bairro de vencedores

8
Ano I - Edição 01 - Fev. / 2013 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: jose-santos

Post on 28-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Bairro de Vencedores

TRANSCRIPT

Page 1: Bairro de Vencedores

Ano

I -

Edi

ção

01 -

F

ev. /

201

3DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Page 2: Bairro de Vencedores

2 FEV. / 2013Para anunciar: 3413.0582 / 92004669

PAULICÉIA E PAULISTA

Uma das regiões mais popu-losa de Piracicaba, o bairro daPaulicéia, assim como aPaulista é formado por famíli-as tradicionais e esta situadana zona sul da cidade.

Quem, neste início de séculoXXI, vê toda a grande regiãoda Paulista vibrante de desen-volvimento, expandindo-se,não imagina o que tivesse sidoo início da Paulicéia, com áre-as de risco a que se davam no-mes significativos: Coréia, emreferência à Guerra da Coréia,no início da década de 1950;“Risca Faca”, pela violência debrigas e crimes.

Hoje a Paulicéia é uns dos gran-des polos comerciais da cida-de, ao lado da Vila Rezende,Santa Terezinha e da vizinhaPaulista.

Embora seja um povo alegre e

trabalhador, o bairro tambémsofre com o problema de se-gurança, fato que afeta a mai-oria dos bairros piracicabanos.

A diversidade comercial trou-xe grandes facilidades aos mo-radores como restaurantes,pizzarias, supermercados, lo-jas diversas, igrejas católicase evangélicas , imobiliárias,compra e venda de veículos eoutros.

Muitas melhorias ainda preci-sa ser feitas nestes bairros,como por exemplo a manuten-ção dos centros esportivos, acolocação de academia ao arlivre , recapeamento de algu-mas ruas devido a ação daschuvas são algumas delas. Obairro Paulicéia está localiza-do cerca de cinco quilômetrosdo centro de Piracicaba.

Na sua formação, a maioria da

população era constituída porafrodescendentes.

Nos carnavais dos anos 60 e70 o bairro era representadopela Escola de Samba Cordãoda Paulicéia, cujos integrantesna sua maioria eram negros.Daí a conotação, naquela épo-ca, de que, quando se queriaxingar alguém, bastava dizerque era da Paulicéia.

Os fatos e acontecimentos,serão agora divulgados no jor-nal A VOZ DOS BAIRROS,que no qual cobrirá os doisbairros simultaneamente.

A "Voz dos Bairros Paulicéia/Paulista sempre estará abertapara críticas e sugestões, co-laboradores, anúncios, even-tos, festas populares ou religi-osas.

Na decada de 90, existiu aliuma Rádio Comunitária quemarcou história no bairro. Ti-nha 53 programas, totalizando120 horas semanais de ativida-des e difundia os mais varia-dos estilos musicais, questõesreligiosas, debates, entrevistas,notícias, especialmente as re-lacionadas à comunidade e as

destinadas às crianças. Entre-tanto, predominava a músicablack. O destaque da progra-mação eram os programas in-fantis, uma exigência feita pe-las próprias crianças.

RÁDIO COMUNITÁRIA DAPAULICÉIA... QUEM SE LEM-BRA?

Antiga Paulista

BAIRRO DE VENCEDORES

Page 3: Bairro de Vencedores

Fev. / 2013 3

O que o empregado domésti-co não tem direito?

Jornada de Trabalho (a legis-lação não prevê carga horáriapara o empregado doméstico.Será acertada entre as partesna contratação); Fundo de Ga-rantia por Tempo de Serviço(FGTS -opcional para o em-pregador); Seguro Desempre-go; Benefício por acidente detrabalho.

Quais são os direitos do em-pregado doméstico?

Carteira de trabalho devida-mente assinada; Receber men-salmente pelo menos 1 (um)salário mínimo (de acordocom a Constituição Federal de

1988); Irredutibilidade salarial;Gozo de férias anuais remu-neradas com um terço a maisque o salário normal. A partirda Lei 11.324 de 19/07/2006,as férias passaram a ser de 30dias corridos, em vez de 20(vinte) dias úteis; Estabilidadeno emprego até o quinto mêsapós o parto, a partir da Lei11.324 de 19/07/2006; 13º Sa-lário com base na remunera-ção (fração igual ou superiora 15 dias trabalhados);

Repouso semanal remunerado(preferencialmente aos domin-gos); Aviso prévio de no mí-nimo 30 (trinta) dias para a par-te que rescindir o contrato, sem

A empregada doméstica temdireito a licença maternidadea partir de 28 dias antes e 92dias depois do parto, numtotal de 120 dias. Parto ante-cipado não provoca altera-ção nos prazos.

Pelo regulamento dos bene-fícios (Art. 98), o salário ma-ternidade da segurada em-pregada doméstica será pagodiretamente pela PrevidênciaSocial, sendo uma rendamensal igual ao seu últimosalário de contribuição.

Salário de contribuição é osalário mensal do emprega-do, sobre o qual é descon-tada a alíquota do INSS.

Licença Maternidade

Com o mercado de trabalho aquecido, cercade 500 mil empregadas domésticas deixarama profissão em busca de outras posições. Essefenômeno pode ser um reflexo da mudançado perfil da mulher brasileira.

justo motivo; Salário materni-dade sem prejuízo do empre-go e do salário, com a dura-ção de 120 (cento e vinte dias- pago pelo INSS); Licençapaternidade (5 dias);

Email:[email protected]

Page 4: Bairro de Vencedores

FEV. / 20134 Para anunciar: 3413.0582 / 97979217

EXPEDIENTE

Diretor Presidente Tiragem: 4.000 exemplares

O Jornal A Voz dos Bairros é um periódico MENSAL/ BIMESTRALcom distribuição gratuita em comércios e residências.

Reportagens: José Ap. dos Santos

Editado por:

Departamento comercial: Ana PaulaJosé Santos

Email:[email protected]

O vírus da dengue pode seapresentar de quatro formas di-ferentes, que vai desde a for-ma inaparente, em que apesarda pessoa está com a doençanão há sintomas, até quadrosde hemorragia, que podem le-var o doente ao choque e aoóbito.

Sintomas da Dengue:há suspeita de dengue em ca-

sos de doença febril agudacom duração de até 7 dias eque se apresente acompanha-da de pelo menos dois dos se-guintes sintomas: dor de cabe-ça, dor atrás dos olhos, doresmusculares, dores nas juntas,prostração e vermelhidão nocorpo.

Infecção InaparenteA pessoa está infectada pelo

vírus, mas não apresenta ne-nhum sintoma da dengue.

Dengue ClássicaGeralmente, os sintomas dadengue iniciam de uma horapara outra e dura entre 5 a 7dias. A pessoa infectada temfebre alta (39° a 40°C), doresde cabeça, cansaço, dor mus-cular e nas articulações, indis-posição, enjôos, vômitos,manchas vermelhas na pele,dor abdominal (principalmen-te em crianças), entre outrossintomas.

Os sintomas da Dengue Clás-sica duram até uma semana.Após este período, a pessoapode continuar sentindo can-saço e indisposição.

CONHEÇA OS SINTOMAS DA DENGUE

Page 5: Bairro de Vencedores

BAIRRO GILDA

FEV. / 2012 5

Um dia, uma pequena abertu-ra apareceu em um casulo; umhomem sentou e observou aborboleta por várias horas,conforme ela se esforçava parafazer com que seu corpo pas-sasse através daquele peque-no buraco.

Então pareceu que ela haviaparado de fazer qualquer pro-gresso.

Parecia que ela tinha ido omais longe que podia, e nãoconseguia ir mais.

Então o homemdecidiu ajudara borboleta: ele pegou uma te-soura e cortou o restante docasulo. A borboleta então saiufacilmente. Mas seu corpo es-tava murcho e era pequeno etinha as asas amassadas.

O homem continuou a obser-var a borboleta porque ele es-perava que, a qualquer mo-mento, as asas dela se abris-sem e esticassem para seremcapazes de suportar o corpoque iria se afirmar a tempo.

Nada aconteceu! Na verdade,a borboleta passou o resto dasua vida rastejando comumcorpo murcho e asas encolhi-das.

Ela nunca foi capaz de voar.O que o homem, em sua gen-tileza e vontade de ajudar nãocompreendia, era que o casu-lo apertado e o esforço neces-sário à borboleta para passaratravés da pequena abertura erao modo com que a naturezafazia com que o fluido do cor-

po da borboleta fosse para assuas asas, de modo que elaestaria pronta para voar umavez que estivesse livre do ca-sulo.

Algumas vezes, o esforço éjustamente o que precisamosem nossa vida.

Se passassemos esta nossavida sem quaisquer obstácu-los, nós não iríamos ser tãofortes como poderíamos tersido.

Eu quis Força… e recebi Difi-culdades para me fazer forte.

Eu quis Sabedoria… e recebiProblemas para resolver.

Eu quis Prosperidade… e re-cebi Cérebro e Músculos paratrabalhar.

Eu quis Coragem… e recebiPerigo para superar.

Eu quis Amor… e recebi pes-soas com Problemas para aju-dar.

Eu quis Favores… e recebiOportunidades.

Eu não tive nada do que quis… Mas eu recebi tudo de queprecisava.

[ Autor Desconhecido ]

A Borboleta no CasuloCulinaria Fácil

INGREDIENTES

COMO FAZER

2 colheres(sopa) de óleo5 dentes de alho picados1 pacote de macarrão1 lata de sardinha½ litro de aguasal a gosto

Colocar ½ litro de água esal a gosto numa panela ecolocar no fogo. Quando aágua estiver fervendo colo-car o macarrão, sempremexer para não grudar.Quando o macarrão estivermole retirar do fogo e escor-rer a água. Em seguida re-fogar os dentes de alho noóleo por alguns minutos.Misturar o macarrão, o alhoe as sardinhas, depois é sóservir.

Macarrão Alho e Óleo comSardinha

Page 6: Bairro de Vencedores

Léo Moura comenta sobre sua conversão

FEV. / 20136 Para anunciar: 3413.0582 / 97979217

COMO REMOVER MANCHASDE PISOS

Manchas de sujeira comumse remove com detergentecomum, escovação laborio-sa, e “de joelhos”.Manchas de pintura se re-move com removedor, águasanitária e/ou saponáceo.

Manchas de ferrugem seremove com água sanitáriae/ou saponáceo.Manchas de gordura se re-move com solvente,desengordurante, thinner e/ou água quente.

Mancha de borracha depneus se remove com aguar-rás ou saponáceo.Manchas de tinta de canetase remove com acetona.Esmalte sintético, tinta plás-tica e tinta acrílica se remo-ve esfregando um panoumedecido com álcool ousolvente.

Tinta à Óleo se removeamolecendo a tinta com re-movedor e depois esfregarum pano com removedor.Cola de Cartazes se remo-ve amolecendo a cola comsolvente e esfregar um panoseco.

Família: um amigo deve levarsó alegrias. Antes de levar umanimalzinho para casa, tenhacerteza de que ele não serámotivo de discórdia e brigas.Caso contrário, todo mundovai sofrer, principalmente ele.

Alimentação: um animal bemalimentado é um amigo feliz.Forneça alimentos apropria-dos, de acordo com a espéciee a idade do animal. Os adul-tos devem ser alimentadosduas vezes ao dia, e os filho-tes de quatro a seis vezes aodia. Mantenha sempre a águalimpa e fresca à disposição.Recolha os restos de alimen-tos do comedouro do animal,evitando, assim a proliferaçãode ratos, baratas e formigas.

Higiene: o cão deve ter abri-go confortável, protegido dosol, da chuva e do vento. Paraevitar algumas doenças, reco-menda-se um banho por mês.Já os felinos são animais mui-to limpos e não precisam to-mar banho frequentemente.

Dicas de Cuidados com seu AnimalConheça algumas dicas para você conviver melhor como seu animal de estimação:

E lembre-se: todo proprietáriodeve recolher as fezes de seuanimal nas ruas, nas calçadase nos parques. É uma atitudede cidadania e obrigatória porlei.

Cuidados Médicos: seu ami-go também precisa ir ao médi-co. Ao desmamar, ele deve vi-sitar o médico veterinário paradesverminar e receber as vaci-nas. Os filhotes devem ser va-cinados com 2, 3 e 4 mesesde idade, e os adultos anual-mente, com vacina contra a rai-va e doenças próprias da es-pécie. Providencie avermifugação do seu animalseguindo as orientações vete-rinárias a esse respeito. E nãose esqueça de levá-lo para fa-zer exercícios.

Page 7: Bairro de Vencedores

FEV. / 2013 7

Dicas do Esporte ESPORTE GERAL

SIGA E ASSINALE ALGUMAS DAS RODA-DAS QUE O NOSSO XV DE NOVEMBRO RE-ALIZARA NESTE MÊS

O XV de Piracicaba, fez uma boa atuação frente ao Palmeiras. Emborahouve empate de 3x3 com o Verdão, o time tem tudo para ir bem destaCopa.

A Europol (organização da PolíciaEuropeia) informou, na manhã destasegunda-feira, que desmantelou umarede internacional de corrupção nofutebol, que envolveu investigações em30 países e resultou na prisão de 50pessoas.

De acordo com o diretor da Europol,Rob Wainwright, 425 pessoas, entrejogadores, árbitros e dirigentes, estãoentre os envolvidos no esquema. Alémdisso, segundo Wainwright, houveprática ilegal em pelo menos 380 jo-

gos profissionais na Europa, e outros300 na Ásia, América do Sul e Amé-rica Central. Entre as partidas suspei-tas, estão dois jogos da Liga dos Cam-peões (um disputado na Inglaterra),confrontos das eliminatórias da Copado Mundo, das eliminatórias daEurocopa e "muitos grandes jogos dasligas europeias". A Europol ainda nãodivulgou os nomes de envolvidos enem as partidas que teriam sido ma-nipuladas, uma vez que o processojudicial está em curso.

Europol desmantela rede internacional decorrupção no futebolPor GLOBOESPORTE.COM

Rio de Janeiro

Em janeiro, a torcida brasileira viu pelaprimeira vez a bola rolar em um está-dio da Copa do Mundo de 2014. Sobos olhares do secretário-geral da Fifa,Jérôme Valcke, o Castelão – primei-ra arena concluída para o Mundial –recebeu seus primeiros jogos, comrodada dupla pela Copa do Nordes-te.

A entrega de dois estádios, no entan-to, contrasta com a preocupação daFifa em relação às demais arenas daCopa das Confederações. OMaracanã, por exemplo, estagnou hátrês meses nos 80% e, antes previstopara ser concluído no final de feverei-ro, só deve estar completamentepronto em 28 de maio, a 20 dias daCopa das Confederações. Porém, deacordo com a Empresa de ObrasPúblicas do Estado do Rio de Janeiro(Emop), a nova data é uma “formali-dade” e a área interna do estádio seráfinalizada até o dia 15 de abril, novoprazo dado pela Fifa para todas asarenas do torneio.

Estádio cearense é o primeiro da Copa de 2014a receber jogos

Page 8: Bairro de Vencedores

8 FEV. / 2013Para anunciar: 3413.0582 / 97979217