pescarias de vencedores

67
O martim-pescador ou guarda-rios ou ain- da pica-peixe é um belo produto da natureza que enfeita rios e mares daqui e de alhures, o “kingfisher” para os gringos, bem merece, por sua especialidade e beleza consagrar-se como o símbolo dos destacados pescadores que ilustram este álbum.

Upload: helio-barroso

Post on 17-Mar-2016

286 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

Homenagem do autor, Helio Barroso, aos bons amigos do Tradicional Torneio do ICRJ. 1962 / 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Pescarias de Vencedores

O martim-pescador ou guarda-rios ou ain-da pica-peixe é um belo produto da natureza que enfeita rios e mares daqui e de alhures, o “kingfisher” para os gringos, bem merece, por sua especialidade e beleza consagrar-se como o símbolo dos destacados pescadores que ilustram este álbum.

Page 2: Pescarias de Vencedores
Page 3: Pescarias de Vencedores

A pescaria a partir do ICRJ, a primeira das atividades marítimas do clube, depois do remo de lazer e das corridas de lanchas, gerou intensa movimentação, a partir de 1962 quando, à míngua de experiência oceânica dos comandantes e tripulações das lanchas que se pre-

paravam para a pesca oceância, embarcaram alguns dos mais experientes mergulhadores do clube, assim compondo as equipes dos barcos que começavam a aventura do mar aberto. A presença, com suas respectivas embaracações, dos comandantes Raymundo de Castro Maya, dos irmãos Manoel e Aristides Leão, Herbert Richers, Luiz (Lulú) Nolasco, Octavio Reis, Luiz Carlos Laport e John Kitch-man, incentivou a adesão de novos pescadores, ainda que neófitos, entre eles permanecendo os

mergulhadores Bruno Hermanny, Luiz (Lulú) Correira de Araujo e Luiz Leopoldo Noronha (Bijú).

P R Ó L O G O

No verão 1962/63, quando foi lançado o 1º Torneio de Peixes de Bico do ICRJ, o associado Dr. Alberto Carvalho (Carvalhinho), então “Capitão da Pesca”, título que antecedeu a atual denominação de Diretor de Pesca, conversa (foto ao lado) com José Carlos Laport, ultimando as providências para a largada das lanchas (vistas ao fundo) que partiriam para a aventura.

Tripulações femininas também foram formadas , atuando com desemba-raço e eficiência, orientadas pelos comandantes das lanchas.

Page 4: Pescarias de Vencedores

O primeiro bico - 1955

gro a cada dia de atividade pesqueira amadora.

No Brasil, mais precisa-mente a partir do Cabo Frio, onde mantinha uma casa no Arraial do Cabo, sempre uti-lizou os parâmetros de Cabo Blanco em termos de mate-rial de pesca, anzóis grandes e duplos, linhas potentes e caniços especiais, com eles pesquisando a região sul do Cabo, durante cerca de 14 anos, sem sucesso, que também não foi favorecido pelo porte da Nemesis, mais um iate do que um barco de pesca.

Até que diminuindo o peso dos instrumentos e o ta-manho das iscas, capturou os primeiros peixes de bico no Brasil, talvez secundando os militares americanos sedia-dos na Ilha de Fernando de Noronha, durante os anos fi-nais da segunda guerra mundial.

Gênio criador, mobilizou as melhores forças políticas do ICRJ e projetou construir onde é hoje a área do hangar 8 um prédio exclusivamente destinado às atividades da pesca até com autorização do Conselho Deliberativo do Clube, posteriormente revogada.

P rimeiro representante da IGFA no Brasil, Castro Maya, igualmente devotado às ar-

tes plásticas, reuniu no Museu da Chácara do Céu boa parte da sua rica pinacoteca, dedicando-a assim à Cidade do Rio de Janeiro.

Devoção idêntica recebeu dele a pesca oceânica, que iniciou pra-ticando no exterior, lá mesmo na

Humbolt Current, na costa noroeste da América do Sul, águas fronteiras ao Peru, integrando-se aos mais notá-veis pescadores americanos da época, com quem se as-sociou na fundação do Clube de Cabo Blanco, que para ali transferiram sua atividade quando perdeu ênfase a região de Avalon na costa oeste californiana. Do Peru trouxe a mentalização de que havia que opor força con-tra os peixes de bico, cujo porte excepcional ensejava, naquela época, a ocorrência de recordes de marlin ne-

A NEMESIS do Pioneiro - Raymundo Castro Maya

Page 5: Pescarias de Vencedores

Castro Maya prosseguiu nas suas buscas pelo peixe de bico nas águas fronteiriças ao Cabo Frio, no rumo Sul, onde atualmente grandes conquistas foram alcançadas pelos modernos e altamente eficientes pescadores de oceano do clube, com a realização de prática continu-ada, do Torneio Cabo Frio Invitation, a partei rdo verão de 1993.

À esquerda, Castro Maya com um marlin ne-gro do Peru e, à direita, com sua equipe formada por Mario Ornardes, Carlos Figueiredo, Bento So-ares Sampaio e Victor Lage, em Wedgeport, Ca-nadá, exibindo suas capturas de atuns negros.

À esquerda o produto dessa pesquisa, dois belos sails e à direi-ta, no canal Itajuru, diante da casa de seu amigo, Alberto Proença de Faria, um marlin branco de bom tamanho.

Page 6: Pescarias de Vencedores

TITÂNIAComandante Manoel de Azevedo Leão

O doutor Manoel de Azeve-do Leão e seu irmão Aris-tides foram pesquisadores

nas águas da cidade do Rio de Ja-neiro e tiveram como companhei-ros, além do devotado marinheiro Antônio Ramos Mota - o “Antônio da Titânia”, os amigos John Kitch-man, antigo administrador de uma empresa americana de combustí-veis, Lulu Nolasco e Alberto Faria. Manoel e Kitchman foram os pri-meiros, num sentimento acentu-

ado de solidariedade, a transmitir, em diversas con-ferências e conversas, os segredos do material leve que, depois de aprendida a lição, seus companhei-ros e alunos souberam aplicar, com competência crescente.

John Kitchman

Manoel Leão, de bordo da sua Titânia, também como a Nemésis de Catsro Maya, um barco alto, que não facilitava a ferrada dos peixes menores que os marlins, como os abundantes sails encontrados nas águas fluminenses, soube persistir e trazê-los ao cais da subsede de Cabo Frio, onde, não raro, di-vidia a popa do Nemesis com castro Maya.

ComandanteManoel Leão

Page 7: Pescarias de Vencedores

Manoel Leão, com a carta aqui transcrita que

dirigiu a Helio Barroso, produziu um rápido

histórico dos primeiros passos dos pescado-

res mais antigos que limitavam suas sortidas

aos pesqueiros então atraentes das tranquilas

águas da baía de Guanabara, enquanto acu-

mulavam energias para

dar o salto para o ar-

quipélago fronteiriço

às águas do Rio de Ja-

neiro, onde eram usa-

dos varões na busca

de badejos e garopas.

Page 8: Pescarias de Vencedores

Meu caro Helio Barroso, Profundamente emocionado, recebi a placa de pra-

ta que os companheiros do Primeiro Torneio Brasileiro Aberto de Pesca Oceânica tiveram a gentileza de pre-sentear-me, com dizeres que não sei como agradecer.

Da velha-guarda, conheci os tempos em que as pesca-rias se faziam aqui na baía – os robalos de Mocangê, de Santa Cruz, do Boqueirão, os badejetes e garoupas da ponta do Cara de Cão, as enchovas da Lage. Mais tarde animaram-se e começaram a ir às Cagarras; à Rasa, às Tijucas. Eu já era homem feito quando as saídas esten-deram-se até às Maricás, onde o clube fez construir uma barraca para os pescadoresque desejavam pernoitar.

Em 1937 o Raymundo de Castro Maya trouxe o Ne-mesis da Inglaterra e da casa que possuía no Arraial do Cabo, começamos a pescar pelas ilhas até a Ancora,.mas de modo geral eram sempre pescarias costeiras.

Quando em 1958 adquiri em Buenos Aires a primei-ra Titânia (que se chamava Enca) começamos o meu irmão mais moço Aristides, atual Presidente da Aca-demia de Ciências, e eu a fazer explorações ao largo, mas de começo sem grande sucesso. Saíamos do Clu-be às 10 horas da noite e no rumo sul navegávamos a noite inteira arreando as linhas n’água ao clarear do dia e começávamos a regressar em marcha de corrico.

No tocante ao peixe de Raymundo de Castro Maya, a memória traiu o eminente mis-sivista, já que essa captura, a primeira do Brasil, ocorreu, de fato, em 1955, em Cabo Frio.

Matávamos alguns dourados, uns atuns pequenos e era só. Até que uma vez, abrindo um pouco mais para leste, em águas azuis, ao largo da Ponta Negra, Aristi-des matou um marlim-azul de 56 quilos e eu dois sails, sendo que um escapou na hora de ser embicheirado. Nessa mesma semana, o Raymundo de Castro Maya, em Cabo Frio, pescava também o primeiro peixe de bico.

A nossa captura não causou emoção no Clube, o que de certo modo nos decepcionou. No ano seguinte, porém pesquei um marlim de 108 kg e então a turma da pesca ficou interessada. Tínhamos um companheiro, bom pes-cador, o John Kitchman, gerente da Atlantic e nós dois fi-zemos uma palestra no Clube sobre tipos de isca, modos de ferrar os sails, uso de outriggers, etc. Aí então começou a animação. Nunca nos passou pela cabeça, entretanto, que o interesse pela pesca oceânica crescesse tanto e em tão pouco tempo. E hoje sinto-me enormemente satisfei-to por ver tantos companheiros abraçando um sport que, além de toda a sua beleza e excitamento, está levando a nossa rapaziada a um contacto mais íntimo com o mar. A todos o meu muito obrigado e para você um abraço do

Amigo certo”

“Rio de Janeiro, 16 de janeiro 1975.

Page 9: Pescarias de Vencedores

ZAZÁ

Três mergulhadores que empunha-ram os caniços nas primeiras etapas, Bruno Hermanny, Luiz Leopoldo No-ronha (Bijú) e Luiz Correia de Araújo (Lulu).

Herbert Richers e

Bruno Hermanny,

Premiação de Zazávencedora do

Torneio de Peixes de Bico de 1966/1967

Comandante Herbert Richers

Page 10: Pescarias de Vencedores

ERNA A “Erna”, uma lancha de 24 pés, produzida pela Carbrasmar, de madeira e casco trincado, ainda equipada com out-riggers de bambu e comandada por Herbert Renaux, tendo como tripulante o então eficiente marinheiro Homero Mendes, foi a vencedora dos três primeiros torneios de bico realizados pelo clube.

Homero Mendex

ComandanteHerbert Renaux

Page 11: Pescarias de Vencedores

O comandante da Erna, catarinense Herbert Renaux, contou sempre com o auxílio do ma-rinheiro, Homero Mendes, posteriormente

transformado em produtor de caniços (excelentes, diga-se) e de todos os implementos componentes, além de tornar-se especialista na manutenção dos molinetes utilizados na época e, por anos seguidos, daqueles modernos que foram sendo introduzidos e utilizados pelos nossos pescadores.

O diretor Victor Welich acompanha o diretor geral do JB, Sr. Bernard Campos na entrega da premiação ao vencedor do III Torneio Anual de Peixes de Bico.

Em destaque, o sempre presente Homero Mendes, com as capturas da “Erna”que lhe deram a vitória em sucessivos tor-neios, o habilidoso artesão, atualmente aposentado e vivendo em Uberlândia, em Minas Gerais, onde o mar ainda não chegou.

Page 12: Pescarias de Vencedores

A PESCA, A CONDESSA E O JB

Se foram auspiciosos os primeiros passos da pesca oceânica no ICRJ, muito se deve ao Jornal do Bra-sil e a sua presidente, a Condessa Pereira Carneiro, que deu apoio publicitário e patrocínio de prêmios, chegando ao ponto de enviar avião à área oceânica em que estavam concentradas as lanchas do clube durante a pescaria para fotografá-las e colocá-las na primeira página do JB. Enquanto durou esse saudável relacionamento, a Condessa não deixou de prestigiar as festas de en-cerramento da temporada, oferecendo e entregan-do a premiação aos vencedores, juntamente com Bernard Campos, diretor geral daquele diário.

O diretor, antes Capitão da Pesca, Dr. Alberto Carvalho, o Carvalhi-nho e o Comodoro Cecil Davies assistem a Condessa na entrega de prê-mios do 1º torneio de bicos.

Page 13: Pescarias de Vencedores

Ao encontrar, lá em Manguinho, Búzios, o mural retratando uma boa pes-caria da Miss Flamengo de 1975, eu e o meu caro amigo Luiz Carlos

Nolasco sentimo-nos comovidos pela iniciativa do Antonio Branco e, confesso que, emocionado, resolvi estender a minha satisfação aos demais compa-nheiros da pesca a partir do ICRJ, retratando-os ao expor num álbum as fotos de nossas lanchas e de alguns bons momentos de boas pescarias de cada qual sem mencionar todas as vitórias individuais, que ficaram anotadas ao final. De sorte que nenhuma comparação foi estabelecida, preservando o orgulho que todos cultivam por suas conquistas. É um preito de saudade, amizade e cari-nho que reafirmo dispensar a todos que estão presentes neste álbum.

Com mais de 40 anos de atividade, passaram pela minha visão nomes de gran-des personalidades e excepcionais pescadores que nos ajudaram a consolidar a atividade pesqueira e muito amadora no ICRJ, uma casa bela e acolhedora. A eles, que aqui já não mais estão, dedico este trabalho fazendo-os representar pelos nomes saudosos de Manoel de Azevedo Leão, Luiz Nolasco, Raymundo de Castro Maya e John Kitchman, grandemente destacados em seu tempo.

A palavra final vai, porém, com especial devoção para os meus companheiros pescadores que ajudaram a compor a nobreza da Miss Flamengo, dos quais é exemplo o meu fiel amigo Antonio da Rocha Soares, português de boa cepa, em cujas mãos seguras de quem tem o instinto do mar estiveram sempre os lemes das quatro Miss Flamengo, em que com eles, naveguei e pesquei por longos e inesquecíveis tempos.

Helio Barroso

Page 14: Pescarias de Vencedores

ALI DE DEUS

ComandanteHelio Marques

Page 15: Pescarias de Vencedores
Page 16: Pescarias de Vencedores

ANDREA RIO

ComandanteAdolpho A.. Mayer

Page 17: Pescarias de Vencedores
Page 18: Pescarias de Vencedores

BACCARAT

Carloman e Elizabeth, líderes das tripulações masculina e feminina .

Page 19: Pescarias de Vencedores
Page 20: Pescarias de Vencedores

BINOCA

Leonardo Bocner comandante, inclusive abaixo com seu pai Henrique e um belo marlin.

BINOCA

Leonardo Bocner comandante, inclusi-

ve abaixo com seu pai Henrique e um belo

marlin.

Page 21: Pescarias de Vencedores

BINOCA

Page 22: Pescarias de Vencedores

BOM DE BICO e JOCKER

Comandante Marcelo Rodrigues

Comandante Marcelo Rodrigues

Page 23: Pescarias de Vencedores
Page 24: Pescarias de Vencedores

EMA

ComandanteHarry Adler

Page 25: Pescarias de Vencedores
Page 26: Pescarias de Vencedores

EMÍLIA MARIA

ComandanteJ.A. Esteves Correia

Page 27: Pescarias de Vencedores
Page 28: Pescarias de Vencedores

FLYING FISH e CAT WALK

O comandante Fernando Garcia e as duas lanchas com as quais pro-duziu com seus companheiros

tripulantes belas pescarias.

Cat Walk - 26 pés

Page 29: Pescarias de Vencedores
Page 30: Pescarias de Vencedores

JENNY

Comandante Victor Adler

Page 31: Pescarias de Vencedores
Page 32: Pescarias de Vencedores

LUAMAR

Comandante Mario Veiga de Almeida

Page 33: Pescarias de Vencedores
Page 34: Pescarias de Vencedores

MACUNAIMA

ComandanteRaymundo Pacheco

de Brito

Page 35: Pescarias de Vencedores
Page 36: Pescarias de Vencedores

MELLY BLACK

ComandanteClaus Buckman

Page 37: Pescarias de Vencedores
Page 38: Pescarias de Vencedores

PASARGADA

Pasargada de Alberto Emílio Dumortout , em mar revolto Pasargada de Alberto Emílio Dumortout , em mar revolto

Page 39: Pescarias de Vencedores
Page 40: Pescarias de Vencedores

As duas PATTY

ComandanteSergio Tristão

39” 44”

Page 41: Pescarias de Vencedores
Page 42: Pescarias de Vencedores

PONTA NEGRA

Comandantes:João Paulo CostaJosé Vasco Costa

Page 43: Pescarias de Vencedores
Page 44: Pescarias de Vencedores

RICAMAR

ComandanteRaul de Souza Francisco

ComandanteRaul de Souza Francisco

Page 45: Pescarias de Vencedores
Page 46: Pescarias de Vencedores

STRICKER, TURCA e TRAPAC

ComandanteAntonio Bali

ComandanteA. L. Lobato

Stricker

Page 47: Pescarias de Vencedores
Page 48: Pescarias de Vencedores

TARPON

ComandanteMarco Ribas

Page 49: Pescarias de Vencedores
Page 50: Pescarias de Vencedores

WIKAKA II

ComandanteArthur B. Redig

Page 51: Pescarias de Vencedores
Page 52: Pescarias de Vencedores

XIMBICA

ComandanteLuís Americo A. Costa

Page 53: Pescarias de Vencedores
Page 54: Pescarias de Vencedores

As 4 MISS FLAMENGO 37” - Casco trincado

Dupla proa - trincado

47” - Mares

Page 55: Pescarias de Vencedores

As 4 MISS FLAMENGO

Page 56: Pescarias de Vencedores

Belmiro Tibau Antonio BrancoAntonio Soares

Luiz Carlos Nolasco

Renato “Caca”

Patrick JosquinFrancisco OlivalArthur Redig

Tripulantes - Pescadores ao longo do tempo

Page 57: Pescarias de Vencedores

Helio Barroso e Luiz Carlos Nolasco em visita ao mural existente no Bar dos Pescadores, em Manguinhos, Armação dos Búzios, extraído de uma fotogra-fia de boa pescaria da lancha Miss Flamengo em 1975, na região (original ao lado), pintado pelo artista francês Hugo Desmaziéres , por iniciativa de Antonio Branco.

Page 58: Pescarias de Vencedores

PEIXES EXCEPCIONAISI II III

IV I - Marlim Azul - Cabo Frio - João Paulo Costa - 464 kg / 1022 lb

II - Marlim Negro - Austrália - Justino Magalhães - 456 kg / 1005 lb

III - Marlim Negro - Austrália - Justino Magalhães - 465 kg / 1022 lb

IV - Marlim Negro - Austrália - Helio Barroso - 442 kg / 976 lb

Page 59: Pescarias de Vencedores

PEIXES EXCEPCIONAISMarlim Negro escapado,mas no sentido da balançae depois liberto.

Marlim Negro escapado,mas no sentido da balançae depois liberto.

Page 60: Pescarias de Vencedores

1963/1964 Herbert Carlos RenauxERNA

1964/1965 Herbert Carlos RenauxERNA

1965/1966 Herbert Carlos RenauxERNA

1966/1967 Herbert RichersZAZA

1967/1968 Sérgio Mendes PinheiroBB

1968/1969 Mário Veiga de AlmeidaLUAMAR 1969/1970 Ivan Guimarães BriggsMAÍRA

1970/1971 Hélio BarrosoMISS FLAMENGO

1971/1972 Hélio BarrosoMISS FLAMENGO

1972/1973 Ivan Guimarães BriggsMAÍRA

1973/1974 Antônio Augusto Roxo MonarchaAQUARIUS

1974/1975 Sérgio KastrupARATACA

1975/1976 Arthur Bittencourt RedigWIKAKA II

1976/1977 Antônio Pinhão da SilvaBANDIDA

1977/1978 Adolpho A. MayerANDREA RIO

1978/1979 Raul de Souza FranciscoRICAMAR

1979/1980 Antônio BaliSTRIKER

1980/1981 Raymundo de BrittoMACUNAIMA

TORNEIOS DE PEIXES DE BICO - EQUIPES VENCEDORAS

Page 61: Pescarias de Vencedores

1981/1982 José Vasco Teixeira da CostaPONTA NEGRA

1982/1983 José Vasco Teixeira da CostaPONTA NEGRA

1983/1984 Leonardo BochnerBINOCA

1984/1985 Sérgio Giestas TristãoPATTY

1985/1986 Leonardo BochnerBINOCA

1986/1987 Hélio BarrosoMISS FLAMENGO

1987/1988 José Augusto Esteves CorreiaEMILIA MARIA

1988/1989 Ricardo Souza FranciscoRICAMAR

1989/1990 Antônio Carlos LobatoTRAPAC

1990/1991 Sérgio Giestas TristãoPATTY

1991/1992 Denison Floret Duque SilvaDAMG

1992/1993 Hélio BarrosoMISS FLAMENGO

1993/1994 Carloman Maia de OliveiraBACCARAT

1994/1995 Carloman Maia de OliveiraBACCARAT

1995/1996 Arnaldo Araújo de Mattos FilhoMALA

1994/1995 Carloman Maia de OliveiraBACCARAT

1995/1996 Arnaldo Araújo de Mattos FilhoMALA

1996/1997 Arnaldo Araújo de Mattos FilhoMALA

Page 62: Pescarias de Vencedores

1969 Comandante: Hélio BarrosoMISS FLAMENGO Pescadores: Antônio Soares Belmiro Tibau Renato Costa (Cacá)

1970 Comandante: Hélio BarrosoMISS FLAMENGO Pescadores: Antônio Soares Belmiro Tibau Renato Costa (Cacá)

1971 Comandante: Hélio BarrosoMISS FLAMENGO Pescadores: Antônio Soares Belmiro Tibau Renato Costa (Cacá)

1972 Comandante: Hélio BarrosoMISS FLAMENGO Pescadores: Antônio Soares Belmiro Tibau Renato Costa (Cacá)

1973 Comandante: Hélio BarrosoMISS FLAMENGO Pescadores: Antônio Soares Belmiro Tibau Renato Costa (Cacá)

1974 Comandante: Chafik SaadeVIDA MANSA Pescadores: Evaristo Nogueira de Sá Filho Manoel Martins Albino Martins da Costa

1975 Comandante: Antônio Sabbato AnnechinoQUEBEC Pescadores: Carlos Fernando Axé Annechino Wilson Nogueira Rodrigo Costa Pereira Moacir Santos

1976 Comandante: Ivan BriggsMAIRA Pescadores: Alberto Ivan Briggs Mário Vignal Victor Lourival

1977 Comandante: Augusto NobreCABARET Pescadores: Luiz Ozório Werneck Léa Nobre Eduardo Ozório

1978 Comandante: Evangelista PereiraSTRAVAGANZA Pescadores: Antônio Wakigawa Joilson dos Santos Rodrigo Costa Pereira Eliseu Soares

1979 Comandante: Antônio Sabbato AnnechinoQUEBEC Pescadores: Carlos Fernando Axé Annechino Wilson Nogueira Rodrigo Costa Pereira Moacir Santos 1980 Comandante: Rocha PintoCAMBARRA Pescadores: Oscar Mattos Luis Ernesto Bley

1981 Comandante: Arthur Bittencourt RedigWIKAKA Pescadores: Joaquim Tavares Amauri Silva Cid Gonçalves Nunes da Costa Eliseu Soares Neto

1982 Comandante: José Augusto Esteves CorrêaEMILIA MARIA Pescadores: Eliseu Soares Neto Eliseu Soares Evandro Soares Eliseu Soares

TORNEIOS DE PESCA COSTEIRA - EQUIPES VENCEDORAS

Page 63: Pescarias de Vencedores

1983 Comandante: José Augusto Esteves CorrêaEMILIA MARIA Pescadores: Otto Loureiro de Noli Vergueiro Evandro Soares Eliseu Soares

1984 Comandante: Victor AdlerJENNY Pescadores: Loris Lupetina Cid Gonçalves Nunes da Costa1985 Comandante: José Augusto Esteves CorrêaEMILIA MARIA Pescadores: Victor Pestana Marcelo Soares Evandro Soares Eliseu Soares

1986 Comandante: Walter GainsburyJO ANNE Pescadores: Maurício de Souza Paixão Fernando Almeida Júlio Giesteira Almeida

1987 Comandante: Luiz Oswaldo Norris AranhaANGÉLICA Pescadores: Joilson dos Santos Johny Spievak Evandro Soares Eliseu Soares

1988 Comandante: José Augusto Esteves CorrêaEMILIA MARIA Pescadores: Johny Spievak Evandro Soares Eliseu Soares

1989 Comandante: Renato QuintaesKHAYYAM Pescadores: Alberto Quintaes Cid Gonçalves Nunes da Costa Eduardo Baumeier

1990 Comandante: Jamil da Silva LessaLAUROCRIWA Pescadores: Miguel Abdala Eurico Soares Johny Spievak Eliseu Soares

1991 Comandante: Jamil da Silva LessaLAUROCRIWA Pescadores: Miguel Abdala Eurico Soares Johny Spievak Eliseu Soares

1992 Comandante: Adilson Martins XavierERYTHREUS Pescadores: Fernando José de Souza Almeida Otto Loureiro de Noli Vergueiro Alberto Quintaes

1992 Comandante: Armando SantoneMIAMI VICE Pescadores: Eduardo Aranha Sérgio Tunhas Moreira

1993 Comandante: Jamil da Silva LessaLAUROCRIWA Pescadores: Roberto Gomes de Oliveira Jayme Silva Johny Spievak

1994 Comandante: Leonardo BochnerBINOCA Pescadores: João Paulo Teixeira da Costa Eduardo Baumeier Eliseu Soares Neto

1995 Comandante: Armando SantoneSPLENDORE Pescadores: Marco Antônio Alves Pessanha Sérgio Tunhas Moreira Eduardo Aranha Eliseu Soares

Page 64: Pescarias de Vencedores

1996 Comandante: Fernando da Costa GarciaFLYING FISH Pescadores: Jayme da Costa Garcia João Machado Vaz Eliseu Soares Jamil Abrão

1997 Comandante: Fernando da Costa GarciaFLYING FISH Pescadores: Jayme da Costa Garcia Eliseu Soares Evandro Soares

1998 Comandante: Fernando da Costa GarciaFLYING FISH Pescadores: Jayme da Costa Garcia Evandro Soares Eliseu Soares Eurico Soares

1999 Comandante: Fernando da Costa GarciaFLYING FISH Pescadores: Jayme da Costa Garcia Evandro Soares Eliseu Soares

2000 Comandante: Fernando da Costa GarciaFLYING FISH Pescadores: Jayme da Costa Garcia Evandro Soares Eliseu Soares Cristiano Merheb

2001 Comandante: Guilhermino LimaALHAMBRA Pescadores: Wilton Eloy Pontes Claudio Eduardo Castro Fernando Pedrosa Sérgio Lannes Vieira

2002 Comandante: Manolo Camero CATALAN Pescadores: Bertolino Lowen Paulo Cechetti Carlos Bartolomeu Bastos Barbosa

2003 Comandante: Leonardo BochnerBINOCA Pescadores: Eliseu Soares Neto Johny Spievak João Paulo Teixeira da Costa Vicente Arruda Filho

2004 Comandante: Leonardo BochnerBINOCA Pescadores: Johny Spievak Vicente Arruda Filho Eliseu Soares Neto João Paulo Teixeira da Costa Eduardo Baumeier

2005 Comandante: Fernando da Costa GarciaFLYING FISH Pescadores: Jayme da Costa Garcia Marco Aurélio Vahia de Abreu Eliseu Soares Neto Luis Carlos Bulhões Marcelo Agostini

2006 Comandante: Victor AdlerJENNY Pescadores: Eliseu Soares Evandro Soares Eurico Soares Eduardo Elias Jorge Filho Paulo Cesar Picorelli Fernando Caetano Almeida Neto

Page 65: Pescarias de Vencedores

2007 Comandante: Victor AdlerJENNY Pescadores: Eliseu Soares Evandro Soares Eurico Soares Eduardo Elias Jorge Filho Paulo Cesar Picorelli Fernando Caetano Almeida Neto Flávio Campos Reis

2008 Comandante: Victor AdlerJENNY Pescadores: Eliseu Soares Evandro Soares Eurico Soares Eduardo Elias Jorge Filho Paulo Cesar Picorelli Fernando Caetano Almeida Neto Flávio Campos Reis

2009 Comandante: Victor AdlerJENNY Pescadores: Eliseu Soares Evandro Soares Eurico Soares Eduardo Elias Jorge Filho Paulo Cesar Picorelli João Victor Dias Flávio Campos Reis

Page 66: Pescarias de Vencedores

1994 Marcelo Saade RodriguesJOKER

1995 Claus Buckmann Cardoso de MeloMELLY BLACK

1996 Denison Floret Duque SilvaMAGUI

1997 Cid Gonçalves Nunes da CostaKAHALA

1998 Leonardo BochnerBINOCA

1999 Cid Gonçalves Nunes da CostaKAHALA

2000 Leonardo BochnerBINOCA

2001 Leonardo BochnerBINOCA

2002 Leonardo BochnerBINOCA

2003 Fernando da Costa GarciaFLYING FISH

2004 Eliseu Soares FilhoAQUILA BLANKA

2005 Eliseu Soares FilhoAQUILA BLANKA

2006 Fernando da Costa GarciaFLYING FISH

2007 Fernando da Costa GarciaFLYING FISH

2008 Fernando da Costa GarciaFLYING FISH

2009 Leonardo BochnerRELEASE Eliseu Soares Neto Johnny Spievak

TORNEIOS OPEN 25 (ICRJ 25) - EQUIPES VENCEDORAS

Page 67: Pescarias de Vencedores

O martim-pescador, cidadão de todas as águas,emerge no oceano Índico com seu troféu:“peixe no bico do emérito pescador”.