boletim eletrÔnico -...

8
FORMAÇÃO PROFISSIONAL Mundo Senai tem mais uma edição realizada em Anápolis BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro de 2016 N a manhã da última quarta-fei- ra,28, a Faculdade de Tecnolo- gia Senai “Roberto Mange”, em Anápo- lis, abriu as suas portas para receber estudantes, empresários, autoridades e a comunidade em geral, para a séti- ma edição do “Mundo Senai”. O even- to transcorreu durante todo o dia com visitas às instalações, demonstrações nos laboratórios, exposições, oficinas, palestras e uma série de outras ativi- dades. Este ano, a programação foi re- forçada com a solenidade de entrega das novas instalações da unidade do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que ocupa uma parte do prédio da instituição. A abertura do Mundo Senai e a inau- guração da nova sede do IEL contou com a presença de várias lideranças, dentre elas, o empresário Antônio Al- meida, presidente em exercício da Fe- deração das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); o diretor regional do Se- nai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas; o diretor regional e o superin- tendente do IEL, professor Hélio Naves e Humberto Rodrigues de Oliveira, res- pectivamente; além de representações classistas da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque- nas Empresas (Sebrae). Participaram da solenidade o presidente executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêu- ticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Soares, e o presidente do Sindi- cato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (Sicma), Anastá- cios Apostolos Dagios. A Fieg Regional Anápolis foi representada por Darlan Siqueira. O diretor regional do Senai, Paulo Vargas, ressaltou a importância da realização do evento, para que os es- tudantes, os empresários e a comuni- dade possam conhecer mais de perto toda a estrutura que a instituição dis- põe para oferecer conhecimento em diversos níveis de formação. Ele ob- servou que Anápolis possui um parque industrial forte e pode ser ainda maior. “E o Senai quer dar a sua contribui- ção”, pontuou. Paulo Vargas disse ainda que a Fatec RM hoje tem atua- ção em 20 municípios circunvizinhos, colaborando com o desenvolvimento dessas regiões. O presidente em exercício da Fieg, Antônio Almeida, parabenizou a equi- pe do Senai de Anápolis, capitaneada pelo professor Aroldo dos Reis Noguei- ra, e também toda equipe do IEL pelas novas instalações no Município. “O IEL de Goiás, hoje, é elogiado no Brasil e reconhecido internacionalmente. É uma instituição de visão futurista e que tem um diálogo permanente com o se- tor empresarial”, destacou.

Upload: vuongthuan

Post on 06-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

FORMAÇÃO PROFISSIONALMundo Senai tem mais uma edição realizada em Anápolis

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016

Na manhã da última quarta-fei-ra,28, a Faculdade de Tecnolo-

gia Senai “Roberto Mange”, em Anápo-lis, abriu as suas portas para receber estudantes, empresários, autoridades e a comunidade em geral, para a séti-ma edição do “Mundo Senai”. O even-to transcorreu durante todo o dia com visitas às instalações, demonstrações nos laboratórios, exposições, oficinas, palestras e uma série de outras ativi-dades. Este ano, a programação foi re-forçada com a solenidade de entrega das novas instalações da unidade do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que ocupa uma parte do prédio da instituição.

A abertura do Mundo Senai e a inau-guração da nova sede do IEL contou com a presença de várias lideranças, dentre elas, o empresário Antônio Al-meida, presidente em exercício da Fe-deração das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); o diretor regional do Se-

nai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas; o diretor regional e o superin-tendente do IEL, professor Hélio Naves e Humberto Rodrigues de Oliveira, res-pectivamente; além de representações classistas da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas (Sebrae). Participaram da solenidade o presidente executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêu-ticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Soares, e o presidente do Sindi-cato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (Sicma), Anastá-cios Apostolos Dagios. A Fieg Regional Anápolis foi representada por Darlan Siqueira.

O diretor regional do Senai, Paulo Vargas, ressaltou a importância da realização do evento, para que os es-tudantes, os empresários e a comuni-

dade possam conhecer mais de perto toda a estrutura que a instituição dis-põe para oferecer conhecimento em diversos níveis de formação. Ele ob-servou que Anápolis possui um parque industrial forte e pode ser ainda maior. “E o Senai quer dar a sua contribui-ção”, pontuou. Paulo Vargas disse ainda que a Fatec RM hoje tem atua-ção em 20 municípios circunvizinhos, colaborando com o desenvolvimento dessas regiões.

O presidente em exercício da Fieg, Antônio Almeida, parabenizou a equi-pe do Senai de Anápolis, capitaneada pelo professor Aroldo dos Reis Noguei-ra, e também toda equipe do IEL pelas novas instalações no Município. “O IEL de Goiás, hoje, é elogiado no Brasil e reconhecido internacionalmente. É uma instituição de visão futurista e que tem um diálogo permanente com o se-tor empresarial”, destacou.

Page 2: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

FLASHES DO MUNDO SENAI EM ANÁPOLIS

Fotos: Alex Malheiros

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016

Page 3: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

Unidade de Anápolis ganha nova estrutura IEL

Depois de funcionar por vários anos em locais distintos, a uni-

dade do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em Anápolis, passa a funcionar em um espaço, no prédio da Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange. A entrega das novas instalações ocorreu na última quarta-feira,28/09, durante evento que contou com a presença de autoridades e lideranças do setor pro-dutivo.

Com um investimento de cerca de

R$ 125 mil, a unidade do IEL Anápo-lis, que já vinha funcionando no prédio do Senai, passou por uma ampliação e reformulação de seu layout externo e interno, com vistas a proporcionar um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores e melhores condições de atendimento aos estudantes, em-presas e outros parceiros do instituto.

O gerente do IEL Anápolis, Fernan-do Nunes, ressaltou o empenho da di-reção regional e da superintendência

da instituição em proporcionar este avanço, permitindo que as atividades desenvolvidas pela equipe sejam cada vez mais otimizadas e ampliadas. Ele lembrou que o IEL está presente no Município há 33 anos. Somente nos últimos cinco anos, a unidade efetuou 47 consultorias, qualificou quatro tur-mas de pequenas e médias empresas dentro do Programa de Qualificação de Fornecedores, atendeu 208 empre-sas anapolinas e mais 22 municípios circunvizinhos. Este ano, de janeiro a agosto, o IEL já contabiliza 1.774 alu-nos em campo de estágio e 232 jovens em campo de capacitação com o Pro-grama Jovem Aprendiz, realizado em parceria com o Senai.

O superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, assinalou que o investimento na modernização das instalações em Anápolis reconhece a importância que a cidade tem dentro do cenário econômico do Estado de Goiás e o trabalho que é desenvolvido no Município, através de sua equipe de colaboradores.

Fotos: Alex Malheiros

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016

Page 4: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

FIEG ANÁPOLISEntidade compõe Conselho Municipal de Contribuintes

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal da Fa-

zenda, deu posse, no último dia 27/09, aos membros do Conselho Municipal de Contribuintes, colegiado que tem por objetivo apreciar e julgar os recursos administrativos interpostos pelos contri-buintes e, também, pronunciar-se pela correta aplicação da legislação tributária.

Como representantes titulares da Ad-ministração Municipal, foram empossa-dos os conselheiros: Olisomar Pereira Pires, Marcelo Mucy Pinheiro Dib e José Maria Pereira, como membros ti-tulares e os suplentes: Erick Azevedo Monte, Paulo Henrique de Sousa Nas-cimento e Renato Morais de Carvalho.

Representando os contribuintes, fo-ram empossados como membros titu-lares do Conselho: Hamilton da Costa Viana Filho, Washington João de Sou-za Pacheco e Patrícia Oliveira, que atua na representação dos seis Sindi-catos das Indústrias e da Fieg Regional

Anápolis, tendo como seu suplente o presidente executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Henrique Soares. Foram ainda empossados os suplentes Amanda Isaías Naves e Frederico Antônio Bastos Godoy.

Em nome dos empossados, falou o conselheiro Olisomar Pires. Ele res-saltou que o colegiado tem buscado sempre atuar de forma independente,

pautando-se na legalidade. O prefeito João Gomes, que participou do ato de posse, parabenizou os empossados e ressaltou a importância do trabalho que os mesmos desenvolvem em prol da cidade de forma voluntária. O secre-tário da Fazenda, José Roberto Mazon acrescentou aos demais discursos que a passagem pelo conselho é uma ver-dadeira escola e que, embora difícil, é uma tarefa gratificante.

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016

Page 5: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

FIEG ANÁPOLIS

Encontro com delegações estrangeiras divulga Goiás

A secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) reuniu, na

noite da última quarta-feira,28, em Brasília, no Clube das Nações, re-presentantes de 67 países e agen-tes de negócios internacionais para conheceram as potencialidades eco-nômicas e turísticas e culturais do Estado, em mais uma edição do pro-grama Go To Goiás. O Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), foi represen-tado, no evento, pelo presidente exe-cutivo da entidade, Marçal Henrique Soares. A Fieg Regional Anápolis também esteve presente, sendo re-presentada por Darlan Siqueira.

O superintendente Executivo de

Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer, idealizador do evento, ava-liou a importância de mostrar aos investidores internacionais o estado moderno, competitivo e gerador de produção diversificada que é Goiás. Realçou também, em sua apresen-tação, as qualidades logísticas e a centralização privilegiada, a estrutu-ra montada pelo Governo do Estado para as operações de exportação e importação de produtos, como o Por-to Seco de Anápolis, o Aeroporto de Cargas e a ferrovia Norte-Sul e outros equipamentos de peso para as opera-ções de comércio exterior.

Foram feitas exibições da música goiana, com as apresentações da

Orquestra de Violeiros de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás. Também foi oferecido aos convidados degustes de pratos típi-cos da culinária goiana e exposta uma mostra do artesanato regional goiano.

O Go to Goiás reuniu, além dos convidados de outros países e re-presentantes destes, que atuam no Brasil como emissários diplomáti-cos, também alguns representantes do Governo de Goiás, entre eles o Secretário de Gestão e Planejamen-to de Goiás, Joaquim Mesquita e superintendentes, representantes do Sebrae e do Goiânia Convention Bureau. (Com informações da as-sessoria da SED)

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016

Page 6: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

SICMA

Diretores participam de Encontro Nacional do SECONCI

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e

do Mobiliário de Anápolis (Sicma), Anastácios Apostolos Dagios e os di-retores Álvaro Otávio Dantas Maia e Ubiratan da Silva Lopes, participaram do Encontro Nacional de SECONCIs, entre os dias 22 e 23 de setembro úl-timo. O evento aconteceu na sede do SINDUSCON-PR e SECONCI-PR, na capital, Curitiba.

A programação foi ampla, tratando de assuntos administrativos, estraté-gicos e técnicos, como a redução do absenteísmo, prontuário eletrônico, di-minuição de custos, e-Social, ergono-mia na Construção Civil, dentre outros. O encontro contou com participação de dezenas de sindicatos da área da construção de localidades aonde ain-da não existe uma presença efetiva do SECONCI, mas que estão em estudo de viabilidade para implantação.

O presidente do Sicma, Anastácios Apostolos ressaltou que o Sicma vem estudando a possibilidade de viabilizar a parceria com o SECONCI, amplian-do os benefícios para as empresas filiadas ao sindicato. Ele agradeceu o convite formulado pela gerente do SE-CONCI, Denise Noleto, bem como aos anfitriões, o presidente da entidade, Antonio Carlos Salgueiro de Araújo; o

vice-presidente e conselheiro Luiz Au-gusto Florenzano e o vice-presidente da área técnica, Euclésio Finatti.

O Serviço Social da Indústria da Construção conta, atualmente, com 30 unidades espalhadas em 10 esta-dos brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 70 mil empresas con-tribuintes e cerca de 5,9 milhões de beneficiários.

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016

Page 7: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

SICMAEncontro Nacional de Segurança e Saúde da Construção

EXPEDIENTE

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE GOIÁS

FIEG REGIONAL ANÁPOLIS SINDICATOS DAS INDÚSTRIAS

Pedro Alves de OliveiraPresidente

Wilson de OliveiraSindicato das Indústrias de

Alimentação de Anápolis (SindAlimentos)www.sindalimentosgo.com.br

Anastácios Apostolos DagiosSindicato das Indústrias da Construção e do

Mobiliário de Anápolis (SICMA)www.sicmago.com.br

Robson Peixoto BragaSindicato das Indústrias Metalúrgicas,

Mecânicas e de MaterialElétrico de Anápolis (SIMMEA)www.simmeago.com.br

Jair RizziSindicato das Indústrias do

Vestuário de Anápolis (SIVA)www.sivago.com.br

Laerte Simão

Sindicato das IndústriasCerâmicas do Estado de Goiás

(SINDICER/GO)www.sindicergo.com.br

Heribaldo Egídio da Silva - Presidente

Marçal H.Soares - Presidente Executivo Sindicato das Indústrias Farmacêuticas

no Estado de Goiás (SINDIFARGO)www.sindifargo.com.br

Patrícia OliveiraCoordenadora Administrativa

Wilson de OliveiraPRESIDENTE

Rua Eng. Roberto Mange, 239-A Bairro Jundiaí

Anápolis - Goiás CEP: 75.113-630

62 3324-5768 / [email protected]

Contatos

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de

Anápolis (Sicma), participou do II En-contro Nacional de Segurança e Saú-de da Construção do Brasil, realizado no Unique Plaza, em Brasília, no últi-mo dia 27/09, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas, com a co--realização do SESI Nacional.

Participaram do encontro autorida-des dos poderes Executivo e do Ju-diciário, além de representantes do Ministério Público do Trabalho, dos trabalhadores e outros segmentos. Na oportunidade, os debates foram divididos em dois eixos centrais, com os temas: “Compromisso da Indús-tria da Construção” e “Aperfeiçoar o setor da construção – uma busca contínua”. Dentro destas duas abor-dagens, foram debatidas questões

sobre crise na construção civil, os acidentes de percurso, as medidas de recuperação e saídas de novas oportunidades para o setor, as co-brança das autoridades para que o acordado possa prevalecer sobre o legislado, a impossibilidade de cum-primento de determinadas NR(s) e as dificuldades para o preenchimen-to de vagas para os portadores de

deficiência nos canteiros de obras.O Sicma marcou sua participação

no encotro através dos diretores Luiz Antônio Rosa e Firelênio Wesley Fra-ga e o articulador do Sistema Fieg, Darlan Siqueira, os quais avaliaram de forma positiva o evento, dada a magnitude dos assuntos tratados, todos eles de grande importância para o setor da construção.

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016

Page 8: BOLETIM ELETRÔNICO - arquivos.sindicatodaindustria.com.brarquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · BOLETIM ELETRÔNICO Nº 304 03 a 09 de outubro

BOLETIM ELETRÔNICONº 304 03 a 09 de outubro de 2016