boletim municipal 2012

36
FERREIRA DO ZêZERE BOLETIM MUNICIPAL >  DEZEMBRO · 2012 ANEXAçãO DAS FREGUESIAS MAIOR OMELETE DO MUNDO APOIOS ESCOLARES 2012/2013 MELHORIA DA REDE VIáRIA MUNICIPAL

Upload: cmfz-cmfz

Post on 22-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Já está disponível on-line o boletim municipal referente ao ano de 2012. Em breve será distribuido por todas as caixas de correio do Município de Ferreira do Zêzere em formato de revista.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Municipal 2012

Ferreirado ZêZere

BoLeTiM MUNiCiPaL>  DEZEMBRO · 2012

AnexAção dAs freguesiAs

MAior oMeLeTe do Mundo

Apoios escoLAres 2012/2013

MeLHoriA dA rede viáriA MunicipAL

Page 2: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 2

suMário

03. Editorial

04. Mensagem de Natal e Ano Novo

05. Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico regressam às aulas com manuais escolares e almoços gratuitos Manifestação contra novo mapa judiciário

06. Maior Omelete do Mundo 08. Anexação de Freguesias

09. Drenagem de águas pluviais Outro tipo de intervenções Iluminação pública Obras e reparações Intervenção na “Curva da Ferradura” – Pias Substituição da Rede de Águas em Chão e Areias Recuperação de Vias Municipais Intervenções necessárias em todo o Concelho

13. DELIBERAçõES MUNICIPAIS

24. Informações úteis

25. Jornadas temáticas Campanha “Papel por Alimentos” Teleassistência a Idoso

26. Mês da Proteção Civil Seminário: “Sistema de controlo da administração do Estado: controlo interno e externo Formação a Pessoal não docente Trabalhos de defesa da Floresta 28. Caminhos com História Concurso de estátuas vivas: Dornes ganha 2º lugar

29. Festivais Gastronómicos

30. Festival de ópera e canto lírico III Gala do Fado IV Feira do Livro em Ferreira do Zêzere

31. Marchas animam as ruas 3º Festival de Acordeon Concurso de Fotografias

32. “Geração Saudável” Portugal Rowing Tour Zêzere 2012 Férias Desportivas 2012 Ferreira do Zêzere promove estágio de judo

34. Festa da Primavera Distribuição de Cabazes de Natal Concurso de Presépios Artesanais @dultos na net

35. Campanha de Solidariedade “Uma Luz neste Natal: Faça uma criança feliz” Novo site de desporto Arranque da Agenda Local XXI

36. AGENDA 2013

32

09

06

05

26 30

34

Page 3: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 3

O ano que agora termina foi marcado por uma forte crise económica, social e também ao nível das finanças públicas, que afetou todo o país, e em especial os Municipios.

Têm sido tempos difíceis, mas todos sabemos que não podemos desistir ou baixar os braços. Pelo contrário, perante as dificuldades é fundamental trabalhar ainda com mais energia, afinco e rigor, de modo a superar as adversidades que se colocam no nosso caminho.

Foi com essa disposição que trabalhámos ao longo deste ano no Município, dedicando-nos de corpo e alma para continuar a desenvolver o nosso concelho, a nível económico, social, cultural e de infraestruturas.

Consolidando a nossa estratégia de desenvolvimento do concelho, na vertente da gastronomia e dos produtos e serviços a ela associados, este ano afirmámos Ferreira do Zêzere como a Capital do Ovo. Realizámos um grande evento com mais de 20 mil visitantes, que nos permitiu registar no Guiness World Records a maior omelete do mundo (com 161.650 ovos) e que obteve grande projeção mediática.Trata-se de um reconhecimento merecido, pois Ferreira do Zêzere é o concelho que produz mais ovos em todo o país, e que permitirá capitalizar essa situação em benefício do concelho e dos munícipes.

Também os festivais gastronómicos que a Câmara Municipal tem vindo a realizar continuam a atrair cada vez mais visitantes, animando o comércio local, dinamizando a economia e contribuindo para a criação e manutenção de empregos no concelho.

Na área social, apesar das grandes restrições orçamentais a que a Câmara Municipal tem estado sujeita, conseguimos manter – e em alguns casos até ampliar – os apoios sociais concedidos às famílias, de que se destaca a oferta das refeições e dos manuais escolares a todas as crianças do primeiro ciclo, pela importância que tem para as famílias e para a vida dos mais novos. Realizámos ainda a pavimentação de numerosas artérias no concelho, a reparação de escolas, a melhoria dos sistemas de abastecimento de águas, dos sistemas de drenagem de águas pluviais, entre muitos outros investimentos que são fundamentais para a qualidade de vida da população, embora muitos deles não sejam visíveis.

Prosseguimos também o caminho de melhoria da oferta cultural aos munícipes, realizando numerosas iniciativas destinadas a todas as idades, mas muito em particular aos mais jovens, que têm hoje acesso a inúmeras iniciativas da maior qualidade.

Para concluir, importa destacar o diálogo e os consensos que fomos capazes de estabelecer, tornando possível que um processo polémico, que é o da agregação das freguesias, que não desejávamos mas que nos foi imposto, fosse realizado de forma participada pela população e pelas Juntas de Freguesia, tendo sido realizados plenários nas freguesias a serem agregadas, com uma análise e discussão criteriosa e isenta de interesses políticos ou de outra natureza.

Procurando apenas o bem-estar das populações, foi possível criar uma proposta que foi aprovada na Assembleia Municipal e enviada para a administração central, evitando

assim que a agregação das freguesias fosse feita em Lisboa sem o necessário conhecimento do terreno.

Apesar dos fortes constrangimentos financeiros a que as autarquias têm estado sujeitas, a boa gestão orçamental tem permitindo continuar a realizar as ações

fundamentais para a qualidade de vida dos munícipes. É esse o caminho que temos de continuar a trilhar e com o empenho de todos conseguiremos ultrapassar os momentos mais difíceis e construir um futuro melhor.

ediToriAL

Page 4: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 4

Page 5: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 5

Alunos do 1º ciclo do ensino Básico

regresso às AuLAs coM MAnuAis escoLAres, ALMoços e TrAnsporTe grATuiTos

Município de Ferreira do Zêzere participou em manifestação contra o novo mapa judiciário

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere foi um dos 54 municípios que participaram na manifestação do dia 28 de junho, em frente ao Ministério da Justiça, onde foi soli-citada a revisão da proposta da tu-tela para o novo mapa judiciário, no qual está previsto o encerramento de 54 tribunais, incluindo o de Fer-reira do Zêzere.

Esta concentração foi convoca-da pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e nela estiveram representantes de 54 municípios, tantos como cada tribunal que está previsto encerrar, com o objetivo de entregar um do-cumento de contestação à Ministra da Justiça, pois segundo a ANMP o novo mapa judiciário alimenta as-simetrias e prejudica as economias locais.

No local da manifestação, Jacinto Lopes, Presidente da Câmara Muni-cipal de Ferreira do Zêzere, afirmou: “Sou contra o encerramento do tri-bunal de Ferreira do Zêzere pois é retirar aos ferreirenses, um dos pi-lares fundamentais de um país, que é a justiça. Com este novo mapa ju-diciário estamos a tornar Portugal um local onde existem várias cate-gorias de cidadãos, os de primeira e os de segunda”.

A confirmar-se a saída do tribunal, os habitantes de Ferreira do Zêzere veem limitado o seu direito de aces-so à Justiça, que ficará mais longe e, por essa via, também mais caro.

Na atual conjuntura socioeconó-mica, essa decisão terá também efeitos económicos negativos, pois além de encarecer o processo com as deslocações, deixam de se deslo-car a Ferreira do Zêzere um conjun-to de pessoas que contribuem para o comércio e serviços do concelho.

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere deliberou, por unanimidade, a comparticipação na totalidade dos ma-nuais escolares a todos os alunos do primeiro Ciclo do Ensino Básico, cujos progenitores se encontrassem recense-ados no Concelho de Ferreira do Zêzere.

Para estes alunos a autarquia deliberou ainda, atribuir auxílios económicos para a aquisição de material escolar, bem como assegurar, de forma gratuita e durante todo o ano letivo, o almoço e transpor-te de todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Segundo o Presidente da Autarquia, Dr. Jacinto Lopes: “Num momento particu-larmente difícil para as famílias portugue-sas em termos de conjuntura económica, a Autarquia pretendeu, através de uma gestão eficiente dos apoios sociais, libertar as famílias de uma despesa que tem um peso significativo no seu orça-mento, mas que é indispensável para a educação dos seus filhos.

Além de uma educação de qualidade, es-tes apoios permitem também atrair fa-mílias jovens para o Concelho de forma a combater o envelhecimento da popula-ção e o êxodo rural, sendo já visível esse fenómeno, reflexo da aplicação destas medidas nos dois últimos anos”.

Para a autarquia é indispensável fazer uma gestão eficiente dos apoios sociais canalizando-os em medidas concretas de Educação, aplicando-os ao público-alvo pretendido, em vez de utilizar es-ses apoios dando subsídios em dinheiro para incentivo à natalidade sem a exis-tência de contrapartidas por parte das famílias.

Combater as assimetrias sociais e con-tribuir para a igualdade de oportunida-des no ensino básico, melhorando as condições de ensino e de aprendizagem das crianças, tem sido um dos princi-pais objetivos da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

“Além de uma educação de qualidade, estes apoios permitem também atrair famílias jovens para o Concelho de forma a combater o envelhecimento da população e o êxodo rural”.

Page 6: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 6

melhores condições para bater o Record do Guiness.O alcance do objetivo representou um “motivo de grande orgulho” e serviu de “afirmação” do concelho “não só no ter-ritório nacional, mas em todo o mundo”. O autarca alega que a iniciativa deu no-toriedade à região e a confeção da maior omelete do mundo dá ainda mais força ao concelho que é conhecido como a ca-pital do ovo.

Segundo Jacinto Lopes, confecionar a omelete gigante teve um custo de cer-ca de 120 mil euros, dos quais “cerca de 30 mil euros” foram suportados pela autarquia e os restantes por patrocina-dores. “Não é um custo. É um investi-mento. Esperamos ter retorno com o facto de sermos conhecidos em todo o lado”, assumiu o presidente da câmara.Esta iniciativa consistiu numa oportu-nidade para a dinamização da economia

promover as empresas locais

ferreirA do ZêZere enTrA pArA o guiness coM A MAior oMeLeTe do Mundo

A Vila de Ferreira do Zêzere aguardou mais de cinco horas para provar a maior omelete do mundo com 6.466 quilos, o que equivale a 161.650 ovos, batendo o record detido pela Turquia com um total de 110.010 ovos.

O certificado do Guiness World Records foi recebido pelo Presidente da Câmara, Jacinto Lopes. A iniciativa pretendeu “promover as empresas locais”, razão pela qual este “é um record maior do que inicialmente previsto. Decidimos juntar mais uma tonelada”.

A iniciativa teve lugar dia 11 de agosto, pelas 15h00, e contou com o Chef Pedro Mendes como responsável pela coorde-nação. O Presidente da Câmara, Jacinto Lopes, avançou que “queremos chegar ao mundo, através da confeção da maior omeleta jamais confecionada”.

A proposta inicial da autarquia era pre-parar uma omelete com cinco toneladas, o equivalente a 120 mil ovos, mas du-rante a tarde o número de ovos utiliza-dos aumentou. A surpresa foi repartida pelas cerca de 20 mil pessoas presentes, que coincidiu com a tradicional festa do emigrante.

Para tal, os trabalhos em Ferreira do Zêzere tiveram início desde muito cedo. O terreno foi preparado de forma a ficar plano e foi ainda aplicada uma pequena camada de cimento de forma a evitar o pó e a ganhar resistência para as cerca de 5 toneladas.

A frigideira, com 10 metro de diâmetro e quase 5 toneladas, tinha uma estru-tura em inox desmontada e soldada no local, seguindo-se a montagem do sis-tema de gás, células de pesagem e da tenda, para que o espaço dispusesse das

A iniciativa pretendeu “promover as empresas locais”, razão pela qual este “é um record maior do que inicialmente previsto. Decidimos juntar mais uma tonelada”.

Page 7: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 7

A última novidade deste evento históri-co, foi a confirmação do sistema de pe-sagem da Omelete certificado pelo I.S.Q. – Instituto de Soldadura e Qualidade de forma a garantir o máximo de rigor e pre-cisão no complexo sistema de pesagem composto por várias células localizadas nos pés da Frigideira que constantemen-te calculam o peso, fazendo a média, en-viando esses mesmos dados em tempo real para um painel eletrónico colocado no local.

Em Ferreira do Zêzere são produzidos cerca de 520 milhões de ovos por ano, o que equivale a 10 milhões vendidos por semana, sendo o concelho com maior produção ao nível da península ibérica. A maioria é para exportação, sobretu-do para a Espanha e para a Alemanha. Com um evento memorável, Ferreira do Zêzere vem afirmar o seu posicionamen-to como a “Capital do Ovo”.

local do Concelho e para o aumento dos postos de trabalho, diretos e indiretos, bem como a possibilidade de aproveitar o conceito de Capital do Ovo noutras áreas.

Para tal, foram necessários sete tone-ladas de ovos, 500 litros de óleo e 100 quilos de manteiga e a criação de uma frigideira própria para o evento.

Sob a coordenação do Chef Pedro Mendes, cerca de 140 voluntários con-tribuíram para uma omelete que dava para 20 mil pessoas, tendo sido também distribuída pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Pedro Mendes com uma larga experiên-cia nestas lides gastronómicas iniciou-se na cozinha na Bélgica, e andou um pouco por toda a Europa, desde a Holanda até à França, Inglaterra e Irlanda.

“Não é um custo. É um investimento. Esperamos ter retorno com o facto de sermos conhecidos em todo o lado”

www.capitaldoovo.com

LAnçAMenTo do siTe

De forma a divulgar e promover a iniciati-va que teve lugar a 11 de agosto de 2012, na qual Ferreira do Zêzere confecionou a maior Omelete do Mundo concorrendo assim ao record do Guiness, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere lançou um site dedicado a esta iniciativa.Este apresenta as particularidades do concur-so ao Guiness e reflete o novo posiciona-mento do Concelho.

Page 8: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 8

AnexAção dAs freguesiAs de pAio Mendes e piAs nouTrAs freguesiAs do conceLHo

No âmbito da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, referente à Reorganização Administrativa do Território Autárquico, o município de Ferreira do Zêzere, pro-cedeu à reforma administrativa das fre-guesias.

Este foi um processo complexo, procu-rando o Município sempre o melhor para as populações, resultando a proposta fi-nal de uma série de reflexões, análises e consulta das populações através de ple-nários realizados nas freguesias de Pias e Paio Mendes.

A reforma administrativa acabou por ser aprovada em Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere, no passado dia 28 de setembro e há uma nova configuração do Concelho de Ferreira do Zêzere que pas-sa de 9 para 7 freguesias. Neste sentido há um novo mapa, novas áreas nas fre-guesias e mais população nas freguesias que se anexaram a outras.

A freguesia de Águas Belas, depois de agregada parte da freguesia de Pias, ficou com mais 318,69 ha e mais 104 habitantes. No total tem agora 2213,15 ha e 1178 habitantes.

A freguesia de Igreja Nova do Sobral depois de agregada parte da fregue-sia de Pias, ficou com mais 138,04 ha e mais 10 habitantes. No total tem agora 1452,41 ha e 672 habitantes.

A freguesia de Areias depois de agre-gada parte da freguesia de Pias, desig-na-se agora União das freguesias de Areias e Pias, ficou com mais 542,97 ha e mais 342 habitantes. No total tem agora 4576,36 ha e 1826 habitantes.

A freguesia de Dornes depois de agre-gada a freguesia de Paio Mendes, de-signa-se agora Freguesia de Nossa Senhora do Pranto, tem agora 3048,42 ha e 1089 habitantes.

Nova configuração do Concelho de Ferreira do Zêzere que passa de 9 para 7 freguesias.

Page 9: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 9

Este tipo de trabalhos irá continuar em muitas situações idênticas, sempre que identificadas pelas Juntas de Freguesia ou pela Câmara Municipal.

drenAgeM dAs águAs pLuviAisobras necessárias para a segurança e bom funcionamento

Fruto de alguns incidentes tempestuosos que assolaram o Concelho de Ferreira do Zêzere, as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal identificaram deter-minadas situações que revelam alguma necessidade de intervenção. A este nível, foram executadas diversas obras de dre-nagem de águas pluviais, com o intuito de minimizar as repercussões de tais inci-dentes.

Drenagem em Carrascal - Ferreira do Zêzere, foi uma intervenção de grande necessidade identificada pela Junta de Freguesia, pois já estava a provocar a da-nificação da via pública e de algumas pro-priedades agrícolas particulares.

Construção de aqueduto na estrada de acesso ao Coito, em Pias – esta situação já prejudicava a deslocação das IPSS a este local de forma a prestar apoio domi-ciliário e transporte de utentes.

Encaminhamento de águas pluviais, junto ao Pelourinho em Águas Belas. Melhor encaminhamento e tapamento de boca de aqueduto em Águas Belas, junto ao “Trocopasso Bar”, situação de perigo eminente para quem circula no local e também junto ao Pelourinho de Águas Belas.

Resolução de duas situações que ur-giam ser resolvidas em Besteiras - Águas

Belas e Mourlinho – Igreja Nova e que há muito estavam a lesar os proprietários dos terrenos, causando danos nos seus bens, pela forma como estavam a ser en-caminhadas as águas pluviais.

Situação de águas pluviais de superfície, junto ao Café do “Cantinho da Amizade” em Areias, embora sendo uma inter-venção cuja responsabilidade cabia às Estradas de Portugal, passados mais de dois anos sem que tal tivesse acontecido e devido ao enorme perigo que esta situ-ação proporcionava, a Câmara Municipal viu-se obrigada a resolver o problema.

Execução de valetas em betão e melhor encaminhamento de Águas em Castelaria Igreja Nova. Esta situação, que já coloca-va em risco quer o pavimento da estrada quer o muro de vedação de um particular tendo ficado com melhoras significativas.

Execução de conduta de águas pluviais e esgoto doméstico da travessa dos Narcizos até ao largo Frei Diogo Canter em Ferreira do Zêzere.

Limpeza e afundamento de valetas um pouco por todo o concelho

Este tipo de trabalhos irá continuar em muitas situações idênticas, sempre que identificadas pelas Juntas de Freguesia ou pela Câmara Municipal.

Page 10: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 10

agora agravados com a construção do IC3/A13. Permitiu ainda obter, como resulta-do final, um espaço agradável, per-feitamente vedado, limpo e que pode ser utilizado como estacionamen-to ou para qualquer outro evento, que se pretenda lá realizar, dando assim utilidade a um espaço anteriormente desaproveitado.

Iluminação pública

Foi concluído em todas as fre-guesias e, em colaboração com as Juntas de Freguesia, o processo de melhor racionalização da ilumina-ção pública, desligando onde não há necessidade e reforçando onde faz mais falta. Relembrando que o aumento do Iva na luz, fez su-bir drasticamente o valor mensal da fatura da iluminação pública, a suportar pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

 Obras e reparaçõesNo âmbito de uma política de pre-venção, a Autarquia continua a trabalhar para a melhoria da rede de aquedutos e valetas em todo o Concelho, levando a cabo repara-ções e manutenções que são ne-cessárias. Este procedimento é realizado em conjunto com as Jun-tas de Freguesia que, após identifi-carem determinadas situações, dão conhecimento à Câmara Municipal.

santa casa da Misericórdia Recebe apoio de 150.000 €

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere deu o seu contributo, no valor de 150.000,00 €, para a am-pliação das instalações da Santa Casa da Misericórdia, uma obra ne-cessária e urgente para a população idosa do Concelho.

Aproveitando o período das férias es-colares da Páscoa, foram feitas diversas reparações/manutenção nos centros es-colares, quer de Ferreira do Zêzere, quer de Areias e a Escola de Águas Belas. Continuamos também numa estrei-ta colaboração com o Agrupamento de Escolas principalmente em trabalhos de reparações de roturas de água que ocor-rem dentro do seu recinto.

Tem sido feitas diversas reparações/ma-nutenções na “central de camionagem”, no mercado, no centro cultural e em diversos espaços públicos, que se en-contravam completamente vandalizados, incluindo sinalização rodoviária partida ou roubada.

Desmatação e limpeza de vegetação, nos ringues polidesportivos e nas escolas primárias que ainda não se encontram cedidas a nenhuma entidade.

Foi feita uma intervenção de fundo na “curva da Ferradura” em Pias, local este que até agora servia apenas e só de de-pósito de resíduos da mais variada espé-cie.

Tornou-se por isso urgente esta inter-venção, que já há muito se aspirava, não só pela questão dos resíduos e pelo as-pecto descuidado, mas também para resolver o problema das águas pluviais,

ouTro Tipo de inTervenções feiTAs peLos serviços dA câMArA

inTervenção nA “curvA dA ferrAdurA”

Page 11: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 11

No âmbito da Rede Viária, o Tribunal de Contas apreciou a empreitada de “Recuperação de Vias Municipais”, que envolve um conjunto de obras e de re-formulações a ocorrer no município.

A ação pretende contribuir para a melho-ria contínua no património físico da re-gião e evidencia as preocupações com a implementação de medidas sustentáveis ao nível do território.

“Arruamentos em Ferreira do Zêzere” foi o primeiro processo para a pavi-mentação das ruas Padre João Antunes Carvalho, Padre Joaquim Claro, Ferreira do Alentejo e parte Nascente da Rua Dr. Francisco Sá Carneiro.

Levou-se igualmente a cabo, um con-junto de beneficiações com o intuito de melhorar a qualidade e sustentabilidade das vias que incidiram sobre várias fre-guesias, nomeadamente a “Beneficiação do CM 1074 do Sobral ao Couço Fundeiro”, na Freguesia de Igreja Nova, a “Beneficiação da Rua de S. Sebastião, Carril”, na Freguesia de Dornes, a “Beneficiação de Arruamento em Corujeira”, entre Souto e Entrevaladas (que passa também por corujeira, Freguesia do Bêco) e a “Beneficiação da Rua N.ª S.ª da Conceição, Ereira”, na Freguesia de Paio Mendes.

A Freguesia de Dornes foi alvo da “Alteração ao Traçado da EM 521-1, Albardão”, ao passo que a Freguesia de Areias recebeu uma “Repavimentação da Ex-EN348 entre entroncamento com a EM 527 e a EN 110. Por fim, a “Reparação de Buracos em Áreas pa-vimentadas a Bentuminoso” foi imple-mentada em zonas pontuais por todo o Concelho.

Em conjunto com a Junta de Freguesia de Dornes, foram efetuadas obras de in-tervenção no edifício do antigo Jardim de Infância de Carril, que passa a ser a casa Mortuária. Era uma aspiração da popula-ção e da Junta de Freguesia que se en-contra já concluída e em funcionamento. Conseguio-se dar uma utilização digna ao edifício e dotar o mesmo de duas salas de velório, com instalações sanitárias e um espaço de apoio.

Após difícil negociação entre a Câmara Municipal e a “ASCENDI/ESTRADAS DE PORTUGAL”/concessionário da obra, foi possível, ainda que “arrancada a fer-ros”, a construção do acesso da Ponte de Pias/Areias ao IC3, permitindo que, principalmente estas duas freguesias e Chãos possam chegar mais rápido e por melhor acesso ao IC3/A13. Estando já previsto o alargamento do “Ponte de Pias” para o ano de 2013.

Após a construção de um novo reser-vatório de águas em “Cabeças”-Chãos , foi concluída a obra de substituição de condutas de água que oferecem maior necessidade pelo número de roturas verificado, nas freguesias de Chãos e Areias. Continuando no terreno a dete-ção e eliminação de fugas de água.

Melhorias no património físico da região

recuperAção de viAs MunicipAis

cAsA MorTuáriA cArriL – dornes

LigAção do ic3/A13 à ponTe de piAs/AreiAs

suBsTiTuição dA rede de águAs eM cHãos e AreiAs

Page 12: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 12

Apesar das fortes restrições legais que implicam regras muito “apertadas” para realizar despesas, que nos são impostas pelo governo e com que nos vemos con-frontados todos os dias, tem sido pos-sível priorizar intervenções e realizar as obras que a seguir indicamos.

Das obras que a seguir se descrimi-nam, interessa salientar que apenas foi adjudicada a empresa da especialidade a colocação do tapete, tendo todos os restantes trabalhos sido assegurados pelos serviços camarários – saneamen-tos, espalhamento e compactação de tout-venant para a base, substituição da rede de águas, etc.

Estrada Areias, Tojal

Temos a noção que esta seria por ven-tura uma das piores vias do concelho devido ao seu elevado estado de degra-dação. Encontra-se concluída a inter-venção , com a colocação da 1ª camada chamada de regularização que já permite a circulação em melhores condições por veículos.

Vias de acesso ao Centro Escolar de Ferreira do Zêzere e nas vias das áreas circundantes.

Após a conclusão do centro escolar se-guiu-se a melhoria e pavimentação das diversas vias que chegam até ao mesmo, colocação de rede de esgotos e obras acessórias para Águas Pluviais.

Dignifica-se assim um local (centro es-colar, piscinas, pavilhão municipal, cen-tro cultural, parque verde, etc.) em que já é possível garantir mais segurança às pessoas e veículos que para aqui se di-rigem.

Arruamentos em Bêco

Fortemente danificada, encontra-se em fase de conclusão a pavimentação dos arruamentos na zona da Corujeira, onde também foi feita a substituição da rede de águas existente, devido ao número de roturas até agora verificado na mesma. Um dos arruamentos sofreu alargamen-to de forma a dotar de mais segurança a via, trabalho este, efetuado em colabo-ração com a Junta de Freguesia de Bêco.

inTervenções necessáriAs eM Todo o conceLHopavimentações e outros

Pavimentação de arruamentos em Igreja Nova

Nesta freguesia, foi também identifica-da a prioridade de pavimentar estes ar-ruamentos na zona do Couço – Couço Fundeiro pelo seu estado fortemente debilitado.

Arruamentos em Paio Mendes

Sendo uma forte aspiração da junta de freguesia, pelo estado em que se encon-trava estes arruamentos, foi efetuada a pavimentação na Zona da Capela da Ereira.

Arruamentos em Dornes

Foi priorizada a pavimentação de arrua-mentos na zona do Carril, também pelo estado quase intransitável em que se en-contravam.

Arruamentos

Tapamento de buracos em vários pontos do concelho

Também muito urgente é o tapamento de buracos provocados, quer pelas intem-péries, quer pelas roturas de águas, quer pela idade dos pavimentos etc, estando neste, momento já a avançar no terreno esta empreitada.

Queda de estrada e talude em Dornes devido a intempérie

Esta obra, traduz-se em mais uma des-pesa inesperada, entre muitas outras, que a Câmara tem de fazer de forma a restabelecer a circulação na via em que ocorreu – Zona do “Albardão” – Dornes.

Posto de Turismo Dornes

Ultrapassadas todas as “burocracias” que tem a ver com o processo de candi-datura ao PRODER que foi alvo o posto de turismo de Dornes, o seu início é, fi-nalmente, uma realidade para esta obra tão necessária à população de Dornes e ao nosso concelho!

Esta intervenções e melhoramentos são apenas algumas das obras efectuadas no Concelho de Ferreira do Zêzere

Page 13: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 13

ATA N.º 22/2011Reunião 24-11-2011

A câmara deliberou, por unanimi-dade aprovar a geminação com o Município de Porto Novo, Ilha de Santo Antão (Cabo Verde) e sub-mete-la à Assembleia Municipal, para autorização.Deliberado aprovar a candidatu-ra apresentada por Cristian Luis Aza Dierickx para a ocupação do Restaurante Centro Náutico da Castanheira, desde que o uso do armazém seja exclusivo, por parte do proponente, não havendo pos-sibilidade de aluguer do referido espaço e possibilitando ainda a sua utilização para armazenamento do equipamento da Câmara Municipal, nas atividades desportivas. A Câmara deliberou, por unanimi-dade aprovar alteração à alínea g) do art.º 20º do Regulamento e da Tabela de Taxas Municipais., pelo que deverá passar a ter a seguin-te redação: «Artigo 20º Isenções: 2 — Estão ainda isentos das taxas previstas neste Regulamento os seguintes atos e serviços:…. g) As obras de construção, reconstrução, ampliação ou alteração, relativa a habitação própria para residência permanente de jovens com idade até 30 anos e casais cuja média de idade não ultrapasse 30 anos, cons-tantes no ponto 1.1 do artigo 14.º da tabela de taxas, tarifas e licenças municipais.» e submeter a inquérito público. A Câmara deliberou, por unanimi-dade e tendo em conta a delibera-ção de Câmara de 09/12/2010, na qual foi proposto que os munícipes afetados pelo tornado, ficassem isentos do pagamento de taxas e procedimentos referentes às recu-perações dos imóveis danificados pelo Tornado de 07 de Dezembro de 2010, propor findar a referi-da isenção a 31 de Dezembro de 2011, e submete-la à Assembleia Municipal para aprovação. A Câmara tomou conhecimento da informação do deferimento da Candidatura do Posto de Turismo de Dornes enviada pela ADIRN.A Câmara tomou conhecimento da posição dos corpos gerentes dos Bombeiros do Distrito de Santarém enviada pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém. A Câmara deliberou, por unanimida-de e tendo em conta que a inquilina do Bar da Central de Camionagem se encontra em incumprimento com o pagamento da renda, proceder à abertura de Hasta Pública, para a concessão do Bar da Central de Camionagem, pelo valor de € 100/

mês (cem euros), quando for legal-mente possível. A Câmara tomou conhecimento do Relatório de Análise Estatística da Resitejo enviado pela Resitejo. A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar o Plano de Sinalização Temporária enviado por Pengeste. A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar o Plano de Sinalização Temporário do Troço 8-9, no âmbi-to da empreitada de “Remodelação da Rede de Distribuição de Água – Sistema de Chãos”, enviado por José Marques Grácio, SA . A Câmara tomou conhecimento da deliberação da Câmara Municipal de Arganil, referente à aliena-ção de Participação Financeira na Municípia, SA,. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, informar a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que não se encontra interessada na aquisição das participações financeiras da Municípia, EM, SA, encontrando-se também disponível para alienar as participações que detém na referida empresa. A Câmara deliberou, por unanimida-de, comparticipar em 25% o consu-mo de energia da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere. A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a realização da obra para efeito de escoamento de águas plu-viais, no lugar de Calçadas, da fre-guesia de Areias por Administração Direta. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente de € 1.500 (mil e quinhen-tos euros), para compra de farda-mento, à Sociedade Filarmónica Ferreirense. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente no valor de € 1.000 (mil euros) à associação KRUPPA para realização do Espetáculo de NatalA Câmara deliberou, por unanimida-de, atribuir uma transferência cor-rente no valor de € 100 (cem euros) para organização do XII Encontro Nacional de Fenilcetonúria.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, apoiar o projeto da Ordem dos Farmacêuticos denominado “Protocolo de Colaboração Geração Saudável”, sendo o seu custo de 8 dormidas e 6 jantares. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a ocupação do es-paço do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere para “Aulas de Pilates”, solicitada por Maria do Carmo NunesA Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a realização de obras por Administração Direta, para a re-

deLiBerAções dA câMArA MunicipAL de ferreirA do ZêZereAs actas do executivo poderão ser consultadas nos paços do concelho

terrado. 2. Sem prejuízo do disposto no Regulamento de Taxas, Tarifas e Licenças Municipais, a falta de pa-gamento de taxas e outros encargos por período superior a 10 dias im-plica a suspensão da licença de ocu-pação, ficando o comerciante impe-dido de ocupar o lugar até integral pagamento das taxas e encargos em dívida, acrescido do pagamento de uma sobretaxa de 50% relativa ao valor a pagar naquele mês.Regulamento da atividade de co-mércio a retalho exercida pelos feirantes (Regulamento 726 de 6/09/2010) Artigo 25.º Taxas: 1. São igualmente devidas taxas pela ocupação dos lugares de terrado, devendo o seu pagamento ser feito mensalmente 2. O pagamento das taxas pelos lugares do terrado deve ser efetuado até ao último dia útil do mês anterior a que diz respeito, devendo o mesmo ser efetuado na Tesouraria da Câmara Municipal ou através de outros meios disponíveis para o efeito, tendo o feirante de apresentar o documento compro-vativo do pagamento, aquando da ocupação do terrado. 3. Sem pre-juízo do disposto no Regulamento de Taxas, Tarifas e Licenças Municipais, a falta de pagamento da taxa e outros encargos por período superior a 10 dias implica a suspen-são da licença de ocupação, ficando o feirante impedido de ocupar o lu-gar até integral pagamento das ta-xas e encargos em dívida, acrescido do pagamento de uma sobretaxa de 50% relativa ao valor a pagar naque-le mês.”A Câmara deliberou, por unanimi-dade aprovar a renovação da Avença com o Revisor Oficial de Contas.A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável prévio à celebração de contrato de prestação de serviços, através de Avença, na área de Artes Gráficas, por um período de 6 (seis) meses.A Câmara deliberou, por unanimida-de, emitir Licença Especial de Ruído, para a Festa de Nossa Senhora da Conceição, requerida pela Comissão de Festas de Paio Mendes A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a abertura de procedi-mento concursal, para 1 (um) posto de trabalho (Assistente Operacional – Serralheiro Civil), previsto e apro-vado no orçamento e mapa de pes-soal para 2011.Pelo Sr. Presidente foi dado conhe-cimento ao executivo camarário do “Esboço” do Orçamento para 2012, dando cumprimento ao Estatuto do Direito de Oposição.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a realização de um

solução a reparação da Rua Monte Serrinho, da freguesia de Dornes.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, solicitar aos serviços técnicos a aferição da quantidade de tinta necessária para a pintura da habita-ção de Manuel Ferreira. A Câmara deliberou, por unanimida-de, autorizar o pagamento da fatura em 6 (seis) prestações ao requeren-te Álvaro Alves Marques Laranjo.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, e de acordo com a Informação Técnica, aprovar a realização da obra de limpeza numa regueira (“Voltas do Porto”), no lugar de Bela Vista, da freguesia de Águas Belas, por Administração Direta. A Câmara tomou conhecimento do convite Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense para a Festa de Natal. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, e de acordo com a Informação Técnica, emitir parecer favorável à constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz predial rústica sob o artigo 91 – Secção B, da freguesia de Dornes, solicitada por José Manuel Gaspar Zeferino.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, efetuar um estudo para toda a zona envolvente do aqueduto, sito no lugar de Besteiras, da freguesia de Águas Belas, tendo em conta que a resolução do problema pontual iria apenas tardar o surgimento de no-vos problemas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a realização da obra de reparação de um coletor, sito no lugar de Mourolinho, da freguesia de Igreja Nova, por Administração Direta.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a realização da obra de reparação de um coletor em Pias, por Administração Direta.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a realização da obra junto ao café “Cantinho da Amizade”, no lugar e freguesia de Areias, por Administração Direta.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar as seguintes al-terações a Regulamentos e sub-mete-las à Assembleia Municipal: Regulamento do Mercado Municipal (Regulamento 710 de 30/08/2010) Artigo 25.º Falta de pagamento:1. As taxas e outros encargos são pagos mensalmente, até ao últi-mo dia útil do mês anterior a que diz respeito, devendo o mesmo ser efetuado na Tesouraria da Câmara Municipal ou através de outros meios disponíveis para o efeito, tendo o comerciante de apresentar o documento comprovativo do pa-gamento, aquando da ocupação do

Page 14: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 14

contrato de Avença – Prestação de Serviços, para localização de viatu-ras e gestão de frotas.A Câmara deliberou, por una-nimidade, aprovar o Acordo de Colaboração para Utilização das Instalações do Pavilhão Gimnodesportivo de Ferreira do Zêzere, com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Ferreira do Zêzere. A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental nº 28 e Alteração às GOP nº 34, no montante de € 19.300,00 (dezano-ve mil e trezentos euros). A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental nº 29, no montante de € 6.200,00 (seis mil e duzentos euros). A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental nº 30, no montante de € 4.000,00 (quatro mil e euros). A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a alteração orçamental nº 31, no montante de € 1.000,00 (mil e euros).

ATA N.º 23/201109-12-2011

A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a proposta do Sr. Presidente de não existir a obri-gatoriedade de se atribuir o limi-te máximo, mediante as propostas apresentadas dos projetos “ Apelos Freguesia 21”; “Apelos bairro/aldeia 21”e “Apelos cidadãos 21”. A Câmara deliberou, por unanimi-dade aprovar a Visão e Missão da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. A Câmara tomou conhecimento do mapa de turnos das farmácias para 2012 enviado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e vale do Tejo. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, informar que não se encontra interessada na aquisição das par-ticipações da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, encontrando-se também disponível para alienar as que possui, da Municípia, EM, SA. A Câmara deliberou, por una-nimidade, ratificar a autorização do pagamento da fatura de água em duas prestações a Carlos Antero Sanchez Branco, A Câmara deliberou, por unanimi-dade, e tendo em conta a autori-zação prévia da GNR, autorizar a realização da prova de carrinhos de rolamentos solicitada por Rui Silva.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a autorização de alteração do horário dos estabe-

lecimentos comerciais, devendo os mesmos ser comunicados à Câmara Municipal, para posterior comu-nicação à GNR. A Câmara delibe-rou, por unanimidade, atribuir uma transferência de capital no valor de € 500,00 (quinhentos euros) à Fábrica da Igreja Paroquial de Águas Belas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o pagamento da me-dicação, a Rui Silva, de acordo com a Informação Técnica. A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável à constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz predial rústica sob o artigo 64 – secção T, da freguesia de Bêco, solicitada por Dina da Conceição Vaz Domingues.A Câmara deliberou, por una-nimidade, aprovar o destaque solicitado por Manuel de Alcobia Ferreira. A Câmara deliberou, por una-nimidade, aprovar o Plano de Controlo Operacional do Sistema de Abastecimento de Água – Ano 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a realização da obra suporte de uma barreira na estra-da da Pombeira, por Administração Direta.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a Informação Técnica, aprovar a alteração do pro-jeto de Remodelação da rede de Abastecimento de Água – Sistema de Chãos.A Câmara tomou conhecimento do ponto de situação do Tornado de 7 de Dezembro de 2010. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, o não lançamento de Derrama para o ano de 2012. Deliberou ain-da, por unanimidade, submeter à Assembleia Municipal.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a criação da taxa para recolha de subprodutos de ori-gem animal do Mercado Municipal e submeter a Inquérito Público de acordo com o C.P.A. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a Tabela de Preços para o ano 2012. A Câmara deliberou por maio-ria, aprovar o referido Mapa de Pessoal para o ano 2012 e respe-tiva Caracterização dos Postos de Trabalho, submetendo-o para a Assembleia Municipal, para apro-vação.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a alteração do Regulamento do Cartão do Idoso, sendo o mesmo submetido a Inquérito Público, de acordo com o C.P.A.

deLiBeraÇÕeS

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o projeto de toponí-mia e numeração de polícia do con-celho de Ferreira do Zêzere. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a homologação da receção definitiva da empreitada de “construção do edifício sócio cultural”.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade dos prédios des-critos na matriz predial rústica sob os artigos n.º 405, n.º 406 e n.º 415, da secção C1-C6, da Freguesia de Areias, solicitada por Maria Alzinda da Silva Alves Pereira. A Câmara deliberou por unanimida-de, declarar a caducidade da licença de obras e notificar o requerente Restaurante Casa dos Leitões Lda de que pode solicitar nova licença nos termos do art.º 72.º do RJUE ou solicitar licença especial nos termos do art.º 88 do RJUE. A Câmara deliberou por unani-midade, declarar a caducidade do processo de licenciamento da ope-ração urbanística de Carlos Alberto Baptista Pereira, acordo com o n.º 6, do art.º 20.º do RJUE. A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a alteração simplificada ao alvará de loteamento n.º 1/01, para o lote 8, da firma Godimperio - Sociedade de Construções Lda.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o estudo de sinaliza-ção para o lugar de Porto Chão.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, suportar o custo da vinheta da aluna Sónia Antunes Simões, de Janeiro até final do ano letivo. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, solicitar à Duoma que se efe-tue a avaliação de todas as Escolas/Jardins devolutos que já possuem condições para serem alienadas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o valor a atribuir aos lotes a permutar e aprovar as cláu-sulas condicionantes a que o com-prador ficará subordinado.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a alienação do lote n.º 28 da Zona Industrial de Lameiras para a firma AutoPaulito-Reparação Auto Lda. A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 35.A Câmara deliberou, por unanimida-de, emitir parecer prévio vinculativo à realização da avença Assessoria de comunicação. A Câmara deliberou, por unanimida-de, emitir parecer prévio vinculativo à realização da avença de Recolha de vídeos sobre eventos no conce-lho e publicitação no Zêzere TV.

A Câmara deliberou, aprovar por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2012 e submeter à Assembleia Municipal para aprovação. A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a orçamentação das des-pesas com pessoal no ano de 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o preço do m2 do ter-reno a adquirir, junto ao largo Frei Diogo Canter, no valor de € 28,61.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, reservar o Lote 27 para a fir-ma Novagriz – Produções Agrícolas, Lda, uma vez que a reserva efetu-ada, para instalação de um Centro de Inspeções Periódicas, ficou sem efeito.

ATA N.º 24/201122-12-2011

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a cedência Jardim de Infância do Carril, com a finalidade de se tornar uma casa mortuária, na Freguesia de Dornes, sendo a mes-ma gerida pela Junta de Freguesia de Dornes. A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a proposta de a Acitofeba passar a partilhar o espaço numa sala do Centro de Coletividades com a Associação de Jovens Agricultores do Ribatejo Norte. A Câmara deliberou, por unanimida-de, autorizar o pagamento de ramal de saneamento em três prestações, solicitado por Maria Luísa Godinho Antunes Veiga A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a correção de to-ponímia em alguns arruamentos da Freguesia de Areias. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aceitar as ofertas de livros à Biblioteca Municipal. A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 32 no valor de € 5.613,00. A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 33 e Alteração às GOP n.º 25 no va-lor de € 5.000,00 (cinco mil euros). A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a presente alteração orça-mental n.º 34 e Alteração às GOP n.º 26 no valor de € 6.000,00 (seis mil euros). A Câmara deliberou por unanimi-dade aprovar a sinalização da Rua Alfredo Keil. A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informação técnica, aprovar o estudo de sinali-zação para o lugar de Corujeira, na Freguesia de Bêco.

Page 15: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 15

A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade do prédio des-crito na matriz predial rústica sob o artigo n.º 267, da secção AL, da Freguesia de Areias, solicitada por António Henriques da Silva.

ATA N.º 1/201212-01-2012

A Câmara tomou conhecimen-to do agradecimento feito pela Associação de Marinheiros do Concelho de Ferreira do Zêzere do apoio da Câmara Municipal ao evento desportivo denominado 1.º estágio de Judo “Nuno Delgado”.A Câmara tomou conhecimento da ação popular instaurada para obter a inconstitucionalidade das porta-gens fixadas para as antigas SCUTA Câmara deliberou, por unanimi-dade, informar a Câmara de Vale de Cambra que não se encontra inte-ressada na aquisição da participação financeiras, encontrando-se tam-bém disponível para vender as que detêm na Municípia EM, SA. A Câmara deliberou, por unanimida-de, ratificar a autorização para rea-lização de obras na antiga escola de Cruz dos Canastreiros à Associação do Rancho Folclórico da Alegria de Santo Amaro.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a autorização para realização de obras na antiga es-cola primária de Bêco ao Rancho Folclórico Juvenil e Infantil do Bêco de Santo Aleixo.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com informação social, atribuir uma transferência corrente até € 1000 (mil euros) para aquisição de materiais, ao Sr. Manuel Ferreira.A Câmara deliberou, por una-nimidade, apoiar na logística da Feira de São Brás solicitada pela Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere e aprovar o corte de trân-sito. A Câmara deliberou, por unani-midade, ratificar a autorização de cedência do pavilhão do Centro Escolar de Areias a Carlos Manuel Carrim Lopes, para a atividade de Taekwondo até 30 de Junho de 2012. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a cedência de edifí-cio junto à antiga Escola Primária do Bêco à ACB – Associação de Ciclomotores do Bêco.A Câmara deliberou, por unani-midade, ratificar o auto de cessão dos bens à entidade Associação Humanitária dos Bombeiros

Voluntários Ferreira do Zêzere com o fim de uso próprio. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o aditamento à mi-nuta de protocolo de cedência de instalações. A Câmara deliberou, por maio-ria, aprovar a ratificação da alte-ração orçamental n.º 36 e alte-ração às GOP n.º 27 no valor de€ 119.950,00.A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a ratificação da referida al-teração orçamental n.º 37 no valor de € 500,00. A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a ratificação da alteração orçamental n.º 1 e alteração às GOP n.º 1 no valor de € 27.000,00. A Câmara deliberou, por unanimida-de, ratificar a aprovação do plano de sinalização da obra “Remodelação da Rede de Distribuição de Água – Sistema de Chãos” à firma José Marques Grácio, SA A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a planta de sinaliza-ção de saída de viaturas na locali-dade de Fonte da Figueira solicitada pela Junta de Freguesia de Areias.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz predial rústica sob o ar-tigo 57- secção R, da freguesia de Ferreira do Zêzere, solicitada por Paulo Santos. A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz predial rústica sob o ar-tigo n.º 206 - secção I, da fregue-sia de Bêco, solicitada por Darlinda Emídio Félix dos SantosA Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz predial rústica sob o arti-go n.º 3 - secção C, da freguesia de Dornes, solicitada por Inês Duarte.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade dos prédios des-critos na matriz predial rústica sob os artigos n.º 181 – secção R, n.ºsº 332, 333, 334 e 335 da Secção S, todos da freguesia de Areias, solici-tada por João Cardoso.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, homologar a conta final da empreitada “Regeneração urbana da vila de Ferreira do Zêzere – Quinta do Adro – Parque de Lazer”. A Câmara deliberou, por unanimida-de, homologar a conta final da em-preitada “Regeneração Urbana da Vila de Ferreira do Zêzere – Parque Verde da Quinta do Adro”. A Câmara deliberou, por unani-midade, ratificar a homologa-

deLiBeraÇÕeS

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar o plano de sinalização de Lagoa, da firma José marques Grácio, SA.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a autorização para interrupção de trânsito solicitada por Electro Instaladora AM Correia SAA Câmara deliberou, por unanimida-de, autorizar o pagamento de ramal de águas residuais em 4 prestações, solicitada por Francisco Godinho Antunes. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aceitar as ofertas efetuadas à biblioteca municipal.A Câmara deliberou, por unani-midade aprovar o preço do bi-lhete para a Gala de Fado 2012, de € 4 (quatro euros), com IVA in-cluído.A Câmara deliberou, por maioria, emitir parecer prévio vinculati-vo favorável para Contratação de Serviços de Acompanhamento dos Sistemas de Gestão e Manutenção dos Edifícios Municipais - Contrato de AvençaO executivo tomou conhecimen-to das alterações que o Centro Hospitalar do Médio Tejo irá sofrer num curto prazo.A Câmara deliberou, por maio-ria, aprovar a proposta de mandato administrativo des-te Município a favor da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CC-CIMT).Dado conhecimento que algu-mas empresas do concelho já so-licitaram à Câmara Municipal a possibilidade de uso da marca “ca-pital do ovo” e será efetuado um contrato de cedência de uso da marca.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informa-ção técnica, aprovar a alteração ao projeto de Remodelação da Rede de Abastecimento de Água – Sistema de Chãos. A Câmara deliberou, por una-nimidade, aprovar a minuta do edital de Hasta Pública para a concessão do Bar da Central de Camionagem. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, de acordo com a informação técnica e com o Regulamento de luta contra a pobreza e inserção social, apoiar na aquisição de uma porta de alumínio. A Câmara deliberou, por unani-midade e de acordo com a me-mória descritiva, aprovar o pro-jeto de execução das novas instalações da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere.

ção da conta final da empreitada “Regeneração Urbana da Vila de Ferreira do Zêzere – Revitalização e Dinamização Espaço Urbano de Ferreira do Zêzere - Zona de Intervenção IV”.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a realização das obras por administração direta, de-vendo ser dado conhecimento ao executivo camarário, após a obra concluída, da conta corrente da mesma. A Câmara tomou conhecimento da listagem de Prestação de Serviços do mês de Dezembro de 2011. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, considerar abandono de lugar e extinção de licença do feirante Bruno Barbosa Lima, no Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar os quantitativos do acerto do 4.º trimestre de 2011 de RSU.A Câmara deliberou, por unani-midade, homologar o auto de re-ceção provisória da empreitada Construção do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, tendo em conta o estado do jipe UMM, abatê-lo do patrimó-nio municipal e doá-lo à referida Associação.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, em complemento da delibe-ração de Câmara em 09/12/2011, que a parcela de terreno sito na Travessa dos Narcisos, freguesia de Ferreira do Zêzere, com a área aproximada de 314 m2, seja afe-ta ao Domínio Público Municipal e submeter à Assembleia Municipal para aprovação.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, que devido à falta de resposta para expropriação amigável, dar iní-cio à expropriação litigiosa. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a presente proposta de parecer prévio vinculativo gené-rico na celebração de contratos de prestação de serviços.

ATA N.º 2/201226-01-2012

A Câmara deliberou, por maio-ria, aprovar a proposta do Sr. Presidente para que as amortiza-ções dos saldos iniciais a partir de 2011 passem a ser efetuadas em 50%, diluindo-se as amortizações dos bens em anos futuros. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a alteração do projeto de toponímia e numeração de polí-cia, da freguesia de Areias.

Page 16: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 16

ATA N.º 3 /2012 Reunião 09/02/2012

Deliberado abrir novamente Hasta Pública para a Concessão da Exploração do Bar da Central de Camionagem nas condições do edi-tal n.º 2/2012 e com os critérios de adjudicação: a) Valor mensal de renda (75%); b) Experiência e ca-pacidade empreendedora do con-corrente (envio de curriculum vitae) (25%).A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar um comunicado e moção de censura contra o en-cerramento do Tribunal Judicial de Ferreira do Zêzere e outros Serviços Públicos, e submeter o do-cumento à Assembleia Municipal e à Sra. Ministra da JustiçaA Câmara tomou conhecimento da deliberação Assembleia Municipal de Tomar sobre reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo.A Câmara deliberou, por unanimida-de, remeter à Assembleia Municipal a Proposta de Alteração ao Regulamento do Cartão Municipal do Idoso do Concelho de Ferreira do Zêzere, para aprovação.A Câmara deliberou, por unanimida-de, remeter à Assembleia Municipal a Alteração ao Regulamento do Mercado e ao Regulamento da Atividade de Comercio a Retalho Exercida pelos Feirantes para apro-vação.A Câmara deliberou, por unanimida-de, remeter à Assembleia Municipal a proposta da Taxa para Recolha de Subprodutos de Origem Animal no Mercado Municipal para aprovação.A Câmara deliberou, por unanimida-de, remeter à Assembleia Municipal a Alteração ao Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças (art.º 20), para aprovação.A Câmara tomou conhecimento do agradecimento, por parte do Grupo de Assistência Recreativo e de Melhoramentos do Bêco, da cedên-cia de instalações (antigo jardim de infância de Bêco).A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ceder o Jardim de Infância de Areias à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Areias, mediante assinatura de protocoloA Câmara deliberou, por unani-midade, ceder o mobiliário antigo das escolas e jardim-de-infância à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Areias, assim como a outras asso-ciações do concelho que necessi-tem.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a autorização para o

aluno João Pedro Ribeiro Nunes, realizar atividades de integração na vida ativa no Município de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a minuta de protoco-lo para a realização de um estágio curricular CET em Proteção Civil e Socorro.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aceitar as ofertas à Biblioteca Municipal no mês de Janeiro de 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar o pagamento das faturas de água em cinco prestações requerido por João Carlos Simões da Silva.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a isenção do pa-gamento das tarifas de ligação de água e saneamento de acordo com o Regulamento Municipal de Abastecimento de Água, visto o CNE ser uma instituição de reco-nhecida utilidade pública.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a alteração de alienação do Lote n.º 28 pelo Lote n.º 21, na Zona Industrial de Lameiras para a empresa Auto Paulito – Reparações Auto, Lda.A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 2 e ás GOP n.º 2, no valor de € 113.300,00.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar o Estudo de Sinalização de Trânsito da Rua Alfredo Keil.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar o Estudo de Sinalização para o troço da ex EN 348 entre o cruzamento com a ex EN 238 e cru-zamento da EM 520-2/1.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar o plano de sina-lização para o lugar de Matos, no âmbito da obra “Remodelação da rede de distribuição de água - sis-tema de Chãos”, requerido por José Marques Grácio, SA.A Câmara deliberou, por maio-ria, aprovar a 8.ª revisão de preços da empreitada “ Centro Escolar de Ferreira do Zêzere”.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a receção definitiva de obras de urbanização do lotea-mento urbano 1/05, sitas em Fonte da Prata.A Câmara tomou conhecimento da listagem de Prestação de Serviços do mês de janeiro de 2012, re-ferente à autorização emitida em deliberação de 12/01/2012, na qual foi aprovada a emissão de parecer prévio genérico favo-rável às prestações de serviços de valor inferior a € 5.000,00 (cinco mil euros).

deLiBeraÇÕeS

A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a ratificação da alteração orçamental n.º 4 e Alteração às Grandes Opções do Plano n.º 3, no valor de € 186.300,00.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o plano de sinaliza-ção de Barbatos, no âmbito da obra “Remodelação da rede de distribui-ção de água - sistema de Chãos”, solicitado por José Marques Grácio, SA.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o plano de sinaliza-ção de Milheiros, no âmbito da obra “Remodelação da rede de distribui-ção de água - sistema de Chãos, solicitado por José Marques Grácio, SA.A Câmara deliberou, por maioria, emitir parecer prévio vinculativo fa-vorável à realização da Prestação de Serviços – Produção documental e gestão de cobranças. A Câmara deliberou, por maioria, emitir parecer prévio vinculativo fa-vorável à realização da Prestação de Serviços – Débitos diretos.

ATA N.º 5/2012Reunião 08-03-2012

Deliberado, por unanimidade, adju-dicar a concessão do Bar da Central de Camionagem a Fernando Gomes Morgado.A Câmara tomou conhecimento da listagem da Prestação de Serviços do mês de fevereiro de 2012.A Câmara deliberou, por maioria, in-dicar como novos membros da Astaq do Médio Tejo, o Sr. Presidente Dr. Jacinto Lopes; o Vice-presidente Eng.º Paulo Neves e a Vereadora Dr.ª Maria Emília Figueiredo.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o pagamento do ra-mal de água em 6 (seis) prestações requerido por Florinda da Conceição Gomes.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar o pagamento do ramal de saneamento em 6 (seis) prestações, requerido por Joana Ralheta Barreiro Guedes Peyroteo.A Câmara deliberou, por unanimida-de, autorizar o pagamento do ramal de saneamento em 10 prestações, com os juros respetivos, requerido por Olinda Nunes António Alves. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a emissão da licença especial de ruido para a realização de baile, requerida pela Associação do Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, que tendo em conta que foi cedido pela Câmara Municipal o re-

A Câmara deliberou, por unani-midade autorizar o pagamento do ramal de saneamento em seis prestações, requerido por Sónia Sofia Gaspar Aderneira Antunes. Deliberou ainda, por unanimida-de, autorizar o pagamento em seis prestações sem juros, aos muníci-pes que pretendam efetuar o ramal de saneamento ao sistema de sa-neamento da Bairrada/Bairradinha/Cardal.A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável à constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz predial rústica sob o artigo n.º 79, da sec-ção D, da Freguesia de Águas Belas, requerido por José Manuel Gaspar Zeferino.A Câmara deliberou, por unanimida-de, emitir parecer prévio vinculativo à realização da prestação de servi-ços - Telecomunicações móveis.

ATA N.º 4/2012Reunião 23-02-2012

A Câmara, deliberou, por unani-midade, atribuir uma transferên-cia corrente de 50 € à Associação Juntos Pela Diferença.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a realização de dois estágios, de alunos do curso pro-fissional de animação sociocultu-ral, solicitado pela Escola EB 1,2/S Pedro Ferreiro.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a entrada de receita nos cofres do município, da Conferência “ O direito da criança - uma visão para a cidadania”.A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a ratificação da altera-ção orçamental n.º 3 no valor de € 38.000,00.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar as normas de fun-cionamento das marchas de Santo António 2012.A Câmara deliberou, por maioria aprovar o factoring, no valor de € 51.376,53, de Casais - Engenharia e Construção SA.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade dos prédios des-critos na matriz predial rústica sob os artigos n.º 28, n.º 86, n.º 109, n.º 124, n.º 125, todos da secção V, da freguesia de Ferreira do Zêzere, requerido por José Manuel Gaspar Zeferino.A Câmara deliberou, por unani-midade, autorizar a realização do peditório, dos dias 8 a 11 de mar-ço de 2012, requerido por Cáritas Diocesana de Coimbra.

Page 17: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 17

ferido edifício a título gratuito, não será possível auxiliar também na re-alização das obras pretendidas pelo Grupo de Assistência Recreativo e de Melhoramentos do Bêco de Santo Aleixo.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, de acordo com a informação técnica e no âmbito do Regulamento de luta contra a pobreza e inserção social, auxiliar com a compra dos materiais necessários para a con-clusão da obra para habitação da família em causa.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, informar a Câmara Municipal de Abrantes que não se encontra in-teressada na aquisição das ações da Municípia, encontrando-se também disponível para vender as ações que detém da referida empresa.A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 5 e Alteração às Grandes Opções do Plano n.º 4 no valor de € 27.000,00.A Câmara deliberou, por maio-ria, ratificar a referida Alteração Orçamental n.º 6 e Alteração às Grandes Opções do Plano n.º 5 no valor de € 6.000,00.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar e aprovar as alte-rações ao projeto de toponímia da Freguesia de Ferreira do Zêzere. A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a prorrogação graciosa do prazo da emprei-tada “Remodelação da Rede de Abastecimento de Água - Sistema de Chãos”, solicitada por José Marques Grácio SA.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar que a pavimentação betuminosa de algumas vias assina-ladas na empreitada “Remodelação da Rede de Abastecimento de Água - Sistema de Chãos” seja reposta no âmbito de outra empreitada.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, fixar o preço de € 5,00 (cinco euros) para comparticipação no se-guro dos participantes na atividade “Páscoa em Movimento”. A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a Alteração Orçamental n.º 7 e às Grandes Opções do Plano n.º 6 no valor de € 2.500,00. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a passagem da IV Maratona de Tomar, no concelho de Ferreira do Zêzere, requerida por Dropzone, Unipessoal, Lda.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aceitar as ofertas remetidas à Biblioteca Municipal, durante o mês de Fevereiro 2012.A Câmara deliberou, por unani-midade, avançar com o processo de contraordenação e de com uma advertência escrita sobre o com-

portamento da falta de Limpeza, no sector de venda de peixe fresco, do Mercado Municipal.

ATA N.º 6/2012Reunião 22-03-2012

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente no valor de € 50 (cinquen-ta euros) à Associação Portuguesa de Limitados da Voz.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente no valor de € 50 (cinquen-ta euros) Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente no valor de € 50 (cinquen-ta euros) à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama para a realização da edição “Corrida Sempre Mulher”.A Câmara deliberou, por unani-midade, autorizar a colocação de cartazes publicitários referentes à festa do cardal.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar o pagamento de fatura de água, em 18 prestações, acrescida de juros, requerida por Fernanda Rosa Dias.A Câmara deliberou, por una-nimidade, submeter a proposta de Regulamento Municipal so-bre o Licenciamento de Atividades Diversas a Inquérito Publico.A Câmara deliberou, por una-nimidade, submeter a propos-ta de Regulamento Municipal de Ocupação de Espaço Público a Inquérito Publico.A Câmara deliberou, por una-nimidade, submeter o proje-to de Regulamento Municipal de Horários de Funcionamento de Estabelecimentos Comerciais a Inquérito Publico.A Câmara deliberou, por una-nimidade, submeter o proje-to de Regulamento Municipal de Publicidade a Inquérito Publico.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com o parecer favorável da GNR, autorizar o cor-te de trânsito na via pública, para a realização da via-sacra “Uma Vela a Jesus”, requerida pela Associação Recreativa da Filarmónica Frazoeirense.A Câmara deliberou, por unani-midade e de acordo com o pare-cer favorável da GNR, autorizar a realização do passeio turístico de todo o terreno, no dia 07 de Abril de 2012, requerido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere.

deLiBeraÇÕeS

de Arquitetura para a Adaptação/Ampliação da Casa do Adro a Hotel – Ref.ªAD006/DUOMA/2012.A Câmara deliberou, por unani-midade, proceder à restituição de cauções de contadores de água (domestica) a todos os consumido-res que ainda detenham contratos ativos e posteriormente entregar o valor remanescente quando se es-gotar a possibilidade de devolução de caução aos respetivos consumi-dores.

ATA N.º 7/2012Reunião 12-04-2012

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar os valores apurados para a média mensal de deposição de rsu referente ao ano de 2012.A Câmara deliberou, por maioria, aprovar uma transferência de capital no valor de 150.000,00 € à Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere, a pagar em 2 anos (2012 e 2013), em três tranches/ano, no valor de 25.000,00 €.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente no valor de 92 € ao Comité Português para a Unicef.A Câmara deliberou, por unanimida-de, atribuir uma transferência cor-rente no valor de 100 € à Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião.A Câmara deliberou, por unanimida-de, apoiar na publicidade do evento “ Passeio automóveis clássicos e antigos” e atribuir lembranças aos participantes, requerido pelo Centro Recreativo e Cultural de Carvalhais. Deliberou ainda autorizar o passeio desde que o parecer das forças de segurança seja favorável.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a proposta Sr. Presidente para que à semelhança do que se atribuiu ao Sport Club, se atribuísse uma transferência corrente no valor de 2500 € à Casa Regional de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, reconhecer o interesse pú-blico do projeto de certificação de 3 caminhos pedestres em Dornes e remeter à Assembleia Municipal.A Câmara deliberou, por unani-midade, declarar interesse pú-blico para a região do projeto “Adaptação/Ampliação da Casa do Adro” com enquadramento no QREN e remeter à Assembleia Municipal.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aceitar o patrocínio da Central de Cervejas para a festa do emi-grante no valor de € 7.500,00 + iva

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o plano de sinalização de Almogadel, no âmbito da obra “Remodelação da rede de distribui-ção de água - sistema de Chãos”, requerido por José Marques Grácio, SA.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a aprovação do pla-no de sinalização temporário n.º 111/2012, no âmbito da obra IC3 - Tomar/Avelar Sul Lote 1, reque-rido por Ascendi Pinhal Interior - Estradas do Pinhal Interior, SA.A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a revisão de preços da em-preitada “ Alteração e Ampliação do Mercado Municipal - Trabalhos Complementares”.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a caducidade do proces-so de licenciamento em causa e que o requerente Humberto Alexandre Gomes Antunes Bernardo seja no-tificado de que pode solicitar novo pedido de licenciamento de acordo com o art.º 72.º do RJUE.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informação técnica, aprovar o pedido de desta-que do terreno em causa, requerido por Paulo Sérgio da Silva Ribeiro.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, dar início ao acionamento da garantia bancária, relativo ao pro-jeto de operação urbanística do lo-teamento urbano n.º 2/02, da firma Manuel da Silva Ribeiro & Filhos Lda, que se encontra em incumpri-mento.Dado conhecimento da realização de uma sessão de Esclarecimento Público “Doença do Nemátodo do Pinheiro.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar o pagamento do ra-mal de esgotos em 12 prestações, com os respetivos juros, requerido por António Ferreira Alves.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informação técnica, emitir a licença de ruido para Festa Anual em Cardal, reque-rida pela Comissão dos Amigos das Quatro Aldeias Unidas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a mudança de titula-ridade da banca no mercado muni-cipal, requerida por Pastelaria David – Panificação e Pastelaria, Lda.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, retificar o título do procedi-mento para “Manutenção preventiva das instalações de climatização de edifícios municipais” (Procedimento n.º 002/AD/Duoma).A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorá-vel à Prestação de Serviços para a Elaboração de Estudo Preliminar

Page 18: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 18

e respetivas contrapartidas do refe-rido patrocínio.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o Regulamento do concurso de fotografia “Como eu vejo….Ferreira do Zêzere”.A Câmara deliberou, por unanimida-de, determinar a extinção da licença do feirante Franquelim Lima, caso até à data da referida deliberação o mesmo se encontre em incumpri-mento no pagamento dos valores do terrado.A Câmara deliberou, por unani-midade , aprovar a aquisição de duas parcelas de terreno, sitas em Albardão, freguesia de Dornes, para alargamento de estrada em Albardão. Deliberou ainda submeter à Assembleia Municipal a aprovação da afetação ao domínio público mu-nicipal das referidas parcelas.A Câmara tomou conhecimento da Declaração de compromissos plu-rianuais existentes em 31/12/2011 (art.º 15.º, n.º1, a)); Declaração de pagamentos em atraso existentes em 31/12/2011 (art.º 15.º, n.º1, b)); Declaração de recebimentos em atraso existentes em 31/12/2011 (art.º 15.º, n.º1, b)). (Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso (LCPA) “ e que foram en-viados ao executivo e ao Presidente da Assembleia Municipal a 30 de março de 2012, de acordo com o n.º 2 do artigo 15.º da lei n.º 8/2012, de 21/02, os quais constam da Prestação de Contas de 2011. A Câmara deliberou, por maioria, aprovar o acordo de pagamentos com Águas do Centro SA e subme-te-lo à Assembleia Municipal para aprovação.A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a revisão orçamental n.º 1, no valor de € 3.472,43 e subme-tê-la à Assembleia Municipal, para aprovação.A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a Prestação de Contas de 2011 e submetê-la à Assembleia Municipal para apreciação e vota-ção.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, declarar a caducidade da li-cença de obras n.º 98/09, pelo pre-visto no n.º 5 do art.º 71 do RJUE e o requerente, Ricardo Jorge Pirão da Silva, seja informado que poderá solicitar nova licença nos termos do art.º 72.º do RJUE.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informação técnica não aceitar os pontos 1; 2; 3; 4; e 6 do ofício n.º 5551 do pro-motor do Loteamento urbano n.º 39/2003 e revogar a deliberação de 14/07/2011 em todos os aspe-tos que contrariem esta decisão. A

Câmara aprovou ainda que as taxas de compensação e taxas urbanís-ticas sejam pagas no prazo de 60 dias seguidos, contados a partir da notificação respetiva e que a caução seja apresentada dentro do mesmo prazo.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informa-ção técnica homologar o auto de receção definitivo da Empreitada “Sistema de Saneamento de Rio Fundeiro”. A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 8, no valor de € 2.000,00 (dois mil euros).A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a alteração orçamental n.º 9, no valor de € 75.000,00 (setenta e cinco mil euros).A Câmara deliberou, por unanimida-de, emitir declaração de instalação de outdoor digital no concelho de Ferreira do Zêzere Ismael Roldão, Sociedade Unipessoal Lda. A Câmara tomou conhecimento da Listagem de prestação de serviços do mês de março de 2012.

ATA N.º 8/2012Reunião 26-04-2012

A Câmara deliberou, por unanimida-de, submeter o projeto de Alteração ao Regulamento Municipal so-bre o Licenciamento de Atividades Diversas à Assembleia para apro-vação.A Câmara deliberou, por una-nimidade, submeter o Projeto de Regulamento Municipal de Ocupação do Espaço Público à Assembleia Municipal para aprova-ção.A Câmara deliberou, por una-nimidade, submeter o Projeto de Regulamento Municipal de Horários de Funcionamento de Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços à Assembleia Municipal para apro-vação.A Câmara deliberou, por una-nimidade, submeter o Projeto de Regulamento Municipal de Publicidade à Assembleia Municipal para aprovação.A Câmara deliberou, por unani-midade, informar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere não ser possível, nesta altura, atri-buir o apoio solicitado para aquisi-ção de fardamento.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente de € 50 (cinquenta euros) à Unicef.

deLiBeraÇÕeS

Opções do Plano n.º7 no valor de € 5.000,00.A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 11 no valor de € 3.000,00.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, assumir que a regulariza-ção da instalação de operações de Gestão de Resíduos, existente em Valadas, será comtemplada na revi-são do PDM em curso.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a sinalização de trân-sito em Salgueiral.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade ao prédio descrito na matriz predial rústica sob o ar-tigo 74 - secção D, da freguesia de Dornes, requerido por Sandra Cristina da Silva Baptista.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade ao prédio descri-to na matriz predial rústica sob o artigo 31 - secção E, da freguesia de Dornes, requerido por Sandra Cristina da Silva Baptista.A Câmara deliberou, por unanimida-de, conceder a prorrogação gracio-sa por 30 dias, para a empreitada de “Remodelação da Rede de Água em Chãos”, solicitada por José Marques Grácio, SA.A Câmara deliberou, por unanimida-de, declarar a caducidade da licença, de acordo o artigo 71º do RJUE e notificar o requerente, Francisco Antunes da Costa, informando que poderá solicitar nova licença nos termos do artigo 72º do RJUE.A Câmara deliberou, por unanimida-de, declarar a caducidade da licença, de acordo com o artigo 71º do RJUE e notificar o requerente, Maria da Conceição da Costa da Fonseca de Sousa Chichorro, informando que poderá solicitar nova licença nos termos do artigo 72º do RJUE.A Câmara deliberou, por unani-midade, declarar a caducidade da licença de acordo com o artigo 71º do RJUE e notificar d o re-querente, Humberto Alexandre Gomes Antunes Bernardo, infor-mando que poderá solicitar nova licença nos termos do artigo 72º do RJUE. A Câmara deliberou, por maio-ria, homologar a conta final da Empreitada de “Alteração e Ampliação do Mercado Municipal”.A Câmara tomou conhecimento do projeto Centro de Atividades Intergeracionais e deliberou, por unanimidade, aprovar a decisão de apresentação do pedido de apoio ao PRODER e declarar reconheci-mento de interesse para as popula-ções e a economia local. Deliberou

A Câmara deliberou, por una-nimidade, atribuir à Associação de Melhoramentos de Cultura e Recreio de Dornes, uma transfe-rência corrente mensal de 100 (cem euros).A Câmara deliberou, por unani-midade, informar os Feirantes do Mercado Municipal que não irá al-terar a Tabela de Taxas e que o re-ferido pedido será tido em conside-ração na Tabela de Taxas para o ano de 2013.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar o pagamento da licença de ocupação de espaço pú-blico, em três prestações, acrescida de juros, nos meses de Maio, Julho e Outubro de 2012, requerido por Alexandre da Conceição Alcobia Penim.A Câmara deliberou, por una-nimidade, nomear como repre-sentantes da Câmara Municipal, para constituição da Comissão de Seleção e Acompanhamento do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, o vereador Sr. Eng.º Paulo Neves e o vereador Sr. Dr. Filipe Martins.A Câmara deliberou, por una-nimidade, ratificar a aprovação do Protocolo entre a ADIRN e o Município, para operacionalizar o referido processo de formação pro-fissional.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a Informação Técnica, emitir a Licença Especial de Ruído requerida por Moto Clube de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a Informação Técnica, emitir a Licença de Ruido Condicionada, requerida por MonteAdriano.A Câmara deliberou, por unani-midade, autorizar o acampamento anual, requerido pelo Moto Clube de Ferreira do Zêzere, desde que os pareceres da GNR e Centro de Saúde, seja favoráveis.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar o alargamento do Horário de Funcionamento do Bar da Central de Camionagem de Ferreira do Zêzere, para as 02h:00m, desde que esse facto não traga qualquer encargo para o Município.A Câmara deliberou, por unanimida-de, informar a Câmara Municipal de Aguiar da Beira que não se encontra interessada na aquisição das ações da Municípia, SA, estando também o Município de Ferreira do Zêzere disponível para vender as ações que detém nessa empresaA Câmara deliberou, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 10 e Alteração às Grandes

Page 19: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 19

ainda, por unanimidade submete-lo à Assembleia Municipal. A Câmara deliberou, por unanimida-de que, para o efeito de apresenta-ção de candidatura ao Subprograma 3 do PRODER, considerar que a alteração do edifício sito no Lote HC1, Quinta da Matana, Ferreira do Zêzere, atualmente com utiliza-ção para serviços, para um Centro de Conferências com Alojamento é de interesse público para esta autarquia e remeter à Assembleia Municipal a fim de que seja deli-berado o interesse público para a regiãoA Câmara deliberou, por maioria, aprovar a Alteração Orçamental n.º 12 e às GOP n.º 8 no valor de € 1.000,00 (mil euros) e de 27.000,00 (vinte e sete mil euro).A Câmara deliberou, por unani-midade, ratificar a aprovação do Estudo Preliminar de Arquitetura para Adaptação/Ampliação da Casa do Adro a Hotel.

ATA N.º 9/2012Reunião 10-05-2012

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aceitar as ofertas remetidas à Biblioteca Municipal Dr. António Baião, durante o mês de Março 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a minuta do contra-to de cessão do direito de uso de terreno de terreno da Freguesia de Igreja Nova do Sobral. A Câmara deliberou, por unanimi-dade autorizar o pagamento da dí-vida de água em cinco prestações (acrescido de juros) requerido por Rosália do Céu Lopes Caetano.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar o pagamento de faturas de água em seis prestações (acrescido de juros), requerido por Luís Miguel Peixoto Amaro.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a ocupação da via pública para realização das procis-sões em honra do Corpo de Deus e de Santo António, requerida pela Paróquia de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a ocupação da via pública com palco para atuação de bandas musicais nos dias 8, 9 e 10 de Junho, solicitado pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a ocupação da via pública nos dias 20 e 27 de maio e 3 de junho, para realização da Feira anual da cereja, solicitado pela Freguesia de Bêco.

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, não autorizar a colocação de uma mesa de jogo na área comum do terminal da central de camio-nagem, requerido por Fernando Morgado.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informação técnica, emitir a licença especial de ruído solicitada Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade autorizar a alteração de titu-laridade da banca n.º 5 no mercado municipal, requerida por Manuel António Ribeiro Silva Lda.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar as Normas da Feira dos Petiscos – Depenicar 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar o plano de sinaliza-ção temporária n.º 155/2012 para implementar no IC3: Tomar/Avelar Sul - Lote 1, requerido por Ascendi Pinhal Interior - Estradas do Pinhal Interior, SA.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a constituição de com-propriedade dos prédios descritos nas matrizes prediais rústicas sob os artigos números 139, 140, 141, 142, 143 e 144, todos da secção I, da freguesia de Pias, requerido por Paulo A. Santos.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade ao prédio descri-to na matriz predial rústica sob o artigo número 50 - Secção E, da freguesia de Areias, requerida por António Fernandes - Cabeça de Casal da Herança de. A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz predial rústica sob o ar-tigo número 51 – Secção, requerida por António Fernandes - Cabeça de Casal da Herança.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, declarar a caducidade da li-cença de obras nº 24/08, pelo pre-visto no artigo 71º, do RJUE e que o requerente, Templar -Construção Civil e Turismo SA, seja informado que pode solicitar nova licença, nos termos do artigo 72º do RJUE.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, declarar a caducidade do pro-cesso de obras nº 86/05, pelo pre-visto no artigo 71º, do RJUE e que o requerente, Pedro Miguel de Jesus Costa, seja informado que pode so-licitar nova licença, nos termos do artigo 72º do RJUE.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a aprovação do pla-no de sinalização temporário n.º 150/2012, no âmbito da obra IC3

deLiBeraÇÕeS

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, indeferir o pedido de altera-ção de horário de funcionamento, requerido por Deep - Green Track, Lda.Deliberado por unanimidade, ratifi-car a transferência de capital conce-dida à Junta de Freguesia de Areias, no montante de € 6.303,19, para aquisição de placas toponímicas.A Câmara aprovou, por unanimida-de, a alteração toponímica solicitada por António Silva Carvalho.Deliberado por unanimidade, auto-rizar o pagamento de consumo de água, no montante de €69,30, em três prestações, requerido por Carla Maria Bentes Ribeiro da Silva.A Câmara, por unanimidade, com base na informação técnica, deli-berou deferir a emissão da Licença Especial de Ruido para a Festa Anual de Avecasta.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, assumir os custos dos danos causados na viatura Mário Ferreira.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, tendo em conta a informação do Médico Veterinário Municipal, aprovar a suspensão da aplicação da taxa devida, para o caso em análise (Marílio Rodrigues Rosa), e sub-meter à Assembleia Municipal para aprovação.A Câmara aprovou por unanimida-de, o valor apurado da Revisão de Preços definitiva da empreitada de “Construção do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, no valor de € 11,60 mais IVA.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, conceder a Licença especial de ruido para a realização da Festa Anual, requerida pela Associação Recreativa Cultural de Matos e Barbatos.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, conceder a licença especial de ruido para a realização de Festa Religiosa em Mourolinho, requerida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Igreja Nova do Sobral.A Câmara, por unanimidade, delibe-rou proceder à abertura do procedi-mento para alienação das 347 (tre-zentas e quarenta e sete) árvores. A Câmara deliberou, por unani-midade, declarar a caducidade do processo de obras e que o reque-rente, José Manuel de Sousa Bivar Weinholtz, seja informado de que pode solicitar nova licença nos ter-mos do art.º 72.º do RJUE, podendo beneficiar dos elementos instrutó-rios do processo, se o novo requeri-mento for apresentado no prazo de 18 meses.Deliberado, por unanimidade, de-clarar a caducidade do alvará de obras n.º 3/04, nos termos do n.º 5

– Tomar/Avelar Sul Lote 1, reque-rido por Ascendi Pinhal Interior – Estradas do Pinhal Interior, SA.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, determinar o abandono do lugar do feirante Telmo da Silva Fragoso, sendo o mesmo precedido de audiência prévia.A Câmara deliberou, por una-nimidade, atribuir combustí-vel às seguintes associações: - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere/600 litros/mês Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere/125 litros/mês; Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas/125 litros/mês; Sport Club Ferreira do Zêzere/150 li-tros/mês; Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense/50 litros/mês e a Sociedade Filarmónica Ferreirense/50 litros/mês (as Filarmónicas podem gastar 600 li-tros, por ano, com um máximo de 100 litros/mês).A Câmara tomou conhecimento da listagem de Prestação de Serviços do mês de abril de 2012.A Câmara deliberou, por maioria, ratificar as notas qualitativas de “Desempenho Bom” às duas uni-dades orgânicas, atribuídas pelo Sr. Presidente.A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a presente alteração orça-mental nº 13 e às GOP nº 9, no valor de € 92.004,00 (noventa e dois mil e quatro euros).

ATA N.º 10/2012Reunião 24-05-2012

Deliberado aprovar, por unanimi-dade, o contrato programa entre a Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul e o Município. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar os quantitativos de RSU depositados no aterro sani-tário no 1º trimestre de 2012, para efeitos de faturação.A Câmara deliberou, por unanimida-de, atribuir o valor de € 4,27 (quatro euros e vinte e sete cêntimos), por refeição, aos elementos que incor-poram as equipas de combate a in-cêndios (ECIN), entre 15 de Maio e 15 de Outubro de 2012.Deliberado por unanimidade, con-ceder uma transferência corrente no montante de € 250,00 (du-zentos e cinquenta euros) à União Humanitária dos Doentes com CancroDeliberado conceder uma trans-ferência corrente no valor de € 400,00 (quatrocentos euros)

Page 20: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 20

do artigo 71.º do RJUE e que o re-querente, Manuel da Silva Ribeiro & Filhos Lda, seja informado que pode solicitar nova licença nos termos do art.º 72.º do RJUE, podendo bene-ficiar dos elementos instrutórios do processo, se o novo requerimen-to for apresentado no prazo de 18 meses.A Câmara deliberou por unanimida-de declarar a caducidade do proces-so de obras n.º 85/09 nos termos do previsto no n.º 5 do artigo 71.º do RJUE, e que o requerente, Porfírio do Nascimento Pendão, seja infor-mado, que pode solicitar nova licen-ça nos termos do art.º 72.º do RJUE, podendo beneficiar dos elementos instrutórios do processo se o novo requerimento for apresentado no prazo de 18 meses.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, certificar o destaque de uma parcela de terreno, no lugar de Vale Serrão, freguesia de Dornes, re-querida por Joaquim da Silva Garcez Cotrim.Deliberado, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 14 e Alteração às GOP n.º 10 no valor de € 15.000,00.Deliberado, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 15 e Alteração às GOP n.º 11 no valor de € 4.000,00 (quatro mil euros).Deliberado por unanimidade apro-var o Plano de Sinalização – Corte de Trânsito Festa Santo António. A Câmara deliberou aceitar o está-gio curricular da aluna Irrine Lucy Ferreira Alves.Deliberado, por unanimidade, auto-rizar a ocupação da via publica bem como a cedência da sinalização, re-querida pela Junta de Freguesia de Águas Belas.Deliberado libertar a transferência de capital no valor de € 30.000,00 (trinta mil euros) solicitada pela Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de PiasDeliberado, por maioria, aprovar, a Alteração Orçamental n.º 16 no va-lor de € 9.000,00.Deliberado aprovar, por maioria, a Alteração Orçamental n.º 17 e Alteração às GOP n.º 12 no valor de €7.000,00.Deliberado aprovar, por maioria, a Alteração Orçamental n.º 18 no va-lor de € 4.000,00. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, efetuar a alteração por adap-tação ao Plano Diretor Municipal, envolvendo os prédios números 149, 95, 94, 147, 145, 144, 148 e 96 – todos da Secção C, – Freguesia de Igreja Nova do Sobral e n.º 2 – Secção U – Freguesia de Ferreira do Zêzere, no sentido de suprir a falta

de classificação, no Plano Diretor Municipal, de áreas parciais dos mesmos, na sequência da publicita-ção do CAOP V3.0 – Julho de 2004, qualificando essas áreas como flo-resta de produção.

ATA N.º 11/2012Reunião 14-06-2012

A Câmara deliberou, por unanimida-de, ratificar o Despacho de luto na-cional pelo falecimento do Doutor Jorge da Conceição Godinho, mem-bro da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a proposta do Sr. Presidente, de prestar homenagem ao Dr. Jorge da Conceição Godinho, com a atribuição do seu nome a uma rua do concelho.A Câmara tomou conhecimento do voto de louvor e agradecimento en-viado pela Associação Recreativa da Filarmónica Frazoeirense devido ao apoio na colaboração prestada na realização da “Vila Sacra”. A Câmara tomou conhecimento da Prestação de serviços do mês de maio de 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a calendarização de apoio ao Associativismo que terá efeitos para o ano seguinte (2013).A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ceder gratuitamente o aeró-dromo municipal para a realização de um evento nacional em maio de 2013, solicitado por Bassglobal SA.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir parecer favorável à re-alização do “1.º Audace Alvaiázere Trilhos do Meio” a realizar no dia 01 de julho de 2012, solici-tado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a alteração ao ho-rário de funcionamento do bar da central de camionagem de Ferreira do Zêzere e que nas folgas e férias do concessionário o terminal esta-rá fechado apenas com acesso aos motoristas das rodoviárias.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir a licença especial de ruido para a realização de Baile, so-licitada pela Comissão dos Amigos das Quatro Aldeias Unidas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir a licença especial de ruído para a realização Festa tradi-cional, no lugar de Besteiras, solici-tada Fabrica da Igreja Paroquial de Águas Belas. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a licença especial de

deLiBeraÇÕeS

A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 20 e alteração às GOP n.º 14 no va-lor de € 122.000,00.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a colocação de sinal de estrada sem saída no lugar de Milheiros, solicitado por Junta de Freguesia de Areias.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a aprovação do pla-no de sinalização temporário n.º 209/2012, no âmbito da obra IC3 - Tomar/Avelar Sul Lote 1, solici-tado por Ascendi Pinhal Interior - Estradas do Pinhal Interior, SA. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a aprovação do plano de sinalização temporária PST10 - referente ao restabelecimento da PI8-Lote 1 – OE solicitada por Pengest.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a aprovação da alte-ração das datas para corte de trân-sito relativo ao plano de sinalização temporário solicitado pela Pengest.A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável à constituição de compropriedade relativamente ao prédio descrito na matriz predial rústica sob o artigo número 351 - secção J, da fregue-sia de Areias, requerido por Paulo A. Santos.A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável à constituição de compropriedade do prédio descrito na matriz pre-dial rústica sob o artigo número 55 - secção M, da freguesia de Águas Belas, requerida por José Manuel Gaspar Zeferino.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a isenção de paga-mento de taxas, requerida por Luís Carlos Cotrim Ramos.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a homologação do Auto de Receção Provisório da Empreitada de “Beneficiação da ER 348 entre Ferreira do Zêzere e a Albufeira do Castelo de Bode”.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a homologação da conta final da empreitada de “Beneficiação da ER 348 entre Ferreira do Zêzere e a Albufeira do Castelo de Bode”.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a alteração por adaptação ao PDM e submeter à Assembleia Municipal, para pos-terior publicação no Diário da República e envio à DGOTDU, para depósito.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a calendarização relativa à Revisão ao Plano Diretor Municipal.

ruído para intervenção ao longo da faixa expropriada para implanta-ção da via em construção, solici-tada MonteAdriano - Engenharia e Construção, S.AA Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a minuta do edital para a Hasta Pública de alienação de abate de pinheiros ao longo da estrada de Ferreira do Zêzere/Castanheira.A Câmara deliberou, por unani-midade, aceitar a proposta de re-negociação enviada por Telcabo - Telecomunicações e Eletricidade Lda, referente à renda de aluguer de terreno para a colocação da estação de telecomunicações da Vodafone.A Câmara deliberou, por unanimida-de aprovar o Regulamento Interno de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.A Câmara deliberou, por maio-ria, emitir parecer prévio favo-rável à prestação de serviços de Transportes Escolares - Ano letivo 2012/2013. A Câmara deliberou, por maio-ria, emitir parecer prévio favo-rável à Prestação de serviços de Prolongamento de Horários - Pré-escolar - Ano letivo 2012/2013.A Câmara deliberou, por maioria, emitir parecer prévio favorável à Prestação de serviços - Espetáculo Musical com o grupo SANTAMARIA.A Câmara deliberou, por maioria, emitir parecer prévio favorável à Prestação de serviços - Espetáculo Musical com o grupo BOSS AC.A Câmara deliberou, por maioria, emitir parecer prévio favorável à Prestação de serviços - Aluguer de frigideira para confeção da omeleta - Record do Guiness. A Câmara deliberou, por maio-ria, emitir parecer prévio favorável à Prestação de serviços - Júri do Guiness para aferição do Record da omeleta.A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a Renovação do contra-to de avença com A. R. Montalvo Associados - Sociedade de Advogados, R.L. pelo montante de 1200 €/+IVA, mês.A Câmara deliberou, por maioria, solicitar autorização à Assembleia Municipal para a abertura dos procedimentos concursais para Contratação de Professores para AEC´s A Câmara deliberou, por unani-midade, fixar o preço dos bilhetes para os espetáculos dos SantaMaria e dos Boss AC em 5€/cada (iva incluído).A Câmara deliberou, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 19 e alteração às GOP n.º 13 no va-lor de € 7.500,00.

Page 21: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 21

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a ata com a lista de classificação e atribuição das bolsas de estudo e de deslocação: Bolsas de Estudo- 1º Ricardo Cotrim Ramos; 2.º Marta Sofia Ricardo Ramos; 3.º André Filipe Ribeiro Martins; 4.º Tânia Filipa Pêgas Malheiro da Silva; 5.º Alexandre Manuel Antunes Gomes. Bolsas de Deslocação: 1.º Bruna Margarida Azevedo São Pedro; 2.º João Miguel Veríssimo Oliveira; 3.º Tânia Filipa Godinho Mendes; 4.º Liliana Perna Figueiredo; 5.º Tatiana Cristina Simões Rosa.

ATA N.º 12/2012Reunião 28-06-2012

A Câmara tomou conhecimento do convite feito pela Ordem dos Advogados aos Presidentes das Câmaras Municipais dos concelhos afetados pela última versão da pro-posta de Mapa Judiciário apresen-tada pelo Ministério da Justiça para uma reunião. Deliberado por unanimidade, atri-buir uma transferência corrente no montante de 500 € (quinhen-tos euros) ao Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias para a realização do XV Festival Nacional de Folclore. Deliberado autorizar por unanimi-dade a cedência de duas salas no Centro Cultural para lecionar no próximo ano letivo 2012/2013 à Escola Internacional de Línguas de Tomar.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, conceder a Licença de Ruido para a realização de uma Festa em Honra de São Sebastião e São Vicente, requerida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Paio Mendes.Deliberado, por unanimidade, ratifi-car a Licença Especial de Ruído para a realização de Festa/Convívio de São João, solicitada pela Junta de Freguesia de Águas Belas.Deliberado, por unanimidade, ra-tificar a determinação de Preço, no valor de 12,5 €, para compar-ticipação no seguro dos partici-pantes nas Férias Desportivas de Verão 2012. A Câmara deliberou, por maio-ria, aprovar a proposta do Sr. Presidente de Compatibilização dos tarifários de águas, saneamento e resíduos sólidos urbanos, de acor-do com a Recomendação 1/2009 da ERSAR (Recomendação tarifaria), com efeitos a partir de 1 de julho de 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir o novo número de po-

lícia (349), solicitado Victor Manuel Flores Dias.A Câmara por unanimidade, esta-beleceu que o nome da Rua Nossa Senhora de Fátima, em Porto Chão, se prolongue até ao cruzamen-to do Vale da Carreira, anulando assim uma parte da Rua Castelo de São Jordão, na freguesia de Bêco. Deliberado, por unanimidade, ratifi-car a autorização da reprogramação da implementação do plano de si-nalização temporária 16, solicitado pela firma Pengest. A Câmara deliberou por unanimi-dade que não poderá assumir qual-quer responsabilidade de qualquer acidente que se venha a verificar no local designado por “Voltas do Porto” – Bela Vista, uma vez que a responsabilidade cabe às Estradas de Portugal.Deliberado, por maioria, apro-var a Conta Final desta emprei-tada Empreitada de “Construção do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere”. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o projeto de segu-rança contra incêndios da Escola de Águas Belas.A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável à constituição de compropriedade prédio descrito na matriz predial rústica sob o artigo número 96 - secção H, da freguesia de Pias, que deu origem ao artigo número 132 - Secção H, requerida por António Manuel Pedroso Leal.Deliberado, por maioria, aprovar a Alteração Orçamental n.º 21 e Alteração às GOP n.º 15 no mon-tante de 40.000,00 €.A Câmara deliberou, por unanimida-de e de acordo com a informação do Dr. Fernando António dos Mártires Lopes, Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, aprovar o Relatório de avaliação e execução das Ações Desenvolvidas no ano de 2011 e submeter o relatório, aos órgãos de superintendência, tutela e controlo, designadamente, ao Sr. Presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção e ao Sr. Inspetor-Geral de Finanças.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, adquirir uma parcela de ter-reno, com a área de 89 m2, a fim de ser anexado ao imóvel urbano para a implementação do projeto de construção do Posto de Turismo de Dornes.A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável à abertura e funcionamento do curso profissional de turismo ambiental e rural.

deLiBeraÇÕeS

Lda,. A Câmara deliberou ainda, por unanimidade, que para futuro e para casos análogos seja dele-gada a competência no chefe de divisão de urbanismo, obras mu-nicipais e ambiente, sendo apenas os casos omissos remetidos ao órgão.Deliberado, por unanimidade, auto-rizar a colocação de placas de para-gem de autocarro, designadamente na EN110, no lugar de Escoral e em Milheiros, na freguesia de Areias. A Câmara deliberou por unanimida-de, proceder ao alargamento da rua no lugar de Corujeira, e não à co-locação de sinalização como estava previsto.Deliberado, por maioria, a homo-logação da retificação da conta final da empreitada “Ampliação e Alteração do Mercado Municipal “, bem como o resumo da conta final com erro e retificado.A Câmara deliberou, por unanimida-de, emitir parecer favorável à cons-tituição de compropriedade para os prédios descritos na matriz predial rústica sob os artigos número 37 e 38 da secção AG, ambos da fregue-sia de Ferreira do Zêzere, requerida por José Manuel Gaspar Zeferino.A Câmara deliberou, por unanimida-de, emitir parecer favorável à cons-tituição de compropriedade para o prédio descrito na matriz predial rústica sob o artigo número 282 - secção B, da freguesia de Ferreira do Zêzere Jorge José Rodrigues Fernandes.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com a informação técnica, deferir o destaque requeri-do por Deolinda Conceição Silva.A Câmara deliberou por unanimi-dade isentar o pagamento de ta-xas requerido por Fábrica da Igreja Paroquial de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ordenar, precedendo vistoria, a demolição parcial do imóvel sito em Ribeira., a fim de realizar obras destinadas a dotá-lo de condições de segurança e salubridade na se-quência de uma comunicação da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere.A Câmara tomou conhecimento da deliberação tomada por unanimida-de na Assembleia Geral da a.logos em que estipularam uma contri-buição extraordinária no valor de 40.000,61 €, contribuindo os res-tantes associados, por referência, com o montante que lhes couber. A Câmara deliberou, por unanimidade que em termos futuros e caso haja condições financeiras, contribuir, por referência, com o montante respetivo.

A Câmara deliberou aprovar o Protocolo Mercado Social de Arrendamento.Deliberado, por maioria, a Alteração Orçamental n.º 22 no montante de 11.760,00 € e Alteração às GOP n.º 16 no montante

ATA N.º 13/2012Reunião 12-07-2012

Deliberado adjudicar a alienação de pinheiros bravos à firma Florestal Zêzere – Exploração Florestal, Lda. A Câmara tomou conhecimento listagem das ofertas remetidas à Biblioteca Municipal durante o mês de maio e junho.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir o valor de 1.500,00 € (mil e quinhentos euros) à Kruppa - Associação Cultural.A Câmara, por unanimidade, de-liberou a título excecional ceder o espaço no hangar, mas a qualquer momento revogável, requerido por Firmo Henriques Costa.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar a interdição da realiza-ção do mercado nos dias 11 e 13 de agosto de 2012 devido à realização da “Festa do Emigrante/Depenicar. A Câmara deliberou ainda, por una-nimidade, que à faturação mensal dos feirantes seja retirado o valor a liquidar correspondente ao que cada feirante teria de pagar se realizasse o mercado.A Câmara deliberou por unanimida-de, aprovar a proposta de um pro-cedimento transitório a observar até à data da entrada de funcionamento na Câmara Municipal A Câmara, por unanimidade, delibe-rou aderir ao projeto denominado “ A minha rua”, que procura incentivar a participação cívica na resolução de problemas que possam surgir com os serviços públicos, requerida pela Agência para a Modernização Administrativa.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a emissão da licen-ça de ruido, para a realização da Festa Anual em Honra do Sagrado Coração de Jesus, solicitada pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Chãos.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir número de polícia a uma habitação, requerido por João Almeida.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a atribuição dos nú-meros 2, 2ºAe 2ºB (Rua Brigadeiro Lino Valente) e 2ºC (Praça Pedro Ferreira), requerido por Unicotol - União de Construções Tomarense,

Page 22: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 22

A Câmara deliberou por unanimida-de, emitir parecer favorável à cons-tituição de compropriedade para o prédio descrito na matriz predial rústica sob o artigo n.º 60 da sec-ção M, da freguesia de Águas Belas, requerido por José Manuel Gaspar ZeferinoA Câmara deliberou informar a Fábrica da Igreja Paroquial de Águas Belas que, para futuro e para pedido análogos de ocupação da via pública, os mesmos sejam fei-tos atempadamente e de acordo com o Decreto Regulamentar n.º 2-A/2005, de 24 de Março. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, conceder o pagamento da licença de construção no valor de 444,07 € em quatro prestações, requerido por Aprígio Miranda Reis.

ATA N.º 14/201226-07-2012

A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável para a realização do passeio de ci-clismo denominado “I audace de Alpiarça atá à Torre”, nos dias 08 a 09 de setembro de 2012, reque-rido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir a licença de ruido para a realização da Festa Anual em Honra de São Luís, requerida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Pias. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir a respetiva licença de ruído para a realização da Festa Religiosa em Honra de Nossa Sra. da Graça, requerida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Águas Belas.A Câmara deliberou, por unanimida-de, autorizar o acampamento oca-sional no “Lagar de São Guilherme” requerido pelo Agrupamento 1067 Pampilhosa – CNE.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a alteração de ti-tularidade da banca requerida por Ana Paula de Almeida Fernandes Teixeira.A Câmara deliberou, por unanimida-de e de acordo com o parecer jurí-dico, que se promova a alteração ao Regulamento do Mercado Municipal a fim de se incluir disposição sobre a restrição de acesso e permanência de animais.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, informar Câmara Municipal de Idanha a Nova que não se encontra interessada na compra da partici-pação financeira e que também se encontra disponível para alienar a

deLiBeraÇÕeS

participação que detém na Empresa Municípia. Deliberado, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 23 no va-lor de € 1500,00.A Câmara deliberou, por unanimi-dade e de acordo com as condicio-nantes, aprovar o plano de sinali-zação n.º 272/2012, solicitado por Ascendi Pinhal Interior - Estrada do Pinhal Interior, SA.A Câmara deliberou, por unanimida-de, declarar a caducidade da licença de obras n.º 42/10 pelo previsto no n.º 5 do artigo 71.º do RJUE e que o requerente António Gil dos Santos seja informado que pode solicitar nova licença se o novo requerimen-to for apresentado no prazo de 18 meses, ou requerer a licença previs-ta no art.º 88 do RJUE.A Câmara deliberou, por unanimida-de, declarar a caducidade da licença de obras n.º 90/10 pelo previsto no n.º 5 do artigo 71.º do RJUE e que o requerente Jan Hermanus Roelofs seja informado que pode solicitar nova licença, se o novo requerimen-to for apresentado no prazo de 18 meses.Deliberado, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 24 e alte-ração às GOP n.º 17 no valor de € 20.000,00.A Câmara tomou conhecimento da listagem de Prestação de serviços do mês de junho de 2012.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a minuta do protocolo de cedência de instalações à Escola Internacional de Línguas de Tomar.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, revogar parcialmente a de-liberação tomada 12/07/ 2012, relativa à interdição da realização do mercado nos dias 11 e 13 de agosto de 2012, passando a ser viável realizar o mercado interno, já no que diz respeito ao merca-do externo o mesmo realizar-se-á junto ao Centro de Saúde, para os feirantes que assim o entenderem. Deliberaram ainda, por unanimida-de, manter a deliberação (2.ª parte), no que se refere à faturação mensal dos feirantes.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a decisão do júri de indeferimento do pedido de Maria Deonilde Rodrigues Rosa Cruz e, não havendo alteração na classifi-cação final, passar a definitiva a lista de atribuição das bolsas de estudo e de deslocação: Bolsas de Estudo- 1º Ricardo Cotrim Ramos; 2.º Marta Sofia Ricardo Ramos; 3.º André Filipe Ribeiro Martins; 4.º Tânia Filipa Pêgas Malheiro da Silva; 5.º Alexandre Manuel Antunes Gomes. Bolsas de Deslocação: 1.º Bruna

Margarida Azevedo São Pedro; 2.º João Miguel Veríssimo Oliveira; 3.º Tânia Filipa Godinho Mendes; 4.º Liliana Perna Figueiredo; 5.º Tatiana Cristina Simões Rosa.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar o pagamento da faturação de água no valor total de 200,36 € em oito prestações, acrescidas dos respetivos juros, re-querido por Carla Mónica Henriques Andrade.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir a licença de ruído para a realização de uma Festa Religiosa Tradicional solicitada pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Bêco.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir a licença de ruído para a realização de um Torneio de skate, solicitada por Galeria Digital.Deliberado, por maioria, ratificar a Alteração Orçamental n.º 25 e Alteração às GOP n.º 18 no mon-tante de 82.000,00 €.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar o Acordo de Parceria com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Ferreira do Zêzere para as Atividades de enriqueci-mento curricularA Câmara deliberou, por unani-midade, a distribuição dos bilhe-tes do seguinte modo: Vereadores – 10 bilhetes; Membros da Assembleia Municipal – 2 bilhe-tes; Trabalhadores do Município – 2 bilhetes; Corpo Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere – 1 bilhete. A Câmara deliberou ainda, por unanimidade, atribuir bilhetes às rádios do con-celho e rádios dos concelhos vizi-nhos da seguinte forma: Emissor do Zêzere (ERZ) – 50 bilhetes: Rádio Condestável – 25 bilhetes; Rádio Hertz – 25 bilhetes; Rádio ABC de Ourém – 25 bilhetes; Rádio Cidade de Tomar – 25 bilhetes; Rádio FM de Vila de Rei – 25 bi-lhetes.

ATA N.º 15/2012Reunião 09-08-2012

A Câmara tomou conhecimento da listagem de ofertas no mês de julho de 2012 à Biblioteca Municipal.A Câmara tomou conhecimento de que a pessoa nomeada e responsá-vel pelo projeto do mercado social de arrendamento é a Vereadora Dr.ª Emília BeneditoA Câmara tomou conhecimento Listagem da Prestação de Serviços referentes ao mês de julho 2012.

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência corrente no valor de 500 € (qui-nhentos euros) à Associação do Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro, para a realização do XII Festival de Folclore.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar para realização do passeio de cicloturismo, requeri-do pelo Sport Club de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ceder o parque de merendas para a realização de almoço con-vívio, requerida por Sport Club de Ferreira do Zêzere.A Câmara, por unanimidade, deli-berou autorizar a afixação de car-tazes do evento “Festival Bons Sons 2012” e isentar o pagamen-to das respetivas taxas, solicitado por Sport Club Operário de Cem Soldos.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a afixação de carta-zes do evento “Feira de Santa Iria” e isentar o pagamento das taxas, requerido pela Comissão de Festas de Santa Iria.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir a licença de ruído para a realização de uma Festa Tradicional Anual, requerida pelo Centro Cultural e Recreativo de Carvalhais.Deliberado, por maioria, apro-var a Alteração Orçamental n.º 26 e Alteração n.º 19 às Atividades Mais Relevantes no montante de € 16.700,00. Deliberado, por maioria, aprovar a Alteração Orçamental n.º 27 no montante de € 1.200,00.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência de capital, no valor de 5.840,00 € (cin-co mil oitocentos e quarenta euros) à Junta de Freguesia de Igreja Nova do Sobra, para colocação de placas toponímicas.Deliberado, ratificar por unanimi-dade, a autorização da alteração de conduta de abastecimento (li-gação EP Nó Pias - Sublanço IC3-Tomar/Avelar-Sul Lote 1) requerida por Pinhal Construtoras do Pinhal Interior ACE.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, indeferir o pedido de pror-rogação de prazo para entrega de documentação e pagamento de ta-xas inerentes ao processo de licen-ciamento n.º 03/39/2003, solicita-do por Prata do Zêzere - Compra, Venda e Administração de Imóveis Lda.A Câmara, por unanimidade, de-liberou emitir parecer favorá-vel aos Estudos da Comissão de

Page 23: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 23

deLiBeraÇÕeS

Acompanhamento, da Revisão de plano diretor municipal de Ourém.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aprovar o Plano de Coordenação para a “Festa do Emigrante – Depenicar 2012”, de 10 a 13 de agosto de 2012.A Câmara, por unanimidade, deli-berou aceitar a retificação de “Rua Augusto Matos Carreira” para “ Rua Augusto Graça Carreira”, solicitado pela Junta de Freguesia de Águas Belas.

ATA N.º 16/2012Reunião 23-08-2012

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade, que se formalizasse o agradecimen-to à Associação Rancho Folclórico Alegria Alqueidão Santo Amaro, da concessão de sócio honorário à Câmara Municipal.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir parecer favorável para a realização do “Passeio Automóvel Regularidade 2012”, a realizar de 15 a 16 de setembro de 2012, so-licitado pelo Automóvel Club de Portugal.A Câmara deliberou, por unanimida-de, ratificar a licença de ruído para a realização de um baile, requerida por Catarina Alexandre Marques da Silva.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, emitir parecer favorável para a abertura dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio Gestão Desportiva, Técnico de Gestão, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Eletrotecnia e Instrumentista de Sopro e Percussão e dos Cefs em Carpintaria – Tipo II e Assistente Administrativo – Tipo III, solicita-do por Escola Secundária Jácome Ratton.A Câmara deliberou, por unani-midade, e após conhecimento do custo dos Manuais Escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico obrigatórios e adotados pelo Agrupamento de Escolas do Concelho de Ferreira do Zêzere, comparticipar a totalidade dos mesmos, aos progenitores que se encontrem recenseados no con-celho de Ferreira do Zêzere. A Câmara deliberou ainda, por una-nimidade, atribuir auxílios econó-micos no montante de 13€ (treze euros) por aluno, para aquisição de material escolar, para os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, cujos progenitores sejam recenseados no Concelho.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência

corrente de 2,50 € /por aluno para aquisição de material didático/pe-dagógico.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, no que diz respeito a subsídio de material de expediente e limpe-za, 1 - a atribuição do valor de 130 € (cento e trinta euros) por sala e por ano, a pagamento em 2 tran-ches ao Agrupamento de Escolas do Concelho de Ferreira do Zêzere; 2 – Nos Centros Escolares será acres-cido uma percentagem de 50% por sala para os espaços comuns (65 € x 14= 910 € e 65 € x 7 =455 €).A Câmara deliberou, por unanimida-de, aceitar os donativos da Cemopol - Celuloses Moldadas Portuguesas, Lda, no valor de € 750,00; da Zucami SL, no valor de 12.000,00€; Rações Zêzere S.A no valor de 1.000,00€; Avigan Terralta, S. A. no valor de 500,00€ e Ibertec – Ibérica de Tecnologia Avícola S. A. no valor de 1.000,00€.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, informar a Câmara Municipal da Sertã que não se encontra in-teressada na aquisição das ações, encontrando-se também disponível para alienar a participação financei-ra que detém na referida empresa.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a proposta de alte-ração ao Regulamento do Mercado Municipal e submeter o mesmo a apreciação pública. A Câmara deliberou, por unani-midade, proceder à alteração do Horário de Funcionamento do Mercado Municipal e que passará a ser o seguinte: Abertura: das 05h00 às 13h30m.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, a aprovação dos quantitativos de RSU depositados no aterro sani-tário do 2.º semestre de 2012. A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a atualização dos limites e inícios das ruas “Nossa Senhora de Fátima”, em Porto Chão, que se prolonga até ao cruzamento do Vale da Carreira, anulando assim uma parte da Rua Castelo de São Jordão, na freguesia de Bêco, bem como os respetivos números de po-lícia de acordo com o Regulamento.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a proposta de atribui-ção do número de polícia indicado (204), solicitado por Maria Luísa Domingos Santana Batista.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a realização de obra num muro em Pombeira, por admi-nistração direta.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir uma transferência de capital no valor de € 3.904,02 (três mil novecentos e quatro euros e

dois cêntimos) à Fábrica Paroquial de Ferreira do Zêzere, para apoio à obra de intervenção no adro da Igreja Matriz de Ferreira do Zêzere.Deliberado, por maioria, aprovar a Alteração Orçamental n.º 28 e Alteração n.º 20 às GOP no mon-tante de € 36.000,00.Deliberado, por maioria, aprovar a Alteração Orçamental n.º 29 e Alteração n.º 21 às GOP no mon-tante de € 2.150,00.

ATA N.º 17/2012Reunião 13-09-2012

A Câmara tomou conhecimento da listagem de Prestação de Serviços do mês de agosto de 2012.A Câmara aprovou, por unanimi-dade, submeter à aprovação da Assembleia Municipal, a Proposta de Alteração ao Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior.A Câmara aprovou, por maioria, a proposta do Sr. Presidente de man-ter a participação variável no IRS em 5% do IRS a liquidar em 2013, com referência aos rendimentos dos munícipes do ano de 2012, e sub-meter à aprovação da Assembleia Municipal.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a proposta do Sr. Presidente da Câmara, para que as taxas a aplicar para o ano de 2013, sejam as mínimas: a) Prédios Rústicos 0,8 %; b) Prédios Urbanos: 0,5 %; c) Prédios Urbanos avaliados nos termos do CIMI: 0,3%., e sub-meter à aprovação da Assembleia Municipal.A Câmara deliberou, por unani-midade, aprovar a proposta do Sr. Presidente da taxa de 0% ou seja, o não lançamento de derrama para o ano de 2013, e submeter à aprova-ção da Assembleia Municipal.Presente proposta de reorganização administrativa do território das fre-guesias (Lei n.º 22/2012 de 30/05) e que será submetida à Assembleia Municipal para pronúncia. A Câmara aprovou, por unanimi-dade, a proposta do Sr. Presidente de reduzir o preço dos resíduos sólidos, componente variável, de 0,15€/m3 para 0,075€/m3 a partir da próxima faturação.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a proposta de venda da vinheta, aos alunos residentes no concelho e que que estudam fora do concelho, na Tesouraria deste Município e com a recente publi-cação da Portaria n.º 268-A/2012, de 31 de agosto, comparticipar com

50% do montante que cabe aos en-carregados de educação.Deliberado, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 30 no montante de € 1.700,00.Deliberado, por maioria, aprovar a alteração orçamental n.º 31 no montante de € 4.000,00 e Alteração às GOP nº 22. A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir a transferência de capital no valor total de 10.056,48 € (dez mil cinquenta e seis euros e quarenta e oito cêntimos) à Junta de Freguesia de Igreja Nova do Sobral, para a aquisição e colocação das placas toponímicas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, atribuir o n.º 211, ao pré-dio urbano, requerido por Manuel Ribeiro Júnior. A Câmara deliberou, por unanimida-de, autorizar o pagamento de água, no valor de 377,62€,em duas pres-tações, acrescido dos respetivos juros, requerido por Carlos Manuel Farinha Alcobia Godinho.A Câmara deliberou, por unani-midade, emitir parecer favorável à constituição de comproprieda-de para o prédio misto, inscrito na matriz predial urbana nº 2771 e na matriz predial rústica sob o ar-tigo 71 – Secção J, da freguesia de Areias, requerido por A. Paulo Santos.Deliberado, por unanimidade, rati-ficar o parecer para a realização da prova velocipédica “Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros”, re-querido por PAD – Produção de Atividades Desportivas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a licença de ruído, para a realização de um Baile, re-querida por Paulo Manuel de Araújo Teixeira.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a interrupção ao trânsito da rua de S. Miguel, para montagem de um palco móvel, com a condição da apresentação do pa-recer favorável da GNR., solicitado por Fábrica da Igreja Paroquial de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, no âmbito da remodelação da rede de abastecimento de água – Sistema de Chãos, aprovar a pro-posta da informação técnica da divi-são de obras.A Câmara tomou conhecimento de que o Município de Ferreira do Zêzere não tem dívidas perante a ASTAQ e que a mesma vai ser ex-tinta até 31/12/2012.A Câmara deliberou, por unanimida-de, autorizar o pagamento da licen-ça, requerido por Cecília Gonçalves Martins Cunha.

Page 24: Boletim Municipal 2012

DELIBERAçõES MUNICIPAIS FERREIRA DO ZÊZERE P. 24

deLiBeraÇÕeS

INFORMAÇÕES ÚTEIS 

NÚMERO DE EMERGÊNCIA ..................................................................... 112 ÁGUAS (AVARIAS) ..................................................... .................918 000 201 BOMBEIROS ..................................................... .249 361 170 / 249 361 180 BIBLIOTECA .......................................................... .......................249 360 152 CENTRO DE SAÚDE ........................................................ ............249 360 090 CONSERVATÓRIA DE REGISTO CIVIL / PREDIAL ..................249 360 140 CTT - FERREIRA DO ZÊZERE ....................................................249 366 323

CPCJ - FERREIRA DO ZÊZERE ..................................................918 214 272 ESCOLA EB2+3 / S ......................................................................249 360 011 FARMÁCIA DE FERREIRA DO ZÊZERE .....................................249 361 251 GNR ..............................................................................................249 360 100 HOSPITAL DE ABRANTES ..........................................................249 360 700 HOSPITAL DE TOMAR ................................................................249 320 100 INCÊNDIOS .......................................................................117 / 249 361 170 PAçOS DO CONCELHO .............................................................249 360 150REPARTIçÃO DE FINANçAS .....................................................249 361 103

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, autorizar a utilização da via pública, para realizar a Procissão, mediante a apresentação do parecer favorável da GNR, requerido pela Paróquia de Ferreira do Zêzere.A Câmara tomou conhecimento listagem de ofertas efetuadas du-rante o mês de Agosto de 2012 à Biblioteca Municipal.A Câmara tomou conhecimento do parecer do Auditor Externo, refe-rente ao 1º semestre de 2012.A Câmara, deliberou, por unanimi-dade, aceitar o donativo da Derovo – Derivados de Ovos, SA no valor de 2.152,50.A câmara deliberou, por maioria, aprovar a atribuição das despesas de representação dos seus dirigen-tes de direção intermédia de 2.º grau e submeter o assunto à assembleia municipal para aprovação.

ATA N.º 18/2012Reunião extraordinária 24-09-2012

A Câmara deliberou, por maioria, aprovar, a proposta do plano de ajustamento financeiro – PAEL (Lei n.º 43/2012, de 28/08, que cria o PAEL – Programa de apoio à econo-mia local, regulamentado pela por-taria n.º 281-A, de 14/09).

ATA N.º 19 /2012 Reunião 27-09-2012

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, conceder uma transferên-cia corrente no valor de 264,00 € (duzentos e sessenta e quatro eu-ros) à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, para aquisição de tintas.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aceitar o valor proposto de 20€ (vinte euros) por Sérgio Paulo Nunes Feliz e alienar o bem móvel (escorrega).A Câmara deliberou, por unanimi-dade, ratificar a autorização para subcontratação do circuito 6 dos transportes escolares, à Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias, pela Associação de Melhoramentos de Bem Estar Social de Areias.A Câmara deliberou, por unanimida-de, aceitar a denúncia do protocolo de cedência da antiga escola pri-mária de Milheiros e alterar o prazo de cedência do edifício municipal denominado “Escola Primária de Areias” para um período de 50 anos dado o interesse público das ativi-dades desenvolvidas e promovidas pela Associação de Melhoramentos de Bem Estar Social de Areias e submeter à Assembleia Municipal para aprovação.A Câmara deliberou, por unani-midade, ratificar a autorização da realização do estágio curricular do aluno Graça Luís e que decorrerá na Biblioteca Municipal.

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, conceder a licença de ruido para a realização da Festa Anual de São Miguel, requerido pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Ferreira do Zêzere.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, proceder à recolha de mate-riais para a Escola de Ribeirão, na Ribeira Grande, na Ilha de Santo Antão, devendo ser realizada uma campanha para o efeito.Deliberado, por maioria, ratificar a alteração orçamental n.º 32 no montante de € 5.000,00.A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, tomar posse admi-nistrativa de um imóvel, sito em Conjeitaria, freguesia de Águas Belas a fim de dar execução ime-diata às obras de conservação do edifício.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, proceder à alteração do mapa toponímico da freguesia de Ferreira do Zêzere, acrescentando o nome “Travessa do Hospital”.A Câmara deliberou, por unanimida-de, homologar o auto de receção de-finitiva da empreitada “Recuperação da estrada CM1069 de Casais ao li-mite do concelho de Tomar e arrua-mento em Bairradinha; Recuperação da estrada de Outeiros á Fonte de Ferreira”A Câmara deliberou, por unani-midade, homologar o auto de re-ceção definitiva da empreitada de “Construção do Centro Escolar de Areias com as respetivas condicio-nantes.

A Câmara deliberou, por unanimi-dade, declarar a caducidade do pro-cesso de obras n.º 124/01 e que o requerente Leonel José Henriques seja informado de que pode solicitar nova licença se o novo requerimen-to for apresentado no prazo de 18 meses.A Câmara deliberou, por unanimi-dade, aprovar a isenção do paga-mento da taxa fixada no valor Deliberado, por maioria, aprovar a Alteração Orçamental n.º 33 e Alteração n.º 23 às GOP no mon-tante de € 5.000,00.A Câmara Municipal, deliberou, por unanimidade, aprovar a retificação ao mapa toponímico da freguesia de Águas Belas, salientando que o erro não é da responsabilidade da Câmara, mas sim da Junta de Freguesia de Águas Belas.

Page 25: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 25

O Auditório do Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco que deu lugar às Jornadas Temáticas subordinadas ao tema “Comportamentos de Risco – Motivos, efeitos e Prevenção”, ocorridas no passado 10 de março, organizadas pelo município de Ferreira do Zêzere com a colaboração do Dr. Fernando Santos da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Com o intuito de informar e prevenir eventuais comportamentos de risco junto da população mais jovem, o município de Ferreira do Zêzere promoveu este evento com o intuito de dar a conhecer a realida-de vivida nos dias de hoje, falando aber-tamente sobre temas como: a prevenção na sexualidade, as substâncias de maior risco, a prevenção dos consumos, os jo-vens e o álcool, as drogas e os seus ris-cos, entre outros.

O Presidente da Autarquia sublinhou a necessidade de alertar para a importância da informação e da prevenção junto dos jovens, acreditando que estas jornadas servem de alerta para a sociedade e aju-dam a trilhar caminho para a prevenção sobre os comportamentos de risco.

JornAdAs TeMáTicAsprevenção de riscos em crianças e jovens

campanha “Papel por Alimentos”“Papel por alimentos” foi a cam-panha de solidariedade do Banco Alimentar Contra a Fome à qual o Município de Ferreira do Zêzere aderiu. Com retornos ambientais, a iniciativa reverte uma tonelada de papel angariado em 100 Euros de alimentos, integrando-se num ideal de sensibilização para a importân-cia do papel na sociedade e da reu-tilização.

Para além do envolvimento das instituições que abastecem dia-riamente os Bancos Alimentares e os voluntários que colaboram, bem como de outras entidades de administração pública e local que se queiram associar, verificou-se uma grande mobilização e ade-são das pessoas e sobretudo das escolas.

o combate à insegurança e solidão Teleassistência a Idosos

A Fundação Maria Dias Ferreira, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Câmara Munici-pal de Ferreira do Zêzere, garantiu equipamentos de teleassistência a um grupo de idosos carenciados e isolados, permitindo um maior acompanhamento e segurança.

Em situações de urgência ou so-lidão, este serviço assegura uma resposta e um apoio imediato, con-sistindo na instalação de um apare-lho em casa, que funciona 24 horas por dia. Desta forma, os utentes podem contactar o call center da Cruz Vermelha, mobilizando os indivíduos mais convenientes em caso de necessidade.

 Ferreira do Zêzere já disponível no Meo Kanal O Município de Ferreira do Zêzere já está presente no Meo Kanal. Esta nova aposta interativa da autar-quia pretende apresentar as várias atrações turísticas existentes no Concelho. No Canal 304012 po-dem ser descobertos os vários mo-numentos, igrejas e praias fluviais que adornam o Concelho, incluindo os principais locais de alojamento e restaurantes típicos.

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere cedeu a Escola primária de Outeiros ao Centro de Bem Estar Social de Águas Belas, ao abrigo de um proto-colo celebrado entre as duas partes.

O apoio direto por parte do Município refletiu-se num subsídio de 17.100 € para obras no edifício, que permitiu, as-sim, o arranque de mais uma obra social.

O projeto foi fruto da forte divulga-ção, por parte da autarquia, do pro-grama PRODER, e o acompanhamento junto da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte. Desta forma, foi possível chegar-se à aprovação de cerca de 54.204,53 € de investimento total elegível neste pro-jeto, com uma taxa de comparticipação a 75% e a previsão de criar cinco postos de trabalho, segundo a Associação.

cenTro de BeM esTAr sociAL de águAs BeLAs coM edifício cedido peLA câMArA

A iniciativa contou com a participa-ção, além do Presidente do Município, do Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, da Diretora do Agrupamento de Escolas Pedro Ferreiro, da Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida, da PSP de Pombal, da CPCJ de Ferreira do Zêzere e de um médico da Unidade de Alcoologia de Coimbra, entre outros.

Em colaboração com a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Câmara promoveu também várias ações para debater a problemática da Educação. “Conversas com pais” teve o intuito de alertar e capacitar os pais e en-carregados de educação sobre a temática.

A iniciativa teve lugar no Centro Escolar de Areias, na Escola Pedro Ferreiro e no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, tendo atribuído uma maior ênfase à pre-venção de riscos na infância e na adoles-cência.

Destaque também para as sessões de te-atro do oprimido realizadas com os alunos da escola EB 2,3 Pedro Ferreiro, cujo ob-jetivo passou por fomentar o debate e a reflexão de todos os participantes.

Page 26: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 26

Município de ferreirA do ZêZere proMove Mês dA proTeção civiL

Seminário “o sistema de controlo da Administração do estado: controlo interno e externo”A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere organizou, a 25 de maio, um Seminário intitulado “O Sistema de Controlo da Administração do Es-tado: Controlo Interno e Externo”, que teve lugar no auditório do Cen-tro Cultural de Ferreira do Zêzere.

O painel de oradores contou com a participação da Dr.ª Ana Paula Ba-rata Salgueiro, Inspetora de Finan-ças Diretora da Inspeção-Geral de Finanças, e do Dr. António Costa e Silva, Auditor Coordenador do Tri-bunal de Contas. Desta forma, todo o programa convidou à presença dos trabalhadores vinculados à Ad-ministração Pública, numa sessão onde se promoveu a reflexão sobre um conjunto de questões pertinen-tes.

O Presidente da Câmara, Dr. Jacinto Lopes, presidiu à sessão de abertura do Seminário e sublinhou a impor-tância de iniciativas como estas para suscitar o afloramento de questões de caráter público e estatal junto dos cidadãos. O objetivo primor-dial passou pelo debate e reflexão de temáticas que estivessem asso-ciadas à Administração do Estado alargadas a um público mais vasto.

 Candidaturas aprovadas para Ferreira do ZêzereNo âmbito da “Dinamização das Zonas Rurais” do PRODER, fo-ram aprovadas nove candidaturas no concelho de Ferreira do Zêzere, que totalizaram um investimento de 2.154.260,14 € e a criação de 20 postos de trabalho.

Os beneficiários dos projetos de desenvolvimento rural podem ace-der a uma nova linha de crédito para financiamento de projetos de in-vestimento no âmbito do PRODER, através de um protocolo estabele-cido entre o IFAP e a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.

A linha de crédito surge, assim, com o objetivo de permitir ultrapassar as atuais dificuldades de financia-mento dos beneficiários e garantir a execução de projetos já aprovados no âmbito do PRODER.

Num cenário adverso a nível social e ambiental, o Concelho de Ferreira do Zêzere foi alvo de pontuais catástrofes e situações de acidente grave, às quais é necessário dar resposta de forma pró-ativa. Foi neste âmbito que a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere deci-diu dedicar o mês de março à Proteção Civil, pelo 4º ano consecutivo, procu-rando essencialmente prevenir os riscos inerentes a tais ocorrências e atenuar os principais efeitos nefastos em situações de perigo.

A iniciativa foi encetada com o haste-ar da bandeira do Clube da Proteção Civil, na Escola Pedro Ferreiro, e contou igualmente com uma Conferência e uma Palestra, duas Exposições e algumas Sessões de Informação, Sensibilização e Formação.

Dia 17 de março, à tarde, teve lu-gar um simulacro de acidente multi-vitimas, envolvendo um considerável número de meios de socorro e apoio, como ferramenta de treino e articu-lação para situação real. Estas ações, que se desenvolveram durante o mês de março, evidenciam as contribuições e o conhecimento prático para o socor-ro e proteção das populações e dos bens culturais/ambientais de maior interesse público.

O mês acolheu um conjunto de ações de sensibilização de populações, realiza-ção de exercício municipal de proteção civil e da 4ª Conferência de Proteção Civil subordinada ao tema “Respostas a emergências de proteção civil”. Foram ainda implementadas algumas exposi-ções alusivas à formação de pessoal do agrupamento de escolas em matéria de segurança na escola.

Todas as ações procuraram a sensibili-zação e a informação da população sobre prevenção de incêndios florestais, em conjunto com agentes de proteção civil, assim como a conservação dos caminhos florestais e a construção de pontos de água para apoio à defesa da floresta.

Foram também levadas a cabo ações de prevenção e segurança rodoviária, atra-vés de intervenções em sinalética e na formação da população.

Page 27: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 27

TrABALHos de defesA dA fLoresTA

forMAção A pessoAL não docenTe

Sendo a floresta um dos principais bens e os incêndios um dos maiores riscos, os trabalhos de prevenção têm particular significado tendo sido desenvolvidos ao longo do ano:

- Formação e apoio aos kit´s de combate a incêndios das freguesias

- Monitorização de trabalhos florestais no concelho em conjunto com equipa de Sapadores Florestais da FlorZezere (6000 horas)

- Construção de novos pontos de água para apoio à defesa da floresta na entra-da da Serra de S. Paulo (terreno cedido graciosamente pelo senhor José Cristas e pela Irmandade do S. Sacramento do Bêco) e em Sobral, cedido pela Junta de Freguesia de Igreja Nova, após cedência de terreno por um benemérito aquela au-tarquia

- Execução de faixas de gestão de com-bustível junto a edifícios municipais e ao longo de estradas;

- Limpeza e conservação de estradas florestais e criação de novos caminhos de apoio ao combate a incêndios

- Reflorestação do Perímetro Florestal do Castro (propriedade do município com mais de 220 hectares) de acordo com o Plano de Gestão Florestal devidamen-te aprovado e que contempla sobreiros, pinheiro manso, carvalhos, cedros, azi-nheiras, medronheiros, entre outras es-pécies. Continua a luta para controlar as acácias e outras invasoras existentes neste local.

- Plantação de mais de 300 árvores de espécies autóctones em Chãos numa zona ardida, no âmbito do projeto “Mãos à Obra” em parceria com a Junta de Freguesia local

- Melhoria e obras de Renovação dos edi-fícios de apoio do Aeródromo de Valadas, contemplando melhoria de Camaratas; Instalações Sanitárias; Refeitório; Gabinete de Comando e salas de apoio

- Execução de trabalhos de prevenção a possíveis acidentes derivados de quedas de árvores e deslizamento de terras em vários pontos do Concelho.

A Divisão de Administração e Serviços, em conjunto com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Ferreira do Zêzere e o Centro de Formação dos Templários, organizou uma formação destinada a pessoal não docente, que contou com cerca de 60 indivíduos per-tencentes ao Agrupamento de Escolas e ao Município.

A iniciativa teve lugar no âmbito do mês da proteção civil, durante as férias da Páscoa.

Realizada pelos técnicos da Câmara Municipal esta ação incidiu sobretudo em temáticas sobre as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), Gestão de Conflitos e Segurança nas Escolas.

O curso resultou das necessidades diag-nosticadas nas escolas associadas, ao nível da formação do pessoal não docen-te. Com a sua realização pretendeu-se desenvolver nos formandos competên-cias comportamentais mais voltadas para as novas tecnologias e canais de comu-nicação, para a gestão e resolução dos conflitos e, por fim, para as práticas de segurança nas escolas em vista a melho-rar a qualificação dos serviços prestados nas escolas.

Page 28: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 28

“cAMinHos coM HisTóriA” eM pAio Mendes e piAs

No âmbito do programa “Caminhos com História”, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere organizou duas edições este ano em Paio Mendes e Pias.

A primeira, em cooperação com a Junta de Freguesia de Paio Mendes, a 25 de março, consistiu num passeio pedestre com vista à descoberta do património da região de Paio Mendes.

Com início às 9h e concentração jun-to ao Largo da Junta de Freguesia de Paio Mendes, esta edição procurou constituir-se como uma oportunida-de para os participantes aumentarem o seu conhecimento acerca do patrimó-nio histórico da região, contando com as contribuições do historiador Paulo Alcobia Neves.

Já a segunda edição passou por um pas-seio pedestre explicado pelo arqueólo-go Rui Palhinha, em cooperação com a Junta de Freguesia de Pias, com vista à descoberta do património de Pias.

Com concentração junto ao Largo da junta de freguesia de Pias, esta edi-ção pretendeu constituir-se como uma oportunidade para os participantes au-mentarem o seu conhecimento acer-ca do património histórico da região, contando com as contribuições do ar-

queólogo, também ele residente desta freguesia.Desta forma, os participantes puderam usufruir de um programa “com história” que os ajudou a conhecer toda a história da região, incluindo os principais locais de interesse histórico, como monumen-tos, igrejas e quintas com uma presen-ça relevante na região de Ferreira do Zêzere.

A última edição deste programa será re-alizada na freguesia de Bêco, a 20 de janeiro de 2013, finalizando assim a via-gem ao longo dos três últimos anos pelo património em todas as freguesias do concelho.

A Estátua Viva da Rainha Santa Isabel que representou Dornes no Concurso de Estátuas Vivas de Tomar ganhou o 2º lugar, concorrendo contra estátu-as localizadas em Tomar e Almourol. Ao concorrer pela primeira vez este ano, a convite da Câmara Municipal de Tomar, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e a Junta de Freguesia de Dornes aproveitaram a iniciativa para dar a conhe-cer um pouco a região e os seus produtos.

Durante dois dias, além das estátuas, Dornes foi decorada com motivos me-dievais alusivos à época e archotes, assim como música ambiente do século XIII. Em simultâneo realizou-se um concerto de Órgãos de Tubos Ibérico dentro da igreja sob a coordenação do maestro e também músico Brian MacKay.

Para promover o que de melhor se pode encontrar em Dornes realizou-se em con-junto uma exposição de artesanato e pro-dutos de Ferreira do Zêzere, com maior incidência na região de Dornes. Localizada ao longo das principais ruas e também no largo da torre, estiveram presentes artes quase desaparecidas como a arte de fazer “Redes de Pesca”, construção de Barcos Tradicionais do Zêzere “Abrangel” ou das “Três Tábuas” como é popularmente cha-mado, Arte em Telha, Cestaria, Correeiro, vários tipos de rendas e crochet e outros tipos de artesanatos locais.

dornes ganhou 2º Lugar

concurso de esTáTuAs vivAs

Caminhos com História é um passeio pedestre, uma oportunidade para os participantes aumentarem o seu conhecimento acerca do património histórico da região e conviverem numa atividade ao ar livre.

Page 29: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 29

fesTivAis gAsTronóMicos são fATores de ATrAção TurísTicA eM ferreirA do ZêZere

Ferreira do Zêzere é já conhecido local e nacionalmente pelos festivais gastro-nómicos que organiza todos os anos e que têm juntado residentes e visitantes estrangeiros, sendo uma região onde a gastronomia é realçada através da con-feção de pratos emblemáticos e da ex-ploração das tradições da sua cozinha tradicional.

As edições passadas superaram as ex-pectativas devido ao sucesso que se assumiu como um fator indubitável. No mês de abril de 2011, quando teve lugar o Festival Gastronómico do Lagostim de Rio, a Vila triplicou os índices de fluxo turístico, proveniente do facto de se ter tornado uma atratividade gastronómica de referência.

O sucesso inquestionável dos festivais gastronómicos que marcam presença no Concelho de Ferreira do Zêzere, alia-do à importância de dinamizar a região na área da gastronomia, tem condu-zido ao êxito na promoção do turismo. Este tipo de eventos tem sido bem aco-lhidos por parte dos restaurantes do Concelho, dado o trabalho na pesquisa de receitas e na seleção criteriosa da panóplia de pratos por parte dos chefes de cozinha.

O objetivo desta iniciativa passa igual-mente por contribuir para o aumento da

notoriedade da região, evidenciado pe-los índices de adesão que se têm veri-ficado nos últimos anos. Os meses que acolhem os festivais têm-se tornado célebres e expressivos em termos turís-ticos. Atualmente, o êxito dos festivais posicionam-nos como uma referência gastronómica pautada por um valor dis-tinto, tendo conseguido reunir um núme-ro crescente de restaurantes aderentes.

À descoberta dos maiores tesouros da gastronomia do Concelho, 2012 foi um ano marcado pela realização de quatro festivais gastronómicos: Abóbora, em janeiro, Lagostim de Rio, em abril, Fava, em maio, e Migas, em novembro.

Se as receitas onde se pode incluir es-tas iguarias são inúmeras, desde sopas, a aperitivos, pratos de acompanhamen-to e sobremesas, então a experiência de quem se deleita com esta iniciativa tor-na-se mais rica e inigualável.

É necessário aliar os valores nutricio-nais dos quatro produtos às condições favoráveis do clima e do solo da re-gião, aglutinando todos estes fatores em quatro festivais de referência gas-tronómica a nível nacional que já tem evidenciado o seu sucesso junto dos vi-sitantes.

Se uma boa gastronomia é um ótimo cartão de visita, a organização de fes-tivais gastronómicos deverá continuar a ser a aposta por parte da autarquia, uma vez que se aproveita o potencial do território regional para a gastronomia e o facto de Ferreira do Zêzere dispor de produtos que podem ser trabalhados de forma criativa.

O sucesso inquestionável dos festivais gastronómicos que marcam presença no Concelho de Ferreira do Zêzere, aliado à importância de dinamizar a região na área da gastronomia, tem conduzido ao êxito na promoção do turismo.

Page 30: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 30

fesTivAL de óperA e cAnTo Lírico

O ZezereArts – Festival de Ópera e Canto Lírico 2012, que decorreu em Ferreira do Zêzere de 9 a 18 de agosto, voltou a reunir vários cantores líricos de diferentes nacionalidades que aprovei-taram, uma vez mais esta iniciativa para treinar a voz e a performance atuando em simultâneo num festival único.

Longe dos grandes centros e dos gran-des palcos, e depois de ter escolhido Ferreira do Zêzere para viver com a sua família, o músico irlandês Brian Mackay orientou novamente todo o festival. O ZezereArts alia aulas intensivas à exibi-ção de espetáculos em vários locais do concelho de Ferreira do Zêzere, incluin-do igrejas e locais tão impensáveis para a realização deste tipo de iniciativa, como é o caso do Mercado Municipal.

Ferreira do Zêzere procura dar a conhe-cer-se não só pela sua gastronomia e beleza natural, mas também por propor-cionar aos ferreirenses e uma variedade de espetáculos cujos conteúdos são de um elevado valor cultural e artístico.

O ZezereArts teve início dia 9 de agos-to com um Recital de Canto Lírico, às 21h30 no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere e, os dias 11 e 12 de agosto contaram com atuações em várias igrejas do Concelho, inseridas nas Celebrações Litúrgicas.

No dia 13 de agosto teve lugar o Jantar de Gala com Ópera, no Restaurante Casa dos Leitões em Ferreira do Zêzere e no dia 15 foi a vez de Shakespeare em Ópera, na Quinta do Adro. Uma das no-vidades foi a extensão deste Festival a Tomar, em que no dia 16 de agosto, o Convento de Cristo de Tomar serviu de palco a um Concerto Coral. No mesmo dia, no Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere foi a vez de Kurt Weill com Street Scene. No dia 17 de agosto, no Cine-teatro Ivone Silva estão agendadas duas sessões onde se pôde ouvir Don Giovanni de Mozart.

No último dia, 18 de agosto, e para ter-minar em beleza, todos os interessados puderam assistir a um Espetáculo Final, que teve lugar no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, e onde se fez ouvir a Música Coral de Vivaldi com a presença de todos os cantores, músicos e coro.

III Gala do Fado

O Centro Cultural de Ferreira do Zêzere acolheu a III Gala do Fado no passado dia 11 de fevereiro, a qual teve uma incidência especial pelo facto do Fado ter sido consi-derado Património Imaterial da Hu-manidade, contando para isso com a participação especial da fadista Lenita Gentil.

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere convidou igualmente as fa-distas Dina Mendonça, Ana Mar-garida Costa, Heloísa Lopes, Paulo Lopes e Maria do Carmo, que foram acompanhados por Fernando Silva na Guitarra Portuguesa, Gilberto Silva na Viola e Paulo Ramos na Viola Baixo.

A aposta numa 3ª edição desta Gala apresentou-se como uma mais-valia em termos culturais e musi-cais. A arte de cantar o fado pôde igualmente ser aperfeiçoada com um Workshop de Fado que decor-reu na tarde desse mesmo dia, per-mitindo aos participantes valorizar este património nacional e instruir-se acerca das várias vertentes que embelezam este tipo de música.

IV Feira do Livro em Ferreira do ZêzereO Concelho de Ferreira do Zêzere abriu os panos do palco que dão lu-gar ao horizonte da leitura, com a IV Feira do Livro que esteve vigente até dia 15 de junho no Exterior da Biblioteca Municipal e que contou com a colaboração da livraria “Ao Pé das Letras”.

O evento, para além de fomentar o bom hábito da leitura e da procura do conhecimento e do saber, con-tou também com as apresentações dos livros “Histórias sem Idade” de Ana Paula Araújo, a 2 de junho, “Não te volto a dizer!” da autoria de Paulo Oom, a 9 de junho, e “Acúlios e Rosas” escrito por Manuel Men-des, dia 16 de junho.

Iniciativas como estas têm como intuito dinamizar as atividades da região e desenvolver potenciais atratividades turísticas, promoven-do o acesso à leitura e incutindo nas gerações mais novas este há-bito como sendo essencial no que diz respeito à formação dos futuros ferreirenses.

Page 31: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 31

No passado dia 13 de outubro, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, teve lugar o 3º Festival do Acordeon que contou com a participação de acordeo-nistas de renome nacional e internacio-nal. Numa organização conjunta com do Municipio de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes e Atelier do Acordeon.

Deste festival fizeram parte Mário Gatto, Acordeonista Internacional de Itália, José Dias, Vice-Campeão da Coupé Mundial 2012, Inêz Vaz e Carina Sousa, ambas Campeãs Nacionais e Rodrigo Maurício, considerado o acordeonista que mais es-petáculos faz em Portugal, a acrescentar os acordeonistas Bruno Gomes, Mário

MArcHAs de sAnTo AnTónio AniMAM ruAs de ferreirA do ZêZere

3º fesTivAL do Acordeon

O início do mês de junho foi emoldurado pela comemoração dos santos populares que, mais uma vez, convidam a desfrutar da animação e do convívio proporciona-do pela magia do que é já tradição. As marchas de Santo António tiveram lugar dia 9, às 21h30, contando com um des-file e uma atuação no Centro da Vila e no Pavilhão 2000.

Foram várias as instituições que en-cheram de alegria as ruas da região: o Sport Club Ferreira do Zêzere, o Centro Social e Paroquial de Ferreira do Zêzere, a Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas, o Agrupamento de Escuteiros + CRIFZ, a Sociedade Recreativa Filarmónica Ferreirense, o Centro Recreativo de Avecasta, o Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro e o Centro Recreativo de Carvalhais.

A combinação do ritmo musical com o tradicional vestuário característico da efeméride consistiu num verdadeiro de-leite aos transeuntes e permitiu saborear o melhor que o Concelho oferece para esta festividade.

O Concelho evidencia, assim, uma estra-tégia de divulgação do património imate-rial da região, procurando a dinamização através da promoção de festividades e atividades de lazer.

Paulo, João Gomes, Márcio Cabral, Cátia Mendes, Júlio Vitorino e Rodrigo Gomes.Para Jacinto Lopes, Presidente da Autarquia: “Este Festival resultou de um esforço extra da Câmara para que as nossas tradições se mantenham vivas e apreciadas pelos mais jovens. A arte de tocar acordéon não pode ser esquecida e é esse o grande objetivo deste nosso evento”.

Nesse mesmo dia, pelas 17h30, teve lugar um workshop subordinado ao tema: “Demonstração de Concertina “Accordiola” e de Acordeon Mengascini F21: Caraterísticas, mais-valias e segre-dos de Construção”.

concurso de fotografia “Como eu vejo… Ferreira do Zêzere”

A Biblioteca Municipal Dr. Antó-nio Baião, com o apoio da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, organizou um concurso de foto-grafia intitulado de “Como eu vejo…Ferreira do Zêzere”. Este concurso destinou-se a todo e qualquer cida-dão, profissional ou não de fotogra-fia, e foi composto pelas seguintes categorias: Paisagem, Património e Gentes & Costumes.

O Presidente da Câmara Municipal ancora a iniciativa na beleza natural que Ferreira do Zêzere reflete nas suas paisagens, no seu património e nas suas gentes e costumes. Esta beleza deve ser digna de registo e, como tal, nada melhor do que fazê-lo através da realização de traba-lhos fotográficos de qualidade.

O concurso, que esteve em vigor até 31 de maio, permitiu a cada partici-pante apresentar o máximo de cinco fotografias por categoria, acompa-nhadas de uma memória descritiva onde constou o tema, o título da fotografia, uma breve descrição do local, o motivo fotografado e a data em que foi feito o registo fotográ-fico.

As fotografias foram submetidas à apreciação de um júri constituído pela Dra. Maria Emília Benedito, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e pelos fotógrafos profissionais Luís Vassalo e Helena Pereira.

Posteriormente, foram atribuídos três prémios por cada uma das ca-tegorias e a avaliação compreen-deu critérios como: a criatividade, a originalidade, a composição, a luz, a perspetiva e a qualidade artísti-ca. Os prémios para cada categoria são: 1º classificado 150.00 euros; 2º classificado 100.00 euros e 3º classificado 50.00 euros.

A Biblioteca Municipal promoveu a exposição dos trabalhos a con-curso, no passado mês de junho, enquadrada nas comemorações do Dia do Município, que contem-plou um dos trabalhos de cada concorrente.

Page 32: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 32

porTugAL rowing Tour ZêZere 2012

“gerAção sAudáveL” eM ferreirA do ZêZere

iniciativa que já conta com mais de 60 inscritos

progrAMA “Hidro-sénior”

A Edição da Portugal Rowing Tour de 2012, Circuito Náutico de Remo de Lazer, teve lugar a 6 e 7 de abril no Lago Azul, no Concelho de Ferreira do Zêzere. Relembrando o sucesso da ini-ciativa passada, a Câmara encetou mais uma edição que se propôs constituir um desafio de elevado interesse para a re-gião.

Esta prova de remo de lazer reuniu 30 participantes portugueses e teve como intuito fomentar a prática de um despor-to que está aliado à saúde e ao convívio. Os participantes contaram com barcos com características próprias para mos-trarem as suas aptidões e competências.

O circuito teve como ponto de partida e chegada as instalações náuticas do Lago Azul, sendo percorridas três etapas na Barragem de Castelo de Bode, num to-tal de 46 quilómetros. Este consistiu em mais uma oportunidade para se usufruir das condições que o Rio Zêzere propor-ciona para a prática de remo, procuran-do posicionar-se como uma atividade de referência neste âmbito.

Os participantes desta Portugal Rowing Tour – Zêzere 2012 ficaram seduzidos pela magia natural da região e pela pu-reza das águas do Lago Azul, terminado esta edição num almoço no Restaurante da Vila.

Através de um protocolo de colaboração, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere apoiou o Projeto “Geração Saudável”, or-ganizado pela Ordem dos Farmacêuticos em parceria com a Escola Pedro Ferreiro. A iniciativa decorreu a 13 e 14 de feve-reiro com o intuito de promover a educa-ção para a saúde junto dos mais jovens, fornecendo informações sobre alimenta-ção e nutrição, mudanças corporais, se-xualidade, e os comportamentos de risco.

O Autocarro Pedagógico seguiu viagem por várias escolas do país até ao final do ano letivo, tendo passado por Lisboa, Coruche, Golegã, Ferreira do Zêzere, Seixal, Alcácer do Sal, Arronches, Sousel, Estremoz, Alandroal, Serpa, Ferreira do Alentejo, Salir e Armação de Pera.

Cumprindo o seu trajeto e o seu propó-sito, os alunos assistiram à palestra ini-cial dos formadores sobre o conceito da Geração Saudável. Após uma manhã lú-dica e de entretenimento na companhia da mascote da Geração Saudável e dos formadores, os alunos puderam visitar o autocarro e participar no debate sobre estas temáticas.

Com esta iniciativa, a Geração Saudável já abordou a temática da sexualidade e a importância do farmacêutico como agen-te ativo de Saúde Pública junto de cerca de 1622 jovens e 82 docentes.

A população sénior do concelho de Ferreira do Zêzere, com mais de 55 anos, tem a oportunidade de participar no programa “Hidro-Sénior” desde 2010, com um programa de atividades três vezes por semana.

Os participantes têm transporte asse-gurado pelo Município e é uma iniciati-va que já conta com mais de 60 pessoas inscritas.

Férias Desportivas 2012

Durante seis semanas, entre 25 de junho e 3 de agosto, os jovens do Concelho foram premiados com vá-rias atividades, na continuação do programa Férias Lúdico-Despor-tivas de verão. Os jovens com ida-des compreendidas entre o 8 e 13 anos puderam participar na Semana Lúdico-Desportiva, ao passo que os jovens dos 13 aos 18 anos puderam inscrever-se no verão em Ação.

Mais de centena e meia de crianças e jovens tiveram a oportunidade de realizar um conjunto de ativida-des desportivas como Badmington, Basquetebol, Canoagem, Escala-da, Geocaching, Ginástica, Futebol, Ori-Canoagem, Paintball, Rappel, Slide, e diversas atividades aquá-ticas. Além ainda das atividades de sensibilização ambiental (como a visita ao Ecocentro de Valadas, em colaboração com a Resitejo), e as muito produtivas visitas a vários ar-tesãos ferreirenses.

 Ferreira do Zêzere promove estágio de judo O atleta olímpico Nuno Delgado marcou presença no 2º budo spi-rit estágio de judo em Ferreira do Zêzere, entre 17 e 21 de dezembro, cuja participação foi destinada ao escalão de juvenis, cadetes, juniores e seniores. A figura do judo interna-cional pretendeu também trazer um grupo de outros alunos oriundos de suas escolas de judo.

A Secção de Judo da Associação de Marinheiros do Concelho de Fer-reira do Zêzere fez as honras da casa na receção dos cerca de 150 judocas oriundos de clubes de Lis-boa, Tomar, Ferreira do Zêzere, Mª Grande, Coimbra, Castelo Branco e distrito de Santarém (vários clubes).

O pavilhão municipal foi o palco da iniciativa que contemplou diversos treinos intensivos e outras ativida-des desportivas. O vencedor da me-dalha de bronze JO Sydney também deu uma palestra no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere sobre “Con-trolo e perdas de peso rápidas num competidor”.Atividades como esta contam, com todo o prazer, com o apoio da autarquia, dada a sua im-portância para a dinamização da população residente e para a atra-tividade da região

Page 33: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 33

Jardins de infância

AdApTAção Ao Meio AquáTicoO Setor de Desporto do concelho decidiu o plano de Adaptação ao Meio Aquático, desenvolvendo atividades com os alu-nos dos Jardins de Infância, na Piscina Municipal.

As 215 crianças que participaram ti-veram a oportunidade de desenvolver capacidades no meio aquático e criar au-tonomia.

“páscoA eM MoviMenTo” deLiciA AvenTureiros

seMAnA LÚdico-desporTivA

Entusiasmo e adesão foram as pala-vras de ordem de mais uma “Páscoa em Movimento”, que durante uma semana ocupou os jovens com um conjunto de atividades desportivas e lúdicas no perí-odo de férias da Páscoa. De 26 a 30 de março, o programa convidou à aventura e ao divertimento por parte dos partici-pantes.

Escalada, rappel, canoagem, paintball e basquetebol foram alguns dos desportos que promoveram o convívio e fizeram com que os jovens que abraçaram a iniciativa desfrutassem do património físico e ma-terial que a região oferece, rico e propício à prática deste tipo de atividades.

A Piscina Municipal de Ferreira do Zêzere reuniu os participantes e marcou o início de mais um programa de ocupação para as férias da Páscoa destinado a jovens dos 12 aos 18 anos.

A 10ª edição deste torneio de futsal decorreu de 27 de abril a 13 de junho, e contou com a presença das equipas das 9 freguesias do concelho e da equipa que represen-tou a Câmara Municipal. Mais de 120 participantes disputaram entre si os diferentes lugares na classificação, onde o “fair-play” foi uma prática constante, objetivo do Torneio.

A equipa de Ferreira do Zêzere saiu vencedora por 3-1, numa Final extremamen-te correta por parte dos intervenientes. Cláudio Nunes foi considerado o melhor Marcador, da Freguesia de Paio Mendes, com 8 golos, e a equipa da freguesia de Areias venceu a Taça Disciplina.

Dando continuidade ao programa de Férias Desportivas de Verão, inicia-tiva esta que já é desenvolvida ao longo da última década, durante 5 se-manas (com um programa semanal definido) realizou-se a Semana Lúdico- Desportiva destinada aos jovens dos 8 aos 13 anos de idade, do concelho de Ferreira do Zêzere, promovendo assim o convívio entre os jovens, a ocupação dos tempos livres de forma educativa e divertida.

Ao longo das 5 semanas estiveram en-volvidos 160 jovens, que tiveram a opor-tunidade de realizar diversas actividades tais como Badmington, Basquetebol, Futebol, Ginástica, Tiro com Arco, Escalada, Slide, Rappel, Canoagem, Atividades Aquáticas, visitas a alguns artesãos ferreirenses e atividades de sensibilização ambiental com a visita ao Ecoponto de Valadas.

10º Torneio de futsal inter-freguesias

“Torneio pAuLo cruZ”

Page 34: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 34

fesTA dA priMAverA eM ferreirA do ZêZere

i concurso e exposição de presépios ArTesAnAis

câMArA MunicipAL disTriBui cABAZes de nATAL

Ciclos de Workshops  de Artes DecorativasA Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em colaboração com o Atelier Arte Criativa, dinamizaram, desde fevereiro de 2012, variadís-simos workshops de artes decora-tivas.

O principal objetivo desta iniciativa foi o de aprender novas técnicas e trabalhar diferentes materiais.

A adesão crescente superou as ex-pectativas e conseguiu reunir por sessão cerca de 40 participantes.

@dultos na net

Iniciativa de combate à infoexclu-são, dinamizada durante todo o ano, que promoveu o contacto com as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e proporcionou o acesso a meios adicionais de comu-nicação, potenciadores da melhoria da qualidade de vida na sociedade atual.

Exposição  de  Pintura  de Carla Palhinha A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere acolheu uma exposição de pintura de Carla Marina Palhi-nha, na Sala Polivalente. A artista manifesta interesse pela fotogra-fia e a sua sensibilidade pela flora levou-a a fazer um levantamento sobre “Texturas da Natureza”. Pin-ta principalmente com o propósito de se solidarizar com a sua própria natureza, intercalando o seu traba-lho de docente com a necessidade da criação plástica.

 Exposição de Rui SilvaExposição de miniaturas de engenhos agrícolas, reproduzidas à escala por Rui Silva, natural de Vila Moreira, Alcanena, realizada na Sala Polivalente.

 Exposição de Pintura  de Sílvia Martins Exposição de pintura e artes deco-rativas, na Sala Polivalente.

O Concelho de Ferreira do Zêzere foi o palco de mais uma edição da Festa da primavera, organizada em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho e apoio do CRIFZ e Escuteiros. Destinada a todos os seniores com mais de 65 anos, a iniciativa visou proporcionar uma festa no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, com almoço e tarde recreativa de anima-ção, incluindo baile animado pelo grupo de concertinas de Cernache de Bonjardim.

O presépio, enquanto incontestável ex-pressão da cultura popular e dos mais tradicionais valores de Natal. A iniciativa, promovida em colaboração com o Atelier Arte Criativa, teve como finalidade a construção de presépios totalmente ar-tesanais, estimulando a criatividade e a memória das tradições. O concurso con-tou com 62 presépios concorrentes, quer em nome individual quer institucional.

Na sequência do trabalho do município na área social, foram distribuidos na se-mana anterior ao natal 80 cabazes com alimentos diversos de primeira neces-sidade às famílias mais carenciadas de todo o Concelho. Esta ação contou com a colaboração das seguintes empresas: Sicarze, Avipronto, Uniovo, Zêzerovo, Sr. Jacinto (Frutas), Explazeite, Pastelaria Rosa, Companhia das Frutas, Ecomarché e Minipreço.

Page 35: Boletim Municipal 2012

BOLETIM MUNICIPAL FERREIRA DO ZÊZERE P. 35

Campanha de Solidariedade“uma Luz neste natal: faça uma criança feliz”Na época natalícia, a Biblioteca Municipal Dr. António Baião levou a cabo uma singela ação de solida-riedade, baseada na generosidade e espírito de partilha existente em cada um de nós. Um gesto, por mais pequeno que pudesse parecer, faria a diferença e poderia ser uma pe-quenina ‘Luz’ para os que mais pre-cisam.

A campanha, que decorreu entre os dias 3 e 18 de dezembro, consis-tiu na recolha de roupas e/ou brin-quedos, que tornaram o Natal dos meninos do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) da Frazoeira (Ferreira do Zêzere), com idades entre os 2 e os 18 anos, um pou-quinho mais especial, verdadeira-mente iluminado. As ofertas foram deixadas na Biblioteca Municipal, que as fez chegar à Instituição es-colhida.

PresidenteDr. Jacinto Manuel Lopes Cristas Flores (PPD/PSD)

Atendimento2ª Feira das 9H - 12H30 Marcações: 249 360 150

Vice-PresidenteEng.º Paulo Jorge Alcobia Neves (PPD/PSD)Competências delegadas:

• Gestão das obras por administração directa

• Gestão do Parque de Máquinas• Mercados e Feiras• Limpeza e Higiene Urbana• Águas e Saneamento Básico• Juventude e Desporto

VereadoraDrª. Maria Emília da Silva Figueiredo Benedito (PPD/PSD)Competências delegadas:

• Educação• Cultura• Acção Social• Criança, Jovem e Idoso• Turismo

VereadorDr. Filipe Vicente Martins (PS)

VereadorSérgio Manuel Roberto Morgado (PS)

As reuniões de câmara têm periodicidade quinzenal (5.as-feiras, na segunda e quarta semanas de cada mês, entre as 9H30 e as 12H30). As reuniões são públicas na quarta semana de cada mês.

Ferreira do Zêzere desenvolve site de desporto

Com o intuito de promover e divul-gar toda a atividade desportiva de-senvolvida no concelho de Ferreira do Zêzere, o setor de desporto da Câmara Municipal desenvolveu o site http://desporto-ferreiradoze-zere.webnode.pt/.

Sob a responsabilidade do Municí-pio, o objetivo deste site é manter os cibernautas informados de todos os eventos desportivos, as formas de participação e os resultados ob-tidos, entre outras informações re-lacionadas com o desporto.

Devido às excelentes condições naturais predominantes em Ferreira do Zêzere, existe um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do ano e, ainda, variadas possibili-dades para os amantes de despor-to neste concelho. Estas opções em termos desportivos encantam não só os residentes do Concelho, como também os visitantes que consideram a deslocação a Ferreira do Zêzere um cenário a repetir.

No site, os interessados podem recolher toda a informação neces-sária sobre as múltiplas atividades, nomeadamente Andebol, Atletismo, Badmington, Basquetebol, BTT, Canoagem, Ciclismo, Escalada, Fu-tebol, Futsal, Geocaching, Jetsky, Mergulho, Natação, Orientação, Paintball, Percursos Pedestres, Pesca, Rappel, Remo, Slide, Tiro com Arco, Vela, Voleibol, Judo, Ka-raté, Ballet, entre outras.

Arranque da Agenda Local XXI

Foi desenvolvida ao longo deste ano de 2012 a agenda para as al-deias (Dornes e Avecasta) e lan-çados os Apelos de Freguesia e os Apelos de Cidadãos, após a conclusão dos diagnósticos das freguesias.

Ao nível das Aldeias foram fei-tas as reuniões de arranque com os principais atores locais de cada uma das aldeais, nomeadamente Presidentes de Junta de Freguesia, elementos da Equipa da Agenda 21 da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, pessoas de cada uma das aldeias influentes e empreendedo-ras e líderes de opinião. Cada uma delas teve uma participação muito boa e importante para a Agenda Local 21.

Está já em desenvolvimento uma série de trabalhos para implemen-tação em breve de algumas das propostas mais votadas em cada uma das Aldeias.

Neste momento também já estão em fase de finalização a elaboração dos planos de ação para cada uma das Freguesias.

Também ao nível do concelho estão a ser trabalhadas um conjunto de proposta e ideias para selecionar e planear a sua implementação futu-ramente.

executivo Municipal 2009-2013

Page 36: Boletim Municipal 2012

Ferreira do ZêZere em agenda para 2013

BoLeTiM MUNiCiPaL de Ferreira do ZêZere  >  N.º 13 / 2.ª SÉRIE  >  DEZEMBRO DE 2012  >  diSTriBUiÇÃo GraTUiTa

ediÇÃo: Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere CoordeNaÇÃo: Presidente da Câmara deSiGN e PaGiNaÇÃo: empower Up, Lda. PeriodiCidade: Semestral TiraGeM: 4 000 exemplares iMPreSSÃo: Mr artes Gráficas dePÓSiTo LeGaL: 215931/04

CoNTaCTo:Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere Praça. dias Ferreira2240-341 Ferreira do Zêzere T.: 249 360 150F.: 249 360 169 e-mail: [email protected]

04 a 27 de jaNeirofesTivAL gAsTronóMico dA ABóBorA

10 de FevereirodesfiLe de cArnAvAL 2013 e corridA de cAMAs

09 de juNhoMArcHAs popuLAres de sAnTo AnTónio

09 a 11 de agostodepe.nicAr 2013

06 de jaNeiroenconTro de grupos de reis

20 de jaNeirocAMinHos coM HisTóriA freguesiA de Bêco

Versão digital: http://www.cm-ferreiradozezere.pt