuição de lanche e palestra proferida sobre o Parque EstadualEstadual da Serra da Tiririca, sua história, importância e necessidade de preservação bem como de cuida-dos que devem ser tomados por todos que o visitam.

O IBEC-RJ está com um novo site para informações sobre seus cursos de especialização e capacitação (MBA e Pós-Graduação). Profissio-nais interessados podem contar com uma coordenação experiente e capacitada, professores altamente qualificados,qualificados, aprendizado direciona-do ao mercado de trabalho, boa loca-

lização e estrutura, e com uma certi-ficação oferecida pelo INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação), há 10 anos consecutivos entre os melho-res MBAs, segundo a Revista Você/SA da Editora Abril.

Acesse: www.ibecrj.com.br

A 1ª Edição da Revista Engenharia de Custos já está disponível em versão digital no nosso site.

O IBEC estará presente em duas Feiras de Construção, nos próximos meses. Na Construir Minas, entre os

dias 19 e 22 de junho, e na Ficons, em Pernambuco, de 05 a 08 de agosto.

Visite nosso estande!

http://www.ficons.com.br/2013/ http://www.feiraconstruir.com.br/minas/

Mais informações no nosso site: www.ibec.org.br

Acesse:www.ibec.org.br/publicacoes/e faça o download gratuito da Revista.

A caminhada ocorreu dentro do previsto e ao final foi servido almoço para todos. O restante do dia foi aproveitado pelos partici-pantes na piscina, sauna, salão de jogos e quadras de esporte da AFEA. Foi ainda proferida rápida palestrapalestra sobre arte e em seguida todos revelaram suas aptidões artísticas com pintura em muro.

Regionais IBEC: Aracaju/SE, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF , Campinas/SP,

Cuiabá/MT, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Rio de Janeiro/RJ, São José dos Campos/SP , São Luís/MA, São

Paulo/SP, Vitória/ES. Novas: Curitiba/PR, Goiânia/GO, Recife/PE, Salvador/BA.