barreira longitudinal portátil em aço nchrp 350 tl-3 · oriontm – configuração de pinagem...

24
MANUAL DE INSTALAÇÃO BARREIRA ORION TM Barreira longitudinal portátil em aço NCHRP 350 TL-3

Upload: phungtuong

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MANUAL DE INSTALAÇÃO

BARREIRA ORIONTM

Barreira longitudinal portátil em aço NCHRP 350 TL-3

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

2 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

ÍndiceIntrodução ......................................................................................... 3Visão Geral do Sistema .................................................................... 3Antes da Instalação .......................................................................... 3Limitações e Avisos .......................................................................... 4Informações de Segurança ............................................................... 4

Desenho do Sistema e Considerações de Projeto ............................... 6OrionTM – Identificação dos Componentes ........................................ 7OrionTM – Lista de Materiais .............................................................. 7

OrionTM – Preparação para Instalação ............................................... 8OrionTM – Exemplo de Instalação ........................................................ 12Lista de Verificação da Instalação ........................................................ 13OrionTM – Manutenção e Reparos ........................................................ 14 14OrionTM – Perguntas Frequentes .......................................................... 15OrionTM – Resumo dos Resultados dos Testes de Colisão .................. 16

APÊNDICE - Desenhos Técnicos

OrionTM – Isométrico (com detalhes internos) ................................. 19OrionTM – Planta e Elevação ............................................................. 20OrionTM – Configuração de Pinagem Padrão .................................. 21

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

3

IntroduçãoO modelo OrionTM é uma barreira TL-3 feita a partir de unidades de aço que quando unidas com pinos de aço e pinadas ao solo em cada extremidade oferece proteção positivo à zona de trabalho para canteiros de obra temporários e outras atividades diversas em margens rodoviárias.

As exclusivas estruturas internas do OrionTM, o desenho do perfil que utiliza painéis no padrão de guardrails e a conexão por pinos de aço permitem que a barreira seja instalada em linha reta ou em um raio mínimo de até 355 m, se necessário.

Se for preciso, a barreira TL-3 OrionTM pode ser utilizada com atenuadores de impactos TL-3 exclusivos que dispensam o uso de proteções ou alargamentos nas extremidades da barreira.

O OrionTM foi projetado e testado para atender os critérios de avaliação da norma NCHRP 350 Test Level 3 (TL-3) para barreiras longitudinais.

Quando instalado corretamente, o sistema é capaz de parar, conter ou redirecionar um veículo fora de controle se maneira segura sob as condições de impacto da NCHRP 350.

Visão Geral do SistemaA barreira OrionTM TL-3 foi desenhada e construída para oferecer adequação estrutural aceitável, mínimo risco aos ocupantes e trajetória segura, conforme a norma NCHRP 350 para barreiras longitudinais.

Ao colidir com um veículo de 820 kg ou 2.000 kg a velocidade de até 100 km/h e ângulos de até 25 graus, o mesmo será parado, redirecionado ou contido de maneira segura.

Antes da InstalaçãoA colocação da barreira OrionTM deve se dar em acordo com o desenho fornecido para a área de trabalho temporária. A instalação deve ocorrer em acordo com as instruções de instalação fornecidas com o produto.

Dependendo das condições do canteiro, a instalação incluindo a descarga (utilizando um caminhão com caçamba plana e guindaste articulado [Munck]) não deve levar mais que 2 minutos para cada unidade de 11,7 m.

O OrionTM é um dispositivo de segurança altamente sofisticado composto por um número relativamente pequeno de peças. Antes de iniciar a instalação assegure de que há alguém familiarizado com a montagem do sistema.

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

4 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

Limitações e AvisosA barreira TL-3 OrionTM foi rigorosamente testada e avaliada de acordo com os critérios nas diretrizes NCHRP 350 para barreiras longitudinais. As condições de impacto recomendadas na NCHRP 350 abrangem as colisões mais comuns que acontecem em serviço.

Quando instalada e mantida corretamente, a barreira TL-3 OrionTM permite que um veículo em colisão seja parado, contido ou redirecionado de maneira segura e previsível sob as condições estabelecidas pela NCHRP 350.

Colisões com veículos que variem das condições descritas na norma NCHRP 350 para barreiras longitudinais podem acarretar resultados significativamente diferentes daqueles experimentados nos testes. Colisões com veículos em condições diferentes ou que excedam aquelas encontradas nos testes da NCHRP 350 (peso, velocidade e ângulo) podem resultar em um desempenho que não atende aos critérios de avaliação da CNHRP 350.

A barreira OrionTM pode ser instalada com atenuadores de impacto exclusivos. Se um atenuador não for utilizado, a extremidade da barreira deve ser protegida ou alargada de acordo com as diretrizes das Autoridades de Trânsito.

Informações de SegurançaSegurança em Geral Deve-se atender todas as precauções de segurança pertinentes ao trafego de veículos e pessoas.

Todos os trabalhadores devem vestir as roupas de segurança necessárias (coletes reflexivos, sapatos com bico de aço, luvas, etc.)

Apenas pessoal treinado e autorizado deve operar qualquer máquina. Quando máquinas elevadas forem utilizadas, deve-se tomar as medidas necessárias para evitar seus riscos.

Deve-se sempre utilizar luvas.

Informações de Segurança da Barreira OrionTM

Todos os instaladores devem estar afastados ao descarregar as unidades da caçamba do caminhão.

Para auxiliar na colocação, deve-se coloca cabos guia nas extremidades da unidade. Em nenhum momento é necessário um instalador entre as unidades.

A OrionTM é uma barreira autônoma, exceto pelas unidades das extremidades que devem ser ancoradas no solo utilizando-se pinos. Preste atenção particularmente às informações de segurança no trabalho mencionadas nas instruções de instalação neste manual ao furar e fixar estes pinos.

Cada unidade de 11,7 m pesa 900 kg, certifique-se de que todos os equipamentos utilizados para descarregar e manusear as unidades sejam adequados para este uso e carga.

O posicionamento final das unidades e a colocação dos pinos de conexão deve ser realizado por 1 componente.

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

5

GARANTIA LIMITADA PADRÃO

A Lindsay Transportation Solutions, Inc. “LTS” (anteriormente chamada Barrier Systems) testou o desempenho em impactos de suas barreiras e atenuadores de impactos, além de outros dispositivos de segurança viária, sob condições controlada, entretanto, a LTS não retrata nem garante que os resultados destas condições controladas necessariamente evitam ferimentos a pessoas ou danos a propriedades. A LTS RENUNCIA QUALQUER GARANTIA OU RESPONSABILIDADE POR RECLAMES DE MORTE OU FERIMENTO PESSOAL OU DANOS A PROPRIEDADE RESULTANTES DE QUALQUER IMPACTO, COLISÃO OU CONTATO DANOSO COM OS PRODUTOS OU RISCOS PRÓXIMOS OU OBJETOS POR PARTE DE VEÍCULOS, OBJETOS OU PESSOAS.

A LTS garante que qualquer produto ou componente fabricado pela empresa estará livre que defeitos de fabricação ou de material. A LTS substituirá gratuitamente qualquer Produto ou componente de sua fabricação que contenha defeito de tal natureza.

ESTA GARANTIA SUBSTITUI E EXCLUI TODAS AS OUTRAS GARANTIAS NÃO EXPRESSAMENTE ESTABELECIDAS AQUI, SEJAM ELAS IMPLÍCITAS OU EXPRESSAS POR FORÇA DE LEI OU INSTRUMENTO SIMILAR, INCLUINDO, MAS NÃO LIMITADO, A QUAISQUER GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO OU ATENDIMENTO A UMA FUNÇÃO EM PARTICULAR.

A RESPONSABILIDADE DA LTS SOBRE ESTA GARANTIA É EXPRESSAMENTE LIMITADA A SUBSTITUIÇÃO LIVRE DE CUSTOS (NA FORMA E NOS TERMOS ORIGINALMENTE ENTREGUES), OU A REPARAÇÃO OU A FABRICAÇÃO POR PARTE DA LTS DE PRODUTOS OU PEÇAS QUE NÃO ATENDAM ÀS ESPECIFICAÇÕES DA LTS, OU AINDA, À CRITÉRIO DA LTS, O RESSARCIMENTO DE UMA QUANTIA IGUAL AO PREÇO DE COMPRA DE TAIS PRODUTOS OU PEÇAS, EXCETO EM CASOS ONDE TAIS RECLAMAÇÕES PROVENHAM DE QUEBRA DA GARANTIA OU NEGLIGÊNCIA. A LTS NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER PERDAS ACIDENTAIS, CONSEQUENTES OU ESPECIAIS, DANOS OU DESPESAS DE QUALQUER NATUREZA, INCLUINDO, SEM LIMITAÇÕES, QUALQUER TIPO DE PERDA, DANO OU CUSTO QUE SEJA CAUSADO DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE PELA VENDA, MANUSEIO OU USO DOS PRODUTOS, NEM QUALQUER OUTRA CAUSA RELACIONADA, OU POR FERIMENTOS PESSOAIS OU LUCRO CESSANTE.

Qualquer reclamação, de qualquer natureza, por parte do Comprador com relação aos Produtos vendidos abaixo será considerada renunciada a menos que a LTS seja notificada por escrito, no caso de defeitos aparentes em inspeção visual, dentro de noventa (90) dias da data de entrega, ou, no caso de defeitos não aparentes em inspeção visual, dentro de doze (12) meses da data de entrega. Produtos reclamados como defeituosos podem ser devolvidos, com pagamento prévio, às instalações da LTS para inspeção de acordo com as instruções de logística reversa que a LTS deve fornecer ao Comprador depois de receber o aviso de pedido de garantia por parte do Comprador. Se a reclamação for aceita, a LTS reembolsará o Comprador de todos os custos de transporte incorridos abaixo.

Os benefícios da presente garantia não devem se aplicar a (i) quaisquer Produtos que tenham sido sujeitos a armazenamento inadequado, acidente, mal uso ou alterações não autorizadas, ou que não tenham sido instalados, operados e mantidos de acordo com os procedimentos aprovados; e (ii) quaisquer componentes fabricados pelo Comprador.

W030587 Ver.: 8 Revisado em 04 de Fevereiro de 2013

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

6 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

Desenho do Sistema e Considerações de Projeto

InclinaçõesUma inclinação máxima de 1:10 é preferível.Em inclinações maiores que esta, siga as diretrizes das Autoridades de Trânsito.

ObstáculosComo em todos os dispositivos de segurança viária, a barreira OrionTM foi projetada e testada de forma que o centro de gravidade do veículo colidido permaneça em uma altura relativa constante da barreira. Por isso, é preferível que meios-fios ou valetas não fiquem na frente ou atrás da barreira, já que poderão causar a alteração da altura do veículo no impacto. Se não houver outra opção que não a instalar na frente ou atrás de um meio-fio, deve-se seguir as indicações das Autoridades de Trânsito.

Terrenos IrregularesPode ser necessário nivelar o canteiro para assegurar que não haja buracos ou ressaltos que possam alterar significativamente a estabilidade do veículo colidido ou alterar substancialmente a altura da barreira em relação ao solo.

Aplicações Central e à Margem da ViaA barreira OrionTM pode ser utilizada tanto em aplicações no centro quanto nas margens da via.

Ponto de NecessidadeQuando instalada corretamente, o que inclui a pinagem de cada extremidade ao solo, a barreira OrionTM

é totalmente redirecionável. Assegure que ao instalar a barreira ela tenha comprimento suficiente. Para mais detalhes consulte as diretrizes da Autoridade de Trânsito.

Elemento da ExtremidadeExiste uma série de atenuadores de impacto proprietários que podem ser utilizados para proteger as extremidades de uma barreira OrionTM. A seleção do modelo e o uso correto deve estar de acordo com as instruções dos fabricantes correspondentes. Se um elemento não for utilizado na extremidade pode ser necessário alargar ou proteger a barreira de acordo com as diretrizes das Autoridades de Trânsito.

Condições do TerrenoA barreira OrionTM fica sempre ancorada em ambas as extremidades, a espessura mínima seja de asfalto ou de concreto é de 50 mm. A barreira OrionTM é instalada sobre o solo, de forma que as condições do terreno no canteiro não se aplicam, entretanto, é recomendado que a barreira OrionTM

seja instalada em uma superfície compactada.

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

7

Deflexão

Teste 3-11 Caminhoneta de 2.000 kg, ângulo de 25 graus a 100 km/h

Deflexão Dinâmica1,85 m

Deflexão Permanente1,85 m

Largura de Trabalho1,85 m

Teste 3-10 Carro de 820 kg, ângulo de 20 graus a 100 km/h

Deflexão Dinâmica1,45 m

Deflexão Permanente1,45 m

Largura de Trabalho1,45 m

Zona de deflexão 1.850 mm

Note: Resultados dos testes reais de colisão e o comprimento do elemento de teste era 70 m.Os resultados do Teste 3-11 (NCHRP 350) são as Deflexões publicadas em TL-3.

OrionTM – Identificação dos Componentes

Unidade Orion de 11,7 m (Aço Galvanizado)

Pino Conector de Aço (Galvanizado por Imersão a Quente)

OrionTM – Lista de MateriaisPara cada 11,7 m de barreira temporária os seguintes componentes são necessários:

Unidade Orion de 11,7 mNecessária 1

Pino Conector de AçoNecessário 1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

8 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

OrionTM – Preparação Para Instalação

IniciandoÉ essencial que a barreira TL-3 OrionTM seja instalada corretamente. Por favor, leia cuidadosamente e entenda as instruções a seguir antes da instalação.

Nota: Estas instruções se relacionam somente com a instalação da barreira OrionTM e incluem somente a instalação padrão.

O sistema OrionTM foi projetado de forma a ter exatamente os mesmos componentes e instalação de barreira seja em uma aplicação nas margens ou no centro da via. Para todas as instalações, inicie em uma extremidade e conecte as unidades até atingir a posição e o comprimentos corretos.

PreparaçãoAntes de instalar a barreira OrionTM assegure que todos os componentes necessários para o sistema estejam no canteiro e tenham sido identificados. A barreira OrionTM é um dispositivo de segurança altamente sofisticado composto por um número relativamente pequeno de peças. Antes de iniciar a instalação garanta que há uma pessoa familiarizada com a montagem do sistema. Consulte as seções de Identificação dos Componentes e Lista de Materiais neste manual para mais informações.

Certifique que a área na qual o sistema OrionTM será instalado está plana e compactada o suficiente, de forma que as condições do solo não alterarão significativamente a altura do veículo com relação a altura da barreira.

Pode ser necessário algum nivelamento do canteiro.

Ferramentas NecessáriasAs unidades OrionTM com 11,7 m de comprimento pesam aproximadamente 900 kg cada, então o posicionamento e o manuseio deve ser feito por um guindaste ou similar. Todo o equipamento de içamento utilizado deve ser certificado para uso e operado por pessoal aprovado.

Está disponível um dispositivo de içamento especificamente projetado para o sistema OrionTM, que pode se prender e soltar a barreira de forma remota. Isso elimina a necessidade de pessoas para prender manualmente os dispositivos de içamento ao sistema OrionTM no solo, na caçamba do caminhão ou quando empilhado para armazenamento. Para mais informações contate seu distribuidor OrionTM.

As unidades são fixadas ao solo em cada extremidade utilizando-se 8 pinos de ancoragem M24 (1”) por extremidade, de forma que será necessário no canteiro uma broca de 28 mm, uma furadeira e um gerador.

Nota: As instalações podem ser tanto no asfalto quanto no concreto e a profundidade de ancoragem será de 450 mm ou 150 mm, respectivamente.

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

9

Passo 1 – Preparação do CanteiroÉ preferível que a barreira OrionTM seja instalada em solo compactado plano e nivelado.

Certifique-se que há largura e controle de trafego suficientes disponíveis antes de instalar o sistema OrionTM. Devido ao comprimento e peso das unidades, a instalação ocorrerá a partir de um caminhão tipo carga seca ou similar.

A barreira Orion deve ser instalada em uma posição tangente à direção de deslocamento.

NUNCA COLOQUE SUAS MÃOS OU DEDOS ENTRE AS UNIDADES DURANTE O MANUSEIO

Passo 2 – Conexão com as Unidades da BarreiraConecte os ganchos e correntes de içamento aos 2 olhais de elevação localizados nas estruturas intermediárias. (mostrado na Figura 1)

Quando a carga é elevada sobre a barreira e a corrente, certifique-se que o gancho mantenha a orientação correta a fim de manter o peso equilibrado. (mostrado na Figura 2)

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

10 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

Passo 3 – Elevação das Unidades da BarreiraIce a unidade da caçamba do caminhão e manuseie-a até a posição adequada. (mostrados nas Figuras 3 e 4)

O uso de cabos guia em ambas as extremidades é recomendado.

Figura 3 Figura 4

Passo 4 – Posicionamento das Unidades da BarreiraAbaixe a unidade lentamente e para a posição correta de forma que os 2 furos verticais nas extremidades de cada unidade se alinhem. (mostrado nas Figura 5 e 6)

Em nenhum momento é necessário que o pessoal de instalação fique entre as unidades.

Figura 5 Figura 6

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

11

AVISO: Tome o máximo de cuidado para que mãos e dedos fiquem sempre bastante afastados das extremidades da barreira.

Passo 5 – Conexão das Unidades da BarreiraUma vez as unidades alinhadas e próximas uma da outra, o pino conector de aço pode ser abaixado para dentro dos 2 furos de alinhamento vertical. (mostrados nas figuras 7 e 8)

O pino conector de aço assenta nos furos verticais somente por seu próprio peso e não se conecta de nenhuma outra forma com as unidades da barreira.

Nota: Se for necessária uma leve curvatura na barreira, faça o posicionamento adequado neste ponto.

Figura 7 Figura 8

Certifique-se que o pino conector de aço está inserido completamente na extremidade da barreira. (mostrado na Figura 9)

Pode ser necessário um bloco de madeira e uma marreta.

Desconecte os ganchos dos olhais de içamento de forma que o caminhão possa continuar seu deslocamento e repita o processo nas demais unidades da barreira. (mostrado na Figura 10)

Figura 9 Figura 10

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

12 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

Passo 6 – Ancorando as Unidades das Extremidades ao SoloPara completar a instalação é necessário que a barreira de cada extremidade seja ancorada ao solo com 8 pinos através da base das estruturas da barreira. (mostrados nas Figuras 11 e 12)

Instruções sobre a configuração padrão da pinagem estão no Apêndice deste manual.

Para mais informações sobre a orientação do pino, o agente de fixação a ser utilizado e as técnicas de furação, contate seu distribuidor OrionTM mais próximo.

Figura 11 Figura 12

OrionTM – Exemplo de Instalação

OrionTM - Instalação Reta

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

13

Nota: Um raio mínimo de 355 m pode ser obtido ao utilizar-se a unidade padrão de 11,7 m. Um raio menor de 124 m pode ser obtido utilizando-se as unidades especiais de 4,1 m de comprimento.

LISTA DE VERIFICAÇÃO DA INSTALAÇÃOOrionTM

LocalInstalado Por DataInspecionado Por Data

S/N ND As unidades estão posicionadas em solo nivelado.

A disposição da barreira está de acordo com as instruções de projeto.

As orelhas nas extremidades de cada unidade têm um ajuste próximo entre si e o pino conector de aço está passando pelos furos verticais na extremidade de cada unidade.

O pino conector de aço utilizado para juntar as unidades está completamente inserido. (mostrado na foto abaixo)

As unidades nas extremidades da barreira estão ancoradas ao solo. Cada unidade tem 8x pinos de ancoragem M24 (1”) passando pela base das unidades e os detalhes de fixação estão de acordo com as recomendações do fabricante.

Pinos adicionais estão instalados ao longo do comprimento da barreira de acordo com as recomendações do fabricante se a opção de “baixa deflexão” for necessária.

Se necessário, a extremidade da barreira deve ser protegida com um atenuador de impacto proprietário TL-3 ou protegido ou alargado de acordo com as diretrizes da Autoridade de Trânsito.

Posicione a sinalização necessária de acordo com as Autoridades de Trânsito.

Comentários:

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

14 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

OrionTM – Manutenção e Reparos

ManutençãoA barreira de aço TL-3 OrionTM não exige manutenção.

Como em todos os sistemas galvanizados, a barreira NÃO será imune a corrosão durante longos períodos e dependendo das condições do canteiro, a expectativa de vida útil da barreira é de aproximadamente 25 anos.

Todos os parafusos de conexão são apertados por máquinas na fábrica e são fixos com “trava rosca” para resistirem a vibração e permanecerem no lugar desejado.

Reparo

Após um impacto normal

Ferramentas recomendadas: Caminhão carga seca Guindaste ou similar completo com equipamentos de içamento apropriados Uma alavanca ou similar Uma esmerilhadeira de mão completa com disco de corte

Peças de reposição necessárias em caso de impacto grave: Unidades de aço OrionTM

Pinos conectores de aço Se as unidades das extremidades e os pontos de ancoragem estiverem danificados, contate seu

distribuidor OrionTM mais próximo.

Passos principais: Separe os componentes danificados removendo os pinos conectores de aço. (pode ser necessário

cortar ou forçar a separação dos componentes) Avalie quais componentes estão danificados e substitua por peças novas. Conecte as unidades de reposição às seções não danificadas da barreira e alinhe-as conforme

necessário. Insira os pinos conectores de aço entre cada unidade.

Para mais informações consulte a seção OrionTM Instruções de Instalação neste manual.

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

15

Após danos por incêndio

A barreira OrionTM é feita completamente de aço e unida por pinos conectores de aço. Por isso, é muito improvável que mesmo em condições extremas, como incêndios de grandes proporções, os componentes do sistema sejam danificados. As superfícies galvanizadas dos componentes têm capacidade de resistir a calor extremo por curtos períodos devido a sua composição química.Se caso as unidades da barreira forem condenadas para o uso, substitua as unidades danificadas conforme descrito acima e de acordo com as diretrizes da seção OrionTM Instruções de Instalação deste manual.

OrionTM – Perguntas Frequentes1) Qual tipo de equipamento é necessário para instalar o OrionTM?Cada unidade pesa 900kg, então um guindaste ou similar com equipamentos de içamento aprovados deve ser utilizado para descarregar e posicioná-lo. As unidades são unidas somente inserindo-se os pinos conectores de aço com a mão. Uma furadeira também é necessária ao fixar as unidades das extremidade ao solo com os pinos de ancoragem M24 (1”).

2) A sua empresa oferece peças de reposição? Qual o prazo de entrega?É importante reparar danos à barreira o mais rápido possível já que é mais provável que ela não exerça sua função quando danificada. Os componentes de reposição estão disponíveis em seu distribuidor OrionTM mais próximo.

3) Em média, quando tempo demora para instalar uma barreira OrionTM?Dependendo da aplicação e das condições do canteiro, a instalação e montagem do sistema deve levar aproximadamente 2 minutos para instalar cada unidade de 11,7 m.

4) E sobre vandalismo, o OrionTM pode ser danificado facilmente?As unidades são construídas utilizando-se painéis de aço de guardrails e estruturas que não se danificam com facilidade. Sua construção é similar a ‘outras’ barreiras rodoviárias de aço do tipo guardrail e isso não é considerado um problema.

5) Quão facilmente o OrionTM pode ser reparado depois de um impacto?O sistema é composto por poucos componentes e é modular para fácil reparação. Um caminhão carga seca com um guindaste articulado (munck), uma alavanca e uma esmerilhadeira manual com disco de corte podem ser necessários para a reinstalação.

6) Quando é necessária manutenção? Qual a expectativa de vida útil?A barreira OrionTM é livre de manutenção. Todos os componentes são de aço galvanizado e, a menos que danificados ou sujeitos a condições piores que o ‘normal’, uma unidade tem vida útil prevista em 25 anos.

7) Qual a Deflexão da barreira OrionTM?A deflexão máxima registrada durante testes reais de colisão com a disposição padrão de ancoragem de acordo com a TL-3 foi 1,85 m. Se forem instalados pinos adicionais ao longo do comprimento da barreira, de acordo com as recomendações do fabricante, resultará na opção “de baixa deflexão” da barreira com uma deflexão de 0,95 m.

8) Em que a barreira OrionTM está conectada?

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

16 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

A barreira está sempre ancorada em ambas as extremidades da unidade utilizando-se 8 pinos de ancoragem M24 (1”) conectados ao solo. Para mais informações sobre a orientação do pino, o agente de fixação a ser utilizado e técnicas de furação, contate seu distribuidor OrionTM mais próximo.

9) Em uma posição de frente, como a extremidade da barreira pode ser protegida?Se necessário, a extremidade da unidade de uma barreira OrionTM pode ser protegida com um atenuador de impactos TL-3 adequado. Para mais detalhes consulte as instruções do fabricante.

OrionTM – Resumo dos Resultados dos Testes de Colisão

Um total de 4 testes oficiais de colisão foram realizados no sistema OrionTM. Estes testes cobrem tudo que é exigido pela NCHRP 350 no Nível de Teste 3 (TL-3) para barreiras longitudinais.

Teste ............................. 3-10Elemento do Teste ........ OrionTM (70 m de comprimento)Campo de Prova........... Descida de 26,5 m

Veículo de Teste ........... Carro de 820 kgVelocidade .................... 100 km/hÂngulo de Impacto........ 20 graus (Severidade do Impacto = 40,6 kJ)

Teste ................................ 3-10Elemento do Teste ........... OrionTM (70 m de comprimento)Campo de Prova.............. Descida de 27,0 m

Veículo de Teste .............. Caminhoneta de 2.000 kgVelocidade ....................... 100 km/hÂngulo de Impacto........... 25 graus (Severidade do Impacto = 137,8 kJ)

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

17

OrionTM - Resumo dos Resultados dos Testes de Colisão (continuação)

Teste ............................. 3-21Elemento do Teste ........ OrionTM (49,2 m de comprimento)Campo de Prova........... Descida de 36,9 m

Veículo de Teste ........... Caminhoneta de 2.000 kgVelocidade .................... 100 km/hÂngulo de Impacto........ 25 graus (Severidade do Impacto = 137,8 kJ)

Teste ................................ 3-11 (Totalmente Pinado)Elemento do Teste ........... OrionTM (47,7 m de comprimento)Campo de Prova.............. Descida de 35,8 m

Veículo de Teste .............. Caminhoneta de 2.000 kgVelocidade ....................... 100 km/hÂngulo de Impacto........... 25 graus (Severidade do Impacto = 137,8 kJ)

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

18 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

Em todos os testes acima os veículos foram redirecionados com segurança pela barreira OrionTM. Os veículos não penetraram, desceram ou subiram as instalações de testes. O elemento de teste atendeu os requisitos da NCHRP, Relatório 350, critérios TL-3 para barreiras longitudinais.

Nota: Em todos os testes, apenas as unidades nas extremidades da barreira OrionTM estavam pinadas ao solo. Essa disposição de pinagem foi validade quando impactada no teste 3-21.

O teste 3-11 (Totalmente Pinado) foi realizado com um pino adicional a cada 3,81 m, através da base de uma estrutura OrionTM, somente na face do trafego. Isto ocorreu para validar uma opção de “baixa deflexão”.

APÊNDICE – Desenhos Técnicos

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

19

OrionTM – Isométrico (com detalhes internos)APÊNDICE – Desenhos Técnicos (continuação)

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

20 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

OrionTM – Planta e Elevação

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

21

OrionTM – Configuração de Pinagem Padrão

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

22 Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

Lindsay Brasil, Rod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100

BARREIRA ORIONTM

23

Lindsay BrasilRod. Adhemar Pereira de Barros, km 153 – Mogi Mirim/SP – CEP: 13804-830 / Cx. Postal 1001 – (19) 3814-1100 – www.lindsay.com.br

Detalhes do manual de instalação do Sistema Orion estão sujeitos à alteração sem aviso a fim de refletir melhorias e atualizações.

Mais informações estão disponíveis em seu distribuidor Lindsay Brasil ©Lindsay Transportation Solutions

ORION 092713 v3