bem-te-vi em voo - rede metodista de comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por...

21

Upload: lamtu

Post on 26-Sep-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …
Page 2: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …
Page 3: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

Bem-te-vi em Voo Revista para Escola DominicalPré-adolescentes - 10 a 13 anos

Secretaria Executiva EditorialJoana D’Arc Meireles

Colégio EpiscopalHideide Brito Torres - bispa assessora

Coordenação EditorialAndreia Fernandes Oliveira

Coordenação Editorial - Coleção Bem-Te-ViTelma Cezar da Silva Martins

RedaçãoElisana Cristina da Costa Sanchez

ColaboraçãoElisabete Marques Sanchez Ribal

RevisãoNeusa Cezar da Silva

IlustraçõesStudio 58 ilustração e animação

Projeto Gráfico e EditoraçãoAlixandrino Design

Page 4: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

Angular EditoraDepartamento Editorial - Associação da Igreja Metodista Av. Piassanguaba, 3031 – Planalto Paulista 04060-004 - São PauloTel. (11) 2813-8643 / (11) [email protected]: //angulareditora.com.br http://www.metodista.org.br/escola-dominical

2017.2

Todos os direitos nacionais e internacionais reservados à Angular Editora.

Page 5: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

Sumário

1

3

5

7

9

2

4

6

8

Abraão: viver com fé (Gênesis 13.14-18; 22.1-19)

Isaque: confiança que trouxe paz (Gênesis 26.1-33)

Agar: promessa cumprida! (Gênesis 16; 21.8-21)

Moisés: uma missão possível (Êxodo 3 e 4)

Miriã: a Deus dai louvor (Êxodo 15.20-21)

Ana: livre para orar (1 Samuel 1.9-18)

João Batista: uma missão especial (Marcos 1.2-8)

Febe: amor para servir (Romanos 16.1-2)

Priscila e Áquila: serviremos ao Senhor (Romanos 16.3-5)

091317

25

33

41

21

29

37

10 Babilônia: um convite à paz (Jeremias 29.1-7) 4511 Nínive: mudando a rota! (Jonas 3)

12 Cafarnaum: a cidade em que o povo não acreditou (Mateus 4.13-17; 11.20-24)

4953

Fé - homens e mulheres que testemunharam sua fé em Deus

Missão - a boa notícia alcançando as cidades

Page 6: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

15 Éfeso: onde muitas pessoas creram e se arrependeram (Atos 19.1-20)

16 Malta: uma cidade acolhedora (Atos 28.1-10)

17 Belém: o primeiro lugar de adoração à Jesus (Mateus 2.1-11)

18 Jerusalém: igreja que serve em união(Atos 4.32-35)

19 Antioquia: igreja missionária (Atos 11.19-26; 13.1-3)

20 Tessalônica: igreja de testemunho e fé (1 Tessalonicenses 1.1-9)

21 Macedônia: igrejas generosas (2 Coríntios 8.1-5)

22 Roma: igreja em ação (Romanos 16.5-16)

65

73

81

89

69

77

85

8993

23 Somos um em Jesus (Gálatas 3.26 e 28) 99

14 Jope: onde muitas pessoas viram e creram (Atos 9.36-43) 61

13 Samaria: a cidade onde o povo se alegrou (Atos 8.4-40) 57

Serviço: igrejas em Missão

Estudo Especial sobre os 500 anos da Reforma Protestante: “Khatarina von Bora”

Page 7: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

Palavra da Redatora

6Página

Olá amiga, olá amigo,

Mais uma vez, apresento a nova edição da revista Bem-te-vi em voo, nossa maior alegria é saber que você estuda e aprende da palavra de Deus semanalmente com este material. Assim que abrir sua revista, você perceberá que temos novidades, afinal, estamos sempre empenhadas em tornar esta revista mais divertida e cheia de conteúdo bíblico para você.

Uma novidade em especial, tem o objetivo de te proporcionar um maior aprofundamento na vida cristã, o estudo da bíblia durante a semana. Em cada estudo haverá uma sugestão de textos bíblicos, vídeos e sites pra você aprofundar o assunto no tópico “Links da semana”. Sugiro que você dedique um tempo todos os dias para leitura e oração, assim, você irá se conectar ainda mais com nosso Deus. Afinal de contas, Ele é o nosso melhor amigo e para cultivar uma amizade é preciso estar por perto, conversar, conhecer, com-partilhar.

Outra diferença, é que a revista está mudando de cor e outras mudanças ainda estão por vir. A “sala de bate papo” mudou para “compartilhar”, já que todo mundo compartilha de tudo hoje na in-ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente.

Page 8: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

7PáginaEscola Dominical - Igreja Metodista [email protected]

Você aprenderá nesta edição sobre al-guns homens e mulheres que foram de-safiados a confiar em Deus, e assim de-ram testemunho de sua fé. Aprenderá também sobre algumas cidades, onde muitas pessoas tiveram a oportunidade de ouvir sobre o amor de Deus e a fé em Cristo Jesus, sendo impactadas pela fé dos que aceitaram o desafio missio-nário, e sobre algumas igrejas que se formaram a partir dos que creram no Evangelho, e que, servindo ao Senhor, nos ensinam que a missão é uma aventura possível. Por fim, temos um estudo especial sobre a Reforma Protestante, que em 2017, completa 500 anos. Neste estudo você conhecerá a história de uma mulher especial, que nos deixou um ensinamento muito importan-te.

Espero que você curta muito este tempo de estudo e que aprenda e compartilhe com muitas pessoas o seu conhecimento. Se quiser dar sugestões ou fazer alguma crítica, envie para o face ou no e-mail da escola dominical, nós ficaremos felizes em receber sua mensagem.

Agradeço a Deus pela sua vida! Bons estudos!

Zana CostaRedatora da Revista Bem-te-vi em Voo

Page 9: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

Antivírus = versículo do diaÉ hora de começar a lição. Inicie com o versículo do dia, que chama-mos de Antivírus. Esse versículo poderá ser memorizado e servirá de base para toda a aula.

8Página

Salvar arquivos = atividadeDepois de navegar pela lição, é hora de salvar arquivos, ou seja, guard-ar as informações da aula. Por isso, agora é hora de fazer as atividades e salvar essas informações para não esquecer.

Compartilhar = reflexãoPara finalizar, você poderá discutir com seus amigos e amigas algum ponto da aula que consideraram importante e será desafiado(a) a compartilhar o que aprendeu em cada estudo.

Senha = palavra-chavePara você compreender melhor a lição, há uma palavra-chave que servirá como senha. Esta palavra indica o que será abordado em aula.

Conectando = introduçãoNesta etapa, você estará se conectando com a lição. Essa introdução ajudará você a se ligar ao desenvolvimento do estudo.

Abrindo o site = desenvolvimentoÉ hora de conhecer o conteúdo da aula. No desenvolvimento, você terá contato com as histórias e ensinamentos da lição.

Links da semana = para saber maisQuer se aprofundar no assunto? Aqui você encontrará textos bíblicos complementares ao estudos e indicações de sites.

Page 10: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

Antivírus...

1

Conectando...

Senha

Abraão você já conhece, certo? Ele é filho de Terá, e se tornou o patriarca do povo de Israel, ou seja, tudo começou a partir de sua experiência de fé com Deus. Com Abraão, Deus fez uma aliança prometendo-lhe a terra onde devia morar e uma vasta descendência.

9Página

“Então, disse (Abraão) a seus servos: Esperai aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.” (Gênesis 22.5)

Fé e Fidelidade de Deus

Abraão: viver com fé

Gênesis 13.14-18; 22.1-19

Links da semana

Leia um texto por dia e fique por dentro de toda a história:Gênesis 12.1-9; 15.1-11; 17.1-8; 18.1-15 e 21.1-7Você também pode assistir a uma animação com esta história em https://youtu.be/4VwSbLEiFSE

Page 11: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

10Página

A PROMESSADeus prometeu que faria de Abraão um grande povo. Ele confiava na promes-sa de Deus, mas não sabia como isso seria possível. Será que Deus lhe daria descendentes por meio de seu sobrinho Ló? Ou por seu servo Eliezer? Será que por seu filho Ismael, filho da serva Agar? Abraão e sua esposa já eram idosos e não tinham filhos. Mas Deus cumpriu Sua promessa e lhe deu um filho, Isa-que, e, a partir dele, formou uma grande nação, o povo de Israel.

PROVA DE FéEra comum naquele tempo o sacrifício de ani-mais a Deus, como forma de purificação dos pecados. Porém, um dia, Deus colocou Abraão à prova e lhe pediu seu filho Isaque como sa-crifício. Abraão confiou em Deus e, mesmo so-frendo, levou seu filho até o lugar onde Deus havia ordenado, com a certeza de que voltaria para casa com o menino. Chegando lá, colocou seu filho sobre a lenha e quando levantou a mão com a faca, o anjo do Senhor o parou. Perto de-les já havia um carneiro preso pelos chifres num arbusto que serviu de sacrifício no lugar de Isa-que.

Page 12: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

11Página

ABRãO Ou ABRAãO?Você sabia que Deus mudou o nome de Abrão para Abraão? Em Gênesis 17.4-5, Deus diz que ele será pai de muitas nações e muda seu nome. Por que esta mudan-ça? Porque o significado do nome Abrão é “pai elevado ou ilustre” e Abraão significa “pai de mul-tidões”. Dessa forma, Deus dei-xa em seu nome a marca de Sua promessa - de que os(as) descen-dentes de Abraão seriam como as estrelas do céu, impossível contar.

PROMESSA CuMPRIDA!Deus não deixou que Abraão sacrificasse seu próprio filho e interveio a tempo, provendo o cordeiro para o sacrifício, o que também nos faz lembrar do próprio Jesus, que, como cordeiro de Deus, tomou o nosso lugar na cruz e entregou sua vida por nós. Depois desta tremenda prova, Abraão fi-nalmente descansou de suas pe-regrinações e se estabeleceu em Berseba, em Canaã, e, a partir de seu filho Isaque, nasceu uma des-cendência numerosa como Deus prome-tera, formando o povo de Israel.

Page 13: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

12Página

Complete a cruzadinha com o nome das personagens e locais desta his-tória. Se precisar de ajuda, consulte os versículos indicados.

CompartilharAbraão tinha uma fé inigualável, sua obediência era exemplar e temia a Deus grandemente. Podemos aprender muito com ele. Compartilhe em seu grupo, quais ensinamentos podemos levar para nossa vida a partir da história de Abraão.

#OrAção Senhor, te agradeço por fazeres de mim parte do Teu povo escolhido. Quero lembrar desta história que é um exemplo da fé e da fidelidade de Abraão. Ajuda-me a ser fiel também. Em nome de Jesus que é nosso Salvador. Amém.

1. PAI2. Gênesis 17.5 3. Gênesis 11.264. Gênesis 17.155. Gênesis 21.3 6. Gênesis 16.15 7. Gênesis 15.28. Gênesis 23.2 9. Gênesis 16.1

Salvar arquivos...

Page 14: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

13Página

2Isaque: confiança que trouxe paz

Antivírus...

Conectando...

Senha

Isaque, filho de Abraão, casou-se com Rebeca que era neta de seu tio Naor. Eles desejavam muito ter filhos, oravam pedindo que Deus lhes desse esse presente e, vinte anos depois, vieram os gêmeos Esaú e Jacó. Assim como seu pai, Isaque também precisou peregrinar na terra de Canaã, por causa da fome e foi para Gerar, terra dos filisteus, reino de Abimeleque, uma região muito fértil e que proporcionou prosperidade a Isaque e sua família.

“Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe da-rei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra [...].” (Gênesis 26.4)

Fé e Provisão

Gênesis 26

Links da semana

No texto de Mateus 5.1-12 você poderá conferir as palavras de Jesus so-bre este assunto. Leia e reflita sobre esta palavra.

Page 15: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

14Página

A prosperidade e riqueza de Isaque causou a inveja de muitos filisteus. Eles fecharam poços de água de Isaque, que haviam sido abertos no tempo de seu pai. Isaque não se abalou com isso, até que o próprio rei pediu que Isaque fosse embora do reino; afinal, já havia se tornado muito poderoso e até ele sen-tia-se ameaçado com sua riqueza. E sabe o que Isaque fez? Bri-gou com o rei e reivindicou seu lugar? Não! Foi embora. Juntou sua família, rebanho e montou acampamento em outro lugar.

No novo local, Isaque tornou a abrir outros poços que tinham sido cavados por seu pai, mas que haviam sido entulhados pe-los filisteus, e acharam um poço com água nascente. Mas os pastores daquela região reclamaram, dizendo que a água per-tencia a eles. Isaque novamente não retrucou, foi para mais longe e cavou novo poço.

Page 16: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

15Página

Abimeleque, percebendo as atitudes de Isaque e vendo que per-manecia próspero, reconheceu que ele era abençoado por Deus e procurou se reconciliar com ele. Isaque preparou um banquete e fizeram um acordo de paz.

Isaque é um exemplo muito positivo de fidelidade e mansidão. A paz que ele demonstrou em todas as situações difíceis que passou gerou ainda mais paz para ele e para sua família. Se houvesse entrado em guerra com os filisteus, toda sua família teria sofrido e talvez até morrido. Mas como foi tranquilo e não guardou mágoas em relação às pessoas que o prejudicaram, foi abençoado por Deus com muita paz e prosperidade.

Page 17: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

16Página

Como você imagina um mundo pacífico? O que você pode fazer para contribuir para que haja paz no mundo?

CompartilharSerá possível ter uma atitude de paz frente a uma situação de violência ou de injustiça? Converse com seus amigos e amigas e compartilhem algumas situações que acham difícil manter a calma e agir com serenidade.

#OrAçãoNão podemos mudar tudo, mas sua contribuição para um mundo de paz é muito importante. Faça sua parte! Ore, tenha serenidade, ajude seus amigos e amigas a terem paz, seja reconciliador(a), seja exemplo de paz!

Salvar arquivos...

Page 18: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

17Página

3Agar: promessa cumprida!

Antivírus...

Conectando...

Senha

No tempo em que Abraão viveu e, infelizmente, até muito tempo depois, era possível que pessoas fossem escravizadas. Trabalhavam como servas e seus donos tinham certo poder sobre a vida delas. Agar era a escrava egípcia de Sara, mulher de Abraão. Como sabem, Sara não podia ter filhos e já estava idosa. Deus já havia prometido que lhes daria um filho, mas Sara não via como isso poderia acontecer. Então, pediu que Agar tivesse um filho com Abraão no lugar dela, e o menino seria criado como filho dos dois (Sara e Abraão).

“Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está.” (Gênesis 21.17)

Fé e Promessa

Gênesis 16 e 21.8-21

Links da semana

Leia Gênesis 25.7-11 que conta como foi a morte de Abraão.Lei Gênesis 25.12-18 e conheça os descendentes de Ismael.

Page 19: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

18Página

Quando Agar engravidou, porém, algumas coisas muda-ram entre as duas. Agar passou a desprezar Sara que, ofen-dida, passou a tratar mal a escrava também. Agar, então, fugiu de casa e perambulou pelo deserto, até que encon-trou o Anjo do Senhor. Ele perguntou a ela o que fazia ali e mandou que ela retornasse e se reconciliasse com Sara. Também lhe disse que seu filho se chamaria Ismael e fez a mesma promessa que já havia feito a Abraão, que multipli-caria sua descendência.

Algum tempo depois, Sara teve seu próprio filho, Isaque, que passou a ser o filho legítimo de Abraão. No dia em que ele foi desmamado, Abraão preparou uma grande festa, e Ismael, que já era adolescente, zombou de Isaque. Sara ficou muito zangada e pediu que Abraão mandasse os dois embora, mãe e filho (Agar e Ismael). Abraão não gostou da ideia, afinal, Ismael era também seu filho, mas cedeu ao pedido de sua esposa e mandou-os embora.

Novamente Agar estava em situação difícil, achando que ela e seu filho morreriam no deserto, de fome e sede. Mas Deus, ouviu o choro de Ismael e falou com Agar. Deus dis-se a ela que não temesse, mas que tomasse seu filho pela mão e continuassem a caminhada, pois Ele cuidaria deles e cumpriria a promessa que já tinha feito. Deus providen-ciou água para eles que seguiram o caminho, indo habitar no deserto de Parã, onde Ismael se casou, tempos depois.

Page 20: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

19Página

A situação de Agar não foi nada fácil, mas de alguma forma, naquela família, ela conhe-ceu o Deus de Abraão e, num momento de muita aflição, foi ajudada. Agar experimentou a solidão, o medo da morte, a rejeição, mas ao ser cuidada pelo Senhor, deu testemunho dizendo que “Ele é o Deus que vê”.

Aprendemos com a história de Agar que Deus vê todas as coisas e conhece as nossas aflições. Ele vê tudo o que nos acontece e tem cuidado de nós, aprendemos, também, que Deus nos ensina a buscar o caminho da reconciliação e da paz.

Page 21: Bem-te-vi em Voo - Rede Metodista de Comunicação · ternet, convidamos vocês a compartilhar por aí o que estão apren-dendo semanalmente. Página 7 Escola Dominical - Igreja …

20Página

1. Escreva abaixo, algumas situações que entristecem seu coração e, se tiver vontade, compartilhe com sua turma.

2. Escreva abaixo, algumas situações em que se sentiu cuidado(a) por Deus e, se puder, compartilhe com sua turma.

CompartilharAlgumas situações difíceis podem nos deixar tristes, abatidos e sem esperança. Às vezes podemos até querer nos isolar. Mas Deus vê todas as coisas e sabe quando precisamos de Sua ajuda. Se isolar não é a melhor escolha, busque sempre as pessoas de sua confiança quando estiver triste e principalmente, busque a Deus.

#OrAçãoSenhor, existem muitas situações que entristecem nosso coração, mas sabemos que o Senhor é quem nos guarda e quem cuida de nós. Te agradecemos pelo Seu amor e cuidado e te pedimos que nos ajude a ser luz na vida das pessoas que estão tristes. Que possamos mostrar o Seu cuidado a estas pessoas. Amém.

Salvar arquivos...