baralho: piratas!

5
1 Baralho: Piratas!

Upload: raphael-dinfo

Post on 30-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Manual do baralho sobre Piratas. Por: Anaïs Almeida

TRANSCRIPT

Page 1: Baralho: Piratas!

1

Baralho:Piratas!

Page 2: Baralho: Piratas!

Desde pequena ouço histórias de piratas e me interesso demais pelo assunto, a ponto de sempre pesquisar mais personagens. Decidi abordar este tema de um modo menos convencional e estereotipado, para poder utilizar gravuras de piratas reais. A temática me fornece inúmeras possibilidades, desde mapas, armamentos e outros objetos cotidianos, fora as imagens atribuídas a eles, como caveiras, monstros e símbolos marítimos.

2

Sobre o baralho

Page 3: Baralho: Piratas!

Devido à vasta extensão de personalidades na história da pira-taria, optei por fazer 12 ilustrações diferentes para as cartas da família real, sendo os quatro Valetes: François Lollonois, Kunz Von der Rosen, Roque Brasiliano e Edward Low. As quatro Damas: Anne Bony, Mary Read, Grace O’ Malley e Cheng I Sao. Os quatro Reis: Black Bart, Cálico Jack, Henry Every e Blackbeard. E o Coringa: um navio.

3

Personalidades

Page 4: Baralho: Piratas!

Quanto aos naipes, temos: O dente de ouro, representando Ouros, para retratar as riquezas que os piratas conseguiam levar consigo. O coração apunhalado, representando Copas. Corações eram figuras comuns em bandeiras piratas, representando a vida e a morte, em contraponto com as caveiras, assombrando os inimigos. O gancho, representando Espadas, para retratar que mesmo in-juriados, os piratas não deixavam de guerrear. A garrafa de rum, representando Paus. O naipe de paus, origi-nalmente retratava os camponeses, os submissos. Numa tripulação, os integrantes mais baixos lutavam, limpavam e serviam, e as condições num navio, em viagens que duravam meses, não eram das melhores, portanto era mais fácil passar por tudo isso entorpecidos.

4

Construção das Cartas

Cores

Após pesquisar fontes baseadas em escrita com pena ou carim-badas em livros medievais, a favorita foi a Feathergraphy (Clean e Decoration).

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9A J Q K

Page 5: Baralho: Piratas!

5

Quanto à ilustração, estou se-guindo um caminho vetorial, com cores chapadas, mas tentando me manter fiel à fisionomia das per-sonagens. As cartas da família real apresentarão um pirata e um mon-stro do mar ao fundo, pois achei interessante juntar em uma mes-ma carta uma figura temida como um grande pirata, e uma figura que eles próprios temiam, como os monstros do mar.

Exemplo: Rei de Ouros. Blackbeard e Kraken.

O esquema de cores acompanha as cores predominantes nos naipes: Amarelo, vermelho, cinza e marrom.