boletim 63 - março 2012

4
2012 São Camilo Social EQUIPAMENTOS SOCIAIS SÃO PAULO Informativo Semanal / 09-03-12 / Ano 3 - Edição 63 Sociedade Beneficente São Camilo Presidente: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Coordenadora Social: Gilda Helena Assessoria de Comunicação: LC Web Comunicação CEI Jardim Itaguaçu destaca projeto Água Missão: Prestar assistência à quantos buscarem nossos serviços As ADI´s do Centro de Educação Infantil Jardim Itaguaçu deram início ao projeto Água, nas turmas do Berçário B e Mini-grupo IIB. Em ambas as clas- ses, a ideia é conscientizar as crianças sobre a importância desse bem natural e como se deve fazer para preservá-lo. No Berçário IIB, das ADI´s Adriana Campos, Sonia Maria e Maria Tânia, o projeto terá a duração de dois meses e serão trabalhadas noções de Natureza e Sociedade. De acordo com as ADI´s, a ideia é mostrar às crianças que eco- nomizar água é vital, uma vez que a água é vital para os seres humanos, plantas e animais. As crianças conhe- ceram as diferentes formas de utiliza- ção e de conservação da água. Mini-grupo IIB Na turma do Mini-grupo, as ADIs Cleide Camilo e Ednalva Carvalho vão trabalhar a linguagem oral junto às crianças. O projeto tem como base, além de conscientizar as crianças para o uso racional da água, desenvolver a linguagem oral e a criatividade de to- das.

Upload: brafil-sites

Post on 12-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim 63 - Março 2012

TRANSCRIPT

2012

São Camilo Social EQUIPAMENTOS SOCIAIS SÃO PAULO

Informativo Semanal / 09-03-12 / Ano 3 - Edição 63

Sociedade Beneficente São Camilo

Presidente:

Pe. Leocir Pessini

Superintendente: Pe. Justino Scatolin

Diretor Geral:

Domingos Sávio Alves de Faria

Coordenadora Social:

Gilda Helena

Assessoria de Comunicação:

LC Web Comunicação

CEI Jardim Itaguaçu destaca projeto Água

Missão: Prestar assistência à quantos buscarem nossos serviços

As ADI´s do Centro de Educação Infantil Jardim Itaguaçu deram início ao projeto Água, nas turmas do Berçário B e Mini-grupo IIB. Em ambas as clas-ses, a ideia é conscientizar as crianças sobre a importância desse bem natural e como se deve fazer para preservá-lo.

No Berçário IIB, das ADI´s Adriana Campos, Sonia Maria e Maria Tânia, o projeto terá a duração de dois meses e serão trabalhadas noções de Natureza e Sociedade. De acordo com as ADI´s, a ideia é mostrar às crianças que eco-nomizar água é vital, uma vez que a água é vital para os seres humanos, plantas e animais. As crianças conhe-ceram as diferentes formas de utiliza-ção e de conservação da água.

Mini-grupo IIB

Na turma do Mini-grupo, as ADIs Cleide Camilo e Ednalva Carvalho vão trabalhar a linguagem oral junto às crianças. O projeto tem como base, além de conscientizar as crianças para o uso racional da água, desenvolver a linguagem oral e a criatividade de to-das.

CEI Teotônio Vilela II apresenta nova pintura

O Centro de Educação Infantil Teotô-nio Vilela II está de cara nova. Agora, todas as crianças que brincam na área do parquinho contam com um espaço mais agradável, com uma nova pintura, mais viva e que deixa o local ainda mais gostoso de ser utilizado.

Nesta semana, os alunos do Mini-grupo CII e DII utilizaram este novo espaço. Com atividades diversificadas, as crian-ças brincaram livremente e em ativida-des dirigidas, sob a supervisão das ADI´s Elizabete e Ana Paula.

CEI Sonho de Criança explora o lúdico em atividade

Nesta semana, uma atividade no Centro de Educação Infantil Sonho de Criança mostrou como é funda-mental para o desenvolvimento da criança trabalhos que envolvem o brincar, a exploração da criativida-de, a dramatização, dentre outros campos. Na ocasi-ão, a ADI Jackeline Sousa, desenvolveu com a turma do Infantil IA atividade do campo da experiência da educação infantil, o brincar e o imaginar. “O objetivo era despertar a criatividade e a imaginação do grupo, através da dramatização”, destaca a ADI.

Conforme a diretora da unidade, Bianca Carli, a ati-vidade lúdica fornece a criança a possibilidade não apenas de participar, mas de criar, desenvolver suas potencialidades, experimentar situações, através da espontaneidade e do prazer.

As novas pinturas

deixaram o espa-

ço mais agradável

Atividade explo-

rou o lúdico e a

criatividade das

crianças

CEI Guguinha II destaca projeto sobre MPB

As ADI´s do Mini-grupo I, do Centro de Edu-cação Infantil Guguinha II, Denise e Eliene, realizaram nesta semana uma atividade que deu ênfase ao projeto anual na unidade, “Aprendendo com a MPB”.

Neste mês a turma trabalha com o grupo De-mônios da Garoa, com a música tema “Trem das Onze”. Para fixarem o tema abordado, as ADI's confeccionaram um trenzinho de pape-lão e colocaram as crianças para pintar. “Todos adoraram, foi um momento de descontração e aprendizado”, destacam as ADI´s.

Esta atividade teve como objetivo apresentar a música tema, expandir o conhecimento cultu-ral do nosso país, trabalhar artes visuais, coor-denação motora e lateralidade.

A turma do Berçário IIB do Centro de Educação Infantil Parque Residencial Cocaia, das ADI´s Taciane e Claudineide, realizaram uma ativida-de com desenhos livres em que as crianças de-senvolveram a coordenação motora, criativida-de, concentração e interação com a turma.

Já a turma do Mini-grupo IIA realizou uma ati-vidade em que as ADI´s Janaina e Ana Lúcia, apresentaram às crianças a bibliografia do artista Romero Britto. O objetivo era para os alunos aprimorarem a linguagem, a partir da leitura da bibliografia, apreciá-la e conhecer a técnica utilizada pelo artista em suas obras.

As crianças durante

pintura do trenzinho

CEI Cocaia realiza atividades no Berçário e Mini-grupo

CEI São Rafael em atividade nos Mini-grupos

Os alunos das turmas de Mini-grupos do Cen-tro de Educação Infantil Maria Natividade Ma-chado (CEI São Rafael) realizaram atividades de grande importância pedagógica na semana do Carnaval. Primeiro, os alunos MG IIB, das ADI's Fabiana Holanda e Maria Albertina Vi-dal, confeccionaram máscaras de carnaval, pa-ra comemorar e conhecer um pouco da cultura brasileira.

Já no MG IB, das ADI´s Tânia Regina e Maria José Ferreira, o objetivo da atividade foi mos-trar às crianças um pouco mais sobre as cores, trabalhando de forma lúdica e apresentando as diferenças entre as cores. Com perguntas e res-postas, as crianças foram bastante estimuladas ao conhecimento das cores.

Festa

No final de fevereiro foi realizada a festa dos aniversariantes do mês, que teve como tema o carnaval. “O CEI foi enfeitado de acordo com a data, as crianças usaram máscaras e escutaram o som das marchinhas de carnaval”, explicou a coordenadora pedagógica, Carolina Batista.

Nesta semana o CEI Vila Maria deu ênfase à Semana da Mulher, com atividades nas salas de aula em que se destacou a data. A turma do Mini-grupo IID, da ADI Fabiane Menezes, utilizou o painel comunitário fazendo uma flor, em que as crianças colocavam o dedinho de tinta para enfeitá-la.

Em todas as salas, conversas informais entre as ADIs e atividades, em que todas confeccionaram junto com as crianças uma flor para entregar para suas mães, em homenagem ao dia, comemorado no últi-mo dia 8. “Esse tipo de atividade é sempre bem inte-ressante para mostrarmos as crianças a importância que a mulher possui perante a sociedade”, destaca Luciana Paula, coordenadora pedagógica da unidade.

CEI Vila Maria comemora Dia da Mulher