boletim municipal rio maior

24
i nforma JANEIRO A JUNHO DE 2011 i nforma Bolem Municipal - Janeiro | Junho 2011 8.500 exemplares - Distribuição Gratuita 1 i nforma Bolem Municipal | Janeiro a Junho 2011 | 8.500 exemplares | Distribuição Gratuita obras em curso Por todo o concelho vão sendo lançadas grandes e pequenas obras. A Câmara Municipal de Rio Maior connua a apostar na melhoria das acessibilidades e qualidade de vida dos munícipes. Veja no interior deste bolem as obras actualmente em curso e aquelas que brevemente serão lançadas pela autarquia. ~ ~

Upload: vasco-tavares

Post on 08-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição Janeiro a Junho de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

informaBoletim Municipal - Janeiro | Junho 20118.500 exemplares - Distribuição Gratuita

1

informaBoletim Municipal | Janeiro a Junho 2011 | 8.500 exemplares | Distribuição Gratuita

obras em cursoPor todo o concelho vão sendo lançadas grandes e pequenas obras. A Câmara Municipal de Rio Maior continua a apostar na melhoria das acessibilidades e qualidade de vida dos munícipes. Veja no interior deste boletim as obras actualmente em curso e aquelas que brevemente serão lançadas pela autarquia.

~ ~

Page 2: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

IGREJA DA MISERICÓRDIA

2

Ficha TécnicaEdição: Câmara Municipal de Rio MaiorDirecção: Isaura Morais Coordenação: Nuno Malta, Paulo ColaçoRedação e Colaboração: Liliana Casimiro, Paulo Araújo, Ricardo Rosário, Dora Crespo, Fernando Costa, Mário Fróis, Alvaro Samora, João Paulo Baptista, Paulo Montez, Vasco Tavares e Ricardo AurélioConcepção: Gabinete de Imagem, Comunicação e Relações Públicas da CMRM | Impressão: Riográfica, Lda | Dep.Legal n.º 218282/04

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

Page 3: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

Caras e Caros Munícipes,

Apresento-vos mais uma edição do nosso Boletim Municipal.

O destaque central foi dado ao sector das obras, uma área a que o Executivo Municipal se tem dedicado para benefício de Rio Maior e dos Riomaiorenses.

Aqui damos a conhecer algumas das inúmeras intervenções que estão a ter lugar na cidade e nas freguesias. O nosso Concelho precisa efectivamente das obras que estão a decorrer e estas não se fazem apenas em momentos eleitorais ou mediáticos. Uma cidade não pode viver de agendas meramente políticas mas sim de uma visão estratégica virada para o progresso.

A principal qualidade dos autarcas é essa visão, e é habitualmente pela sua visão e capacidade de concretização que os Executivos marcam o rumo dos Concelhos. Com a indispensável coragem, uma forte dose de persistência, muito sonho e um fundamental sentido de futuro, as localidades são desenhadas por aqueles a quem foi confiada a gestão de uma comunidade.

Essa responsabilidade, o Executivo que lidero nunca rejeitará!

É por isso que, mesmo nestes tempos difíceis, as obras continuarão o seu curso. Desde a pequena intervenção à obra mais significativa, passando pela Regeneração Urbana e pelas muitas obras de proximidade, tudo está a ser pensado e executado.

Sabemos que os tempos são difíceis mas estes são os momentos certos para mostrar dinamismo e capacidade de realização. Estamos conscientes de que o nosso Concelho não ficará imune aos problemas que o País já enfrenta e continuará a enfrentar nos próximos meses e anos, porém não será por falta de energia ou de coragem que algumas decisões importantes ficarão por tomar.

Mas nem só de obras trata este Boletim. A presente edição aborda, como habitualmente, a cultura, acção social, turismo, desporto, juventude, feiras e eventos, áreas em que tanto a autarquia como todo o Concelho está repleto de actividade.

Faço votos de boa leitura e de bom Verão para todos.

3

Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior

Page 4: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

A Câmara Municipal de Rio Maior assinalou a passagem do 37.º aniversário do 25 de Abril com uma sessão solene realizada, nesse mesmo dia, no auditório dos Paços do Concelho.

O Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, António Arribança, abriu a sessão focando a grave situação que o nosso país atravessa: “há que mudar, ou nos empenhamos todos para mudar ou então continuará tudo na mesma ou pior”.

Após os discursos dos líderes das diversas forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Rio Maior, a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior frisou: “hoje, 25 de Abril de 2011, os portugueses assinalam o dia em que um grupo de audazes militares quis devolver ao povo a condução do poder político. Foi há 37 anos que houve quem dissesse ‘basta’.” Relativamente à situação actual do país considerou que“não devemos ser nem optimistas nem pessimistas. Devemos ser, isso sim, realistas. O realista é aquele que tem plena consciência da situação em que se encontra, é aquele que reage com ânimo e coragem, é aquele que aposta e arrisca, é aquele que enfrenta as dificuldades fazendo o seu mundo avançar. Foi o que fizeram os militares de Abril: não se conformaram nem acharam que viria aí um salvador para abrir Portugal à Democracia e ao Desenvolvimento”, disse a autarca.

Estas comemorações contaram com a participação do Coro da Universidade Sénior que interpretou temas de Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

CoMEMoRAçõES Do 37º AnIvERSáRIo Do 25 DE AbRIlSESSÃo SolEnE CoMEMoRATIvA EvoCA HERÓIS DE AbRIl E DIFICUlDADES Do PRESEnTE

JARDIM EUGÉnIA lIMA InAUGURADo “Rio Maior cativou o meu coração” disse a acordeonista durante a homenagem

A Câmara Municipal de Rio Maior homenageou, no dia 25 de Abril, a conceituada acordeonista Eugénia Lima ao atribuir-lhe o nome do jardim recentemente requalificado, junto da sua residência na Avenida Paulo VI.

Perante largas dezenas de amigos e autarcas, a artista de 85 anos de idade descerrou, juntamente com a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, a placa alusiva a este acto.

Comovida com a homenagem, Eugénia Lima mostrou a sua satisfação ao dizer que deve ser das artistas mais privilegiadas, “não sei de outro artista que tenha tido a felicidade de lhe ser prestada em vida uma homenagem destas”. A acordeonista relembrou de seguida o seu percurso de vida e recordou que está em Rio

Maior há 40 anos, “nesta terra as pessoas sempre me estimaram e acarinharam bastante. Rio Maior cativou o meu coração”, disse. Na sua intervenção, Isaura Morais começou por afirmar que “uma terra que não homenageia as suas gentes nunca pode ser uma grande terra”. No final, Eugénia Lima brindou os presentes com aquilo que melhor sabe fazer, uma actuação de acordeão, que a todos animou.

4

Page 5: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

RIo MAIoR HoMEnAGEIA RUy bEloMaria Cavaco Silva presente nas evocações ao poeta

São João da Ribeira recebeu, no dia 27 de Fevereiro, a ilustre visita da Primeira-Dama Maria Cavaco Silva, convidada de honra nas evocações ao poeta Ruy Belo. Na passagem do 78.º aniversário do nascimento do célebre poeta riomaiorense, as comemorações principiaram logo pela manhã com uma romagem ao cemitério. Maria Cavaco Silva, juntamente com Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, e Teresa Belo, viúva do poeta, depôs uma coroa de flores na campa de Ruy Belo, falecido a 8 de Agosto de 1978. De seguida a comitiva dirigiu-se para a entrada da Junta de Freguesia, local onde foi inaugurado um busto de Ruy Belo, da autoria do escultor caldense Herculano Elias. Neste espaço, o Presidente da Junta de Freguesia de São João

da Ribeira, José Luís Cruz, deu as boas-vindas ao muito público presente vindo de diversos pontos do país, a que se seguiram as intervenções de Isaura Morais, Teresa Belo e Maria Cavaco Silva.

Destaque para a presença nesta cerimónia de diversos autarcas e ex-autarcas concelhios, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, do conceituado pintor e performer Riomaiorense, Manoel Barbosa, amigos e familiares de Ruy Belo e inúmeros habitantes da Freguesia de São João da Ribeira. Seguiu-se um almoço no Salão da Junta de Freguesia de São João da Ribeira. À tarde, e a encerrar as cerimónias, teve lugar no Cineteatro de Rio Maior um espectáculo intitulado “Ruy Belo, era uma vez”, apresentado pelo Coro da Ermida, tendo contado com uma excelente moldura humana. Estas evocações tiveram a organização conjunta da Junta de Freguesia de São João da Ribeira e da Câmara Municipal de Rio Maior, com a especial colaboração da “RB33”, Associação de Jovens de São João da Ribeira.

5

Page 6: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

“CaRnaval no Rio” foi uM êxitoRuas da cidade encheram-se com centenas de mascarados e muito público a assistirA grande adesão de grupos participantes e de público a assistir foram as principais razões para o êxito da primeira edição do “Carnaval no Rio”. O desfile passou pelas ruas da cidade de Rio Maior, na noite do dia 5 de Março. Nem a chuva desmobilizou a enorme quantidade de foliões e de espectadores deste Desfile Nocturno que principiou na Rotunda da República, passando por toda a Rua Dr. Francisco Barbosa, até ao Largo Adelino Amaro da Costa, voltando até à Rotunda da República. Participaram 18 “Carros Alegóricos” e oito “Grupos Apeados”, num total de cerca de 800 participantes, avaliados segundo os critérios carro, fantasia, confecção, conjunto, animação, originalidade e tema.

CARnAvAl ESColAR Do ConCElHo DE RIo MAIoRjovens foliões desfilaram pela av. paulo vi e assistiram a espectáculo no pavilhão polidesportivoO Carnaval Escolar do Concelho de Rio Maior realizou-se no dia 4 de Março, com a participação de cerca de 1.800 crianças dos Jardins-de-Infância, Escolas do 1.º Ciclo e do Centro de Educação Especial “O Ninho”. A concentração teve lugar na Praça da República, seguindo-se o desfile pela Av. Paulo VI até ao Pavilhão Polidesportivo, com as crianças trajadas a rigor. Já no Pavilhão Polidesportivo, completamente lotado, as crianças assistiram à actuação musical de “Taranta e Cornetinha”, acompanhados pela Família Disney. Este evento foi organizado pela Câmara Municipal de Rio Maior, com a colaboração dos Jardins-de-infância e Escolas do 1.º ciclo, Desmor E.E.M., GNR, Rodoviária do Tejo, Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira e Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

6

Page 7: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

orçamento 2010 | orçamento Desmor, E.E.M. | Ecosal atlantis | auditoria

No dia 1 de Abril foram oficialmente inauguradas as Tasquinhas de Rio Maior, que comemoraram, em 2011, os seus 25 anos.

O então Ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, abriram o certame com o descerrar da placa comemorativa das bodas de prata.

A Feira das Tasquinhas prolongou-se até ao dia 10 de Abril e contou com um programa repleto de boa comida, animação, concertos, dj’s e desporto.

taSQuinHaS 2011 - fotoREPoRtaGEM

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

7

Page 8: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

DIA MUnDIAl DA CRIAnçA PInToU DE AlEGRIA o CEnTRo DA CIDADE1.800 crianças riomaiorenses tiveram direito a uma manhã repleta de actividadesO centro da cidade de Rio Maior recebeu, no dia 1 de Junho, cerca de 1.800 crianças para uma manhã cheia de actividades, música e diversão para assinalar o Dia Mundial da Criança. Das muitas actividades, destacaram-se as sessões contínuas de um filme infantil, pinturas faciais, escorregas, piscinas de bolas, as brincadeiras de psicomotricidade, insufláveis, modelagem de balões, magia de rua, pintura mural, aulas de dança, autocarros panorâmicos em que as crianças circularam dentro da cidade ao som de música muito animada, actividades desportivas e jogos tradicionais.

As actividades do Dia da Criança, destinado aos Jardins-de-Infância e Escolas do 1º Ciclo, dividiram-se pelo Jardim Municipal, Praça da República, Praça do Comércio, Largo Aires de Sá e Cineteatro, tendo a autarquia oferecido gelados, águas e bolos às crianças, professores, auxiliares, familiares e agentes que participaram na festa.

Esta iniciativa foi organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Rio Maior, Escolas do 1º Ciclo e Jardins-de-Infância do concelho de Rio Maior, públicos e privados. Isaura Morais, Presidente da Câmara, Sara Fragoso, Vereadora da Educação e Nuno Malta, Vereador da Juventude marcaram presença neste evento, participando nas diversas actividades.

FÓRUM ASSoCIATIvo DE RIo MAIoR volToU A REUnIRASSoCIAçõES E ClUbES Do ConCElHo PARTICIPARAM ACTIvAMEnTE nA ElAboRAçÃo DE novo REGUlAMEnTo

O Fórum Associativo de Rio Maior reuniu por duas vezes no primeiro semestre do ano de 2011, ambas no auditório do Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, tendo como assunto de debate o Regulamento de Apoio ao Associativismo. Este grupo de trabalho, criado pelos pelouros da Cultura e da Juventude, dos quais são responsáveis, respectivamente, Sara Fragoso e Nuno Malta, reúne os dirigentes das diversas colectividades culturais, desportivas, recreativas e juvenis do Concelho para debater temas de interesse comum.

Na primeira sessão de 2011 foi discutida a proposta de Regulamento de Apoio ao Associativismo elaborada pela Autarquia, tendo a mesma sido analisada e discutida à minúcia através das intervenções dos muitos dirigentes associativos presentes. Nuno Malta abriu a sessão declarando que este projecto de Regulamento pressupõe várias etapas e que em todas elas pode haver melhorias da proposta inicial. O Vereador incentivou todos a participarem. Por seu turno, já no encerramento, Sara Fragoso agradeceu o empenho de todos, congratulando-se pela riqueza da discussão em que também participou.

Após esta edição, o Fórum voltou a reunir para aprovar o documento final do Regulamento de Apoio ao Associativismo, que actualmente já se encontra em vigor.

8

Page 9: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

SAlInEIRoS HoMEnAGEIAM PRIMEIRA DIRECçÃo DA CooPERATIvAJoão calado da maia e Casimiro fróis ferreira recordados em placa comemorativa

A Cooperativa Agrícola dos Produtores de Sal de Rio Maior, C.R.L. homenageou, no dia 15 de Maio, os seus antigos Presidentes e fundadores João Afonso Calado da Maia e Casimiro Fróis Ferreira. Num momento simbólico, dirigido pelo actual Presidente da Direcção da Cooperativa dos Produtores de Sal, José Casimiro, coube aos então Presidente, João Calado da Maia, e Vogal, Casimiro Fróis Ferreira, descerrarem a placa evocativa da primeira Direcção.

Sucedeu-se a sessão solene onde Casimiro Fróis Ferreira recordou os tempos difíceis vividos pelos salineiros e pelos proprietários antes da constituição da Cooperativa. João Calado da Maia fez o historial da “maior jóia do Concelho de Rio Maior”, desde 1177, data do documento mais antigo que se conhece referente às Salinas, até aos dias de hoje.

Seguidamente, Isaura Morais dirigiu-se aos presentes salientando que as suas origens pertencem às Marinhas do Sal. “Aqui nasci e cresci e muitos dos presentes conhecem-me desde sempre… e nem sempre é fácil falarmos para aqueles que sempre acompanharam o nosso percurso”.

A Presidente, que é igualmente sócia da Cooperativa dos Produtores de Sal, falou da aposta na elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda das Salinas, que já se encontra em andamento e que irá permitir “a salvaguarda, a valorização e depois divulgação deste património” e o Plano Estratégico que irá considerar as Marinhas a “alavanca turística do nosso Concelho”. Isaura Morais apelou à cooperação entre “todos os que possam e queiram estar envolvidos neste processo”, para que juntos possam preparar toda esta zona para o futuro.

ESPAÇO RESER-VADO PARA DADOS CEN-SOS 2011

O Instituto Nacional de Estatística realizou durante os meses de Março e Abril a operação Censos 2011. Este foi o XV Recenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação levado a cabo em Portugal com o objectivo de proporcionar à Sociedade, aos decisores e aos investigadores um importante instrumento para o conhecimento actualizado e exaustivo da população e da habitação em Portugal.

Foram divulgados já este mês os primeiros dados provisórios relativos ao trabalho censitário e por isso aqui deixamos os primeiros dados do concelho de Rio Maior.

9

CEnSoS 2011MAnUTEnçÃo DA PoPUlAçÃo RESIDEnTE E CRESCIMEnTo Do PARQUE HAbITACIonAl Do ConCElHo

HM H HM H HM H HM HRio Maior 21 110  10 364  21 473 10 695 7 669 10 420 8 418  21 231 10 322 20 828 10 096 8 371 12 583  9 836

Alojamentos EdifíciosPopulação

Famílias Alojamentos EdifíciosResidente Presente Residente PresenteZona

Geográfica

2001 2011 (Dados preliminares)População

FamíliasHM H HM H HM H HM H

Rio Maior 21 110  10 364  21 473 10 695 7 669 10 420 8 418  21 231 10 322 20 828 10 096 8 371 12 583  9 836

Alojamentos EdifíciosPopulação

Famílias Alojamentos EdifíciosResidente Presente Residente PresenteZona

Geográfica

2001 2011 (Dados preliminares)População

Famílias

Page 10: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

Isaura Morais, acompanhada pelo Vereador Nuno Malta, foi uma das individualidades convidadas para a inauguração da 48.ª edição da Feira Nacional de Agricultura / 58.ª Feira do Ribatejo, que teve lugar no dia 4 de Junho, no CNEMA, em Santarém.

O último dia do certame foi dedicado à mostra turística do Concelho de Rio Maior, com a promoção dos diversos pontos turísticos ao dispor de todos os que nos visitam, desde o ex-libris Salinas à zona serrana, passando pela Vila Romana de Rio Maior, cujas visitas guiadas por técnicos da autarquia estão agora disponíveis duas vezes por dia - às 11h00 e às 16h00 - todos os dias (dias de semana, sábados e domingos).

O Municipio de Rio Maior esteve inserido no stand da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo), no Pavilhão com o sugestivo nome “Prazer de Provar”.

A animação do Stand esteve a cargo de: Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Bagatuna, Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira e Escola de Música de Asseiceira. Paralelamente à animação musical houve uma Mostra Gastronómica dos produtos do Concelho bem como animação no exterior com as “Dinâmicas Naturais” e Artesanato ao Vivo.

Rio MaioR PRESEntE na 48ª fEiRa naCional Da aGRiCultuRaISAURA MoRAIS E nUno MAlTA PRESEnTES nA CERIMÓnIA DE InAUGURAçÃo Do CERTAME

bEnEFICIAR o TURISMo nAS SAlInASautarquia quer dar melhores condições aos cerca de 10.000 visitantes anuais das salinas

Após obras de remodelação, foi inaugurado no dia 18 de Março o Posto de Turismo das Salinas de Rio Maior, que deu lugar ao serviço até agora denominado Posto de Informação Turística. O espaço foi oficialmente inaugurado pela Presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, num acto que contou com as presenças de diversas personalidades, entre autarcas, funcionários e convidados. A autarca começou por referir que em Rio Maior “temos um património vastíssimo, que potencia um Turismo que vai desde o Religioso até aos desportos de Aventura e de Natureza”, distinguindo-se as Salinas, que considera serem “a porta de entrada da nossa Serra dos Candeeiros”. Esta remodelação foi efectuada com uma comparticipação do FEDER em 65%, através da candidatura apresentada e aprovada ao Projecto Transnacional “Ecosal Atlantis - Ecoturismo nas Salinas Atlânticas”: uma estratégia de

desenvolvimento integrado e sustentável, que vem no seguimento do Programa Interreg III, com o propósito de revitalizar as salinas e dar continuidade ao trabalho desenvolvido, nomeadamente na consolidação e creditação das Rotas Patrimoniais relacionadas com o Sal.

10

Page 11: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

ESCola PRofiSSional REalizou xviii JoRnaDaS PRofiSSionaiSescola recebeu elogios pela qualidade da oferta formativa

A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) realizou, entre os dias 11 e 13 de Maio, as suas XVIII Jornadas Profissionais. A Sessão de Abertura decorreu no Cineteatro, numa cerimónia presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e por Luís Capucha, Presidente da Agência Nacional de Qualificação. Na mesa de honra sentaram-se também Adelino Bernardes e Carlos Abreu, membros do Conselho de Gerência da EPRM, Luciano Vitorino, Director Pedagógico da EPRM, Eduardo Oliveira, da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), Bentes da Silva, Director Financeiro da EPRM, e Gonçalo Santos, Presidente da Associação de Estudantes da EPRM. O Director Pedagógico daquele estabelecimento de ensino fez uma breve caracterização do sucesso que a escola tem tido ao longo dos 18 anos de existência salientando que “desde a abertura tivemos já a procura de 1606 alunos, tendo a escola apenas capacidade para aceitar 1057, ou seja significa que a EPRM tem tido uma procura maior que a oferta formativa”.

Luís Capucha, começou por dar os parabéns aos alunos que receberam o prémio de mérito. O Presidente da Agência Nacional de Qualificação reforçou a ideia de que “os cursos profissionais são geralmente os mais procurados por quem termina o ensino básico”, afirmando que “a Escola Profissional de Rio Maior é hoje uma referência no nosso país”. Na sua intervenção, Isaura Morais começou por congratular a EPRM pela passagem de mais umas Jornadas, e salientou que “se a Escola Profissional de Rio Maior consegue atrair tantos alunos de fora do Concelho (Fátima, Alcobaça, Cadaval, entre outros) é porque existe uma quase garantia de colocação no mercado de trabalho, e esse é um mérito que ninguém pode tirar à nossa Escola”, concluiu. Durante a cerimónia foram entregues prémios aos dois melhores

alunos dos diversos cursos. Seguiu-se uma visita à escola, com especial passagem pelas salas das turmas, em que os alunos dos diversos cursos mostraram os trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano lectivo. Do restante programa destas XVIII Jornadas Profissionais da EPRM fizeram parte actividades lúdicas e culturais, desde exposições técnicas, a intercâmbios escolares desportivos e recreativos, passando por colóquios, encontros com empresários e profissionais, até sessões temáticas e actividades livres.

11

Page 12: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

12

as cidades não são elementos estáticos: pelo contrário, são organismos vivos que sofrem contínuas transformações ao longo dos tempos. Evoluem na exacta medida da evolução das sociedades, procurando responder às vontades e necessidades das populações, também elas em permanente mudança.

Consciente da tendência de abandono e perda de importância funcional de uma parte significativa da “cidade velha” - que contrasta claramente com a zona da “cidade nova”, a Câmara Municipal de Rio Maior assumiu a liderança de uma parceria orientada para reunificar e dar coerência ao traçado urbano de Rio Maior, conferindo-lhe, por essa via, uma maior capacidade de voltar a crescer na economia local e de abraçar novas funções urbanas.

o objectivo da autarquia não é o de contrariar a tendência de desenvolvimento da cidade mas sim o de permitir que todas as suas áreas disponham das mesmas condições para prosperar, ajudando Rio Maior a crescer como um todo harmonioso e vivo.

RecupeRação e modeRnização do meRcado municipal

Em termos globais, com este projecto pretende-se recuperar e modernizar o Mercado Municipal actualmente existente, implementando novas condições de conforto, higiene e segurança que propiciem o convívio, as trocas, o encontro de culturas, a relação entre o meio rural, a sua cidade e o mundo que a visita.

Este projecto pode ser decomposto nas seguintes componentes: Recuperação do Mercado Municipal (piso térreo) visando adequar esta estrutura às necessidades de funcionamento e organização actualmente exigidas e também fazer a sua recuperação promovendo a coerência da malha urbana entre o núcleo histórico e este centro de serviços.

Ainda no piso térreo, pretende criar-se um novo espaço polivalente para divulgação, promoção e comercialização de produtos regionais. Deste modo, contribui-se para o reforço

da capacidade empreendedora, do dinamismo e mesmo da excelência das actividades da região, possibilitando a instalação de uma “montra permanente” no centro da cidade, do que melhor se realiza no concelho. Construção de um novo espaço comercial mais polivalente com possibilidade de acolhimento de loja de conveniência a funcionar em horário diferenciado, mais alargado, do restante comércio da envolvente (novo piso).

espaço polivalente com funções cívicas, lúdicas e sociais

O Espaço Polivalente situa-se na Praça do Comércio. A sua instalação nesse espaço permite atingir vários objectivos da estratégia de regeneração Urbana.

Desde logo a recuperação do antigo centro urbano da cidade de Rio Maior enquanto local de acentuada importância funcional. Neste projecto está incluída a criação de uma sala multiuso dedicada à animação social, cultural e cívica por parte das diversas associações do concelho.

Esta localização não deixa também de ser um elemento potenciador da vida económica e social da zona antiga, propiciada pelo regresso da afluência e circulação de pessoas. De igual modo, o espaço escolhido permite dar vida nova a uma Praça que ocupa lugar de destaque na história económica e social da cidade.

Page 13: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

13

RecupeRação da fonte de 1931 junto à pRaça do coméRcio

A função original deste fontanário era o abastecimento público de água, estando ainda em uso para esta finalidade, apesar do seu uso mais reduzido dado o desenvolvimento das redes de abastecimento público.

O fontanário representa parte da história de Rio Maior, e um grande activo artístico da região. É de estilo Art Déco, com planta semi-hexagonal, composto por cisterna e três panos de alvenaria tradicional revestidos a pedra calcária e decorados com cinco painéis de azulejos.

A intervenção verificar-se-á a dois níveis: nos azulejos e na pedra. Assim, terão lugar trabalhos de limpeza superficial de sujidades e poeiras de forma a não destruir os traços originais, limpeza de juntas, remoção de manchas de óxido, fixação dos vidrados, refechamento de juntas deterioradas, preenchimento de lacunas com argamassas macias de cal e por fim uma integração cromática dos preenchimentos e aplicação final de verniz protector.

ReQualificação da liGação da Rua do aRRaial ao laRGo do outeiRo

Esta presente operação qualifica o espaço público visto que contribui para melhoria da acessibilidade e mobilidade, contemplando também a recuperação e qualificação de espaço público, incluindo mobiliário urbano e equipamento estruturante.

A abertura da rua implica a execução de passeios em ambos os lados da mesma, além de faixa de rodagem e as devidas infra-estruturas urbanísticas e pavimentação de aproximadamente trinta metros de extensão. Esta pequena intervenção permite transformar um local antigo da cidade onde trinta anos atrás foi iniciado um conjunto habitacional, com significativa densidade habitacional, e que até agora é servido por um impasse, passando a dispor de rua com saída, aproximando o local das proximidades da Av. dos Combatentes, ex-EN1.

ReQualificação do espaço público do peRcuRso da pRocissão da via-sacRa

Esta intervenção visa a melhoria da acessibilidade e mobilidade, promovendo os modos de transporte favoráveis ao ambiente (a circulação ciclável e a pedonal), a reestruturação da rede viária, a criação de estacionamento e a supressão de barreiras arquitectónica, colocação de contentores subterrâneos para recolha de resíduos sólidos urbanos.

Visto que esta operação prevê a mudança da pavimentação, as redes eléctricas, de gás, de telecomunicações e fibra óptica, de águas e esgotos serão reforçadas e disciplinadas.

Estarão sob intervenção as seguintes vias: Rua Mouzinho de Albuquerque e Largo D. Maria I, Rua Dr. Francisco Barbosa, Rua João Ferreira da Maia, Rua Prof. Manuel José Ferreira, a Rotunda da Praça da República, a Rua Almirante Cândido dos Reis, Rua do Arraial, Rua Jornal O Riomaiorense, Rua Afonso CaIado da Maia e a zona envolvente da Igreja .

Page 14: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

14

obRAS no ConCElHo DE RIo MAIoR

1 - Recuperação e reconversão das instalações da antiga Escola Primária nº1 para albergar a Universidade Sénior de Rio Maior e os Serviços de acção Social do Município

2 - Requalificação do troço de ligação Rio Maior - Alto da Serra

3 - Requalificação da Estrada Alto da Serra – Fonte da Bica

4 - Aplicação de Micro Aglomerados na Estrada da Sra. da Luz

5 - Requalificação da Estrada Marinhas - Casal da Velha

6 - Beneficiação da EM 583 - Troço Gato Preto - Via Vai

7 - Arranjos exteriores no Bairro Social de Asseicieira

8 - Recuperação do pontão de Anteporta (Rua das Flores), após a degradação a que foi sujeito nas intempéries do final de 2009

9 - Aplicação de microaglomerados na ligação Senhora da Luz - Arco da Memória

10 - Pavimentação parcial da Rua Vale Caldeira, com execução de valetas moldadas em betão

11 - Pavimentação de Parque de Estacionamento na zona conhecida como Rio da Ponte

12 - Recuperação do pontão do Laroujo (Rua Casal Carvalhos),

1 2 3

4

7

10

5 6

8 9

11 12

OBRAS EM EXECUÇÃO

OBRAS CONCLUÍDAS

Legenda

Page 15: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

15

obRAS A InICIAR bREvEMEnTEREQualifiCaÇÃo Do ESPaÇo PÚBliCo PERCuRSo Da PRoCiSSÃo DoS PaSSoS ou via SaCRa (1ª faSE)

Com esta intervenção pretende-se contribuir para a valorização do património cultural do município de Rio Maior, promovendo e fomentando simultaneamente a vivência urbana com a qualificação do espaço público. Para a execução deste projecto teve-se em atenção a necessidade de rever e alterar a rede de esgotos unitários, transformando-os numa rede separativa. Rever toda a rede eléctrica e de telecomunicações. Substituir condutas de água, reabilitar as zonas pavimentadas em calçada e em betuminoso.

EMISSáRIo REDE DE ESGoToS DE vAlE DE ÓbIDoSCom esta intervenção pretende dotar-se a Rua das Sesmarias da ligação à rede pública de esgotos de Vale de Óbidos, através da elevação de efluente. Aproveitando a intervenção, novas ligações serão tidas em conta aumentando assim a percentagem de serviço naquela zona.

REPARAçÃo En114, RIbEIRA DE SÃo JoÃo E SÃo JoÃo DA RIbEIRA

ConStRuÇÃo Do CEntRo ESColaR n.º3 - SÃo JoÃo Da RiBEiRa

AlTERAçÃo E AMPlIAçÃo Do CEnTRo DE ESTáGIoS DE RIo MAIoRCEntRo DE alto REnDiMEnto DE Rio MaioR - nataÇÃo

obRAS EM FASE DE ConCURSoREQUAlIFICAçÃo Do ESPAço PÚblICo PERCURSo DA PRoCISSÃo DoS PASSoS

ou via SaCRa (2ª faSE a)

ConSTRUçÃo E bEnEFICIAçÃo DE TRoçoS DA REDE vIáRIA MUnICIPAlBEnEfiCiaÇÃo av. DE PoRtuGal (vaRiantE CiRCulaR uRBana), Rio MaioR

BEnEfiCiaÇÃo Da liGaÇÃo EntRE a En 365 E a av. MÁRio SoaRES

obRAS EM FASE DE PRoJECToREDE DE AbASTECIMEnTo DE áGUAS DA vIlA DA MARMElEIRA

SAnEAMEnTo EM CASAIS MonIZES

SinalÉtiCa HoRizontal na En1 Rio MaioR-aSSEiCEiRa

REQUAlIFICAçÃo Do ESPAço PÚblICo PERCURSo DA PRoCISSÃo DoS PASSoSou via SaCRa (2ª faSE B)

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

Page 16: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

CEntRo DE alto REnDiMEnto DE Rio MaioR - nataÇÃo inauGuRaDonatação portuguesa passa a contar com os meios técnicos mais modernos do país

O então secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, o Presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo José Frischknecht e a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, inauguraram no 31 de Março de 2011, o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação.

Entre as inovações agora inauguradas, destacam-se um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas, ergómetros para ginásio de “treino em seco”, aparelhos de medição da força desenhados para avaliar a performance dos atletas (força dinâmica e estática), e equipamento da mais recente tecnologia de terapia e recuperação (laser, ultrasons, magnoterapia, ondas de choque, ondas curtas).

Isaura Morais referiu que “o Centro de Alto Rendimento de Natação junta-se, assim, a outras valências que o Centro de Estágios de Rio Maior oferece ao desporto nacional e internacional, como elemento diferenciador na preparação de equipas e de atletas para o alto rendimento e para a alta competição. Rio Maior é um dos concelhos que está preparado para enfrentar a possibilidade de concorrer com o que de melhor é feito no estrangeiro”.

O então Secretário de Estado, Laurentino Dias, afirmou que “este Centro traz para Rio Maior o que de mais moderno existe em termos técnicos para a natação. Não só para esta modalidade, também para outros atletas que estejam nesta casa.”

Com a realização da prova de Arrouquelas, no dia 1 de Maio, terminou o 23º Torneio de Atletismo das Freguesias do Concelho de Rio Maior, iniciativa da Câmara Municipal de Rio Maior que contou com a realização de oito competições, organizadas numa colaboração entre Juntas de Freguesia, Associações ou Clubes Desportivos e a Câmara Municipal.

O Torneio iniciou-se a 30 de Outubro de 2010 com a realização do Grande Prémio de Correias e prosseguiu com competições ao longo de toda a época desportiva, seguindo-se a Volta à Freguesia de Asseiceira, Troféu Vítor Barata na Vila da Marmeleira, Grande Prémio do Ribeirense na Ribeira de S. João, Corrida de Natal da AECRM em Rio Maior, Mil Metros de Assentiz, Légua de Vale de Óbidos, e finalmente a Dupla Légua em Arrouquelas.

Em relação aos atletas naturais ou residentes no Concelho de Rio Maior que estiveram presentes nas diversas provas, o número de praticantes, independentemente das provas que disputaram ultrapassou a centena, mais precisamente 102 atletas, dos quais 65 do sector masculino e 37 do feminino, entre os oito e os sessenta anos.

ToRnEIo DE ATlETISMo DAS FREGUESIAS Do ConCElHo DE RIo MAIoR23ª edição concluída com sucesso

16

Page 17: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

No passado dia 21 de Maio realizaram-se no Complexo Desportivo de Rio Maior as finais do torneio de veteranos em futebol 7, do Projecto Mais Lezíria. Esta iniciativa foi uma organização da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e dos Municípios associados, entre os quais Rio Maior, tendo por objectivo reunir a população em inúmeros convívios desportivos, promovendo também a vida saudável. A equipa do Cartaxo foi a vencedora deste torneio após ter ganho a final, na marcação de penalties, à representante de Almeirim. Durante todo o dia, foram muitos os jogos que se disputaram nos relvados do Complexo Desportivo de Rio Maior.

Após o jogo da final foram entregues os prémios, onde em representação da Câmara Municipal de Rio Maior esteve a Vereadora Sara Fragoso.A classificação final foi a seguinte: 1.º Cartaxo; 2.º Almeirim (Taça Disciplina); 3.º Salvaterra de Magos; 4.º Santarém; 5.º Rio Maior “A”; 6.º Azambuja; 7.º Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo; 8.º Benavente; 9.º Coruche; 10.º Alpiarça; 11.º Rio Maior “B”; 12.º Chamusca.

CaRtaxo vEnCEu toRnEio DE vEtERanoS EM futEBol 7torneio integrado no projecto mais lezíria 2011 disputou-se no complexo desportivo de rio maior

CAMPEonAToS nACIonAIS DE JUnIoRES E SEnIoRES DE nATAçÃorio maior recebeu os melhores da natação portuguesa

Os Campeonatos Nacionais de Natação em Juniores e Seniores tiveram lugar em Rio Maior, de 1 a 3 de Abril, com o FC Porto/Dolce Vita a conquistar mais títulos a nível colectivo e Marta Marinho e Alexis Santos a serem os mais medalhados em termos individuais.

Em termos colectivos, no escalão sénior, o FC Porto conseguiu 32 troféus (dezasseis de ouro, nove de prata e sete de bronze), seguindo-se o Sporting, com 24 (cinco de ouro, dez de prata e nove de bronze) e a Amadora, com 17 (quatro de ouro, sete de prata e seis de bronze). Em juniores, o FC Porto voltou a ser mais forte, conquistando um total de 14 pódios (oito primeiros

lugares, um segundo e cinco terceiros). O Alcobaça somou 14 medalhas (cinco de ouro, oito de prata e uma de bronze) e o SC Braga 13 (quatro de ouro, seis de prata e três de bronze).

Durante os três dias de competição foram alcançados dois recordes nacionais absolutos, ambos pela equipa feminina do FC Porto/Dolce Vita, nas provas de 4x50 livres (1:46.22) e 4x200 livres (8:27.04). Foram também atingidos cinco mínimos para o Campeonato da Europa de Juniores, competição que se realiza em Belgrado no mês de Julho: Paula Oliveira (100 e 200 bruços), Cátia Martinheira (200 costas), Victoria Kaminskaya (200 bruços) e Diana Durães (200 estilos).

17

Page 18: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

MAIoR AUlA DE JUDo DE RIo MAIoR CoM nUno DElGADocrianças riomaiorenses aprenderam judo durante uma tarde

Realizou-se a 26 de Abril, no Complexo Desportivo, a Maior Aula de Judo de Rio Maior. A aula foi orientada pelo judoca Nuno Delgado, mentor do «Achieve, Collect, Give Back» - um movimento de consciência cívica, que tem como objectivo mobilizar pessoas e recursos para ajudar a formar Campeões para a Vida.

Por iniciativa da Casa do Povo de Rio Maior a que se associou a Câmara Municipal, este evento surgiu no seguimento de outros pelo País fora. A Maior Aula de Judo de Rio Maior reuniu largas centenas de crianças de várias escolas, que, de forma activa e entusiasmante, participaram num treino inovador, com coreografia ao som do hino «Achieve, Collect and Give Back».

A presidente Isaura Morais, a vereadora Sara Fragoso, o presidente da Casa do Povo de Rio Maior Rui Picoto, a apresentadora da RTP Dália Madruga e a judoca Yahima Ramirez (madrinha da Maior Aula de Judo do distrito de Santarém), foram algumas das personalidades que acompanharam Nuno Delgado nesta iniciativa em Rio Maior.

RIo MAIoR RECEbEU A ElITE DA MARCHA ATlÉTICA MUnDIAlvera santos e joão vieira foram os melhores portugueses

Os russos, Olga Kaniskina e Valeriy Borchin, venceram o 20.º Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética, 9.º Challenge da IAAF. Ambos são campeões olímpicos e mundiais, tendo correspondido às expectativas que geraram para a prova de Rio Maior.

O pódio masculino ficou completo com o russo Stalislav Emerlyanov e o mexicano Eder Sanchez. No pódio feminino, a espanhola Beatriz Pascual foi segunda e a riomaiorense Vera Santos foi terceira. Os lugares seguintes também foram de atletas de Rio Maior, com Susana Feitor em quarto lugar e Inês Henriques em quinto.

Contando novamente com a participação de um bom lote de marchadores

da elite mundial, esta competição voltou a ser mais um êxito do atletismo internacional. As provas de promoção, para vários escalões jovens, mais uma vez também registaram um elevado número de inscritos.

Uma das razões para uma tarde que contou com muito público no centro da cidade, foi a realização de um programa de actividades desportivas que assinalaram o Dia Mundial da Saúde e animaram o espaço do Jardim Municipal. Foi proporcionada uma grande oferta de actividades de lazer dirigidas para toda a população. Algumas das actividades disponíveis foram

o tiro com arco, ponte himalaia, slide, parede de escalada e insufláveis. Houve ainda aulas de grupo com os monitores do programa “Mais Desporto, Mais Saúde”, aulas de outdoor cycling e rastreios médicos.

A organização da prova esteve a cargo da Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor, EEM. e Clube Natação de Rio Maior, com o apoio da Associação de Atletismo de Santarém.

18

Page 19: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

O “Sábado RM Jovem Alternativo”, projecto de animação desportiva/ambiental que visa a ocupação dos tempos livres dos jovens, a divulgação das actividades desenvolvidas pelo Associativismo Riomaiorense e a defesa do ambiente, regressou em 2011. Espeleologia foi a primeira actividade deste ano e decorreu na Gruta de Alcobertas, em colaboração com a Cooperativa “Terra Chã”, no dia 19 de Fevereiro. No dia 7 de Maio, o RM Jovem / Serviço de Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior levou 40 jovens até ao rio Zêzere para experimentarem Canoagem. A última actividade realizada teve lugar a 4 de Junho na Praia do Baleal e possibilitou aos 21 jovens participantes a prática do Surf. Visita www.rmjovem.pt para mais novidades.

SábADo RM JovEM AlTERnATIvojovens riomaiorenses já contactaram com a espeleologia, canoagem e surf

A Autarquia tem promovido o projecto RM Jovem In“Forma”, que começou as suas iniciativas de 2011 com o Workshop in Pizzas, no dia 5 de Fevereiro, na Pastelaria “Bolo de Garfo”. Neste Workshop, os jovens aprenderam a fazer pizzas com o formador Pedro R. Henriques, que lhes ensinou como confeccionar a massa, o molho e os variados ingredientes que podem ser utilizados como cobertura.

No dia 26 de Março prosseguiu com a realização do Workshop in Cocktails, no Vintage Caffe, onde os jovens aprenderam com o barman Ricardo Jesus, formador desta acção, as várias técnicas e quais as bebidas e ingredientes a utilizar na elaboração dos mais diversos tipos de cocktails.

Joaquim Machado foi o formador do Workshop in Fotografia que decorreu no dia 28 de Maio, no Cineteatro de Rio Maior. Esta actividade proporcionou a 20 jovens conhecerem os princípios básicos da fotografia.

o RM Jovem in“forma” é uma actividade organizada pelo RM Jovem / Serviço de Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior que visa a ocupação dos tempos livres dos jovens de forma pedagógica e pretende ser um ponto de encontro e formação dos jovens riomaiorenses.

RM JovEM in“foRMa”formação e workshops para os jovens

19

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

Page 20: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

UnIvERSIDADE SÉnIoR TEM novAS InSTAlAçõESalunos e professores têm agora melhores condiçõesA Universidade Sénior de Rio Maior (USRM) inaugurou, a 18 de Fevereiro, as suas novas instalações, na Rua Prof. Manuel José Ferreira. Num ambiente festivo mais de uma centena de pessoas, entre elas a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, a Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, a Directora da USRM, Bernardete Maurício, e os Provedor e Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, João Castro e Rui Andrade, respectivamente, ficaram a conhecer aquelas agradáveis e funcionais instalações.

No primeiro semestre deste ano a USRM realizou ainda um rol de actividades das quais se destacam uma acção de prevenção rodoviária, diversas actuações do coro, o arraial popular de Santo António e a festa de final de ano lectivo realizada a 19 de Junho no Pavilhão Multiusos. De realçar a intervenção no exterior do edíficio, para recuperação da fachada e pintura.

RIo MAIoR Já TEM ConSElHo MUnICIPAl DA JUvEnTUDEjovens conselheiros discutem ideias para os jovens riomaiorenses

Foi no dia 14 de Março que se realizou a primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude de Rio Maior (CMJ). O CMJ é um órgão criado por legislação de 2009 e pretende ser uma estrutura de representação da juventude em cada Concelho. É constituído por representantes das associações juvenis e estudantis formalmente inscritas no Registo Nacional de Associações Juvenis, por representantes das forças políticas representadas na Assembleia Municipal, membros indicados pelas Assembleias de Freguesias, juventudes partidárias, Agrupamentos de Escuteiros, entre outros elementos. A abertura desta primeira reunião esteve a cargo da Presidente da Autarquia, Isaura Morais, que vincou a firme intenção do Município em dar vida ao CMJ e exortou os membros do CMJ a darem opiniões e a partilharem as suas ideias. Por sua vez, o

Vereador da Juventude, Nuno Malta, que presidiu à sessão, não deixou de agradecer a presença de todos os representantes, reforçando que o seu pelouro contava com a opinião do CMJ no âmbito das suas funções. As principais deliberações do primeiro CMJ foram a eleição de Joana Tirano (JSD) e Inês Vargas (JP) para secretárias da Mesa e de Inês Maurício (PS) para o Conselho Municipal de Educação. De realçar a presença nesta sessão de um representante da FAJUDIS (Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém), na qualidade de observador.

20

Page 21: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

A Câmara Municipal de Rio Maior prossegue, em 2011, com a iniciativa cultural “Chá & Poesia”, desta feita com a novidade de descentralizar as sessões por Freguesias do Concelho.

Estas sessões, que dão voz aos poetas populares da região e promovem actividades de leitura, iniciaram-se no Centro de Estar de Malaqueijo no dia 22 de Janeiro, com cerca de 90 pessoas a assistirem à declamação de poemas, dos vários poetas riomaiorenses, que se inspiraram no tema “A Aldeia”. “O Pai…” foi o tema da sessão que decorreu no Centro de Estar de Assentiz, a 19 de Março, data em que se assinalou o Dia do Pai. No dia 21 de Maio, o “Chá & Poesia” foi até ao Museu de Azambujeira, onde os poetas declamaram poemas alusivos ao “Nosso Património”.

“CHÁ & PoESia” iniciativa cultural promove os poetas populares da região

IMIGRAnTES vISITARAM MARInHAS Do SAl E vIlA DE AlCobERTASprojecto incluído na iniciativa europeia de promoção da interculturalidade a nível municipal

No passado dia 29 de Maio o CLAII de Rio Maior (Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes) levou a cabo mais uma actividade do Projecto “Viver a Diversidade” (co-financiado pelo FEINPT, no âmbito da iniciativa “Promoção da Interculturalidade a Nível Municipal”).

A iniciativa consistiu num passeio às Marinhas do Sal-Gema e à Vila de Alcobertas, cujo principal objectivo foi dar a conhecer aspectos do património natural, histórico e arquitectónico do nosso Concelho aos imigrantes que residem entre nós. Contando com a participação da Vereadora Sara Fragoso e de um largo grupo, entre miúdos e graúdos, a visita incluiu passagens pelas Marinhas do Sal e vários pontos da Freguesia de Alcobertas, onde visitaram o Dólmen, os Olhos d’Água, os Silos ou Potes Mouros e os Fornos de Cerâmica, terminando o périplo no restaurante da Cooperativa Terra Chã, onde foi servido um lanche com acepipes característicos da zona.

PORTRO

COIMBRA

LEIRIA

E.N. 1

FREIRIABAIRRO JOÃO INÁCIO

BAIRRO ENCOSTADO SOL

BAIRROVALE FALANTE

R. M

AJO

R C

AB

RA

L QU

AD

RO

S

BAIRRO MÃE D’ÁGUA

AV. DOS CO

MBATENTES

RIO MAIOR

RIO MAIOR

RIO MAIOR

RIO MAIOR

BAIRRO DASERRADINHA

R. DAS FLORES

R.D

AS

FERREIRAS

RUA FUNDA

RUA FERREIRA CAMPOS

R.MOUZINHO

DEALBUQUERQUE

R. DUQUE DE C

OIMBRA

R. P

RO

F. C

ARO

LIN

A AM

ÁLIA

R. DOS ANJOS

PRAÇAFRANCISCO

SÁ CARNEIRO

RIB

EIR

AS

ÃO

GR

EG

ÓR

IO

EST.

CIDR

AL

AV.D

R.

MÁR

IOSO

ARES

ES

TRA

DA

DA

SM

AR

INH

AS

PRAÇA DA REPÚBLICA

RU

A 5

DE

OU

TUB

RO

RU

A D

O M

ER

CA

DO

RU

A M

ARIA

NO

CAR

VALH

O

BAIRRO D

R. LAUREANO S

ANTOS

R.D

R.J

OSÉ

ANTÓ

NIO

VIEI

RA

R. D. AFONSO HENRIQUES

R. MARQ

UÊS DE RIO MAIO

R

R. JÚLIO

CARREIRA

R.LA

TIN

OC

OEL

HO

R. DO

ALCAID

E

R.D

ON

ORT

E

R.D

ABO

AVIS

TA

R. DANIEL

C. FEIO

R. DO CARTAXO

R.CI

DADE

DESA

NTA

M

LARGO DOALTO DO PINA

LARGO DOSCOMBATENTES

R. JOSÉ PEDRO INÊS CANADAS R. JOSÉ PEDRO INÊS CANADAS

R.PO

ETA

RUY

BELO

R.AN

TÓNI

OBA

RATA

RUA DA PAZ

R. DOHOSPITA

L

AV.

DR

.M

ÁR

IOS

OA

RE

S

ALCANEDE

ESTR

ADA

DEAL

CAN

EDE

BA

IRR

OD

OA

BU

M

R. MAESTRO FERNANDO CARVALHO

R. MARECHAL HUMBERTO DELGADO

R. ALM. CÂNDIDO DOS REIS

R.ER

NEST

O

R. ERNESTO ALVES

TV. DO TEATROR. S. SEBASTIÃO

R. DR. ANTÓNIO F. PEDROSA

ALVES

LARGO DOOUTEIRO

LARGO D.MARIA II

R. FERNÃO LOPES

R. SERPA PINTO

R. D. FERNANDO I

R. MOUZINHO DE ALBUQUERQUE

R. TENENTE COMANDOS

OLIVEIRA COIMBRA

R.6DE

NOVE

MBRO

R. DA TORRE

R. DA TORRE

R. D. M.

FONS

ECA

R.DA

NAZA

LARGO DOSBOMBEIROSVOLUNTÁRIOS

R. DO CALVÁRIO

R. D. AFONSO HENRIQUESR. D

O AR

RAIAL

R. NORTON DE MATOSR. DO ARRAIAL

R. S

ERPA

PIN

TO

R. J

O D

E D

EU

S

R. DR. F

RANCISCO B

ARBOSA

R. PROF. MANUEL JOSÉ FERREIRA

RIO

MAIO

R

R. D

OM

AT

R

AU

DOO

R. JOÃO

T. BARBOSA

EST.

DE VA

LE D

E Ó

BIDO

S

BAIRROFONTE LAGOA

AV. 13 DE JULHO

. 114

E. N

. 114

E. N. 114LG. PADRE

QUARTILHO

LG. ADELINOAMARO DA

COSTA

LG. DOGATO PRETO

ESTRADA DE AZINHEIRA

ESTRADA DA CHAINÇA

RUA NOVA DA CHAINÇA

BAIRRO DA CHAINÇA

BAIRROMANUEL DUARTE

FRANCISCO

R. JORNAL “O RIOMAIORENSE”

R. N

OVA

DO

TU

FO

ESTRADA DO TUFO

RIO MAIOR

R. DR. AUGUSTO CÉSAR DA SILVA FERREIRA

TV. F

ERRR

EIRA

CAM

POS

R. DAS TULIPAS

R. D

AS D

ÁLIA

S

R. DA CENTRAL ELÉCTRICA

R.DA

MAD

RESS

ILVA

TV. DO ROSMANINHO

AV. PORTUGAL

AV. PORTUGAL

AV.PAU

LOIV

AV.PAU

LOIV

AV. DR. JOÃO A. CALADO DA MAIA

AV. JOÃO

FERREIRADA

MAIA

AV. DOS COMBATENTES

E.N

. 1

E.N. 114CALDAS DA RAINHA

AV. DOS CO

MBATENTES

RU

A N

OVA

DO

GAT

O P

RE

TO

SALINAS

GNR

Bib

liote

ca

CENTRO DE SAÚDE

CTT

Fa

rmá

cia

Farmácia

Re

sid

en

cia

l

Ca

sa d

o F

ora

l

Re

sid

en

cia

l

15101

11 Palhinhas Gold

12 Recantão

13 Sabores d’ Aqui

14 Tasca da Serra

15 Solar do Sal

6 Gato Preto

7 Manjar do Parque

8 Matias

9 Minhoto

10 Mosteiro do Leitão

1 Adega do t’Artur

2 Avis

3 Cantinho da Serra

4 Chocolate em Flor

5 Fortaleza

11

4 12

13

6

7

8

9

143 45

2

Rio Maior | 1 a 30 de Junho

I MÊS GASTRONÓMICO

RESTAURANTES ADERENTES

JunHo foi o MêS Do Galo E Do fRanGoInICIATIvA EnvolvEU RESTAURAnTES Do ConCElHoCom o intuito de dinamizar a restauração, divulgar os produtos e produtores e desenvolver a economia no Concelho de Rio Maior, a Câmara Municipal lançou em Junho o I Mês Gastronómico do Galo & Frango.

Este projecto tem como base a realização de meses temáticos na restauração local, durante os quais os restaurantes aderentes têm pratos gastronómicos confeccionados com os produtos alusivos ao Mês.

A esta primeira edição, de 1 a 30 de Junho, aderiram 15 restaurantes do Concelho onde os clientes poderam apreciar pratos tão diversos como frango assado com ervas locais, galo com nozes, galinha de cabidela, galo do campo avinhado, galucho com couve lombarda, galo na púcara, entre outros.

21

Page 22: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

O Município de Rio Maior está a promover o projecto cultural “A Arte Está Aqui”, que tem como principio a divulgação de artistas riomaiorenses e respectivas obras a toda a população, através da realização de exposições itinerantes. Divulgar os artistas riomaiorenses, democratizar o acesso cultural e artístico, dinamizar o comércio local, criar hábitos de visita a exposições de arte são alguns dos objectivos que a Autarquia pretende atingir com a implementação deste projecto que teve o seu início no dia 30 de Abril. Luís Fernandes foi o primeiro artista a participar n’ “A Arte Está Aqui”, com a realização de uma exposição de Pintura e Gravura intitulada “Desconstruções”, que esteve patente ao público no Cineteatro Municipal de Rio Maior, Junta de Freguesia de Rio Maior e Restaurante Palhinhas Gold. “Com este projecto pretende-se a diversificação dos locais de exposições porque, como todos sabemos, é difícil levar as pessoas até à arte e, assim, levamos a arte até às pessoas” foram as palavras da Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, na apresentação d’ “A Arte Está Aqui”.

PRoJECto “a aRtE EStÁ aQui”luís fernandes foi o primeiro artista a expor

WoRKSHoPS no CInETEATRo DE RIo MAIoRPRoPoRCionaR novaS ExPERiênCiaS E ConHECiMEntoS aoS RioMaioREnSES

O Cineteatro promoveu três workshops destinados à população riomaiorense, com o objectivo de lhes proporcionar a aquisição de conhecimentos em diversas áreas.

No dia 14 de Março, o palco do Cineteatro foi pequeno para tantos “dançarinos” que experimentaram as Danças Latinas. O formador deste workshop foi João Tiago Fernandes, professor de dança que trabalha com a AJA (Associação Jovem Alcobertas), parceira do Cineteatro neste evento. Construção de Marionetas foi o tema do workshop seguinte, realizado a 14 de Maio, com a duração de 8 horas, durante o qual um grupo de 13 pessoas, constituído maioritariamente por animadoras, educadoras de infância e auxiliares de acção educativa, aprendeu a construir marionetas com o formador António Palmeira.

O workshop do dia 17 de Maio voltou a ser dedicado à Dança, desta vez com a Professora Lizandra Abreu a ensinar Danças Orientais às cerca de 20 participantes.

Dado o elevado número de pessoas interessadas nestas actividades e o grande acolhimento por parte dos participantes, está prevista a realização de outros Workshops em Construção de Marionetas, Jazz e Sevilhanas.

22

Page 23: Boletim Municipal Rio Maior

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

bolETIM MUnICIPAl DE RIo MAIoR | JAnEIRo A JUnHo DE 2011

PALCO DE GRANDES ESPECTÁCULOS

Consulte a programação da sala emhttp://www.cineteatrorm.pt

Noite de Fados e Baladas de Coimbra - 26 de Fevereiro

David Fonseca - 5 de Fevereiro

Camané - 16 de Abril

Palavra de Mulher - 7 de Maio

Caravan Cabaret - 28 de Maio Commedia a la Carte - 3 de Junho

Pasíon - 30 de Abril

Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas - 19 de Março

O Pranto da Maria Parda - 19 de Fevereiro

CINETEATRO|RIO MAIOR

23

informaJANEIRO A JUNHO DE 2011

Page 24: Boletim Municipal Rio Maior

informaBOLETIM INFORMATIVO

DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR

informa Câmara Municipal de Rio MaiorEd. Paços do Concelho - Praça da Républica2040 - 320 Rio MaiorTel: 243 999 700 Fax: 243 992 236http://www.cm-rio maior.pt [email protected]

24

informa Câmara Municipal de Rio MaiorEd. Paços do Concelho - Praça da Républica | 2040 - 320 Rio MaiorTel: 243 999 700 | Fax: 243 992 236 | http://www.cm-rio maior.pt