biologia dos vertebrados- eemak- gravatal -sc

13
PORQUINHO DA ÍNDIA

Upload: thiago-neves

Post on 19-Dec-2014

65 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

PORQUINHO DA ÍNDIA

CLASSIFICAÇÃO:

Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Rodentia Família: Caviidae

CARACTERÍSTICAS:

Os porquinhos-da-índia vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a seis filhotes por ninhada. Para o primeiro acasalamento, recomenda-se que o macho tenha de três a quatro meses e as fêmeas de três a sete meses (jamais depois de sete meses). O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo a média de 62 dias. O tamanho dos filhotes, ao nascer, é de 7,62 cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas. Não recomenda-se cruzar os porquinhos-da-índia, pois eles não sentem prazer. Ao invés disso, as fêmeas sofrem na hora de parir, tendo 20% de chances de morrer no parto.

Quando adultos, os machos medem cerca de 25 cm e pesam de 900 a 1200 gramas, enquanto as fêmeas costumam ser menores e mais leves, tendo em média 20 cm e pesando de 700 a 900 gramas.

São vivazes e dóceis, raramente mordendo, a menos que se sintam ameaçados ou perturbados.

ALIMENTAÇÃO:

São alimentados com ração específica para o animal, verduras, legumes e feno, que pode ser substituído pelo capim.

As rações mais recomendadas são Funny Bunny e Presence Cobaia, sendo que a Funny Bunny só pode ser dada até os 6 meses do animal devido a quantidade de cálcio, que mais tarde poderá trazer problemas urinários no animal.

O feno ou capim, são extremamente importantes na alimentação do porquinho-da-índia para desgastar seus dentes, se não for-lhe oferecido nenhum dos dois seus dentes irão crescer continuamente podendo causar sérios problemas.

Os legumes, frutas e verduras (alface em pouca quantidade e não frequente, pois pode lhe causar diarréia e até levar à morte). Retirar as frutas/legumes diariamente quando não ingeridas. As frutas só devem ser dadas duas vezes na semana. Recomenda-se a introdução do brócolis e da couve-flor na sua alimentação, por causa da quantidade de vitamina C que oferecem. Alimentos novos para o animal devem ser-lhe apresentados aos poucos, uma de cada vez, observando-se a reação. Detalhe: a base da alimentação é a água, feno ou capim, ração, legumes e verduras.

HABITAT:

Deve-se ter bastante cuidado com o alojamento do seu animal, um espaço inadequado causara-lhe um mal crescimento. Precisam de um espaço onde possam organizar a sua rotina diária composta de passeios e brincadeiras além da higiene própria. Porquinhos-da-Índia são animais assustados por natureza, então para melhorar o conforto disponibilize uma casinha para que se possam resguardar do frio e de possíveis predadores. Tenha sempre em atenção a exposição perigosa a eventuais predadores como gatos, cães e ratos. A limpeza deve ser semanalmente.

Quanto mais porquinhos-da-índia, mais espaço é necessário. É importante observar o crescimento do animal, pois conforme suas necessidades, você pode ter que aumentar seu espaço (mesmo que só com um porquinho-da-índia), ou adaptar uma casinha para uma casinha maior. O recomendado para um porquinho-da-índia é 0,7 m², para dois são 1 m². Evite rodinhas para exercícios, pois prejudicam a coluna do bichinho; substitua isto por atividades como soltá-lo em um local maior diariamente, com supervisão.

REPRODUÇÃO: Os porquinhos da índia atingem a maturidade sexual por volta dos três meses. Mas a idade ideal para a reprodução no macho é aos oito meses e na fêmea é aos

cinco meses. O primeiro cruzamento de uma fêmea deve ser feito antes dos nove meses de

idade, pois os ossos da bacia começam a fechar. Se por acaso ela engravidar, as crias podem não conseguir nascer, provocando a morte da mãe.

O cio dos porquinhos dura entre seis a onze dias. Quando ocorre a fecundação, o período de gestação dura entre 68 a 70 dias.

Durante a gestação é conveniente não manusear muito a fêmea pois podem ocorrer partos prematuros.

Quando ocorre o parto a fêmea entra novamente em cio após 6 a 8 horas, sendo conveniente o macho estar separado da fêmea durante o parto e horas seguintes.

As crias já nascem cobertas de pêlos, com os olhos abertos e a andarem. Os filhotes nascem, em média com 80 gr e quando são desmamados pesam cerca

de 230 gr. A fêmea tem apenas duas mamas. O número de crias é de dois, três ou quatro (em

média nascem 2 crias). O desmame é feito aos vinte dias, excepto se o número de crias for superior, aí o

desmame deve ser feito aos trinta dias. Ao terceiro dia as crias já começam a comer feno e alguma comida para

porquinhos. A velocidade de crescimento deve-se ao leite, que é bastante rico em proteínas e gorduras.                                                  

CURIOSIDADES:

Porquinhos da Índia amam correr e brincar.Penicilina é tóxica para porquinhos da índia.Porquinhos da Índia podem saltar 30 cm!A temperatura corporal dos porquinhos da índia é de 37,5 °C a 38,5 °C.A frequência cardíaca deles é de 150 a 380 batimentos por minuto.A freqüência respiratória é de 45-100 movimentos por minuto.Todos os porquinhos têm uma área sem pêlos atrás das orelhas.Fêmeas podem ficar grávidas com 4 semanas de idade.Machos são sexualmente maduros com 3½ semanas de idade.Fêmeas podem ser fecundadas minutos após darem à luz.Porquinhos da Índia tem 4 dedos nas patas dianteiras e 3 dedos nas patas traseiras.O termo usado quando eles pulam e chacoalham de alegria é “popcorning” – pipocar.Os dentes da frente e os molares crescem continuamente.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO KNABBENALUNA: VANESSA DOS SANTOS DE OLIVEIRA

SÉRIE: 2ª 02DATA: 03/10/2013

PROFESSOR: THIAGO