boca no trombone 258 · 2016. 3. 7. · boca no trombone - pág. 2 monsanto excessos está demais a...

4
Boca no Trombone SINDICATO DOS TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS, PLÁSTICAS E FARMACÊUTICAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO Ano 16 Número 258 De 02/03/16 a 16/03/2016 Denúncias por fábricas Pág 2 Informes da Categoria Pág. 3 Dia da Mulher Corrupção Pág. 4 Trabalhadores se organizam para enfrentar governos corruptos, a retirada de direitos e mais exploração dos ajustes fiscais Inscreva a sua equipe e participe!

Upload: others

Post on 21-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boca no Trombone 258 · 2016. 3. 7. · Boca no Trombone - Pág. 2 Monsanto Excessos Está demais a exploração sobre os funcionários terceirizados da segurança. Vetecia Abusos

Boca noTrombone

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS, PLÁSTICAS E FARMACÊUTICAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO

Ano 16 Número 258 De 02/03/16 a 16/03/2016

Denúncias

por fábricas

Pág 2

Informes da

Categoria

Pág. 3

Dia da Mulher

Corrupção

Pág. 4

Trabalhadores se organizam para enfrentargovernos corruptos, a retirada de direitos

e mais exploração dos ajustes fiscais

Inscreva a sua equipe e participe!

Page 2: Boca no Trombone 258 · 2016. 3. 7. · Boca no Trombone - Pág. 2 Monsanto Excessos Está demais a exploração sobre os funcionários terceirizados da segurança. Vetecia Abusos

Boca no Trombone - Pág. 2

MonsantoExcessos

Está demais a exploração sobre os funcionár ios terceirizados da segurança.

VeteciaAbusos

Há uma líder que maltrata os trabalhadores, coloca nos piores serviços quem ela quer p e r s e g u i r , f a z p a n e l i n h a . O ambiente de trabalho é péssimo. Já houve casos dela obrigar trabalhador a ficar no forno o dia inteiro sem substituição, mesmo isso não sendo permitido nem recomendado pelas normas da própria empresa. Isso é um absurdo! Vamos procurar a empresa, que terá que tomar uma atitude!

JohnsonTerceirizada

A líder da Manserv no restaurante não sabe lidar com os trabalhadores. Ela se recusa a aceitar atestado médico, aplica falta e ainda tira o tira o ticket de alimentação do funcionário. O poder subiu pra cabeça. Inaceitável esse tipo de a t i t u d e . Va m o s c o b ra r d a J o h n s o n a responsabilidade disso!

Johnson

Sobrecarga

Ninguém aguenta mais o calor no DPA Consumer. A temperatura chega aos 37° graus no 2º turno. Fora isso, há defasagem de trabalhadores. As equipes estão s o b r e c a r r e g a d a s . B a s t a ! Contratação de funcionários e melhorias no ambiente de trabalho já!

Johnson

Assédio

H á u m c o n t r o l a d o r d e materiais do MAM se achando o tal. O cara assedia o pessoal do Toucador com a benção do co o rd e n a d o r. A i n d a fa z

ameaças de que qualquer um que bater de frente com ele será demitido como ocorreu com dois trabalhadores em dezembro. Te manca, pelegão! Poder de cargo nenhum faz alguém melhor. Exigimos respeito no trato com os trabalhadores!

JohnsonSobrecarga

O projeto SuperMan aplicado recentemente causou alguns problemas. Há fábrica que tem dois preparadores MAM que tem que pedir e separar material no depósito, puxar tudo para dentro de fábrica, virar máquina e puxar toda devolução para o depósito. Há preparadores de materiais trabalhando em plantas diferentes e com funções diferentes. Os que foram para o MAM estão mais sobrecarregados. Cobramos da empresa condições de trabalho para todos e fim da sobrecarga!

JohnsonAbusos

A supervisora da Higiene Oral não s e t o c a . E l a a s s e d i a , n ã o respeita serviço c o m p a t í v e l , t r a n s f e r e qualquer um de horário mesmo atrapalhando o trabalhador, não respeita ninguém, faz insinuações sobre “emprego em risco”. Olha o que o poder faz com as pessoas. Chega! Isso é assédio moral! Vamos cobrar uma posição da empresa!

JohnsonDesmandos

O supervisor do MAM é um troglodita que não para em lugar nenhum. Já correram com ele do DPA e do CCR. O cara diz que quando está de camisa preta é para “fazer a limpa”, faz piadinhas estúpidas, nas apresentações, sobre os pais de família que demitiu. O gerente da área já perdeu o controle sobre ele. Essa p o s t u r a d e u m supervisor é uma violência no local de trabalho. A Johnson tem que zelar pelo próprio CREDO da companhia e impedir esse tipo de chefia.

Johnson/Manserv

Desconsideração

Um absurdo os companheiros terceirizados da Manserv ficaram sem água por várias horas com consentimento da Johnson. Houve fa lta de energia um tempo atrás. Os

bebedouros são elétricos. Os companheiros ficaram sem água. Não aceitaremos mais este descaso com os trabalhadores terceirizados.

Basf

Truculência

O Laurindo mal chegou e já está pisando a bola. O cara quer mudar o processo de d i s c u s s ã o d e P L R , desconsiderando a eleição da c o m i s s ã o i n t e r n a . E s t a comissão foi uma conquista dos trabalhadores e nós não aceitamos a truculência de um novo gerente que acha que vai reinventar a roda para mostrar serviço. Aqui não!

ProduquímicaAmeaças

Não há EPI (equipamento de proteção individual). Os trabalhadores são expostos a produtos de risco. A técnica de segurança faz vista grossa. O líder parece um carrasco e fala que o que ele mais gosta “é de mandar gente embora”. Os companheiros terceirizados são confinados para limpar os funis, que possuem produtos de risco, sem curso nenhum. Nenhum trabalhador é obrigado a exercer trabalho que ofereça risco iminente. Vamos pra cima da empresa.

Dow QuímicaPressão

Os trabalhadores estão sendo pressionados a fazer horas extras nas suas folgas do turno de 6x2. Quem está cansado ou tem algum c o m p ro m i s s o c o m a fa m í l i a , a i n d a é questionado, recebe ameaças via e-mail e tratamento desrespeitoso. E há cobrança excessiva por produção. Já a política de promoções até agora é só promessa. É bom a empresa parar com essa pressão e contratar mais gente, já que precisa aumentar ainda mais a produção.

Page 3: Boca no Trombone 258 · 2016. 3. 7. · Boca no Trombone - Pág. 2 Monsanto Excessos Está demais a exploração sobre os funcionários terceirizados da segurança. Vetecia Abusos

Boca no Trombone - Pág. 3

| 2º CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS QUÍMICOS

O Sindicato dos Químicos abriu inscrições para o campeonato de futebol da categoria química. Os trabalhadores podem se organizar por fábrica, setor, como acharem melhor. As datas e locais dos jogos ainda serão

definidos. Na primeira edição do torneio, em 2015, o Sindicato distribuiu troféus e medalhas para o melhor jogador, maior goleador, goleiro menos vazado etc. O campeonato será realizado por cidade. O campeão de cada cidade irá para a final.

Inscreva-se pelo 3921-8177 e divirta-se com os companheiros da base!

| CAMPANHA SALARIAL DO SETOR FARMACÊUTICO

em aí a Campanha Salarial do setor Vfarmacêutico da categoria química. A data-base do setor é abr i l . Já estamos

participando de reuniões da FETQUIM (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do estado de São Paulo) para prepararmos esta luta!

| CONGRESSO

Trabalhadores resistem na luta ao avanço da terceirização!

| CRIME AMBIENTAL

A mineradora Samarco, propriedade da Vale e da australiana BHP, até agora não foi condenada pelo maior

crime ambiental da história do país. Há quase quatro meses, o acidente em Mariana (MG) deixou 17 mortos, dois desaparecidos, comunidades inteiras destruídas, lama tóxica que devastou toda a bacia do Rio Doce (uma das maiores do mundo) por mais de 600 km e continua a contaminar o oceano Atlântico em extensão ainda impossível de calcular. Impunidade absoluta.

N i n g u é m fo i p a ra a ca d e i a . Nenhuma multa paga. Nenhum plano concreto de recuperação do Rio Doce, total abandono das famíl ias. A Samarco comprova ser incapaz de garantir a estabilidade de suas barragens, incluindo outros rompimentos neste período, com todo o complexo de Mariana comprometido. A lama de rejeitos continua a vazar. Os deputados responsáveis pelo Novo Código da Mineração, que foi elaborado e financiado por mineradoras, riem da nossa cara.

Esse é o resultado da privatização da Vale, o resultado de entregar os recursos naturais para o mercado explorar a custa de vidas e destruição. Agora a empresa teve a cara de pau de pagar R$ 3 milhões por uma propaganda na TV ao invés de indenizar as vítimas e suas famílias.

Enquanto tentam posar de mocinhos e apontar a corrupção apenas do outro, PT/PMDB, PSDB e todos os partidos

da elite estão tramando o avanço da terceirização. Eles querem avançar com o p ro j e to d e 2 0 1 5 q u e l e ga l i za r i a a terceirização ampla, geral e irrestrita em todos os setores de uma empresa. Na prática, isso acabaria com a chamada “atividade-fim”. A classe trabalhadora se mobilizou em atos públicos, marchas a Brasília, abaixo-assinados, assembleias e atrasos em portas de fábricas, passeatas e conseguiu impedir a aprovação deste projeto. Agora o corrupto Eduardo Cunha, presidente da Câmara, e Renan Calheiros, outro famoso corrupto do

PMDB, querem tramitar este projeto de novo, mas nós, enquanto classe t r a b a l h a d o r a , n ã o podemos permitir.

Vamos mobilizar as bases, todas as c a t e g o r i a s d e

t r a b a l h a d o r e s organizados e derrubar mais uma vez este grave a ta q u e a o s d i re i t o s trabalhistas e mais esta tentativa de destruir a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Assembleia de discussão de calendário na Johnson

Page 4: Boca no Trombone 258 · 2016. 3. 7. · Boca no Trombone - Pág. 2 Monsanto Excessos Está demais a exploração sobre os funcionários terceirizados da segurança. Vetecia Abusos

Boca no Trombone - Pág. 4

EXPEDIENTE: Publicação do Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e RegiãoEdição/diagramação/fotos: Emerson José MTB:31.725 Site: www.quimicosjc.org.br e-mail: [email protected]

SJC: R. Cons. Rodrigues Alves, 51 CEP 12209-540 - Fone: 12-3921-8177 Jacareí: R. Floriano Peixoto, 78 Centro CEP 12308-030 - Fone: 12-3953-3277

Taubaté: R. Sebastião Gil, 319 CEP 12100.000 - Fone: 12-3632-0932. Caçapava: Rua Cel. José Guimarães, 331 Centro - Fone: 12-3655-6044

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é uma data de comemoração por tudo o que já foi conquistado pelas

trabalhadoras no mundo, mas, acima de tudo, é uma data de luta. O Dia Internacional da Mulher é celebrado em centenas de países com conferências, debates e atos públicos para discutir o papel da mulher na sociedade atual. A luta das trabalhadoras é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito, o machismo e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, jornada

excessiva de e desvantagens na trabalhocarreira profissional.

A f a c e m a i s v i o l e n t a d a discriminação e do machismo contra a mulher é comprovada por números. A violência doméstica dos maridos ou namorados é a pr inc ipa l causa do feminicídio, assassinato de mulheres em razão do gênero.

8 de março é um dia em que devemos expor para a sociedade a luta cotidiana da mulher trabalhadora contra o

capitalismo, a exploração, a retirada de direitos, a violência sexual e psicológica, a dupla jornada de trabalho, a objetificação

das mulheres por padrões estéticos e de comportamento sexual com relação aos homens.

Em defesa da mulher trabalhadora, precisamos lutar por direito ao emprego, salários dignos, salários iguais para tarefas

iguais, contra as reformas neoliberais que retiram direitos de mulheres e homens (mas tem peso maior sobre as mulheres por causa da dupla jornada com o trabalho doméstico). Por isso, é importante discutir o fim do trabalho doméstico como uma atribuição apenas da mulher! Por saúde e educação públicas de qualidade, pela d i s c u s s ã o h o n e s t a s o b r e a descriminalização do aborto e por todas as lutas que reivindiquem para trabalhadoras e trabalhadores melhor qualidade de vida.

Uma mulher governa o nosso país, mas nem por isso pararam os ataques

aos direitos da trabalhadora. Pelo contrário. É o governo da presidenta Dilma que quer aumentar a idade para a aposentadoria das mulheres sem mudar em nada a dupla jornada. Não basta ser mulher para governar o país, tem que ser

trabalhadora e não pertencer a nenhum partido burguês corrupto como é hoje o PT.

| O PRÍNCIPE TUCANO DA CORRUPÇÃO

De corrupção o PSDB entende. O partido é o segundo com o maior número de acusados de corrupção

no Congresso. Está na frente até mesmo do PT e só perde para o PMDB. E o príncipe dos tucanos, Fernando Henrique Cardoso, sempre se safou das acusações de corrupção na compra de votos para a aprovação da emenda que criou a reeleição e das privatarias fraudadas porque tucanou os órgãos de f iscal ização só indicando apadrinhados para esses cargos.

A ex-amante dele jogou a corrupção no ventilador e denunciou que foi obrigada por FHC a fazer dois abortos e mandada para fora do país quando não aceitou realizar o terceiro. Denuncia ainda que recebia a pensão de um filho do ex-presidente por meio de uma empresa de fachada e paga por lobistas (empresas corruptas). Cai por terra a falsa oposição de direita do PSDB ao PT, é o sujo falando do mal lavado. Por isso, chamamos os trabalhadores a não confiar em nenhum dos partidos que aplicam o plano de ajuste contra a população

trabalhadora. PT/PSDB/PMDB é o triunvirato que tem comandado o país a serviço dos poderosos e corruptos. Leia mais sobre o assunto na nossa página no Facebook: facebook/quimicosjc.

| CORRUPTOS, PT, PSDB, PMDB ESTÃO UNIDOS CONTRA OS TRABALHADORES

Esse clima de oba oba que tomou conta das discussões política entre os apoiadores do governo e a oposição de direita não interessa ao povo honesto e trabalhador que sustenta este país

e garante o lucro do capital. Enquanto parte do povo defende e outra parte pede impeachment da presidente Dilma, todos eles estão unidos nos ataques aos direitos dos trabalhadores.

A redução de direitos trabalhistas, da Previdência, o ataque às pensionistas do INSS, aos trabalhadores recém demitidos e os terríveis

a j u s t e s f i s c a i s fo ra m aprovados por todos os partidos burgueses do Congresso. Só o PSOL votou contra essa exploração.

Nem PT, nem PSDB e muito menos partidos que transitam entre um e o u t r o , c o n f o r m e o oportunismo da situação, interessam ao povo trabalhador. Apesar de fazerem oposição entre si para ver quem controlará a chave do cofre, todos os partidos da elite financeira estão juntos no ataque aos direitos dos trabalhadores.