bc 185 - inspetoria nossa senhora da penha 185.pdf · nários do instituto nossa senhora da glória...

20

Upload: others

Post on 24-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense
Page 2: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 2 Boletim Informativo INSP

Entre os dias 23 e 25 de outubro,aconteceu no Projeto CrescendoJuntos a Semana da Criança, que le-vou muita diversão e alegria para ascrianças e adolescentes da instituição.

No primeiro dia, a Obra Social

Entre os dias 07 e 10 de outubroaconteceu a Semana da Criança noCentro Comunitário EducativoEsperança do Futuro – CCEEF –em Resende-RJ.

Com uma ampla programação,a semana contou com divertidasoficinas ministradas peloseducadores, festival de prêmios,cinema e também um festival desabores, onde a cada dia eraoferecido um lanche especial, entretortas, bolos, cachorro quente,gelatina, algodão doce, sucos emuito mais.

Ainda como parte dacomemoração, aconteceu no dia 18de outubro, um passeio na Chácarados Coqueiros em Bulhões, Resende.No local, além de atividadesrecreativas, um delicioso banho depiscina fez a alegria das crianças eadolescentes.

Foram momentos de diversão,alegria e integração para os alunose professores da Obra Social.

No Projeto Crescendo Juntos

recebeu a visita da Inspetora, IrmãAna Teresa Pinto, que foi homena-geada pelas crianças com uma faixade “Inspetora da Sensibilidade”,expressando o quanto é significativoo trabalho que realiza. Na ocasião, o

Coordenador Pedagógico, StevieSantos lembrou a evolução da Obraa partir da presença das Filhas deMaria Auxiliadora. Finalizando ahomenagem, os alunos se apresen-taram num lindo coral.

Dando continuidade à Semanada Criança, a programação contoucom torneios escolhidos pelos pró-prios alunos. Futsal e queimada fo-ram os jogos escolhidos e levantarama animada torcida!

Para fechar as comemorações,aconteceu o tão esperado passeio!Cerca de 110 crianças puderam apro-veitar um dia inteiro de lazer no SítioEsperança, em Magé-RJ. No local,o grupo desfrutou de parquinho, na-tureza, lanches e piscina. Foi umasemana de muita gratidão, alegria eanimação!

No Centro Comunitário EducativoEsperança do Futuro

Page 3: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...3Nº 185 | Outubro de 2019

No dia 11 de outubro, os profes-sores, monitores de sala e funcio-nários do Instituto Nossa Senhora daGlória - Castelo/Macaé - encenaram

Com Teatro Circense no Castelo/Macaé

uma peça circense para os alunos daEducação Infantil e do Ensino Fun-damental 1, no auditório Ir. MariaLéa Ramos.

A peça, que contou com palha-ços, princesas, personagens de his-tórias em quadrinhos e samba, en-cantou, empolgou e renovou nos pe-quenos a magia do Dia das Crianças,comemorado no dia 12 de outubro.

O objetivo da apresentação deteatro foi trazer para mais próximodas crianças a beleza das históriasinfantis e a importância da amizadee do amor ao próximo.

A diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, pa-rabenizou todos os atores e trans-formou seu discurso em um númerode mágica, fazendo cair sobre ospequenos alunos uma chuva de pa-péis coloridos picados para a alegriada criançada.

Na semana da criança, os alu-nos ainda participaram de Contaçãode Histórias no pátio do segmento ede um Circuito Radical na quadraesportiva.

A equipe do Vill’agindo promoveua semana da criança entre os dias 9 e15 de outubro. Cerca de 130 criançase adolescentes participaram de umaprogramação repleta de animação!

No Vill'Agindo

A semana contou com diversasatrações que fizeram a alegria dascrianças, como a dança da laranja eo Quiz de conhecimentos gerais, queteve a famosa “torta na cara”. Mas o

grande destaque da semana foi ofutebol de sabão que aconteceu naquadra do projeto e finalizou comum refrescante banho de mangueira.

A parceria com o Cine Ritz,através do Projeto Escola, convêniocom a Conferência Nacional dosBispos do Brasil – CNBB – propor-cionou uma tarde de cinema muitoanimada! Com direito a pipoca erefrigerante, os alunos do projetoassistiram “O Rei Leão” em 3D.

Para encerrar a semana, cadacriança e adolescente ganhou umpacote de bombons, o que foi possívelgraças à doação do Banco de Ali-mentos (Programa de SegurançaAlimentar da Prefeitura Municipal deCachoeiro de Itapemirim/ES).

Foram dias de muita alegria ediversão para os alunos e tambémpara a equipe, que fez com que a co-memoração acontecesse da melhormaneira.

Page 4: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 4 Boletim Informativo INSP

Com muita alegria, aconteceuno Projeto Crescendo Juntos(Belford Roxo/RJ) a Semana doEducador, realizada nos dias 15, 16,17 e 18 de outubro. Os educadoresque defendem o time da missão

Salesiana em Belford Roxo foramhomenageados por diversos gruposde crianças e adolescentes.

Na abertura da semana, oCoordenador Pedagógico StevieSantos expressou a dedicação de

cada educador/a ao preparar suasatividades e o quanto cada educadoré especial no acompanhamento eassistência de cada educando quefaz parte da Obra Social.

Os educadores foram homena-geados com coral, cartazes, peças,jograis e muita expressão de alegriae gratidão. Eles puderam sentircomo são fundamentais no Projeto,atuando como grandes animadoresdo movimento em favor de umavida digna para membros da comu-nidade e entorno.

Na confraternização da equipe,as Irmãs que atuam na Obra Socialprepararam um lindo momento deoração onde todos puderam se abra-çar e sentir a evolução de sua cami-nhada humana e profissional comum olhar cada vez mais sensível.

A Semana Especial das Criançasda Educação Infantil ao 5º ano doEnsino Fundamental do ColégioLaura Vicunha, aconteceu do dia 07ao dia 11 de outubro e foi marcadapor muita alegria e diversão. Paraos pequenos teve passeio na Pousa-da Ki-delícia, um refrescante banhode mangueira, uma relaxante tardedo pijama com filme e pipoca alémde muitas brincadeiras e teatro.

Já os alunos do Fundamental I,visitaram o Espaço de Eventos Bar-roco e aproveitaram um dia repletode aventuras, brincadeiras e muitaanimação. Com apresentação demágico, banho de piscina, ativida-des recreativas em quadras diferen-ciadas e um agitado circuito, ascrianças desfrutaram de um diainteiro de muita alegria!

No Colégio Laura Vicunha

Projeto Crescendo Juntos homenageia professores

Page 5: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...5Nº 185 | Outubro de 2019

"Batizados e enviados: a Igrejade Cristo em missão no mundo":este é o tema do Mês MissionárioExtraordinário convocado peloPapa Francisco.

Como resposta ao chamado, oCentro Comunitário Educativo Es-

No dia 30 de Outubro,

aconteceu a Palestra Preventiva

ao Câncer de Mama, em apoio a

Campanha do Outubro Rosa, na

quadra do Centro Comunitário

Educativo Esperança do Futuro

- CCEEF - em Resende-RJ.

A palestra foi ministrada por

Michele Damasio Sampaio,

Semana Missionária no Centro ComunitárioEducativo Esperança do Futuro

perança do Futuro - CCEEF -Resende-RJ recebeu, no dia 17 deoutubro, a visita missionária do Pa-dre Maurício, da Paróquia SagradaFamília e de alguns membros daComunidade São João Batista.Foram desenvolvidas atividades queproporcionaram a vivência e expe-

riência da "Igreja em Saída".

A animação e carisma do PadreMaurício, foram fundamentais paraque as crianças e adolescentes en-tendessem e valorizassem a impor-tância da missão de cada um naconstrução do Reino de Deus.

Palestra sobre o câncer de mama no CentroComunitário Educativo Esperança do Futuro

professora, biomédica e

educadora voluntária no CCEEF e

foi aberta aos pais de alunos do

Projeto e também a comunidade.

A professora destacou alguns

pontos importantes na prevenção

e ressaltou que a detecção

precoce apresenta 95% de chance

de cura.

"A palestra preventiva docâncer de mama realizada nomês de outubro no CCEEFreforça a importância dorastreamento e cuidado coma mama, neste mês conhecidocomo 'outubro Rosa', emboraeu enfatize que a atençãodeve permanecer o ano todo",afirmou Michele.

Page 6: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 6 Boletim Informativo INSP

A sala de aula do 1º ano Funda-mental do CENSA na tarde de 3 deoutubro foi o Hortifruti! Desenvol-vendo o projeto "Por uma vida maissaudável: medicamentos X alimen-tos", a visita foi uma aula de campo,que teve à frente a nutricionista AnaPaula explicando o valor dos ali-mentos e os benefícios de uma boaalimentação.

A dinâmica também foi enrique-cedora para o Programa Bilíngue,

Ensino Fundamental do CENSAvisita o Hortifruti

integrado ao projeto, uma vez que ascrianças identificavam os alimentosem inglês, exercitando o vocabulário.

- Foi uma verdadeira imersãonos conteúdos, tornando o conheci-mento concreto e significativo. Ha-bilidades como argumentação, de-fesa de ideias, consciência socioam-biental, consumo e cuidado com asaúde física e emocional vem sendodesenvolvidas ao longo desse projeto- disse a professora Tatiana Carvalho.

I NaturISE

O Fundamental II e o EnsinoMédio do CENSA homenagearamNossa Senhora Aparecida naacolhida semanal, de 8 deoutubro. A equipe de Pastoral,juntamente com o grupo jovem, ode perseverança e os coroinhasprepararam um momento deoração, agradecendo e louvandoa Padroeira do Brasil.

Unindo natureza e prática espor-tiva, o curso de Educação Físicado ISECENSA promoveu o INaturISE. O evento aconteceu nodia 05 de outubro, no CentroNáutico e na praça central deLagoa de Cima, oferecendo asmais diversas modalidades espor-tivas, desde a tradicional RegataVerde, que já está na terceira edi-ção, até competições de basquete3x3, vôlei 4x4 misto, caminhada,corrida, mountain bike, frescobol,slackline e ritmos.

Organizado por alunos e profes-sores de várias disciplinas, a ativi-dade contou com grande númerode jovens, mas o destaque foi aparticipação dos idosos do pro-grama 60+ Saúde, da Superinten-dência do Envelhecimento Ativo eSaudável, da Prefeitura Munici-pal, que demonstraram muitadisposição.

Alunos do CENSA homenageiamNossa Senhora Aparecida

Page 7: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...7Nº 185 | Outubro de 2019

Dando continuidade ao projeto"Eu quero ou eu preciso?", professo-ras, pais e alunos do 2º período daEducação Infantil do CENSA passa-ram a tarde de 20 de outubro commuita alegria e interação com ascrianças do Abrigo Renascer.

- A ideia partiu das mães, quenão mediram esforços para que esse

Sabendo da importância da partici-pação em campanhas de saúde, ocurso de Enfermagem do ISECENSAaderiu ao Outubro Rosa e realizouuma tarde de orientação e conscien-tização sobre a prevenção do câncerde mama, no Educandário São JoséOperário, em 22 de outubro.A atividade foi organizada pela pro-fessora Aline Siqueira, que conduz otrabalho de Educação em Saúde noEducandário, desenvolvendo diver-sas temáticas com participaçãoativa dos acadêmicos.

Segundo a professora, "a receptivi-dade dos pacientes e o aumento donível de informação são decisivospara a promoção da saúde.".

Educação Infantil do CENSAno Abrigo Renascer

momento acontecesse - disse LilianaNogueira, coordenadora da EscolaInfantil do CENSA.

Além da alegria de reencontraras crianças, que já visitaram aescola, a tarde foi de oficina de slimee muita brincadeira sob o comandoda animadora Katiana Rodriguesque, ao som do violão, colocou a ga-

lera para cantar e dançar. Um gos-toso lanche e uma oração de agra-decimento fecharam as atividades.

- Terminamos o dia com a certe-za de que recebemos muito mais doque doamos e que este é o caminhoque devemos trilhar e ensinar aosnossos pequenos - disse RaquelDuarte, mãe da aluna MarianaDuarte Batista.

Enfermagem do ISECENSA em Ação pelo Outubro Rosa

Page 8: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 8 Boletim Informativo INSP

O curso de Direito do ISE-CENSA promoveu o I SeminárioJurídico Democracia, Direito eCidade, nos dias 21 e 22 de outubro.O evento abordou quatro grandesáreas, divididas em painéis:"Segurança Pública nas cidades","Economia e Política Municipais","Inclusão Social e Acessibilidade" e"Reforma Urbana e Direito àMoradia".

A programação teve início coma Oficina de Artigos, com ostrabalhos da disciplina de Me-todologia da Pesquisa Jurídica.Escritos e apresentados pelosacadêmicos do 2º período, foramavaliados pelos membros da OABJovem.

Na primeira noite foram apre-sentados os painéis "SegurançaPública nas cidades", com aexplanação de Roberto Uchôa,policial federal, e do juiz federal Dr.Paulo César Villela Rodrigues, e"Economia e Políticas municipais",com o Procurador do Município de

Campos dos Goytacazes, Dr. JoséPaes Neto, com o coordenador docurso de Direito do ISECENSA Dr.Carlos Alexandre Campos, e ainda,com o Procurador do Município deSão João da Barra Dr. RafaelNagime.

Fechando a noite, Dr. CarlosAlexandre Campos recebeu opúblico no Café Literário da ins-tituição, para o lançamento da 2ªedição de seu livro "Estado de CoisasInconstitucional", que conta com oprefácio do ministro do SupremoTribunal Federal, Marco AurélioMello.

O segundo dia do evento deucontinuidade à programação comos painéis "Inclusão Social eAcessibilidade" e "Reforma Urbanae Direito à Moradia". O primeiroteve à frente o professor e enge-nheiro civil Romeu e Silva Neto e aprofessora de Direito ConstitucionalSemirames Khattar falando sobre"Espaços Urbanos e políticas deacessibilidade".

I Seminário de Direito do ISECENSA

Também abordando o temainclusão, a vice-diretora do ISE-CENSA Elizabeth Landim mi-nistrou uma palestra sobre "O Papelda Universidade para a InclusãoSocial nas Cidades", mostrando cominúmeros exemplos práticos osdiversos projetos sociais que unemo ISECENSA à comunidade,aliando pesquisa com resultadospráticos para a sociedade.

O quarto painel do evento con-tou com a explanação do professore arquiteto Aristides Inácio, doprofessor de Direito Civil PauloNeves Soto e, ainda com o Secretáriode Governo do Município deCampos dos Goytacazes, FábioBastos, que também é responsávelpelo Plano Diretor participativo dacidade.

Abordando a reforma urbana edireito à moradia, os palestranteslevantaram questões pertinentes àcidade e ao país despertando o in-teresse dos acadêmicos e dos pro-fissionais presentes.

Page 9: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...9Nº 185 | Outubro de 2019

"Jovens, tornem visível o AMOR

de Deus!". Com este tema, 61

jovens do 7º ano Fundamental

ao 3º do Ensino Médio do

CENSA participaram do Viradão

2019.

O encontro teve início na noite

de 25 de outubro e terminou no

dia seguinte com uma missa

celebrada por Pe. Murialdo

Gasparet, às 6h. Estudo bíblico,

reflexão, oração, música,

dinâmica de grupo, adoração e

recreação fizeram parte da

programação.

- Foi um momento de

crescimento espiritual e vivência

em grupo, com uma juventude

animada participando com

alegria de todos as propostas -

disse Simone Aquino Azevedo,

coordenadora da Pastoral.

Em ritmo de fim de ano, o 8° pe-ríodo do curso de Pedagogia do ISE-CENSA concluiu em outubro o está-

Pedagogia do ISECENSA eminstituições não-escolares

gio em Instituições Não-Escolares.Parceiro do ISECENSA, o HospitalPlantadores de Cana é um dos espa-

ços onde os graduandos praticam ese enriquecem com experiênciasmotivadoras e inovadoras.

Eles participam da mediação decrianças na área de Fonoaudiologia,Psicologia e Terapia Ocupacional,aprendendo na prática, a importân-cia do plano de intervenção paracada caso individualmente e a visãointer/trans e multidisciplinar.

-O trabalho da Pedagogia noambiente hospitalar é de extremovalor, contribuindo para a estimula-ção cognitiva do aprendiz. Ele pro-move a aprendizagem através depropostas lúdicas e orienta os paissobre as necessidades específicas dacriança- explica Ir. Luzia Carvalho,coordenadora do curso.

Viradão 2019 no CENSA

Page 10: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 10 Boletim Informativo INSP

Nos dias 6 a 27 de outubro,realizou-se em Roma o SínodoEspecial dos Bispos para aAmazônia.

O tema escolhido pelo Papa foi“Amazônia: novos caminhos paraa Igreja e para uma ecologia in-tegral”. Como explicou o SumoPontífice no documento de convo-cação, o objetivo do evento é “iden-tificar novos caminhos para aevangelização daquela porção doPovo de Deus, especialmente dosindígenas, frequentemente esque-cidos e sem perspectivas de umfuturo sereno, também por causa dacrise da Floresta Amazônica,pulmão de capital importância paranosso planeta”.

Em 2018, durante um encontrocom os povos indígenas em PortoMaldonado, no Peru, o PapaFrancisco falou sobre a riqueza dossaberes e da diversidade indígena,sobre a necessidade de defender a

Amazônia e seus povos e, também,sobre as ameaças que estes povosenfrentam em função dos interesseseconômicos em seus territórios. Foinaquela ocasião que o Papa con-vocou oficialmente o Sínodo para aAmazônia.

Os documentos Sinodais falamsobre a Pan-Amazônia, que é muitomais ampla do que a Amazôniabrasileira. A Pan-Amazônia é umaregião extensa, com cerca de 7,8milhões de quilômetros quadrados,no coração da América do Sul. Elaé composta por nove países: Brasil,Bolívia, Colômbia, Equador, Peru,Venezuela, Suriname, Guiana eGuiana Francesa. A maior partedesta região (aproximadamente 5,3milhões de km2) é de florestas, oque representa 40% das florestastropicais do Planeta. A Amazôniaabriga entre 10 e 15% da biodiver-sidade terrestre e é uma importantefonte de oxigênio para todo mundo.

Conta com cerca de 33 milhões dehabitantes, 3 milhões dos quais sãoindígenas pertencentes a 390 gruposou povos diversos.

Tudo isso deixa bem claro queo Sínodo não interfere na soberaniabrasileira nem dos outros paísesenvolvidos. Trata-se sim de refletirsobre o cuidado com a Criação,como parte da missão da Igreja.

Bem significativo foi também arenovação do pacto das Catacum-bas celebrado inicialmente por umgrupo de padres conciliares em 1965e agora reafirmado nas Catacum-bas de Domitilla confirmando, comoIgreja, a opção preferencial pelospobres.

Cinco capítulos, mais umaintrodução e uma breve conclusão:este é o documento final da As-sembleia Especial para a RegiãoPan-amazônica, divulgado em 26de outubro, por desejo do Papa.

Sínodo para a Amazônia:uma Igreja com rosto indígena!

Page 11: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...11Nº 185 | Outubro de 2019

Dentre os temas, missão, in-culturação, ecologia integral, defesados povos indígenas, rito amazô-nico, papel das mulheres e novosministérios, sobretudo nas áreas dedifícil acesso à Eucaristia.

Conversão: esse é o tema dodocumento final do Sínodo Pan-amazônico. Uma conversão quetem diferentes significados: integral,pastoral, cultural, ecológica esinodal. O texto é o resultado do“intercâmbio aberto, livre e res-peitoso” desempenhado durante astrês semanas de trabalhos do Síno-do, para relatar os desafios e o po-tencial da Amazônia, o “coraçãobiológico” do mundo, espalhado por

nove países e habitado por mais de33 milhões de pessoas, incluindocerca de 2,5 milhões de indígenas.No entanto, esta região, segundaárea mais vulnerável do mundodevido às mudanças climáticasprovocadas pelo homem, está“numa corrida frenética rumo àmorte” e isso exige urgentemente,reitera o Documento, uma novadireção que permita que seja salva,sob pena de impacto catastrófico emtodo o planeta.

Participaram deste evento ecle-sial 184 Padres Sinodais, 113 vindosdas circunscrições eclesiásticas pan-amazônicas, além de 17 represen-tantes dos povos indígenas e 55 au-ditores e auditoras.

Como Filhas de MariaAuxiliadora, o Instituto tevea felicidade de terdiretamente no campo apresença de Ir. MariaCarmelita de LimaConceição, Inspetora daInspetoria Laura Vicuña deManaus (BMA) e deIr. Mariluce dos SantosMesquita, da InspetoriaSta.Teresinha (BMT) queparticiparam na qualidadede auditoras.

Page 12: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 12 Boletim Informativo INSP

Nos dias 18, 19 e 20 de outubroa Conferência dos Religiosos doBrasil – Regional Recife (CRB) rea-lizou a I Assembleia dos Formandosno Colégio São José, em Recife-PE,com o tema: “Os jovens, a fé e o dis-cernimento vocacional”. Foramconvidadas todas as etapas de for-mação, entre elas: integrantes dasnovas gerações, aspirantes, postu-lantes, noviças/os e junioristas de

todas as congregações religiosas doregional.

O evento contou com aproxi-madamente 220 participantes, den-tre eles, as salesianas representadaspelas aspirantes Fabiane Rosa,Jullyanne Rodrigues, Maria JoséAlves, Valentina Delfino, a postu-lante Jocilária Pimentel, junta-mente com a Irmã Edilene Maria.

A Assembleia teve início no dia

I Assembleia dos Formandos em Recife

18 com um momento de animação,oração e integração entre os partici-pantes, seguido de orientações prá-ticas sobre como aconteceria oencontro. Durante o dia 19, oassessor Carlos Eduardo Cardozo(Cadu) refletiu sobre o tema, dandoênfase em dois aspectos: “O con-texto atual das vocações” e “Os de-safios e perspectivas para a for-mação com os jovens à Vida Reli-giosa Consagrada” (VRC). Ainda nofinal da tarde, o assessor dividiu osparticipantes em grupos parareflexão de assuntos abordados nodocumento “Christus Vivit”. O diaterminou com a Celebração Euca-rística celebrada pelo Pe. EdcarlosAlves (OMI).

No dia 20 o encontro começoucom a Santa Missa celebrada peloFrei Paulo (OFM), logo após acon-teceu uma animação e o assessorconcluiu o tema, trabalhando a te-mática “Os jovens e o futuro daVRC”. Depois do encerramento doassessor, foram realizados os en-caminhamentos finais, os agrade-cimentos e a avaliação. O encontroencerrou com um delicioso almoço.

A Assembleia foi um marcoimportante para a CRB, trazendofrutos e esperança para o futuro daVida Religiosa Consagrada.

Page 13: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...13Nº 185 | Outubro de 2019

O dia 04 de outubro, Dia de SãoFrancisco de Assis, foi marcado poruma programação especial no Insti-tuto Nossa Senhora Auxiliadora -INSA.

Para comemorar o Dia do Professor, oInstituto Nossa Senhora Auxiliadora -INSA - realizou uma confraternização,no dia 04 de outubro.

INSA celebra o Dia de São Francisco de Assis

No dia que se comemora o Pa-droeiro dos animais, a escola abriu asportas para receber os animais de es-timação de alunos, funcionários, fa-miliares e da comunidade para seremabençoados.

Cachorros, gatos, calopsitas eaté bichinhos de pelúcia receberama bênção. O momento especial foiconduzido pela diretora dainstituição, Irmã TeresinhaAmbrosim.

Dia dos Professores no INSA

A comemoração foi iniciada com umamissa para celebrar os profissionaisque possuem tamanha importância erelevância na vida dos alunos. Após a

celebração, um jantarreuniu professores efuncionários na própriainstituição.

A noite foi umademonstração de carinhoe afeto pelos educadoresque estão diariamentetrabalhando pelo bem dosalunos, seja no dia a dia dasala de aula, no pátio, ouainda, nas horas vagas,quando, da mesma forma,dedicam-se a prepararestratégias para melhoraro desenvolvimento dosestudantes.

Page 14: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 14 Boletim Informativo INSP

Com o intuito de debater o tema"Aprender a Ser: Educação e Emo-ções na Contemporaneidade", aSecretaria de Educação de Macaépromoveu o VII Fórum de Orien-tação Educacional.

O evento ocorrido na CidadeUniversitária, no dia 08 de outubro,

Utilizando o material didáticoGirolhar, da Editora Edebê, os es-tudantes do Infantil I da EducaçãoInfantil do Instituto Nossa Senhorada Glória – Castelo/Macaé – apre-sentaram no dia 08 de outubro, umaMostra de Letramento.

"Trabalhamos a partir do ma-terial Girolhar a poesia e as parlen-das, principalmente, e a partir de en-tão eles criaram as rimas para quepudessem apresentar para os pais",explicou a professora Debora Prust.

Já a coordenadora pedagógicada Educação Infantil, SioneiaCancela, falou da felicidade de veros alunos desenvolvendo a oralidadee a leitura com autonomia e de ma-neira divertida.

Fórum de Orientação Educacionalreúne profissionais de diversas cidades

contou com a presença do coor-denador do Curso de Psicologia daFaculdade Salesiana Maria Auxilia-dora – FSMA, Marcello Santos, entreoutros profissionais da área de saúdemental e educação.

Ao todo 17 municípios foram re-presentados. Segundo Marcello, den-

tre os diversos assuntos abordadosrelacionados à saúde mental e emo-cional do educando, as formas deprevenção ao suicídio foi um deles.

O coordenador de Psicologia daSalesiana participou da primeiraMesa Redonda da programaçãocom o tema "É preciso saber viver".

Mostra de letramento no Castelo/Macaé

Page 15: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...15Nº 185 | Outubro de 2019

Estudantes do Ensino Funda-mental I do Instituto Nossa Sen-hora da Glória - Castelo/Macaé rea-lizaram um mergulho pelo universoda literatura, do teatro e da música.Isto porque aconteceu, no pátio dosegmento, o Espaço Literário "His-tórias que contam e encantam",como culminância desta edição doProjeto Gente de Lê.

Foram dias de muitas apresen-tações envolvendo teatro, musicais,recitais, exposições de produçõesliterárias, além da Feira de Livrosda Eldebra Editora. A professoraJuliana Oliveira explica que asemana literária foi pensada a partirda literatura trabalhada no GenteQue Lê, dando aos estudantes aliberdade de escolher as históriasque mais se identificaram.

"Ao longo do ano, os alunos

leram em torno de 30 títulos delivros diferentes. A partir daí elesforam estimulados a escolher o livropreferido para retratar de algumaforma, seja por teatro, musical,produção de texto, artes plásticas",disse Juliana, informando que todotrabalho é realizado em parceriacom as professoras de cada turma.

As turmas dos 4º e 5º anos re-presentaram seus personagens fa-voritos em esculturas expostas nopátio e criaram uma nova históriapara os personagens.

O 2º ano fez uma releitura dolivro "Que barulho foi aquele" emforma de teatro musical.

Já o 3º ano, diversificou nasformas de abordagem. O 3º ano Acriou uma nova história denomi-nada "O Lobo é Mau" onde a ideia émostrar justamente o contrário: que

Feira Literária conta e encantano Castelo/Macaé

o lobo é uma figura boa e que aspessoas é que possuem uma visãoerrada dele.

Os alunos do 3º ano B encan-taram-se com a Coleção "Casa naÁrvore" e criaram a árvore expostano pátio de acolhida (que servecomo estante de livros), além deproduzem textos que foram com-pilados em um livro cujo nome é"Casa na Árvore com 21 andares".

O 3º ano C encenou uma peçateatral baseada nos personagensmais famosos de Ziraldo, Mauríciode Souza e Monteiro Lobato, de-fendendo os autores de forma bem-humorada.

E os 3º anos D e E escolheram sevestir dos personagens do seu livrofavorito para uma apresentação demúsica, bem como, produziram umlivro de receitas e um cordel.

Page 16: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 16 Boletim Informativo INSP

No dia 09 de outubro, asturmas da Educação Infantil doInstituto Nossa Senhora da Glória- Castelo/Macaé realizaramprocissões em homenagem ao Diade Nossa Senhora Aparecida,padroeira do Brasil, comemoradooficialmente no dia 12 de outubro.

Os pequenos estudantescarregaram o andor com a imagemde Nossa Senhora pelos corredoresda instituição, acompanhados dosprofessores e do Grupo “Pais QueOram Pelos Filhos”.

"A ideia foi homenagear NossaSenhora Aparecida que tem seu diacelebrado juntamente com o Dia dasCrianças, integrando toda a famíliaà rotina da fé cristã", disseram oscoordenadores da Pastoral Escolar,Ir. Maria do Carmo Ferreira eJunior Guzzo.

Desde abril, o grupo da terceiraidade da Paróquia São PauloApóstolo tem recebido uma sériede palestras pelo Programa"Maturidade – Nosso Tempo éAgora", realizado em parceriacom a Faculdade Salesiana MariaAuxiliadora – FSMA.

Educação Infantil do Castelo/Macaéem procissão

Programa maturidade recebe palestra sobreadministração do tempo na FSMA

No quinto encontro, dia 23 deoutubro, os idosos participaramda palestra "Administração doTempo" com a professora mestree vice-diretora acadêmica daFSMA, Ana Cristina Lousada.Os idosos interagiram colocandosuas principais dificuldades de

administrar o tempo diariamente,bem como seus métodos de comotentar aproveitar melhor omesmo.Ao final, Ana Cristina encerrou apalestra com o poema "O Tempo"de Mario Quintana, fazendo comque todos refletissem.

Page 17: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...17Nº 185 | Outubro de 2019

No dia 04 de outubro, os alunosdo 2º ano D do Ensino FundamentalI do Instituto Nossa Senhora daGlória - Castelo/Macaé - participa-ram de uma palestra sobre EnergiaEólica, como parte do projeto desen-volvido pelo segmento.

O técnico em eletrônica, ManoelAntônio de Sousa Assunção, pai doaluno Gabriel Assunção, ressaltou aimportância do incentivo e do uso ca-da vez maior de fontes de energia re-nováveis e ecologicamente corretas.

"Como foi um assunto que a tur-ma estava estudando, optei por falarda Energia Eólica, que é uma das quemais me fascina. É uma emoçãomuito grande palestrar para a turmado meu filho e, portanto, foi tambémuma oportunidade ímpar de parti-cipar da educação dele", disse ManoelAntônio.

Os estudantes dos Cursos Téc-nicos de Química e Mecatrônica doInstituto Nossa Senhora da Glória

Alunos do Castelo/Macaé na SemanaNacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ

– Castelo/Macaé – exibiram seustrabalhos na Semana Nacional deCiência e Tecnologia na Univer-

sidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ.

O evento aconteceu em todas asinstituições federais do Brasil, nosdias 23 e 24 de outubro. O objetivoda Semana é aumentar as ações defomento aos cursos de graduaçãopara jovens e adultos da cidade e daregião.

Para a Coordenadora da Edu-cação Técnica do Castelo/Macaé,Fátima Neves, a participação doColégio é importante institucional-mente, mas especialmente relevantepara os alunos que estiveramenvolvidos. "A participação nesseseventos proporciona uma visãomais ampla da vivência universi-tária, despertando para a ciência epara a educação como um todo. Éuma troca de experiência enrique-cedora", finaliza.

Alunos do Castelo/Macaé em palestrasobre energias renováveis

Page 18: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 18 Boletim Informativo INSP

Salas lotadas de universitários,participando de oficinas com múl-tiplos temas. Assim foi o XI FórumArtístico, Científico e Cultural pro-movido pela Faculdade SalesianaMaria Auxiliadora – FSMA – entreos dias 23 e 24 de outubro.

Estudantes da própria Faculda-de Salesiana e do Programa Jovem

Cientista Salesiano em parceria comInstituto Nossa Senhora da Glória– Castelo/Macaé – exibiram seustrabalhos para visitantes e demaisalunos.

Os jovens do Castelo/Macaéapresentaram trabalhos sobre "Uti-lização de Biomassas para Remoçãode Poluente em Água" (orientados

pela Prof.ª Dra. Priscila Martins),"Plasticidade Neuronal: Explorandoo Mapa do Cérebro" (pelo Prof. Dr.Julio Vasconcellos) e "MapeamentoGeomagnético do Município deMacaé" (pelo Prof. Dr. HansSchmidt).

Concomitante às palestras eapresentações de trabalhos, aindaocorreu no Laboratório 4, osCampeonatos de E-Football ProEvolution Soccer 2020 e FIFA 20,que tiveram como campeões osatletas Michel Andrade Souza dosSantos e Venâncius Ribeiro dosSantos, respectivamente.

Ao todo cerca, de 19 oficinas fo-ram ofertadas durante o evento, quetem justamente como principalobjetivo promover o diálogo e areflexão sobre aspectos relacionadosàs áreas de ciência, arte e culturadentro da realidade no interior doEstado.

O Colégio Laura Vicunha, emparceria com o Projeto LiterárioEstante Mágica buscou impulsionaro hábito da leitura, escrita ecriatividade entre as crianças.

Os pequenos autores soltarama imaginação e, com a orientaçãodos professores, escreveram eilustraram livros que contavam umpouco de suas histórias na escola,que neste ano celebra os 70 anos defundação.

Em 09 de outubro, na noite deautógrafos, os autores da EducaçãoInfantil ao 5º ano, emocionaram asfamílias com belas apresentações e,em seguida, assinaram as suasobras. Foi um lindo projeto queenfatizou o protagonismo do aluno,despertando encantamento pelarotina de leitura.

XI Fórum Científico da salesiana

Noite de autógrafos no colégio Laura Vicunha

Page 19: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

...19Nº 185 | Outubro de 2019

O Grupo Jovem Sol Nascentedo Colégio Laura Vicunha realizouuma tarde solidária no dia 04 deoutubro. O grupo, que é compostopor alunos e ex-alunos, foi até aPraça São Salvador para oferecer

Noite de festa e muita alegria!

O Colégio Laura Vicunha celebroue deu graças ao Senhor pelos 70

Grupo Jovem do Laura Vicunharealiza tarde solidária na praça

escuta, abraços, sorrisos e orações.

A iniciativa partiu dos trabalhosrealizados semanalmente, onde osjovens abordam questões sobre avida, família, valores e religiosidade.A ideia foi acolher e ouvir pessoas

que, muitas vezes, não têm comquem conversar.

Antes da ação, os jovensparticiparam de duas formaçõescom a Assistente Social dainstituição, Andréia Rocha, que,além de falar sobre a importânciado ato, indicou alguns lugarespúblicos que oferecem assistênciapsicológica e social às pessoasvulneráveis.

Preparados, cerca de 30 jovensforam até a praça e iniciaram aação com um momento de oraçãona Catedral do Santíssimo Salvador.Com música, o grupo aproximoutranseuntes e também pessoas emsituação de rua que foram ouvidase acolhidas.

Ao final, partilharam aimportância do ato e saíramagradecidos pela tarde de vivênciastão significativas e enriquecedoras.

anos de fundação na noite de 17de outubro.

A celebração contou com a

presença dos alunos, ex-alunos,

famílias, Irmãs Salesianas e a

presença carinhosa da

Inspetora, Irmã Ana Teresa

Pinto, que direcionou belas

palavras de esperança e

gratidão.

As intenções da missa contaram

a história do Laura através de

delicadas apresentações

musicais preparadas pelos

alunos.

Após este momento, o Padre

Francisco (SDB) presidiu a

emocionante missa de Ação de

Graças, onde todos refletiram a

importância desta comunidade

na formação de jovens ao longo

das sete décadas.

Missa celebra os 70 anos do colégio Laura Vicunha

Page 20: BC 185 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 185.pdf · nários do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé - encenaram Com Teatro Circense no Castelo/Macaé uma peça circense

... 20 Boletim Informativo INSP

Emoção e criatividade marca-ram a Mostra Cultural do ColégioLaura Vicunha que foi realizada nanoite de 29 de outubro. A escola foitransformada em um ambiente deapreciação de diferentes manifesta-ções de Arte e com o tema “Laura, 70anos”, encantou o público presente.

A diretora Ir. Claudia Pianesabriu o evento acolhendo as famí-lias e destacando a importância deapreciar a arte em suas diversas for-mas. Além de ressaltar a dádiva deestar celebrando e revivendo os 70anos da escola através da Mostra.

A Educação Infantil e o EnsinoFundamental I apresentaram telascom diversas técnicas expressandotoda a riqueza da imaginação infantil.

O Fundamental II contou ahistória do Laura Vicunha através

de salas temáticas que representa-vam as principais festas da escolaao longo do tempo, como por exem-plo, a Festa do Açúcar, que aconte-cia com o objetivo de arrecadarfundos para a manutenção do Ins-tituto. A escola teve a honra de re-ceber uma das “Princesas do Açú-car”, coroada em 1957, aos 16 anos,que prestigiou o evento e abrilhan-tou a sala temática.

A exposição fotográfica quenarrou os 70 anos do Colégio tam-bém teve espaço na Mostra Cultural.Ampliada e redecorada, os partici-pantes tiveram a possibilidade demergulhar ainda mais na históriada escola e reviver momentos signi-ficativos do passado.

O ensino profissionalizantetambém foi representado pelosalunos que resgataram de forma

multissensorial as atividades de-senvolvidas ao longo dos anos e osprodutos “da casa” (material de ta-peçaria, bordado, datilografia, pa-daria...): o público presente podever, tocar, provar, rememorar e sen-tir o sabor do passado impresso nopresente da instituição.

Em outros espaços temáticos,reviveu-se as festas tradicionais doLaura, que anualmente emocionama comunidade educativa: Páscoa,Nossa Senhora Auxiliadora e a FestaJunina.

O evento trouxe, portanto, apossibilidade de um “mergulho notempo”, onde os alunos e o públicopresente puderam “matar saudade”de um tempo único em suas vidasrememorando fatos históricos semperder sua tonalidade lúdica,criativa e interativa.

Mostra Cultural no colégio Laura Vicunha