biologia questÃo 1download.uol.com.br/vestibular/provas/2004/ufrrj2_d1_bio.pdf · ou calor intenso...

4
Concurso de seleção 2004-2 Biologia Comissão Permanente do Concurso de Vestibular UFRuralRJ 1 BIOLOGIA QUESTÃO 1 Leia a informação abaixo sobre o DDT e responda à questão 1. Apesar da guerra intensa e sem fronteiras que mobiliza uma imensa quantidade de recursos humanos, tais como, tecnológicos e financeiros, a civilização polui o ambiente, compromete sua saúde e a de gerações seguintes; entretanto, ainda não conseguiu exterminar nenhuma espécie de inseto. A doença parasitária que mais matou pessoas no mundo foi a malária, transmitida pelo inseto fêmea do mosquito-prego (Anopheles), contra o qual o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) foi empregado por muito tempo. Ele também foi empregado no combate a pragas comuns, na agricultura, responsáveis por perdas enormes na produção de alimento em todo o mundo. No entanto, foram detectados vários problemas desencadeados pelo uso indiscriminado desse produto. Se o DDT for pulverizado num campo que contenha a cadeia alimentar: “capim coelho cobra”, o nível trófico que vai apresentar maior concentração do inseticida é o (a) produtor. (b) consumidor secundário. (c) consumidor terciário. (d) consumidor primário. (e) decompositor. QUESTÃO 2 Observe as figuras abaixo e responda à questão 2. LINHARES S. & GEWANDSZNADJER F. Biologia Hoje. Vol. 2, 7. ed. Os Seres vivos. São Paulo: Ática, 1998. p. 150 e 160. Um aluno foi incumbido de especificar qual dos animais acima (1 ou 2) é mais evoluído. Após uma análise cuidadosa, ele concluiu que o animal (a) 1 é mais evoluído, porque possui o sistema digestório completo. (b) 2 é mais evoluído, porque tem a circulação aberta ou lacunar. (c) 1 é mais evoluído, porque apresenta simetria bilateral. (d) 2 é mais evoluído, porque apresenta celoma. (e) 1 é mais evoluído, porque possui circulação fechada. Animal 1 Animal 2

Upload: others

Post on 28-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Concurso de seleção 2004-2 Biologia

Comissão Permanente do Concurso de Vestibular UFRuralRJ

1

BIOLOGIA QUESTÃO 1 Leia a informação abaixo sobre o DDT e responda à questão 1.

Apesar da guerra intensa e sem fronteiras que mobiliza uma imensa quantidade de recursos humanos, tais como, tecnológicos e financeiros, a civilização polui o ambiente, compromete sua saúde e a de gerações seguintes; entretanto, ainda não conseguiu exterminar nenhuma espécie de inseto.

A doença parasitária que mais matou pessoas no mundo foi a malária, transmitida pelo inseto fêmea do mosquito-prego (Anopheles), contra o qual o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) foi empregado por muito tempo. Ele também foi empregado no combate a pragas comuns, na agricultura, responsáveis por perdas enormes na produção de alimento em todo o mundo. No entanto, foram detectados vários problemas desencadeados pelo uso indiscriminado desse produto. Se o DDT for pulverizado num campo que contenha a cadeia alimentar: “capim → coelho → cobra”, o nível trófico que vai apresentar maior concentração do inseticida é o (a) produtor. (b) consumidor secundário. (c) consumidor terciário. (d) consumidor primário. (e) decompositor. QUESTÃO 2 Observe as figuras abaixo e responda à questão 2.

LINHARES S. & GEWANDSZNADJER F. Biologia Hoje. Vol. 2, 7. ed. Os Seres vivos. São Paulo: Ática, 1998. p. 150 e 160.

Um aluno foi incumbido de especificar qual dos animais acima (1 ou 2) é mais evoluído. Após uma análise

cuidadosa, ele concluiu que o animal

(a) 1 é mais evoluído, porque possui o sistema digestório completo. (b) 2 é mais evoluído, porque tem a circulação aberta ou lacunar. (c) 1 é mais evoluído, porque apresenta simetria bilateral. (d) 2 é mais evoluído, porque apresenta celoma. (e) 1 é mais evoluído, porque possui circulação fechada.

Animal 1 Animal 2

Concurso de seleção 2004-2 Biologia

Comissão Permanente do Concurso de Vestibular UFRuralRJ

2

QUESTÃO 3 Os vegetais apresentam adaptações gerais e algumas adaptações específicas. Caules subterrâneos, por

exemplo, podem armazenar substâncias nutritivas e permanecer vivos em situações adversas, assim como, no frio ou calor intenso de certas épocas do ano, que provocam a morte das partes da planta acima do solo. São exemplos de caules subterrâneos: (a) colmo, bulbo e estipe. (b) tubérculo, rizoma e bulbo. (c) rizoma, haste e tronco. (d) colmo, tubérculo e estipe. (e) bulbo, colmo e tubérculo. QUESTÃO 4 Leia o texto abaixo, observando o desenho, para responder à questão 4.

Uma importante etapa na vida de um parasito é sua transferência para outro hospedeiro, onde continua seu desenvolvimento e pode reproduzir-se.

O desenho abaixo ilustra algumas maneiras como os parasitos podem ser transferidos de um hospedeiro para outro.

Adap. BRITO, E. A. & FAVARETTO J. A. Biologia. Uma abordagem evolutiva e ecológica. São Paulo: Moderna, 1997. Vol. 2. 1. ed, p. 599.

Segundo o desenho acima, a forma de associação entre a infecção no hospedeiro e a correspondência com o parasito é:

(a) infecção ativa pela pele / Ascaris lumbricoides. (b) inoculação do parasito pelo vetor / Schistosoma mansoni. (c) ingestão de cistos / Trypanosoma cruzi. (d) ingestão de larvas na carne mal cozida / Taenia solium. (e) inoculação do parasito pelo vetor / Entamoeba histolytica.

Concurso de seleção 2004-2 Biologia

Comissão Permanente do Concurso de Vestibular UFRuralRJ

3

QUESTÃO 5 São comuns na natureza alguns rituais de acasalamento em que os machos se exibem e as fêmeas

escolhem seus preferidos. Os machos mais adornados, que as fêmeas, em geral, escolhem, deixam mais filhos e estes, herdando os adornos do pai, serão os próximos a serem escolhidos. Na situação descrita, o fator evolutivo que está ocorrendo é a (a) deriva genética. (b) migração. (c) endogamia. (d) seleção natural. (e) mutação. QUESTÃO 6

Um indivíduo com sério problema renal apresenta inchaços pelo corpo. Uma possível explicação para o fato é que o indivíduo (a) está perdendo proteínas pela urina, entre elas a albumina. (b) passa a urinar mais e retém muita água nos tecidos. (c) está retendo muitos sais no corpo e tornando o sangue hipertônico. (d) está perdendo muitos sais pela urina, tornando os tecidos hipotônicos. (e) está perdendo sais e retendo proteínas no sangue. QUESTÃO 7

O uso de comprimido com grande quantidade de estrogênios ou esteróides sintéticos, até 72 horas após ter ocorrido uma relação sexual, sem proteção, perturba o equilíbrio normal entre estrogênio e progesterona, que é necessário à preparação do endométrio para que a gestação seja mantida, caso tenha havido a concepção. Assim, a chamada “pílula do dia seguinte” impede que haja (a) a nidação, porque ela ocorre no período em que a concentração de progesterona é mais elevada. (b) a formação dos anexos embrionários, como por exemplo, a placenta. (c) a nidação, porque ela ocorre logo após o ato sexual. (d) a anfimixia, porque ela ocorre no período em que é menor a concentração de estrogênio. (e) a produção do vitelo ou deutoplasma, que “atrapalha” a segmentação do ovo. QUESTÃO 8 Leia a informação abaixo, observando a figura, para responder à questão 8.

Para se determinar o grupo sangüíneo de uma mulher, pingaram-se os soros anti-Rh, anti-A e anti-B, nessa ordem, da esquerda para a direita, numa lâmina com três gotas de seu sangue.

A reação entre os soros e o sangue, que estão representados na lâmina acima, indica que

(a) se essa mulher se casar com um homem Rh+, poderá ter filhos com eritroblastose fetal. (b) essa mulher provavelmente possui anticorpos anti-Rh e anti-A na circulação. (c) as hemácias dessa mulher possuem os aglutinogênios A e B em suas membranas plasmáticas. (d) se uma pessoa AB receber o sangue dessa mulher, produzirá anticorpos anti-A. (e) essa mulher pode receber o sangue O e B numa transfusão.

Aglutinação Ausência de aglutinação

Concurso de seleção 2004-2 Biologia

Comissão Permanente do Concurso de Vestibular UFRuralRJ

4

QUESTÃO 9 Sempre nos períodos mais frios do ano surgem focos de meningite. As crianças em escolas e creches

constituem-se alvos mais freqüentes e são responsáveis pela transmissão do agente etiológico Neisseria meningitidis para os demais membros da família. Sendo assim, é correto afirmar que (a) os parasitos são transportados no organismo pelas hemácias. (b) os parasitos se instalam nas células da glia. (c) a transmissão se dá de forma direta por inalação de ar contaminado. (d) o agente etiológico da meningite é um protozoário. (e) a transmissão também pode ocorrer por mosquitos. QUESTÃO 10

ANULADA