boletim 51

4
Rua Dorival Alves, 39 Vila Xavier – (16) 9963-2524 Reuniões aos domingos: 10h – Escola Bíblica Dominical 19h Culto de adoração e louvor Pastor Wilson Porte Junior [email protected] – Boletim 09/03/2014 Jovens: 15 – Intercâmbio com IPB Central de Araraquara Igreja 16 – Café da Manhã (Trazer um prato de salgado) Diretoria: 19 – Reunião – Casa da Rua 4 Jovens: 21 – 2 o Encontro Universitário Min. de Casais: 22 – Encontro de Casais (Pr. Paulo - Memorial) Evangelismo: 29 – Orfanato Ordenação: 29 – Concílio Examinatório do Sem. Diego Assembléia: 30 – Assembléia Extraordinária Agenda para Março 15/03 – Início da classe preparatória na Rua 4, n o 2305 Interessados devem falar com o Pr. Wilson quer ser batizado? Encontro de Casais Dia 22/03 com o Pastor Paulo da Igreja Batista Memorial Nova Comunidade Faça uma frase para esta imagem e envie para [email protected] . A melhor frase será publicada no boletim.

Upload: daniel-do-carmo

Post on 30-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim semanal da Igreja Batista Liberdade em Araraquara.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim 51

Rua Dorival Alves, 39 Vila Xavier – (16) 9963-2524

Reuniões aos domingos: 10h – Escola Bíblica Dominical19h – Culto de adoração e louvor

Pastor Wilson Porte Junior

[email protected] – Boletim 09/03/2014

Jovens: 15 – Intercâmbio com IPB Central de Araraquara

Igreja 16 – Café da Manhã (Trazer um prato de salgado)

Diretoria: 19 – Reunião – Casa da Rua 4

Jovens: 21 – 2o Encontro Universitário

Min. de Casais: 22 – Encontro de Casais (Pr. Paulo - Memorial)

Evangelismo: 29 – Orfanato

Ordenação: 29 – Concílio Examinatório do Sem. Diego

Assembléia: 30 – Assembléia Extraordinária

Age

nda

para

Mar

ço

15/0

3 –

Iníc

io d

a cl

asse

pre

para

tória

na

Rua

4, n

o 230

5 In

tere

ssad

os d

evem

fala

r com

o P

r. W

ilson

quer

ser

bat

izado

?Encontrode Casais

Dia 22/03 com o Pastor Pauloda Igreja Batista Memorial

NovaComunidade

Faça uma frase para esta imagem e envie para [email protected] . A melhor frase será publicada no boletim.

Page 2: Boletim 51

Pastoral

Por Ev. Leandro Boer

O antigo pecado da reclamação a Deus ganhou nova roupagem: “Tomar posse da bênção”. E se o leitor é simpático a essa ex-pressão tão difundida pelas pregações irre-verentes e triunfalistas de várias igrejas, es-pecialmente as pentecostais, tome cuidado — a começar pela leitura desta pastoral.

Antes que alguém me pergunte, esta pastoral não é sobre aquele litro de leite que você comprou e estava azedo. Para esse ti-po de reclamação, que não é pecado, há o Código de Defesa do Consumidor e outras organizações que o ajudarão caso uma con-versa rápida com o gerente da mercearia não lhe garanta um novo litro de leite fresco ou até mesmo dois litros como cortesia da casa!

Todavia, o pecado da reclamação con-tra Deus é real, frequente, perigoso e todos os cristãos devem estar cientes das causas e consequências dessa transgressão que sobe às narinas de Deus com odor pior que o de leite azedo. Logo, o objetivo desta pastoral é fornecer um breve guia prático para sermos um povo que apenas “clama” a Deus.

O texto base que se encontra no Salmo 106 mostra como os israelitas cometeram o pecado da reclamação contra Deus após te-rem sido libertos do Egito e ao enfrentar al-gumas dificuldades na peregrinação no de-serto até Canaã. Como todos temos nossos

“desertos” vez por outra, é exatamente nessa circunstância que somos mais tentados a co-meter o pecado da reclamação contra Deus.

Em primeiro lugar, deve-se evitar a causa desse pecado que começa com sua primeira etapa: o esquecimento (v.13a) dos benefícios que Deus traz aos salvos, mesmo quando is-so tem um alto preço. Afinal, “aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamen-te com ele, e de graça, todas as coisas?” (Rm 8.32). Deus permanece atento às nossas mais íntimas necessidades, mas ele administrará sua graça, soberanamente, de acordo com o seu propósito, não o nosso (Rm 8.28). Jamais

O perigo de tomar posse da bênção

“Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano. Dominados pela gula no deserto, pu-seram Deus à prova nas regiões áridas. Deu-lhes o que pediram, mas mandou sobre eles uma doença terrível” (Salmo 106.13-15).

Page 3: Boletim 51

dem até ser úteis na identificação da etapa que antecede a “tomada da bênção”, ou me-lhor, o pecado da reclamação.

Cumpridas as três etapas, o crente é, en-tão, lançado na rebelião contra Deus disfar-çada de fé. E Satanás, astuto como é, conse-gue promover esse pecado até mesmo du-rante o tempo reservado à adoração a Deus: o culto. Não raro essa etapa ocorre durante cultos dominicais ou “cultos especiais” rea-lizados em outros dias da semana por falsos mestres ou pregadores entorpecidos pela ig-norância bíblica. Nesses cultos, as pessoas mostram uma rebeldia dissimulada, toman-do posse das bênçãos ou as reivindicando, como se fossem senhores da graça divina.

Consumada a “tomada da bênção”, o crente volta para casa satisfeito com seus atos. Mas agora é tarde demais, infelizmen-te. A insurgência e rebelião disfarçada de piedade já chegou aos ouvidos de Deus que disciplinará o seu povo até que aprenda a nunca entrar na primeira etapa: o esqueci-mento dos benefícios que a graça sacrificial do Senhor trouxe aos salvos.

Durante a fase final — o juízo — há dois possíveis desfechos: o juízo direto ou a bên-ção seguida de juízo que pode ser interpreta-da como uma pseudo-bênção. Todavia, é na segunda hipótese — a da pseudo-bênção se-guida de juízo — que os crentes que desco-nhecem a Palavra de Deus ficam mais perple-xos: exigem de Deus a chuva para sua hor-ta, Deus os atende enviando os primeiros pin-gos que caem molhando toda a terra e, após algum tempo, surge no horizonte o vendaval que destruirá não só sua horta, mas sua casa.

Antes de “tomar posse da bênção”, tome cuidado. Deus não deixará seus reclamantes irreverentes sem resposta.

O perigo de tomar posse da bênção

podemos nos esquecer desses fatos, nem das provas que já recebemos disso.

Portanto, se o crente não tiver seu cora-ção ancorado à rocha de Romanos 8.28-32, ele entrará rapidamente na segunda etapa: a impaciência (v.13b). Nessa etapa, seu cora-ção vacilante inicia o processo de inquieta-ção irreverente, dando amplo espaço para a ansiedade impulsionada pelos desejos do coração. Tão logo a segunda etapa é conclu-ída, a terceira e última etapa se instala: ser dominado pelos desejos (v.14a) de seu cora-ção. Durante essa etapa, frases piedosas co-mo “seja feita a sua vontade e não a minha” costumam incomodar muito o crente e po-

“Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano. Dominados pela gula no deserto, pu-seram Deus à prova nas regiões áridas. Deu-lhes o que pediram, mas mandou sobre eles uma doença terrível” (Salmo 106.13-15).

Page 4: Boletim 51

Segurança

09/03 – Saulo

16/03 – Douglas

Recepção

09/03 – Ademir e Vania

16/03 – Aldair

Sonoplastia

09/03 – Leandro (M); Geni (N)

16/03 – Mateus (M); Carlos (N)

Logística

09/03 – Equipe 3

16/03 – Equipe 4

EscalasPastores e suas famílias; Seminarista; Fi-nanças; Projeto Amor; Casa da Criança; Missões; Comunidades. Pela saúde física, emocional e espiritual de: Ana, Augusta, Beatriz, Carolina, Cláudio Roma, Cristina, Daniele, Daysi, Débora, Deia, Donata, Dou-glas, Durvalino, Edson, Elisangela, Elizabe-th, Fábia, Fabiana, Fábio, Fernanda, Fran-cisca, Gilson, Jandira, Janete, João Paulo, José Cândido, Júlia, Julinha, Juliana, Lu-ciana BH, Luciana, Lurdes, Manoela, Mara, Marcelo Sepulveda, Maria, Marli, Mateus, Nayara e família, Neide, Neta, Odete, Os-valdinho, Paula, Pr. Elionai, Raquel, Regi-na, Rubesney (pai da nossa irmã Thereza), Samuel, Sebastião, Silvia, Simone, Sinval, Tereza, Valdomiro, Vânia e Vera Lúcia. Ou-tros motivos: Falar com Beto / Duda - [email protected] - 33371319.

Pauta de Orações

Visitas ou Aconselhamentos:Pr. Wilson (99963-2524); Sem.Diego (98102-6828) ou Duda (3337-1319)

Teatro na PáscoaDepto. Infantil

Ensaios:15, 22, 29/03,05, 12 e 19/04

Os ensaios acontecerão na Rua Pe Duarte,2305 – Centro

Incentive seu filho à participar!

Comunhão+Dia 16/03/2014 – Antes da Escola Dominical

Trazer um prato de comida salgada.