biologia da construção 2015

7

Upload: arqto-welton-santos

Post on 24-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Princípios da arquitetura saudável e biológica em projetos.

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia da Construção 2015
Page 2: Biologia da Construção 2015

ARQUITETURA & GEO-EC0-BIOENERGIA “Biologia da Construção e Impacto Ambiental”

Sempre que construímos ou alugamos uma habitação, queremos qualidade, potencial positivo do espaço, conforto, funcional. E também poder falar sobre comportamento das pessoas dentro do ambiente chamado “Habitação”, o que ela pode nos ajudar, impulsionar em nossas atividades do dia a dia importante em nossa vida de trabalho de responsabilidade.

A identidade com espaço através de nossa infância A habitação é ponto de contato com a terra, desse modo, é interessante pensar no chão como algo que conecte ou reconecte os habitantes da casa a Terra, em vez isolá-los ainda mais do planeta, como se ele fosse sujo e impuro.

Page 3: Biologia da Construção 2015

O indivíduo e sua aprendizagem A “Biologia da Construção” estudar o papel da vida na definição das características químicas e físicas da Terra e, por outro lado, as forças ambientais que moldaram a evolução e função da vida. Estas questões abrangem a gama de tempo geológico, a partir do surgimento e evolução da vida na Terra o mais antigo para o seu papel na formação de ciclos biogeoquímicos modernos.

Somos formados “70% DE ÁGUA E SAIS MINERAIS” e Átomos (Prótons, Nêutrons e Elétrons) e "Energia eletromagnética que os une”, “Energia de Solo”, Cosmos e Ondas Artificial (Antenas Parabólicas, Celulares, Transmissores, Transformadores, Cabos de alta tensão, tomadas em ambientes, eletroeletrônicos etc.) Nosso organismo entra em desequilíbrio magnético, com isso nossa frequência fica prejudicada (Metabolismo), para complementar na deficiência da alimentação (industrializada), Vestuários sintéticos e Casas Inteligentes. Como nosso organismo poderia se restabelecer isso?

Page 4: Biologia da Construção 2015

O Ser Criança

Não nos surpreende o fato de que esta geração de crianças seja portadora de tantas alergias e doenças crônicas, já que não tiveram a oportunidade de desenvolver seu sistema imunológico.

A busca da qualidade de vida

Sensibilizamos na preocupação de viver bem e melhor, a arquitetura busca uma relação em habitação e natureza, um significado mais atuante neste momento onde o homem busca equilíbrio e saúde nos dias de hoje, respeitando a natureza com meios sustentáveis de construir e viver.

Page 5: Biologia da Construção 2015

PREVENÇÃO A biologia da construção associando arquitetura sem impacto ambiental utiliza analise do local quanto à insalubridade, melhora a qualidade local, Implantação da obra/layout, Materiais adequados evitando "Influências da Terra e Entorno" do contrário pode causar Enfermidade no Habitat e afetando seus ocupantes.

COMO FUNCIONA: Quando estes fatores são trabalhados e entram em padrões ótimos de funcionamento aumentamos e bem estar e a saúde dos moradores, colaboradores, usuários e habitantes de um determinado espaço. Pessoas mais felizes e saudáveis tendem a conviver melhor, trabalhar com mais eficiência, maior produtividade e crescente engajamento. A habitação passa a ser verdadeiramente um lar. A empresa deixa de ser um local para troca de trabalho por salário e passa a ser local e uma oportunidade para o desenvolvimento da vida e o crescimento pessoal.

Page 6: Biologia da Construção 2015

OMS (Organização Mundial de Saúde). No Séc. XXI até 70% dos edifícios novos e reformados em todo o mundo podem ser objeto de SBS (síndrome do edifício enfermo) ou BRI (sintomas de doenças diagnosticável e identificadas que pode ser atribuída diretamente á construção e local). Pratica, ente todos estes podem se transformar em Habitações Saudáveis. Órgãos Mundiais de Pesquisas: EPA - Agencia Governamental Proteção Ambiental Norte Americana- EUA IBN - Instituto Alemão de Biologia da Construção - GER USGBC - Conselho Norte Americano de Construção Verde- EUA UBL - Urban Land Institute - EUA GEA - Associação e Estudos Geobiologicos – SPN IBE - Instituto de Biologia da Construção e Ecologia - EUA CNR - Centro Nacional de Pesquisa – Itália

CONSIDERAÇÃO FINAL: AS PESSOAS HOJE EM DIA ESTÃO MAIS INFELIZES, DOENTES E ANCIOSAS E ANTES NO SECÚLO XIX AS PESSOAS ERAM MAIS FELIZES E SAUDÁVEIS E NÃO TINHAM TANTO ELETRODOMÉSTICO EM CASA (MAGNETÍSMO DENTRO DE CASA) HOJE CRESCE A CONSTRUÇÃO DE CASAS INTELIGENTES, SERÁ QUE NOSSO ORGANÍSMO RESISTE AS AMPERAGENS A CADA DIA MAIOR? PENSE NISSO?

Page 7: Biologia da Construção 2015

Formação - Arquiteto e Urbanista Unisantos/SP. Pós-Paisagens em Rodovias

Brasileiras USP/SP. Especialista em Paisagem Urbana e Rural USP/SP. Geobiólogo

GEA/SPN. Radiestesista GEA/SPN, Foi Professor Universitário "Desenho

Arquitetônico" Galiza/SPN. Consultor Técnico em Certificação Ambiental de

Edificações e Sustentabilidade LEED, AQUA e Etiqueta PROCEL Edifica AEA/São

Paulo/SP, Perito Judicial em Arquitetura Fórum São Paulo/SP, Sócio ambiental na

Secr. do Verde e Meio Ambiente de São Paulo/SP.

Atualmente trabalha: Consultoria e Projetos de Arquitetura “Biologia da

Construção”, Perícias Judiciais em Arquitetura, Pesquisas em Biomas de Parques do

Cerrado Brasileiro DF, Professor e Palestrante na Secretária do Verde e Meio Ambiente

de São Paulo/SP, Voluntário no Benchmarking Brasil - As melhores práticas de

sustentabilidade São Paulo/SP 14 e 15.

Welton Santos Arquiteto e geobiólogo

http://www.geo-eco-bioenergia.com/ http://elpais.com/elpais/2013/04/23/eps/1366712866_157748.html