biologia - selmoem f1 e seu reaparecimento em f2, na proporção de 1 dominante para 3 recessivos....

2
1 Primeira Lei de Mendel Biologia - Selmo Exercícios de Fixação Questão 01 - (FUC MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

Upload: others

Post on 04-Oct-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia - Selmoem F1 e seu reaparecimento em F2, na proporção de 1 dominante para 3 recessivos. B) de acordo com a lei da segregação independente ou segunda lei de Mendel os fatores

1

Primeira Lei de Mendel

Biologia - Selmo

Exercícios de Fixação Questão 01 - (FUC MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

Page 2: Biologia - Selmoem F1 e seu reaparecimento em F2, na proporção de 1 dominante para 3 recessivos. B) de acordo com a lei da segregação independente ou segunda lei de Mendel os fatores

2

Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes b) 100% VV, amarelas c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas e) 25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes Questão 02 - (UFSC) Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino? a) 100%. b) 75%. c) 50%. d) 25%. e) 0%. Questão 03 - (UECE) Gregor Mendel propôs explicações sobre regras que definem como as características hereditárias são herdadas. É correto afirmar que

A) a lei da segregação dos fatores ou primeira lei foi formulada depois que Mendel observou o desaparecimento do caráter recessivo em F1 e seu reaparecimento em F2, na proporção de 1 dominante para 3 recessivos. B) de acordo com a lei da segregação independente ou segunda lei de Mendel os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, ou seja, alelos de genes diferentes segregam da mesma maneira. C) a ervilha foi escolhida como material de estudo porque é de fácil cultivo, possui ciclo de vida curto, produz descendência fértil e pela facilidade para realizar polinização artificial e identificar as variedades por características distintas. D) ao estudar 3 características, simultaneamente, Mendel obteve uma distribuição dos tipos de fenótipos em F2 na proporção de 27:9:9:9:3:3:3:1 e concluiu que as leis que propôs eram válidas para até 2 características.

Questão 04 - (UECE) A fração que representa a heterozigose no cruzamento entre monoíbridos do modelo mendeliano é

A) 2/4. B) 3/4. C) 1/8. D) 1/4.

Questão 05 - (UESB-BA) As descobertas de Mendel não foram tão amplamente ignoradas como às vezes se afirma. Seu estudo mereceu um verbete apaixonado na Encyclopaedia Britannica e foi citado repetidas vezes em um artigo importante do alemão Wilhelm Olbers Focke. De fato, por nunca terem submergido inteiramente abaixo da linha-d’água do pensamento científico é que as ideias de Mendel foram recuperadas com tanta facilidade quando o mundo estava pronto para elas. ( BRYSON, 2005, p.399).

A respeito dos experimentos com ervilha-de-cheiro (Pisum sativum) realizados por Mendel e as suas geniais conclusões que permitiram a sua publicação em 1865, apesar da pouca repercussão à época, é correto afirmar:

A) Mendel cruzou linhagens puras na geração parental produzindo uma 1º geração filial com 50% de indivíduos puros e 50% de indivíduos híbridos. B) Indivíduos puros produzem gametas com apenas um par de genes alelos. C) A presença de três ou mais tipos de alelos em uma população caracteriza a herança como polialelia ou herança por alelos múltiplos. D) Um dos motivos do sucesso dos experimentos de Mendel foi pela escolha do tipo de espécime teste que produzia gerações em um curto espaço de tempo e em grande número de indivíduos. E) O cruzamento entre indivíduos duplo heterozigotos deve produzir uma descendência com 16 tipos diferentes de fenótipos em uma proporção de 9:3:3:1.

Questão 06 - (UESB-BA)

O conceito popular de que a hereditariedade é transmitida pelo nosso sangue reflete-se em vários termos comuns, como “ser do mesmo sangue”, “irmão consanguíneo” e “sangue real”. Mais uma vez, podemos buscar em Aristóteles a origem dessa crença equivocada, ainda assim aceita até o fim do século XIX pela maioria dos biólogos, inclusive Charles Darwin. Gregor Mendel teve um papel central na erradicação das velhas crenças sobre as características hereditárias e na consolidação do estudo da hereditariedade como uma ciência biológica.

(BRODY; BRODY, 2007, p.341).

Com base nas conclusões dos trabalhos com ervilhas-de-cheiro realizados por Mendel e que permitiram desenvolver uma nova compreensão sobre a hereditariedade, é correto afirmar: A) Cada caráter é determinado por um par de fatores que se segregam na formação dos gametas e se recombinam ao acaso na fecundação. B) Dois ou mais pares de fatores hereditários podem expressar as mesmas características em um fenômeno denominado de interação gênica. C) Os genes não alelos podem agir de forma aditiva na expressão de uma única característica. D) Os fatores hereditários localizados na porção não homóloga do cromossomo Y determinam uma característica genética exclusiva do sexo masculino. E) Indivíduos que apresentam os dois tipos de aglutinogênios na membrana de suas hemácias não poderão apresentar aglutininas espalhadas no plasma do seu sangue.

Gabarito:

1) C

2) C

3) C

4) A

5) D

6) A