boletim guia de turismo - sebrae inteligÊncia de … · segundo o site da federação nacional dos...

7
1 Segundo o Caderno de Conhecimento do Turismo, do Sebrae, receber o Mundial traz diversas oportunidades para o segmento. O incremento na demanda do turismo receptivo gera novos negócios para o Microempre- endedor Individual (MEI) deste nicho, portanto, nesse cenário, é possível identificar que os guias de turismo terão grandes oportunidades no momento da Copa do Mundo da FIFA 2014. Durante o Mundial os guias de turismo serão os profissionais que terão o contato mais próximo com os turistas e, portanto, devem estar preparados para atender os visitantes no período. A Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Olimpíadas Rio 2016 abrirão muitas oportunidades para o mercado de guias de turismo e deixarão um legado para o profissional que deverá acompanhar a tendência do país de receber cada vez mais turistas após os megaeventos. ( G1 , 2011) BOLETIM GUIA DE TURISMO TURISMO / O que faz: Segundo o site da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), as atribuições do profissional con- sistem basicamente em: ACOMPANHAR, ORIENTAR E TRANSMITIR INFORMAÇÕES AOS TURISTAS DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL ACOMPANHAR GRUPOS ORGANIZADOS NO BRASIL EM VIAGENS AO EXTERIOR ORIENTAR DESPACHOS, LIBERAÇÕES DE PASSAGEIROS E BAGAGENS NOS TERMI- NAIS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE DIFERENTES MODAIS ORIENTAR OS GRUPOS DE TURIS- TAS A TER ACESSO AOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE DISPONÍVEIS NO DESTINO O guia de turismo Confira neste boletim, definições e dicas para esses profissionais terem sucesso durante a realização dos jogos.

Upload: phungque

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Segundo o Caderno de Conhecimento do Turismo, do Sebrae, receber o Mundial traz diversas oportunidades para o segmento. O incremento na demanda do turismo receptivo gera novos negócios para o Microempre-endedor Individual (MEI) deste nicho, portanto, nesse cenário, é possível identificar que os guias de turismo terão grandes oportunidades no momento da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Durante o Mundial os guias de turismo serão os profissionais que terão o contato mais próximo com os turistas e, portanto, devem estar preparados para atender os visitantes no período.

A Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Olimpíadas Rio 2016 abrirão muitas oportunidades para o mercado de guias de turismo e deixarão um legado para o profissional que deverá acompanhar a tendência do país de receber cada vez mais turistas após os megaeventos. (G1, 2011)

BOLETIM GUIA DE TURISMO

TURISMO

/ O que faz:

Segundo o site da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), as atribuições do profissional con-sistem basicamente em:

ACOMPANHAR, ORIENTAR E TRANSMITIR INFORMAÇÕES AOS TURISTAS DENTRO DO

TERRITÓRIO NACIONAL

ACOMPANHAR GRUPOS ORGANIZADOS NO BRASIL EM VIAGENS AO EXTERIOR

ORIENTAR DESPACHOS, LIBERAÇÕES DE PASSAGEIROS E BAGAGENS NOS TERMI-NAIS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE

DIFERENTES MODAIS

ORIENTAR OS GRUPOS DE TURIS-TAS A TER ACESSO AOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE DISPONÍVEIS NO

DESTINO

O guia de turismo

Confira neste

boletim, definições e dicas para esses

profissionais terem sucesso durante a realização

dos jogos.

2

/ Onde atua:

Segundo matéria do G1, o campo de atuação dos guias de turismo consiste em:

É importante que o profissional guia de turismo conheça a legislação vigente para sua atuação, de forma a trabalhar de maneira formal. Segue Portaria do Ministério do Turismo com as definições e obrigações para esse profissional.

/ Normas para ser um guia de turismo:

¡ Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil.

¡ Possuir curso técnico de formação profissional (800 horas definidas pelo MEC).

¡ Curso de idioma ou exame de proficiência (para guias de excursão internacional).

¡ Crachá de identificação sempre a mostra.

¡ Registro no Ministério de Turismo pelo Cadastur.

Matéria divulgada pelo site do Ministério do Turismo tem por objetivo esclarecer as regras da portaria, estimular e definir a formalização do serviço guia de turismo. A partir da definição desta portaria, os profis-sionais passaram a contar com direitos e deveres explícitos, seguem:

Portaria nº 27 de 30.01.2014

¡ MEIOS DE HOSPEDAGEM (ALBERGUES, POUSADAS E HOTÉIS). ¡ ÁREAS DE CRUZEIROS. ¡ OPERADORAS. ¡ ÁREAS PÚBLICAS E ÁREA DOCENTE. ¡ NEGÓCIOS PRÓPRIOS.

AGÊNCIAS DE TURISMO RECEPTIVO. ESSE É O NICHO MAIS IMPORTANTE, POIS, MAIS DE 90% DA ATUAÇÃO DOS GUIAS DE TURISMO ESTÁ LIGADA AO TURISMO RECEPTIVO, QUE OFERECE OS PASSEIOS E SERVIÇOS LOCAIS AOS VISITANTES.

A PORTARIA Nº 27, DE 30 DE JANEIRO DE

2014, PODE SER VISUALIZADA AQUI

3

Pela nova portaria, as subcategorias definidas como guias de turismo são:

Guia Regional: realiza atividade de recepção, traslados, acompa-nhamentos, assistência dos turistas nos trajeto e roteiros locais ou intermunicipais, para visitação dos atrativos turísticos do destino, podendo atuar somente dentro de um estado.

Guia de Excursão Nacional: acompanhamentos, assistência dos turistas nos trajetos e roteiros locais ou intermunicipais, para visita-ção dos atrativos turísticos, nos destinos nacionais ou nos países da América do Sul, representando a agência na responsabilidade pelas atribuições administrativas e técnicas, além de garantir a fiel execu-ção dos serviços prestados.

Guia de Excursão Internacional: acompanhamentos, assistência dos turistas nos trajeto e roteiros locais ou intermunicipais, para visitação dos atrativos turísticos do destino, nos demais destinos do mundo, represen-tando a agência na responsabilidade pelas atribuições administrativas e técnicas, além de garantir a fiel execução dos serviços prestados.

Guia Especializado em Atrativos Turísticos: Desenvolve atividades que consistem em prestar informações técnico-especializadas sobre de-terminados atrativos naturais ou culturais. Esses profissionais atuam na unidade federativa onde se formaram profissionalmente.

Em cada cidade-sede receberemos turistas oriundos de destinos diferentes. Portanto, é importante para o guia de turismo se preparar ao receber cada um desses estrangeiros, conhecendo suas preferências, sua cultura e até mesmo sua língua. Como dica, se não souber falar fluentemente a língua de seu cliente poten-cial, estude algumas palavras, como cumprimentos e agradecimento.

/ Veja abaixo quais estrangeiros estarão em cada cidade, na primeira fase.

/ Subcategorias definidas pela portaria:

Turistas estrangeiros em cada cidade-sede

Devem-se conhecer os limites de atuação de cada subcategoria, de guia de turismo, de forma a atuar somente na área correspondente a sua categoria.

BELO HORIZONTE/MG COLÔMBIA GRÉCIA BÉLGICA ARGÉLIA ARGENTINA IRÃ COSTA RICA INGLATERRA

BRASÍLIA/DF SUÍÇA EQUADOR COLÔMBIA COSTA DO MARFIM CAMARÕES BRASIL PORTUGAL GANA

CUIABÁ/MT CHILE AUSTRÁLIA RÚSSIA COREIA DO SUL NIGÉRIA BÓSNIA JAPÃO COLÔMBIA

CURITIBA/PR IRÃ NIGÉRIA HONDURAS EQUADOR AUSTRÁLIA ESPANHA ARGÉLIA RÚSSIA

FORTALEZA/CE URUGUAI COSTA RICA BRASIL MÉXICO ALEMANHA GANA GRÉCIA COSTA DO MARFIM

MANAUS/AM INGLATERRA ITÁLIA CAMARÕES CROÁCIA EUA PORTUGAL HONDURAS SUÍÇA

NATAL/RN MÉXICO CAMARÕES GANA EUA JAPÃO GRÉCIA ITÁLIA URUGUAI

PORTO ALEGRE/RS FRANÇA HONDURAS AUSTRÁLIA HOLANDA COREIA DO SUL ARGÉLIA NIGÉRIA ARGENTINA

RECIFE/PE COSTA DO MARFIM JAPÃO ITÁLIA COSTA RICA CROÁCIA MÉXICO EUA ALEMANHA

RIO DE JANEIRO/RJ ARGENTINA BÓSNIA ESPANHA CHILE BÉLGICA RÚSSIA EQUADOR FRANÇA

SALVADOR/BA ESPANHA HOLANDA ALEMANHA PORTUGAL SUÍÇA FRANÇA BÓSNIA IRÃ

SÃO PAULO/SP BRASIL CROÁCIA URUGUAI INGLATERRA HOLANDA CHILE COREIA DO SUL BÉLGICA

CAMPEÕES DO MUNDO

FONTE: AUTORES, 2014.

4

Análise

Baseado nos dados da compra de ingressos para os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e tendo em vista as cidades onde cada seleção jogará, treinará e se hospedará, tem-se uma distribuição provável de quais turistas visitarão cada cidade-sede. Assim, os guias de turismo devem ficar atentos para essa demanda.

Proporção provável de estrangeiros

EUA 21%COLÔMBIA 10%INGLATERRA 9%ALEMANHA 9%ARGENTINA 9%AUSTRÁLIA 7%FRANÇA

CHILE 6%6%

MÉXICO 5%OUTROS 18%

FONTE: EXAME, 2014.

PAÍSCOMPRA

DE IN-GRESSOS

GENTÍLICO(POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA)

LÍNGUA OFICIAL (%) RELIGIÃO EXEMPLOS DOS PRINCIPAIS COSTUMES FONTE

EUA 21%NORTE-AMERICA-NO, ESTADO-UNI-DENSE, IANQUE

INGLÊS51,3 - PROTESTANTES23,9 - CATÓLICOS24,8 - OUTRAS/NENHUMA

SÃO SIMPÁTICOS, PORÉM RESERVADOS. EVITE TO-CAR, ABRAÇAR OU DAR BEIJOS AO CUMPRIMENTAR.

DEVILLE

COLÔMBIA 10% COLOMBIANO ESPANHOL 95,2 - CATÓLICOS4,8 - OUTRAS/NENHUMA

OS GRUPOS CULTURAIS MAIS IMPORTANTES SÃO OS “CACHAÇOS”, OS “VALLUNOS”, OS “COSTEÑOS” E OS “SANTANDEREANOS”, TODOS COM COSTUMES VARIADOS.

UNIVERSIA

ALEMANHA 9% ALEMÃO, GERMA-NO, GERMÂNICO ALEMÃO

34 - PROTESTANTES34 - CATÓLICOS32 - OUTRAS/NENHUMA

PALMADAS NAS COSTAS DE UM ALEMÃO É A MESMA COISA QUE CONVIDÁ-LO PARA UMA GRANDE DISCUSSÃO. UM APERTO DE MÃO É SUFICIENTE.

FOLHA

ARGENTINA 9% ARGENTINO ESPANHOL92 - CATÓLICA 2 - PROTESTANTES6 - OUTRAS/NENHUMA

OS ARGENTINOS, COMO OS LATINOS, SÃO CONSUMISTAS. GOSTAM DE CONVERSAR, MAS SÃO ESTRESSADOS. COSTUMAM IR AO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO VERÃO, PARA PASSAR AS FÉRIAS. POR SEREM VIZINHOS, ESTÃO MAIS AMBIENTADOS À NOSSA CULTURA.

VAYAMA

INGLATERRA 9% BRITÂNICO, INGLÊS INGLÊS

80 - CRISTÃ11 - ISLÂMICA9 - OUTRAS/NENHUMA

PONTUAIS, NÃO GOSTAM QUE FALEM EM VOZ ALTA, TIRAM CHAPÉUS E BONÉS AO ENTRAR EM ESTABELECIMENTOS. GOSTAM DE PAGAR UMA RODADA DE BEBIDAS PARA AMIGOS.

DEVILLE

AUSTRÁLIA 7% AUSTRALIANO INGLÊS74,4 - CRISTÃ16,8 - AGNÓSTICA8,8 - OUTRAS/NENHUMA

CUIDADO COM O POLEGAR PARA CIMA. NA AUS-TRÁLIA TRATA-SE DE UMA OFENSA OBSCENA

EDIPLOMAT

FRANÇA 6% FRANCÊS FRANCÊS68,2 - CRISTÃ16,4 - AGNÓSTICA15,4 - OUTRAS/NENHUMA

OS FRANCESES GOSTAM DE FALAR A PRÓPRIA LÍNGUA. SE POSSÍVEL, APRENDA O BÁSICO PARA ATENDÊ-LOS. NÃO MANTER AS MÃOS NO BOLSO AO CONVERSAR COM FRANCESES, NEM PALITAR OS DENTES NA FRENTE DE UM FRANCÊS.

SEBRAE SP

CHILE 6% CHILENO ESPANHOL87,5 - CRISTÃ7,7 - AGNÓSTICA 4,8 - OUTRAS/NENHUMA

PONTUALIDADE E PREZAM PELA IGUALDADE DAS PESSOAS, DIREITOS IGUAIS, SEM PRECISAR DE LEIS QUE GARANTAM ISSO.

TRABALHOS FEITOS

MÉXICO 5% MEXICANO ESPANHOL 95,9 - CRISTÃ4,1 - OUTRAS/NENHUMA

COLOCAR AS MÃOS NAS ANCAS E OLHAR DIRETAMENTE NOS OLHOS É SINAL DE QUE VEM DISCUSSÃO.

CULTURE CROSSING

FONTE: EXAME; PORTAL DA LINGUA PORTUGUESA; SUA PESQUISA.

5

Segundo material desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pesquisa sobre a Copa do Mundo na África do Sul em 2010, publicado pelo Sebrae 2014, dos turistas que estavam no país pelo motivo do evento, a média de pernoites foi de 17,6 e a média de cidades visitadas no período foi de 3,8.

Com isso, conclui-se que o turista, brasileiro e estrangeiro, que visitará as cidades-sede, durante e algum tempo após a Copa do Mundo da FIFA 2014, pretende também conhecer os atrativos além dos estádios, buscando outros destinos e atividades que envolvem cidades no entorno das sedes. As-sim, é estabelecida a oportunidade para os guias de turismo que serão demandados pelos turistas, envolvendo visitas aos atrativos das cidades-sede e roteiros turísticos.

14 dias foi a permanência média de turistas estrangeiros no Brasil durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, de acordo com o Ministério do Turismo, em matéria divulgada no site Jusbrasil

62,7% dos brasileiros que visitaram as cidades-sede durante o evento, ficaram em média por três dias no local.

Oportunidades com a Copa do Mundo da FIFA 2014 para o profissional Guia do Turismo

Profissionais guias de turismo podem trabalhar:

¡ Como guias de turismo em locais públicos, museus, parques e atrativos turísticos de responsabilidade pública ou privada.

¡ Na aérea docente, como professor de futuros novos guias de turismo, junto às instituições que oferecem o curso.

AÇÕESRECOMENDADAS

O guia de turismo é o profissional de maior

importância na recepção e no atendimento do turista. Ele deve

estar capacitado, registrado e atuante, pronto para oferecer o

melhor serviço possível ao seu cliente, o turista.

6

¡ Como contratados CLT em empresas de turismo receptivo (agências, hotéis, etc.), nos tours que as mesmas oferecem em seus pacotes. O profissional deve procurar essas empresas, se apresentar como profissional cadastrado e apto para a função. As agências de turismo receptivo exigem que o profissio-nal seja devidamente capacitado e registrado junto ao Ministério do Turismo.

¡ Como MEI, por meio de contratos para empresas de turismo receptivo (agências, hotéis, etc.), na mes-ma situação acima, porém, sem contrato efetivo com essas empresas, atuando como freelancer. Nesse caso, o profissional também deve buscar a parceria de agências de turismo receptivo deixando seus contatos e dados profissionais, de forma a oferecer seus serviços, garantindo a esses parceiros a qua-lidade e segurança para os clientes.

¡ Como MEI, oferecendo serviços diretamente aos turistas. Devidamente registrado no Ministério do Turismo (Cadastur), sem vínculo empregatício com agência ou meio de hospedagem.

¡ Uma das formas mais efetivas de ingresso nesse mercado é a busca por Associações de Guia de Turismo, que existe na maioria dos estados e cidades turísticas, e também buscando pela Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), pois muitas empresas de turismo receptivo podem precisar de profissionais gabaritados de última hora e, normalmente, procuram essas associações para que indiquem tal profissional.

Cadastro:

¡ O cadastro para guias de turismo é obrigatório. No Manual de Orientações para o Cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos no Ministério do Turismo está o passo a passo para proceder com o cadastro no Cadastur.

¡ O Ministério do Turismo está com esforços voltados à orientação do turista internacional para garantir sua segurança no período da realização do Mundial. Portanto o profissional guia de turismo deve ga-rantir seu cadastro no Cadastur, por ser o órgão competente que o Ministério está apresentando como garantia de segurança para os turistas.

¡ O cadastro no Cadastur permitirá também que o profissional consiga prestar serviços nos próximos me-gaeventos, como nos Jogos Olímpicos de 2016, portanto o profissional deve-se manter atento à mídia, as novas informações sobre como o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) farão as contratações neste período.

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional: Roberto SimõesDiretor-Presidente: Luiz Barretto | Diretor-Técnico: Carlos Alberto dos SantosDiretor de Administração e Finanças: José Claudio dos Santos | Fotos: banco de imagens

UAMSF – Unidade de Acesso a Mercados e Serviços FinanceirosUACS – Unidade de Atendimento Coletivo – ServiçosConteúdo: Henrique D. Camargo Rolim, Maiana Martins RolimSEBRAE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

WWW.SEBRAE2014.COM.BRFACEBOOK.COM/SEBRAE2014

TWITTER.COM/SEBRAE_2014

Por isso o Projeto de Inteligência Competitiva do Programa Sebrae 2014 quer saber mais sobre suas expectativas e satisfação. Responda a breve pesquisa que elaboramos especialmente para você e seu negócio!

Sua opinião faz a diferença!PARTICIPAR

COMO DICA, VERIFIQUE MINUCIO- SAMENTE O CÓDIGO DE ÉTICA E O ESTATUTO DO PROFISSIONAL PARA GARANTIR QUE SUAS ATIVIDADES E AÇÕES ESTEJAM ADEQUADAS AO QUE DETERMINA SUA CLASSE PROFISSIONAL EM HTTP://WWW.FENAGTUR.ORG.BR/

A partir dessas dicas o profissional estará preparado para atender a demanda dos visitantes de sua região e oferecer um serviço profissionalizado e de qualidade.

Curso:

¡ Como é obrigatório realizar curso técnico para exercer a profissão de Guia de Turismo, seguem abaixo as principais instituições que oferecem o curso.

Senac: A instituição oferece o curso técnico em nove das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. Os estados-sede que não oferecem o curso ou que oferecem um curso com carga horária insu-ficiente para cumprimento da exigência do Ministério da Educação e Cultura são: Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Bahia.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: O curso é oferecido em Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Bahia pelos seus respectivos Institutos Federais.