biologia - arquivo.ifrs.edu.br · lÍngua portuguesa leia o texto abaixo e responda às questões...

10
76

Upload: volien

Post on 30-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

76

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas 1 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50

Viajar para dentro

Os brasileiros estão viajando mais. Pouco importa o destino: a verdade é que os pacotes turísticos e as passagens mais baratas estão tirando as pessoas de casa. Muita gente lucra com isso, como os donos de hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis e comércio em geral. Alguém perde? Talvez os psicanalistas. Poucas coisas são tão terapêuticas como sair do casulo. Enquanto os ônibus, trens e aviões continuarem lotados, os divãs correm o risco de ficar às moscas.

Viajar não é sinônimo de férias, somente. Não basta encher o carro com guarda-sol, cadeirinhas, isopores e travesseiros e rumar em direção a uma praia suja e superlotada. Isso não é viajar, é veranear. Viajar é outra coisa. Viajar é transportar-se sem muita bagagem para melhor receber o que as andanças têm a oferecer. Viajar é despir-se de si mesmo, dos hábitos cotidianos, das reações previsíveis, da rotina imutável, e renascer virgem e curioso, aberto ao que lhe vai ser ensinado. Viajar é tornar-se um desconhecido e aproveitar as vantagens do anonimato. Viajar é olhar para dentro e desmascarar-se.

Pode acontecer em Paris ou em Trancoso, em Tóquio ou em Rio Pardo. São férias, sim, mas não só do trabalho: são férias de você. Um museu, um mergulho, um rosto novo, um sabor diferente, uma caminhada solitária, tudo vira escola. Desacompanhado, ou com um amigo, uma namorada, aprende-se a valorizar a solidão. Em excursão, não. Turmas se protegem, não desfazem vínculos, e viajar requer liberdade para arriscar. Viajando, você come bacon no café da manhã, passeia na chuva, vai ao super de bicicleta, faz confidências a quem nunca viu antes. Viajando, você dorme na grama, usa banheiro público, anda em lombo de burro, costura os próprios botões. Viajando, você erra na pronúncia, usa colar de conchas, troca horários, dirige do lado direito do carro. Viajando, você é reinventado.

É impactante ver a Torre Eiffel de pertinho, os prédios de Manhattan, o lago

55 60 65

Como, o Pelourinho. Mas ver não é só o que interessa numa viagem. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros e independentes, e essa é a chave para aniquilar tabus. A maioria de nossos medos são herdados. Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e conhecimento. Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm endereço, partido político ou classe social. São aventureiros em tempo integral.

Viaja-se mais no Brasil, dizem as reportagens. Espero que sim. Mas que cada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. Adaptado de : MEDEIROS, Martha. Viajar para dentro, in Trem-Bala, L&PM Pocket, 2011

1. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

A) Uma viagem, que oportunize boas experiências e crescimento ao indivíduo, tem benefícios equivalentes ao aprendizado adquirido nos bancos escolares.

B) Considerados estatisticamente, os exemplos oferecidos pela autora levam a concluir que ela vê mais oportunidades de aproveitamento e fruição em viagens para o estrangeiro do que em viagens dentro do território nacional.

C) Para alcançarem-se os efeitos benéficos que uma viagem pode oferecer ao indivíduo, é preferível que ele viaje anônimo, possibilitando, assim, uma completa sensação de liberdade.

D) As pessoas que têm o hábito de viajar são mais despojadas e corajosas, tornando-se isentas de medos e preconceitos.

E) Viajar equipara as pessoas, na medida em que elas abandonam, de certa forma, suas peculiaridades originais.

___________________________________________

2. Assinale a passagem que melhor refere o tema do texto.

A) Os brasileiros estão viajando mais. (l. 01)

B) Poucas coisas são tão terapêuticas quanto sair do casulo. (l. 08-10)

C) São férias, sim, mas não só do trabalho. (l. 30-31)

D) Mas ver não é só o que interessa numa viagem. (l. 51-52)

E) O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. (l. 67-68)

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

3

3. Considere as afirmativas abaixo, com relação ao texto. I. Desmascarar-se (l.28) significa “abandonar as suas hipocrisias”.

II. Uma boa viagem equivale a uma psicoterapia, já que seus efeitos são os mesmos.

III. Tramandaí ou Capão da Canoa, por exemplo, poderiam ser destinos para a viagem recomendada pela autora.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

4. Considere as propostas de deslocamento da palavra “somente” na frase Viajar não é sinônimo de férias, somente. (l. 14). I. Para antes de Viajar.

II. Para entre Viajar e não.

III. Para entre é e sinônimo.

Quais podem manter o significado da frase original?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

5. Considere a passagem Em excursão, não. Turmas se protegem (l. 37). Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula, quatro das palavras ou expressões abaixo poderiam ser inseridas logo após essa vírgula, mantendo o significado original da passagem, EXCETO uma. Assinale-a. A) conquanto

B) visto que

C) já que

D) porquanto

E) uma vez que

______________________________________________

6. Considere as propostas de substituição, no texto, para a passagem ao que lhe vai ser ensinado. (l. 24-25). I. a influência nova qualquer.

II. a quase totalidade de eventos do mundo. III. a toda a gama de conhecimentos. Quais devem ter acrescentado o acento grave, indicativo da ocorrência de crase, sobre a palavra sublinhada? A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

7. Considere as afirmações abaixo, em relação à pontuação do texto. I. O motivo de emprego das vírgulas que estão antes e depois de restaurantes (l. 06) é o mesmo das que estão antes e depois de do inesperado (l. 66). II. A vírgula após lotados (l. 11) justifica-se pelo mesmo motivo da que está após viajando (l. 39).

III. O motivo de emprego da vírgula que está após vínculos (l.38) é o mesmo da que está após independentes (l. 54). Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. ______________________________________________

8. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Mantém aceso o ideal sempre lutamos e próximos os parceiros, sonhos tanto convivemos e eu. A) com o qual de quem nos você B) para o qual em cujos os você C) pelo qual com cujos você D) por que com cujos tu E) com que em cujos os tu ______________________________________________

9. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Discussões houve, é verdade; todavia, hoje reina o consenso. II. Entre eu e tu, não há mais dívidas: estou quite contigo.

III. Senhores jornalistas, a secretária do deputado solicitou às policiais que entregassem elas mesmas o documento a Vossa Excelência. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III. ______________________________________________

10. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Bastantes motivos já devia haver para que interpuséssemos uma medida de segurança. II. Era talvez meio-dia e meia quando o jurista expôs sua opinião acerca do processo.

III. Vimos, por este meio, requerer a Vossa Senhoria que assessore seus funcionários em tarefa tão árdua. Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

4

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Considere as afirmativas abaixo. I. A luminância é o fluxo luminoso incidente em certa área, localizada a determinada distância da fonte de luz.

II. A unidade de fluxo luminoso é lúmen.

III. A intensidade luminosa é a razão entre o fluxo luminoso emitido e a energia consumida pela fonte de luz artificial.

IV. O fluxo luminoso corresponde à potência de radiação total emitida por uma fonte de luz.

V. A temperatura de cor de uma fonte de luz artificial refere-se à temperatura máxima alcançada pelo bulbo da mesma.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas

corretas.

A) Apenas I e IV.

B) Apenas II e IV.

C) Apenas IV e V.

D) I, II e III.

E) I, III e V.

______________________________________________

12. Analise as sentenças. I. O relé de impulso é um dispositivo que substitui com vantagem os tradicionais interruptores, quando é necessário comandar (ligar ou desligar) cargas de vários pontos diferentes.

II. Os relés de impulso, quanto às características construtivas e de acionamento, são apenas eletrônicos.

III. O relé de impulso, quando inserido a um circuito, tem as características de mudar de posição ou estado – aberto/fechado; fechado/aberto- com apenas um pulso de tensão em seus terminais.

IV. Came é uma peça mecanicamente trabalhada para receber uma programação, disponibilizando várias alternativas para aplicação com diferentes sequências.

V. Todos os relés de impulso são bipolares.

São verdadeiras as afirmativas:

A) I, II e V.

B) I, III e V.

C) I, III e IV.

D) II, III e IV.

E) II, IV e V.

13. Qual o comprimento máximo de trecho de eletroduto em linha reta, permitido pela NBR 5410/2004? A) 10 m de comprimento para linhas internas às edificações e 25 m para as linhas em áreas externas às edificações.

B) 20 m de comprimento para linhas internas às edificações e 30 m para as linhas em áreas externas às edificações.

C) 15 m de comprimento para linhas internas às edificações e 30 m para as linhas em áreas externas às edificações.

D) 15 m de comprimento para linhas internas às edificações e 25 m para as linhas em áreas externas às edificações.

E) 10 m de comprimento para linhas internas às edificações e 20 m para as linhas em áreas externas às edificações.

______________________________________________

14. Analise as afirmações. I. O condutor neutro pode ser comum a mais de um circuito.

II. Os cabos multipolares podem conter os condutores de diferentes circuitos.

III. Para o dimensionamento de um eletroduto, ocupado por 3 condutores elétricos, a taxa de ocupação máxima das áreas das seções transversais dos condutores deve ser de 40% da área útil da seção transversal do eletroduto.

IV. É vedado o uso, como eletroduto, de produtos que não sejam expressamente apresentados e comercializados como tal. A proibição inclui, por exemplo, produtos caracterizados por seus fabricantes como “mangueiras”.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas

corretas.

A) Apenas II e IV.

B) Apenas III e IV.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e III.

E) I, III e IV.

______________________________________________

15. A cozinha de uma residência tem comprimento e largura iguais a 4 m. Qual é a potência mínima exigida pela NBR5410/2004 para as tomadas de força deste cômodo? A) 2000 VA.

B) 2400 VA.

C) 2600 VA.

D) 1800 VA.

E) 2800 VA.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

5

16. Qual a iluminância média deve possuir uma sala de leitura de uma biblioteca, para qual a NBR 5413/1992 define os níveis 300-500-750 lux, sabendo que a idade das pessoas que a frequentam o ambiente é de 50 anos e o fundo de tarefa é claro? Utilize a tabela a seguir. Tabela: Fatores determinantes para iluminância

adequada. Características da tarefa e do observador

Peso

-1 0 +1

Idade Inferior a 40 anos

40 a 55 anos Superior a 55 anos

Velocidade e precisão

Sem importância

Importante Crítica

Refletância do fundo de tarefa

Superior a 70% 30 a 70% Inferior a 30%

Fonte: NBR5413/1992.

A) 500 lux.

B) 300 lux.

C) 750 lux.

D) 400 lux.

E) 625 lux. ______________________________________________

17. O uso de dispositivos diferencial residual (DR), em instalações prediais, não é exigido em: A) circuitos de tomadas em áreas externas. B) circuitos de pontos de utilização situados em locais com banheira ou chuveiro. C) circuitos de tomadas em áreas internas usadas para alimentar equipamentos no exterior. D) circuitos de tomadas situados em dependências internas molhadas ou sujeitas a lavagens. E) circuitos de tomadas em áreas internas usadas para alimentar equipamento no interior das mesmas. ______________________________________________ 18. Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinala aquela que descreve corretamente o funcionamento de um relé temporizado com retardo na desenergização (ao repouso – OFF-delay). A) Energizando-se o elemento de comando (bobina), os contatos levam um tempo predeterminado para mudar de posição. Ao desligar, instantaneamente os contatos assumem a posição normal. B) Energizando-se o elemento de comando (bobina), os contatos instantaneamente mudam de posição. Quando desenergizada, seus contatos demoram um tempo pré-ajustado para retornar à posição normal. C) Desenergizando-se a bobina, os contatos demoram um tempo pré-ajustado para mudar de posição e somente retornam à posição normal quando houver a energização da bobina. D) Desenergizando-se a bobina, os contatos instantaneamente mudam de posição. Quando energizada, seus contatos demoram um tempo pré-ajustado para retornar à posição normal. E) Quando energizado, mantém-se abrindo e fechando seus contatos nos tempos ajustados ininterruptamente até que seja desligado.

19. Corrente de ruptura de um fusível é: A) Valor da corrente que o fusível deve suportar continuamente sem interromper o circuito. B) Valor especificado de corrente que provoca a atuação do dispositivo de proteção dentro de um tempo determinado (tempo convencional). C) Valor mínimo da corrente para que o fusível entre em funcionamento. D) Valor da corrente nominal do equipamento. E) Valor máximo de corrente que o fusível consegue interromper, sem a sustentação do arco. ______________________________________________

20. Dentre as alternativas apresentas abaixo, assinala aquela que indica, nesta ordem, o número de contator(es), de relé(s) térmico(s) de sobrecarga e de relé(s) temporizado(s) com retardo na energização, necessários e suficientes para atender a montagem de uma chave magnética de partida indireta estrela – triângulo com reversão de sentido de giro, para o comando de um motor assíncrono trifásico. A) Três, um e dois. B) Cinco , um e um. C) Quatro, dois e um. D) Quatro, um e um. E) Quatro, um e zero. ______________________________________________

21. Um circuito elétrico terminal de 220 V alimenta um equipamento monofásico de potência 3300 VA e fator de potência de 0,7. São utilizados condutores de cobre com isolação de PVC, instalados de forma não agrupada em um eletroduto embutido em alvenaria, à temperatura de 30⁰C. Utilizando a tabela de capacidade de corrente a seguir e respeitando a NBR 5410/2004, é correto usar a secção nominal dos condutores de: Tabela: Capacidade de condução de corrente de condutores de cobre e isolação PVC a 30 ºC.

Fonte: Adaptado da NBR 5410/2004. A) 1,0 mm2.

B) 1,5 mm2.

C) 4,0 mm2.

D) 2,5 mm2.

E) 6,0 mm2.

Secção nominal (mm2) Corrente (A)

1,0 14

1,5 17,5

2,5 24

4,0 32

6,0 41

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

6

22. Analise as afirmativas abaixo. I. As sondas térmicas protegem os motores diretamente contra elevações de temperaturas acima das especificações dos mesmos.

II. No dimensionamento de fusíveis retardado, recomenda-se que seja considerado uma corrente (IF), no mínimo 20% superior à corrente nominal (IN) do motor que irá proteger. Este critério permite preservar o fusível do “envelhecimento” prematuro.

III. Os fusíveis do tipo NH (alta capacidade, baixa tensão), recomendados para uso industrial, são fabricados para correntes normalizadas de 4 a 63 A.

Estão corretas a(s) afirmativa(s):

A) Apenas I.

B) Apenas I e III.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas a II.

______________________________________________

23. É correto afirmar que: I. contator é a chave de operação não manual, eletromagnética, que tem uma única posição de repouso e é capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, inclusive sobrecargas no funcionamento. II. o contator com categoria de emprego AC - 2 destina-se a aplicação em manobras leves; carga ôhmica ou pouco indutiva (aquecedores, lâmpadas incandescentes e fluorescentes compensadas).

III. o contator com categoria de emprego AC - 4 destina-se a aplicação em manobras pesadas; acionamento de motores com plena carga; reversão a plena carga e paradas por contra-corrente (pontes rolantes e tornos).

IV. segundo a IEC 60947-4, a identificação dos contatos auxiliares de um contator deve ser realizada através de dois números, onde a unidade representa a sequência de numeração e a dezena representa a função do contato. Estão corretas a(s) afirmativa(s):

A) Apenas III.

B) Apenas I, III e IV.

C) Apenas I e II.

D) Apenas II e IV.

E) Apenas I e III.

______________________________________________

24. Marque a alternativa que não apresenta as características de uma rede de distribuição primária. A) É a rede que sai da subestação abaixadora, cujo

valores de tensões podem ser 69 kV, 34,5 kV e 13,8 kV.

B) É a rede que atende os consumidores de grande

porte.

C) É composta por 4 fios.

D) É a rede que alimenta o transformador de

distribuição.

E) É composta por 3 fios.

25. Quais componentes elétricos são necessários para a instalação elétrica predial de um sistema de iluminação comandado por quatro pontos distintos? A) Um interruptor do tipo four-way e três do tipo three-

way.

B) Dois interruptores do tipo four-way e dois do tipo

three-way.

C) Dois interruptores simples e dois interruptores do

tipo three-way.

D) Quatro interruptores do tipo three-way.

E) Um interruptor simples, dois do tipo three-way e um

do tipo four-way.

______________________________________________

26. Os motores elétricos, durante a partida, solicitam da rede de alimentação uma corrente muito maior do que sua corrente nominal. Nestas condições, sobre os sistemas de partida de motores elétricos é correto afirmar que: I. Para a utilização do sistema de partida direta é necessário que os sistemas de acionamento (dispositivos e condutores) sejam superdimensionados devido à elevada corrente solicitada no momento da partida.

II. A chave de partida estrela-triângulo é utilizada quase que exclusivamente para partidas de máquinas a vazio, isto é, sem carga. Uma vez que o conjugado de partida é proporcional ao quadrado da tensão de alimentação, obtendo-se um conjugado em torno de 20 a 50% do conjugado nominal.

III. A utilização da chave de partida compensadora permite que a corrente, ao longo de todo o processo de partida do motor, fique reduzida em função da aplicação de uma tensão menor do que a nominal nos terminais do motor em processo de partida. A corrente de partida tem redução de 33% em relação à partida direta.

IV. A utilização das chaves de partida eletrônicas soft-starters é restrita à partida de motores de indução, assegurando a aceleração e desaceleração progressivas, permitindo uma adaptação da velocidade às condições de operação.

A) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

B) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

C) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

D) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

E) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

7

27. Um transformador trifásico de 13,8 k//660V, com seu primário ligado em triângulo, possui uma corrente de bobina primária de 5,32 A. A carga ligada no secundário (ligação delta) deste equipamento é composta de vários

motores de 35 CV ( = 90% e cos = 80%) e um segundo transformador de 50 kVA – 660//380/220 V – 60 Hz. Este transformador alimenta 20 lâmpadas de 100 W, 220 V e

cos = 80%. Os valores das razões de espiras do primeiro e do segundo transformador, respectivamente, são: A) 20,9 e 3,0

B) 20,9 e 1,7

C) 20,9 e 5,2

D) 36,3 e 1,7

E) 36,3 e 3,0

______________________________________________

28. O funcionamento dos transformadores baseia-se nos fundamentos do eletromagnetismo, especialmente os estudados por Faraday e Lenz. Para que esse grupo de máquinas elétricas funcione é necessário: A) Aplicar tensão contínua ou alternada no primário para produzir fluxo magnético no núcleo e, através da indução magnética, gerar tensão induzida no secundário. B) Aplicar tensão contínua no primário para produzir fluxo magnético contínuo no núcleo e, através da indução magnética, gerar tensão induzida contínua no secundário. C) Aplicar tensão alternada no primário para produzir fluxo magnético variável no núcleo e, através da indução magnética, gerar tensão induzida alternada no secundário. D) Aplicar tensão contínua ou alternada no secundário para produzir fluxo magnético variável no núcleo e, através da indução magnética, gerar tensão induzida no primário. E) Aplicar tensão alternada no secundário para produzir fluxo magnético variável no núcleo e, através da indução magnética, gerar tensão induzida alternada no primário. ______________________________________________

29. É incorreto afirmar sobre os transformadores que: A) Para determinar o valor das perdas no ferro deve-se realizar o ensaio de curto-circuito. As perdas no cobre, por sua vez, são determinadas pelo ensaio em vazio.

B) A tensão induzida é sempre proporcional ao número de espiras da bobina e de acordo com a indução magnética que a provocou.

C) Para associar dois transformadores trifásicos em paralelo, estes devem ter a mesma impedância percentual e a mesma defasagem angular.

D) Para minimizar os efeitos das correntes parasitas, o núcleo magnético do transformador é produzido com chapas de ferro magnético isoladas eletricamente entre si.

E) O golpe indutivo é o método mais simples e rápido de polarizar um transformador e é aplicado separadamente em cada um dos três enrolamentos que formam o transformador trifásico.

30. Assinale a alternativa incorreta sobre os motores elétricos: A) Os motores elétricos de corrente alternada trifásicos podem ser assíncronos ou síncronos. Os últimos funcionam através da aplicação de uma tensão alternada nos terminais do estator, excitando o campo rotórico por meio de uma fonte de corrente contínua.

B) Os motores do tipo universal são constituídos de uma bobina de campo em série com a bobina da armadura, e de uma bobina de compensação que pode estar ligada em série ou em paralelo com a bobina de campo, cuja compensação é denominada respectivamente de condutiva ou indutiva.

C) As classes de isolamento empregadas em máquinas elétricas são classe A, E, B, F e H, com a temperatura suportada pelo material isolante em regime contínuo variando de 105°C para a classe A até 180°C para a classe H.

D) Os motores de corrente contínua em derivação são aqueles em que o campo é constituído de duas bobinas, sendo uma ligada em série e outra em paralelo com o induzido.

E) O regime de funcionamento intermitente periódico com partidas (S4) de um motor elétrico é caracterizado por uma sequência de ciclos semelhantes, em que cada ciclo consiste em um intervalo de partida longo, capaz de elevar a temperatura do motor, um período de ciclo à carga constante e um período em repouso.

______________________________________________

31. É correto afirmar sobre os motores de indução trifásicos que: I. O estator de um motor de indução trifásico é formado pela carcaça, núcleo de chapas e por três enrolamentos em que as tensões estão defasadas de 120° elétricos. O estator é o único elemento do motor ligado à linha de alimentação. II. O rotor em nenhuma hipótese atinge a velocidade do campo rotativo, pois, do contrário, não haveria geração de correntes induzidas, eliminando-se o fenômeno magnético rotórico responsável pelo trabalho mecânico do rotor.

III. O rotor em gaiola é constituído de um conjunto de barras não isoladas e interligadas através de anéis condutores curto-circuitados.

IV. Adicionando-se carga mecânica ao eixo, o rotor diminui a sua velocidade e, consequentemente, o valor do escorregamento. A) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas. B) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas. C) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. D) Apenas as alternativas III e IV estão corretas. E) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

8

32. Assinalar a alternativa correta: I. Os motores monofásicos de indução são providos de um segundo enrolamento colocado no estator e defasado de 90° elétricos do enrolamento principal, e que tem a finalidade de tornar rotativo o campo estatórico, permitindo sua partida.

II. O gerador de corrente contínua (CC), como o motor CC, possui três componentes principais: enrolamento de estator, armadura e comutador. No gerador CC, o enrolamento do estator é alimentado com tensão CC para produzir campo magnético fixo.

III. O princípio de funcionamento dos motores elétricos de indução e dos transformadores é semelhante. O comportamento do motor relativo ao rotor é comparado ao secundário de um transformador.

IV. No autotransformador existe apenas um enrolamento que serve como primário e secundário ao mesmo tempo. Apesar da economia, por não possuir dois enrolamentos distintos, esse equipamento tem a desvantagem de não possuir tensão de saída ajustável (não possuir taps).

A) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

B) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

C) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

D) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

E) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

______________________________________________

33. Um transistor pode apresentar vários tipos de defeitos. Como ele contém dois diodos, excedendo qualquer uma das tensões de ruptura, corrente máxima ou potência nominal, pode-se danificar um ou ambos os diodos. Considerando que o transistor de um circuito esteja com defeito, ao testar este componente com um voltímetro é correto afirmar que: I. Se o resistor do emissor estiver em curto, à tensão no diodo emissor será elevada. Esse alto valor de tensão danificará o transistor, produzindo provavelmente uma abertura entre o coletor e o emissor.

II. Se o resistor do emissor estiver aberto não haverá corrente no emissor. Além disso, a corrente no coletor será zero e a tensão no coletor será igual a da fonte.

III. Se a tensão da base for nula, a tensão do emissor também será nula e a do coletor não sofrerá alteração.

IV. Quando não existe alimentação da fonte, a tensão no coletor é zero, pois não há tensão de alimentação no coletor.

A) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

B) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

C) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

D) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

E) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

34. Existem diferentes formas para descrever os amplificadores. Pode-se descrevê-los por sua classe de operação, por sua faixa de frequência ou até mesmo por sua aplicação específica. Sobre os amplificadores é incorreto afirmar que: A) No amplificador de operação classe B a corrente no coletor do transistor circula por metade do ciclo CA (180°). Apenas o semiciclo positivo da tensão CA na base pode produzir uma corrente no coletor. Os amplificadores nessa classe de operação podem utilizar configurações Darlington e diodos de polarização.

B) No amplificador de operação classe A o transistor funciona na região ativa o tempo todo. Isso implica que a corrente no coletor circule pelos 360° do ciclo CA. Nessa classe de operação o amplificador apresenta potência elevada podendo ser utilizado em circuitos que necessitem de valores de eficiência superiores a 80%.

C) No amplificador de operação classe C a corrente no coletor do transistor circula por menos que 180° do ciclo CA, ou seja, apenas parte do semiciclo positivo da tensão CA na base produz corrente no coletor. Isso resulta em breves pulsos de corrente no coletor.

D) No amplificador de operação classe B, utiliza-se um arranjo simétrico (push-pull) para evitar a distorção resultante da utilização de metade do semiciclo. Com a operação em classe C, é necessário um circuito ressonante para carga.

E) Os amplificadores de áudio são equipamentos que operam na faixa de 20 Hz a 20 kHz. Por outro lado, os amplificadores de radiofrequência (RF) são aqueles que amplificam frequências acima de 20 kHz. Os amplificadores de operação classe C podem ser utilizados como amplificadores de potência RF ou em estágios finais em circuitos de comunicação.

______________________________________________

35. A equação que determina a impedância de um circuito RLC paralelo, que possui sua reatância com predominância indutiva, é

A)

221111

LC XXRZ

B)

221111

LC XXRZ

C)

2221111

LC XXRZ

D) 22

CL XXRZ

E) 22

CL XXRZ

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

9

36. O CLP (controlador lógico programável) é um dispositivo físico, eletrônico, que possui memória interna programável capaz de armazenar sequências de instruções lógicas binárias, além de outros comandos. Com relação aos CLPs utilizados nos sistema de automação industrial é correto afirmar que: I. O princípio de funcionamento do CLP consiste na execução de um programa desenvolvido pelo fabricante, que realiza sistematicamente ações de leitura das variáveis de entrada, em conjunto com a execução de um programa armazenado e desenvolvido pelo usuário, destinado ao controle e monitoramento de tarefas específicas, intervindo ou não nas variáveis de saída.

II. Um CLP possui dispositivo para conectar-se com outros equipamentos externos, o que permite o recebimento e/ou envio de variáveis de entrada ou de saída. As variáveis de entrada são sinais externos recebidos pelo CLP. As variáveis de saída são os dispositivos que cada ponto do CLP controla.

III. Os principais sistemas de supervisão industriais permitem o desenvolvimento de programas de lógica e de controle discreto para controlar a entrada e a saída de um CLP diretamente, no próprio supervisor.

IV. Os CLPs industriais possuem uma arquitetura básica constituída, entre outros itens, pelos circuitos de entrada e saída. Estes circuitos são responsáveis por proporcionar conexão mecânica e elétrica entre a unidade central de processamento, os módulos de entrada e/ou saída e a fonte de alimentação.

A) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

B) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

C) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

D) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

E) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

______________________________________________

37. Com relação às linguagens de programação é correto afirmar que: I. As linguagens mais utilizadas na programação de controladores lógicos programáveis (CLPs) podem ser representadas sob a forma de diagramas de contato (Ladder), diagramas de blocos funcionais e lista de instruções.

II. Na linguagem Ladder, cada contato pode assumir dois estados, fechado ou aberto. Isso representa uma variável booleana, ou seja, uma variável que assume um de dois estados, verdadeiro ou falso.

III. A linguagem de relés (diagrama Ladder) baseia-se nos relés de contatos dos esquemas elétricos convencionais, razão pela qual se constitui em uma linguagem gráfica de fácil manipulação.

IV. A linguagem de programação representada sob a forma de diagrama de blocos funcionais refere-se à programação diretamente apoiada nas funções lógicas

binárias similares aos esquemas elétricos de circuitos digitais.

A) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

B) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

C) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

D) Apenas as alternativas II e IV estão corretas.

E) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

______________________________________________

38. Com relação a terminologia utilizada em sistemas de automação industrial é correto afirmar que: A) As Unidades Dedicadas (UDs) são constituídas pelos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e pelas Unidades Terminais Remotas (UTRs).

B) Em uma Unidade de Aquisição de Dados e Controle (UADC) a entrada digital recebe a informação do processo em forma de corrente contínua, de valor padronizado na faixa de 4 a 20 mA, ou na forma de tensão contínua de 1 a 10 V.

C) Os transdutores são equipamentos capazes de converter medidas elétricas em valores proporcionais de tensão e corrente. Os transdutores fornecem um sinal digital em corrente contínua proporcional à função de entrada que está sendo medida.

D) A memória de programa é destinada ao armazenamento dos programas em linguagem lógica (LPW-L) e, em geral, é do tipo EPROM, com capacidade e velocidade dependentes do CLP.

E) As Unidades de Intertravamento são unidades independentes, com a função de coletar dados e executar comandos dos equipamentos do processo. Os dados coletados podem ser digitais ou analógicos.

______________________________________________

39. Assinalar a alternativa correta: I. Para determinar a capacitância equivalente de um circuito puramente capacitivo, onde os componentes estão associados em paralelo, deve-se apenas somar os “n” capacitores presentes no circuito.

II. O procedimento utilizado para determinar o valor da indutância equivalente de um circuito é o mesmo descrito para calcular a resistência equivalente, desde que a indutância mútua desse circuito possa ser desprezada.

III. Independente dos componentes presentes no circuito, para associação em série, a variável constante é a corrente e para associação em paralelo, é a tensão.

IV. Para os indutores, associados em série, com a mesma polaridade, a indutância mútua reduzirá o valor da indutância equivalente.

A) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

B) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

C) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

D) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

E) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Eletricidade

10

40. Um técnico deseja testar os instrumentos instalados em uma sala de medição de uma determinada indústria. Para testar os wattímetros, o técnico em questão aproveitou o período de manutenção, onde apenas as lâmpadas incandescentes permaneceram em funcionamento. Considerando o circuito equilibrado e o correto funcionamento dos dois wattímetros, o técnico obteve: A) Leituras iguais, porém com sinais opostos.

B) Leituras totalmente diferentes, visto que os

instrumentos são independentes.

C) Leituras iguais para os dois instrumentos.

D) Uma leitura igual a zero e a outra com um valor

diferente de zero.

E) Uma leitura o dobro da outra.