b00c5j7z4i_ebok

76

Upload: marcela-fernandes-de-carvalho

Post on 25-Jan-2016

15 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

B00C5J7Z4I

TRANSCRIPT

Page 1: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 2: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 3: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...(Sobremesas sem açúcares refinados, sem ovos e sem lacticínios)

Page 4: B00C5J7Z4I_EBOK

Beatriz Silva

Page 5: B00C5J7Z4I_EBOK

Receitas Macrobióticas

Page 6: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Agradecimentos

Dedico este livro a todos os que de alguma forma contribuíram para o meu entendimento ecrescimento macrobiótico. Agradeço ao universo pelos meios e pelas pessoas certas que colocouno meu caminho. Mesmo aquelas que ainda discordam e não pactuam deste entendimentoforam e são preciosas para o estudo que vou desenvolvendo.

A todos, sem excepção e sem citar nomes, o meu sincero obrigada.

Page 7: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Prelúdio

O doce é um paladar tão importante como os outros. Faz parte dos cinco sabores (salgado,ácido, amargo, doce e picante). Todos os sabores têm um papel importante nos principais órgãosdo corpo humano.

Na justa medida os sabores, como as cores dos alimentos, podem harmonizar o organismo. Odoce influencia directamente os órgãos: estômago, baço e pâncreas.

Na quantidade certa harmoniza, tonificando ou dispersando, a energia nestes órgãos.

Somos um todo, uma máquina complexa, por isso, embora um sabor possa influenciardirectamente alguns órgãos em especial, esse equilíbrio ou desequilíbrio, posteriormente, teráimplicações nos restantes orgãos, o que resultará numa atitude ou pensamento.

No que respeita ao doce há que ter cautela e usá-lo o menos possível, mesmo que se considereuma pessoa saudável. Qualquer açúcar torna o pH do sangue mais ácido, obrigando oorganismo a gastar sais minerais para o alcalinizar. Esta perda de sais minerais vai enfraquecera memória, os dentes e toda a malha óssea, resultando num cansaço físico e mental.O indivíduo prende-se a pequenos detalhes, desconcentra-se com facilidade, torna-seimpaciente, tem uma variação de humor constante, faz muitos planos e nada cumpre.

Por isso caro leitor, «sobremesas sem pecado» contêm deliciosas receitas sem ovos, sem gordurasaturada e sem açúcares refinados. É um apelo à utilização de frutas frescas biológicas, deextractos de algas, maltes de cereais, leites vegetais e cereais integrais.

Vai poder mimar-se sem engordar tanto e sem prejudicar os seus órgãos internos. No entantoadvirto-o para não substituir refeições por doces. Coma diariamente: sopa de vegetais, cereais(arroz integral, massas integrais, cevada, trigo e aveia em grão, millet), algas e uma pequenaporção de leguminosas (feijões, grão e lentilhas). Se assim fizer a sua energia manter-se-áconstante e o seu desejo por doces diminuirá.

O estudo dos cinco elementos ou cinco transformações, ajudá-lo-á a entender melhor estepensamento.Divirta-se a executar estas receitas e bom apetite.

Índice

04 |BÁSICO Simples mas Saboroso|

Page 8: B00C5J7Z4I_EBOK

42 |BOLOS FRIOS E SEMI-FRIOS| 04 Maçã Cremosa 42 Bolo de Milho à Crioula 06 MaçãsCozidas com Sultanas 44 Bolo de Couscous com Pêssego 06 Delícia de Maçã 46 Cheese Cake deTofu 08 Gelatina de Maçã 48 Charlotte de Manga10 |SOBREMESAS RÁPIDAS|50 Charlotte de Fruta10 Maçãs Inteiras no Vapor 52 Pudim de Côco12 Salada de Fruta de Inverno 54 Mousse de Frutos do Bosque14 Fruta na Wok 56 Gelatina de Laranja14 Coquinhos de Maçã 56 Deliciosa Gelatina de Marmelo16 Pêras com Cravinho 58 Gelatina Fresca de Morangos18 Compota de Ameixa Seca 58 Gelatina de Anis20 Crumble de Fruta 60 Gelatina de Manga Limão22 Leite-Creme 60 Gelatina Cremosa de Morango24 Creme de Sêmola de Trigo 62 |BOLOS DE FORNO| 26 Creme de Arroz Sobrinha 62 Bolo deEspeciarias 26 Mousse de Amazake 64 Bolo de Amêndoa 28 Tapioca Doce 66 Bolo de Boulgoure Fruta Cristalizada 30 Aletria com Chila 68 Muffins de Alfarroba 32 Rabanadas

70 Crepes Doces

34 |TARTES| 72 |GLOSSÁRIO|34 Tarte de Pêra36 Tarte de Chila38 Tarte de Morangos

Page 9: B00C5J7Z4I_EBOK

40 Tarte de Pêssego

Page 10: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

BÁSICO - Simples mas SaborosoMaçã Maçã cremosa

No nosso clima, a maçã é de todas as frutas a mais equilibrada em termos energéticos. No querespeita ao açúcar, a frutose contida na maçã é metabolizada mais lentamente do que noutrosfrutos mais sumarentos e expansivos. Certas variedades de maçãs contém bastante vitamina C,tornando-as boas aliadas do sistema imunitário. A maçã crua é excelente para combater aobstipação, enquanto que a maçã cozida é utilizada numa dieta para superar a diarreia.

A maçã é a primeira fruta a introduzir na alimentação dos bebés.

O chá de casca de maçã é um óptimo calmante e indutor do sono.A sugestão de maçã cozida serve para outros frutos, tais como: pêras, pêssegos, nectarinas emorangos.

Escolha os frutos sempre de acordo com a zona do globo onde vive e a estação do ano quedecorre.

Descasque as maçãs e corte-as em quatro. Retire as sementes e coloque-as num tacho baixo elargo com uma pitada de sal integral, uma pitada de canela em pó e meio copo de água.Contudo, a quantidade de água depende do tipo de tacho que utiliza, pois as panelas/tachos defundo térmico criam vapor e quase não precisam de água.

Deixe levantar fervura, tape e baixe o lume deixando cozer até as maçãs estarem macias. Otempo de cozedura depende da qualidade e da maturação da fruta. As maçãs golden são as maisdoces e mais macias, ficam muito cremosas. Se ainda tiverem muito líquido deixe apurar emlume forte, destapadas.

O sal é muito yang, como tal, uma pitada deste mineral nas frutas concentra mais a frutose queestas contêm. Esta variedade de açúcar é bastante melhor que o refinado de cana pois étotalmente natural.

Se nunca cozeu fruta não tenha receio, pois se seguir esta receita fará uma sobremesasuficientemente doce para agradar ao seu paladar.

Page 11: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 12: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

BÁSICO - Simples mas SaborosoMaçã Maçãs cozidas com sultanas

Siga a receita de maçã cremosa, acrescentando apenas um punhado de sultanas quando colocara maçã no tacho e deixe apurar bem até ficar um creme bem amarelinho. Esta receitatransforma a maçã numa compota, que pode ser acompanhada com uma bolacha de água e salou misturada com arroz cremoso.

Deve ter em conta que esta variante torna a sobremesa mais doce e por isso, os diabéticos devemevitar.

Delícia de maçãÀs receitas anteriores pode juntar, depois de frio, umas colheradas de iogurte de soja com

aroma a baunilha.

Page 13: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Gelatina de MaçãModo de Preparação:

Coza as maçãs em fogo lento com 300ml de água, uma pitada de sal e uma colher de sopa flocosde agar-agar. Quando a maçã estiver bem cozida envolva bem com a colher de pau e deixeapurar em chama alta 1 min. Depois de morno, leve ao frigorífico até solidificar.

Derramar esta gelatina sobre biscoitos ralados e levar ao frigorifico também é uma sugestão.

Se preferir uma gelatina moldada, siga a receita: Ingredientes parauma gelatina moldada:

500ml de água400g de maçãs1 Pitada de sal

Descasque as maçãs, corte-as em quartos e coza-as juntamente com a água, o agar-agar e o sal,durante 20 min. Acrescente o sumo de limão e a geleia de trigo. Coloque no liquidificador ebata bem até fazer espuma. Passe uma forma de pudim por água fria e verta o preparado. Deixearrefecer e leve ao frigorífico para solidificar. Para desenformar, coloque a forma em águaquente submersa até meio por 1 min e desmolde-a para um prato, sirva em fatias como se fosse

um pudim.

3 Colheres de sopa de agar-agar 1/2 Limão (sumo) 2 Colheres de sopa de geleia de trigo

É excelente para desobestipar e para saciar aquando de uma dieta de emagrecimento. Énutritivo sem engordar e é excelente para aparelhos digestivos sensíveis e debilitados; gastrites;úlceras no estômago; colite. Pode dar-se a bebés de tenra idade.

Page 14: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 15: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Maçãs Inteiras no VaporIngredientes: Modo de Preparação:6 Maçãs Golden 2 Copos de águaEsta receita é apropriada para pessoas que não devam comer alimentos de forno (problemas devesícula biliar, fígado, estômago e pâncreas).

1 Pau de canela1 Pitada de sal

6 Ameixas secas(de preferência sem caroço) Geleia de arroz ou milho

Lave bem as maçãs e descaroce-as. Se não tiver um utensílio próprio use uma faca estreita ecomprida e faça-o com cuidado.

Junte os caroços à água com uma pitada de sal e leve a ferver. Sobreponha o steamer (cestopara legumes) e coloque as maçãs descaroçadas. Tape a panela e deixe cozer as maçãs com ovapor de água. O tempo de cozedura depende da maturação das maçãs (escolha sempre maçãsGolden bem coradinhas, são mais doces). A partir de 10 min deve vigiar, pois de repente podemrachar e desfazerem-se. Nessa altura, aplique uma ameixa seca em cada uma. Estando cozidas,retire-as com cuidado para um prato de servir. Tire os caroços da água, adicione duas colheresda geleia de milho, polvilhe com canela, mexa bem e regue as maçãs.

Page 16: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 17: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Salada de Fruta de InvernoIngredientes: Modo de Preparação:

Para 6 pessoas:3 Maçãs3 Pêras6 Ameixas secas3 Colheres de sopa de sultanas douradas1 Colher de sopa de agar-agar1 Iogurte natural de soja

Ferva a água com agar-agar, as sultanas e a pitada de sal durante 8 min. Acrescente a fruta aospedacinhos regada com sumo de laranja para não oxidar enquanto espera, as ameixas, a pitadade sal e a baunilha. Deixe ferver 2 min e retire do lume. Disponha em tigelas individuais com aameixa ao centro. Vai ao frigorífico para refrescar e entretanto bata o iogurte de soja natural(sem aroma) com a geleia de arroz. No momento de servir polvilhe com gérmen de trigo ecoloque ao centro uma colherada de iogurte. Pode decorar com uma folha de hortelã.

2 Colheres de chá de geleia de arroz6 Colheres de chá de gérmen de trigo

1 Pitada de baunilha(1/8 de colher de café) 1 Pitada de sal3 Chávenas de chá de água

Page 18: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 19: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Fruta na WokIngredientes: Modo de Preparação:

3 Maçãs1 Rodela de limão (sumo)1 Pitada de sal1 Colher de sopa de manteiga vegetal2 Colheres de sopa de sultanas2 Colheres de sopa de geleia de arroz

Descasque as maçãs, corte-as em gomos não muito finos, regue-as com o sumo de limão ejunte-lhe a pitada de sal.

Leve ao lume uma wok ou frigideira com a manteiga a derreter, adicione as maçãs e as sultanase vá envolvendo a fruta com uma espátula, alternando a chama entre média e alta. Logo que asmaçãs estejam douradas e macias acrescente a geleia e o vinho do porto. Polvilhe com canela esirva morno acompanhado com chantilly de

soja ou iogurte natural de soja.1 Colher de sopa de vinho do porto1 Colher de chá de canelaDependendo da época do ano pode variar a fruta, utilizando fruta mais ácida nas estações maisquentes, tal como pêssegos e morangos.Coquinhos de MaçãIngredientes: Modo de Preparação:1 Chávena de maçã cozida em pouquíssima água e cremosa Biscoitos de maçã ralados napicadora 1/2 Chávena de amêndoa com pele, ralada e tostada1/4 Chávena de côco ralado

14 Forminhas de papel

Misture o creme de maçã com amêndoa e vá acrescentando os biscoitos de maçã ralados atéobter uma massa moldável. Molde bolinhas, passe-as por côco ralado e coloque-as nospapelinhos.

Utilize biscoitos adoçados com sumo de maçã ou malte de cereais. Os açúcares de síntese comoaspartame, edulcorantes e outros são prejudiciais.

Page 20: B00C5J7Z4I_EBOK

Coquinhos de Maçã

Page 21: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Pêras com cravinhoIngredientes: Modo de Preparação:

3 Pêras1 Pitada de sal4 Cravinhos de cheiro1 Colher de sobremesa de canela1 Copo de água1 Colher de sopa de gérmen de trigo

Utilize um tacho baixo e largo. As panelas de fundo pesado e as que cozem sem água sãoóptimas para frutas e legumes no vapor.

Descasque as pêras, corte-as ao meio na vertical, retire as sementes com cuidado e coloque asmetades no tacho com a face laminada para baixo. Salpique-as com a pitada de sal e a canelaem pó. Regue-as com a água e distribua nelas os cravinhos. Tape e deixe levantar fervura emchama alta. Reduza o lume e deixe-as cozer lentamente, mas sem parar de ferver. Vá verificandopois o tempo de cozedura depende da qualidade e da maturação das pêras. Devem ficar cozidas,mas consistentes e deverá virá-las com muito cuidado a meio da cozedura. Estando cozidascoloque duas metades em cada prato, regue-as com o molho que formou ao cozerem. Salpique-as com gérmen de trigo e decore com folhinhas de hortelã.

Estas pêras ficam muito doces, mas não é mais do que a frutose que já continham.Recomenda-se para crianças, idosos e qualquer pessoa com aparelho digestivo sensível.

Page 22: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 23: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Compota de Ameixa SecaIngredientes: Modo de Preparação:

150g de ameixa seca sem caroço1 Copo de água1 Pitada de sal

Coloque as ameixas num tacho com o sal e a água e deixe cozer tapado em lume brando cercade 20 min. Estando macias mexa com uma colher de pau para as desfazer. Pode mantê-las nofrigorífico dentro dum frasco ou caixa com tampa durante muito tempo.

Page 24: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Crumble de FrutaIngredientes: Modo de Preparação:1,5 Colher de sopa de farinha de araruta ou amido de milho

1 Pitada de sal100ml de água200ml de sumo de maçã4 Maçãs (cortadas e sem casca)

Junte a farinha de araruta, o sal, a água e o sumo de maçã numa tigela; adicione a fruta emisture bem. Verta para um tabuleiro que vá ao forno e à mesa.

Rale as amêndoas e toste-as. Misture os flocos de aveia, a farinha, a canela, o sal, as amêndoas,o óleo de milho e a geleia de milho. Espalhe por cima das maçãs. Leve ao forno até ficardourado e crocante.

Cobertura:Sirva morno.2 Chávenas de flocos de aveia (180g) Na mesma proporção pode misturar pêras ou pêssegos.1 Chávena de farinha de trigo integral (90g)

1 Pitada de sal100ml de óleo de milho1/2 Frasco de geleia de milho

50g de amêndoas(com pele grosseiramente raladas)

Tenha em consideração que esta é uma sobremesa de Inverno, por isso a fruta também deve serda época. Se usar pêssegos, serão em calda e estes são muito doces, deve reduzir à geleia demilho.

Page 25: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 26: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Leite-CremeIngredientes: Modo de Preparação:

1l de leite de soja ou aveia5 Colheres de amido de milho1/2 Frasco de Geleia de arroz1 Casca de limão1 Pau de Canela1 Colher de café rasa de açafrão

Ferva antecipadamente 750 ml de leite com a casca de limão e o pau de canela e deixe repousarcerca de 1/2 hora para arrefecer e tomar-se do sabor da canela.

Dissolva a farinha no restante leite e junte ao preparado anterior, mexendo sempre atéengrossar em lume brando. Adoce com a geleia de arroz mexendo bem. Sirva numa travessaregional polvilhado com canela.

(facultativo)Canela em póEscolha leite de soja não aromatizado. O aroma a maçã ou a baunilha de alguns leites de sojacolidem com o sabor característico desta sobremesa tradicional.

Page 27: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 28: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Creme de Sêmola de TrigoIngredientes: Modo de Preparação:

12 colheres de sopa de sêmola de trigo Água600ml de leite de arroz1 Pau de canela1 Casca de laranja100ml de sumo de laranja6 Colheres de sopa de geleia de milho

Demolhe a sêmola coberta de água até que esta seja totalmente absorvida. Num tacho coloque oleite de arroz, o pau de canela e a casca de laranja e deixe ferver lentamente para que o leite setome dos aromas. Acrescente a sêmola, mexa bem e logo que levante fervura tape e coza emlume brando 30 min. Junte a manteiga de amêndoa, o sumo de laranja, a geleia de milho eenvolva bem todos os ingredientes. Se achar que ficou muito espesso pode acrescentar um poucomais de leite. Verta para tacinhas individuais. Polvilhe com canela e bom apetite.

1 Colher de sopa de manteiga de amêndoaCanela em pó

Page 29: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 30: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Creme de Arroz SobrinhaIngredientes: Modo de Preparação:

2 Colheres de sopa de amêndoas1 Chávena de água1/2 Chávena de sultanas1 Colher de café de sal integral

Bata as amêndoas com a água no liquidificador até se tornarem em leite. Leve ao lume e deixeferver com as sultanas e o sal durante 5 min com o tacho tapado.

Junte o arroz cozido, a raspa de limão e a baunilha e deixe cozer mais 5 min. Sirva morno emtacinhas individuais.

1 Chávena de arroz integral cozido1/4 de colher de café de baunilha1/2 Colher de chá de raspa de limão

Mousse de AmazakeIngredientes: Modo de Preparação:

1/2l de leite de arroz1 Casca de laranja1 Colher de sopa rasa de agar-agar

Dissolva o agar-agar no leite de arroz durante 5 min juntamente com a casca de laranja.Misture o amazake desfazendo bem. Acrescente a amêndoa ralada, a compota e o amido demilho desfeito em leite frio. Verta em taças individuais e deixe arrefecer antes de servir.

1 Frasco de amazake (380g)50g de amêndoa ralada

3 Colheres de sopa de amido de milho ou farinha de araruta3 Colheres de sopa de compota à escolha

26

O amazake é um alimento doce feito a partir de arroz, aveia ou millet fermentado. É umasobremesa tradicional do Japão.

Page 31: B00C5J7Z4I_EBOK

Encontra-se à venda nas lojas de produtos naturais e dietéticos. Serve para confeccionarrefrescos, sobremesas ou consumir simples.Os alimentos fermentados, ingeridos em pequenas quantidades ajudam na digestão e reforçama flora intestinal.

Page 32: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Tapioca DoceIngredientes: Modo de Preparação:

600ml de leite de arroz125g de tapioca4 Colheres de geleia de arroz ou trigo1 Pau de canela1 Casca de limão ou laranjaSumo de uma laranja

Demolhe a tapioca em água (a suficiente para a cobrir) durante 30 min.

Ferva o leite com um pau de canela e a casca de limão. Acrescente a tapioca demolhada,mexendo sempre para que se desfaça bem e deixe cozer em lume brando 15 min. Junte o sumode laranja e a geleia de arroz ou trigo. Sirva em tacinhas individuais. Polvilhe com canela empó.

Canela para polvilhar

Page 33: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 34: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Aletria com ChilaIngredientes:1/2l de água 1 Casca de limão ou laranja

A aletria é uma sobremesa natalícia assim como a chila. Esta é uma forma diferente de fazeraletria como sobremesa, mesmo fora da época natalícia. Esta receita serve-lhe de guia paraaletria simples ou com sultanas. Se gostar de aletria quente e solta basta acrescentar mais águae prepará-la perto da hora da refeição

1 Pau de canela 125g de aletria Modo de Preparação:2 Colheres de sopa de fios oudoce de chila

1/4 de frasco de geleia de arroz ou trigo1 Colher de café de canela em pó1/2 Colher de café de sal

Leve a água a ferver com o pau de canela, a casca de limão e o sal durante 5 min. Junte aaletria e coza em lume brando 10 min. Acrescente a geleia de arroz e coza mais 10 min. Por fim,acrescente a chila mexa bem e verta para uma travessa de servir ou tacinhas individuais.Polvilhe com canela.

Page 35: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 36: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

RabanadasIngredientes: Modo de Preparação:

1 Cacete integral1l de leite de soja2 Paus de canela1 Casca de limãoÓleo de amendoim ou soja

Polme:Farinha de trigo

Ferva o leite com 2 paus de canela e uma casca de limão. Corte o pão às fatias e demolhe noleite quente com cuidado para não desfazer, mas é importante que fique bem embebido. Retirecom uma escumadeira para um prato. Passe por um polme fino de farinha com canela e água eem seguida frite. É importante que o óleo seja de boa qualidade e igualmente manter a suatemperatura estável, para que as rabanadas fiquem sempre douradas sem queimarem e semficarem ensopadas (se tiver este cuidado conseguirá fritar todas as rabanadas sem mudar oóleo). Depois de fritas, coloque-as num recipiente fundo e regue-as com o molho.

ÁguaCanela em póMolho:

Molho:Geleia de milho

Ferva a geleia de milho com um pouco de água e canela, junte o mel e o vinho do porto.Salpique as rabanadas com os pinhões e regue com o molho.

ÁguaCanela em pó1 Colher de sopa de mel2 Colheres de vinho do Porto2 Colheres de sopa de pinhões

Page 37: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 38: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Tarte de PêraIngredientes: Para a execução da massa de base para tartes:

Base da tarte:100g de farinha de trigo integral100g de farinha de trigo tipo 651 Colher de café de sal integral moído70ml de óleo de milho50ml de água1 Colher de chá de canela em pó

Recheio:2 Pêras médias;250ml de sumo de pêra

Num recipiente redondo misture os ingredientes secos. Faça uma cova no meio e adicione osingredientes líquidos. Misture bem com os dedos e amasse com o calcanhar da mão até formaruma bola homogénea, coloque a massa sobre a mesa de trabalho amasse mais um pouco com asduas mãos até a massa ficar ligeiramente elástica. Nunca amasse mais de 5 min, pois aocontrário da massa de pão a de pastelaria nunca deve ser demasiado amassada, contudo osingredientes devem ficar bem ligados.

Deixe repousar, tapado com um pano de algodão, durante 30 min antes de forrar a tarteira enunca se esqueça de picar a massa com um garfo antes de levar ao forno. Nas receitas cujacaixa de tarte coza vazia, sem recheio, deve colocar alguns feijões espalhados por cima parafazer peso e não deixar a massa levantar enquanto coze.

100ml de água;1/2 Limão (sumo) Modo de Preparação: 2 Colheres de sopa de agar-agar1 Colher de sopa de amido de milhoou araruta desfeita em sumo frio2 Colheres de sopa de maltede cevada ou arroz1 Pitada de baunilha(1/6 de colher de café)1 Pitada de canela

Prepare a massa e forre a tarteira. Disponha por cima os gomos de pêra sobrepostos uns nos

Page 39: B00C5J7Z4I_EBOK

outros fazendo círculos e cobrindo toda a tarte. À parte, ferva o sumo de pêra até desfazer a algae junte o malte de cevada ou arroz, a baunilha e o amido até engrossar ligeiramente.

Cubra a pêra com este molho e leve a cozer em forno quente durante 30 min ou até dourar apêra. Deixe arrefecer de forma a solidificar.

Page 40: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Tarte de ChilaIngredientes: Modo de Preparação:Base da tarte:(ver Base de Tartes - página 34)

Recheio:600ml de leite de soja ou aveia1 Colher de sopa de agar-agar4 Colheres de amido de milho2 Colheres de sopa de malte de cereais150g de chila em fios1 Pau de canela1 Casca de limão

Prepare a base da tarte de acordo com a receita da tarte de pêra. Leve ao forno 10 min a 200º C.

Coloque 350 ml de leite num tacho juntamente com o pau de canela, a casca de limão e o agar-agar (demolhado). Deixe ferver em lume brando até desfazer o agar-agar (para que esteprocesso seja mais rápido, demolhe previamente a alga com pouca água cerca de 30 min).

Entretanto, dissolva o amido de milho no restante leite e junte ao leite anterior.

Leve ao lume a engrossar mexendo sempre, adicione os fios de chila e o malte de cevada ou detrigo continuando a mexer. Retire o pau de canela e casca de limão, recheie a tarteira e leve aoforno mais 10 min. Polvilhe com canela em pó.

Canela em pó

Page 41: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Tarte de MorangosIngredientes: Modo de Preparação:Base da tarte: 150g de farinha de trigo biológica tipo 6550g de farinha de trigo biológica integral 70g de manteiga vegetalnão hidrogenada

50ml de água1 Pitada de sal integral moído1 Colher de chá de canela

Recheio:250g de morangos400ml água1 Pitada de sal3 Colheres de sopa de agar-agar

2 Colheres de sopa de farinha de araruta ou amido de milho

1 Iogurte de soja de aroma de morango4 Colheres de sopa de geleia de arroz250ml de natas de soja

Prepare a massa de tarte envolvendo e amassando todos os ingredientes até ficarem numa bola.Deixe repousar 30 min. Enquanto repousa prepare o recheio. Coza os morangos com a água, oagar-agar e pitada de sal durante 15 min. Desfaça a araruta com 4 colheres de água fria eacrescente aos morangos engrossando ligeiramente. Verta esta mistura para o recipiente dabatedeira e deixe arrefecer. Forre a tarteira com a massa e coza a 180ºC durante 15 min.Enquanto a base coze, junte o iogurte, as natas e a geleia de arroz aos morangos e envolva tudocom a batedeira ou no liquidificador. Recheie a tarte só quando a base estiver morna. Leve aofrigorífico pelo menos 3 horas para solidificar.

Pode apresentar a tarte decorada com morangos laminados ou coberta com 3 colheres de sopade compota de morango previamente aquecida. Se optar pela última, deverá levar a tarte de novoao frigorífico.

Page 42: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 43: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Tarte de PêssegoIngredientes: Modo de Preparação:

300ml de água350g de pêssegos (depois de pelados)1 Pitada de sal2 Cravinhos de cheiro da Índia3 Colheres de sopa de agar-agar

Para a massa, siga a receita da tarte de morangos ou se preferir a receita da massa da tarte depêra também funciona.

Para o recheio siga a mesma receita da tarte de morangos substituindo apenas algunsingredientes e quantidades e acrescentando os cravinhos à água e à fruta.

Deverá retirá-los antes de triturar a fruta.

2 Colheres de sopa de farinha de araruta 4 Colheres de sopa de geleia de arroz ou trigo1 Iogurte de soja de aroma de pêssego 250ml de natas de soja

Page 44: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 45: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Bolo de Milho à CrioulaIngredientes: Modo de Preparação:

650ml de leite de arroz300ml de leite de côco1 Pau de canela1 Casca de limão300g de sêmola de milho

2 Colheres de sopa de côco ralado (para recheio)2 Colheres de sopa de côco ralado (para cobertura)4 Colheres de sopa de geleia de arroz Creme de maçã cozida para a cobertura

Ferva o leite de arroz com o pau de canela e a casca de limão. Deixe arrefecer. Junte a sêmolade milho em chuva mexendo sempre para não fazer grumos. Acrescente o leite de côco, mexa denovo e deixe cozer em lume brando 20 min. Adicione a geleia de arroz e o côco ralado. Retire opau de canela e a casca de limão e verta o preparado para uma forma redonda previamenteuntada com óleo, compacte e deixe arrefecer dentro da forma.

Entretanto prepare o creme de maçã: coza as maçãs com uma pitada de sal e de água, deixeapurar bem e triture.

De seguida, desenforme o bolo para um prato de servir, cubra com o creme de maçã e polvilhecom côco ralado. Leve ao frigorífico para arrefecer.

Este bolo satisfaz muito e por isso rende, mas se o quiser mais alto, dobre a receita.

Page 46: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 47: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Bolo de Couscous com PêssegoIngredientes: Modo de Preparação:

350g de couscous400ml de água200ml de sumo de laranja (natural)1 Colher de sopa de sultanas1/8 Colher de sopa de baunilha1 Pau de canela1 Colher de café de sal

1 Lata de pêssegos em calda ou pêssegos da época (escaldam-se 30 segundos e pelam-se)

2 Colheres de sopa de manteiga de amêndoa4 Colheres de sopa de geleia de arroz ou trigo2 Colheres de sopa de amêndoa integral ralada

Deixe ferver bem a água com o pau de canela, o sal, a baunilha e as sultanas 5 min.

Acrescente o sumo de laranja, duas metades de pêssego aos bocadinhos e a amêndoa ralada.Junte o couscous quando estiver a ferver e tape para repousar 20 min.

Ao fim deste tempo destape e mexa. Passe uma forma redonda por água fria, coloque metade dopreparado e calque bem com as mãos. Espalhe parte da mistura da geleia de arroz com amanteiga de amêndoa fazendo uma espécie de cobertura. Acrescente o resto do couscous,compacte de novo e desenforme.

Barre o bolo todo (mesmo os lados) com o resto da mistura e decore com lâminas de pêssego.Se estiver calor pode ir ao frigorífico.

Page 48: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 49: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Cheese cake de TofuIngredientes: Modo de Preparação:

Massa:4 Biscoitos integrais de maçã4 Biscoitos de alfarroba2 Galetas de arroz50ml de óleo de milho50ml de água morna

Recheio:1l de leite de aveia2 Colher de sopa de agar-agar1 Frasco de geleia de milho Raspa de 1/2 laranja2 Colheres de sopa de amido de milho250g de tofu

Cobertura: 4 Colheres de compota de frutos do bosque ou framboesa

Numa chávena de café demolhe o agar-agar com 4 colheres de água, entretanto, rale osbiscoitos e as galetas e misture com óleo e a água até ficarem bem ligados e formarem umabola. Deixe descansar dentro do recipiente tapado com um pano.

Leve ao lume o leite com o agar-agar demolhado até este se dissolver bem. Junte a geleia demilho, a raspa de laranja e o tofu esmagado com as mãos. Mexa constantemente 2 a 3 min paranão queimar. Retire do fogão e triture bem. Leve de novo ao lume e acrescente o amido de milhodesfeito em água fria. Mexa alguns minutos em lume brando para engrossar.

Entretanto, com os dedos, forre só o fundo de uma forma redonda com aro amovível, com amassa. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante 7 min.

Estando cozida e arrefecida, verta o recheio e leve ao frigorífico 3 horas.

Prepare agora a cobertura, aquecendo a compota de frutos do bosque em lume brando. Com osalazar cubra de compota o recheio já solidificado e leve de novo ao frigorífico. No momento deservir, coloque a forma em cima de um prato e retire o aro.

Querendo, pode fazer só meia receita, fica mais baixinho mas é suficiente para uma famíliapequena.

Page 50: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 51: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Charlotte de MangaIngredientes: Modo de Preparação:

Massa:150g de farinha de trigo biológica100g de farinha de trigo integral1 Pitada de sal1 Colher de sobremesa de fermento biológico100ml de óleo de milho (1ª pressão a frio)70ml de água

Recheio:350ml de sumo de manga biológico3 Colheres de sopa de agar-agar200ml de leite de soja, aveia ou arroz1 Colher de café de canela4 Colheres de sopa de geleia de arroz1 Colher de sopa de amido de milho50ml de sumo de manga(para desfazer o amido)100g de tofu

Cobertura:

1º passo Misture os ingredientes para a base e proceda como se fosse para a tarte de pêra, masdeixe a massa levedar durante 1 hora.

2º passo Enquanto a massa descansa, dissolva o agar-agar com o sumo de manga que leva alume brando, mexendo de vez em quando durante 10 min. Acrescente o leite, a canela, a geleiade arroz e o tofu esfarelado. Deixe cozer o tofu 2 min e mexa sempre para não queimar. Trituretudo, leve de novo ao lume e acrescente o amido desfeito no sumo. Mexa alguns minutos atéengrossar.

Deixe este preparado a arrefecer enquanto coze a base. Ligue o forno a 200ºC.

Forre o fundo e os lados de uma forma de charlotte (aro amovível) até meio da sua altura e leveao forno até estar cozida. Não se esqueça de picar a massa com um garfo e de espalhar feijõessobre o fundo da tarte para que a massa não levante enquanto coze.

Coze cerca de 15 min.

Page 52: B00C5J7Z4I_EBOK

Recheie com o preparado anterior e leve ao frigorífico a solidificar.

Quando estiver solidificada prepare a cobertura, desfazendo o agaragar nos 200ml de sumo,enquanto a alga se dissolve em lume brando, com o tacho tapado, esprema o sumo da manganatural e acrescente ao preparado anterior quando este estiver pronto. Cubra a charlotte e levede novo ao frigorífico para solidificar.

1 Manga (sumo) 200ml de sumo de manga

48 2 Colheres de sopa de agar-agar

Esta sugestão é apropriada para o verão, uma vez que a manga é um fruto tropical. Mesmo noverão não deve comer mangas com frequência e se o fizer prefira as que são transportadas poravião, visto que estas são colhidas maduras.

Page 53: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 54: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Charlotte de frutaIngredientes: Modo de Preparação:Pode optar pelas seguintes massas para a base da charlotte:

Base do cheese cake (ver receita de cheese cake) Base da tarte de pêra, reduzindo para metadeos ingredientes (ver receita de tarte de pêra)

350ml de leite de soja1 Pau de canela1 Casca de limão1 Colher de sopa de agar-agar2 Colheres de sopa de amido de milho3 Colheres de sopa de geleia de trigo2 Colheres de sopa de sumo de limão

Bolachas integrais redondas(com aroma de maçã fica melhor) 2 Colheres de sopa de nozesou amêndoas grosseiramente raladas

3 Colheres de sopa de agar-agar1/2l de sumo de maçã1 Pitada de sal500g de fruta fresca variada aos cubinhos1 Pitada de baunilha1 Colher de sopa de farinha de araruta

50

(ou amido de milho)2 Colheres de geleia de trigoNuma chávena de café coloque 1 colher de sopa de agar-agar e 4 colheres de água para que estedemolhe enquanto prepara a massa.

Forre o fundo de uma forma de aro amovível (própria para charlotte), com a massa de tarte queescolheu. Leve ao forno previamente aquecido para cozer. Se escolheu a primeira massa, sãocerca de 5 a 7 min, se optou pela segunda são 10 min.

Num tacho coloque 250ml de leite com o pau de canela, a casca de limão e o agar-agar quedemolhou. Logo que o agar-agar esteja bem dissolvido retire a canela e a casca do limão eacrescente os restantes 100ml de leite com o amido de milho bem desfeito e vá mexendo até

Page 55: B00C5J7Z4I_EBOK

engrossar. Adoce com a geleia de trigo e por fim adicione o sumo de limão.

Envolva bem e derrame esta mistura sobre a base da charlotte. Estando morno, coloque nofrigorífico para solidificar mais rápido.

Entretanto prepare o 2º recheio, dissolvendo o agar-agar no sumo de maçã em lume brandodurante 10 min. Junte os cubos de fruta, o sal, a baunilha, a araruta desfeita em 4 colheres desumo ou água e a geleia. Envolva 2 a 3 min para que a farinha fique cozida.

Enquanto arrefece ligeiramente, rale as nozes ou as amêndoas grosseiramente e toste-as noforno ou num tacho de fundo pesado, sem queimarem. Espalhe-as por cima da charlotte. Forrea toda à volta da forma com as bolachas e finalmente derrame o 2º recheio. Leve novamente aofrigorífico para solidificar umas 3 horas e no momento de servir coloque num prato de bolo,retire o aro da forma e enfeite com raspas de chocolate.

Esta receita é bastante trabalhosa mas não é difícil. É excelente como bolo de aniversário emtempo de calor.

Page 56: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 57: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Pudim de CôcoIngredientes: Modo de Preparação:

600ml de leite de arroz3 Colheres de sopa de agar-agar1 Pau de canela1 Casca de laranja ou limão2 Cravinhos da Índia

Num tacho coloque os primeiros cinco ingredientes e deixe ferver em lume moderado 15 min.Acrescente o leite de côco, a geleia de arroz, a baunilha e o amido de milho desfeito nas quatrocolheres de leite. Deixe engrossar lentamente mexendo sempre. Estando morno coloque numaforma de pudim molhada com água fria e leva-se ao frigorífico a solidificar pelo menos 3 horas.

300ml de leite de coco5 Colheres de sopa de geleia de arrozou trigo1/4 de colher de café de baunilha4 Colheres de sopa de amido de milhoou araruta4 Colheres de sopa de leite de arrozPrepare o molho cozendo as ameixas com a água e a pitada de sal uns 20 min.

Acrescente a geleia de milho e mais umas colheres de água se achar que está muito espesso.Retire do lume e acrescente o vinho e o licor. No momento de servir desenforme o pudim e vertao molho por cima.

O molho depois de frio tende a ficar espesso, aqueça-o em banhomaria.

Molho:Se tiver dificuldade em desenformar o pudim, coloque a forma até meio dentro de água quenteuns segundos.

150g de ameixas secas descaroçadas Água a cobrir as ameixas2 Colheres de sopa de geleia de milho1 Colher de vinho do Porto1 Colher de Baileys ou licor de Whisky

Page 58: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 59: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Mousse de Frutos do BosqueIngredientes: Modo de Preparação:600ml de leite de arroz Demolhe o agar-agar em água (só até cobrir) durante 30 min.

2 Colheres de sopa agar-agar em floco2 Colheres de sopa de amido de milho

Xarope de groselha q.b.(até obter a cor e o doce necessário) 125ml de natas de soja100g de frutos do bosque(framboesas, groselhas, mirtilos, etc)

Num tacho leve ao lume o leite com o agar-agar até este estar bem dissolvido. Acrescente oxarope de groselha lentamente mexendo sempre até obter uma cor rosada e homogénea. Juntede seguida o amido de milho desfeito nas natas frias e os frutos. Envolva sempre até engrossarem lume brando. Prove e se preferir mais doce pode acrescentar 1 colher de geleia de arroz.Passe uma forma de pudim por água fria, escorra e verta o preparado. Quando estiver mornoleve ao frigorifico para solidificar.

Page 60: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 61: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Gelatina de LaranjaIngredientes: Modo de Preparação:

1,5 Chávena de água1 Chávena de sumo de laranja1,5 Colher de sopa de agar-agar3 Colheres de sopa de farinha de araruta

Dissolva o agar-agar na água que deixa ferver lentamente e tapado durante 10 min. Mexa de vezem quando. Junte o sumo de laranja, a baunilha, a geleia de arroz, o sal e a araruta desfeita em4 colheres de água. Vá mexendo até engrossar ligeiramente. Verta para taças individuais oupara um recipiente baixo.

3 Colheres de sopa de geleia de arroz 1 Colher de café de raspa de laranjaSe pretender apresentar esta gelatina em forma de pudim terá que dobrar a receita.1/4 de colher de café de baunilha 1 Pitada de salDeliciosa Gelatina de MarmeloIngredientes: Modo de Preparação:

4 Marmelos1 Pitada de sal1 Colher de sopa de açúcar mascavado2 Colheres de sopa de agar-agar1/2l de sumo de maçã biológico1 Colher de sopa de farinha de araruta1 Pitada de baunilha

56

Coza os marmelos aos quartos pequenos com o açúcar mascavado e o sal. À parte, dissolva oagar-agar com o sumo de maçã deixando ferver 10 min e mexendo de vez em quando.Acrescente a farinha de araruta desfeita em água ou sumo de maçã e deixe ferver até engrossarligeiramente. Distribua o marmelo cozido por taças individuais por uma taça grande. Verta olíquido por cima e quando estiver morno leve ao frigorifico 3 horas.

Na época dos marmelos, tenha o cuidado de congelar pequenas porções de quartos de marmelo.Será útil para fazer sobremesas como esta na Primavera.

Como o marmelo é ácido, ajuda a tonificar o fígado nesta altura do ano.

Page 62: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 63: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Gelatina Fresca de MorangosIngredientes: Modo de Preparação:

1kg de morangos250ml de água1/2 Frasco de malte ou geleia de arroz1 Colher de sopa de raspa de limão2 Colheres de sopa de agar-agar1 Colher de sopa de araruta250ml de água1/2 Colher de café de baunilha

Lave e tire os pés aos morangos. Reserve 1/3 e corte às rodelas fininhas. Ponha os restantes750g no liquidificador com os 250ml de água e triture.

A segunda medida de água vai ao lume com a raspa de limão e o agar-agar durante 5 min paradesfazer bem a gelatina. Depois junte a araruta desfeita em água fria e a geleia de arroz. Deixeferver durante 3 min para engrossar e junte ao preparado do liquidificador batendo de novo.

Num tabuleiro próprio para servir ou numa forma de pudim, coloque as rodelas de morango everta o preparado por cima. Quando arrefecer leve ao frigorífico para solidificar.

Sirva decorado com uma folhinha de hortelã.

Gelatina de AnisIngredientes: Modo de Preparação:

500ml de água3 Colheres de agar-agar4 Folhas de hortelã-pimenta2 Estrelas de anis1 Pitada de sal

Coloque a água a ferver, adicione os cinco ingredientes seguintes e deixe dissolver o agar-agardurante 10 min, em fogo lento, com a panela tapada. Adoce com a geleia de trigo, acrescente afarinha de araruta desfeita em 3 colheres de água fria e o sumo de limão. Mexa bem durante 2min, retire as folhas de hortelã e as especiarias e verta para tacinhas individuais. Decore comumas folhinhas de hortelã.

Page 64: B00C5J7Z4I_EBOK

6 Colheres de geleia de trigo 1 Colher de farinha de araruta

58 1/2 Limão (sumo)

Folhas de hortelã para decorar

Estrela de anis - É uma flor, considerada especiaria pelo aroma invulgar e delicado que conferea pratos salgados e doces e a bebidas licorosas.

Page 65: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Gelatina de Manga LimãoIngredientes: Modo de Preparação:

400ml de água4 Colheres de sopa de agar-agar300ml de sumo de manga biológico1 Pitada de sal

Dissolva em lume brando o agar-agar com a água durante 10 min. Acrescente o sumo demanga, o sal, a canela, a baunilha a geleia de arroz, o sumo de limão e por fim a ararutadesfeita em água. Mexa bem e deixe engrossar ligeiramente em lume brando 2 a 3 min. Depoisde arrefecido leve ao frigorífico no mínimo 3 horas.

1 Colher de café de canela1/8 De colher de café de baunilha4 Colheres de geleia de arroz1/2 Limão (sumo)1 Colher de farinha de araruta50ml de água fria

Gelatina Cremosa de MorangoIngredientes: Modo de Preparação:

500g de morangos500ml de água1Pitada de sal3 Colheres de sopa de agar-agar1 Colher de sopa de farinha de araruta5 Colheres de sopa de geleia de trigo

60 2 Folhas de hortelã (opcional)

Lave e retire os pés aos morangos. Coloque-os a cozer com a água, o sal, o agar-agar e a hortelãdurante 12 min, em lume brando para não vir por fora. Retire do lume e triture tudo. Leve denovo ao lume e acrescente a farinha de araruta desfeita em 4 colheres de água, a geleia de arroze vá mexendo sempre para engrossar um pouco. Retire do lume e verta a gelatina para umtabuleiro de vidro, uma forma ou taças individuais.

Esta opção de gelatina com os morangos cozidos é mais indicada para quem faz alergia aos

Page 66: B00C5J7Z4I_EBOK

morangos, ou para quem não pode comer fruta demasiado ácida.

Page 67: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Bolo de EspeciariasIngredientes: Bolos de forno80g de açúcar mascavado 125g de manteiga vegetal(não hidrogenada)1,5 Chávena de farinha de trigo tipo 65 (biológica)1/2 Chávena de farinha de trigo integral (biológica)4 Colheres de sopa de sêmola de trigo 2 Colheres de chá de bicarbonato de sódio2 Colheres de sopa de amêndoas integrais raladas grosseiramente 2 Cravinhos da índia moídos1/2 Colher de café de grãos de cardamomo (especiaria) moídos

4 Colheres de chá de canela em pó150ml de leite de soja ou arroz1 Colher de sopa de sumo de gengibre

Respectivas raspas do gengibre bem raladinhasPapel vegetal (para forrar a forma)

62

Manteiga para untar a forma (por cima do papel)

Nas receitas anteriores foi sempre sugerido malte de cereal como substituto mais saudável doaçúcar refinado. No capítulo dos bolos de forno vai ser sugerido açúcar de cana mascavado empequenas quantidades e gostaria que o leitor entendesse que o açúcar de cana mascavado é tãosaudável como a frutose ou a maltose. O verdadeiro problema do açúcar é o processo químicoque sofre ao ser refinado e branqueado.

Se o leitor utilizar açúcar mascavado com muita moderação, não terá problemas.No caso dos bolos de forno, uma vez que não são utilizados ovos, ficam mais fofos com açúcarmascavado do que com malte de cereal. Mas lembre-se sempre que uma alimentação rica emcereais integrais e vegetais diminui o desejo por doces.

Há diabéticos que substituem o açúcar de cana por frutose, cujo efeito ao nível do pâncreas éidêntico. O que não deve fazer em caso algum é substituir açúcares naturais (açúcar mascavado,frutose e malte de cereal) por adoçantes artificiais.

Modo de Preparação:

Envolva todos os ingredientes secos, de seguida junte a manteiga e o leite e bata bem a massa

Page 68: B00C5J7Z4I_EBOK

com a batedeira. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal, barre-a com manteiga ecoloque a massa dentro. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que esteja cozido (testecom palito). Dependendo do forno, o tempo de cozedura poderá demorar de 30 a 45 min.

Page 69: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Bolo de AmêndoaIngredientes: Modo de Preparação:

200g de farinha de trigo integral300g de farinha de trigo tipo 65

2 Colheres de chá de bicarbonato de sódio

150g de amêndoas integrais moídas1 Colher de café de sal integral moído100g de açúcar mascavado400ml de leite de arroz, aveia ou soja1/2 Colher de café de baunilha

1 Colher de sopa de manteiga vegetal para barrar a forma

Misture todos os ingredientes secos, acrescente o leite e bata com a batedeira. Unte a forma coma manteiga, coloque a massa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 45 min ouaté o palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer, corte o bolo pelo meio na horizontal erecheie uma das partes. Sobreponha de novo a parte de cima e cubra todo o bolo com geleia detrigo, salpicando-o de seguida com as amêndoas acabadas de tostar.

Convide os seus filhos, os seus netos ou os seus amigos para tomar chá e saborear este bolosaudável.Transforme estes momentos em momentos únicos de carinho, união e alegria.

Recheio:1 Colher de sopa de geleia de trigo

2 Colheres de sopa de manteiga de amêndoa

Cobertura:3 Colheres de sopa de geleia de trigo

50g de amêndoas peladas, laminadas e tostadas

Page 70: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Bolo de Boulgour e Fruta CristalizadaIngredientes: Modo de Preparação:

300g de boulgour cozido200g de farinha tipo 65100g de farinha de trigo integral1 Colher de café de baunilha

Derreta a manteiga com a água, em lume brando. Deixe arrefecer enquanto mistura numacaçarola os outros ingredientes. Acrescente por fim a manteiga com a água e bata com abatedeira. Unte uma forma de bolo ao seu critério e leve o preparado ao forno previamenteaquecido a 180ºC durante 45 min ou até o bolo estar cozido.

50g de açúcar mascavado 200ml de águaSe nunca cozinhou boulgour, experimente agora. É exactamente como cozinhar arroz seco sóque demora mais 10 min.

150g de manteiga vegetal150g de fruta cristalizada aos cubinhos

2 Colheres de chá de bicarbonato de sódio

O boulgour é obtido a partir do grão de trigo em fase de germinação, é pré-cozido seco epartido. Como o trigo é colhido ainda em fase de germinação é acrescido de mais vitaminas eminerais.

É um alimento excelente para os dias frios. Bastante nutritivo e energético.

Page 71: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 72: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Muffins de AlfarrobaIngredientes: Modo de Preparação:50g de farinha de alfarroba Ligue o forno a 180ºC.50g de cacau 200g de farinha de trigo biológica, tipo 6550g de açúcar mascavado2 Colheres de chá de bicarbonato de sódio

1 Colher de café de baunilha1 Colher de café de sal50ml de óleo de amendoim250ml de leite de arrozManteiga vegetal para untar as formas12 Forminhas de muffins

Misture todos os ingredientes secos, acrescente o leite e o óleo e bata muito bem com abatedeira. Disponha as forminhas untadas com a manteiga num tabuleiro de forno, coloqueuma colher de sopa de massa bem cheia em cada uma e leve-as ao forno 20 a 30 min.

Page 73: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Crepes DocesIngredientes: Modo de Preparação:1/2 Chávena de farinha de trigointegral

1/2 Chávena de farinha de trigo2 Chávenas de leite de soja1 Pitada de canela1 Pitada de açúcar mascavado1 Pitada de sal

Misture todos os ingredientes num copo e triture, pode ser com a batedeira ou com a varinha.Deixe em repouso 30 min. No momento de fritar os crepes, mexa a massa com a colher de paupara homogeneizar. Pincele com óleo uma frigideira anti-aderente e leve ao lume a aquecer.Com uma concha pequena coloque uma porção de massa e abane de imediato a frigideira paraa espalhar uniformemente num círculo. Com a primeira experiência verifique a grossura docrepe e doseie melhor a massa. A porção de massa e o tamanho do crepe dependerão dotamanho do recipiente. O lume não deve estar demasiado forte, tem que ser moderado e bemespalhado. Vire o crepe com a ajuda de 2 espátulas de plástico e reserve sobreposto em papel decozinha. Vá preparando os restantes crepes da mesma forma. No momento de servir, disponhauma variedade de ingredientes e aconselhe a família ou os seus convidados a rechear o crepe,cada um a seu o seu gosto.

Sugestões para o recheio:

Geleia de arroz com canela e amêndoa tostada Geleia de milho aquecida com canela e pinhõesCompota de maçã com sultanas e canela Maçã cremosa com chantilly de soja Compota de chilacom canela e nozes Compota de frutos do bosque com fruta fresca

70

Foram apenas algumas sugestões, com muita canela, eu sei, mas que espero lhe venham a servirde inspiração para inventar a sua própria receita de recheio de crepes.

Page 74: B00C5J7Z4I_EBOK
Page 75: B00C5J7Z4I_EBOK

Sobremesassem Pecado...

Glossário

Agar-agar Em flocos ou em barra, é um extracto devárias algas utilizada como gelatina e também é conhecidapor Kanten.

Amazake Uma bebida ou pudim doce, produzido apartir de arroz glutinoso fermentado.Arroz integral Arroz não polido. Há três variedadesprincipais: de grão curto, de grão médio e de grão longo.Arroz glutinoso Variedade de arroz, mais doce eglutinoso, mais apropriado para papas e sobremesas.

Bancha Os rebentos, caules e folhas da planta do chá Surikoji Pilão de madeira. japonesa,após madura. Também conhecido por Chá TrêsAnos.

Couscous Trigo partido, parcialmente refinado, alimentotradicional do Norte de África.Gengibre Raiz picante e com propriedades medicinais.Na cozinha, utiliza-se o seu sumo ou finamente ralada. Wok Frigideira de ferro para saltear.Malte de Cevada Um adoçante natural, produzido apartir de cevada germinada.

72

Mel ou geleia de Arroz Adoçante natural produzido a partir de arroz integral maltado.Geleia de trigo - Adoçante natural produzido a partir do trigo integral maltado.Millet Cereal amarelo e pequeno, alimento tradicional na China e em África.Steamer Cesta em inox para cozinhar no vapor.Suribashi Almofariz de cerâmica com ranhuras.Tofu Queijo de soja, produzido com feijão soja, água e nigari (sais de magnésio).Trigo Integral Cereal em grão utilizado tradicionalmente em muitas partes da Europa.Ficha técnica: Próximas publicações:Título : Sobremesas sem pecado :: Sopas para todos Autor: Beatriz Silva :: À mesa com ouniverso

© Todos os direitos reservados Beatriz Silva Distribuidor: Próvida Produtos naturais, Lda

Page 76: B00C5J7Z4I_EBOK

Fotografia: José Mesquita Impressão: xxxxxxxxxx 1ª Edição - 3000 Exemplares ISBN: 972-9987-0-1 Depósito Legal n.º xxx xxx xxx

Para o leitor observador, pode parecer estranho que estando eu tão empenhada em divulgar afilosofia macrobiótica como alternativa saudável à alimentação moderna intensamenteprocessada, lhe ofereça como primeiro livro um tema de sobremesas.

Tem alguma razão em pensar assim, pois a sobremesa deve ser servida depois da sopa e do pratoprincipal.

Motivada por alguns alunos dos cursos de cozinha que tenho vindo a ministrar nos últimos trêsanos, ansiosos que estão por aprender receitas doces mais elaboradas, decidi presenteá-los comeste miminho.

Também tive em conta que o ser humano por razões diversas anda frustrado, carente edesorientado, por isso, pensei que este livro com doces mais saudáveis e com algumasadvertências seria o início de um despertar para uma alimentação mais ajustada às suasnecessidades.

Na expectativa de que este livro o vai ajudar, prometo em breve completar a refeição com ostemas Sopas para todos e À mesa com o universo.