boletim aplicativos para segurança pessoal · do mundo da fifa 2014 no brasil, as questões de...

6
1 BOLETIM APLICATIVOS PARA SEGURANÇA PESSOAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Segundo notícia publicada no Jornal O Dia, em abril de 2014, para os cariocas a violência urbana é a maior preocupação para o Mundial. Pesquisa realizada pelo Instituto Gerp mostrou que 62% dos entrevistados estão preocupados com a violência no megaevento esportivo e, o segundo item citado pelos respondentes, altos preços, teve apenas 11% das respostas. Dentro desse contexto, a tecnologia é uma aliada para garantir a segurança pessoal não só dos turistas, mas também dos espectadores locais. E para os pequenos negócios de TIC, o desenvolvimento de aplica- tivos para dispositivos móveis é uma excelente oportunidade para aproveitar o legado que o Mundial trará ao Brasil e as oportunidades com os Jogos Olímpicos Rio 2016. Empreendedor, confira no Boletim desse mês as oportunidades no desenvolvimento de aplicativos para segurança pessoal. Segurança no Brasil Para identificar as oportunidades em aplicativos para segurança pessoal, primei- ramente é necessário conhecer como está configurada a segurança no Brasil. Com a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil, as questões de segurança ganharam destaque na mídia, onde os índices de criminalidade, somados aos problemas de segurança, acabaram por atingir os espectadores locais e turistas, sejam eles estrangeiros ou brasileiros.

Upload: vohanh

Post on 19-Aug-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Boletim AplicAtivos pArA segurAnçA pessoAl

tecnologia da informação

Segundo notícia publicada no Jornal O Dia, em abril de 2014, para os cariocas a violência urbana é a maior preocupação para o Mundial. Pesquisa realizada pelo Instituto Gerp mostrou que 62% dos entrevistados estão preocupados com a violência no megaevento esportivo e, o segundo item citado pelos respondentes, altos preços, teve apenas 11% das respostas.

Dentro desse contexto, a tecnologia é uma aliada para garantir a segurança pessoal não só dos turistas, mas também dos espectadores locais. E para os pequenos negócios de TIC, o desenvolvimento de aplica-tivos para dispositivos móveis é uma excelente oportunidade para aproveitar o legado que o Mundial trará ao Brasil e as oportunidades com os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Empreendedor, confira no Boletim desse mês as oportunidades no desenvolvimento de aplicativos para segurança pessoal.

Segurança no Brasil

Para identificar as oportunidades em aplicativos para segurança pessoal, primei-ramente é necessário conhecer como está configurada a segurança no Brasil.

Com a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil,

as questões de segurança ganharam destaque na mídia, onde os índices de criminalidade, somados aos problemas

de segurança, acabaram por atingir os espectadores locais e turistas,

sejam eles estrangeiros ou brasileiros.

2

Ranking das cidades mais violentas do mundo em 2013 (taxa de homicídios/habitantes):

País cidade

1 honduras san pedro sula

2 venezuela caracas

3 méxico acapulco

4 colômbia cali

5 brAsil mAceió

6 honduras distrito central

7 brAsil fortAlezA

8 guatemala guatemala

9 brAsil joão pessoA

10 venezuela barquisimeto

11 colômbia palmira

12 brAsil nAtAl

13 brAsil sAlvAdor

14 brAsil vitóriA

15 brAsil são luís

16 méxico culiacán

17 venezuela ciudad guayana

18 méxico torreón

19 jamaica kingston

20 áfrica do sul cidade do cabo

21 méxico chihuahua

22 méxico victoria

23 brAsil belém

24 eua detroit

25 brAsil cAmpinA grAnde

26 eua nova orleans

27 el salvador san salvador

28 brAsil goiâniA

29 brAsil cuiAbá

30 méxico nuevo laredo

Rio de Janeiro e São Paulo não fazem parte da pes-quisa, mas se compararmos a taxa de homicídios dolosos em 2013 dessas cidades com a das partici-pantes do ranking, São Paulo não apareceria e Rio de Janeiro ficaria em 34º.

fonte: ONG CONSElhO CIDaDãO PaRa a SEGuRaNça PúBlICa E JuSTIça PENal, DO MéxICO, 2014.

Como reflexo, o brasileiro está mais preocupado com a segurança. Segundo a edição de 2014 do estudo unisys Security Index:

81%DOS ENTREvISTaDOS MOSTRa-RaM-SE MuITO PREOCuPaDOS COM O ROuBO DE IDENTIDaDE.

68%aPRESENTaRaM-SE SERIa-

MENTE PREOCuPaDOS COM a SEGuRaNça NOS PRóxIMOS 6

MESES.

10%aPENaS DOS BRaSIlEIROS SEN-TEM-SE SEGuROS EM REalIzaR TRaNSaçõES PElOS DISPOSITI-

vOS MóvEIS.

O íNDICE DE PREOCuPaçãO CRES-

CEu 14 PONTOS, DE 173 (2013) PaRa 187 (2014), EM uMa ESCala quE

vaI aTé 300.

fonte: CIO, 2014.

3

Cabe destacar ainda os itens mais roubados no Brasil, segundo dados mapeados no portal Onde fui Roubado:

DISPOSITIvOS MóvEIS, PRINCI-PalMENTE CElulaRES

CaRTEIRaSBOlSaS E MOChIlaS

DOCuMENTOS PESSOaIS

CaRTõES DE CRéDITO E DéBITO

dicA! PaRa CONhECER OS ITENS MaIS ROuBaDOS EM CaDa CIDaDE BRaSIlEIRa, aCESSE O PORTal E CONfIRa TODaS aS ESTaTíSTICaS.

Aplicativos para segurança pessoal

/ oportunidades para os pequenos negócios:

Os dados apresentados revelam alguns pontos de atenção para os pequenos negócios de TIC que desejam desenvolver aplicativos para segurança pessoal:

O BRaSIlEIRO ESTá PREOCuPaDO COM a SEGuRaNça, PORTaNTO, açõES DE MaRkETING quE REfORCEM a NECESSIDaDE DE aPlICaTI-vOS SãO OPORTuNaS.

O ROuBO DE IDENTIDaDE, PRINCIPalMENTE NO aMBIENTE vIRTual, é uMa quESTãO quE GaNhOu DESTaquE NOS úlTIMOS aNOS.POR ISSO, aPlICaTIvOS quE auxIlIEM NESSE TIPO DE SEGuRaNça PODERãO CONTaR COM uM MERCaDO EM aSCENSãO.

aS TRaNSaçõES POR DISPOSITIvOS MóvEIS, MoBIle pAyMent, SãO uM NIChO COM GRaNDE POTENCIal PaRa OS MEGaEvENTOS, MaS quE aINDa DESPERTa DúvIDaS E INSEGuRaNça DOS ClIENTES. OS SISTEMaS DE SEGuRaNça PaRa ESSE TIPO DE TRaNSaçãO PODEM TER DESTaquE.

OS DISPOSITIvOS MóvEIS SãO OS OBJETOS MaIS ROuBaDOS NO BRaSIl, NECESSITaNDO DE SOluçõES ESPECífICaS E quE SãO INSTala-DaS NO PRóPRIO aPaRElhO, Ou SEJa, O DISPOSITIvO MóvEl PODE SE TORNaR uMa “CENTRal DE SEGuRaNça PESSOal”.

OS OuTROS ITENS MaIS ROuBaDOS NO PaíS TaMBéM aPRESENTaM uM MERCaDO EM POTENCIal PaRa OS PEquENOS NEGóCIOS DE TIC.

Um dos grandes desafios para os softwares brasileiros é concorrer com as empresas internacionais. Os aplicativos para segurança pes-soal ganham destaque pela necessidade de adequar as funcionalida-des para a realidade da segurança no Brasil.

DE aCORDO COM DaDOS Da aSSOCIaçãO

BRaSIlEIRa DaS EMPRESaS DE SOfTwaRES (aBES), 77% dos

softwaRes comerciAlizA-dos em 2012 forAm desen-

volvidos no exterior.

4

Agentto

Desenvolvido em uberlândia/MG, por uma startup de mes-mo nome, o agentto é um aplicativo disponível para os sis-temas android, iOS e windows Phone, o qual instala uma central de segurança no smartphone do usuário, conectando o aparelho com amigos e familiares. Por meio de um alarme, o usuário pode comunicar, discretamente, até 12 pessoas cadastradas de que algo está errado. Por fim, o programa permite ainda que sejam cadastrados comunidades e servi-ços públicos, para, por exemplo, indicar um foco de incêndio.

b.o. coletivo

fruto de uma competição durante o OuiShare fest, em Porto alegre/RS, o B.O. Coletivo é um aplicativo, disponível para iOS e android, que permite ao usuário cadastrar diversos tipos de ocorrências relacionadas à segurança pública, como roubos e sequestros, apontando a localidade e data em que a incidência ocorreu. assim, os usuários conseguem monitorar as regiões mais perigosas das cidades. Segundo notícia publicada no portal Sebrae Mercados, o aplicativo alcançou a média de um download a cada 4 minutos em 3 dias após o lançamento.

aplicativo agentto para android. fonte: google play. disponível em: http://goo.gl/yj4sqg. acesso em: 25/05/2014.

aplicativo b.o. coletivo para android. fonte: google play. disponível em: http://goo.gl/23syhh. acesso em: 25/05/2014.

o mercado vem percebendo que nem sempre os aplicativos desenvolvidos no mer-cado estrangeiro atendem às necessidades brasileiras. Um dos fatores que contri-bui para tal percepção é a questão sociocultural, uma vez que se difere bastante entre a população brasileira e os países mais desenvolvidos, onde os aplicativos geralmente têm sido produzidos.

Para o Sebrae:

exemplos de aplicativos para segurança pessoal

5

cerberus Anti-roubo

O Cerberus é um dos aplicativos de destaque para android e que auxilia os usuários a localizarem smar-tphones roubados ou perdidos. a partir de um controle remoto por mensagem e pelo portal do aplicativo, o programa localiza o aparelho através de GPS e inicia um alarme sonoro mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso. além disso, ele pode bloquear o dispositivo, também permite que o usuário saiba o novo número, caso o cartão SIM seja substituído, entre outras funcionalidades.

portal do aplicativo cerberus. fonte: google play. disponível em: http://goo.gl/cjcbe. acesso em: 25/05/2014.

CONfIRa alGuNS hArdwAreS PaRa lOCalIzaçãO DE OBJETOS E aTé aNIMaIS PERDIDOS.

PROCuRE CONhECER MaIS aPlICaTIvOS DESENvOlvIDOS COM a TEMáTI-Ca DE SEGuRaNça PESSOal. aCESSE aS TRêS PRINCIPaIS lOJaS: GOOGlE Play, ITuNES, wINDOwS PhONE, E CONfIRa OS PROGRaMaS DE DESTaquE.

empreendedor, após conhecer as principais oportunidades relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos para segurança pessoal, confira ago-ra um conjunto de ações que ajudarão sua empresa a aproveitar esse mercado para os próximos anos.

Açõesrecomendadas

presidente do conselho deliberativo nacional: Roberto Simõesdiretor-presidente: luiz Barretto | diretor-técnico: Carlos alberto dos Santosdiretor de Administração e finanças: José Claudio dos Santos | fotos: banco de imagens

uAmsf – unidade de acesso a Mercados e Serviços financeirosuAcs – unidade de atendimento Coletivo - Serviçosconteúdo: felipe Ciola sebrAe SERvIçO BRaSIlEIRO DE aPOIO àS

MICRO E PEquENaS EMPRESaS

www.sebrae2014.com.brfacebook.com/sebrae2014

twitter.com/sebrae_2014

Por isso o Projeto de Inteligência Competitiva do Programa Sebrae 2014 quer saber mais sobre suas expectativas e satisfação. Responda a breve pesquisa que elaboramos especialmente para você e seu negócio!

sua opinião faz a diferença!pArticipAr

estude o mercado: o período de realização da Copa do Mundo da fIfa 2014 foi uma ótima oportunidade para estudar os principais problemas em segurança pessoal nas cidades brasileiras e conhecer as necessi-dades dos turistas e habitantes. Essa ação permitirá a sua empresa desenvolver ou aperfeiçoar um aplica-tivo e prepará-lo também para as Olímpiadas Rio 2016.

prospecte os clientes: ao definir o mercado-alvo, busque mostrar aos consumidores os benefícios em uti-lizar sua solução frente às outras disponíveis pelos concorrentes. Para atrair os turistas estrangeiros, uma dica é disponibilizar o aplicativo em outras línguas e utilizar as mídias sociais para divulgar seu produto a essas pessoas.

tenha uma solução: para que o aplicativo tenha sucesso no mercado é preciso que ele seja efetivo em todos os casos, ou seja, cumpra sua função sem problemas. Caso ocorra um mal funcionamento, que ponha em risco o usuário ou seus pertences, o aplicativo terá um marketing negativo e perderá credibilidade.

Precifique corretamente: aplicativos para dispositivos móveis podem ser gratuitos ou pagos, e dentro de cada forma existem diferentes tipos de remuneração. Portanto, conheça seu público-alvo e defina correta-mente o valor a ser cobrado.

conheça a opinião dos usuários: uma forma de estudar os pontos positivos e a deficiência dos aplica-tivos desenvolvidos pela concorrência, a fim de contar com uma solução inovadora, é acessar as principais lojas de aplicativos, localizar os programas de destaque e analisar a opinião dos usuários.

fique atento à lei do bem: foi estabelecida a Lei n.º 11.196/05, chamada de lei do Bem, que, entre as disposições, beneficia fabricantes de aparelhos que utilizarem uma cota determinada de aplicativos nacio-nais nos dispositivos móveis. Essa pode ser uma oportunidade para os pequenos negócios, que possuem uma solução inovadora, aproximarem-se dessas empresas fabricantes de aparelhos. Como dica, confira a Resposta Técnica publicada sobre como se relacionar com as grandes empresas do segmento.

empreendedor, essa é oportunidade para agora e para os próximos anos, e que poderá ser potencializada pela realização dos Jogos olímpicos rio 2016. Mas, lembre-se, para ter um produto de sucesso é preciso muito planejamento e conhecer o mercado.