bairros recebem infraestrutura e beneficiam várias comunidades · benjamim costa, elpídio...

8
Colatina-ES, 01 de outubro de 2010 Órgão Oficial da Prefeitura Municipal de Colatina Fundado em 1953 Este informativo é de distribuição gratuita. É proibida a venda. Bairros recebem infraestrutura e beneficiam várias comunidades Bairros recebem infraestrutura e beneficiam várias comunidades Prefeito vai nomear Conselho Gestor para administrar a Santa Casa

Upload: phungkhanh

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Órgão Oficial da Prefeitura Municipal de Colatina

Fundado em 1953

Este informativoé de distribuição

gratuita.É proibida a venda.

Bairros recebem infraestruturae beneficiam várias comunidades

Bairros recebem infraestruturae beneficiam várias comunidades

Prefeito vai nomearConselho Gestor para

administrar a Santa Casa

Prefeito vai nomearConselho Gestor para

administrar a Santa Casa

2 O Colatinense • Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Pavimentação asfálticamelhora trânsito

Motoristas e moradores já sentem os benefícios das obras de pavimentação asfáltica que estão sendo feitas na cidade, que além do aspecto visual e da valorização imobiliária, melhorou o trânsito, pois as ruas que antes eram evitadas por causa do calçamento de paralelepípedos tornaram-se alternativas para a circulação de veículos, espe-cialmente no Centro.

Desde o início dos serviços, há 15 dias, foram asfaltados os dois lados da Avenida Getúlio Vargas (trecho do Unibanco) ao Posto Arco (São Vicente), Avenida Champagnat (da ponte de ferro até ao Estádio municipal), Ruas Pedro Epichin (após a Escola Conde de Linhares ao 8º Batalhão da Polícia Militar), Vitor Murad (ao lado do Plenotel), e ainda Ruas Leonel Ferreira, Benjamim Costa, Elpídio Ferreira da Silva e Pedro Vitali.

Já foram asfaltadas também as

Ruas Cônego João Guilherme e da Igreja Católica, em Vila Lenira; e ainda Bartovino Costa, D. Pedro II, Marechal Gaspar Dutra e Aurélio Gatti, no bairro Esplanada. No Centro, a Rua Santa Maria e na Praça Frei José. As próximas serão as Travessas Nilo Peçanha e Rotary, além da Rua 15 de Novembro.

O prefeito Leonardo Deptulski

afirma que esta é uma das maiores

realizações de sua administração e que

além de melhorar a malha viária da

cidade vai trazer mais qualidade de

vida à população, uma vez que seus

efeitos são sentidos por todos,

especialmente quem utiliza carro e

ônibus. As obras são frutos de parceria

entre a Prefeitura e o Governo do

Estado e ainda vão continuar em outras

ruas da cidade. A próxima fase será a

sinalização e a colocação de placas

indicativas.

Bairros recebem infraestruturae beneficiam comunidades

Os canteiros de obras de infraestrutura estão espalhados por toda cidade melhorando significativamente a vida dos moradores. São galerias, escadarias, muros de arrimo, redes de água e esgoto, iluminação pública e pavimentações, melhorando as condições de moradia e oferecendo conforto.

Entre os bairros beneficiados pela Prefeitura estão Colúmbia, Santa Margarida, Morada do Sol, Residencial Nobre, São Brás, Honório Fraga, Carlos Germano Naumann, Luiz Iglesias, Ayrton Senna, Colibri e Castelo Branco.

Estão em andamento as construções das Unidades de Saúde dos bairros Carlos Germano Nauman, Santa Terezinha e Santo Antônio, o Centro de Referencia e Assistência Social (Cras) de São Vicente, o asfaltamento da estrada de Barbados, e ainda as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Ayrton Senna.

O prefeito Leonardo Deptulski explica que tudo isso faz

parte do empenho da administração em buscar recursos de

parcerias com os Governos Federal e Estadual, o que resulta na

transformação de uma nova realidade para a cidade,

principalmente para alguns bairros que estavam esquecidos e que

hoje são prioridade. Ele ressalta ainda que os recursos são aplicados

com transparência e que as comunidades participam muito no

processo da aplicação.

As obras das casasdo bairro Ayrton Sennaestão em andamento

3O Colatinense • Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Teatro para comemorarDia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Secretaria de Cultura vai promover neste mês a apresentação da peça “O Macaco Esperto”, uma adaptação do texto da escritora Tatiana Belinski. Mostrando uma metáfora dos problemas que surgem no cotidiano, e que muitas vezes as pessoas dificultam a solução, a peça sugere para as crianças que a solução dos atritos pode ser encontrada de forma pacífica.

Em cena, três personagens: o macaco, interpretado pelo ator e diretor da peça, Carlos Comério; o lobo, por Roseane Cristina Perini Gatti; e a raposa, por Maria Emília dos Santos. As

apresentações serão de 4 a 8 e de 13 a 15, em duas sessões diárias, de manhã e à tarde, com duração de 30 minutos e para um público de cerca de 40 pessoas.

A escola que quiser levar seus

alunos para conhecer a obra deve

entrar em contato com a Biblioteca

Municipal e agendar o horário. De

acordo com Carlos Comério, a peça é

voltada para crianças com idades

entre 6 e 10 anos. Ele explicou que

regularmente a Biblioteca recebe visitas

de estudantes, por isso o teatro surge

como uma forma de es-treitar essa

relação com a literatura infantil.

Creas/Paefi fazemprogramação especial para

crianças e adolescentes

Todo dia é Dia das Crianças. É garantido a elas, estudo, lazer e acesso a uma formação digna. Por isso, para enfatizar ainda mais a importância de serem crianças, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Semas) vai promover uma progra-mação especial para as cerca de 130 crianças e adolescentes que atende

no Centro de Referência Espe-cializado em Assistência Social (Creas), e no serviço, Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).

A programação começa no dia 4 e vai até no dia 20, com cinema (Shrek para Sempre, Meu Malvado Favo-rito e Karatê Kid), contação de histórias,

show de talentos, piquenique, passeios para conhecer a fábrica de Chocolates Garoto em Vila Velha e os pontos tu-rísticos de Vitória, oficinas de brin-quedos de sucata e de EVA e apre-sentações teatral e musical com os fun-cionários dos dois órgãos.

De acordo com a coordenadora

dos dois setores, Fabíola Karla Fachetti

Cristo, o “Mês das crianças” vai oferecer

entretenimento, bem como promover a

participação e a integração buscando

reafirmar os valores éticos e hu-

manos. Cerca de 130 crianças e ado-

lescentes, vítimas de violência são aten-

didas por uma equipe que trabalha na

sede, situada no bairro Marista, em fren-

te ao Sanear.

4 O Colatinense • Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Prefeito vai nomearConselho Gestor para

administrar a Santa CasaA Prefeitura está negociando

com a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, o desligamento da unidade de Colatina, à qual é vinculada desde a sua fundação na década de 90. A medida vai permitir total autonomia para planejar e defi-nir as ações de acordo com a reali-dade do município. O anúncio foi feito semana passada pelo prefeito Leonardo Deptulski, ao lado do diretor clínico e fundador do hospital Dr. Dilo Binda e do bispo Dom Décio Sossai Zandonade.

Nos próximos dias será tomada outra medida: o prefeito vai assinar um decreto nomeando um Conselho Gestor, com representantes do Poder Executivo, da Santa Casa, da Diocese e do Ministério Público, que assumirá a administração do hospital, e terá a função de fazer a transição até que seja criada a entidade que será responsável por sua manutenção. O prazo definido é de um ano, pois será

preciso cumprir o processo legal, apro-vação de lei e reconhecimento como utilidade pública.

Para o prefeito, a desvin-culação do hospital é um passo importante para consolidar a saúde pública local e oferecer um aten-dimento de qualidade. Ele disse que o empenho e a boa vontade dos envol-vidos na consolidação do processo contribuíram para o entendimento. Dr. Dilo frisou o esforço do prefeito em encontrar uma solução para a situação, pois segundo ele, “trata-se de um patrimônio do povo colatinense, construído na época em que fui prefeito, com o objetivo de atender uma região que não tinha hospital”.

Dom Décio, por sua vez, disse que a

Igreja vê com simpatia a iniciativa de

beneficiar os mais humildes, e acres-

centou que o entendimento é uma

demonstração de maturidade polí-

tica e preocupação pelo bem comum.

Continua vacinaçãoantirrábica

Quem ainda não levou seu animal para vacinar contra a raiva no “Dia D” e nem no período da repescagem, que aconteceram na segunda quinzena de setembro, terá uma terceira oportunidade, pois a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) continua o trabalho no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Basta ligar para os telefones: (27) 3721-1681 e (27) 3721-1978 ou 0800 285 0160, e levar os animais.

No interior a vacinação será retomada no próximo dia 7 pela equipe do CCZ, que desta vez vai percorrer o distrito de Paul de Graça

Aranha num trabalho conjunto com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Este ano, ela já aconteceu em São João Pequeno, Córregos Jequitibá e Chapéu e Reta Grande.

O dono do animal deve ter o Cartão de Vacinação. Podem ser vacinados todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade, cadelas que tiveram filhotes a mais de um mês, os que não estejam doentes ou recebendo algum tipo de medicamento. A raiva é uma zoonose de origem viral que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem, e pode levar à morte.

Para vacinar o animal que ainda não foivacinado basta ligar para os telefones:

(27) 3721-1681 e (27) 3721-1978ou 0800 285 0160, e levar o animal.

5O Colatinense • Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Inscrições continuampara o 2º Passeio CiclísticoPedalando com a Família

Continuam abertas as inscrições na Secretaria Municipal de Desen-volvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e também na Garagem Primavera, para quem quiser participar do “2º Passeio Ciclístico Pedalando com a Família”, que vai acontecer no dia 10 de outubro, com saída às 7h30, na Ficab (Faculdades Integradas Castelo Branco), em Maria das Graças, e chegada na Praça Sol Poente.

No ato da inscrição, os interessados devem entregar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições da rede de solidariedade do município. Na Praça, haverá shows de palhaços, oficinas de arte, animadores, brinquedos infantis, pipoca, algodão doce, entre as atrações.

Coral e grupo teatraldos servidores municipais

Os servidores municipais terão a oportunidade de mostrar as suas habilidades artísticas e culturais participando de um coral e de um grupo de teatro, que estão sendo formados pela Prefeitura. As inscrições já estão abertas para os interessados em participar, na Secretaria Municipal de Recursos Humanos (Searh).

Com certeza os servidores serão entregues em boas mãos. Será responsável pela orientação teatral o ator colatinense Carlos Comério, formado pela Escola de Artes Cênicas do Rio de Janeiro, onde morou 22 anos participando de teatro, programas, desenhos animados e de duas novelas da TV Globo e de várias novelas mexicanas do SBT, na empresa brasileira de dublagem e legendagem Herbert Richers.

O coral ficará sob a respon-

sabilidade de Josué Pereira, da Escola de

Música de Colatina onde é professor de violão desde 2008, fazendo parte do Projeto Sinfonia. Sua formação começou na igreja Assembléia de

Deus e depois na Banda Municipal, onde ficou por 10 anos. Trabalhou na vida noturna da cidade e participou das gravações dos CDs dos

cantores evangélicos Alex Alfa e Fabiana.

Módulo Fundebdo curso deFormação

pela EscolaFoi encerrado o Módulo

Fundeb, do curso de Formação pela

Escola, que a Secretaria Municipal de

Educação (Semed) está promovendo

com seus professores no auditório da

Secretaria. Foram apresentados os

trabalhos relacionados ao tema

que foram desenvolvidos pelos 40

participantes inscritos.

Colatina noV Encontro

dos ConselhosMunicipais

de EducaçãoColatina teve representante

entre os municípios capixabas que

participaram do V Encontro dos

Conselhos Municipais de Educação

do Espírito Santo, que aconteceu em

Domingos Martins na semana

passada. Eles trabalharam com

temáticas relacionadas ao Plano

Nacional de Educação (PNE),

análises e apresentações de

diagnósticos referentes à atuação

do Conselho Nacional de

Educação (CNE).

6 O Colatinense • Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Mais cursosdo Bolsa Família

O Programa Bolsa Família, que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Semas) está transformando as vidas das famílias de baixa renda, que vivem em situação de risco social, criando condições para que elas aumentem suas oportunidades de emprego e renda, com cursos nas mais variadas áreas.

Em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) são quatro cursos iniciados em setembro: Bombeiro Hidráulico (25 pessoas, até novembro, aulas de segunda a sexta-feira), Eletricista Predial (até dezembro, aulas às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras), de Operador de Máquina de Costura Industrial (segundas, quintas e sextas-feiras, até janeiro de 2011), e Funileiro de Automóvel (segunda a sexta-feira, até fevereiro de 2011).

Ainda com o Senai devem

começar neste mês e terminar em novembro, com aulas de segunda a sexta-feira: um de Ajudante de Cozinha, um de Atendente de Caixa/Recepcionista e um de Garçom/Garçonete. De outubro a dezembro terá um de Eletricista Predial (segunda a sexta-feira, até janeiro de 2011).

Para participar dos cursos os pré-

candidatos a uma vaga devem frequentar

um pequeno curso de formação social

(40 horas), durante um mês, para

orientações sobre projeto de vida,

projeto individual, economia doméstica

e cidadania, com o objetivo de auxiliar na

escolha da atividade profissional. A

estratégia é para evitar as constantes

desistências (50% e em alguns casos até

70%). Hoje estes índices caíram para

5%. A Prefeitura concede vale-

transporte para o retorno para casa.

Pais participam do processo deressocialização dos adolescentes

A participação das famílias dos atendidos pelo Serviço de Proteção Social ao Adolescente em Cumpri-mento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Semas) está sendo intensificada, de acordo com a informação da coordenadora do órgão, Sislene Pereira Gomes. Ela considera a participação familiar de fundamental importância para o processo de ressocialização dos que estão na faixa dos 12 aos 18 anos (podendo se estender até os 21) na

comunidade. Quinzenalmente, eles participam de grupos temáticos também com palestras que envolvem o universo juvenil como sexualidade, identidade pessoal e sociedade. Uma vez por mês, os pais participam de reuniões que acontecem sempre na Casa da Cultura. A deste mês será no dia 14, e em novembro, no dia 11.

O Serviço atende aos mais de

150 que estão em situação de conflito

com a lei e que são encaminhados pelo

Poder Judiciário, com uma equipe

m u l t i p r o f i s s i o n a l q u e f a z o

acompanhamento diário.

Mais de 600 mudas distribuídasna Semana da Árvore

Com o tema “A Natureza em Nossas Mãos”, o Sanear e a Prefeitura promoveram a Semana da Árvore entre os dias 20 a 25 de Setembro, com o principal objetivo de promover a edu-cação ambiental através de ações prá-ticas, incentivando o contato direto com a natureza e transformando as infor-mações recebidas em ações concretas.

A equipe do setor de Educação Ambiental do Sanear, que durante todo o ano realiza diversas ações junto à comunidade, esteve mais uma vez nas escolas municipais dando orientações. Também visitou alguns locais onde

foram plantadas mudas nos anos anteriores, dentro do programa de acompanhamento. No calçadão da rua Geraldo Pereira, no Centro, teve um estande e a distribuição de 600 mudas de árvores frutíferas.

O diretor Operacional do

Sanear, Lucas Venturim, lembrou que

ações específicas em datas come-

morativas como a Semana da Árvore,

são muito importantes para chamar a

atenção da população para as

práticas adotadas no dia a dia de cada

um dos cidadãos.

PatrimôniosCulturaisna pauta

O Espírito Santo é um berço de belezas naturais e dono de uma história rica que merece ser preservada. O assunto foi discutido no Programa de Educação Patrimonial, que consiste num termo de cooperação, entre os órgãos estaduais e municípios para a identificação, a recuperação e a expansão do patrimônio cultural capixaba.

Participaram representantes da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Polícia Militar Ambiental da região Noroeste, Sincades (Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo), Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e Prefeitura de Colatina (Secretaria de Cultura).

Em Colatina a oficina do Programa contou com as presenças da

professora de Arquitetura e História da Arte da Universidade Federal do

Espírito Santo (Ufes), Maria Isabel Perini Muniz, que falou sobre

patrimônios históricos, e da gerente de Memória e Patrimônios Cultural e

Natural da Prefeitura de Vitória, Christiane Gimenez, que falou sobre as

questões jurídicas em torno do tombamento e da preservação dos patrimônios

materiais e não materiais (pedras, pontões e reservas).

7O Colatinense • Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Palestra sobreAgroturismo

em São Pedro FrioUma palestra sobre Agro-

turismo, que faz parte de um projeto de desenvolvimento rural sustentável im-plantado pela Prefeitura, foi promovida para os produtores da região São Pedro Frio pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turis-mo (Sedetur) e de Desenvolvimento Rural (Semder).

O tema “Desenvolvendo a Cultura Local por Meio do Turismo”, foi apresentado por Anselmo Buss, administrador rural e pós-graduado em administração de empresas rurais. O secretário Ronaldo Dalla Bernardina (Sedetur) disse que o objetivo é chamar a atenção da comunidade local para a importância da preservação da sua cultura para o turismo do campo, e para a geração de emprego e renda

Uma oficina de teatro voltada para o meio ambiente vai acontecer no bairro José de Anchieta, para os moradores. Segundo o Sanear, ela deve começar este mês e só terminar em maio de 2011. As inscrições foram feitas na Associação de Moradores.

Na comunidade de Maria Ortiz, onde diversas palestras já aconteceram

Projetos Ambientaisdo Sanear

nas comunidades

Formatura dos JovensEmpreendedores Colatinenses

Os adolescentes do Progra-ma Júnior Achievement - Jovens Empreendedores de Colatina, for-maram no curso de Miniempresa, que tem o objetivo de despertar nos jovens de até 17 anos o espírito em-preendedor, estimulando seu poten-cial criativo, muito importante para as

suas vidas profissionais no futuro.

A cerimônia de formatura aconteceu em Vila Velha e contou com as participações de técnicos do Programa, de familiares e amigos dos adolescentes. O curso começou no início do ano com uma carga horária de 53 horas/aula.

Turma da“Melhor Idade”

comemora seu Diaem Santa Teresa Chegar aos 60 anos hoje não

significa ter um grande tempo ocioso e pouca ocupação. Um grupo de 30 senhoras do Centro de Referência a Assistência Social (Cras) do bairro São Vicente, prova que com muita disposição é possível chegar à “Melhor Idade” esbanjando saúde. Em come-moração ao Dia do Idoso (21 de setembro) elas foram fazer turismo cultural em Santa Teresa.

De acordo com a coordenadora do órgão, Lindomar Gomes Cavazoni, o passeio serviu para promover a valo-rização, a autoestima e o direito ao lazer da turma, que além de participar

de oficina de artesanato e ginástica, rea-liza debates sobre as temáticas relacio-nadas à idade. Para a coordenadora, após as oficinas a mudança de compor-tamento é radical. Ela contou que, certa vez, uma senhora chegou deprimida no Cras e após participar das atividades, inclusive de um ciclo de palestras, disse que estava se sentindo renovada, e pronta para encarar novos desafios.

Quem quiser participar pode

procurar a secretaria do Cras às

sextas-feiras às 8h30 ou às 17h30, que

são os horários da acolhida, ou atra-

vés do telefone (27) 3721-8099.

no setor que é cada vez mais crescente, economicamente, no país.

São Pedro Frio, fica a 40 quilômetros de Colatina, tem grande potencial turístico, e é a região conhecida como a “Suíça Colatinense”. Tem clima de montanha (18º C e podendo cair mais), atraindo os que querem fugir do intenso calor da cidade (25º C). Entre seus atrativos a Serra da Cangalha (900 metros de altitude), a Pedra da Baleia, belas paisagens com quaresmeiras e samambaias ao longo das estradas e remanescentes da Mata Atlântica. São cerca de 160 famílias vivendo basi-camente da agropecuária, e com mui-ta hospitalidade à espera de turistas, para se divertirem com piqueniques, acampa-mentos e até para retiros de meditação, tudo em clima de harmonia com a “mãe natureza”.

com um projeto similar, outras

atividades devem acontecer até no final

do ano para a comunidade local. Uma

delas é a implantação do projeto de

construção de uma horta comunitária,

que vai contribuir muito para que

moradores possam consumir produtos

mais saudáveis e baratos.

Semana Municipalde Ciência e Tecnologia

será de 4 a 8 de outubroComeça na próxima terça-

feira e vai até sexta-feira a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, com atividades envolvendo alunos das escolas da rede municipal, e em parceria com instituições de ensino. A abertura oficial será às 19 horas, no auditório do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) Colatina, com a apresentação do Projeto Caxixe, desenvolvido em uma comunidade de Venda Nova do Imigrante.

Na quarta-feira terá pales-tras sobre Sexualidade, para alunos das 7ª e 8ª séries, nas Escolas Maria da Luz Gotti, Dr. Ubaldo Ramalhete, Profº João Elias Pancoto e Eugênio Mene-guelli, ministradas por alunos do Unesc. Na quinta-feira, terá visitas dos alu-

nos da 7ª e 8ª séries ao Ifes Colatina, numa Mostra de trabalhos (dos alunos da escola) e na “Ação Global. E tam-bém os alunos das Escolas Municipais Profª Matilde Guerra Comério, Antônio Nicchio e também Cleres Martins Moreira e João Manoel Meneguelli

Na sexta-feira, terá visita ao

Unesc, nos laboratórios de Saúde e

para a realização de oficinas de

Primeiros Socorros e recreação, para

os alunos de 7ª e 8ª séries. À tarde, para

os alunos de 5ª e 6ª séries, terá oficina de

infor mática e at iv idades de

recreação. O evento é promovido pelas

Secretarias Municipais de Educação

(Semed) e de Tecnologia da Informação

(Semti), em parceria com as instituições

de ensino.

Florada de ipês no Centromarcam início da Primavera

A primavera chegou e com ela o clima agradável e os jardins verdes já enfeitam as ruas da cidade. Mesmo aqueles mais desatentos já perceberam a beleza dos Ipês e as flores das praças na cidade que dão um ar todo especial a nova estação que começou ontem, 23.

Com uma beleza singular os ipês chamam a atenção pelas suas flores rosadas que contrastam com o verde predominante das árvores em volta. Esta é a primeira florada da espécie. Uma beleza apreciada por todos e que tem prazo para ser observada, afinal, a primavera só dura até dezembro e o ipê floresce nos meses de agosto e setembro.

O Sanear, órgão da Prefeitura responsável pelo setor, plantou no ano passado mais de 400 mudas de ipês, fornecidas pelo Horto Municipal, que foram distribuídas em diversos pontos da cidade e nas Avenidas Delta (46 mudas) e Getúlio Vargas (30 mudas).

Durante todo o ano a Prefeitura realiza um trabalho de acompanhamento dos parques

públicos da cidade, cuidando de 75 praças, 25 das quais que têm suas manutenções

assumidas por empresas e pessoas por meio do Programa “Adote o Verde”.

8

Revisão:

Tiragem: 3.000 exemplares

Contato:

e-mail: [email protected]

Laudismar Deptulski e Pedro Emanuel

(27) 3177-7045 / 3177-7051

Visite o nosso site:www.colatina.es.gov.br

Av. Ângelo Giuberti, 343, B. Esplanada,

Colatina/ES - CEP 29702-902

Ouvidoria: 0800-2839338

Secretário de Comunicação Social: Laudismar DeptulskiJornalista responsável: Tatiane Negrelli Delprete DRT 01231/ESJornalistas: Maria Tereza Paulino, Alcenir Coutinho e Jackson GuastiFotógrafo: Laércio SignorelliArquivo fotográfico: Fabricio Silva Martins

O Colatinense • Colatina-ES, 01 de outubro de 2010

Entepola será napróxima semanaEntepola será napróxima semana

O Entepola Brasil (Encontro de Teatro Popular Latino-americano) mais uma vez em Colatina. Começa na próxima semana com apresentações de companhias nacionais e inter-nacionais com entradas gratuitas, para um público que já acostumou a receber atores brasileiros e de diferentes países, e aplaudir o que há de melhor do gênero no continente. Mais de 2 mil pessoas devem apanhar os convites na Secretaria Municipal de Cultura para assistir as peças.

Aqui estarão os grupos e companhias com suas peças: capixabas, Fé e Arte (De Aço e de Flores) e JC (O Patinho Feio); brasilienses, Fábrica de Teatro (O Beijo no Asfalto) e Indiosincrasia (Roubo, ou Pra não Dizer Artigo 157...); cariocas, Jovens Atores do Brasil (Estórias de um Povo de Lá), Senáculo (Chiquinho), Trupiniquim (Cordel do Amor sem Fim) e Rosa Car mo Que i roz (Conversa de Armazém); e de São Paulo, Nativos Terra Rasgada (Pindorama: a Saga de um Cristo). Da America do Sul, os peruanos,

da Congestionarto (La Jesusa) e os argentinos, da Paralela Companhia de Danza (Gritos de amor... e ese Dulce Mal) e de um outro grupo (peça “Babilônia: Uma Hora entre Criados”).

O Entepola é um dos poucos circuitos de teatro brasileiro com abrangência latino-americana . Surgido no Chile, o projeto atrai por lá mais de 70 mil expectadores em seus dez dias de realização. Em Colatina, os atores se apresentam no Teatro Marista e também atraem um grande público.

No ano passado, o evento não foi realizado por causa da Gripe A H1N1, o que foi motivo para a edição deste ano estar criando maior e xp ec t a t iva a i n d a n o s q u e o acompanham desde a primeira vez. Ele volta com força total, consolidando Colatina mais uma vez como berço da cultura do Norte e Noroeste capixabas, aliado a outra atração que é a Semana de Arte e Cultura que acontece simultâneamente, e envolve as áreas da literatura, artes plásticas, pintura, escultura, artes cênicas e música.

Inscrições para o6º Concurso Nacional de Poesiaque homenageia Elisa Lucinda

Inscrições para o6º Concurso Nacional de Poesiaque homenageia Elisa Lucinda

A Secretaria de Cultura já recebeu algumas poesias para o 6º Concurso Nacional que está promovendo. As inscrições começaram em agosto e vão até o dia 20 deste mês. A expectativa da Secretaria é de que mais de 200 obras de todo o país participe desta edição, que este ano está homenageando a escritora, poetisa e atriz capixaba Elisa Lucinda.

Cada participante poderá inscrever até duas poesias, que serão conhecidas no início de 2011, avaliadas individualmente por uma comissão que vai escolher as 60 melhores para uma coletânea que a Secretaria vai publicar. Cada um dos finalistas receberá cinco exemplares.

As poesias devem ter no máximo duas páginas e ser entregues em cinco vias. A

premiação varia de R$ 800 a R$ 300 entre os quatro primeiros colocados. As inscrições

são gratuitas e podem ser feitas pelos Correios, pelo site do Portal da Cultura de Colatina

(www.culturacolatina.com.br) ou pessoalmente, na Secretaria.

Os interessados em receber as edições do jornal O Colatinense, deverão enviar e-mail com nomee endereço completo para [email protected] ou ligar para (27)3177-7045.