biogás

3
O biogás é um dos produtos da decomposição anaeróbia (ausência de oxigênio gasoso) da matéria orgânica, que se dá através da ação de determinadas espécies de bactérias. A cama deve ser diluída para ser colocada no biodigestor. Esta diluição pode ser feita com água ou com um efluente de outra atividade. Estudos do Departamento de Engenharia Rural da UNESP de Jaboticabal, a instituição que detém o maior conhecimento na biodigestão de cama de aviário no país, recomendam que esta diluição deve ser de 8% de matéria seca. A biodigestão insere várias fases, sendo que a produção de biogás é produto da última fase do processo denominada metanogênese(etapa final no processo global de degradação anaeróbica de compostos orgânicos em metano e dióxido de carbono A composição do biogás é difícil de ser definida, pois depende do material orgânico utilizado e do tipo de tratamento anaeróbio que sofre. Contudo, em linhas gerais, o biogás é uma mistura gasosa composta principalmente por: Metano (CH 4 ): 50 – 70% do volume de gás produzido. Dióxido de carbono (gás carbônico, CO 2 ): 25 – 50% do volume de gás produzido. e traços de outros gases: o Hidrogênio (H 2 ): 0 – 1% do volume. o Gás sulfídrico (H 2 S): 0 – 3% do volume. o Oxigênio (O 2 ): 0 – 2% do volume. o Amoníaco (NH 3 ): 0 – 1% do volume. o Nitrogênio (N 2 ): 0 - 7% do volume. A produção de biogás ocorre naturalmente em qualquer local submerso em que o oxigênio atmosférico não consiga penetrar, como em pântanos, no fundo de copos d'água, intestino de animais, ou de forma antrópica como em aterros sanitários e usinas de biogás (ver: Biodigestor anaeróbico). Pode ser classificado como biocombustível por ser uma fonte de energia renovável, sendo uma forma de obter energia que pode auxiliar o ser humano a se emancipar da dependência dos combustíveis fósseis. Condições Anaeróbicas

Upload: marcelo-henrique

Post on 06-Nov-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O biogs um dos produtos da decomposio anaerbia (ausncia de oxignio gasoso) da matria orgnica, que se d atravs da ao de determinadas espcies de bactrias.A cama deve ser diluda para ser colocada no biodigestor. Esta diluio pode ser feita com guaou com um efluente de outra atividade. Estudos do Departamento de Engenharia Rural da UNESP deJaboticabal, a instituio que detm o maior conhecimento na biodigesto de cama de avirio no pas,recomendam que esta diluio deve ser de 8% de matria seca. A biodigesto insere vrias fases, sendoque a produo de biogs produto da ltima fase do processo denominada metanognese(etapa final no processo global de degradaoanaerbicade compostos orgnicos emmetanoedixido de carbonoA composio do biogs difcil de ser definida, pois depende do material orgnico utilizado e do tipo de tratamento anaerbio que sofre. Contudo, em linhas gerais, o biogs uma mistura gasosa composta principalmente por: Metano (CH4): 50 70% do volume de gs produzido. Dixido de carbono (gs carbnico, CO2): 25 50% do volume de gs produzido. e traos de outros gases:

Hidrognio (H2): 0 1% do volume. Gs sulfdrico (H2S): 0 3% do volume. Oxignio (O2): 0 2% do volume. Amonaco (NH3): 0 1% do volume. Nitrognio (N2): 0 - 7% do volume.A produo de biogs ocorre naturalmente em qualquer local submerso em que o oxignio atmosfrico no consiga penetrar, como empntanos, no fundo de copos d'gua, intestino de animais, ou de forma antrpica como ematerros sanitrioseusinasde biogs (ver:Biodigestor anaerbico).Pode ser classificado comobiocombustvelpor ser uma fonte deenergia renovvel, sendo uma forma de obter energia que pode auxiliar o ser humano a se emancipar da dependncia doscombustveis fsseis.

Condies AnaerbicasInexistncia de ArEm umausina de biogs, obiodigestor(biofermentador) deve estar hermeticamente vedado contra a entrada de ar (oxignio), caso contrrio, a produo de biogs no ocorre porque as bactrias anaerbicas morrem, o biogs produzido ser ento rico em CO2e no em metano. Assim, o biofermentador deve assegurar uma completaanaerobiosedo ambiente necessria para o metabolismo das bactrias anaerbicas.Temperatura adequadaAs bactrias que produzem metano so muito sensveis a alteraes de temperatura. O crescimento microbiano pode ocorrer em trs faixas de temperatura: termoflica (45 70C), mesoflica (20 45C) e psicroflica (0 20C), porm a maioria dos digestores anaerbios (fermentadores) tem sido projetados na faixa mesoflica, onde o nvel timo de temperatura, a melhor formao de metano, ocorre entre 30 e 40C.Controle de pHA faixa de operao dosbiofermentadores entre pH 6,0 e 8,0, sendo que as bactrias produtoras de metano tem um crescimento timo na faixa de pH entre 6,6 e 7,4.UtlizaoO biogs pode ser usado comogs combustvelem substituio aogs naturalougs liquefeito de petrleo(GLP), ambos extrados de fontes derecursos no-renovveis. O biogs pode ser utilizado na gerao deenergia eltrica, atravs degeradores; como energia trmica na produo rural, por exemplo, no aquecimento de instalaes para animais muito sensveis ao frio ou no aquecimento de estufas de produo vegetal.O biogs pode ser usado para gerar energia eltrica.Aps a obteno do biogs o resduo slido dosbiofermentadorespode ser utilizado como adubo orgnico e o efluente lquido pode ser aplicado nas lavouras, como biofertilizante, sem problemas de contaminao dos lenis freticos, pois, alm de gua contm nutrientes como nitrognio, fsforo e potssio.Um metro cbico (1 m) de biogs equivale energeticamente a: 0,40 kg de GLP (gs de cozinha); 0,61 a 0,70 litros degasolina; 0,55 litros de leo diesel; 0,80 litros delcool; 1,25 a 1,43 kWh deeletricidade; 1,60 a 3,50 kg delenha.

Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/mudancas-climaticas/biogas/Biog%C3%A1s/17-Defini%C3%A7%C3%A3o(CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)http://pt.wikipedia.org/wiki/Biog%C3%A1shttp://www.recolast.com.br/meio-ambiente/artigos/energia_renovavel_p2.php