biografia heiner muller (2)

2
FACULDADE DE ARQUITECTURA DE LISBOA |UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA LICENCIATURA | CENOGRAFIA 2ºANO | 4º SEMESTRE MARÇO 2011 DISCIPLINA | PROJECTO IV PROFESSOR | PAULO OLIVEIRA ALUNA| MARTA DIAS DO VALE # 20091444 _______________________________________________________________________ Heiner Müller Biografia Nasceu a 9 de Janeiro de 1929 em Eppendorf, uma aldeia da Saxónia. Heiner Muller é considerado um dos maiores dramaturgos de meados do século XX. Da sua obra contam mais de vinte peças. Comunista alemão radicado desde sempre em Berlim Leste, foi um homem sempre ligado à prática teatral como dramaturgo e encenador. Entre 1936 a 1945 graduou-se no primeiro e segundo grau em Braunsdorf e Waren/Mecklenburg. No último ano é recrutado pelo exército no final da Segunda Guerra Mundial e foi feito prisioneiro de guerra pelos americanos. Mais tarde, em liberdade, concluí os seus estudos. Em 1949/50 frequenta o curso para escritores em Radebeul, perto de Dresden e em Bad Saarow, nos arreadores de Berlim. No início dos anos 50 começa a escrever poemas e narrativas. Em 1951 a residir em Berlim, trabalha no semanário Sonntag, onde procura encontrar Brecht(1). Torna-se colaborador e dramaturgo no Teatro Máximo Górki, no Berliner Ensemble(2), na Volkswhne da RDA, entre 1954/55. A partir daí começa a escrever as suas peças. Em 1959, recebe com Inge Muller, sua esposa, o prémio Heinrich Mann Preisda Akademie der Kunste de Berlim Oriental, pelas peças Der Lohndrucker e Die Kernektur. Mais tarde, em 1979 recebe Muhlheimer Dramatikerpreis pela peça Germain Tod in Berlim. A influência de Brecht é evidente em quase todos os dramaturgos das gerações mais novas, no entanto, é mais notável nos textos de Heiner Muller. Inspira-se também na estética e política da sua geração. Foi considerado um dramaturgo significativo alemão, tendo revelado na RDA e RFA, como sensível e crítico encenador das suas próprias peças. Os seus textos são fragmentos, diálogos, ou monólogos que entusiasmam a construção de um espaço cénico.

Upload: marta-do-vale

Post on 08-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Biografia de heiner muller

TRANSCRIPT

Page 1: Biografia Heiner Muller (2)

FACULDADE DE ARQUITECTURA DE LISBOA |UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA LICENCIATURA | CENOGRAFIA 2ºANO | 4º SEMESTRE MARÇO 2011 DISCIPLINA | PROJECTO IV PROFESSOR | PAULO OLIVEIRA ALUNA| MARTA DIAS DO VALE # 20091444

_______________________________________________________________________

Heiner Müller

Biografia

Nasceu a 9 de Janeiro de 1929 em Eppendorf, uma aldeia da Saxónia. Heiner Muller é considerado um dos maiores dramaturgos de meados do século XX. Da sua obra contam mais de vinte peças. Comunista alemão radicado desde sempre em Berlim Leste, foi um homem sempre ligado à prática teatral como dramaturgo e encenador. Entre 1936 a 1945 graduou-se no primeiro e segundo grau em Braunsdorf e Waren/Mecklenburg. No último ano é recrutado pelo exército no final da Segunda Guerra Mundial e foi feito prisioneiro de guerra pelos americanos. Mais tarde, em liberdade, concluí os seus estudos. Em 1949/50 frequenta o curso para escritores em Radebeul, perto de Dresden e em Bad Saarow, nos arreadores de Berlim. No início dos anos 50 começa a escrever poemas e narrativas. Em 1951 a residir em Berlim, trabalha no semanário Sonntag, onde procura encontrar Brecht(1). Torna-se colaborador e dramaturgo no Teatro Máximo Górki, no Berliner Ensemble(2), na Volkswhne da RDA, entre 1954/55.

A partir daí começa a escrever as suas peças. Em 1959, recebe com Inge Muller, sua esposa, o prémio “ Heinrich Mann Preis” da Akademie der Kunste de Berlim Oriental, pelas peças Der Lohndrucker e Die Kernektur. Mais tarde, em 1979 recebe Muhlheimer Dramatikerpreis pela peça Germain Tod in Berlim.

A influência de Brecht é evidente em quase todos os dramaturgos das gerações mais novas, no entanto, é mais notável nos textos de Heiner Muller. Inspira-se também na estética e política da sua geração.

Foi considerado um dramaturgo significativo alemão, tendo revelado na RDA e RFA, como sensível e crítico encenador das suas próprias peças. Os seus textos são fragmentos, diálogos, ou monólogos que entusiasmam a construção de um espaço cénico.

Page 2: Biografia Heiner Muller (2)

Heiner Muller faleceu em Berlim, no dia 30 de Dezembro de 1995, pouco antes, de completar 67 anos.

Centros de Pesquisa Biblioteca Municipal Central –Palácio Galveias Biblioteca – Museu Nacional do Teatro Bibliografia

O teatro de Heiner Müller : modernidade e pós-modernidade / Ruth Rohl Cerqueira de Oliveira. São Paulo : Perspectiva 1997

Teatro de Heiner Muller, apresentação de Fernando Peixoto, Hucitec. Editora São Paulo, 1987 Entrevista a Heiner Muller por Sylvène Lotringer/ Teatro da Cornucopia, 1984 Teatrouniversitário. Entrevista com Heiner Muller, de Anabela Mendes. Coimbra. Hochman, Starles. Encyclopedia of World Drama, 3º volume, 1972