ballet e orquestra sinfÔnica do theatro ......associação dos amigos do teatro municipal e...

13
BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO Temporada 2019 Ministério da Cidadania Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa Theatro Municipal do Rio de Janeiro Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam

Upload: others

Post on 16-Jul-2020

20 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICADO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Temporada 2019

Ministério da CidadaniaGoverno do Estado do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaTheatro Municipal do Rio de JaneiroAssociação dos Amigos do Teatro Municipale Petrobras apresentam

Page 2: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

Ballet romântico em dois atos

Música de Adolphe Adam revisada por Joseph HorovitzLibreto de Théoplile Gautier e Vernoy de Saint-Georges segundo Heinrich Heine

Concepção e Coreografia Hélio Bejani e Jorge Texeira, segundo Jean Coralli e Jules PerrotEnsaiadores Aurea Hammerli, Celeste Lima, Cristiane Quintan e Ronaldo MartinsFigurino Tânia Agra e acervo TMRJIluminação Paulo OrnellasCenografia José Galdino dos Reis (Pará)

Solistas Giselle Claudia Mota ou Juliana ValadãoAlbrecht Filipe Moreira ou Alef Albert ou Alyson TrindadeHilarion Rodrigo Negri ou Edifranc Alves ou Bruno FernandesMyrtha Deborah Ribeiro ou Samantha Monteiro

Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de JaneiroDireção Musical e Regência Ira Levin

15 e 22 de dezembro às 17h14,17,18,19, 20 e 21 de dezembro às 19h

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GovernadorWilson Witzel

Vice-GovernadorCláudio Castro

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO RIO DE JANEIRO

Secretária de Estado de Cultura e Economia CriativaDanielle Christian Ribeiro Barros

Subsecretário de Planejamento e GestãoRichard Rodrigues

Subsecretário de EventosRodrigo de Castro

FUNDAÇÃO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

PresidenteAldo Mussi

Vice-presidente Ciro Pereira da Silva

Diretor ArtísticoAndré Heller-Lopes

Page 3: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

Chegamos ao fim de mais uma temporada. Esta, de 2019, revestiu-se de especial importância para todos nós. 2019 foi um ano bastante generoso em efeméri-des, e a nossa programação fez jus a elas: aniversário de 110 anos do Theatro Municipal do Rio de Janei-ro, bicentenário de Jacques Offenbach (Les Contes d´Hoffmann), 150 anos da morte de Hector Berlioz (Be-Marche), 220 anos do nascimento de Aleksandr Púchkin e 140 anos da estreia mundial da ópera de Tchaikovsky Eugene Oneguin, que, aliás, comemora-va trinta anos da estreia em nosso palco. Quem tam-bém comemorou trinta anos de Municipal foi o tenor Fernando Portari, que se apresentou em memorável recital. Um compositor brasileiro importantíssimo, Claudio Santoro, também foi devidamente homena-geado em concerto comemorativo de seu centenário de nascimento.

Mas nem só de efemérides vive o Municipal: nossa temporada foi composta, majoritariamente, por obras que há muito tempo não eram apresentadas aqui. As-sim foi com Côndor, de Carlos Gomes, ouvida pela úl-tima vez em 1944; Hoffmann, que não ouvíamos desde 1955; Fausto, de Charles Gounod, ausente desde 1972; e Oneguin que, como já foi dito, foi apresentado aqui pela primeira vez em 1989.

Também produzimos uma ópera nunca antes apre-sentada no Municipal e nem na América Latina: a ópera contemporânea Orphée, de Philip Glass. Outra novidade foi projeto Grandes Vozes, que traz ao Mu-nicipal do Rio grandes estrelas da cena lírica interna-cional, e que se repetirá nos próximos anos.

As crianças não foram esquecidas; além das visitas teatralizadas ao Theatro e espetáculos para escolas visando formação de plateia, como Pedro e o Lobo, deProkofiev, e as estrelas de nosso balé se apresentaram no projeto “Municipal para Pequenos”. E é Giselle, obra-prima do ballet romântico, que agora propor-ciona ao nosso Corpo de Baile um brilhante encer-ramento de temporada, após o sucesso de Coppélia e Be-Marche.

Um feliz e santo Natal para todos e um excelente Ano Novo, que trará muitas novidades à programação des-se espaço único que é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Até 2020!

Aldo Mussi Presidente da Fundação Teatro Municipal

Histórias de amor sempre encantam o público. Afinal, quem nunca passou por esta experiência? E espetá-culos que mexem com a emoção costumam chegar ao coração das pessoas de uma forma bem especial. 

Nosso Theatro Municipal RJ apresenta esta noite Giselle, um dos maiores clássicos do ballet românti-co, com música de Adolphe Adam e libreto do grande poeta do romantismo francês Théoplile Gautier. Em dois atos, a trama se desenvolve sob um clima miste-rioso e sobrenatural. 

O ballet teve sua estreia em 1841 na Ópera de Paris, e hoje retorna ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o encerramento da elogiada tempo-rada 2019.  Com a participação do Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro, e sob a regência de Ira Levin, maestro titular da casa, Giselle promete uma noite inesquecível.

Tenham todos um ótimo espetáculo!

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

do Rio de Janeiro

Eliseu Visconti, fragmento de "A Dança das Horas",

pintura sobre a plateia do TMRJ, 1908 54

Page 4: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

VIRGENS MORTAS Ó vós, que no silêncio e no recolhimento

Do campo, conversais a sós, quando anoitece,

Cuidado! – o que dizeis, como um rumor prece,

Vai sussurrar no céu, levado pelo vento… *

Ciclos marcaram toda a temporada 2019, apontando tanto a ascendência francesa da arquitetura do TMRJ quanto os aniversários de Offenbach, Santoro, Púch-kin ou Berlioz — cujo ciclo Les Nuits d’Été fazia parte do espetáculo Be-Marche. Levado à cena pelo Ballet do Theatro Municipal do RJ em Abril, foi da pena do mesmo Théophile Gautier, hoje autor de Giselle, que saíram os poemas. Em retrospectiva, pode-se notar que a programação foi moldando-se em ciclos, às ve-zes involuntários, mas pensados para propor ao pú-blico, tradicional ou novo, uma ideia de continuidade dramatúrgica. Mais importante, a afirmação de que os Corpos Artísticos trabalham unidos, entrelaçados, e de que dessa união sai a força vital que vem guiando este grande teatro por 110 anos.

Namorados, que andais, com a boca transbordando

De beijos, perturbando o campo sossegado

E o casto coração das flores inflamando,

-Piedade! elas vêem tudo entre as moitas escuras…

Piedade! esse impudor ofende o olhar gelado

Das que viveram sós, das que morreram puras!*

Penso que o caminho percorrido em 2019 revela um esforço sincero no sentido de “virar o jogo” e devolver um lugar de destaque cultural ao Estado do Rio de Ja-neiro e ao Theatro Municipal como defensor de sua vocação para o balé, a ópera e a música de concerto — ao mesmo tempo que recebendo todas as formas de expressão artística: uma posição que é a de pensar o acesso à cultura para todos, e que todos podem gostar de todas as formas de cultura, seja ela pop ou erudita. Antes de desejar um excelente espetáculo, uso das pa-lavras do poema Virgens Mortas, de Olavo Bilac — já tão ao sabor de Giselle — para dizer que, se erramos, pedimos: “Piedade!”.

André Heller-LopesDiretor Artístico da Fundação Teatro Municipal

Quando uma virgem morre, uma estrela aparece,

Nova, no velho engaste azul do firmamento:

E a alma da que morreu, de momento em momento,

Na luz da que nasceu palpita e resplandece.*

Numa temporada 2019 dedicada à “trajetória do he-rói”, chegamos ao seu fim apresentando Giselle, de Adam, o balé romântico par excellence. Neste ano, em que o foco da temporada foi a figura do “herói” – Côndor, Berlioz, Hoffmann, Fausto/Mefisto, Dr Coppelius, Orphée, Oneguin – nada melhor do que terminar com uma heroína no papel-título — possível antecipação da temporada 2020, dedicada às paixões e tragédias do feminino. Giselle e sua história que nos comove “existem” graças à ação destrutiva de dois ho-mens na vida da jovem camponesa de frágil coração: Albrecht, nobre que finge ser camponês para seduzi--la, e Hilarion, o caçador cujo amor foi rejeitado e que ao revelar a traição leva a morte da heroína. Neste balé cheio de símbolos e significados, a beleza das flo-res mistura-se com o anúncio da morte; o branco da pureza reapareça em criaturas tão puras quanto fan-tasmagoricas e fatais, as Willis.

Considerando a importância de nossa Companhia dentro da tradição dos grandes clássicos de repertório e sendo a unica no país a preservar estas caracteristi-cas apresentamos o Ballet Giselle, uma das obras mais importantes no cenário mundial.

Com esta versão procuramos passar com clareza todas as sensações necessárias para que o público, mesmo sem conhecer o libreto, possa sentir a drama-ticidade e perceber as variações emocionais sugeridas dentro das características de cada personagem.

É um trabalho elaborado para proporcionar aos nos-sos artistas a oportunidade de evidenciar o papel primordial da expressão facial, para além da gestua-lidade, na comunicação das diferentes emoções dos personagens e enfatizar a interpretação, sem pala-vras, como ferramenta principal para fazer o público compreender a história e comover-se com ela.

É dentro desta atmosfera que nossos bailarinos se apresentam, trazendo para a cena uma de suas prin-cipais características; a emoção através da técnica, mostrando não apenas o virtuosismo e a beleza das formas, mas principalmente a fluidez da dança e a poesia do corpo

Não posso deixar de registrar aqui a minha satisfação em retornar à direção desta Companhia e juntamente com Jorge Texeira, nosso atual Maître de Ballet, agra-decer ao Presidente Sr. Aldo Mussi, ao Diretor Artísti-co Sr. André Heller-Lopes e aos que de alguma forma contribuíram para a realização desta produção.

Desejamos a todos um grande espetáculo!

Hélio BejaniRegente (Interino) Ballet Theatro Municipal

Eliseu Visconti, fragmento de "A Dança das Horas",

pintura sobre a plateia do TMRJ, 1908 76

Page 5: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

HISTóRICO

Ballet dramático em dois atos, é considerado o mais famoso da época romântica. Foi criado originalmente por Jean Coralli e Jules Perrot, com música de Adol-phe Adam, libreto de Theophile Gautier e Vernoy de Saint-Georges, e estreou em Paris a 28 de junho de 1841, com Carlota Grisi e Lucien Petipa nos papéis principais. O libreto de Gautier foi inspirado na velha lenda alemã de Heinrich Heine, em que as donzelas que morriam na véspera de seu casamento por causa da infidelidade de seus amados, voltariam à noite para se vingarem de qualquer homem que cruzasse seus domínios.

Embora o nome de Perrot não tenha aparecido nos primeiros programas, sabe-se que foi ele quem criou todas as danças para a personagem interpretada por Carlota Grisi, sua mulher e aluna, especialmente o pas-de-deux do 2º ato. A Coralli coube conceber toda a composição dos demais trechos do ballet. A música de Adam foi composta em uma semana e era ideal para a estória, pois identifica cada um dos personagens com melodias próprias e une os momentos contrastantes do enredo. Perrot levou o ballet Giselle para a Rússia em 1848, com Fanny Elssler e Marius Petipa; e foi Pe-tipa quem guardou o ballet vivo durante seu longo rei-nado como chefe do ballet na Rússia, enquanto Giselle era esquecido no resto do mundo.

Em 1910, Diaghilev trouxe-o para Paris, com Tamara Karsavina e Vaslav Nijinsky e desde então está no re-pertório clássico das grandes companhias do mundo, exigindo grande desafio técnico e artístico para seus intérpretes principais: Giselle, a doce camponesa que além da técnica deve reunir os dotes para expressar sucessivamente a felicidade, a dúvida, o desespero e a loucura; o Duque Albrecht, que exige desempenho dramático e grande habilidade de partner; Mirtha, Rainha das Willis, que comanda o 2º ato, com força e determinação. Tais qualidades tornam esta obra pri-ma do ballet “blanc” um dos primores coreográficos da era romântica.

Grandes bailarinas interpretaram o papel título de Giselle, entre as quais Rosella Hightower, Licette Darsonval, Alicia Alonso, Tamara Toumanova, Gali-na Ulanova, Alicia Markova, Yvette Chauviré, Carla Fracci, Margot, Fonteyn, Natalia Makarova, Márcia Haydée, Noelle Pontois entre outras. No Brasil, Gi-selle estreou pela primeira vez no Rio de Janeiro em 1849, no Teatro São Pedro de Alcântara (atual João Caetano) apresentado por uma companhia francesa.

GISELLE NO THEATRO MUNICIPAL

No Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi interpre-tado pela primeira vez em 1913 em montagem com a Companhia de Diaghlev, tendo Tamara Karsavina e Nijinsky como solistas. Com o Ballet do Theatro Municipal subiu pela primeira vez ao palco em 1951, numa versão de Tatiana Leskova, tendo no papel prin-cipal Tatiana Leskova, Bertha Rosanova, Maria Angé-lica e Beatriz Consuelo. Em 1978 o BTM apresentou a versão de George Garcia, com Noella Pontois no papel principal.

A versão coreográfica de Peter Wright estreou em 1982, e foi dançada novamente em 1984, 1986, 1989, 1994, 1999, 2003, 2008 e 2011; teve no papel títu-lo as bailarinas: Alice Colino, Ana Botafogo, Áurea Hammerli, Cecília Kerche, Claudia Mota, Cristiane Quintan, Cristina Martinelli, Heliana Pantoja, Már-cia Jaqueline, Nora Esteves, Norma Pinna, Roberta Márquez.

O BTM estreia agora a versão de Hélio Bejani e Jor-ge Texeira para esta bela obra que volta ao palco do Theatro Municipal após oito anos em que foi apresen-tada pela última vez.

ADOLPHE ADAM 1803-1856

Apesar de ser filho de um músico que o desencorajou a seguir a profissão, o adolescente Adam decidiu que seria músico, e músico para o teatro. Aos 17 anos, en-trou para o Conservatório de Paris e tornou-se aluno de Boieldieu (famoso compositor da época) e, aos vin-te, já fornecia canções para os teatros de vaudeville. Em 1829, compõe sua primeira ópera-cômica para o teatro da Ópera-Comique, de uma série que chegaria ao incrível número de setenta (em vinte e sete anos!), entre elas Le chalet, que alcançou 1.547 representa-çoes naquela casa, e Lê Postillon, de Longjumesu, que estabeleceu sua reputação em toda a Europa. Escre-veu missas, cantatas, foi professor de composição no Conservatório de Paris e critico musical. Mas Adam foi também prolífico no ballet (14 ao todo) em Lon-dres, Berlim, São Petersburgo e Paris, onde, alem de Giselle, obteve grande êxito com La fille du Danube, Le Diable á quartre e La filleule dês fées, todos para a Ópera de Paris. Adam dizia preferir escrever para ballet, que era mais fácil e mais compensador: “Não é trabalho, é diversão.” Em Giselle, Adam seguindo o desejo de seus contratantes, criou uma das mais bem sucedidas musicas de ballet do século XIX. Rica em melodias e belas sonoridades, é extraordinariamente adequada ao balé, alternando as diferentes atmosfe-ras - forte o contraste entre o primeiro e segundo ato – e empregando a técnica do leitmotiv (motivo-con-dutor). Sua musica é de extrema facilidade, como suas óperas. Contudo nos ballets, há uma inspiração ge-nuína, elegância de ritmo, riqueza melódica e unidade estilística. Adolphe Adam é autor da popular canção natalina “Noite Feliz”.

THÉOPHILE GAUTIER 1811-1872

“Devo admitir que o guincho de uma serra e o da quar-ta corda do mais hábil violinista têm exatamente o mesmo efeito sobre mim”. Palavras surpreendentes vindas de alguém que exerceu o ofício de crítico musi-cal por trinta e cinco anos, e mais surpreendentes ain-da se ditas por um poeta. No caso, precisamente por terem sido escritas por um poeta, elas têm a sua razão de ser: Gautier afirmava que a música falava aos sen-tidos, e a poesia, à imaginação, o que explicava porque os cães eram insensíveis “ao mais esplendoroso dos poemas”, mas perfeitamente capazes de reagir ao som de um órgão de tubos. Gautier era poeta, dramaturgo, romancista, jornalista e crítico. Um dos expoentes máximos do Romantismo, era um esteticista e um ar-doroso defensor da “arte pela arte”, cujos princípios foram enunciados no prefácio ao seu romance Made-moiselle de Maupin (1835). Sua obra mais famosa tal-vez seja Le Capitain Fracasse (1863), um clássico do romance de aventura e capa e espada, que recebeu em 1990 aclamada versão cinematográfica de Ettore Sco-la, Il viaggio di Capitan Fracassa – no Brasil, A viagem do Capitão Tornado. Gautier, além de crítico musical, era também um refinado crítico de ballet. Seus tex-tos, de fato, se tornaram a base para a moderna crítica de dança. Escreveu libretos para nada menos do que cinco ballets: La Péri (1843), Pâquerette (1851), Gem-ma (1854), Yanko le bandit (1858), Sacountala (1858) e, naturalmente, Giselle, que é não apenas o mais fa-moso, mas também o grande paradigma do ballet ro-mântico.

Carlotta Grisi

98

Page 6: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

LIBRETO

PRIMEIRo ATo Alemanha

Um quente raio de sol abre o dia, sobre as colinas cobertas de vinhas. É época da vindima na colina da Turíngia. Num canto, meio escondida entre a vege-tação, encontra-se uma vila de cabanas, de humil-des e simples camponeses. Ao longe, em cima do rochedo, vê-se um castelo, onde Albrecht, o Duque da Silesia, lá do alto, viu passar uma doce e frágil camponesa. É Giselle, filha de Berthe. Albrecht, apaixonado, veste-se de camponês e passa a morar em frente da cabana de Giselle, tentando assim obter o seu amor. Esta acredita ser ele apenas um rapaz da vila chamado Loys e apaixona-se por ele.

É de manhã e os camponeses partem para a vin-dima. Entra em cena Hilarion, o jovem guarda-caça da vila, que também está loucamente apaixonado por Giselle. Ele se dirige a casa dela e encontra Ber-the, mãe de Giselle.

O jovem Duque sai de sua cabana acompanhado de seu escudeiro, Wilfrid, que insiste para que Albre-cht (Loys) não prossiga com este namoro, mas ele persiste, pois está encantado e ordena a seu criado para deixá-lo. Loys aproxima-se da cabana de Giselle, bate na porta e se esconde. A porta se abre. É Giselle quem sai ágil e alegre com todo seu coração puro. Ela vai dançar, pois não dança desde ontem. Eles se encontram, mas Hilarion inter-rompe o idílio de Giselle, lembrando seu amor por ela. Mas Giselle, apaixonada, repele Hilarion, con-fessando o seu amor por Loys. Hilarion briga com Loys, suspeita dele, jura vingança e vai embora. Giselle se junta alegremente às suas amigas e com-panheiros, que dançam e comemoram o fim da colheita das uvas.

Giselle dança apesar da sua saúde delicada. Berthe, sua mãe aparece alarmada, pois Giselle sofre do coração e não deve, por isso, dançar. Giselle é sur-preendida por sua mãe, que estava a sua procura. Berthe ao vê-la adverte que a fadiga, as emoções lhe serão fatais. E outra coisa a preocupa: é a supers-tição de que jovens que ainda em vida eram loucas por dança, e que morreram antes de se casar, se transformam, à noite em fantasmas malignos, cha-mados Willis (seres noturnos habitantes dos bos-

ques, almas de jovens que morreram antes dos seus casamentos, e que após a morte vão ao baile mágico onde levam os viajantes a ronda fatal). Assim, Giselle é forçada a entrar na cabana.

À distância ouvem-se as trompas de caça e Wilfrid aparece para avisar seu senhor, Albrecht, que um grupo de nobres se aproxima. Albrecht foge e se esconde na floresta. Hilarion observa, e na primeira oportunidade, entra na cabana de Loys. A fim de desvendar o mistério que o cerca. Durante a caçada organizada pela corte, chega casualmente ao vila-rejo a comitiva do Príncipe de Courland, com a sua filha Bathilde, a noiva de Albrecht.

O calor do dia os incomoda e procuram aquele lugar para descansar. Bathilde se encanta com a dança de Giselle e descobrindo que ela está comprometida e apaixonada, dá-lhe um colar de presente. Eles são convidados a entrar na casa de Giselle para tomar vinho. Antes de entrar na cabana, o Príncipe ordena que deixem uma trompa do lado de fora, como de costume, para chamá-los em caso de necessidade. Isso oferece oportunidade a Hilarion de comparar os brasões da trompa com os da espada que encon-trou na cabana de Loys.

Os aldeãos festejam a conclusão da colheita da uva e coroam Giselle a rainha da vindima. A aldeia é tomada de muita dança e alegria. É neste momento que Hilarion, tendo finalmente em mãos a prova, aproveita a oportunidade para desmascarar Loys. Hilarion espera o momento em que todos estão pre-sentes e conta toda a verdade. Giselle não acredita. Hilarion, então, toca a trompa e aparece o Príncipe acompanhado de Bathilde.

O traje de Albrecht causa surpresa e graça a toda corte. Loys (Albrecht) fica perplexo e confuso, mas quando Bathilde declara que Albrecht é seu noivo, o choque tira a razão de Giselle. Uma sombra de delí-rio a invade. É a loucura. Giselle, por um momento, revive seu amor por Loys e apoderando-se da espada de Albrecht se fere ao tentar se matar. Não suportando tamanha mágoa e a dor do ferimento, seu coração não suporta. Por fim, Giselle morre nos braços de seu amado.

SEGunDo ATo

Soa meia-noite sob a terra fria da floresta. Lugar sinistro, de árvores com troncos torcidos e entre-laçados, que possui uma atmosfera de suspiros e lágrimas. É o lugar onde se passa o baile mágico das Willis. Elas são os espíritos das jovens que foram enganadas e morreram antes do dia do seu casa-mento. Elas se reúnem ali e obrigam jovens rapazes a dançar até a morte.

É meia noite, hora lúgubre, e Hilarion está de vigília na sepultura de Giselle. Surge uma sombra trans-parente e pálida. É Mirtha, a rainha das Willis. Ela evoca forças e com um galho de alecrim toca todos os cantos, fazendo surgir outras Willis, que se agru-pam e dançam graciosamente em torno dela.

Neste momento, elas tiram Giselle de sua sepultura para iniciá-la em seus ritos. Ela dança com suas gra-ciosas irmãs, mas um barulho ao longe faz com que todas Willis se dispersem e se escondam no bosque. É Albrecht, que chega trazendo flores (lírios).

Giselle surge para ele. O seu amor por ele ainda vive... Albrecht tenta pegá-la, mas ela desaparece... Ele sai a sua procura... Neste momento, chega Hila-rion que é imediatamente rodeado e pego pelas Willis. Mirtha, a rainha, ordena-o a dançar até a exaustão, Hilarion ainda tenta fugir apavorado. As Willis, no entanto, acabam por jogá-lo nas profun-dezas da lagoa, onde morre afogado.

As Willis começam então uma orgia alegre, dirigida por sua rainha triunfante, quando uma delas des-cobre Albrecht e o traz para o círculo mágico. Mir-tha condena-o à mesma sorte fatal de todos aqueles que caem sobre o implacável poder das Willis. Mas no momento em que Mirtha vai tocá-lo, Giselle se lança na frente de Albrecht, protegendo-o.

Giselle leva-o à proteção da cruz em seu túmulo, implorando em vão à gélida rainha. Mirtha usa seu poder sobre Giselle para forçá-la a dançar. Albrecht não suporta e abandona a cruz que o preservava da morte e aproxima-se de Giselle. Eles dançam por toda a madrugada, até que Albrecht cai de exaus-tão. Condenado a dançar até o extremo de suas forças, Giselle sustém-no com desesperado amor. Mas neste momento surgem as primeiras luzes do amanhecer, quebrando o poder das Willis. O amor de Giselle por Albrecht o salva. Giselle, finalmente, segue as suas companheiras até o reino das som-bras. Albrecht é deixado sozinho em sua dor.

1110

Page 7: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

BTM RJ

PRIMEIRO ATOGiselle Claudia Mota ou Juliana Valadão (Danielle Marinho)Albrecht (Duque da Silesia/Camponês Loys) Filipe Moreira ou Alef Albert ou Alyson TrindadeHilarion, o guarda-caça Rodrigo Negri ou Edifranc Alves ou Bruno FernandesWilfrid, escudeiro do Duque Mateus Dutra ou Saulo FinelonBerthe, mãe de Giselle Marjorie Morrison ou Tereza Cristina UbirajaraPríncipe de Courland Joseny Coutinho ou Roberto LimaBathilde, filha do Príncipe Fernanda Martiny ou Melissa Oliveira ou Priscilla MotaAssistente do Príncipe Santiago Junior ou Sergio MartinsCorte Fernanda Martiny, Marjorie Morrison, Mônica Barbosa, Nina Rita, Rita Martins, Tereza Cristina Ubirajara, Ivan Franco, Joseny Coutinho, Mateus Dutra, Mauro Sa Earp, Roberto Lima, Saulo Finelon, Sergio MartinsPas-de-Paysant Carla Carolina ou Danielle Marinho e Wellington Gomes ou Alyson TrindadePriscilla Mota, Carla Carolina, Rachel Ribeiro, Regina Ribeiro, Vanessa Pedro, Isa Mattos,Marcella Borges, Marcelli Tatagiba, Tabata Salles, Alyson Trindade, Michael Willian, NycollasAbreu, Owdrin Kaew, Rafael Lima, Wellington GomesCamponesas Aimé Rodriguez, Aloani Bastos, Ana Flávia Alvim, Clara Judith, DanielleMarinho, Flávia Carlos, Isa Mattos, Liana Vasconcelos, Marcella Borges, Marcelli Tatagiba,

Olivia Zucarino, Samantha Monteiro, Tabata Salles, Thais Danello, Vanessa PedroAlunas EEDMO Diovana Piredda, Fernanda Lima, Giovanna Amaral, Luana Macedo, MarianaMarques, Marina Tessarin, Pamela PhiligretCamponeses Alyson Trindade, Bruno Fernandes, Felipe Viana, Michael Willian, NycollasAbreu, Rafael Lima, Ramon Andrade, Romilton Santana, Santiago Junior, Wellington Gomes.Alunos da EEDMO Ghabriel Araújo, João Pedro Dias, Miguel Alves, Tiago Tononi, Owdrin Kaew

SEGUNDO ATOGiselle Claudia Mota ou Juliana Valadão (Danielle Marinho)Albrecht (Duque da Silesia/Camponês Loys) Filipe Moreira ou Alef Albert ou Alyson TrindadeMyrtha, Rainha das Willis Deborah Ribeiro ou Samantha Monteiro (Olivia Zucarino)Hilarion, o guarda-caça Rodrigo Negri ou Edifranc Alves ou Bruno FernandesDuas Willis Priscilla Mota, Carla Carolina, Rachel Ribeiro, Danielle Marinho, Isa Mattos, Marcella Borges, Tabata SallesWillis Aimé Rodriguez, Aloani Bastos, Ana Flávia Alvim, Bianca Lyne, Carla Carolina, ClaraJudith, Danielle Marinho, Flávia Carlos, Isa Mattos, Liana Vasconcelos, Marcella Borges,Marcelli Tatagiba, Olivia Zucarino, Rachel Ribeiro, Samantha Monteiro, Tabata Salles, ThaisDanello, Vanessa PedroAlunas EEDMO Diovana Piredda, Fernanda Lima, Giovanna Amaral, Luana Macedo, MarianaMarques, Marina Tessarin, Pamela Philigret

Você dirige este espetáculo

e o Theatro Municipal aplaude

Faça uma doação para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e colabore com os espetáculos de óperas, balés e concertos da temporada 2020

Deduza 100% da sua doação no seu IRPF Seja um doador vc também!Informações em www.aatmrj.com.brou no telefone (21) 2239-9612

O Theatro Municipal agradece aos doadores dos projetos de 2019 que contribuíram via Lei Rouanet art 18.

Rodrigo Carneiro GoncalvesMagda Bomfim de AragãoJose Luiz Tavares FerreiraDavid Ricardo Moreira RamosSolange Domingos Alencar TorresFernando Cariola TravassosFelipe Maimon

AS WILIS, SEGUNDO HEINE

Mas existe, em uma parte da Áustria, e apesar de sua origem eslava, uma tradição das dançarinas noturnas, que são conhecidas sob o nome de Wilis. As Wilis são donzelas que mor-reram antes do dia do casa-mento; estas pobres e jovens criaturas são impedidas de descansar pacificamente em seus túmulos. Em seus cora-ções, que deixaram de pulsar, e em seus pés mortos, havia ainda aquela paixão pela dança que não puderam satisfazer em vida; e à meia-noite elas se levantam e se reúnem em ban-dos na estrada, e ai do jovem que as encontra! Pois elas o abraçam com um desejo desenfreado e o obrigam a dançar até cair morto. Em seus vestidos de noiva, com guirlandas de flores na cabeça e anéis bri-lhantes nos dedos, as Wilis dançam ao luar como elfos; seus rostos, embora brancos como a neve, são jovens e belos. Elas riem com uma alegria engana-dora, atraem de maneira sedutora, e suas expres-sões oferecem as mais doces esperanças, de modo que estas defuntas bacantes se tornam irresistí-veis. O povo, ao testemunhar a morte de noivas tão cheias de juventude, não se convencia de que tanto brilho e beleza se aniquilassem para sempre, e daí nasceu a crença de que as noivas procuravam, após a morte, as alegrias das quais foram privadas.

Heinrich Heine, De l´Allemagne, 1835

12

Page 8: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

HÉLIO BEJANI Concepção e CoreografiaGraduado em Licenciatura em Dança pela UniverCi-dade-RJ e Engenharia de Produção pela Universida-de Metodista de Piracicaba/UNIMEP-SP. Iniciou a carreira artística como músico profissional (trompe-te), em Piracicaba/SP, cidade onde nasceu. Ingressou para o ballet no Lyons Club de Piracicaba, seguindo posteriormente para a cidade de Campinas/SP, onde trabalhou no Corpo de Baile Lina Penteado, sob a Di-reção Artística de Addy Addor e Cleusa Fernandes. É diplomado pela Royal Academy of London, nível Ad-vanced. Através de concurso oficial, ingressou para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde atuou como Solista e Bailarino Principal em suas principais montagens. Ganhou o Prêmio Tadeu Mo-rozowicz de Melhor Bailarino Clássico no VIII Con-curso de Ballet e Coreografia, realizado pelo CCBD. Foi partner da bailarina Ana Botafogo e também co-reografou para a mesma. Dançou e coreografou para os mais renomados grupos e escolas do Rio de Janeiro,sendo premiado nos principais concursos e mostras de dança do Brasil. Foi Professor convidado da Cia de Ballet da Cidade de Niterói, Cia. Deborah Colker, Pro-fessor de nível técnico no Centro de Danças Johnny Franklin e Diretor Artístico/Coreógrafo do Grupo Rio Ballet. Trabalhou como Assistente de Direção e Ensaiador do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a direção de Dalal Achcar. Foi Coor-denador do BTM e do Corpo Artístico da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Por 11 anos dirigiu e coreografou a comissão de frente da Acadêmicos do Salgueiro, onde ganhou dois Estan-dartes de Ouro, Prêmio do Jornal “ O GLOBO” (2013-2016). Em 2019, se transferiu para a Acadêmicos do Grande Rio. Foi Diretor do BTM de 2009 a 2013. Em 2016, assumiu a direção da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

JORGE TExEIRA Concepção e CoreografiaIniciou na dança em 1987, na Escola de Dança Hortên-cia Mollo, RJ. Neste período recebeu orientações de grandes nomes da dança nacional, como: Hortência Mollo, Gislaine Cavalcanti, Eslava Goulenko, Wan-da Garcia, Emílio Martins, Tatiana Leskova, Dennis Gray, Áurea Hämmerli e Marilda Azevedo. À frente da Cia Brasileira de Ballet desde 2001, produziu, dirigiu, e assinou diversas montagens completas de clássicos de repertório de ballet, dentre elas: Don Quixote, Gi-selle, O Lago dos Cisnes, A Flauta Mágica, O Quebra Nozes, Noite de Walpurgis e Paquita - Gran Pas Clas-sic. Em 2010, dirigiu e assinou a montagem completa de Don Quixote, numa co-produção ao Cuban Clas-sical Ballet of Miami, apresentando-se no The Fill-moreatthe Jackie Gleason Theatre, Miami. Em 2012, representou o Brasil no Karmiel Dance Festival em Israel, seguindo em turnê por sete cidades daquele país. Na Colômbia, apresentou sua versão completade O Quebra Nozes, em Medellín, em 2012, e O Lago dos Cisnes, em Villavicêncio, em 2013. Foi professor con-vidado na Cia de Dança Deborah Colker, Academia de Ballet Tatiana Leskova, Cia. de Dança da Cidade de Niterói, Cuban Classical Ballet of Miami e no Ballet Nacional Dell Sódre em Montevideo, como profes-sor/ensaiador. Em 2017, montou e dirigiu sua versão de Giselle, para os bailarinos Amanda Gomes (Ópera de Kazan) e Mayara Magri (Royal Ballet de Londres), Mel Oliveira, (Ballet Nacional Dell Sódre) e Mikhail Timaev (Ópera de Kazan), no programa “Thiago Soa-res & Amigos”. Em 2018, montou e dirigiu sua versão do O Lago dos Cisnes, para a abertura da 36ª edição do Festival de Dança de Joinville. Desde 2018, a con-vite do Diretor Hélio Bejani, tem atuado como profes-sor da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa do TMRJ, nesta ainda é professor, ensaiador, coreografo e Diretor Artístico da Cia BEMO – TMRJ.

TANIA AGRAFigurinoFigurinista de ballet, teatro e ópera com mais de 30 anos de trabalhos apresentados, criou e executou figu-rinos para Companhias de Ballet como São Paulo Cia de Dança, Ballet do Theatro Municipal do Rio de Ja-neiro, Cia Brasileira de Ballet, em grandes produções de repertorio vestindo primeiras bailarinas como Ana Botafogo, Aurea Hammerli e Cecilia Kerche tendo trabalhado com coreógrafos e diretores como Ben Huys ( NY Citty Ballet ) Mario Galizzi (Teatro Collon ) Pier Maestrini( Opera-Italia) Marcia Haydée ( Ballet Nacional do Chile ) e Jorge Teixeira ( TMRJ ). Dedica--se ao estudo sobre o tema e faz um trabalho constan-te de pesquisa e consultoria sobre o figurino em cena.

PAULO ORNELLASIluminação

JOSÉ GALDINO DOS REIS (PARá)CenografiaJosé Galdino dos Reis, conhecido como Pará, é natu-ral da Bahia e há muitos anos vive na cidade do Rio de janeiro. Em 1978 iniciou sua carreira profissional na Central Técnica de Produções do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde teve a oportunidade de apren-der com os melhores cenógrafos da época. Dorloff foi quem lhe deu toda base e o desafiou. Em um ano era Chefe de Cenografia da casa e, posteriormente, che-gou ao cargo de Coordenador Técnico do Theatro Mu-nicipal, tornando-se um profissional de referência. Em seu currículo constam criações cenográficas para as mais importantes óperas e ballets de repertório, tais como: O Lago dos Cisnes, O Quebra Nozes, Don Quixote, Elixir do Amor, Aida, Niegi, Giselle, Romeu e Julieta, La Traviata, dentre outros. Aposentou-se em2013, depois de mais 30 anos a frente da cenografia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas não se afastou dos palcos. Hoje tem uma empresa de ceno-grafia, a Pará Produções e Eventos, que enriquece os espetáculos do país.

1514

Page 9: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

CLAUDIA MOTAPrimeira Bailarina BTMPrimeira Bailarina do Theatro Municipal do RJ e in-térprete de todos os primeiros papéis do repertório clássico e contemporâneo da Companhia. Formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, Es-cola oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diplomada pelo grande maître cubano Fernando Alonso, em Excelência da Técnica Cubana, recebendo um contrato para sua Companhia, o Ballet de Cama-güey, Cuba. Ganhou do Conselho Latino-Americano de Dança o Prêmio de Melhor Bailarina da América Latina. É Embaixadora Internacional da Dança pela UNESCO e também Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro. Representa o Brasil em Galas Interna-cionais, como Gala Latino-americana em Assunção, Paraguai, Gala de Etoiles of Miami, Gala Grand Prix Vladimir Malakhov, na República Dominicana, entre outras. Partner de Iñaki Urlezaga, na turnê argentina do Ballet Concierto, com o ballet Giselle. Internatio-nal Principal Guest Artist no Ballet Nacional Sodre, Uruguai, sob a direção de Julio Bocca, na grande pro-dução do Ballet La Bayadère, de Natalia Makarova, que lhe reconheceu como um dos maiores talentos brasileiros da dança dos últimos tempos. Ministra masterclasses e workshops por todo o Brasil e em países como Argentina, Portugal no Conservatório Nacional de Dança e Annarella Escola de Ballet e Ale-manha no Dortmund Ballet. Embaixadora há 12 anos da maior marca de sapatilhas do mundo, Gaynor Min-den, pertencendo ao ranking das GM. Com sucesso de público e crítica, Claudia hoje alterna sua carreira de Primeira Bailarina, com a de agente de bailarinos brasileiros pelo mundo, dirigindo a CLAUDIA MOTA DANCERS AGENCY.

JULIANA VALADãOPrimeira Solista BTMGraduada em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação - IBMR em 2016. Natural de Arraial do Cabo - RJ, Juliana é bailarina clássica formada em 2007, pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Em 2008, ingressou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando, desde então, em todas as temporadas clássicas e contemporâneas da Companhia, se destacando como solista em obras de grandes nomes da dança, como Yelena Pankova, Roland Petit, Uwe Scholz, Sir Peter Wight, Richard Cragun, Márcia Haydée, Dalal Achcar, entre outros. O título de Primeira Solista foi concedido em cena aberta pelas então Diretoras Artísticas do Ballet do Theatro Municipal, Ana Botafogo e Cecilia Kerche, após a sua apresentação no ballet Raymonda, como protagonista. Desde então, vem se apresentando com grande destaque na Companhia, desempenhando papéis de Primeira Solista e, eventualmente, papéis principais. Hoje, se apresenta como convidada em festivais e galas pelo Brasil e, recentemente, foi escolhida a nova Embaixadora Capezio Brasil. Juliana Valadão é Bailarina Exclusiva da Claudia Mota Dancers Agency, agência de bailarinos brasileiros, sob a Direção da Primeira Bailarina do Theatro Municipal do RJ, Claudia Mota.

FILIPE MOREIRA Primeiro Bailarino BTMIniciou seus estudos de dança clássica no Núcleo de Dança de São Paulo. Em 2003, ingressou no Ballet do TMRJ participando de todos os primeiros papéis do repertório da Companhia, como O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, Raymonda, Cop-pélia, Giselle, Floresta Amazônica, Onegin, Romeu e Julieta, Carmen e La Bayadère. Representa constan-temente o Brasil e o Ballet do TMRJ em Galas Inter-nacionais.

ALEF ALBERT Primeiro Solista BTMNatural de Teresina-PI, iniciou seus estudos de ballet aos 14 anos na escola de Ballet Helly Batista. Formou--se pelo The HARID Conservatory na Flórida-EUA em 2012. No exterior, teve como maîtres Olivier Par-dina, Victoria Schneider, Svetlana Osiyeva, Josée Ga-rant (balé moderno), Bertha Valentin (character) e Patti Obey ( jazz). Em 2013, incorporou-se à Especial Academia de Ballet em São Paulo, onde aprimorou sua técnica clássica com Ana Maria Campos e Guival-de de Almeida. Participou de festivais nacionais e in-ternacionais como XII International Ballet Competi-tion, Rússia, e Festival de Dança de Joinville no Brasil. Desde 2014 integra o Corpo de Baile do TMRJ, dan-çando como solista em importantes ballets incluindo O Quebra-Nozes, Raymonda, e O Lago dos Cisnes. Sua nomeação para o cargo de Primeiro Solista se deu em cena aberta ao final do ballet Raymonda, como Prin-cipal, em 2018. Foi escolhido recentemente Embaixa-dor da marca Capezio Brasil e é Bailarino Exclusivo da CLAUDIA MOTA DANCERS AGENCY, agência de bailarinos brasileiros, sob a Direção da Primeira Bai-larina do TMRJ, Claudia Mota.

ALySON TRINDADE Bailarino BTMIniciou seus estudos de ballet clássico no ano de 2006 em São Luís-MA, no Ballet Olinda Saul, onde perma-neceu até 2012. Em 2013 ingressou na Cia Brasileira de Ballet, onde trabalhava com o professor e diretor Jorge Texeira, tendo ainda como professores Henri-que Talmah e Tadheo de Carvalho. Dança obras con-temporâneas e ballets de repertório clássico como solista e bailarino principal, como: O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle,  Paquita e Noite de Walpur-gis. Junto à CBB, se apresentou em diversos teatros nacionais e internacionais, mais recentemente no TMRJ. Dançou como bailarino convidado junto com a Escola de Danças Maria Olenewa do Theatro Mu-nicipal do Rio de Janeiro, como bailarino principal e solista nos ballets Giselle, Les Shilphide e O Lago dos Cisnes. Trabalhou sob a direção de Ana Botafogo e Ce-cilia Kerche, atuando tanto no Corpo de Baile quanto como solista. Atualmente, é contratado do Corpo de Baile do TMRJ.

1716

Page 10: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

PRESIDENTE Gustavo Martins de Almeida

ASSOCIADOS BENEMéRITOS João Pedro Gouvêa Vieira (In MEMoRIAn), Wagner Victer

ASSOCIADOS OURO Alberto Flores Camargo, Alex Haegler, Ana Luisa de Souza Lobo Horta, Beatriz Frening, Bento Gabriel Fontoura, Eduardo Mariani, Hélio noronha Junior, Ilza Giestas Tristão, Marcos Fernando de Moraes, Peter Dirk Siemsen, Ricardo Backheuser, Vittório Tedescchi

ASSOCIADOS PRATA Adriana Salituro, Alberto Fabiano de oliveira, Alexandre Magalhães da Silva, Alvaro Loureiro, Ana Lucia Albuquerque Souza Silva, Ana Lucia Borda, Carlos José de Souza Guimaraes, Carlos José Middeldorf, Claudia Christina Schulz, Cookie Richers, Eduardo Prado, Eduardo Weaver, Edith Klien, Gustavo Tepedino, Kátia Pope, Lavínia Cazzani, Luiz Dilermando de Castello Cruz, Maria Lucia Cantidiano, Maria Cecília Cury, Marie Christiane M. Meyers, Marlit Silva Cavalcanti Bechara, Moysés Liberbaum, neuza Ayres de Mendonça, Paulo Antonio de Paiva, Regina Célia Sampaio Vieira, Renato Peixoto Garcia Justo, Soerensen Garcia Advogados Associados, Timoteo naritomi, ulisses Breder, Walter Monken

ASSOCIADOS BRONzE Amin Murad, Ana Maria Pedrosa, Ângela Poci, Antonio Carlos Vidigal, Beatriz Dias de Sousa, Carmen Baldo, Carmen Valéria Soares Muniz, Cláudio Gonçalves Jaguaribe, Cleusa Khair, Déa Marques Santos, Ema Mercedes Anita S. Larragoite, Gerda Poppinga, Gilberto Bulcão, Gloria Percinoto, Gucia Fiszman, Heloisa Francisca Carvalho, Jean Lyra, Julia Adão Bernardes, Laila Melo, Lena Bulcão Vianna, Liana Pettengill, Lielson olivieri, Luiz Carlos Ritter, Maria do Carmo Cintra, Maria do Carmo Inocêncio/Fabio Peluso, Maria do Rosario Trompieri, Maria José Lopes, Maria Thereza Williams, Marta nolding, nelson de Franco, nelson Eizirik, nora Lopes Lanari, odilza Vital, Paulo Braga Galvão, Pedro Avvad Associados, Pompeu Lino, Sebastiana Maria Cesário, Shirley Coutinho, Solange Domingo Torres, Sonia Maibon Sauer, Telma Javoski, Thais de Almeida Seabra, Thereza Guimarães, Vânia Tepedino Hernandez, Vera Lucia Kazniakowski, Walter D' Agostino, Wilton Queiroz

TORNE-SE AMIGO DO THEATRO MUNICIPALAssocie-se! Você recebe descontos especiais, programação em primeira mão e atendimento preferencial na compra de ingressos.

Entidade sem fins lucrativos fundada em 1984.aatm.com.br | [email protected] | 2239 9612 e 2259 8726

ASS. ExECuTIVA DA PRESIDÊnCIA CooRDEnAção GERAL DE PRoJEToS InCEnTIVADoS E CAPTAçõES Ana Paula R MacedoASSISTEnTES Ana Carolina Constantino nunes (Administrativo), Marlene Alves de Albuquerque (Administrativo), Thiago Alves Serra (Administrativo Financeiro)

ASSOCIAçãO DOS AMIGOS DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

DEBORAH RIBEIRO SAMANTHA MONTEIRO

CARLA CAROLINA DANIELLE MARINHO

PRISCILLA MOTA

RACHEL RIBEIRO REGINA RIBEIRO VANESSA PEDRO

ISA MATTOS MARCELLA BORGES MARCELLI TATAGIBA

TABATA SALLES

EDIFRANC ALVES

RODRIGO NEGRI WELLINGTON GOMES

MICHAEL WILLIAN NyCOLLAS ABREU

RAFAEL LIMA OWDRIN KAEW

BRUNO FERNANDES

19

Page 11: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

Lic

enci

ado

* C

on

trat

ado

** C

edid

o**

*

FUNDAçãO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

PRESIDEnTE Aldo Mussi

VICE-PRESIDEnTE Ciro Pereira da Silva

DIREToR ARTÍSTICo André Heller-Lopes

MAESTRo TITuLAR DA oRQuESTRA SInFônICA Ira

Levin | MAESTRo TITuLAR Do CoRo Jésus Figueiredo

| ASSESSoR DA PRESIDÊnCIA PARA ÓPERA Marcos

Menescal | ASSESSoR DA PRESIDÊnCIA PARA BALLET

E MÚSICA Eduardo Pereira | MAESTRA ASSISTEnTE DA

oSTM Priscila Bomfim | CHEFE DA DIVISão DE ÓPERA

Bruno Furlanetto | CHEFE DA DIVISão DE MÚSICA

Antonella Pareschi | ASSESSoRIA ARTÍSTICA Jayme

Soares Chaves | DIREToRA oPERACIonAL Adriana Rio

Doce | DIREToR DA ESCoLA ESTADuAL DE DAnçA

MARIA oLEnEWA Hélio Bejani | ASSESSoRIA DE

CoMunICAção Ricardo Rochfort, Arthur da Rocha

Tezolim e Van Ferreira (estagiária) | ASSESSoRIA

DE IMPREnSA Marcia Bahia e Camila Lamogl ia

| ASSESSoRA DE PRoJEToS ESPECIAIS Bruna de

Carvalho | ASSESSoRIA JuRÍDICA Cristiane Pereira

Lima (chefe), Guilherme Alfradique Klausner | CEnTRo

DE DoCuMEnTAção Fátima Cristina Gonçalves | SECRETÁRIA Helene nascimento e Vanessa da Silveira G.

dos Santos | ARQuIVo MuSICAL neder nassaro (chefe)

e Bruno Reis (encarregado) | DIREToRIA oPERACIonAL

| DIREToRA oPERACIonAL Adriana Rio Doce | CooRDEnAção DE PRoDução Izabel de Vilhena

| PRoDuToRES oPERACIonAIS Cláudia Marques,

Simone Lima | ASSISTEnTE DE PRoDução Margheritta

Tostes | ASSISTEnTE oPERACIonAL Arianne Felix | ASSISTEnTE ADMInISTRATIVo – TÉCnICA André Luiz

Santana | CooRDEnADoRES DE PALCo nilton Farias,

Manoel dos Santos, Marcelo Gomes | CAMAREIRAS

Leila Melo (Chefe), Vera Matias, Joice Assis, Cassia de

Souza, Barbara Alves**, Gilsara Alves**, Katia Esteves**,

Clea Andrea** | ConTRARREGRAS Francisco Almeida,

Gilson Sacramento, Yan Dantas** | MAQuInISTAS José

de Sant’anna (encarregado), Antônio Figueiredo, Antônio

da Silva, Cesar Clay, Clementino Santos, Flavio Azevedo,

Jorge Antunes, Roberto Celestino, Severino Félix, Damião

Sant’anna**, Cláudio Lucio**, Robson Almeida**, Luiz

Carlos Alves**, Guaracy Lima** | ELETRICISTAS CÊnICoS

noel Loretti (encarregado), Fabiano Brito, Igor Scoralick,

Paulo Ignácio, Ricardo Brito, Vitor Terra**, Vinicius

Carvalho** | oPERADoRES DE LuZ Daniel Ramos, Jairo

Martins, Paulo ornellas | oPERADoRES DE SISTEMA

WB Wilson Junio (encarregado), Samuel Fernandes**

| oPERADoR DE SoM Ricardo Santos | CoSTuREIRAS

Iramar Alves** e Regiane nascimento** | CEnTRAL

TÉCnICA DE PRoDuçõES | GAMBoA ADMInISTRAção

Luis Carlos Santos, Mauro Dunham | InHAÚMA

ADMInISTRAção Diego Antônio Silva | ASSISTEnTE

ADMInISTRATIVo Claudenir de Souza | ADEREço DE

CEnA Edson Silvério, Jonas Carvalho | ADEREço DE

FuGuRIno Manuel Proa, Marcia Cristina Machado | CARPInTARIA Francisco Gomes (encarregado), Geraldo

dos Santos | ConTRARREGRA Josias dos Santos | CEnoGRAFIA José Medeiros (encarregado), Antônio

Pinto, Elias dos Santos | CoRTInA E ESToFAMEnTo

nilson Guimarães | GuARDA RouPA Sergio Pereira da

Silva, Florisvaldo Evangelista | MAQuIAGEM ulysses

Rabelo**, Regina Coeli** | PERuCARIA Divina L.

Suarez (encarregada) | DIREToRIA ADMInISTRATIVA

FInAnCEIRA | DIREToRIA Sandra Varanda e Rayana

Fontes (Estagiária) | ConTABILIDADE AnALÍTICA

Gustavo Bispo da Silva (Chefe Contábil) | DIVISão DE

oRçAMEnTo E FInAnçAS Michelle Botelho (Chefe

de Divisão), Valeria Sampaio (Chefe de Serviço), João

Victor da Silva (Estagiário) e Pedro Henrique | DIVISão

DE MATERIAL, PATRIMônIo E SERVIçoS Rosane Gomes

(Chefe do Serviço de Patrimônio e Serviços), Clayton

Azevedo, Crisane Marcia, Marcio Ferreira Angelo, Marcus

Vinicius Mendes Azevedo, Maria Augusta Henrique

oliveira, Erica nunes (Estagiária) e Pablo Leonardo

(Estagiário) | DIVISão DE RECuRSoS HuMAnoS

Tatiana Silva (Chefe da Divisão), Alex Machado (Chefe

de Serviço), Solange Rocha (Chefe de Serviço), Priscila

Castelo Branco, Yara Tito, Jonathan Moraes (Estagiário)

| DIVISão DE EnGEnHARIA, ARQuITETuRA E

MAnuTEnção Luciano Ferreira (Chefe da Divisão),

Marisa Assumpção (Chefe de Serviço de Arquitetura

e Conservação), Ednaldo Menezes (Encarregado da

Brigada de Incêndio), Alex Ribeiro (Encarregado), Aécio

de oliveira, Alan Carvalho, Allan Victor Carvalho, Alberto

da Silva, Alberto Souza, Alexandre Costa, Alexandre

Sousa, Antônio de oliveira, Carlos Eduardo Cartaxo,

Flavio Ribeiro, Gessi de Andrade, Jean da Silva, Jefferson

da Cruz, João de oliveira, Jorge da Cruz, Jordão Brazil,

João Paulo Lourenço, Claudio Correa, Lucio Mauro

Rufino, Luiz Carlos Sardinha, Luiz Carlos Gonçalves,

Marco Aurélio Ribeiro, Manoel da Silva, Marcos Serafim,

Max de Souza, Meire Mescouto, Roberto Feliciano, Tania

Martins, Tiago Dias, Luiz Claudio Estevam | DIVISão

ADMInISTRATIVA neilton Serafim Ferreira (Chefe da

Divisão), Francisco José Mota, Felipe Lemos, Kelly

Krugger | InFoRMAçõES Giliana Sampaio e Silva, Isaulina

Maria Correa, Eduarda Pinheiro (Estagiária), Raphaela

da Silva (Estagiária), Yasmin Teixeira (Estagiária) | BILHETERIA Celso Luiz Telles (Chefe de Bilheteria), Ana

Paula dos Santos (Supervisão de Bilheteria), Janaina

Anjos, Jaqueline Brandão, Jorge Luiz Braga | Portaria

Adilson dos Santos (Encarregado), Mario Torres, Zulena

Gomes da Cunha, Claudia Abreu | RECEPção Giuliano

Coelho, Hallayane Sampaio, Andre Gomes, João Wagner

Pereira, Thomas Victor, Leandro Santos, Leonardo da

Silva, natacha de Freitas, nicolas Rafik Rodrigues, Thiago

de Carvalho, Paulo Couto, Pedro oliveira, Rayane Araújo,

Ronan Souza, Robson de Mello, Wellington Aquino,

Rafael Mazzini, Mariana de Queiroz (Estagiária), Fabiana

Marques (Estagiária)

ORQUESTRA SINFÔNICA THEATRo MunICIPAL Do RIo DE JAnEIRo

MAESTRo TITuLAR Ira Levin

MAESTRInA ASSISTEnTE Priscila Bomfim

PRIMEIRoS VIoLInoS Ricardo Amado (spalla), Gustavo

Menezes (spalla), Carlos R. Mendes (spalla), Andréa

Moniz, Ivan Scheinvar, Antonella Pareschi, Erasmo Carlos

F. Junior, Angelo Dell’ orto, Ayran nicodemo, Fernando

Matta, Suray Soren, William Doyle, nataly Lopez, Ruda

Issa, Maressa Carneiro | SEGunDoS VIoLInoS Marluce

Ferreira, Marcio Sanches, Ricardo Menezes, Camila Bastos

Ebendinger, Pedro Mibielli, Tamara Barquette, oswaldo

Luiz de Carvalho, Thiago Lopes Teixeira, Flávio Gomes,

Pedro Henrique Amaral, José Rogério Rosa, Glauco

Fernandes, Léo ortiz | VIoLAS José Volker Taboada,

Daniel Albuquerque, Luiz Fernando Audi, Geraldo Monte,

Isabela Passaroto, Eduardo Pereira, Marcos Vieira**,

Denis Rangel**, Ana Luisa Lopes* | VIoLonCELoS Pablo

uzeda, Marie Bernard, Claudia Grosso Couto, Eduardo

J. de Menezes, Marcelo Salles, Fiorella Solares, Lylian

Moniz*, nayara Tomarozi** | ConTRABAIxoS José Luiz

de Souza, Leonardo de uzeda, Tony Botelho, Antônio

Arzolla, Thiago Molina** | FLAuTAS/FLAuTIM Rubem

Schuenck, Eugênio Kundert Ranevsky, Sofia Ceccato,

Sammy Fuks | oBoÉS/CoRnE InGLÊS Janaína Botelho,

Adauto V. João, Josué Felipe**, José Francisco da Silva**

| CLARInETES/CLARonE Moisés A. dos Santos, Marcos

Passos, Ricardo Silva Ferreira, Whatson Cardozo** | FAGoTE/ConTRAFAGoTE Márcio Zen, Ariane Petri,

Carlos Henrique Bertão, João Luis Maciel** | TRoMPAS

Philip Doyle, Daniel Soares, Ismael de oliveira, Eduardo

de Almeida Prado, Francisco de Assis, Josué Soares** | TRoMPETES Jailson Varelo de Araújo, Jessé Sadoc do

nascimento, Wellington Gonçalves de Moura, Tiago Viana

| TRoMBonES Adriano Garcia, Gilmar Ferreira, Wesley

Ferreira* | TRoMBonE BAIxo Gilberto da Conceição

oliveira, Leandro Dantas | TuBA Fábio de Lima Bernardo

Anderson Cruz** | HARPAS Silvia Braga, Marco Antonio

Monteiro** | TÍMPAnoS/xILoFonE/PERCuSSão Philipe

Galdino Davis, Edmere Sales, Paraguassú Abrahão, Sérgio

naidin, Rafael Alves | CooRDEnAção Do CoRPo

ARTÍSTICo Rubem Calazans | ASSISTEnTES Do CoRPo

ARTÍSTICo Maria de Fátima M. Mota | AuxILIAR

oPERACIonAL João Clóvis Guimarães | ASSISTEnTE DE

MonTAGEM TEATRAL Carlos Tadeu Soares

BALLETTHEATRo MunICIPAL Do RIo DE JAnEIRo

REGEnTE (InTERIno) Hélio Bejani

MAîTRE Jorge Texeira | CooRDEnAção Do CoRPo

ARTÍSTICo Marcella Gil | ASSISTEnTE DE CoRPo

ARTÍSTICo Yuri Chiochetta | EnSAIADoRES Áurea

Hämmerli, Celeste Lima, César Lima, Cristiane Quintan,

Marcelo Misailidis, norma Pinna, Ronaldo Martins, Teresa

Augusta | PRoFESSoRES César Lima, Manoel Francisco,

Marcelo Misailidis, nora Esteves, Ronaldo Martins,

Teresa Augusta | BAILARInoS PRInCIPAIS/PRIMEIRoS

BAILARInoS Ana Botafogo, Áurea Hämmerli, Cecilia

Kerche, Claudia Mota, nora Esteves, Cícero Gomes,

Filipe Moreira, Francisco Timbó, Paulo Rodrigues***

| PRIMEIRoS SoLISTAS Deborah Ribeiro, Fernanda

Martiny, Juliana Valadão, Priscila Albuquerque*, Priscilla

Mota, Renata Tubarão*, Alef Albert, Edifranc Alves,

Joseny Coutinho, Rodrigo negri | SEGunDoS SoLISTAS

Carla Carolina, Melissa oliveira, Rachel Ribeiro, Vanessa

Pedro, Anderson Dionísio, Carlos Cabral, Ivan Franco,

Paulo Ricardo, Santiago Júnior, Wellington Gomes | BAILARInoS Adriana Duarte*, Ana Luiza Teixeira*, Ana

Paula Siciliano, Bianca Lyne, Flávia Carlos, Inês Pedrosa*,

Karen Mesquita*, Karin Schlotterbeck, Márcia Jaqueline*,

Marjorie Morrison, Mônica Barbosa, nina Farah, Paula

Mendes*, Regina Ribeiro, Rita Martins, Sueli Fernandes*,

Tereza Cristina ubirajara, Zélia Iris, Bruno Fernandes,

Mateus Dutra, Mauro Sá Earp, Moacir Emanoel*, Murilo

Gabriel*, Roberto Lima, Saulo Finelon, Sérgio Martins

| ASSISTEnTE ADMInISTRATIVo Zeni Saramago* | ASSISTEnTES ARTÍSTICoS Margarida Mathews*, Lourdes

Braga | PIAnISTAS Gelton Galvão, Gladys Rodrigues,

Itajara Dias, Valdemar Gonçalves, Mariza Tortori Seixas***

| CoREÓLoGA Cristina Cabral | PRoDução Ana

Quevedo, Élida Brum, Inês Schlobach, Irene orazem,

Shirley Pereira | PESQuISA E DIVuLGAção Elisa Baeta

| ASSISTEnTE DE CEnoGRAFIA Renê Salazar | MÉDICo

Danny Dalfeor | FISIoTERAPEuTA Roberta Lomenha | BAILARInoS CEDIDoS Barbara Lima, Cristina Costa,

João Carvalho, Karina Dias, Laura Prochet, Márcia

Faggioni, Margheritta Tostes, Paulo Ernani, Renata

Gouveia, Rosinha Pulitini, Sabrina German, Viviane

Barreto*

FoToS Julia Rónai, Vania Laranjeira, Gui Maia | DESIGn

PRoGRAMA E CARTAZ Carla Marins | PRoFESSoRA

ConVIDADA Flávia Burlini | SuPERVISão DE FIGuRIno

Sonia Carvalho | BAILARInoS ConTRATADoS PARA

TEMPoRADA “GISELLE” Aimé Rodriguez, Aloani

Bastos, Ana Flávia Alvim, Clara Judithe, Danielle

Marinho, Isa Mattos, Liana Vasconcelos, Marcella Borges,

Marcelli Tatagiba, olivia Zucarino, Samantha Monteiro,

Tabata Salles, Thais Danello, Alyson Trindade, Felipe

Viana, Michael Willian, nycollas Abreu, Rafael Lima,

Ramon Andrade, Romilton Santana | BAILARInoS

REQuISITADoS PARA A TEMPoRADA “GISELLE”

EEDMo Diovana Piredda, Fernanda Lima, Giovanna

Amaral, Luana Macedo, Mariana Marques, Marina

Tessarin, Pamela Philigret, Ghabriel Araujo, João Pedro

Dias, Miguel Alves, owdrin Kaew, Tiago Tononi

Os funcionários do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

estudam inglês na Cultura Inglesa, francês na Aliança Francesa

e espanhol no Instituto Cultural Brasil-Argentina.

Page 12: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por
Page 13: BALLET E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO ......Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras apresentam Ballet romântico em dois atos Música de Adolphe Adam revisada por

Apoio

Realização

Theatro Municipal do Rio de JaneiroPraça Floriano, s/nº Cinelândia Rio de JaneiroTeatro B: Av. Almirante Barroso, 14-16, Tel 2332-9191 / 2332-9134 Bilheteria 10h às 18h (em dia de espetáculo até o horário da apresentação)ingresso.com 4003 2330

theatromunicipal.rj.gov.br facebook/theatro.municipal.3. twitter @municipalrj. instagram theatromunicipalrj

TORNE-SE AMIGO DO THEATRO MUNICIPAL

Associação dos Amigos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Entidade sem fins lucrativos fundada em 1984.Associe-se! Você recebe descontos especiais, programação em primeira mão e atendimento preferencial na compra de ingressos. Faça uma doação para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e colabore com os espetáculos de ópera e balé da temporada 2019. Deduza 100% da sua doação no seu IRPF.Seja um doador vc também!aatm.com.br | [email protected] | 2239 9612

Patrocínio Ouro

Realização