biologia - federal institute of rio grande do sulcada turista saiba espiar também as próprias...

9
5 e 45

Upload: others

Post on 27-Mar-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

5 e 45

Page 2: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas 1 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50

Viajar para dentro

Os brasileiros estão viajando mais. Pouco importa o destino: a verdade é que os pacotes turísticos e as passagens mais baratas estão tirando as pessoas de casa. Muita gente lucra com isso, como os donos de hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis e comércio em geral. Alguém perde? Talvez os psicanalistas. Poucas coisas são tão terapêuticas como sair do casulo. Enquanto os ônibus, trens e aviões continuarem lotados, os divãs correm o risco de ficar às moscas.

Viajar não é sinônimo de férias, somente. Não basta encher o carro com guarda-sol, cadeirinhas, isopores e travesseiros e rumar em direção a uma praia suja e superlotada. Isso não é viajar, é veranear. Viajar é outra coisa. Viajar é transportar-se sem muita bagagem para melhor receber o que as andanças têm a oferecer. Viajar é despir-se de si mesmo, dos hábitos cotidianos, das reações previsíveis, da rotina imutável, e renascer virgem e curioso, aberto ao que lhe vai ser ensinado. Viajar é tornar-se um desconhecido e aproveitar as vantagens do anonimato. Viajar é olhar para dentro e desmascarar-se.

Pode acontecer em Paris ou em Trancoso, em Tóquio ou em Rio Pardo. São férias, sim, mas não só do trabalho: são férias de você. Um museu, um mergulho, um rosto novo, um sabor diferente, uma caminhada solitária, tudo vira escola. Desacompanhado, ou com um amigo, uma namorada, aprende-se a valorizar a solidão. Em excursão, não. Turmas se protegem, não desfazem vínculos, e viajar requer liberdade para arriscar. Viajando, você come bacon no café da manhã, passeia na chuva, vai ao super de bicicleta, faz confidências a quem nunca viu antes. Viajando, você dorme na grama, usa banheiro público, anda em lombo de burro, costura os próprios botões. Viajando, você erra na pronúncia, usa colar de conchas, troca horários, dirige do lado direito do carro. Viajando, você é reinventado.

É impactante ver a Torre Eiffel de pertinho, os prédios de Manhattan, o lago

55 60 65

Como, o Pelourinho. Mas ver não é só o que interessa numa viagem. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros e independentes, e essa é a chave para aniquilar tabus. A maioria de nossos medos são herdados. Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e conhecimento. Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm endereço, partido político ou classe social. São aventureiros em tempo integral.

Viaja-se mais no Brasil, dizem as reportagens. Espero que sim. Mas que cada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. Adaptado de : MEDEIROS, Martha. Viajar para dentro, in Trem-Bala, L&PM Pocket, 2011

1. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

A) Uma viagem, que oportunize boas experiências e crescimento ao indivíduo, tem benefícios equivalentes ao aprendizado adquirido nos bancos escolares.

B) Considerados estatisticamente, os exemplos oferecidos pela autora levam a concluir que ela vê mais oportunidades de aproveitamento e fruição em viagens para o estrangeiro do que em viagens dentro do território nacional.

C) Para alcançarem-se os efeitos benéficos que uma viagem pode oferecer ao indivíduo, é preferível que ele viaje anônimo, possibilitando, assim, uma completa sensação de liberdade.

D) As pessoas que têm o hábito de viajar são mais despojadas e corajosas, tornando-se isentas de medos e preconceitos.

E) Viajar equipara as pessoas, na medida em que elas abandonam, de certa forma, suas peculiaridades originais.

___________________________________________

2. Assinale a passagem que melhor refere o tema do texto.

A) Os brasileiros estão viajando mais. (l. 01)

B) Poucas coisas são tão terapêuticas quanto sair do casulo. (l. 08-10)

C) São férias, sim, mas não só do trabalho. (l. 30-31)

D) Mas ver não é só o que interessa numa viagem. (l. 51-52)

E) O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. (l. 67-68)

Page 3: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

3

3. Considere as afirmativas abaixo, com relação ao texto. I. Desmascarar-se (l.28) significa “abandonar as suas hipocrisias”.

II. Uma boa viagem equivale a uma psicoterapia, já que seus efeitos são os mesmos.

III. Tramandaí ou Capão da Canoa, por exemplo, poderiam ser destinos para a viagem recomendada pela autora.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

4. Considere as propostas de deslocamento da palavra “somente” na frase Viajar não é sinônimo de férias, somente. (l. 14). I. Para antes de Viajar.

II. Para entre Viajar e não.

III. Para entre é e sinônimo.

Quais podem manter o significado da frase original?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

5. Considere a passagem Em excursão, não. Turmas se protegem (l. 37). Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula, quatro das palavras ou expressões abaixo poderiam ser inseridas logo após essa vírgula, mantendo o significado original da passagem, EXCETO uma. Assinale-a. A) conquanto

B) visto que

C) já que

D) porquanto

E) uma vez que

______________________________________________

6. Considere as propostas de substituição, no texto, para a passagem ao que lhe vai ser ensinado. (l. 24-25). I. a influência nova qualquer.

II. a quase totalidade de eventos do mundo. III. a toda a gama de conhecimentos. Quais devem ter acrescentado o acento grave, indicativo da ocorrência de crase, sobre a palavra sublinhada? A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

7. Considere as afirmações abaixo, em relação à pontuação do texto. I. O motivo de emprego das vírgulas que estão antes e depois de restaurantes (l. 06) é o mesmo das que estão antes e depois de do inesperado (l. 66). II. A vírgula após lotados (l. 11) justifica-se pelo mesmo motivo da que está após viajando (l. 39).

III. O motivo de emprego da vírgula que está após vínculos (l.38) é o mesmo da que está após independentes (l. 54). Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. ______________________________________________

8. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Mantém aceso o ideal sempre lutamos e próximos os parceiros, sonhos tanto convivemos e eu. A) com o qual de quem nos você B) para o qual em cujos os você C) pelo qual com cujos você D) por que com cujos tu E) com que em cujos os tu ______________________________________________

9. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Discussões houve, é verdade; todavia, hoje reina o consenso. II. Entre eu e tu, não há mais dívidas: estou quite contigo.

III. Senhores jornalistas, a secretária do deputado solicitou às policiais que entregassem elas mesmas o documento a Vossa Excelência. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III. ______________________________________________

10. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Bastantes motivos já devia haver para que interpuséssemos uma medida de segurança. II. Era talvez meio-dia e meia quando o jurista expôs sua opinião acerca do processo.

III. Vimos, por este meio, requerer a Vossa Senhoria que assessore seus funcionários em tarefa tão árdua. Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

Page 4: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

4

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. O Impressionismo é um movimento artístico desencadeado na pintura francesa a partir 1860. Na música, o movimento surge no ano 1887. As composições musicais impressionista abrem um novo campo perceptivo ao tentar provocar correspondências sensórias entre o ouvido, a visão, o olfato e o tato. Assinale o nome do grande compositor que representa o movimento impressionista: A) Johann Sebastian Bach.

B) Claude Debussy.

C) Antonio Vivaldi.

D) Wolfgang Amadeus Mozart.

E) Carlos Gomes.

_______________________________________________ 12. Nas artes populares e na pintura primitiva o emprego da cor está intimamente ligado as influências dos oratórios, estandartes, máscaras, alegorias e decorações ambientais. Tais decorações são utilizadas nos cultos religiosos e folguedos populares como reisado, bumba-meu-boi, cavalhada, maracatu, carnaval, festa junina entre outros. Sobre o emprego das cores nas artes populares e na pintura primitiva é correto afirmar:

A) A tendência a utilização de tons cinzas e ocres.

B) Tendência a representações monocromáticas.

C) O predomínio da vivacidade e intensidade do

colorido.

D) Utilização exagerada dos tons claros.

E) O predomínio de imagens pretas e brancas.

_______________________________________________ 13. Segundo Jacques Rancière (2010), o teatro é o lugar onde uma ação é conduzida por corpos em movimento, atores, frente a corpos que se trata de mobilizar, espectadores. Estes últimos podem ter renunciado ao seu poder. Mas este poder é retomado, reativado na performance dos atores, na inteligência e na energia que ela produz. É com base neste poder ativo que é necessário construir um teatro novo. Para tanto, assinale a alternativa correta: A) O teatro novo não tem lugar para o espaço de aprendizagem, somente a espaço para a sedução das imagens.

B) O espectador deve ficar no lugar do fascínio pela aparência, que faz com que ele se identifique com as personagens em cena.

C) É preciso um teatro em que o espectador, se torne participante ativo, em vez de ser um voyeur passivo.

D) O espectador deve ficar na posição de observador que examina calmamente o espetáculo que lhe é proposto.

E) É preciso um teatro em que perpetue a passividade do espectador.

14. O final do século 20 e início do século 21 tem se definido, por excelência, pela saturação de imagens, pela poluição visual, pelo bombardeio da publicidade, pelo olhar como forma de consumir. A fragmentação da era atual se manifesta claramente na velocidade com que as informações estão disponíveis e continuamente acrescidas. Sobre a fragmentação visual podemos afirmar que: A) A fragmentação visual é um fenômeno exclusivo da era eletrônica.

B) O fenômeno da fragmentação visual não é exclusivo da era eletrônica, pois a velocidade do olhar moderno já pressupunha um processo de fragmentação e sobreposição das imagens.

C) O processo de fragmentação da informação não pode ser percebido no campo gráfico antes da introdução das tecnologias eletrônicas.

D) A litografia, o fotolito, o offset e outros recursos gráficos tradicionais não possibilitavam fragmentar e recompor núcleos de informação preexistentes em novas combinações.

E) A evolução dos processos de fragmentação da informação não pode ser percebido antes da introdução das tecnologias eletrônicas.

_______________________________________________ 15. A Arte como expressão, o Expressionismo é um fenômeno europeu com dois centros: o movimento francês dos fauves (“feras”) e o movimento alemão Die Brücke (“a ponte”). Os dois movimentos se formaram simultaneamente em 1905 e a origem comum é a tendência anti impressionista. Como característica do movimento podemos assinalar: A) O Expressionismo é uma arte engajada que coloca o problema da relação concreta com a sociedade, e portanto, da comunicação. Sendo expressão o contrário de impressão.

B) O Expressionismo não se opõe como antítese ao impressionismo.

C) O Expressionismo é uma arte da evasão, que se considera alheia e superior a história, não colocando o problema da relação concreta com a sociedade.

D) O expressionismo nasce em oposição às correntes modernistas.

E) O Expressionismo considera a hipótese simbolista de uma realidade transcendente, vislumbrada no símbolo ou sonho.

Page 5: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

5

16. O químico francês Michel-Eugène Chevreul (1785 – 1889), empreendeu meticuloso trabalho de pesquisa para desenvolver os princípios levantados por Leonardo Da Vinci relativo ao fenômeno do contraste simultâneo das cores, explicando cientificamente aquilo que grandes pintores de todos os tempos percebiam por intuição. Como lei geral, Chevreul afirmava: A) Todas as cores aumentam de valor sobre um fundo branco, aumentando também ligeiramente, seu brilho.

B) Duas superfícies coloridas justapostas não exibem modificações de valor e tom.

C) Duas cores, uma quente e outra fria, justapostas não se exaltam reciprocamente.

D) O contraste misto de cores não apresenta modificações na percepção visual.

E) Colocar branco ao lado de uma cor é roubar seu valor.

_______________________________________________

17. A invenção da fotografia em 1839, a produção industrial das câmeras e as grandes transformações na psicologia da visão tiveram, na segunda metade do século XIX, uma profunda influência sobre o direcionamento da pintura e o desenvolvimento das correntes artísticas, ligadas ao impressionismo. Sobre a nova técnica de reprodução da imagem e o seu rápido progresso, é correto afirmar: A) A crise não atinge os pintores de ofício, não deslocando a pintura para uma atividade elitizada.

B) A pintura atinge um grande alcance social.

C) As novas técnicas industriais não apresentam problemas referentes a imagens produzidas pela fotografia e pela pintura.

D) A pintura torna-se um produto banalizado.

E) Com a difusão da fotografia, muitos dos serviços sociais atribuídos ao pintor passam para o fotógrafo como a elaboração de retratos, vistas de cidades e de campos, reportagens e ilustrações entre outros.

_______________________________________________ 18. A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, afirmava Augusto Boal (1999). Sobre o palco, atores fazem aquilo que fazemos na vida cotidiana. Os atores falam, andam, exprimem idéias e revelam paixões, exatamente como nós em nossas vidas. A única diferença é que os atores estão conscientes que estão usando essa linguagem enquanto os não-atores ignoram que estão fazendo teatro. Para trabalhar a linguagem teatral Augusto Boal inventa exercícios e técnicas com o intuito de: A) Ajudar somente atores.

B) Ajudar-nos a conhecer melhor a nós mesmos, sendo o teatro uma forma e um meio de transformar a realidade.

C) Ajudar a políticos a melhorar sua retórica.

D) Exacerbar a competição provando que uns são melhores que outros.

E) Prover a violência e a discriminação.

_______________________________________________ 19. Wassily Kandinsky (2003), ao lecionar a 5ª aula do curso da Bauhaus, apresenta a discussão do problema arte, ciência e técnica (semelhanças e diferenças). Aborda que o desejo de um princípio está na origem dos três casos seguintes: - o cientista deseja descobrir e aprofundar as leis da natureza;

- o técnico deseja descobrir e aplicar essas leis;

- o artista também deseja descobrir e aplicar as leis da natureza.

O que os diferenciam é a finalidade. A finalidade da técnica é multiplicar, substituir e ampliar as energias disponíveis. A finalidade da ciência é estender o saber adquirido, substituí-lo por um saber mais atual e preciso, ampliá-lo e assim descobrir um novo universo. A finalidade da arte é potencializar as possibilidades de expressão existentes e ampliar a percepção e descobrir um universo novo.

Sobre a arte, a ciência e a técnica, segundo Kandinsky, o fator que mobiliza e assemelha os três casos é?

A) A beleza estética.

B) O sucesso da produção.

C) Os produtos produzidos.

D) O ritmo.

E) O desejo.

_______________________________________________ 20. Hélio Oiticica (2000), institui a “vivência” do Parangolé como confluência entre o inconformismo estético e inconformismo social, como transgressão da experiência criativa. Cria um programa que funda um escárnio ao chamado comércio de arte criado pelas galerias, recusando o museu e afirmando o distanciamento das categorias de arte. Acreditava que o público aproximava-se de experiências que nas artes são segregadas, ao situar suas operações nas ruas, parques, morros ou pavilhões de exposição industrial. Afirmava O Museu é o mundo. Para Hélio Oiticica, a Apropriação Ambiental consistia em: A) Mobilizar o público valorizando a posição de passividade perante a obra.

B) Criar um protesto realista.

C) Diferenciasse de outros artistas do modernismo.

D) mais do que transportar uma obra para outro ambiente, a saída do museu e da galeria significa a transposição e translação de uma ambientação que reúne artista, participante e mundo.

E) Criar um manifesto simbolista.

Page 6: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

6

21. Herbert Read (1982), acreditava que a educação artística como tal, não deveria ser denominada somente por educação visual ou plástica; deveria contemplar todos os modos de auto-expressão, literária e poética, assim como musical e auditiva, formando uma abordagem integral que deveria chamar-se educação estética. A educação estética tinha como objetivo exceto: A) A preservação da intensidade natural de todas as

formas de percepção e sensação.

B) A expressão de sentimento de uma maneira

comunicável.

C) A coordenação das várias formas de percepção e

sensação umas com as outras e em relação com o

ambiente.

D) A expressão do pensamento de maneira incorreta.

E) A expressão do pensamento de maneira correta.

_______________________________________________ 22. A formação das danças populares encontra como força criadora mais potente o grupo social. Sendo sempre uma manifestação coletiva e cuja as influências derivam de vários contatos com outras culturas. No Rio Grande do Sul temos como a mais típica representação tradicional no campo as danças? A) A Folia de Reis.

B) O Bumba meu Boi.

C) Os Caboclinhos.

D) O Fandango.

E) A Marujada.

_______________________________________________ 23. O Dadaísmo nunca foi um “movimento” artístico coerente quanto aos seus aspectos estilísticos, mas uma série de manifestações e ações de artistas associados em diferentes cidades da Europa. Em Zurique de 1916, em um night-club satírico, o Cabaré Voltaire, um grupo de artista começa uma série de manifestações que caracterizavam o repúdio absoluto à civilização e as mortes ocasionada pela 1ª Guerra Mundial. Uma contra instituição, era um estado de espírito comum aos indivíduos que a ele se juntavam. A arte e a cultura da era burguesa deveriam ser varridas, limpando o terreno para novos começos. Sobre o Dadaísmo e correto afirmar:

A) O Dadaísmo representa o racionalismo absoluto e valorização da 1ª Guerra Mundial.

B) Foi o mais suave movimento artístico e intelectual dos últimos tempos.

C) O Dadaísmo valoriza o comercio da arte.

D) Era um movimento coerente e propunha uma estabilização da arte.

E) Foi o mais radical movimento artístico e intelectual dos últimos tempos, representando o irracionalismo absoluto e o repudio a primeira guerra mundial.

24. Na década de 50 o teatro brasileiro atinge maturidade social e maturidade política. Um cenário promissor para o aparecimento de peças teatrais consistentes por todo país. A Moratória, de Jorge de Andrade, em 1955; O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, em 1956; Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarniere, em 1958; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, 1960; Revolução na América do Sul, de Augusto Boal, 1960. É um período de afirmação ativista e nacionalista do teatro brasileiro. O que estes autores tinham em comum? A) Um teatro de pouca qualidade em desvantagem as

peças européias.

B) Forte apelo elitista.

C) A militância teatral e a posição nacionalista.

D) Pouca reflexão social.

E) A resistência em abordar temas nacionalistas.

_______________________________________________ 25. Arte de massa utiliza veículos cuja a linguagem é rápida como: o cinema, a televisão, anúncios eletrônicos, a arte mural, entre outros. Em relação a arte de massa para o espectador é correto afirmar: A) Os espectadores apropriam-se de todas as informações veiculadas.

B) A velocidade da informação e das imagens não correspondem a tomada de consciência real das mesmas.

C) A velocidade da informação e das imagens revelam a realidade.

D) Os espectadores buscam inteirar-se de todas as informações.

E) A velocidade da linguagem de massa traz todas as informações.

_______________________________________________ 26. O método iconológico, ou iconologia, foi desenvolvido pelo alemão Erwin Panofski para compreensão da história da arte. Sobre o método de Panofski, é verdadeiro afirmar que: I. É composto por três etapas: pré-iconografia, iconografia e iconologia. II. É composto por três etapas: primeiridade (compreensão superficial), secundidade (compreensão do conteúdo) e terceiridade (compreensão dos conceitos culturais).

III. Procura revelar nas obras noções e conceitos culturais como, por exemplo, crenças filosóficas ou religiosas.

IV. Foi uma das primeiras abordagens que permitiu o acesso ao contexto sócio-político da arte. A) Somente I, III e IV são afirmações verdadeiras.

B) Somente I e III são afirmações verdadeiras.

C) Somente II e III são afirmações verdadeiras.

D) Somente II, III e IV são afirmações verdadeiras.

E) Somente II e IV são afirmações verdadeiras.

Page 7: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

7

27. A criação da Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, marcou o início de uma experiência pedagógica pioneira que se difundiu em todo país e em alguns países da América Latina através do Movimento Escolinhas de Arte. Influenciada pelos ideais escolanovistas a Escolinha de Arte do Brasil foi criada por um grupo de arte-educadores e artistas liderados por: A) Augusto Rodrigues.

B) Herbert Read.

C) Franz Cizek.

D) Ana Mae Barbosa.

E) Oswald de Andrade.

_______________________________________________ 28. Justifica-se a discussão da função da arte como tema a ser desenvolvido em Arte-Educação, pois esta temática é imprescindível em qualquer debate sobre arte. Ana Mae Barbosa (2002), destaca neste contexto, alguns argumentos que, por mais que não sejam desprezíveis, não funcionam mais para argumentar a defesa do ensino da arte na escola. São eles: I. Função de desenvolvimento moral, da criatividade e da sensibilidade do indivíduo.

II. Função de desenvolvimento da cognição, da comunicação e da capacidade crítica do indivíduo.

III. Função de recreação, de lazer e de divertimento.

IV. Função de ornamentação e enriquecimento das celebrações da escola.

V. Função de desenvolver capacidade de reflexão e compreensão histórica, social e cultural do indivíduo.

A) apenas III, IV e V.

B) apenas I, II e V.

C) apenas I, III e IV.

D) apenas II e V.

E) apenas III e IV.

_______________________________________________ 29. A obra de Pollock possui características de inquietação e conflito, caráter emocional, sem referências figurativas. Fayga Ostrower (Criatividade e processos de criação, 1987) ressalta que a obra de Pollock não alcança nunca um momento de paz, cria um clima angustiante. Há nela tensão, agitação e excitação, revelando o drama do ser humano, atomizado e reduzido. Ao analisar tais obras não devemos considerá-las simples “deboches” ou dizer “isso eu também faço!” A função dessas produções é: A) criticar a sociedade de sua época.

B) questionar as representações realistas em prol do surrealismo.

C) criticar o abstracionismo concreto surgido a partir do cubismo.

D) questionar o sistema de representação minimalista.

E) questionar a abordagem de temáticas idealistas e naturalistas.

30. John Dewey é considerado um dos grandes pedagogos do século XX pela amplitude como abordou os problemas educacionais e pela influência que teve no cenário da educação no Brasil. Sobre sua obra e sua influência no campo da Arte/Educação brasileira é correto afirmar que: I. Dewey atribuiu um papel importante à arte, à imaginação e aos processos simbólicos, colocando a atividade estética como um dos pontos centrais da experiência social e individual.

II. Dewey propunha uma educação baseada no learning by doing constituído na experiência profissionalizante e no papel primário da arte para a melhor formação de sujeitos democráticos.

III. O learning by doing teve como princípio a função educativa do fazer pragmático do professor como exemplo de práxis para seus alunos.

IV. O learnig by doing e os fundamentos da apreciação de Dewey que vão em direção a uma nova estrutura educacional foram mal interpretados no Brasil, levando à criação de estereótipos sobre a arte na escola.

V. V. Em The School and Society, a primeira grande obra escrita de Dewey, fica evidente a mudança de “centro de gravidade” no processo educativo da pedagogia tecnicista para a profissionalizante com bases democráticas.

As sentenças verdadeiras são:

A) Apenas II e V.

B) Apenas III e IV.

C) Apenas II, III e V.

D) Apenas I e IV.

E) Apenas I.

_______________________________________________ 31. Para o cineasta russo Andrei Tarkovski, a arte, como a ciência, é um meio de assimilação do mundo, um instrumento para conhecê-lo ao longo da jornada do homem em direção ao que é chamado “verdade absoluta”. Para ele, a arte não tem uma finalidade prática, mas funciona como uma metalinguagem que auxilia os homens a partilhar informações sobre si próprios e assimilar a experiência dos outros. (Esculpir o Tempo, 1998, p. 42). Tarkovski fala aqui sobre a grande função da arte, que é A) a expressão.

B) a informação.

C) o exercício da liberdade de criação.

D) a compreensão do mundo.

E) a comunicação.

Page 8: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

8

32. Encontramos, na arte pré-histórica, monumentais conjuntos de imagens variadas, em tetos e em galerias de cavernas. Provavelmente eles tenham sido criados ao longo do tempo e não apenas em um evento. Um dos melhores estudos sobre suas características foi feito por Arnold Hauser em História Social da Literatura e da Arte. Sobre essas características é correto afirmar que: I. O naturalismo pré-histórico parte da fidelidade linear à natureza e apresenta um caráter cambiante que aborda a tradução da realidade pelos meios de expressão mais variados, atingindo seu objetivo com maior ou menor perícia.

II. A arte pré-histórica possui um caráter instintivo e espontâneo traduzindo o paralelismo existente entre estas manifestações e a expressão artística sensorial da criança.

III. A arte pré-histórica constituía um instrumento de uma técnica mágica, dotado de funções pragmáticas, onde os desenhos constituíam simultaneamente a representação e a coisa representada.

Das afirmações acima podemos considerar verdadeiras:

A) III apenas.

B) II e III apenas.

C) I e II apenas.

D) I e III apenas.

E) I, II e III.

_______________________________________________ 33. A Op Art é uma vertente artística que busca a representação do movimento explorando fenômenos óticos. Sobre ela é correto afirmar que: A) Concentra-se, sobretudo, nas ilusões de ótica através

de obras rigorosamente figurativas.

B) Apresenta força temática e atração emocional se

aproximando mais das Humanidades que das Ciências.

C) Cria um envolvimento estático do espectador com a

obra por ser essencialmente não-figurativa e geométrica.

D) As obras da Op Art perdem totalmente suas

qualidades essenciais ao serem reproduzidas em

ilustrações.

E) Ganhou força na década de 1950 preocupando-se

com o processo físico e psicológico da visão.

_______________________________________________

34. A Bossa Nova foi uma tendência musical que se desenvolveu no Brasil a partir de 1958. Sobre a música bossa-novista é incorreto afirmar que: A) Foi uma tendência musical basicamente urbana, da classe média egressa das faculdades.

B) Apresentou desde o início um discurso politicamente engajado contrário à ditadura militar.

C) Sofreu influência o Jazz, e, como definiu Tom Jobim, pode ser considerada como o encontro do Samba com o Jazz moderno.

D) Os músicos vinculados à Bossa Nova inventaram um ritmo e uma harmonia inusitados para a época, rompendo com um tipo de sensibilidade da tradição da canção popular brasileira que se associava ao excesso.

E) A Música “Chega de saudade” marcou a presença da Bossa Nova no cenário musical brasileiro.

_______________________________________________ 35. Para Murray Schafer (1991), são duas as obrigações do ensino da música: estudar as experiências musicais passadas ampliando o repertório para outras culturas e períodos históricos para além dos usualmente abordados; e continuar a ampliar este repertório na contemporaneidade, oportunizando o fazer musical criativo. Os exercícios necessários para alcançar estas metas, segundo o autor, são: A) Ouvir, analisar e fazer.

B) Ouvir, interpretar e reproduzir.

C) Apreciar, decodificar e interpretar.

D) Apreciar, ouvir e analisar.

E) Decodificar, interpretar e analisar.

_______________________________________________ 36. A superestrutura característica de um som que distingue um instrumento do outro, também conhecida como a “cor do som” ou estrutura dos harmônicos, é chamada de: A) Altura

B) Timbre

C) Melodia

D) Intensidade

E) Paisagem sonora

_______________________________________________ 37. Analise as seguintes afirmações sobre os períodos históricos da música erudita. I. O Cantochão ou Canto Gregoriano, o tipo de música mais antigo que conhecemos, consiste em uma única linha melódica cantada, sem qualquer acompanhamento.

II. A música romântica buscava maior liberdade de forma e a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, tendo como fonte de inspiração, muitas vezes, um quadro visto ou um livro lido pelo compositor.

III. A música renascentista é de estilo estritamente monofônico, possuindo uma única melodia instrumental e vocal.

IV. A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e uso de sonoridades fortes e suaves.

Estão corretas as afirmações:

A) I, II e III apenas.

B) I, III e IV apenas.

C) II, III, IV apenas

D) I, II, III e IV.

E) I, II e IV apenas.

Page 9: BIOLOGIA - Federal Institute of Rio Grande do Sulcada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Artes

9

38. O Raku é uma técnica japonesa aplicada à cerâmica e utilizada inicialmente nas peças da cerimônia do chá. O amplo uso atual da técnica de Raku no Ocidente deve-se ao ceramista norte-americano Paul Soldner, que desenvolveu a técnica de redução pós-cocção. Esta técnica consiste em: A) Revestir as peças de porcelana deixando-as com aspecto semelhante ao do vidro.

B) Retirar o esmalte aplicado com um pincel na peça. É através dele que se pode fazer desenhos com linhas bastante finas e requintadas, “revelando” a amostra da cor da peça cerâmica que está embaixo do esmalte ou “reduzindo” a camada esmaltada.

C) Diminuir a temperatura de fusão dos materiais refratários como a sílica através da adição de fundentes na massa plástica.

D) Queimar peças vidradas até cerca de 980ºC, quando então são retiradas do forno ainda incandescentes e colocadas dentro de uma câmara de redução.

E) Aumentar a viscosidade do vidrado mantendo o esmalte fundido sobre a peça, impedindo o escorrimento pela utilização de estabilizantes como a alumina ou óxido de alumínio introduzido através do feldspato ou do caulim.

_______________________________________________ 39. Os guerreiros de Xi’an são um dos grandes exemplos da cerâmica chinesa antiga. Também conhecido como o Exército de terracota, os guerreiros foram encontrados em 1974 no túmulo do primeiro imperador chinês Qin Shihuang (259 a.C.-210 a.C.). Sobre o exército de terracota não se pode afirmar que: A) O conjunto se constitui da réplica em terracota de um exército de soldados em tamanho natural.

B) As peças foram representadas com expressões, indumentária e penteados individualizados, segundo a patente de cada figura.

C) A obra demonstra o poder do imperador pela monumentalidade da construção do conjunto.

D) Cada guerreiro foi feito em partes unidas depois da queima, e não em uma peça só.

E) As peças dos mais de 7000 guerreiros foram construídas em terracota, técnica que não exige o cozimento das peças, e impermeabilizadas através da utilização do engobe.

40. A cerâmica Marajoara é representativa da origem da cerâmica no Brasil, apontando para uma avançada cultura indígena que floresceu na Ilha de Marajó. Dentre as características abaixo, qual não se aplica à cerâmica marajoara? A) Modelagem tipicamente antropomorfa.

B) Decoração executada por meio de incisões, excisões e pintura.

C) Decoração geometrizada sem referência figurativa.

D) Realização de objetos utilitários e decorativos como vasos, urnas funerárias, pratos e tangas.

E) Decoração feita principalmente nas colorações vermelha, branca e preta.