boletim legislativo nº 978

28
LEGISLATIVO Câmara Municipal de Taubaté 6.novembro.2015 • Edição 978 • Ano XII BOLETIM Obras, iluminação, saúde, segurança: Prefeitura apresenta planejamento para usar R$ 1 bilhão que pretende arrecadar em 2016 OS CAMINHOS DO ORÇAMENTO 20 Funcionário e comerciário são homenageados em solenidade A segunda vitória de Jaurés Guisard para prefeito Doação de área leva Câmara de Taubaté a convocar secretário Fechamento de escolas estaduais e dependência química em debate 22 26 28 24 e 25 L. C. Batista

Upload: camara-municipal-de-taubate

Post on 24-Jul-2016

297 views

Category:

Documents


51 download

DESCRIPTION

BL 978

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Legislativo nº 978

LEGISLATIVOCâmara Municipal de Taubaté

6.novembro.2015 • Edição 978 • Ano XII

BOLE

TIM

Obras, iluminação, saúde, segurança: Prefeitura apresenta planejamento para usar R$ 1 bilhão que pretende arrecadar em 2016

Obras, iluminação, saúde, segurança:

OS CAMINHOS DO ORÇAMENTO

20

Funcionário e comerciário são homenageados em solenidade

A segunda vitória de Jaurés Guisard para prefeito

Doação de área leva Câmara de Taubaté a convocar secretário

Fechamento de escolas estaduais e dependência química em debate

22

26

28

24 e 25

L. C.

Bati

sta

Page 2: Boletim Legislativo nº 978

2BOLETIM LEGISLATIVO 978

PainelTribuna | Proposituras

Carbonne acompanha construção de PEV e anuncia castra-móvel

O vereador Douglas Car-bonne (PCdoB) exibiu um vídeo por meio da TV Câmara Taubaté relatando sua visita ao Parque Urupês, para acompanhar as obras do PEV (Ponto de Entrega Voluntária).

Ele disse que a constru-ção desse PEV irá benefi-ciar a população. “Era uma região de descarte de lixo, entre a avenida Asdrúbal Augusto do Nascimento Netto e a rua Fernandópo-lis, e eu espero que com o PEV isso acabe”, comple-mentou.

O vereador reiterou o pe-dido à Prefeitura, solicitan-do verbas para o recapea-mento da avenida Asdrúbal. Em vídeo mostrado pelo parlamentar, um munícipe comentou a situação que se encontra o asfalto, dizendo ser uma “falta de respeito com os moradores”.

Acrescentou a isso o pe-dido de troca de lâmpadas, pois o local carece de ilu-minação. “Para mim, essa é uma das piores ruas da cidade. Venho falando com o prefeito sobre o proble-ma do Parque Urupês faz tempo e espero que o setor de obras possa atender ao pedido dos moradores.”

Castra-móvel Carbonne anunciou a

chegada do castra-móvel em Taubaté. “Que glória, graças a Deus! Eu venho cobrando prefeito e autori-

dades desde o primeiro dia de mandato”, comemorou.

O parlamentar relatou que a previsão de entrega do castra-móvel é de 20 dias. “É uma conquista para o povo, e quero agradecer ao prefeito por essa con-quista.”

Unitau Douglas Carbonne

solicitou que a Casa vote projeto de lei permitindo à Universidade de Taubaté conceder isenção de mul-tas e juros para alunos e ex-alunos, com objetivo de facilitar o pagamento dessas dívidas. “Que nós possamos votar o mais rápido possível esse projeto, para que os alunos consigam pagar suas dívidas com a Universida-de.”

O projeto 198/2015, dis-ponível em http://migre.me/s18qh, permite o par-celamento dos débitos em até 60 meses. A isenção de juros e multa chega a 100% para quem optar pela divi-são em três parcelas; 90% entre quatro e 12 parcelas; 80% entre 13 e 24 parcelas; 70% entre 25 e 36 parcelas; 60% entre 37 e 48 parcelas; e 50% de 49 a 60 parcelas.

Carbonne acompanha

Fale com o vereador

Jeferson Campos pede nomeação de integrantes da Comissão de Ética

O vereador Jeferson Cam-pos (PV) pediu à Presidên-cia da Câmara a nomeação dos integrantes da Comis-são de Ética, com objetivo de investigar denúncia de possível envolvimento de alguns parlamentares com empresários, para facilitar a doação de áreas industriais.

Ele disse que desde 9 de outubro o assunto está sendo pautado pela mídia, em geral, e se mostrou indignado. “Isso está reper-cutindo de forma negativa, então, vamos constituir essa Comissão de Ética e colocar um ponto final nesse assun-to.”

Jeferson comentou a res-posta do presidente Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) ao pedido de informações sobre o caso. Nela, Digão assegurou não existirem vereadores envolvidos.

“Eu parto dos documen-tos oficiais, e conforme respondido pelo presidente, não tem vereador envolvido. Os fatos foram enviados ao Ministério Público, e a gente fica sendo criticado. Preci-samos apurar esse caso.”

O parlamentar defendeu como positiva para a Casa a criação da Comissão de Ética, com intuito de escla-recer o assunto. Acrescentou que o caso gera um desgaste para a Câmara, mas é preci-so atitude.

Jeferson falou que a po-pulação pede respostas. “Eu

também quero uma respos-ta, para colocar uma pedra sobre esse assunto. Como todo vereador, eu tenho uma história política, e não pode ser manchada por essa situação que incomoda mui-to, inclusive incômoda toda a Casa.”

CPIAinda com relação à mí-

dia, Jeferson comentou re-portagem publicada em 27 de outubro pelo jornal Ga-zeta de Taubaté, acusando o parlamentar de criar uma lei que impede abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara, para investigar a denúncia.

No entanto, a Resolução que regulamenta a criação de CPIs foi promulgada em 6 de maio, conforme lem-brou o vereador, esclarecen-do que o projeto foi apre-sentado por ele em 2014.

“Nós aprovamos, como segurança jurídica, regras para abertura de CPI e da Comissão Processante (para cassação do prefeito), coisa que no passado não existia. Se continuasse como era, qualquer CPI ou Processan-te poderia ser questionada na Justiça.”

Fale com o vereador

3625-9507 / 9533 / 9590www.professorjeferson.com.brTwitter: @vrjefersonFacebook: /[email protected]

3625-9600 / 9601 / [email protected]: /carbonne.carbonneWhatsApp: (12) 99712-8071

Page 3: Boletim Legislativo nº 978

CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ 6.novembro.20153

PainelTribuna | Proposituras

Joffre Neto sugere alterações em incentivo a empresas

Fale com o vereador

3625-9512 / 9536 / 9579Twitter: @joffrenetoFacebook: /[email protected]

Ao apresentar uma “pauta propositiva” para a cidade, o vereador João Vidal (PSB) destacou o cancelamento de multas em semáforos durante a madrugada, os pontos escuros em Taubaté e questões ligadas à saúde.

Com relação aos semáfo-ros, Vidal se mostrou preo-cupado com a possibilidade de assaltos entre 23h e 5h. Por isso, sugeriu o desliga-mento dos equipamentos ou extinção das multas durante esse período.

“A crise econômica aflora a criminalidade, e o receio é que acabe aumentando o número de assaltos a semá-foros. O Supremo Tribunal Federal reconhece que é prerrogativa do vereador apresentar projeto neste sentido. Para isso, estamos colhendo impressões nas redes sociais”, declarou.

Quanto à iluminação pública, Vidal citou que em 23 de setembro a Prefeitura prometeu que os pontos es-curos seriam solucionados em 30 dias. Mas, segundo o vereador, das 2.148 lâm-padas apagadas, 900 foram acesas, conforme pronun-ciou o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Magno.

O terceiro ponto foi a saúde infantil. Vidal comen-tou a preocupação do Mi-nistério da Saúde quanto ao excesso de prescrição, pelos médicos, de ritalina, me-dicamento conhecido pela

“Pauta propositiva” de Vidal inclui semáforo, iluminação e saúde

aplicação em crianças com déficit de atenção. “Não há estudo sobre quais efeitos do remédio no organismo.”

Ainda com relação à saúde, João Vidal abordou a visita do secretário estadual de Saúde, David Uip, ao Hospital Regional, dia 30. “Ele anunciou aporte para tratamento de oncologia. Essa verba foi anunciada em setembro, depois mudou para outubro e para novem-bro. Estamos de olho, não tem cabimento o paciente de uma doença tão grave ter que ir para Guarulhos.”

Vidal propôs a discussão dessa pauta de olho no cli-ma de “insatisfação com a política nacional”. “É uma crise sem precedentes, que está desempregando dois milhões de pessoas neste ano. Só em Taubaté são quase seis mil postos de trabalho a menos. A crise política está afetando nossas famílias, a qualidade de vida e a saúde.”

“Pauta propositiva” de Vidal inclui semáforo, iluminação e saúde

Fale com o vereador

3625-9597 / 9598 / [email protected]: /joaovidalofi cialWhatsApp: (12) 98844-0123

O vereador Joffre Neto (PSB) apresentou sugestões para modificar o Proinde (Programa Ostensivo de In-centivo ao Desenvolvimen-to Econômico de Taubaté), entre elas a realização de chamamento público para empresas interessadas em se instalar no município.

De acordo com o verea-dor, a medida evitaria que o a doação de áreas ficasse concentrada nas mãos do prefeito, ao mesmo tempo em que permitiria a análise da empresa que oferecesse melhores resultados.

“Sempre houve dúvidas sobre o programa, e eu mesmo propus alterações. Já fui presidente de uma CPI (Comissão Parlamen-tar de Inquérito) em 2003, para avaliar uma denún-cia, mas, quando se chega ao momento de se colher provas, as testemunhas re-cuam.”

Para o vereador, a im-prensa tem levado a popu-lação a pensar que o pro-grama de doação de áreas tenha favorecido Prefeitura e Câmara com vantagens ilícitas, por isso ele pediu à Presidência uma “reação forte” da Casa, com objeti-vo de salvaguardar a repu-tação dos parlamentares.

“Para a mídia, esta Casa estaria paralisada, morta de medo, porque denúncias gravíssimas estariam pai-rando sobre os vereadores.

É uma imagem falsa, os vereadores continuam tra-balhando, no dia da sessão dia deliberam, prestam conta, mas o trabalho é feito ao longo da semana, ininterruptamente.”

“Obviamente, como fun-dador da ONG Transpa-rência Taubaté, não poderia deixar de me interessar por esse assunto e irei me dedicar a ele, com outros vereadores”, continuou, ci-tando os nomes de Jeferson Campos (PV), Luizinho da Farmácia (PROS), Pollyana Gama (PPS), Diego Fonse-ca (PSDB) e Maria Gorete Toledo (DEM).

Em seguida, ele fez um apelo à Presidência para instaurar a Comissão de Ética na Casa, “para apu-rar se houve engano, dolo, prejuízo a algum vereador, e dar satisfação à opinião pública”.

“Por mais que pareça ser perda de tempo, debater ética nunca é, pelo contrá-rio, vai prevenir desvios que ocorrem no país, e nenhum de nós quer para nossa cidade. Não podemos trazer para Taubaté um clima de corrupção que não é nosso.”

“Crise econômica afl ora a criminalidade; receio é que

acabem aumentando assaltos”

Page 4: Boletim Legislativo nº 978

4BOLETIM LEGISLATIVO 978

PainelTribuna | Proposituras

Nunes Coelho comenta MP que possibilita clubes negociarem dívidas

O vereador Nunes Coe-lho (PRB) participou de reunião com o secretário nacional de Futebol, Rogé-rio Hamam, que é ligado ao Ministério do Esporte, na Associação do Clube de Futebol do Taubaté.

Nunes ressaltou que a maioria dos clubes está com dívidas. Citou Taubaté, Guarani e São José do Rio Preto, que, entre outros clu-bes, estão passando por essa dificuldade.

O parlamentar comentou sobre a aprovação da MP (medida provisória) que possibilita os clubes regu-larizarem suas dívidas. A medida provisória, de mar-ço deste ano, dá aos clubes condição para negociação, inclusive com desconto nas dívidas de até 70% e nego-ciação em 20 anos.

Com isso, os clubes podem receber ajuda do Ministério dos Esportes. O vereador mencionou que, com a situação atual, não podem receber os recursos baseados na lei do esporte. Nunes alegou que a MP oferece aos clubes condições para desenvolverem seus times nos campeonatos com mais qualidade e com uma estrutura melhor.

O parlamentar afirmou que o Ministério do Esporte está à disposição do mu-nicípio. Esteve em Brasília com o prefeito Ortiz Junior (PSDB) e o secretário do

Fale com o vereador

3625-9506 / 9553 / [email protected]: @NunesCoelho10Facebook: /nunescoelho10

Esporte, Cláudio Brazão “Macaé”, com objetivo de conseguir para Taubaté a construção de uma arena esportiva. “Parece que o projeto parou, pois o prefei-to não falou mais nada.”

O vereador assegurou que o Ministério do Esporte e a Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo estão à disposição para desenvolver os projetos em favor dos taubateanos.

Nunes parabenizou o E. C. Taubaté pelos 101 anos e a diretoria, pelo trabalho realizado, ressaltando que as piscinas foram limpas e que o clube aceita sócios. Afir-mou que torce para que em 2016 o clube possa se de-senvolver e dar mais alegria aos torcedores. Parabenizou quem vem trabalhando para que o time volte à série A e afirmou ter certeza de que o clube vai trazer muitas alegrias para o povo de Taubaté.

Bilili anuncia isenção de juros e multa para impostos atrasados

O vereador José de Angelis “Bilili” (PSDB) agradeceu ao prefeito Ortiz Junior (PSDB) por sinalizar a possibilidade de isenção de juros e multas de impostos municipais em atraso.

Bilili ressaltou que Salva-dor Soares (PT) fez um tra-balho pedindo a isenção e afirmou que o requerimento de sua autoria foi apresenta-do em março de 2013.

“Com três meses de man-dato eu estava brigando pela isenção de juros e multas. Na resposta [ao requeri-mento], virá que o prefeito está atendendo um pedido do vereador Bilili, que foi aprovado pela Câmara tam-bém”, disse.

Ele agradeceu a todos os vereadores que o acompa-nharam e ao prefeito, que o chamou para que partici-passe disso.

CâncerO vereador comentou

sua luta por um hospital do câncer no Vale do Paraí-ba, ressaltando que a luta abrange todos os municí-pios da região.

Informou que esteve com o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) e com empresários e convi-dou políticos da região que tenham interesse e possam apoiar a ideia. “Tudo nasce através de uma semente, e essa semente foi plantada.”

PlantioMais de mil palmeiras fo-

ram plantadas em Taubaté, parceria que Bilili ofereceu à Prefeitura, e serão plantadas mais 500 árvores da espécie.

“As palmeiras começa-ram a brotar, na subida da rua Imaculada [o plantio] já foi terminado, começaram a abrir as covas na avenida Dom Pedro. Também foram plantadas no loteamento Campos Elíseos, e estão sendo plantadas em outros locais”, anunciou.

Bilili citou outros locais que receberam as palmeiras, como a praça do Estoril, e frisou que a ideia tem tido repercussão positiva nas redes sociais. “Os pedidos para praças e avenidas estão sendo atendidos dentro do possível”, disse.

CidadaniaBilili agradeceu à Câmara

de Tremembé pelo título de cidadania que recebeu. O vereador mencionou que também recebeu em Bana-nal, totalizando oito home-nagens.

Bilili anuncia isenção de juros e multa para impostos atrasados

Fale com o vereador

3625-9503 / 9539 / 9582Facebook: /bilili.deangelishttp://[email protected]

MP oferece aos clubes condições para desenvolverem campeonatos com qualidade

“Com três meses de mandato eu estava brigando pela isenção de

juros e multas”

Page 5: Boletim Legislativo nº 978

CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ 6.novembro.20155

PainelTribuna | Proposituras

Neneca parabeniza time do vôlei taubateano, bicampeão paulista

O vereador Luiz Henrique de Abreu “Neneca” (PDT) comentou a vitória do time de vôlei da cidade no dia 1 de novembro, quando foi bicampeão do Campeonato Paulista em cima do Sesi.

“Parabenizo toda a equi-pe do vôlei, ao secretário [de Esportes, Cláudio Bra-zão] ‘Macaé’, e ao prefeito Ortiz Junior (PSDB), que manteve uma equipe muito forte com os jogadores da Seleção Brasileira”, elogiou Neneca.

O parlamentar acredita que o time está muito bem montado para a Superliga, que tem início em 7 de no-vembro. “Boa sorte a todos os atletas que vão fazer par-te da Superliga”, desejou.

Algumas fotos da final de domingo foram exibidas pelo vereador. “Foi um jogo maravilhoso, e a decisão acabou indo para o golden set”, contou o parlamentar.

Durante o final de sema-na que antecedeu o feriado de finados, Neneca também pôde participar do Cam-peonato Veterano Sub-40.

SkateNeneca falou sobre

requerimentos que proto-colou na Câmara, pedindo que placas de advertência sejam colocadas na pista Skate Plaza, a fim de evitar acidentes. Em sua proposta, ele pede que as placas sina-lizem o uso de equipamento de segurança como obriga-

tório. “Eu peço à população e,

principalmente aos espor-tistas radicais, que usem seus capacetes, cotoveleiras, joelheiras e, principalmente, protetores de pulsos”, frisou o vereador.

Ele comentou que quedas e pequenos acidentes na realização de esportes radi-cais são normais, porém, é preciso ter cuidado. Pediu à Secretaria de Esportes e à Guarda Municipal atenção para esta questão, no local.

Além disso, sugeriu a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e subs-tâncias como o cigarro, no local.

Internet grátisOutro requerimento

apresentador por Neneca pede instalação de rede wireless (sem fio), com internet gratuita, no Merca-tau. “Eu acho quer está na hora de se começar a pensar nisso para todos os prédios públicos”, disse.

Fale com o vereador

3625-9594 / 9595 / [email protected]: /vereadorneneca

Fale com o vereador

Luizinho intermedia individualização de água no Benedito Capeleto

3625-9504 / 9534 / 9577Twitter: @luizdafarmaciaFacebook: /[email protected]

O vereador Luizinho da Farmácia (PROS) exibiu uma reportagem, pela TV Câmara Taubaté, tratando da ligação de água indivi-dualizada aos moradores do conjunto habitacional Benedito Capeleto.

No dia 21 de outubro, sua assessoria esteve com os proprietários das casas, para informá-los sobre os procedimentos necessários para a ligação de água.

O conjunto foi entregue em maio, com uma única entrada de água. Sendo as-sim, ela era distribuída para todas as casas, de forma não individualizada. Após a reunião entre moradores e Sabesp, os proprietários obtiveram a documentação que permite a ligação indi-vidual de água.

Os moradores procu-raram o vereador após viverem o desconforto de correrem o risco de ter a água cortada. A partir daí, o parlamentar começou a cobrar uma posição da Sabesp e da Prefeitura, que deu a liberação para o iní-cio das obras. “Eu agradeço muito ao Luizinho pelo trabalho que ele está pres-tando à nossa comunidade”, registrou um morador, ao final da entrevista.

QuadraApós solicitações que

vêm sendo feitas desde 2013 por Luizinho da Far-mácia, a Prefeitura realizou

a revitalização da quadra da Vila São Geraldo. Um vídeo foi exibido, e nele o prefeito Ortiz Junior (PSDB) falou sobre essa realização.

“Nós temos aqui um in-vestimento de R$ 200 mil”, declarou o prefeito. Desse montante, R$ 187 mil são referentes à reforma da quadra, e R$ 13 mil para a revitalização de ilumi-nação, bancos, alvenaria e pinturas no entorno.

“Em grande parte essa é uma realização sua, por ter nos solicitado desde a cam-panha em 2012 e, depois, insistido muito nos anos de 2013 e 2014, para que a gente entregasse essa qua-dra”, se dirigiu o prefeito ao vereador, no vídeo.

O vereador agradeceu ao prefeito e ao secretário de esportes, Cláudio Brazão “Macaé”, pela realização da obra. Os moradores lo-cais apareceram no vídeo agradecendo a ajuda do vereador para que a quadra fosse reformada. “Essa qua-dra da Vila São Geraldo é uma conquista para toda a comunidade”, detalhou um munícipe.

“Parabenizo toda a equipe do vôlei! Boa sorte a todos os atletas que vão fazer parte da Superliga”

Page 6: Boletim Legislativo nº 978

6BOLETIM LEGISLATIVO 978

PainelTribuna | Proposituras

Graça participa de inauguração de UBS no Estoril

Após dez anos lutando pela construção de uma unidade de saúde no Estoril, a ve-readora Maria das Graças Gonçalves Oliveira (PSB) participou da inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro.

Graça ressaltou que antes da entrega do posto, os moradores do Estoril tinham que se locomo-ver até o Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) da Indepen-dência, e, pela região ter seu acesso restrito ao centro, a instalação de uma UBS era necessária.

“A população está mui-to feliz, e eles tiveram a oportunidade de agradecer pessoalmente ao prefeito. O acesso ao bairro é muito di-fícil, a localização é distante, e sabemos que quando se trata de saúde é uma ques-tão de prioridade”, comple-mentou a vereadora.

Durante a apresentação da nova unidade, o prefeito Ortiz Junior (PSDB) desta-cou que o prédio foi cons-truído com o padrão de-terminado pelo Ministério da Saúde. A unidade conta com três consultórios médi-cos e um odontológico, sala para enfermagem, curativos, vacinação, farmácia, cozi-nha, banheiros, e todos os cômodos foram adaptados para melhor acessibilidade.

ReformasEm meio aos pedidos

enviados ao prefeito, a ve-readora Graça acentuou as obras de reforma e revitali-zação das quadras esporti-vas localizadas no Conjunto Urupês. Com imagens ilustrativas, a parlamentar mostrou a real situação do espaço e considerou que a área estava em condições “lastimáveis”.

No momento, a quadra localizada na avenida Pro-fessor Jerônimo de Souza Filho está recebendo a reforma, e, quando termi-nada, a quadra ao lado da Escola Urbano Alves de Souza Pereira será revitali-zada. “Agradeço ao prefeito, por atender ao pedido desta vereadora e por estar sem-pre junto aos moradores do Conjunto Urupês.”

Vôlei Graça parabenizou a

atuação do time do Vôlei Taubaté, que conquistou o título de bicampeão Paulis-ta. “Parabéns secretário [de Esportes, Cláudio Brazão] ‘Macaé’, pelo empenho, de-dicação e luta pelo time, e ao prefeito, que esteve junto aos jogadores. É uma gran-de conquista a Taubaté, que nos dá muito orgulho.”

inauguração de UBS no

Fale com a vereadora

3625-9516 / 9541 / 9584www.vereadoragraca.com.brTwitter: @vrgracaFacebook: /[email protected]

Gorete: “Policiamento não pode ser prestado apenas no dia de finados”

Em agradecimento às Se-cretarias de Serviços Pú-blicos, Mobilidade Urbana e ao prefeito Ortiz Junior (PSDB), a vereadora Maria Gorete Toledo (DEM) real-çou o trabalho de amparo prestado durante o feriado de finados.

Ela contou que o padre Celso Longo, que cuida da capela do Cemitério Muni-cipal do Belém, mesmo sem recursos municipais, reali-zou várias missas no espaço, no decorrer do dia.

Ao visitarem os túmulos, as pessoas assistiam a uma missa no cemitério. “Foi muito bom. Ano passado já teve um evento como este, agora em 2015 foi montada uma tenta enorme em fren-te à capela, para as pessoas assistirem à missa.”

Gorete elogiou o traba-lho dos administradores do Cemitério, que, segundo ela, deixaram o local limpo e organizado. A preocupação apontada pela vereadora foi com relação à seguran-ça das pessoas. Para ela, policiamento e segurança não podem ser prestados somente no dia de finados. “Qualquer pessoa que vai visitar um túmulo corre o risco de ser assaltada. Não temos segurança.”

Ainda no quesito segu-rança, a vereadora alertou sobre a importância de seu requerimento enviado à concessionária Nova Dutra,

ao prefeito e às autoridades locais. Como moradora da parte alta de Taubaté, Gorete evidenciou sua preo-cupação com o viaduto de pedestre localizado em fren-te à rua Imaculada.

“Por ter uma grade de proteção muito baixa, sexta--feira, infelizmente tivemos outro caso de suicídio na passarela. Isso nos entristece muito, pois passamos pelo local todos os dias. Precisa-mos nos movimentar para que isso seja evitado, vamos dificultar esta situação”, acrescentou.

PamoRecentemente o Pamo

(Posto de Atendimento Médico e Odontológico) do Alto São Pedro foi alvo de criminosos. Assaltantes levaram uma torneira do Pronto Atendimento, o que resultou em uma infiltração que culminou no desmo-ronamento da parede da unidade.

Gorete citou a mesma situação que aconteceu no IML (Instituto Médico-Le-gal) da cidade. Sobre este vazamento que levou à der-rubada do muro, a vereado-ra observou que a empresa Fort Nort deve arcar com os prejuízos.

Gorete: “Policiamento não pode ser prestado

Fale com a vereadora

3625-9591 / 9592 / [email protected]: /gorete.toledo

Page 7: Boletim Legislativo nº 978

CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ 6.novembro.20157

PainelTribuna | Proposituras

Deus, a ser recebida por meio da fé”.

RodoviáriaNoilton Ramos voltou a

criticar o descaso da admi-nistração municipal com os usuários da rodoviária nova, no Parque Paduan. Ele relembrou que as telhas caíram em fevereiro.

Citou reportagem da TV Vanguarda, em cuja matéria representante do governo municipal prometeu que as telhas estarão ancoradas en-tre 15 e 20 de novembro. A partir do serviço, o terminal estaria disponível para uso.

No entanto, a solução definitiva de todos os pro-blemas causados somente ocorrerá em 20 de junho de 2016.

O vereador disse que vem falando “repetidas vezes” que a situação da rodoviária causa transtorno a usuários, comércio, funcionários e taxistas. “Tomara que não seja nova promessa. Espero que realmente o povo volte a utilizar a rodoviária, que, infelizmente, ainda recebe muita reclamação.”

O assunto foi matéria no jornal “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, observou o vereador.

Noilton Ramos registra dia da reforma protestante

Em 31 de outubro foi come-morado o dia da reforma protestante, que teve início no ano de 1517. A data foi lembrada na sessão pelo vereador Noilton Ramos (PSD), por meio de mo-ção que registrou em ata o movimento iniciado pelo monge agostiniano Mar-tinho Lutero, na cidade de Wittenberg (Alemanha).

Segundo relatou o parla-mentar, o monge aproveitou a grande procura das pes-soas pelas missas comemo-rativas e divulgou sua pro-posta de reforma da Igreja Católica. “Ele literalmente pregou nas portas da Igreja do Castelo, em Wittenberg suas 95 teses, questionando as práticas do papado, sua doutrina e a venda de indul-gências.”

Ainda segundo Noilton, a reforma protestante foi importante para o cristia-nismo, “porque chamou a atenção para verdades (dou-trinas) e práticas bíblicas que haviam sido esquecidas ou distorcidas pela Igre-ja Medieval. Não foi um movimento inovador, mas restaurador das convicções e ênfases do cristianismo original”.

O parlamentar citou algumas das principais contribuições do protestan-tismo, entre elas “retorno às escrituras, a centralidade de Cristo e a salvação vista como dádiva da graça de

registra dia da reforma

Fale com o vereador

3625-9509 / 9531 / [email protected]: /noiltonsilvestreramos.ramos

Pamo em reforma está um descaso, diz Paulo Miranda

O vereador Paulo Miranda (PP) exibiu fotos do Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) do bairro Marlene Miran-da, que está sendo refor-mado com ajuda de uma emenda parlamentar que ele reivindicou na Assem-bleia Legislativa, no valor de R$ 120 mil.

As fotos mostram o cadeado do portão estou-rado e portas arrombadas. “Alguns pontos já recebe-ram reforma, mas existe material danificado, como portas novas que, antes de serem instaladas, não têm mais condições de uso por-que foram molhadas e es-tão totalmente danificadas”, lamentou Paulo Miranda.

O parlamentar não sabe se no local tem segurança. “Isso não pode acontecer, nem é dinheiro do municí-pio”, criticou.

Ele lamentou a situação, pois “lutou para conseguir a verba” há muito tempo, e agora se vê esse “descaso”.

Informou que telefona na Prefeitura, mas ninguém toma providência.

“O que mais me entris-teceu é ver três portas que terão que ser jogadas fora”, comentou.

Miranda externou sua “indignação” e informou que vai tomar as providên-cias que o caso requer. “É um descaso com o dinheiro público, e todos sabem a luta que é para conseguir uma emenda parlamentar.”

TrânsitoO vereador criticou a

Secretaria de Mobilidade Urbana, por falta de sina-lização no cruzamento da rua Padre Rubens Bonafé. Segundo ele, se a situação continuar, o vereador mais uma vez alerta que pode vir a morrer munícipes. “De-pois, é só lamentar.”

Pamo em reforma está um descaso, diz Paulo

Fale com o vereador

3625-9603 / 9604 / [email protected]

Gabinete

Page 8: Boletim Legislativo nº 978

8BOLETIM LEGISLATIVO 978

PainelTribuna | Proposituras

Pollyana Gama: “Somos agentes da mudança”

A vereadora Pollyana Gama (PPS) participou da palestra “Como enfrentar a crise”, realizada em parceria entre a Universidade de Taubaté e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas). Pollyana avaliou que é necessário “somar forças e conheci-mento para que a crise seja contida, e seu impacto não seja tão negativo quanto tem sido”.

“O desemprego tem sido crescente, a inflação está com tendência a aumentar, e nós precisamos assumir os rumos da cidade, por meio de ação consciente e cidadã, e perceber o quanto somos agentes de mudança.”

A vereadora prestou contas de outras atividades. Participou da celebração da inauguração da Igreja da Cidade.

Esteve na Mostra Cultu-ral da Escola Max Prefac, que mobiliza jovens para executarem ações solidarias. “É muito bom observar jovens de 14 a 16 anos enga-jados nesta causa, buscando promover o desenvolvimen-to social. Que bom a gente ter esse exemplo de atitude, ainda mais quando se tem uma escola que promove isso por meio de suas ações curriculares.”

Visitou a Fust (Fundação Universitária de Taubaté), “para ver como estão super-visionando e garantindo os

monitores e oficineiros nas escolas”, e o Asilo São Fran-cisco, onde pôde notar que a “organização avançou” em comparação a sua última visita.

BairrosPollyana destacou a

biblioteca voluntária feita pelos moradores Nilson e Edina, do bairro Chácaras Flórida. “É um trabalho muito lindo, fiquei encan-tada. Ela também promove artesanato com as mulheres, e a gente percebe que não se precisa muito para fazer o bem, muitas vezes a força de vontade basta.”

No bairro São Gonçalo, Pollyana foi convidada a apresentar o orçamento de 2016. Ela observou que a comunidade tem “uma demanda muito forte por lazer, esporte e iluminação pública”.

Participou da inaugura-ção da ESF (Estratégia de Saúde da Família) no Esto-ril, junto ao prefeito Ortiz Junior (PSDB) e à vereadora Maria das Graças Gonçalves Oliveira (PSB), “que lutou bastante” para a instalação da unidade no bairro.

Fale com a vereadora

3625-9508 / 9543 / 9586www.profpollyana.com.brTwitter: @ProfPollyanaFacebook: /pollyanagama23professorapollyana@gmail.comwww.professorapollyana.blogspot.com

Digão sugere programa “Cidade Limpa”

O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) encaminhou ao prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), anteprojeto de lei para que o Executivo estude a possibilidade de instituir na cidade o programa “Ci-dade Limpa”.

A apresentação de pro-jeto de lei desta natureza é de iniciativa exclusiva do Poder Executivo. O progra-ma já existe em Ribeirão Preto, SP.

Segundo o parlamentar, o “Cidade Limpa” faz com que vários atores participem ativamente de ações em prol da cidade, “cujo objetivo é dividir a responsabilidade de manter a cidade limpa”.

O prefeito tem 15 dias para informar à Câmara se pretende implantar o pro-grama em Taubaté.

BrinquedosRequerimento de autoria

do vereador Digão solicitou informações ao prefeito sobre o cumprimento de lei federal que garante 5% de cada brinquedo e equi-pamento instalados em parques públicos e privados sejam utilizados por pessoas com deficiência.

No documento, o par-lamentar pergunta quais praças atendem a lei, se os condomínios que possuem parques de diversão foram notificados e se ainda não cumpriram o dispositivo legal, que prazo foi dado

para se adaptarem.Linha férreaDigão disse que foi pro-

curado por moradores da Vila das Graças, que recla-maram do abandono da linha férrea. A situação é pior no local onde residiam algumas famílias há dois anos, que era chamado de “Favelinha da Vila”.

Por ter vários acessos, a permanência de usuários de drogas incomoda os mora-dores, que se sentem amea-çados. A manutenção não é feita pela MRS Logística, isso provoca o crescimento do mato e, pior, o local está sendo utilizado para descar-te de lixo e entulho.

O vereador solicitou ao prefeito que, em parceria com a MRS Logística, faça a limpeza da área e ofereça mais segurança aos mora-dores.

“O que mais assusta os moradores é que, agora, até colchões estão sendo leva-dos para dar conforto aos usuários de drogas”, disse Digão, acrescentando que nenhuma ação foi tomada pela Polícia, Prefeitura e a empresa responsável pela linha férrea.

Fale com o vereador

3625-9513 / 9538 / 9581Facebook: /vereador.digaovrdigaoprotetico@camarataubate.sp.gov.brwww.digaoemacao.blogspot.com

Page 9: Boletim Legislativo nº 978

CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ 6.novembro.20159

PainelTribuna | Proposituras

titulo

O vereador Salvador Soares (PT) sugeriu alterações na legislação municipal, de forma que os consultores jurídicos da Câmara sejam responsabilizados pelos pareceres que emitem sobre projetos de lei.

“Gastamos R$ 500 mil por ano com o departamen-to jurídico, é inadmissível que eles não tenham res-ponsabilidades pelos seus atos, para que o parecer venha minimamente res-paldado, e, assim, tenhamos segurança jurídica na vota-ção”, disse.

Segundo o vereador, a Promotoria interpreta a lei de forma diferente do Jurídico da Câmara, e a pro-posta dele é “ajustar” essa questão.

Em seguida, avaliou que é preciso eleger um verea-dor “com habilidade polí-tica” para a Presidência da Casa e declarou seu apoio a Luizinho da Farmácia (PROS). A eleição ocorre na última sessão ordinária do ano, dia 14 de dezembro.

“Anteriormente, disse que precisávamos eleger um vereador novo para a Pre-sidência, mas não basta ser honesto, tem que ter habili-dade política, segurança em seus atos, e Luizinho tem experiência. A gente precisa dessa experiência para con-duzir a Casa e resolver os problemas que temos aqui.”

Saudou os possíveis can-

didatos à Presidência, como Joffre Neto (PSB), Paulo Miranda (PP) e Nunes Coe-lho (PRB), mas declarou o voto independente e negou a disputa pelo cargo.

Sobre a postura do atual presidente, avaliou: “A mim, não paira dúvida sobre a conduta de Digão. Tenho total convicção de seus atos e acredito em sua conduta reta. Diariamente recebe-mos diversas pessoas que nos trazem as mais variadas denúncias, e Vossa Excelên-cia acabou carregando uma âncora que o colocou para baixo. Tenho certeza de que não foi por má-fé que ocor-reu esse problema, e vamos buscar uma solução, da me-lhor maneira possível”.

“Homens públicos vivem um momento complicado, são monitorados 24 horas por dia, e se a população fosse monitorada 24 horas a situação seria outra”, men-cionou o vereador, citando o exemplo do PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do Parque Três Marias, inau-gurado recentemente. “O prefeito inaugurou o PEV, mas a população continua jogando lixo em local inde-vido.”

Fale com o vereador

3625-9505 / 9532 / 9575Facebook: /salvadorsoaresvrsalvador@camarataubate.sp.gov.brvereadorsalvadorpt.blogspot.com.br

Salvador Soares sugere responsabilidade para jurídico da Câmara

Vera Saba destaca “garra e competência” de servidores

A vereadora Vera Saba (PT) relembrou 28 de outubro, data em que se comemora o dia do funcionário público, “esses trabalhadores que são os pilares da administração pública”. Ela cumprimentou todos os servidores da Casa, que têm “garra e competên-cia”, da Prefeitura e da Uni-versidade de Taubaté. “Não podemos deixar de home-nageá-los, porque milhares dedicam suas vidas para um serviço público, contato direto com a população, que avalia o desempenho de cada um.”

Vera, no entanto, alertou as autoridades públicas que é preciso de investimento e valorização da classe, como plano de carreira digno para todos os servidores.

Ela informou que tra-mitam no Congresso, em Brasília, mais de 20 projetos de lei que interessam aos servidores, como a regu-lamentação do direito de greve, adicional de risco de vida. “Devemos unir forças para defender a condição dos servidores.”

Ao final, Vera nominou todos os setores da Casa, que são importantes para que os parlamentes desen-volvam suas atividades.

QuadraA vereadora disse que re-

cebeu a visita do munícipe Francisco Donizeti Correia, que se mostrou apreensivo com a situação da quadra

João Santiago da Silva, no Jardim Canuto Borges, que corre risco de desabar ao lado de uma creche. “Ele está muito preocupado com a estrutura do local. E o prefeito virou as costas para [a reclamação] o munícipe.”

Vera cobrou “respeito” do prefeito para com o cida-dão. “Tem que dar atenção. Ouvir e encaminhar a de-manda, ninguém merece ser maltratado. Mais atenção, prefeito, no atendimento aos taubateanos.”

RadaresVera Saba deu conheci-

mento que encaminhou à CPI dos Radares imagens das empresas que visitou, para investigar o processo licitatório. Disse que encon-trou sedes em condições precárias, empresas fecha-das, funcionários não que-rendo dar depoimento.

A vereadora pediu à presidente da CPI, Maria Gorete Toledo (DEM), que solicite à Prefeitura cópia de todo o processo para ver se houve ou não direciona-mento na licitação. “Não vamos descansar enquanto não for rigorosamente con-cluída a CPI”, finalizou o parlamentar.

Fale com a vereadora

3625-9511 / 9542 / 9585www.verasaba.com.brFacebook: /verasabapt [email protected]

Page 10: Boletim Legislativo nº 978

10BOLETIM LEGISLATIVO 978

PainelTribuna | Proposituras

Alexandre Villela alerta sobre riscos de nova epidemia de dengue

A Prefeitura de Taubaté divulgou a ADL (análise de densidade larvária) do mês de outubro. De acordo com vereador Alexandre Villela (PMDB), os resultados são alarmantes. O estudo indica que quatro das seis regiões em que o município é divi-dido apresentam riscos de epidemia de dengue.

Segundo a Prefeitura, a análise coleta amostras em imóveis de todas as regiões da cidade, que são escolhi-dos aleatoriamente. Os re-sultados obtidos geram um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados, o que permite saber em quais áreas há maior risco de transmissão da doença.

Para ser considerado tolerável, o índice não deve ultrapassar a marca de 1,0 – acima de 1,5 há risco de epidemia. “A pior situação é nos bairros Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Bar-reiro, Cataguá e Marlene Miranda. Essa é a região 6, como definida no mapea-mento da Prefeitura, e apre-sentou índice de 2,6, mais do que o dobro!”

“Outros bairros onde a situação é muito delicada são os da região número 1: Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças,

Alexandre Villela alerta sobre riscos de nova epidemia de dengue

Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Village e Portal Mantiqueira. O índice lar-vário é 2,0. Atenção nesses bairros, porque a situação é muito complicada”, afirmou.

VacinaçãoCom base em informa-

ções divulgadas pela Pre-feitura, Alexandre Villela revelou que a distribuição de vacinas antirrábicas para os municípios do Estado de São Paulo foi adiada novamente. De acordo com a nota divulgada pela ad-ministração municipal, isso deve acontecer apenas em 2016.

“Um ofício foi encami-nhado em outubro pelo Instituto Pasteur, ligado à Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo. O documento informa que não houve ma-nifestação oficial do Minis-tério da Saúde em relação ao prazo de distribuição do produto. O Instituto reco-nhece o risco de adiamento da campanha para o ano que vem”, explicou.

IluminaçãoAlexandre pediu ilumi-

nação para a rua Particular do Lagos, localizada no bairro Baraceia.

Fale com o vereador

3625-9502 / 9540 / 9583Twitter: @vralexandreFacebook: /[email protected]

Carlos Peixoto indica melhorias para vários bairros

Requerimentos apresenta-dos pelo vereador Carlos Peixoto (PMDB) sugerem ao prefeito a realização de diversas benfeitorias para os bairros, como Parque Aero-porto, Água Quente e Vila Albina.

Os moradores do Parque Aeroporto reivindicam recapeamento asfáltico ou operação tapa-buraco na rua Comandante Gastão Firmino Azevedo, que en-contra-se com vários bura-cos, o que vem danificando veículos.

Para a mesma rua, em frente ao nº 861, o vereador quer limpeza urgente das bocas de lobo, que estão entupidas e com mau chei-ro. Também no mesmo endereço a calçada necessita de reforma pelo proprietá-rio, pois se encontra sem cimento e com muito mato, “causando transtorno e in-cômodo aos moradores”.

Ainda para o Aeroporto, sugeriu a troca da lâmpada queimada do poste em fren-te ao nº 841 da mesma via.

Já munícipes da Vila Bela pedem limpeza urgente das bocas de lobo, localizadas de esquina da avenida Wil-lian Ortiz com a rua Doutor José Vitor de Moura Ramos, ao lado do nº 115.

Para o bairro, o vereador pleiteia ainda recapeamento asfáltico ou operação tapa--buracos na rua Doutor José Vitor de Moura Ramos.

Vila AlbinaCarlos Peixoto disse que

a Vila Albina está em “com-pleto estado de abandono”, anexando ao documento fo-tos para mostrar a situação. Lá, ele reivindicou limpeza geral e poda do mato em torno da quadra de esportes Benedito Lisboa Antunes, localizada na rua João de Alvarenga Ortiz.

Água QuenteExiste uma rua no bairro

Água Quente que necessita de limpeza geral urgente. A via, sem nome, está situa-da atrás do supermercado Semar e em frente à rua Projetada B, próximo ao nº 498. A água encontra-se parada, com lixo, entulho e mato alto.

PraçaOutro pedido de Carlos

Peixoto é a revitalização da praça Doutor Hipólito Ri-beiro, no bairro do mesmo nome.

O parlamentar ugeriu que a praça receba as se-guintes melhorias: revitali-zação geral, poda do mato e limpeza, reparos no piso, poda das árvores, ilumi-nação no parque infantil, pintura geral e estudo para instalação de academia ao ar livre.

Carlos Peixoto indica melhorias para vários

Fale com o vereador

3625-9510 / 9535 / 9578Twitter: @[email protected]

Page 11: Boletim Legislativo nº 978

CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ 6.novembro.201511

PainelTribuna | Proposituras

14h30 Sessão ordinária

19h Título Maria Benedita dos Santos Ivo Antunes

19h Dia do Mercado Municipal

19h Audiência Tctau

19h Título Olivério Moreira de Macedo Silva

Sujeito a alterações

| Agenda legislativa |

| Painel interativo |

9 | Segunda

10 | Terça

11 | Quarta

12 | Quinta

13 | Sexta

camarataubate

tvctaubate

camarataubate

Diferença de valor do plano médico dos servi-dores da Prefeitura em relação aos da Unitau é motivo de pedido de convocação do presidente do Sindicato dos Servidores.

Padre Fábio de Melo pede apoio para reforma da Igreja do Rosáriohttp://youtu.be/pYqSQtLauXc

Rodrigo de Oliveira curtiu useu TweetBilili anuncia isenção de juros e multa para impostos atrasadoshttp://zip.net/bmskwT

Pessoas alcançadas

Visualizações

2.181

50

Av. Prof. Walter Thaumaturgo, 208Centro - CEP 12030-040Tel. (12) 3625-9500 Fax: (12) 3625-9527www.camarataubate.sp.gov.brcamarataubate@camarataubate.sp.gov.br Facebook /camarataubateTwitter @camarataubateYoutube /tvctaubateEditado sob responsabilidade da MesaTiragem: 3.000 exemplares

VEREADORES DA 16ª LEGISLATURA (1º.1.2013 a 31.12.2016)

MESA 2015PRESIDENTE: Rodrigo Luis Silva (PSDB)1º VICE-PRESIDENTE: Alexandre Villela Silva (PMDB)2º VICE-PRESIDENTE: José Antonio de Angelis (PSDB)1º SECRETÁRIO: Douglas Alberto Santos (PCdoB)2º SECRETÁRIO: Paulo de Tarso C. de Miranda (PP)

Carlos Roberto Lopes de Alvarenga Pei-xoto (PMDB), Diego Fonseca Nascimento (PSDB), Jeferson Campos (PV), João Marcos Pereira Vidal (PSB), Joaquim Marcelino Joffre Neto (PSB), José Adalcio Nunes Coelho (PRB), Luiz Gonzaga Soares (PROS), Luiz Henrique Couto de Abreu (PDT), Maria das Graças Gonçalves Oliveira (PSB), Maria Gorete Santos de Toledo (DEM), Noilton Silvestre Ramos (PSD), Pollyana Fátima Gama Santos (PPS), Salvador Soares de Melo (PT) e Vera Lucia Santos Saba (PT).

Gerência de ComunicaçãoGERENTE DE COMUNICAÇÃO: Miguel KaterAssessoria de ImprensaASSESSOR DE IMPRENSA: Luiz Carlos Batista REPÓRTERES: Fernanda Ribeiro e Lincoln SantiagoESTAGIÁRIOS: Elen Cristina Silva Reis, Letí-cia Domingues, Luiz Henrique, Matheus Felizari e Thiago Giacomini

Diego Fonseca lança aplicativo Cidadão Consciente

Tribuna | Proposituras

Diego Fonseca lança aplicativo Cidadão

Fale com o vereador

3625-9514 / 9530 / 9573Twitter: @diegofonsecanFacebook: /[email protected]

Com o objetivo de atender aos pedidos da população com mais rapidez, transpa-rência e eficácia, o vereador Diego Fonseca (PSDB) anunciou, na sessão do dia 3, o lançamento do aplica-tivo “Cidadão Consciente”. Ele observou que diversas mídias – e até a Prefeitura de Taubaté – já tinham optado por essa tecnologia para buscar mais interativi-dade com o público e, inspi-rado por isso, fez o mesmo.

“A tecnologia é eficiência na fiscalização. Pelo aplicati-vo, por meio do smartphone ou do tablet, nós podemos ter maior interatividade, podemos ter mais transpa-rência, mais fiscalização, mais compromisso e mais comprometimento com o trabalho”, disse.

O software foi desenvol-vido desde 2014 pela em-presa Urbe Mobile, localiza-da no Parque Tecnológico de São José dos Campos e fundada por Diego Palhari-ni e Giovani Dias, classifica-do pelo parlamentar como um velho amigo. “Hoje eu me sinto muito realizado. Agradeço a eles pelo em-penho, dedicação e a todos que me apoiaram e me de-ram ideias.”

Diego Fonseca explicou que, quando assumiu o mandato, em 2013, tinha dificuldades em responder às solicitações da população. Junto aos assessores de ga-

binete, ele desenvolveu uma planilha para poder manter todos os dados, pedidos e cobranças sob controle. Com o novo aplicativo, esse sistema foi automatizado e aprimorado.

“Fiz questão de fazer esse investimento. Eu preciso me preparar, preciso ter timing e preciso dar res-postas para a população. Foi feito um sistema de gerenciamento de dados, porque não adianta você ter a entrada de informações e não souber trabalhar com isso. Agora você vai poder fazer solicitações, denúncias e reclamações por meio de fotos, áudios e mensagens.”

O cidadão que utilizar o software receberá um número de protocolo para poder acompanhar o pedi-do feito por ele e, dessa ma-neira, saber se foi atendido e em quanto tempo: “Isso é transparência”, destacou. “Teremos também um rela-tório medidor de capacida-de de resposta da Prefeitura, o qual mostrará em quanto tempo eu fiz o pedido e em quanto tempo a Prefeitura respondeu”, completou o vereador Diego.

Page 12: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.2015 12Boletim legislativo 978

Atos oficiAissessão

174ª SESSÃO ORDINÁRIA9.11.2015

EXPEDIENTE

14h30: Palavra dos VereadoresNoilton Ramos, PSDPaulo de Tarso Cardoso de Miranda, PPPollyana Gama, PPSRodrigo Luis Silva, PSDBSalvador Soares de Melo, PTVera Lucia Santos Saba, PTAlexandre Villela Silva, PMDBCarlos Peixoto, PMDBDiego Fonseca Nascimento, PSDBDouglas Carbonne, PCdoB

Tribuna Livre1º orador: Cleber IyamaAssunto: Qualidade de vida e meio am-biente2ª oradora: Leila de Almeida RamosAssunto: Violência contra a mulher

Leitura da ata da sessão anterior, outros documentos e discussão e votação, por até 30 minutos, de requerimentos. Discussão e votação única do Requeri-mento nº 2196/2015, de autoria do Ve-reador Alexandre Villela Silva, que requer ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Muni-cipal que seja feito o aumento do efeti-vo da Atividade Delegada nos bairros da cidade.

ORDEM DO DIA

ITEM 1 Discussão e votação única do veto total ao Projeto de Lei Ordinária nº 47/2015, de autoria da Vereadora Vera Lucia Santos Saba, que dispõe sobre o direito ao alei-tamento materno e dá outras providên-cias.

ITEM 2 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 90/2015, de autoria da Ve-readora Maria das Graças Gonçalves Oli-veira, que dispõe sobre denominação de Praça Pública: Praça John Wesley.

ITEM 3 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 28/2014, de autoria do Vereador Douglas Carbonne, que altera dispositivos do capítulo VI-A da Lei Com-

plementar nº 7/1991, conforme especi-fica (proíbe a circulação de veículos de tração animal).

ITEM 4 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 178/2014, de autoria da Ve-readora Pollyana Gama, que dispõe sobre a reserva de vagas na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor José Ezequiel de Souza para adolescentes com deficiência e dá outras providências.– Parecer contrário da Comissão de Justi-ça e Redação.– Há uma emenda.

ITEM 5 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 60/2015, de autoria do Ve-reador Carlos Peixoto, que dispõe sobre a instalação e criação de atendimentos aos munícipes com deficiência auditiva e surdocegos, em grandes supermercados, hipermercados, atacadões e similares, no âmbito do Município de Taubaté.– Há uma emenda.

ITEM 6 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 107/2015, de autoria do Ve-reador Jeferson Campos, que dispõe so-bre a gratuidade do acesso de pessoas portadoras de deficiência nas casas de show e eventos culturais, esportivos e de entretenimento no âmbito do município de Taubaté e dá outras providências.– Parecer contrário da Comissão de Justi-ça e Redação.

ITEM 7 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 135/2015, de autoria do Prefeito Municipal, que dispõe sobre o parcelamento das multas de trânsito e de transportes públicos do Município de Taubaté e dá outras providências.– Há duas emendas.

ITEM 8 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 175/2015, de autoria do Ve-reador Alexandre Villela Silva, que dispõe sobre assegurar reserva de vagas para veículos às gestantes nos estacionamen-tos de shoppings centers, centros comer-ciais, hipermercados e em todos os locais que mantenham estacionamentos para uso público, no âmbito do município de Taubaté.

– Parecer contrário da Comissão de Justi-ça e Redação.

EXPLICAÇÃO PESSOAL

Jeferson Campos, PVJoão Vidal, PSBJoffre Neto, PSBNunes Coelho, PRBJosé Antonio de Angelis, PSDBLuiz Gonzaga Soares, PROSLuiz Henrique Neneca, PDTMaria das Graças Gonçalves Oliveira, PSBGorete, DEMPlenário Jaurés Guisard, 5 de novembro de 2015.

Vereador Rodrigo Luis SilvaPresidente

Decreto

DECRETO LEGISLATIVO Nº 520/2015

Projeto de Decreto Legislativo nº 41/2015Autoria: Vereador Alexandre Villela SilvaConcede a Comenda Jacques Félix ao se-nhor Helvécio Santos Pinto.A CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ aprova e eu promulgo o seguinte Decre-to Legislativo:Art. 1º Fica concedida a Comenda Ja-cques Félix ao senhor Helvécio Santos Pinto.Art. 2º As despesas com o cumprimento deste Decreto Legislativo correrão por conta de verbas orçamentárias próprias consignadas no orçamento da Câmara Municipal, suplementadas se necessário.Art. 3º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.Câmara Municipal de Taubaté, 4 de no-vembro de 2015.

Vereador Rodrigo Luis SilvaPresidente

DECRETO LEGISLATIVO Nº 521/2015

Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2015Autoria: Vereadora Maria das Graças Gon-çalves OliveiraCria a honraria denominada “Taubateano Honorário”.A CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ

Page 13: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.201513 Boletim legislativo 978

aprova e eu promulgo o seguinte Decre-to Legislativo:Art. 1º Fica criada a honraria denominada “Taubateano Honorário”, concedida pela Câmara Municipal na forma deste Decre-to Legislativo.Art. 2º A concessão da honraria de que trata o art. 1º, objetiva distinguir e home-nagear pessoas possuidoras de virtudes éticas, morais, profissionais e intelectu-ais, com atuação superativa em favor de Taubaté, bem como destacada contribui-ção nas áreas politica, literária, cultural, educacional, econômica, artística, saúde, esportiva, jurídica, sindical, técnica, assis-tência social e outros ramos do conheci-mento e atividades humanas reconheci-das como relevantemente benéficas para o município e sociedade taubateana.Art. 3º A concessão da honraria “Taubate-ano Honorário” no município de Taubaté é uma forma de homenagear os cida-dãos que nasceram em nosso município e através do seu trabalho e dedicação destacaram-se a serviço da sociedade taubateana.Art. 4º Cada vereador poderá apresentar um projeto de Decreto Legislativo por sessão legislativa com o objetivo de ho-menagear um taubateano.Parágrafo único. Perderá o direito à ou-torga da homenagem o vereador que, na sessão legislativa, deixar de apresentar o projeto, apresentá-lo em data em que não seja viável sua aprovação em tempo hábil para confecção do diploma ou da placa, ou apresentá-lo em data posterior àquela designada para a solenidade mar-cada pelo presidente da Câmara para a outorga da honraria, sendo o direito per-dido inacumulável para as sessões legis-lativas seguintes.Art. 5º As despesas decorrentes da cria-ção, confecção e preenchimento artístico do diploma ou da placa de outorga da honraria correrão por conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Muni-cipal de Taubaté.Parágrafo único. No diploma ou na placa deverão constar, além do nome parla-mentar do vereador autor da proposição que motivou a concessão da honraria, os nomes parlamentares dos vereadores componentes da Mesa da Câmara.Art. 6º O presidente da Câmara marcará, exclusivamente dentro da sessão legis-lativa correspondente, data única para a solenidade de entrega das honrarias con-cedidas, podendo presidir os trabalhos ou designar, a seu critério, outro vereador para esse mister.Art. 7º É vedada a apresentação, delibera-ção de proposição e entrega da honraria nos três meses que antecedem as elei-

ções municipais, estaduais e federais.Art. 8º Este Decreto Legislativo entra em vigor em 1º de janeiro de 2016.Câmara Municipal de Taubaté, 4 de no-vembro de 2015.

Vereador Rodrigo Luis SilvaPresidente

resolução

orçAmento

RESOLUÇÃO Nº 194/2015

Projeto de Resolução nº 22/2014Autoria: Vereadora Vera Lucia Santos Saba Altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Taubaté sobre o regime de urgência.A CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ aprova e eu promulgo a seguinte Reso-lução:Art. 1º O artigo 179-A da Resolução nº 11, de 19 de novembro de 1990, incluído pela Resolução nº 166, de 12 de dezem-bro de 2012, passa a vigorar com a se-guinte redação:“Art. 179-A. O regime de urgência so-licitado e aprovado pelo Plenário nas proposições de iniciativa da Câmara ou o requisitado pelo prefeito consiste na sobrestação das matérias da Ordem do Dia após transcorridos 45 dias sem a deliberação da proposição.”Art. 2º O artigo 179-E da Resolução nº 11, de 1990, incluído pela Resolução nº 166, de 2012, passa a vigorar com a seguinte redação:“Art. 179-E. Para as proposições de inicia-tiva da Câmara, a discussão e a votação do requerimento de regime de urgência ocorrem na Ordem do Dia da mesma sessão em que for apresentado.”Art. 3º O artigo 179-F da Resolução nº 11, de 1990, incluído pela Resolução nº 166, de 2012, passa a vigorar com a seguinte redação:“Art. 179-F. O pedido de regime de ur-gência para proposições de iniciativa da Câmara será aprovado por no mínimo dois terços dos membros da Câmara e será declarado prejudicado se não hou-ver número para a sua votação.”Art. 4º O artigo 179-L da Resolução nº 11, de 1990, incluído pela Resolução nº 166, de 2012, passa a vigorar com a seguinte redação:“Art. 179-L. Estando a matéria em regime de urgência com prazo vencido, a vista somente poderá ser concedida por trinta minutos.”Art. 5º O inciso II do artigo 179-O da Resolução nº 11, de 1990, incluído pela

Resolução nº 166, de 2012, passa a vigo-rar com a seguinte redação:“Art. 179-O. ......II – pela aprovação, por dois terços, do pedido de extinção, apresentado por um terço dos vereadores, nas proposições de iniciativa da Câmara, ou por Mensa-gem do prefeito, nas proposições de sua iniciativa.”Art. 6º Ficam revogados os artigos 179-D, 179-H, 179-I, 179-J, 179-K e o parágrafo único do artigo 179-O da Resolução nº 11, de 1990.Art. 7º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.Câmara Municipal de Taubaté, 4 de no-vembro de 2015.

Vereador Rodrigo Luis SilvaPresidente

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

Ata da audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamen-to em 29 de outubro de 2015 sobre o projeto de lei orçamentária do municí-pio de Taubaté para 2016.Às 14h30, no recinto do plenário da Câ-mara Municipal de Taubaté, reuniu-se a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taubaté para dis-cussão do projeto de lei orçamentária do município para o exercício de 2016. O Ve-reador Paulo de Tarso Cardoso de Miranda presidiu os trabalhos, que foram transmi-tidos ao vivo pela TV Câmara Taubaté. O presidente abriu os trabalhos compondo a Mesa. Além do presidente da comissão, a Mesa foi formada por Plinio dos Santos Júnior, gerente financeiro da Câmara Mu-nicipal, Diogo Antonio de Toledo Derri-co, chefe de divisão financeira e Ricardo Nishina de Azevedo, procurador jurídico do Instituto de Previdência do Município de Taubaté, Prof. Me. Francisco de Assis Coelho, assessor técnico da Pró-reitoria de Economia e Finanças da Universidade de Taubaté, Profa. Me. Marisa de Moura Marques, diretora administrativa da Fun-dação Caixa Beneficente dos Servidores da Unitau, Wellington Luis de Gouveia, contador da Fundação Universitária de Taubaté, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, presidente da Fundação de Arte, Cultura, Educação, Turismo e Comunica-ção da Unitau, Prof. Dr. Luiz Carlos Laure-ano da Rosa, tesoureiro da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

Page 14: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.2015 14Boletim legislativo 978

A Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Ser-viço da Unitau, embora convidada, não se fez representar. As Vereadoras Graça, Pollyana e Gorete e os Vereadores Noilton e Salvador foram representados por suas assessorias. Estavam presentes os verea-dores Joffre Neto, Vera Saba, Bilili, Nunes Coelho e Douglas Carbonne. A vereadora Vera Saba solicitou a suspensão da audi-ência porque entendeu que a prefeitura não cumpriu os requisitos de publicidade e de participação popular constantes na Constituição da República, na Lei Orgâ-nica de Taubaté e no Regimento Interno da Câmara, em especial o art. 211. A ve-readora leu o referido artigo. Consultan-do o procurador jurídico da Câmara, o presidente respondeu à vereadora que a audiência deveria continuar, e que os questionamentos constarão da ata. Foi autorizada a juntada de ofício formula-do pela vereadora. Resolvida a questão de ordem, tomou a palavra Plínio dos Santos Júnior, representando a Câmara Municipal. Plínio expôs os números for-necidos pela prefeitura, os quais enseja-ram a elaboração da peça da Câmara, e leu os números conforme projetados em gráficos, incluindo receita e despesas. O vereador Joffre Neto levantou questão de ordem, em apoio ao questionamento da Vereadora Vera, sugerindo também a suspensão dos trabalhos, para proteção, inclusive dos membros da comissão. O presidente suspendeu os trabalhos por vinte minutos para consultar a procura-doria jurídica novamente. Retomados os trabalhos, o presidente leu o parecer ju-rídico do Dr. Heitor Camargo, que opinou pelo prosseguimento da audiência. O pa-recer será juntado aos autos do projeto da LOA. O presidente acatou o parecer. A vereadora Vera e o Vereador Joffre Neto retiraram-se do evento sob protestos. Foi dada a palavra ao Sr. Francisco de Assis Coelho, pela Universidade de Taubaté. Coelho fez uma breve explanação sobre a Lei de Responsabilidade na Gestão Fis-cal e sobre as fases de elaboração orça-mentária. Em seguida, expôs os números referentes ao orçamento da Unitau, nú-meros esses já constantes do projeto e da documentação constante dos autos, em especial do ofício que encaminhou a minuta do projeto à prefeitura para con-solidação. Além disso, as apresentações pormenorizadas contendo a fala do re-presentante da Unitau foram juntadas ao processo. Foi passada a palavra a Diogo Antonio de Toledo Derrico e a Ricardo de Azevedo, ambos representando o Insti-tuto de Previdência de Taubaté. Derrico exibiu em planilhas os números referen-tes à proposta do IPMT. Essas planilhas

serão juntadas aos autos e os números são os mesmos constantes da peça en-caminhada à Câmara. Chamou atenção na explanação de Derrico a questão da divergência na forma de contabilização do valor dos parcelamentos dos débitos da Unitau com o instituto. Em seguida, falou em nome da FUNCABES a profa. Me. Marisa Marques. A professora expôs os números da fundação, todos eles já constantes do processo e juntados, sob a forma de apresentação, aos autos do pro-jeto. A professora apresentou também uma tabela comparativa com o orçamen-to anterior e explicitou os gastos, em es-pecial com os benefícios prestados aos servidores da Unitau, especificamente os de baixa renda. A maior despesa é com o auxílio médico aos servidores ativos e inativos. Em seguida, falou Wellington, pela Fundação Universitária de Taubaté. Wellington iniciou explicando o escopo da fundação e logo após demonstrou os números da Fust, igualmente constantes do projeto e da apresentação em power point que, impressa, foi juntada ao pro-cesso. Foi convidado a falar o represen-tante da FUNAC, Dr. José Felício Mura-de. Murade convidou a todos a assistir à Flauta Mágica no Teatro Metrópolis e no auditório da faculdade de Comunicação, brevemente expôs o escopo da fundação e passou a explicar as fontes das receitas. Os números lidos são os mesmos cons-tantes do processo e do power point. Di-vidiu a despesa por projetos, igualmente constantes da documentação acostada, e explicou alguns termos técnicos constan-tes do projeto. Representando a FAPETI, foi convidado o prof. Dr. Luiz Carlos Lau-reano, tesoureiro da instituição. Laureano divulgou o escopo da FAPETI, desde a sua fundação. Logo passou à leitura dos dados referentes à receita e à despesa. Os dados estão disponíveis no processo. En-cerrado o ciclo de palestras, foram feitas questões pelos vereadores. O Vereador Douglas Carbonne, após tecer elogios à professora Marisa, perguntou se os oito milhões de reais destinados à instituição seriam suficientes para cobrir as despe-sas. Marisa respondeu que, em princípio, esse valor é suficiente, mas que se for observado aumento, será necessário pe-dir suplementação. Para o representante da FUST, Carbonne perguntou sobre a possibilidade de revisão inflacionária de vencimentos de pessoal em 2016. O re-presentante informou que os convênios foram firmados com essa expectativa, embora não tenha sabido dizer de quan-to seria a revisão. Carbonne desejou o mí-nimo da reposição inflacionária, que seria em torno de 8%, e que as exposições da

fundação deveriam ser mais claras a esse respeito. O presidente dos trabalhos, ve-reador Paulo Miranda, indagou o repre-sentante da Funac, Felício Murade, sobre a exatidão dos dados apresentados pela fundação. Felício assumiu o compromis-so de verificar a situação e dar o retorno o mais rápido possível para não atrapalhar a votação do orçamento. Não havendo mais indagações, nem munícipes inscri-tos para fazer perguntas, o presidente encerrou os trabalhos, informando que incluirá na ata da audiência pública, além das impressões das apresentações de power point exibidas, cópia do parecer fi-nal da Comissão de Finanças e Orçamen-to sobre o projeto da LOA 2016 e que faz parte deste documento a lista de presen-ça à audiência.

Vereador Paulo de Tarso Cardoso de Miranda

Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento

soleniDADe

DIA DO MERCADO

O Presidente da Câmara Municipal de Taubaté, Vereador Rodrigo Luis Silva, convida para a solenidade comemorativa ao Dia do Mercado Municipal de Taubaté. Na oportunidade serão homenageados o senhor Edson Batista da Costa e a senho-ra Vicentina Rodrigues Moreira.Em nome do Poder Legislativo fará uso da palavra a Vereadora Gorete. Data: 10/11/2015(terça-feira)Horário: 19 horasLocal: Plenário Jaurés Guisard

requerimento

SÚMULA E RESPOSTA

REQUERIMENTO Nº 1689/2015, de au-toria do Vereador Carlos Roberto Lopes de Alvarenga Peixoto - Reitera ao Exmo. Sr. Prefeito o REQUERIMENTO Nº 262/2015, de 25 de fevereiro de 2015, que solicita a realização de benfeitorias na quadra de esportes, campo de futebol e plyaground localizados na Rua Beatriz Gomes Mazella, em frente ao nº 250, Morada do Vale.

Of. nº 1.148/2015 As obras de revitalização da quadra de esportes constam da programação da Se-cretaria de Obras, para serem executadas de acordo com disponibilidade de recur-sos orçamentários. A limpeza ao redor da

Page 15: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.201515 Boletim legislativo 978

quadra será executada nos próximos 30 dias pela Secretaria de Serviços Públicos.Quanto à solicitação para melhorias na iluminação e energia, a Secretaria de Serviços Públicos incluirá em sua pro-gramação, após conclusão do processo licitatório para contratação de empresa responsável pela manutenção do parque de iluminação, suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1690/2015, de au-toria do Vereador Carlos Roberto Lopes de Alvarenga Peixoto - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito benfeitorias na Rua Nabor An-tonio Crozariol, Residencial Estoril.

Of. nº 1.148/2015 Em se tratando de área particular, a Se-cretaria de Serviços Públicos notificará os respectivos proprietários para limpeza e reparos nas calçadas.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1691/2015, de au-toria do Vereador José Antonio de Angelis - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito instalação de equipamento de fiscalização eletrôni-ca de velocidade na Rua Amador Bueno da Veiga, Jardim Jaraguá.

Of. nº 1154/2015De acordo com a Secretaria de Mobili-dade Urbana, a avenida pertence à cir-cunscrição do DER, a quem compete a fiscalização de trânsito, por se tratar da rodovia SP-62. Há firmado um termo de permissão de uso, o qual permite servi-ços de conservação e manutenção da via, sendo vedado o poder de polícia de trân-sito, ficando tal atribuição à Polícia Militar Rodoviária.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1692/2015, de au-toria do Vereador José Antonio de Angelis - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito informações a respeito da possibilidade de se criar um retorno na Avenida Desembargador Pau-lo de Oliveira Costa, próximo ao nº 425.

Of. nº 1154/2015A solicitação será analisada pela Secreta-ria de Mobilidade Urbana.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1693/2015, de au-toria da Vereadora Pollyana Fátima Gama Santos - Requer informações ao Exmo. Sr.

Prefeito sobre as obras de duplicação da Rua João Gigli, na divisa entre os bairros Parque Bandeirante, Parque Aeroporto e Jardim Mesquita.

Of. nº 1.157/2015O Secretário de Obras informa que a pavi-mentação da via será concluída após exe-cução da 3ª etapa das obras de drenagem e galerias pluviais do Parque Aeroporto. As obras estão programadas para serem executadas de acordo com disponibilida-des orçamentárias. Quanto à implantação de iluminação, após contratação da em-presa responsável pelo gerenciamento do parque de iluminação, a solicitação será inserida na programação da Secreta-ria de Serviços Públicos. Relativamente à limpeza, o local será avaliado pela Secre-taria de Serviços Públicos, no que for pos-sível, em consequência das obras.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1694/2015, de au-toria da Vereadora Pollyana Fátima Gama Santos - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito con-serto das calçadas e construção de rampa de acessibilidade nos portões de acesso aos alunos em ambos os prédios da EMEF Diácono José Ângelo Victal, no bairro San-ta Luzia.

Of. 1.157/2015A Secretaria de Obras efetuará vistoria no local, a fim de solucionar o problema apontado.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1695/2015, de au-toria da Vereadora Pollyana Fátima Gama Santos - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre ações previstas para serem realizadas pela Prefeitura para o retorno de aulas de hip hop de forma profissio-nalizante, como curso de danças urbanas.

Of. 1.157/2015A diretora da Escola Municipal de Artes “Maestro Fêgo Camargo” esclarece que o curso de hip hop permaneceu até o ano de 2014. Foi uma experiência sem suces-so, visto que o grupo não interagia com os demais cursos/modalidades da escola. E EMA possui formação clássica, inclusive na área de dança, possuindo grade cur-ricular extensa aprovada pelos órgãos competentes.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1697/2015, de au-toria do Vereador José Adalcio Nunes

Coelho - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito sina-lização de travessia elevada de pedestres em frente ao número 618, na Avenida da Fraternidade, Jardim Ana Rosa.

Of. nº 1154/2015A Secretaria de Mobilidade Urbana efetu-ará vistoria, a fim de verificar se o local é seguro para travessia de pedestres. Não há critérios para travessia elevada na via, sendo o local rota de fiscalização com ra-dar móvel.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1698/2015, de au-toria do Vereador José Adalcio Nunes Co-elho - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito reparo na iluminação pública na Avenida Dom José Antonio do Couto, Novo Horizonte.

Of. nº 1153/2015Após contratação da empresa respon-sável pela manutenção da iluminação pública serão priorizados os reparos na via. O processo licitatório encontra-se sus-penso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, momentaneamente.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1699/2015, de au-toria do Vereador José Adalcio Nunes Co-elho - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito reca-peamento da Rua Comandante José Ro-dolfo Monteiro, Chácaras Reunidas Brasil.

Of. nº 1153/2015O serviço será incluído na programação da Secretaria de Obras para ser executa-do de acordo com disponibilidades orça-mentárias.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1700/2015, de au-toria do Vereador Rodrigo Luis Silva - Re-quer ao Exmo. Sr. Prefeito reforma e revi-talização da sede da Associação Benefi-ciente Monteiro Lobato - Obra Social San-to Agostinho, Grupo de Escoteiro Kimball Ohara e Grupo de Narcóticos Anônimos, localizado na Rua José de Paula Lico - 211, Cecap II.

Of. nº 1.158/2015 A Secretaria de Obras inspecionará o local e elaborará orçamento para atender este pedido. Vez que se trata de prédio públi-co, incluirá a obra em sua programação.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1701/2015, de

Page 16: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.2015 16Boletim legislativo 978

autoria da Vereadora Maria das Graças Gonçalves Oliveira - Solicita ao Exmo. Sr. Prefeito providências cabíveis quanto à manutenção do muro do campo da Vila São José, localizado a Rua João Mariotto, Parque Paduan.

Of. nº 1155/2015A Secretaria de Obras inspecionará o local, para adoção das providências cabíveis.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1702/2015, de autoria da Vereadora Maria das Graças Gonçalves Oliveira - Solicita ao Exmo. Sr. Prefeito que instale câmera de monito-ramento do COI em frente à quadra da Escola Prof. Lafayette Rodrigues de Miran-da - São Gonçalo; e REQUERIMENTO Nº 1711/2015, de autoria da Vereadora Ma-ria das Graças Gonçalves Oliveira - Solicita ao Exmo. Sr. Prefeito que instale câmera de monitoramento do COI no Sítio Tanga-rá (conjunto residencial localizado próxi-mo à parte alta do bairro São Gonçalo).

Of. nº 1155/2015Segundo o diretor de Segurança Pública, as ruas Camilo Gomes Quintanilha (fim da rua sem saída), Orlando Ferreira da Sil-va (residencial novo) e Caminho dos Ca-jueiros (sentido Laricão), no São Gonçalo receberão câmeras do COI na região, e as solicitações acima se encontram no cro-nograma da empresa responsável pelas instalações dos novos equipamentos.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1703/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito a conclusão do recapeamento das ruas Luiz Carlos Pa-vanito e Pedro Marson, no Bonfim.

Of. nº 1147/2015As obras serão concluídas tão logo seja liberado recurso do Governo Federal, pela Caixa Econômica Federal, por meio de emenda parlamentar disponibilizada para esses fins. Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1704/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito instalação de semáforo para pedestres na Avenida Vila Velha, próximo à entrada do bairro Recan-to dos Coqueirais.

Of. nº 1147/2015Será avaliada pela Secretaria de Mobilida-

de Urbana a possibilidade de instalação de semáforo para a travessia de pedestres na avenida. Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1705/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre a possibilidade de interceder junto à Sabesp para que disponibilize água tra-tada e rede de esgoto na Rua José Maga-lhães Bastos, no Quiririm.

Of. nº 1147/2015Serão elaborados pela Secretaria de Servi-ços Públicos estudos, em conjunto com a Sabesp, a fim de avaliar a possibilidade de atendimento do pleito.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1706/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito a instalação de lixeiras em todos os pontos de ônibus instalados no município.

Of. nº 1147/2015O secretário de Serviços Públicos informa que tal demanda será atendida por meio do processo licitatório de resíduos da PPP.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1707/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito sinalização horizontal e vertical com faixa de pedes-tres em frente à entrada do Terminal Ro-doviário provisório.

Of. nº 1147/2015A Secretaria de Mobilidade Urbana re-alizará vistoria técnica, a fim de avaliar o local mais seguro para a travessia de pe-destres, para posterior implantação da sinalização requerida. Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1708/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre a instalação de duas lombadas nos dois sentidos da Estrada Municipal Fran-cisco Alves Monteiro, próximo à rotatória que dá acesso à Rua Dr. João Batista Ortiz Monteiro, no Bonfim.

Of. nº 1147/2015De acordo com as informações da Secre-taria de Mobilidade Urbana, foi firmado um TAC – Termo de Ajuste de Conduta,

junto ao Ministério Público, que impede a implantação de novas lombadas no mu-nicípio. Contudo, a Secretaria realizará vis-toria técnica, a fim de avaliar o local mais seguro para a travessia de pedestres, para posterior implantação de sinalização. Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1709/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito que os pai-néis digitais instalados em algumas aveni-das divulgue informações sobre o trânsito na cidade.

Of. nº 1147/2015Segundo informa a Secretaria de Mobili-dade Urbana, os painéis divulgam infor-mações sobre o trânsito da cidade, nos casos de obras, interdições e lentidões.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1710/2015, de autoria da Vereadora Maria das Graças Gonçalves Oliveira - Solicita ao Exmo. Sr. Prefeito que instale câmera de monitora-mento do COI em frente à E.E. Engenheiro Urbano de Souza Pereira - Conjunto Uru-pês.

Of. nº 1155/2015O equipamento de monitoramento de câmeras será destinado a locais basea-do em estudo técnico e que tenham ou apresentem indicadores criminais. A Se-cretaria de Segurança Pública oficiará ao Comando da Polícia Militar, para aprecia-ção do pedido.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1712/2015, de au-toria do Vereador Joffre Neto - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito cópia do contrato de concessão entre a Prefeitura Municipal de Taubaté e a empresa ABC Transportes Co-letivos do Vale do Paraíba Ltda.

Of. 1.152/2015A secretária de Mobilidade Urbana infor-ma que está à disposição para quaisquer esclarecimentos, assim como o contrato se encontra à disposição para vistas.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1713/2015, de au-toria do Vereador Joffre Neto - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito informações sobre o Relatório de Registro GPS do ônibus da empresa ABC Transportes Coletivos Vale do Paraíba Ltda., da linha que serve

Page 17: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.201517 Boletim legislativo 978

o bairro Vila Aparecida - agosto de 2015; REQUERIMENTO Nº 1714/2015, de au-toria do Vereador Joffre Neto - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito informações sobre o Re-latório de Registro GPS do ônibus da em-presa ABC Transportes Coletivos Vale do Paraíba Ltda., da linha que serve o bairro da Gurilândia - agosto de 2015; e REQUE-RIMENTO Nº 1715/2015, de autoria do Vereador Joffre Neto - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito informações sobre o Relatório de Registros GPS do ônibus da empresa ABC Transportes Coletivos do Vale do Paraíba Ltda., da linha Cecap/Santa Terezinha - agosto de 2015.

Of. 1.152/2015Encaminhamos cópia dos relatórios ex-pedidos pela empresa ABC Transportes Coletivos do Vale do Paraíba Ltda.Prefeito Municipal(Anexo disponível na Secretaria da Câmara)

REQUERIMENTO Nº 1716/2015, de au-toria do Vereador Joffre Neto - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito informações da empre-sa Cittati Tecnologia, no que diz respeito aos dados utilizados pela empresa para a verificação e fiscalização dos horários e li-nhas dos ônibus da ABC Transportes.

Of. 1.152/2015O termo contratual entre a empresa ABC Transportes Coletivos do Vale do Paraíba Ltda. e a empresa Cittati Tecnologia se en-contra à disponibilização na Secretaria de Mobilidade Urbana, para consulta.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1717/2015, de au-toria da Vereadora Vera Lúcia Santos Saba - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito instalação de ponto de ônibus com cobertura e ban-cos na Rua Jacques Félix, Centro.

Of. nº 1202/2015A Secretaria de Mobilidade Urbana ana-lisará a possibilidade de atendimento do pedido.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1718/2015, de au-toria da Vereadora Vera Lúcia Santos Saba - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito manuten-ção da estátua localizada na Praça Oito de Maio.

Of. nº 1202/2015Segundo a Secretaria de Turismo e Cultu-ra, o autor da escultura, único habilitado para efetivar a manutenção, foi contatado

pela Secretaria e informou estar de posse de parte da estátua. Foi solicitada ao au-tor da escultura a apresentação dos do-cumentos necessários para efetivação da contratação, para o início da reforma. A Secretaria de Segurança ajustou a câmera localizada próxima à praça, a fim de moni-torar e coibir atos de vandalismo.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1719/2015, de au-toria da Vereadora Vera Lúcia Santos Saba - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito instalação de pilares para limitar a circulação de veí-culos nas vielas da Vila São Geraldo.

Of. nº 1202/2015A Secretaria de Mobilidade Urbana infor-ma que obstáculos estão sendo instala-dos gradativamente nas vielas. Na Vila São Geraldo, será realizada vistoria no local e incluída na programação de implantação.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1720/2015, de au-toria do Vereador Diego Fonseca Nas-cimento - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito a proibição do tráfego de veículos pesados na Rua Eucário Rebouças de Carvalho.

Of. nº 1190/2015Consoante a Secretaria de Mobilidade Ur-bana, não foi possível associar as trincas no imóvel ao tráfego de veículos pesados no local. A rua é prolongamento da aveni-da Santa Luíza do Marilac, via de acesso à rodovia Presidente Dutra, sendo inviável a proibição do tráfego de veículos pesados no trecho.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1721/2015, de au-toria do Vereador Paulo de Tarso Cardoso de Miranda - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito a criação de sinalização de trânsito hori-zontal (pintada no asfalto) para informar a existência de fiscalização eletrônica de velocidade.

Of. nº 1198/2015A Secretaria de Mobilidade Urbana es-clarece que os locais de radar estão sina-lizados com placas de regulamentação de velocidade e fiscalização eletrônica. A sinalização horizontal seria apenas um complemento, que no momento não se faz necessário.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1722/2015, de au-

toria do Vereador Paulo de Tarso Cardoso de Miranda - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito a reforma do telhado da sede da União dos Escoteiros do Brasil - Grupo Escoteiro Taubaté - 143º SP, localizado a Rua Espa-nha, s/nº, Jardim das Nações.

Of. nº 1198/2015A Secretaria de Obras analisará a viabilida-de de se atender à solicitação.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1723/2015, de au-toria do Vereador Jeferson Campos - Re-quer ao Prefeito informações acerca de demandas da Associação do Transporte Escolar.

Of. nº 1192/2015A Secretaria de Educação não tem sala disponível para ceder à Associação.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1724/2015, de au-toria do Vereador Jeferson Campos - Re-quer à Secretária Municipal de Mobilida-de Urbana acerca das informações atinen-tes à legislação do transporte escolar.

Of. nº 1192/2015Segue cópia da legislação solicitada.Prefeito Municipal(Anexo disponível na Secretaria da Câmara)

REQUERIMENTO Nº 1726/2015, de au-toria da Vereadora Pollyana Fátima Gama Santos - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre a composição do quadro de apoio escolar destinado às unidades escolares da rede municipal de ensino.

Of. nº 1199/2015De acordo com informações prestadas pela Coordenadoria de Ensino Funda-mental, Médio e Integral da Secretaria de Educação, o quadro de apoio escolar é composto, conforme regimento escolar comum da rede municipal de ensino, pelo apoio administrativo e apoio operacional. O apoio administrativo é composto por escriturários, e o operacional por inspeto-res de alunos, além das equipes de limpe-za e preparo e distribuição de merenda, desempenhadas por firmas terceirizadas, a critério da administração, conforme § 1º, art. 64 do Regimento Escolar Comum. Além dos cargos citados, atualmente, as escolas contam com os auxiliares do inte-gral que acompanham os alunos em ativi-dades do Programa Integral. Prefeito Municipal

Page 18: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.2015 18Boletim legislativo 978

REQUERIMENTO Nº 1727/2015, de autoria do Vereador Salvador Soares de Melo - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito in-formações referentes aos Extratos de Ata de Registro de Preços dos Pregões nºs 215/2015; 217/15; 218/15 e 220/15.

Of. nº 1201/2015Encaminhamos cópia das informações prestadas pela Área de Licitações, do De-partamento de Materiais, Patrimônio e Compras.Prefeito Municipal(Anexo disponível na Secretaria da Câmara)

REQUERIMENTO Nº 1729/2015, de au-toria do Vereador José Adalcio Nunes Coelho - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre restauração da sinalização viária horizontal e vertical da Estrada Mu-nicipal Professor Doutor José Luiz Cem-branelli, Jardim Sandra Maria, na rotatória próxima à Sabesp.

Of. nº 1195/2015A Secretaria de Mobilidade Urbana verifi-cará a sinalização adequada para o local, após realizar estudos.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1730/2015, de au-toria do Vereador José Adalcio Nunes Co-elho - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito de re-capeamento da Rua Benedito dos Santos, bairro Baronesa.

Of. nº 1195/2015A Secretaria de Obras incluirá o serviço em sua programação, para ser executado de acordo com disponibilidades de recur-sos previstos para essa finalidade.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1731/2015, de au-toria do Vereador Luiz Gonzaga Soares - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito esforços no sentido de recapear o leito carroçável na Rua Bolívia, Jardim das Nações.

Of. nº 1196/2015O serviço será inserido na programação da Secretaria de Obras, para ser executa-do de acordo com disponibilidades orça-mentárias.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1732/2015, de au-toria do Vereador Luiz Gonzaga Soares - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito instalação de semáforo com botoeira na Avenida In-

dependência, altura do nº 1525, próximo à loja Mizuta.

Of. nº 1196/2015Segundo a Secretaria de Mobilidade Ur-bana, existe dificuldade de implantação de faixa de pedestres com botoeira no local, devido à grande incidência de guias rebaixadas de acesso aos comércios. Esta-mos aguardando a conclusão do proces-so de compra dos materiais semafóricos, para que possamos reavaliar a possibili-dade de semáforo com botoeira no local e iniciar novas implantações.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1733/2015, de au-toria do Vereador João Marcos Pereira Vidal - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre as obras de melhorias na Avenida do Timbó.

Of. nº 1193/2015Foi elaborado pela Secretaria de Obras o projeto e orçamento, a fim de executar os serviços de recuperação dos taludes do córrego. A Secretaria está viabilizando recursos orçamentários com a finalidade de realizar licitação para solucionar o pro-blema. Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1734/2015, de au-toria do Vereador João Marcos Pereira Vidal - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre a colocação de câmeras de vigilância na entrada de escolas no muni-cípio.

Of. nº 1193/2015A Secretaria de Educação esclarece que verificará se é viável atender à solicitação. Grande parte das escolas municipais pos-sui sistema interno de monitoramento por câmeras.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1736/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefei-to sobre a instalação de guarda-corpo na viela que liga a Avenida Independência ao bairro Conjunto Urupês, ao lado do banco Santander.

Of. nº 1189/2015Segundo esclarece a Secretaria de Mobili-dade Urbana, o local foi vistoriado, estan-

do na programação daquela Secretaria a implantação do guarda-corpo.Prefeito Municipal

REQUERIMENTO Nº 1737/2015, de au-toria do Vereador Alexandre Villela Silva - Requer informações ao Exmo. Sr. Prefeito sobre a possibilidade de se ter uma linha de ônibus que passe direto no bairro Mo-rada do Vale.

Of. nº 1189/2015De acordo com a Secretaria de Mobili-dade Urbana, estão sendo realizados es-tudos de viabilidade de criação de linha direta ao bairro, que é atendido pela linha 2 – Rodoviária Velha/ Continental – Via Morada do Vale.Prefeito Municipal

licitAção

PREGÃO PRESENCIAL Nº 31/2015

PROCESSO Nº 6776/2015Com fundamento nos argumentos da Gerência de Logística em fls. 72 dos autos do processo em epígrafe, os quais acolhi, revogo o Pregão nº 31/2015.Taubaté, 5 de novembro de 2015.

Vereador Rodrigo Luis SilvaPresidente da Câmara Municipal de

Taubaté

PortAriA

PORTARIA N.º 151/2015

A MESA DIRETORA da CÂMARA MUNICI-PAL dE TAUBATÉ, NO EXERCÍCIO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS ETC.Considerando o requerido pela Comissão de Sindicância, instituída pela Portaria nº 133/2015, nos termos do Processo nº 4406/2015, RESOLVE:Art.1º PRORROGAR, por mais 60 (sessen-ta) dias, o prazo para conclusão da Sin-dicância, instaurada pela Portaria acima citada.Art.2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.Câmara Municipal de Taubaté, 6 de no-vembro de 2015.

A MESA DA CÂMARA

Page 19: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.201519 Boletim legislativo 978

Page 20: Boletim Legislativo nº 978

20Boletim legislativo 978

| Capa |

O aumento de 34% no orçamento de Taubaté foi justificado pela secretária de Administração e Finanças, Odila Sanches, como resultado do emprés-timo do CAF (Banco de Desenvolvi-mento da América Latina), repasses da Sabesp, a cobrança da “taxa de luz” e convênios com Estado e União.

A explicação foi dada em audiência na Câmara dia 4, mediante questiona-mento do vereador Joffre Neto (PSB). “Chegaremos ao fim do ano com arre-cadação de R$ 765 milhões. Se temos previsão de R$ 1,023 bilhão, o cresci-mento será de R$ 260 milhões, ou seja, salto de 34%”, observou Joffre.

Segundo Odila, o valor é produto de uma conta que considera R$ 114 milhões do CAF, R$ 25 milhões da Sabesp, R$ 13,2 milhões da contribuição de ilumi-nação pública, R$ 11,5 milhões do programa Desenvolve São Paulo e R$ 22 milhões em convênios.

“Esse acréscimo (de 34%) se refere a esses recursos, estamos contando com eles para conseguir passar por essa crise, sem comprometer os investimentos em infraestrutura. Teremos que tra-balhar com cautela nos anos de 2016 e 2017”, disse a secretária.

Realizada pela Comissão de Fi-nanças, a audiência foi presidida por Paulo Miranda (PP). Trata-se da segunda de uma série de três reuniões realizadas com esta finalidade – a pri-meira ocorreu dia 29 de outubro, e a terceira em 6 de novembro.

Apesar da projeção de aumento no orçamento, os vereadores lamentaram a escassez de recursos em algumas pastas. Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) anotou que a Secretaria de Meio Ambiente terá apenas R$ 100 mil para desapropriações em área de preservação. “Esse dinheiro não dá para nada. Gostaria que a administra-ção pública pudesse rever essa questão,

Secretária aponta ações que ampliam em 34% orçamento de Taubaté

trabalhar com um orçamento desses é impossível.”

A resposta da secretária Odila foi taxativa: “O cobertor é curto para conseguir agasalhar todas as secreta-rias”. No entanto, ela apontou “ações intersetoriais”, como, por exemplo, o trabalho de educação ambiental feito pela Secretaria de Educação.

João Vidal (PSB) acrescentou: “Fica um sentimento de vergonha. A gente precisava de muitas vezes mais, nossas nascentes estão sofrendo degradação, o rio Una está sendo objeto de estudo, sua água seria suficiente para abastecer uma cidade com 600 mil habitantes. Se água não é prioridade, não sei o que é”.

SaúdeJosé de Angelis “Bilili” (PSDB) criti-

cou o impedimento, para o munícipe, de atendimento em outro posto de saúde que não seja perto de sua casa. “Temos muitos postos e poucos médi-cos, e não é um problema só de Tauba-té”, acrescentou.

Segundo a secretária, as recla-mações da população estão sendo colhidas pela Ouvidoria da Saúde. “Não tenha dúvida de que estão sendo ouvidos, mas temos que colocar um padrão de atendimento no município.”

TrânsitoDigão contestou a falta de campa-

nhas educativas no trânsito, embora tenha elogiado a postura da Secretaria de Mobilidade Urbana com relação a ações “ousadas e acertadas”. Secretária da pasta, Dolores Pino “Lola” infor-mou que o valor para esta ação é pro-veniente dos recursos de multas, e a

previsão é de R$ 1 milhão para 2016.João Vidal disse concordar com a

instalação de radares, desde que acom-panhada de educação no trânsito. Ele questionou Lola sobre infrações regis-tradas pelo COI (Centro de Operações Integradas) e sobre o atraso na im-plantação da zona azul no município.

Segundo a secretária, o COI regis-trou 4.726 autuações em setembro, grande parte por estacionamento irregular, falta de cinto de segurança, uso do celular ao volante e veículos na contramão. Quanto à zona azul, disse que a instalação do sistema está dentro do prazo dado à empresa.

InformatizaçãoOutro ponto debatido

durante a audiência foi a informatização dos sistemas da Prefeitura. “Há 400 projetos sem aprovação, poderiam ser três mil empregos se o processo pudesse ser mais rápido. Vejo que a morosidade de diálogo é pela falta de informati-zação”, avaliou Digão.

“A informatização do sistema é uma questão-meio. Nós travamos muitos investimentos pela morosidade dos processos”, completou Vidal.

Seriam necessários R$ 10 milhões para se informatizar toda a Prefeitura, apontou a secretária Odila. “Não te-nho dúvidas de que é um investimen-to, mas nossas necessidades eram tão básicas, tínhamos que fazer reformas básicas em postos de saúde, nas esco-las... Otimizando a gestão, você vai ter economia de despesas”, reconheceu.

ManutençãoVidal colocou em xeque a falta de

investimentos no Sedes, cujos banhei-ros e quadras estão “deteriorados”, segundo ele. Secretário de Serviços Públicos, Alexandre Magno apontou o vandalismo frequente no local, que obriga a troca constante de pias, portas e vasos, por exemplo, condicionada a um limite orçamentário.

Lincoln Santiago

Page 21: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.201521

| Capa |

Foi realizada no dia 29 audiência pú-blica para debater o projeto de Lei Or-çamentária Anual de 2016. Estiveram presentes representantes do Legisla-tivo, do Instituto de Previdência do Município, Universidade de Taubaté e suas fundações.

Vera Saba (PT) pediu ao vereador que presidia o evento, Paulo Miranda (PP), que a audiência fosse adiada. Ela apresentou algumas justificativas, en-tre elas, disse que a audiência não foi devidamente divulgada para ter par-ticipação popular. O encontro foi sus-penso por 20 minutos para análise do pedido da vereadora, mas prosseguiu após parecer da consultoria jurídica.

Joffre Neto (PSB) concordou com os questionamentos de Vera Saba, e os dois acabaram deixando o plenário por não estarem de acordo com a rea-lização da audiência. “Não distante à manifestação do consultor jurídico, pelo menos até o momento não for-mei convicção de que esta audiência deva prosseguir. Então, com devido respeito a Vossa Excelência, devo me retirar”, registrou Joffre.

A presidência dos trabalhos registrou as presenças de Douglas Carbonne (PCdoB) e José de Angelis “Bilili” (PSDB). Maria das Graças Gonçalves Oliveira (PSB) e Pollyana Gama (PPS) foram representadas por

Órgãos apresentam previsão para 2016

Secretário de Esportes, Cláudio Brazão “Macaé” acrescentou que “den-tro do possível” o parque é recuperado e que há projetos para o local, como aulas de tênis e outras modalidades.

Joffre Neto quis saber sobre a insta-lação de abrigos nos 1.970 pontos de ônibus. Ele mencionou que a Fábrica de Artefatos de Concreto, órgão da Prefeitura, poderia fabricá-los ao custo de R$ 720, enquanto os equipamentos metálicos custam R$ 13 mil.

Lola reconheceu que são mais bara-tos, no entanto, disse que não são se-guros. Disse que será feito chamamen-

to público para oferecer a instalação de abrigos às empresas interessadas em explorar publicidade nesses locais.

Outros temas abordados durante a audiência foram a anistia de juros e multas para impostos atrasados, fato confirmado pela secretária; a atividade delegada, serviço cujo efetivo não foi reduzido, também conforme Odila; e a substituição de lâmpadas, assunto que, segundo o secretário Alexandre Mag-no, está em andamento com a troca de 18 mil lâmpadas por meio do Progra-ma Desenvolve São Paulo.

Joffre apontou o avanço em se ter

a proposta orçamentária apresenta-da pelos próprios secretários, mas, infelizmente, sem ter a presença do prefeito. O parlamentar disse que há necessidade de a peça orçamentária ser menos obscura, a começar do fornecimento da peça em arquivos digitais abertos, sob a forma de plani-lhas, para que possa ser compreendida pelos cidadãos.

Os vereadores Diego Fonseca (PSDB), Maria Gorete Toledo (DEM), Pollyana Gama (PPS), Salvador Soares e Vera Saba, do PT, foram representa-dos por assessores.

assessores.O primeiro orçamento a ser apre-

sentado foi o da Câmara, com previsão orçamentária de R$ 29.490.000. A maior parte desse valor, 64,5%, é des-tinada ao pagamento de pessoal.

A Unitau, representada pelo as-sessor técnico da Pró-Reitoria de Finanças, professor Francisco de Assis Coelho, apresentou a previsão de receita de R$ 228.628.472. Para a estimativa, foi incluído o reajuste pre-visto nas mensalidades de alunos no próximo ano. A previsão de gastos é de R$ 221.562.372. A diferença da receita será destinada às fundações.

A Funcabes (Fundação Caixa Beneficente dos Servidores), repre-sentada pela diretora administrativa, Marisa Marques, prevê arrecadação de R$ 3.539.000, com despesa de R$ 8.539.000. A diferença dos R$ 5 milhões será coberta pelo repasse de verba pela Universidade.

A Fust (Fundação Universitária de Taubaté), representada pelo contador Wellington Luiz de Gouvêa, prevê re-

ceita orçamentária de R$ 52.200.500, e gastos no mesmo valor.

A Funac (Fundação de Artes, Cul-tura, Educação, Turismo e Comunica-ção), representada por seu presidente, José Felício Murade, apresentou pre-visão de R$ 96.615 no orçamento de 2016. As despesas previstas estão no valor de R$ 416.115.

A Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação), re-presentada pelo tesoureiro Luiz Carlos Laureano, apresentou a previsão de R$ 236.000.

O IPMT (Instituto de Previdência do Município de Taubaté), represen-tado pelo chefe de divisão financeira Diogo Antônio de Toledo Derrico e pelo procurador jurídico Ricardo Nishina de Azevedo, apresentou pre-visão de R$ 151.060.000. As despesas estão previstas no mesmo valor, sendo a maior parte, R$ 102.800.000, desti-nada ao pagamento de inativos.

Ao final das apresentações, Dou-glas Carbonne questionou o contador Wellington Luiz, representante da

Fust, se as previsões or-çamentárias da Fundação contavam com a repo-sição inflacionária aos funcionários. O contador informou que os cálculos foram feitos pensando nessa reposição. Porém, não soube informar a por-centagem.

L. C. Batista

Page 22: Boletim Legislativo nº 978

22Boletim legislativo 978

| 173ª sessão |

Rejeitada a convocação do prefeito Ortiz Junior (PSDB), mas aprovada a convocação do secretário de Inova-ção, Geraldo de Oliveira Neto. Esse foi o placar dos requerimentos de Salvador Soares (PT), submetidos ao plenário na sessão de 3 de novembro.

A rejeição da convocação de Ortiz Junior ocorreu a pedido de Luizinho da Farmácia (PROS), líder do prefeito na Câmara. Ele considerou o Regi-mento Interno da Casa, que proíbe a convocação do chefe do Executivo, e pediu à Mesa que o documento fosse rejeitado.

No requerimento, Salvador havia pedido a convocação do prefeito, para obter explicações sobre o projeto de doação de área e isenções fiscais à empresa Valle Sul Construtora e In-corporadora.

O requerimento de convocação do secretário é mais abrangente, pedindo esclarecimentos sobre as doações de áreas e isenções fiscais realizadas para o fomento do Proinde (Programa Ostensivo de Incentivo ao Desenvol-vimento Econômico de Taubaté).

“A possibilidade de doação de área e de incentivos fiscais se demonstra extremamente polêmica diante de rol taxativo de documentação para a real análise da segurança jurídica da concessão dos benefícios, rol esse que raras vezes é observado pelas em-presas e pela Prefeitura”, argumentou Salvador.

Salvador apontou que o debate de projeto de lei acontece sob “insegu-rança jurídica” e que os projetos em tramitação na Câmara merecem o “devido respaldo legal”, para aprecia-ção em plenário.

O comparecimento do secretário à Câmara ocorrerá em data a ser agen-dada pela Prefeitura.

Três projetos de resolução que alteram o Regimento Interno foram aprovados em segunda votação no dia 3, pela Câmara de Taubaté.

O primeiro deles tem autoria de Vera Saba (PT) e modifica a tramita-ção em regime de urgência, que deverá ser solicitado e aprovado pelo plenário nas proposições de iniciativa da Câ-mara ou requisitado pelo prefeito.

Este regime consiste na sobrestação das matérias da ordem do dia, trans-corridos 45 dias sem a deliberação da proposição. Para as proposições de iniciativa da Câmara, a votação do requerimento de regime de urgência deve ocorrer na ordem do dia da mes-ma sessão que for apresentado.

Em seguida, teve aval o projeto de Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB), regulamentando a eleição da Comis-são de Ética, constituída por cinco membros e quatro suplentes. Esta mesma propositura determina que a proibição de o mesmo vereador in-tegrar comissões diferentes não recai sobre a Comissão Especial de Fiscali-zação Financeira, a Comissão de Ética e a Comissão de Direitos Humanos.

O terceiro projeto de resolução tem autoria da Mesa da Câmara e autoriza a Câmara a desenvolver ou adotar sistema de processamento de propo-sições e de processos administrativos

Doação de área leva Câmara de Taubaté a convocar secretário

Mudanças no Regimento Interno são confirmadas pela Câmara

por meio eletrônico. Neste caso, os documentos pro-

duzidos eletronicamente e os docu-mentos físicos juntados aos processos eletrônicos, com garantia de origem e de identificação de signatário, são ori-ginais para todos os efeitos e podem ser disponibilizados na internet. Com isso, a Casa irá oferecer agilidade na tramitação dos projetos, acompanha-mento em tempo real da tramitação e economia do número de impressões.

AdiadosA votação de dois projetos de lei

que constavam na pauta foi adia-da, devido à inserção de emendas no momento da votação. Vera Saba (PT) apresentou emenda à proposta de Douglas Carbonne (PCdoB) que proíbe produção e comercialização de foie gras (fígado de pato forçosamente alimentado) e de artigos de vestuário confeccionados com couro de animais criados exclusivamente para extração da pele.

Joffre Neto (PSB) propôs emenda ao projeto que altera as regras do Fu-bem (Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal), por iniciativa do prefeito Ortiz Junior (PSDB). As emendas dependem de parecer da Comissão de Justiça, e após isso os projetos retornarão ao plenário, para votação.

Vereadores da Mesa: Douglas Carbonne, Digão e Paulo Miranda

L. C. Batista

Page 23: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.201523

| 173ª sessão |

Projeto de decreto legislativo de au-toria da vereadora Maria das Graças Gonçalves Oliveira (PSB), aprovado pela Câmara Municipal dia 3, cria a honraria “taubateano honorário”, com objetivo de homenagear pessoas pos-suidoras de “virtudes éticas, morais, profissionais e intelectuais, com atua-ção superativa em favor de Taubaté”.

O homenageado poderá ter sua atuação reconhecida nas áreas polí-tica, literária, cultural, educacional, econômica, artística, saúde, esportiva, jurídica, sindical, técnica, assistência social e outros ramos do conhecimento e atividades humanas, de acordo com a proposta.

Com o projeto, foram aprovadas emendas apresentadas pelo vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB), fazendo correções redacionais. Foi estipulado o limite de uma concessão por vereador, data única para entrega da homenagem, vigência da norma a partir de 1º de janeiro de 2016 e veda-ção da homenagem nos três meses que antecedem as eleições.

“Não temos oportunidade para homenagear os nascidos em Taubaté, a não ser por comenda Jacques Felix. Este é momento de homenagear as pessoas nascidas em Taubaté que pres-tam um trabalho importante ao muni-cípio”, disse Graça.

A concessão da comenda Jacques Felix também sofreu alterações, por iniciativa da vereadora Graça. A Câ-mara aprovou o aumento do número de honraria, de três para cinco no ano. A justificativa da vereadora é o aumen-to do número de parlamentares – em quatro anos, cada um deles poderá apresentar ao menos uma homenagem.

O aumento dividiu opiniões. Lui-

Câmara institui homenagem “taubateano honorário”

zinho da Farmácia (PROS) se disse preocupado com a possibilidade da banalização da comenda. “A honraria é uma coisa muito séria. O propósito é muito bom, mas é uma honraria muito importante para se dar cinco. Entendo que muita gente tem direito de receber, mas, quanto menos a gente fizer, mais importante ela se torna.”

Alexandre Villela (PMDB) apoiou a proposta, em razão do aumento do número de vereadores nesta Legisla-tura – eram 14 e passaram a 19. José de Angelis “Bilili” (PSDB) acrescentou que cada vereador deveria apresentar uma, ao longo dos quatro anos de mandato.

Joffre Neto (PSB) avaliou que a Câ-mara deve traçar critérios para a con-cessão da comenda. “Além da avaliação pessoal, devemos traçar critérios mais rigorosos para que seja admitida a proposição da comenda, e a Mesa pode simplesmente não aceitar, se não aten-der esses critérios. Corremos o risco de aprovar um título para uma pessoa que não tem nada a ver com o município.”

DenominaçãoTeve aval do plenário projeto de

decreto da vereadora Graça, denomi-nando praça John Wesley, no Jardim Mourisco. Para isso, os vereadores tiveram que derrubar parecer contrário da Comissão de Justiça, que apontava a existência de uma rua com este nome.

O que é a comenda Jacques FélixA comenda Jacques Félix é uma medalha de bronze concedida ao cidadão digno de admiração e aplauso do povo taubateano, por sua atuação nos variados campos de atividade humana.Foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 38/96 (disponível em http://migre.me/s1duR), de autoria do então vereador Wanderley Soares dos Santos. Anualmente, podem ser concedidas três comen-das, que são entregues em dezembro, na sessão solene de aniversário da cidade. É proibida a deliberação de propositura para concessão de comenda nos três meses que antecedem as eleições municipais, estaduais e federais.

Imprensa CMT

Page 24: Boletim Legislativo nº 978

24Boletim legislativo 978

| Audiência |

Audiência realizada na Câmara de Taubaté dia 5, por iniciativa do verea-dor Salvador Soares (PT), abordou a reorganização da rede estadual de ensino e fechamento de salas de aula. Segundo o vereador, 17 escolas de cinco cidades do Vale do Paraíba –São José dos Campos, Pindamonhangaba, Jacareí, Caçapava e Cunha – serão afetadas com o fechamento.

“Mais de um milhão de alunos da rede estadual terão que mudar de escola a partir do ano que vem, quan-do o Governo do Estado vai fazer a reestruturação, e as escolas passarão a atender somente os alunos de um dos ciclos de educação”, descreveu o verea-dor, no requerimento da audiência.

Salvador irá apresentar ao secretário estadual de Educação, Herman Cor-nelis, um documento com os debates promovidos no município. “Taubaté ainda não está sendo afetada direta-mente com o fechamento das escolas, mas ficamos preocupados com as me-didas inconsequentes desse Governo”, declarou.

Ele convidou os demais parlamen-tares a visitarem as escolas estaduais e elaborar um relatório, prevendo um cenário nebuloso: “Vamos relatar nos-sas aflições quanto ao fechamento das escolas. O governo fez de forma aberta esse fechamento pelo Estado todo, mas me preocupa o que está sendo feito a conta-gotas”.

Professores e sindicalistas discu-tiram o tema e criticaram o termo “reorganização”, ao invés de fechamen-to. “É mais uma tentativa do governo

Audiência debate fechamento de escolas estaduais

estadual enganar a população, dizen-do que é para melhorar a qualidade de ensino”, disse o conselheiro da Apeoesp, o sindicato dos professores, Fernando Borges.

“Não é reorganização, é fechamento das escolas. Este Governo (do Estado) tem que ser responsabilizado crimi-nalmente por esta atitude”, emendou o vereador Douglas Carbonne (PCdoB), também professor. Para ele, o governo estadual é “incompetente, irresponsá-vel e não tem a bandeira da educação”, e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) “tem total responsabilidade pelo crescimento da violência nas co-munidades”.

“A Escola Monteiro Lobato tem mais de 20 salas, dizem que é escola integral, mas a realidade vivida pelas escolas é o contrário do que se prega pelo Governo, que não demonstra vontade em investir na educação”, con-siderou Carbonne.

Ainda sobre a educação integral, Fernando Borges lamentou que a Escola Monteiro Lobato, com a capa-cidade que tem, receba somente 500 estudantes. “O projeto de educação em tempo integral do Estado é horrível, um depósito de crianças que ficam sem fazer nada, um processo desacre-ditado, e os professores sabem que não vai melhorar a qualidade de ensino.”

CríticasCoordenador da subsede da

Apeoesp de Pindamonhangaba, Ger-son Jorio mencionou que 754 escolas estão sendo reorganizadas no Estado, o que irá provocar transtornos em

todas as unidades e deixar desempre-gados os professores. “Vai tumultuar a vida dos pais, é com muita preocupa-ção que a gente vê isso, um desmonte na rede pública do Estado.”

O jornalista Irani Lima ressaltou que a “educação em São Paulo sofreu uma grande avacalhação a partir do governo Mário Covas (1995-2001), quando foi implantada a progressão continuada”. “As escolas formam alunos que não sabem escrever ou interpretar uma frase. Infelizmente, as provas de vestibular mostram as bobagens escritas, isso se deve muito à progressão continuada.”

O professor Silvio Prado, do Co-letivo de Educadores Paulo Freire, relacionou o fechamento de escolas ao aumento da criminalidade no país. “No Brasil, liberam-se armas e fecham-se escolas. Não será, de jeito algum, cortando o pouco que existe que encontraremos solução para os problemas que temos.” Para ele, deve haver ampla discussão da mudança que está sendo feita em São Paulo, pois poderá espelhar-se no resto do país.

Na mesma linha, o professor Esdras Ferreira disse que desde 1995 o Estado “vem sofrendo grandes consequências com a política de desmonte da educa-ção”. Contabilizou que três mil salas de aulas foram fechadas neste ano e cri-ticou a omissão dos docentes. “Parece que os professores estão muito aco-modados com o que está acontecendo, achando que não é problema dele.”

Leia mais sobre a audiência na pági-na da Câmara na internet.

Silvio Prado, Irani Lima, Salvador Soares, Fernando Borges, Esdras Ferreira e Gerson

Jorio e Esdras Ferreira

Linco

ln Sa

ntiag

o

Page 25: Boletim Legislativo nº 978

Câmara muniCipal de TaubaTé 6.novembro.201525

| Audiência |

Atendendo à solicitação da vereado-ra Pollyana Gama (PPS) e da ONG Coalização Comunitária Antidrogas, o Nupes (Núcleo de Pesquisas Econô-mico-Sociais), da Unitau, desenvolveu um relatório sobre a dependência quí-mica em Taubaté. A pesquisa contou com o apoio da Acit (Associação Co-mercial e Industrial) e da Fapeti (Fun-dação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação).

O relatório levantou dados quan-titativos na cidade, entrevistando 387 pessoas entre junho e julho de 2015.

Administrador e pesquisador do Nupes, Odir Cantanhede Guarnieri observou que os entrevistados foram abrangentes quanto falavam de casos de dependência em sua família, o que resultou nos seguintes dados: 32% utilizam o cigarro, 35% bebidas alcoó-licas, e 18% fazem o uso de maconha.

Na tentativa de prever e concretizar ações para conseguir retirar as pessoas presas ao vício, o professor relatou que 73% das pessoas não recebem os cui-dados necessários para um tratamento das drogas, porém 24% responderam que recebem auxílio, vindo, em sua maioria, de clínicas de desintoxicação e médicos particulares.

“Algo que me chamou a atenção foi que a droga é um problema presente na sociedade, porém, está escondida. Todo mundo vê, todo mundo sabe, mas ninguém fala. Fica aqui minha re-comendação para os órgãos públicos, para que se abra uma porta de diálogo junto à sociedade. Esse seria um cami-nho positivo para o enfrentamento das drogas”, evidenciou Guarnieri.

Outra questão levantada pelo Nu-pes foi a veiculação de propagandas e embalagens de bebidas e cigarros em pontos comerciais. A pesquisa apon-tou que 85% das pessoas são favoráveis à proibição.

O Nupes questionou seus entre-vistados quanto às soluções cabíveis para evitar ações criminosas, como o tráfico de drogas: 66% disseram que a educação nas escolas sobre as drogas é a principal medida a ser tomada, depois vem o maior investimento em operações policiais, com 35%.

Em Taubaté, 73% não recebem tratamento adequado contra drogas

Para a psicóloga Amanda de Alcân-tara do Nascimento, a grande questão abordada é o que se está levando para dentro de casa. Comentando a pesqui-sa, Amanda ressaltou que o jovem tem sido influenciado pelo busca e oferta das drogas lícitas e ilícitas.

O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Pereira, relatou que, em 2015, 32% das apreensões feitas na cidade foram de adolescentes envolvidos em atos infracionais ou portando drogas.

A gerente da área administrativa da Secretaria de Saúde, Tatiana Amaral, frisou programas como “Crack, é pos-sível vencer” e o Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Dro-gas), o consultório de rua que auxilia o tratamento de pessoas que se encon-tram em vulnerabilidade social.

O presidente da Coalizão de Tauba-té e do Comad (Conselho Municipal Antidrogas), Reinaldo Galdino, agra-deceu a vereadora Pollyana pelo apoio e ressaltou que, quando começou a trabalhar com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), procurou os dados rela-cionados aos problemas das drogas em Taubaté, mas não havia essa informa-ção. “Muitas vezes, as pessoas não se dão conta do que está acontecendo em nossa sociedade. As pessoas começam a se preocupar com a dependência química quando está instalado na sua residência.”

A Coalizão tem a proposta der lançar uma campanha intitulando “O comerciante legal”, recompensando aquele que cumprir a lei e não vender bebidas para menores de 18 anos.

Pollyana Gama afirmou que o obje-

tivo da audiência, além de apresentar a pesquisa, é compartilhar o que tem sido feito, organizar um documento com o relato de cada representante para que, a partir disso, possa apresen-tar uma proposta estruturada.

A parlamentar ressaltou que é ne-cessário investir mais no diálogo com o adolescente e comentou que existem escolas em outros Estados desenvol-vendo a formação integral do aluno. “Em Taubaté, avançamos na oferta de vagas em período integral para nossos alunos. Tenho relatos de que há comu-nidades que têm buscado atividades extracurriculares no contraturno.”

“Nós temos quatro ou cinco escolas com capoeira, mas outras comuni-dades não desejaram a capoeira. O interessante é ouvir quem está sendo assistido, para quem a gente oferece a escola em período integral. Dentro do que você sonha para sua vida, o que a escola pode oferecer para que você alcance isso de forma sadia, generosa, colaborativa”, afirmou a parlamentar.

A vereadora ressaltou que o proble-ma é da sociedade, cabendo ao poder público promover cada vez mais espa-ços para otimizar as linhas de atuação de forma que tenha um resultado mais eficiente.

Pollyana ressaltou o trabalho da Coalizão, Polícia Militar e Civil, Uni-versidade, Secretarias da Saúde e de Educação, o trabalho de psicólogos, pastorais de igreja, grêmio estudantil e comunidades terapêuticas. Para ela, “a audiência serviu para propor uma estratégia de ação para melhores re-sultados, mais dignos, que tratem das vidas na cidade com o devido cuidado e responsabilidade”.

L. C.

Bati

sta

Page 26: Boletim Legislativo nº 978

26Boletim legislativo 978

| Solenidade |

A Câmara de Taubaté realizou no dia 29 solenidade para comemorar o dia do funcionário público municipal e do comerciário. A sessão, presidida por Douglas Carbonne (PCdoB), teve a participação de João Vidal (PSB), que fez referências às datas e aos ho-menageados, escolhidos por colegas.

Pela classe do funcionalismo, rece-beram diploma de mérito Guilherme Ricken (Câmara), Cláudia Regina Amorim (Universidade de Taubaté), Eliana Alves Aquino de Campos (Ins-tituto de Previdência) e Henrique de Oliveira Soares (Prefeitura).

Os comerciários homenageados foram: José Fernando da Silva (co-mércio atacadista), Lilian Fernanda Valvano (ramo farmacêutico), Naza-reno Luiz Cardoso (comércio vare-jista) e Álvaro Caninéo (prestador de serviço).

Vidal relembrou que a comemora-ção ao dia do funcionário, 28 de ou-tubro, marca a data da promulgação do primeiro estatuto dos funcionários públicos, em 1939. Frisou que, em Taubaté, este dia deve ser ainda mais celebrado em razão do seu caráter municipalista, pela existência de Uni-versidade e Instituto de Previdência próprios.

Funcionário e comerciário são homenageados na Câmara de Taubaté

“São milhares de pessoas que fa-zem de Taubaté um lugar cada vez melhor para se viver. É por meio do esforço braçal e intelectual desses servidores que o Estado age e interage com o cidadão, atendendo às suas demandas”, reconheceu Vidal, em seu discurso, acrescentando que o admi-nistrador público deve ter em mente a “importância de se definir metas para estimular o crescimento pessoal e profissional do servidor público. A sociedade só tem a ganhar com isso”.

Sobre os comerciários, Vidal disse que a classe é “uma das figuras mais importantes” no movimento da eco-nomia. “As atividades profissionais dos comerciários permeiam nossa vida em sociedade.”

A profissão do comerciante foi re-gulamentada recentemente. “Mais do que o aspecto econômico, destaco a importância social da profissão, por-que o comércio aproxima as pessoas, promove laços”, acrescentou Vidal.

O advogado Guilherme Ricken, es-colhido para representar os funcioná-rios, se disse contente com a escolha do seu nome para ser homenageado, que classificou como um “ato de cora-gem”. “Servidores públicos, em múlti-plas ocasiões, são tachados de corpo-

rativistas. Tal impropério possui um objetivo claro: imputar aqueles que, diuturnamente, se ocupam da tutela do interesse público uma conduta, não raro, própria do ofensor: a defesa dos próprios desejos em detrimento dos interesses da coletividade.”

Álvaro Caninéo agradeceu a ho-menagem em nome dos comerciários. “Motivo de alegria, emoção, satisfa-ção pelo reconhecimento pelo pouco que contribuímos para essa cidade. Cada um de nós desempenha com honradez e dedicação nossas ativida-des, e esse exercício faz com que te-nhamos a conscientização do quanto é importante e fundamental, não só para as empresas, como também para nosso público.”

André Santos, presidente da AFMT (Associação dos Funcionários Muni-cipais de Taubaté), disse que a missão do servidor é reconhecida pela maio-ria da população. “Às vezes o servidor enfrenta percalços e obstáculos, mas sempre tem o desejo de ajudar a to-dos na solução dos problemas que se apresentam.”

Os obstáculos, segundo André, são necessários para o fortalecimento da classe, que vê a sua cidade crescendo com qualidade de vida.

L. C. Batista

Page 27: Boletim Legislativo nº 978

CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ 6.novembro.201527

A partir do dia 4 de novembro, quem visitar a Câmara de Taubaté irá en-contrar as obras de arte pintadas pelo artista Márcio Carneiro. Intitulada Elegance, a exposição pretende fazer com que as pessoas parem e reflitam a partir da arte.

“Ao contrário do que muitos pen-sam, elegância não é se vestir bem, elegância é um modo de tratar a vida”, diz Carneiro.

O artista acredita que as pessoas deixam de apreciar vários tipos de arte, hoje em dia, por falta de tempo. “Elas não param para analisar uma boa obra de arte, ouvir uma boa mú-sica ou visualizar uma boa dança. Elas

Saudando os comerciários, o pre-sidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Carlos Dionísio de Mo-rais, parabenizou o “trabalho mara-vilhoso” que faz, enaltecendo a classe comerciária.

Vídeo produzido pelo Memorial da Câmara mostrou os homenageados no exercício da profissão, com depoi-mentos de colegas de trabalho.

João Vidal

Carlos Dionísio

André Santos

ELEGANCE,| Espaço Georgina || Espaço Georgina |

ELEGANCE,exposição de Márcio Carneiro

não têm tempo de fazer isso nem so-zinhas, quem dirá com bons amigos”, comenta.

Antes mesmo da abertura da expo-sição acontecer, algumas pessoas que passavam pela recepção da Câmara paravam para apreciar os quadros ali colocados. “Toda arte atinge não o coração, mas a alma”, disse o visitante Jayme Falcão, que é poeta.

As obras de Elegance estarão expos-tas até o dia 13 de novembro no Espa-ço Cultural Georgina de Albuquerque, no saguão da Casa de leis, localizada na avenida Professor Walter Tauma-turgo, 208. O horário de visitação é das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

L. C. Batista

Page 28: Boletim Legislativo nº 978

28BOLETIM LEGISLATIVO 978

MEMÓRIA

A volta de Jaurés Guisard à Prefeitura tornou-se a eleição mais apertada de nossa história. Venceu a eleição no dia 6 de outubro de 1963 por apenas 216 votos. Obteve 9.112 votos (47,05%); Benedito Lolito Elias de Souza che-gou a 8.896 (45,94%) e José Maria da Cunha com 1.355 (7%).

A cidade contava com 23.994 elei-tores, e 20.826 taubateanos compare-ceram para votar no dia 6 de outubro de 1963, sendo que 785 votaram em branco e 678 anularam o voto. Deixa-ram de comparecer para votar 3.168 eleitores.

No dia da eleição, o jornal A Tribu-na publica uma manifestação dos can-didatos Jaurés Guisard, Milton Peixoto e Marcus Pompeu, candidatos a prefei-to, vice-prefeito e vereador, criticando projeto de lei do deputado José Luiz Cembranelli, que disciplinava o uso de bicicletas. Cembranelli, famoso médi-co taubateano, defendia a candidatura de Lolito.

Diz um trecho do texto dos três subscritores: “Pelo projeto, os ciclistas pagarão para se submeterem a exames ligados às leis, regulamentos e sinais de trânsito; pagarão para obterem car-tões de matrícula e certidões de pro-priedade das bicicletas. Essas exigên-cias impossibilitarão o uso das bicicle-tas pelas pessoas de poucos recursos, pelos analfabetos, pelos menores de 18 anos e pelos que tenham pouco co-nhecimento de leis e regulamentos”.

Mais adiante, a nota diz que “Jaurés Guisard isentou as bicicletas das taxas, impostos, exames e despesas, dando facilidades a todos os possuidores de bicicletas. Jaurés Guisard, eleito pre-feito, comandará a luta contra esse projeto absurdo do deputado de nossa cidade, que quer tirar do povo o di-reito de ter a sua bicicleta para o seu trabalho diário”.

Na mesma edição de 6 de outubro, também na primeira página, o deputa-do Cembranelli divulga a sua nota “Ao povo de Taubaté”. Ele nega a veracida-

A segunda vitória de

de das informações da oposição e explica que o projeto “apenas cria o Serviço Cadastral e Técnico para o uso de bicicletas. Esse serviço tem por objetivo garantir o direito do uso e da propriedade da bicicleta. Identificada (...) será muito mais fácil, no caso de roubo, a apreensão do veículo, que é absolutamente ne-cessária ao operário”. Cembranelli, na justificativa do projeto, lembrava que “a bicicleta está isenta de quais-quer impostos ou emolumentos”.

Três dias após a eleição, o próprio Milton Peixoto declarou que dois fatos “empanaram” o brilho da campanha: o primeiro a exploração de que Jaurés Guisard estaria com os comunistas, campanha movida pelo PSP. O outro fato foi o projeto das bicicletas que, segundo o vice-prefeito eleito, “não deveria ser tão rudemente explorado como o fez o senhor Jaurés Guisard”.

Também o jornalista responsável por A Tribuna, Carlos Eugênio Mon-teclaro César, fez menção ao projeto das bicicletas: “Consta que mais uma vez o deputado José Luiz Cembranelli foi lesado em sua boa fé. O projeto das bicicletas teria sido obra de estranhos, interessados na desmoralização do médico parlamentar, cuja vida está sendo quase toda devotada à medici-na”.

Mais do que atingir Cembranelli, a notícia que Lolito, se eleito, “complica-ria” a vida dos ciclistas, deu a vitória a Jaurés Guisard.

Jaurés Guisard faleceu no dia 26 de junho de 1978, aos 73 anos, “na mais completa modéstia, residindo num alugado tugúrio da rua Silva Jardim”, escreveu o irmão Oswaldo Guisard. No dia seguinte à sua morte, o jornal A Tribuna dedicou o editorial ao “ve-lho guerreiro”. Segundo o jornal, sua morte encerrou um “período cíclico na vida taubateana, um período de metamorfose. Podemos inclusive dizer que a história desta cidade divide-se em antes e depois de Jaurés”.

Vereadores eleitos

MDBMoacyr de Alvarenga Peixoto (795 votos) e Ameletto Marino (586)

PRTPedro Grandchamps (348)

MTREdvaldo Cabral de Vasconcellos (476) e Renato Féres (259)

PSPEdson Cembranelli (614), Waldomiro Berbare (357) e Ezio Paccini (285)

PTBHélio Zamith (708) e Evandro Campos (319)

PTNHumberto Puccinelli Filho (550 ), Antonio José Elias Andraus (406) e Judith Mazella Moura (351)

PSDWaldomiro Carvalho (282 ) e Thiers de Carvalho (252)

PDCBenedito da Silveira Morais (446)

UDNTeodoro Corrêa Cintra (357) e Wilson Alves de Carvalho (313)

MTRAlberto Gomes (239)

JAURÉS GUISARD1963

Mista

u

Por Luiz Carlos Batista