bactÉrias existÊnciaestrutura benef Í cios doen Ç as humanas resistencia a antib Í oticos

26
BACTÉRIAS BACTÉRIAS EXISTÊNCIA EXISTÊNCIA ESTRUTURA ESTRUTURA BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS DOENÇAS HUMANAS DOENÇAS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIBÍOTICOS RESISTENCIA A ANTIBÍOTICOS

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

BACTÉRIASBACTÉRIASEXISTÊNCIAEXISTÊNCIA

ESTRUTURAESTRUTURA

BENEFÍCIOSBENEFÍCIOS

DOENÇAS HUMANASDOENÇAS HUMANAS

RESISTENCIA A ANTIBÍOTICOSRESISTENCIA A ANTIBÍOTICOS

Page 2: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS
Page 3: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

CARACTERÍSTICASCARACTERÍSTICAS Bactérias são procariontes e unicelulares.OBS: células procarióticas apresentam, parede

celular, membrana plasmática que delimitam o citoplasma onde está presente o DNA em uma região denominada nucleoide.

Curiosidade: A maior bactéria conhecida foi descoberto em 1999 e se chama Pérola de Enxofre de Namibia (Thiomargarita Namibiensis). Ela pode ser vista com olho nu devido a um diâmetro até 0,75mm.

Page 4: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

BACTÉRIASBACTÉRIAS São organismos que apresentam uma estrutura

simples e por isso podem sobreviver em todos ambientes da terra. Ex: ar, solo, água, vulcão, mar profundo, fontes quentes, gelo, sal, pele dos seres humanos etc..

Em condições desfavoráveis algumas bactérias formam esporos, que podem sobreviver milhões de anos.

Page 5: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

ESTRUTURAESTRUTURA Parede celular – Estrutura rígida responsável pela

forma da bactéria constituída por um complexo protéico - glicídico (proteína + carboidrato) tem a função de proteger a célula bacteriana contra agressões físicas do ambiente.

OBS: Não possui celulose como as das células vegetais.

Cápsula – Envoltório externo encontrado principalmente em bactérias patogênicas protegendo-as contra fagocitoses. A espessura e a composição química dessas cápsulas variam de acordo com a espécie.

Membrana plasmática - Mesma estrutura e função das células eucariontes.

Page 6: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS
Page 7: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

Nucleóide - Região onde se concentra o cromossomo bacteriano, constituído por uma molécula circular de DNA. É o equivalente bacteriano dos núcleos de células eucariontes. Não possui carioteca ou envoltório nuclear. Além do DNA presente no nucleóide, a célula bacteriana pode ainda conter moléculas adicionais de DNA, chamadas plasmídios ou

epissomas.

Page 8: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

BACTÉRIABACTÉRIA

BENEFÍCIOBENEFÍCIO::

Produção de Produção de alimentos alimentos e bebidas;e bebidas;

Decomposição de Decomposição de lixo problemático, restos mortais;lixo problemático, restos mortais;

Produção de medicamentosProdução de medicamentos

Digestão (Escherichia coli)Digestão (Escherichia coli) Fixação do NFixação do N22 na atmosfera na atmosfera

Page 9: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

BENEFÍCIOSBENEFÍCIOS

• As bactérias possuem grande importância ecológica, elas fixam o nitrogênio da atmosfera na forma de nitratos, e as bactérias desnitrificantes que devolvem o nitrogênio dos nitratos e da amônia para a atmosfera.

• As bactérias são responsáveis pela decomposição ou deterioração da carne, do vinho, das verduras, do leite e de outros produtos de consumo diário

• As bactérias também são úteis para o homem, como na indústria farmacêutica que utiliza bactérias para fabricar antibióticos específicos.

Page 10: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

BACTÉRIABACTÉRIA

PATOGENIDADE:PATOGENIDADE: Micróbio patogênicoMicróbio patogênico

Estrago dos Estrago dos

alimentosalimentos

CorrosãoCorrosão

Page 11: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

PATOGENIDADEPATOGENIDADE• São parasitas humanos, levando a infecções

muito graves. • A infecção é causada porque as bactérias

podem produzir toxinas, que são nocivas para as células humanas. Se estas estiverem presentes em número suficiente e a pessoa a ser afectada não dispuser de uma imunização contra elas, o resultado é a doença.

• As principais portas de entrada de bactérias no corpo humano são os pulmões, por meio da inalação de partículas expulsas pela respiração, tosse ou espirros de uma pessoa infectada.

Page 12: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

PATOGENIDADEPATOGENIDADE• Pode haver infecção no trato digestivo o qual pode ser

infectado através da ingestão de alimentos contaminados. As bactérias podem estar presentes nos alimentos desde o local de produção das matérias primas ou transportadas até eles por moscas ou mãos contaminadas. As bactérias podem ainda invadir o hospedeiro através da pele, como por exemplo, na infecção de uma ferida.

• Há o gênero Clostridium que além de esporulado é aneróbio e um potente produtor de toxinas muito prejudiciais ao homem. Seus esporos podem estar presentes em alimentos e resistir a processos de descontaminação podendo causar graves intoxicações como o botulismo (agente Clostridium botulinum), em função da ação neurotóxica de suas toxinas.Geralmente estão associados a intoxicações por ingestão de palmitos contaminados e podem levar a óbito

• A Escherichia coli é um importante componente da nossa microbiota intestinal, no entanto, fora do intestino pode causar importantes e graves infecções, principalmente nas vias urinárias.

Page 13: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

BACTÉRIAS RESISTENTES A BACTÉRIAS RESISTENTES A ANTIBIÓTICOSANTIBIÓTICOS

Page 14: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

DOENÇAS BACTERIANASDOENÇAS BACTERIANASBotulismoBotulismo

• AGENTE ETIOLÓGICO: AGENTE ETIOLÓGICO: Clostridium botulinumClostridium botulinum

• TRANSMISSÃO: enlatados, conservas e embalados a vácuo são os TRANSMISSÃO: enlatados, conservas e embalados a vácuo são os mais vulneráveis pois a bactérias se desenvolve em ambientes mais vulneráveis pois a bactérias se desenvolve em ambientes sem oxigênio;sem oxigênio;

• SINTOMAS: aversão à luz, visão dupla com dilatação da SINTOMAS: aversão à luz, visão dupla com dilatação da pupila ,disfonia, dificuldade para articular palavras ,vômitos e pupila ,disfonia, dificuldade para articular palavras ,vômitos e secura na boca e garganta disfagia, dificuldade para secura na boca e garganta disfagia, dificuldade para engolir ,paralisia respiratória que pode levar à morte,constipação engolir ,paralisia respiratória que pode levar à morte,constipação intestinal,retenção de urina e debilidade motora;intestinal,retenção de urina e debilidade motora;

• PROFILAXIA: Observação dos alimentos e suas embalagens;PROFILAXIA: Observação dos alimentos e suas embalagens;

• TRATAMENTO: Consiste na manutenção das funções vitais e uso TRATAMENTO: Consiste na manutenção das funções vitais e uso de soro antibotulínico. O soro impede que a toxina circulante no de soro antibotulínico. O soro impede que a toxina circulante no sangue se instale no sistema nervoso. sangue se instale no sistema nervoso.

Page 15: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

MeningiteMeningite AGENTE ETIOLÓGICO : meningococos, pneumococos ou AGENTE ETIOLÓGICO : meningococos, pneumococos ou

hemófilos. hemófilos. • Neisseria meningitidisNeisseria meningitidis

• VETOR: HomemVETOR: Homem

• TRANSMISSÃO: se dá pelo contato da saliva ou gotículas TRANSMISSÃO: se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

• SINTOMAS: Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, SINTOMAS: Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele .vermelhas na pele .

Page 16: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

MENINGITEMENINGITE• PREVENÇÃO:Evitar o uso de talheres e copos PREVENÇÃO:Evitar o uso de talheres e copos

utilizados por outras pessoas ou mal lavados e utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se ambientes abafados são formas de se diminuir diminuir as chances de adquirir a doença.as chances de adquirir a doença. Manter o Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes. são, também, medidas importantes.

• VACINAVACINA

• TRATAMENTO: uso de TRATAMENTO: uso de antibióticosantibióticos específicos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível. será imprescindível.

Page 17: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS
Page 18: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

CÓLERACÓLERA

• AGENTE: AGENTE: Vibrio choleraeVibrio cholerae;; • VETOR: VETOR: homem;homem;

• TRANSMISSÃO: TRANSMISSÃO: V. choleraeV. cholerae penetra no penetra no organismo humano por ingestão de água e organismo humano por ingestão de água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). alimentos contaminados (transmissão fecal-oral).

• PREVENÇÃO: PREVENÇÃO: higienização dos alimentos, higienização dos alimentos, ingerir água tratada, lavar corretamente as mãos ingerir água tratada, lavar corretamente as mãos etc...etc...

• TRATAMENTO:TRATAMENTO: antibióticos e soro antibióticos e soro enriquecido com sais minerais.enriquecido com sais minerais.

Page 19: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

Responda!Responda! O cólera é uma doença infecciosa aguda, O cólera é uma doença infecciosa aguda,

caracterizada por febre, vômito e diarréia. O caracterizada por febre, vômito e diarréia. O agente causador é a bactéria agente causador é a bactéria Vibrio choleraeVibrio cholerae, que , que é principalmente transmitida pela é principalmente transmitida pela

a) ( ) picada do mosquito a) ( ) picada do mosquito Aedes aegyptiAedes aegypti.. b) ( ) inspiração dos esporos que atingem os b) ( ) inspiração dos esporos que atingem os

pulmões. pulmões. c) ( ) ingestão de carnes mal cozidas, com c) ( ) ingestão de carnes mal cozidas, com

cistos.cistos. d) ( ) pele, através do contato com as larvas.d) ( ) pele, através do contato com as larvas. e) ( ) contaminação fecal da água e dos e) ( ) contaminação fecal da água e dos

alimentos.alimentos.

Page 20: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

Julgue os itens:Julgue os itens:• O botulismo pode ser fatal por que a O botulismo pode ser fatal por que a

toxina paralisa os músculos responsáveis toxina paralisa os músculos responsáveis pelos movimentos respiratórios.pelos movimentos respiratórios.

• O soro antibotulínico atua como medida O soro antibotulínico atua como medida curativa contra a toxina botulínica. curativa contra a toxina botulínica.

• O botulismo é uma doença bacteriana O botulismo é uma doença bacteriana associada ao sistema nervoso por que o associada ao sistema nervoso por que o sintoma mais comum e a paralisia sintoma mais comum e a paralisia cerebral, a toxina bloqueia a transmissão cerebral, a toxina bloqueia a transmissão de impulsos nervosos.de impulsos nervosos.

Page 21: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

RESPONDA!RESPONDA!

A bactéria não possui:A bactéria não possui:

a) membrana plasmática.a) membrana plasmática.b) ribossomos.b) ribossomos.c) parede celular.c) parede celular.d) DNA.d) DNA.e) carioteca.e) carioteca.

Page 22: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

LEPTOSPIROSELEPTOSPIROSE AGENTE ETIOLÓGICO: AGENTE ETIOLÓGICO: Lepstospira interrogans;Lepstospira interrogans; VETOR: ratos urbanos, alguns mamíferos silvestre, VETOR: ratos urbanos, alguns mamíferos silvestre,

cães e gatos. cães e gatos. TRANSMISSÃO: mucosa da pele,ingestão de água TRANSMISSÃO: mucosa da pele,ingestão de água

ou alimentos contaminados;ou alimentos contaminados; SINTOMAS: febre alta, mal estar, dor de cabeça, SINTOMAS: febre alta, mal estar, dor de cabeça,

dor muscular intensa,principalmente na dor muscular intensa,principalmente na panturrilha, cansaço, calafrios, hiperemia panturrilha, cansaço, calafrios, hiperemia conjuntivial etc..conjuntivial etc..

PREVENÇÃO: ingerir água tratada, higienizar os PREVENÇÃO: ingerir água tratada, higienizar os alimentos e extermínio de ratos urbanos etc..alimentos e extermínio de ratos urbanos etc..

TRATAMENTO: hidratação e antibióticos. Deve-se TRATAMENTO: hidratação e antibióticos. Deve-se evitar o uso de A.A.S e alguns anti-inflamatórios.evitar o uso de A.A.S e alguns anti-inflamatórios.

Page 23: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

FEBRE MACULOSAFEBRE MACULOSAAGENTE ETIOLÓGICO: AGENTE ETIOLÓGICO: Rickettsia rickettsii;Rickettsia rickettsii;

VETOR: VETOR: Amblyoma cajennense (carrapato- Amblyoma cajennense (carrapato- estrela);estrela);

TRANSMISSÃO: picada do carrapato;TRANSMISSÃO: picada do carrapato;

SINTOMAS: febre,macula, sangramentos, SINTOMAS: febre,macula, sangramentos, comprometimento sistêmico etc...comprometimento sistêmico etc...

PREVENÇÃO: evitar contato com animais PREVENÇÃO: evitar contato com animais silvestre onde há incidência da infecção, silvestre onde há incidência da infecção, vistoriar o corpo de 3 em 3 horas, uso de calças vistoriar o corpo de 3 em 3 horas, uso de calças compridas e botas, não esmagar o carrapato e compridas e botas, não esmagar o carrapato e uso de carrapaticida.uso de carrapaticida.

TRATAMENTO: de suporte e antibióticos.TRATAMENTO: de suporte e antibióticos.

Page 24: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS
Page 25: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

O Governo da Indonésia aprovou um fundo de 1 bilhão de rúpias (US$ 1,1 milhão) para os trabalhos humanitários no sul da ilha de Java, região devastada por uma tsunami, que causou cerca 350 mortes e deixou milhares de desabrigados. (http://oglobo.globo.com/online/ciencia/plantao/2006/07/18/284902985.asp) Eventos catastróficos decorrentes de alterações climáticas em nosso planeta podem causar enchentes em algumas regiões. As autoridades desses locais se preocupam, geralmente, com a contaminação da água pela urina de ratos infectados.

a) Leishmania spb) Leptospira spc) Mycobacterium lepraed) Trypanosoma cruzie) Schsitosoma mansoni

RESPONDARESPONDA

Page 26: BACTÉRIAS EXISTÊNCIAESTRUTURA BENEF Í CIOS DOEN Ç AS HUMANAS RESISTENCIA A ANTIB Í OTICOS

RESPONDARESPONDA Atualmente, uma toxina produzida por uma Atualmente, uma toxina produzida por uma

bactéria e cujo resultado é a paralisia flácida, vem bactéria e cujo resultado é a paralisia flácida, vem sendo utilizada por cirurgiões plásticos para sendo utilizada por cirurgiões plásticos para correção das rugas da face. Essa bactéria é correção das rugas da face. Essa bactéria é encontrada no solo, quase sempre contaminando encontrada no solo, quase sempre contaminando legumes, frutas e outros produtos que, enlatados, legumes, frutas e outros produtos que, enlatados, podem oferecer muito risco, principalmente se as podem oferecer muito risco, principalmente se as latas estiverem estufadas. Quando a toxina é latas estiverem estufadas. Quando a toxina é ingerida, pode provocar parada respiratória ou ingerida, pode provocar parada respiratória ou cardíaca, ocorrendo a morte do pacientecardíaca, ocorrendo a morte do paciente..

Qual das doenças a seguir é provocada por essa toxina?Qual das doenças a seguir é provocada por essa toxina?a) Tétano  a) Tétano  b) Difteriab) Difteriac) Botulismoc) Botulismod) Cólera d) Cólera e) Malária e) Malária