boletim bib 3 2011-2012

4
Boletim da Biblioteca Boletim da Biblioteca 3º período 2011/2012 Ano 5 ● Número 3 Agrupamento de Escolas Finisterra E.B. 2,3 Carlos de Oliveira - Febres O V O V ERÃO ERÃO ESTÁ ESTÁ A CHEGAR CHEGAR !... !... A Voz do Mar Tu cantas ao longe E eu oiço a tua voz, ó mar Molhas-me os pés Quando eu piso a areia da praia E arrastas para mim Pequenas conchitas. Dizem que és mau Mas também choras Já muitas vezes te ouvi chorar. E na praia deixas as tuas lágrimas Como as minhas, Salgadas também. És o mar dos segredos Que escondes bem no fundo Do teu ser És o mar das descobertas Das estórias, Da História És o mar dos encantos Que enamoras sereias belas. Ó mar das surpresas Tua profundeza me encanta Tua imensidão me acalma Teu murmúrio me embala. Belo é o teu brilhar E o teu sereno cantar. Teresa Duarte Reis Estamos na Web! Estamos na Web! http://bibliotecafinisterra.blogspot.com http://bibliotecafinisterra.blogspot.com Olá! Finalmente chegámos às férias! Que bom ir para casa, relaxar, ler, ir à praia… mas antes desse merecido descanso, vou dar-te conta do que por aqui se passou ao longo do terceiro período, através de mais uma edição do Boletim da Biblioteca. Ficas a saber das ativi- dades da BE que decorreram ao longo do 3º período e das novidades que, entretanto, chegaram. Para te distraíres, aqui ficam algumas sugestões de leitura. Desejo-te boas férias. Diverte-te, descansa, lê e até para o ano... FICHA ICHA T TÉCNICA ÉCNICA: Professora Bibliotecária: Professora Bibliotecária: Graça Ribeiro Graça Ribeiro Equipa da Biblioteca Escolar: Equipa da Biblioteca Escolar: Professores: Ana Pimentel, Eva Domingues, Professores: Ana Pimentel, Eva Domingues, Irene Simões e Lúcia Vieira. Irene Simões e Lúcia Vieira. Funcionários: Maria Isabel Ramos. Funcionários: Maria Isabel Ramos. Professoras colaboradoras: Leontina Rodrigues, Professoras colaboradoras: Leontina Rodrigues, Lúcia Amaral. Lúcia Amaral. Editorial. Poema: A Voz do Mar. Equipa da BE 1 Novidades. Divulgação das atividades da biblioteca 2 Novidades. Divulgação das atividades da biblioteca. 3 Sugestões de leitura. Recei- ta. 4

Upload: gracabib

Post on 10-Jul-2015

186 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim bib 3  2011-2012

Boletim da BibliotecaBoletim da Biblioteca 3º período 2011/2012

Ano 5 ● Número 3

Agrupamento de Escolas Finisterra E.B. 2,3 Carlos de Oliveira - Febres

O VO VERÃOERÃO ESTÁESTÁ AA CHEGARCHEGAR !... !...

A Voz do Mar

Tu cantas ao longe E eu oiço a tua voz, ó mar Molhas-me os pés Quando eu piso a areia da praia E arrastas para mim Pequenas conchitas. Dizem que és mau Mas também choras Já muitas vezes te ouvi chorar. E na praia deixas as tuas lágrimas Como as minhas, Salgadas também. És o mar dos segredos Que escondes bem no fundo Do teu ser És o mar das descobertas Das estórias, Da História És o mar dos encantos Que enamoras sereias belas.

Ó mar das surpresas Tua profundeza me encanta Tua imensidão me acalma Teu murmúrio me embala. Belo é o teu brilhar E o teu sereno cantar.

Teresa Duarte Reis

Estamos na Web!Estamos na Web!

http://bibliotecafinisterra.blogspot.comhttp://bibliotecafinisterra.blogspot.com

Olá!

Finalmente chegámos às férias! Que bom ir para casa, relaxar, ler, ir à praia… mas antes desse merecido descanso, vou dar-te conta do que por aqui se passou ao longo do terceiro período, através de mais uma edição do Boletim da Biblioteca.

Ficas a saber das ativi-dades da BE que decorreram ao longo do 3º período e das novidades que, entretanto, chegaram.

Para te distraíres, aqui ficam algumas sugestões de leitura.

Desejo-te boas férias. Diverte-te, descansa, lê e até para o ano...

FFICHAICHA T TÉCNICAÉCNICA:: Professora Bibliotecária: Professora Bibliotecária: Graça RibeiroGraça Ribeiro Equipa da Biblioteca Escolar:Equipa da Biblioteca Escolar: Professores: Ana Pimentel, Eva Domingues, Professores: Ana Pimentel, Eva Domingues, Irene Simões e Lúcia Vieira.Irene Simões e Lúcia Vieira. Funcionários: Maria Isabel Ramos.Funcionários: Maria Isabel Ramos.

Professoras colaboradoras: Leontina Rodrigues, Professoras colaboradoras: Leontina Rodrigues, Lúcia Amaral.Lúcia Amaral.

Editorial. Poema: A Voz do Mar. Equipa da BE 1

Novidades. Divulgação das atividades da biblioteca 2

Novidades. Divulgação das atividades da biblioteca. 3

Sugestões de leitura. Recei-ta. 4

Page 2: Boletim bib 3  2011-2012

P á g i n a 2 A n o 5 ● N ú m e r o 3

“ Não há deserto como viver sem amigos. A amizade multiplica os bens e divide os males. “ ( Baltasar Gracian )

Divulgação das Atividades da Biblioteca Novidades

Escritor do mês

Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett e mais tarde 1.º Vis-conde de Almeida Garrett, ( Porto, 4 de fevereiro de 1799 — Lisboa, 9 de dezembro de 1854 ) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português.

Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meire-

les[1] ( Rio de Janeiro, 7 de novem-

bro de 1901 — Rio de Janeiro, 9 de

novembro de 1964 ) foi uma poetisa,

pintora, professora e jornalista brasi-

leira. É considerada uma das vozes

líricas mais importantes das literatu-

ras de língua portuguesa.

Mário de Carvalho

Mário Costa Martins de Carvalho

( L isboa, 25 de Setembro de 1944 ) ,

é um romancista, contista, dramatur-

go e argumentista português.

Almeida Garrett

Cecília Meireles

Mário de Carvalho

Page 3: Boletim bib 3  2011-2012

Novidades

A n o 5 ● N ú m e r o 3 P á g i n a 3

Divulgação das Atividades da Biblioteca

“ As flores não nascem sem o calor do Sol. Também os homens precisam da amizade para viver. ” ( Phil Bosmans )

Visita da escritora Teresa Duarte Reis

Melhores Leitoras

As alunas Ana Silva, Tatiana Ferreira e Veró-nica Araújo estão de parabéns, por terem sido as melhores leitoras. A Ana Silva requi-sitou 22 livros e Tatiana Ferreira e Verónica Araújo requisitaram 19 livros cada.

Turma mais leitora Os alunos da turma do 5ºB , da qual fazem parte as melhores leitoras, também estão de parabéns, dado que requisitaram 144 livros ao longo deste ano letivo.

No dia 7 de maio esteve connosco a escri-

tora Teresa Duarte Reis, em encontros com

os alunos do 1º CEB.

Teresa Duarte Reis nasceu em Unhais da

Serra. Em 1971, completou o Curso do

Magistério Primário e em 1996 licenciou-se

em Comunicação Social. Escreveu e publi-

cou em vários jornais.

Já publicou vários obras: "Arco-Íris",

"Pequenos contos de Natal", "Os Duendes

no Quintal do Sr. Joaquim", "Cores de um

Pé-de-Vento", "Duendes e a Proteção do

Meio Ambiente" e "Janela".

Page 4: Boletim bib 3  2011-2012

Ingredientes:

Bacalhau, demolhado, lascado e limpo de peles e espinhas: 400 g Alho e cebola: q.b. Azeite: q.b. Miolo de camarão: 150 g Ovos cozidos: 3 Sal e pimenta: A gosto Ovos: 3 Pão de forma sem côdea: 2 Fatias Leite ( para desfazer o pão ) : 1 Copo de leite pequeno Azeitonas pretas ás rodelas e descaroçadas: 4 Colheres de sopa

Preparação:

Fazer um pequeno refogado com a cebola, alho e um pouco de azeite. Fritar o bacalhau. Juntar o miolo de camarão. Numa tigela bater os três ovos crus e temperá-los com sal e pimenta. Numa taça juntar os ovos com o bacalhau e o camarão. Picar os 3 ovos cozidos grosseira-mente e juntar ao preparado anterior. Embeber o pão de forma no leite e misturar, juntamente com as azeitonas, ao preparado de bacalhau. Envolver tudo delicadamente. Deitar numa forma de bolo inglês, untada ape-nas com margarina ou azeite. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até ficar bem douradi-nho. Servir quente e com uma boa salada.

P á g i n a 4 A n o 5 ● N ú m e r o 3 “ A simplicidade é uma força que vence todas as astúcias.” (Stendhal)

A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.

No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.

Chamam-lhe o Anjo Branco.

Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial - e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.

O Anjo Branco de José Rodrigues dos Santos

SSUGESTÕESUGESTÕES DEDE L LEITURAEITURA

Crónica familiar, O Primeiro verão das Nossas Vidas é também a história de uma geração - a do narrador, Leo King, e de um grupo de adolescentes com as mais variadas proveniências: rejeitados da aristocracia local, órfãos dos Apalaches, o filho do treinador negro da equipa de futebol, os gémeos Sheba e Tre-vor Poe, de uma beleza inolvidável, que tentam esca-par ao controlo de um pai psicótico... A narrativa decorre entre 1969, o ano glorioso em que Leo e os seus amigos partem ao assalto das barreiras religiosas, sexuais, sociais e raciais da sua cidade de Charleston, e 1989, quando Sheba, agora uma estrela de Holly-wood, lhes pede para encontrarem o seu irmão gay, desaparecido em São Francisco.

O Primeiro Verão das Nossas Vidas de Pat Conroy

Boas Férias!

Pudim de Bacalhau