axe

16
Um Axé para o Samba Nomes: Caroline Heflinger Maria Angélica Rafaela Dorigan

Upload: avaaugustina

Post on 26-Jan-2015

530 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

Trabalho elaborado para a disciplina Ensino e Aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural e da ética. Pedagogia - Isca Faculdades, 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Axe

Um Axé para o Samba

Nomes: Caroline Heflinger

Maria Angélica

Rafaela Dorigan

Page 2: Axe
Page 3: Axe

Axé

Axé é força vital, energia, princípio da vida, força sagrada dos orixás. Axé é bênção, cumprimento, votos de boa-sorte e sinônimo de Amém. Axé é poder.

Page 4: Axe

Axé se tem, se usa, se gasta, se repõe, se acumula.

Figura 1

Page 5: Axe

Energia Vital

A natureza desta energia é nos preencher de alegria, felicidade, amor, prazer, paz e sensibilidade. Portanto, quanto mais energia vital você absorve, mas sensível à vida e feliz você se torna.

Fig.2

Page 6: Axe

Alegria que vem de dentro.

Fig. 3

Page 7: Axe

Corporeidade

• Corporeidade é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo, relações entre ser-vivo e o ambiente através de seu corpo.

Fig. 4

Page 8: Axe

Axé

+

Energia Vital

+

Corporeidade

=

Page 9: Axe

Samba

Fig. 5

Page 10: Axe

• O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.

Fig.6. Instrumentos Musicais

Page 11: Axe

Na década de 1930, as estações de rádio, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa; Cartola; Dorival Caymmi; Ary Barroso,e Adoniran Barbosa que se consolidou com o samba Trem das Onze. 

Page 12: Axe

Não posso ficar nem mais um minuto com vocêSinto muito amor, mas não pode serMoro em Jaçanã,Se eu perder esse tremQue sai agora às onze horasSó amanhã de manhã.Além disso, mulherTem outra coisa,Minha mãe não dormeEnquanto eu não chegar,Sou filho únicoTenho minha casa para olharE eu não posso ficar.

Trem das onze

Fig. 7 Adoniran Barbosa

Page 13: Axe

Principais Tipos de Samba

• Samba-enredo• Samba de partido

alto• Pagode• Samba-canção• Samba

carnavalesco

• Samba-exaltação• Samba de breque• Samba de gafieira  • Sambalanço

Page 14: Axe

Samba-exaltaçãoCom letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. Exemplo: Aquarela do Brasil, de

Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.

Samba de brequeEste estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva .

Fig. 8 Ary Barroso

Fig. 9 Moreira da Silva

Page 15: Axe

Referências

Axé. Disponível em: http://portal.buziosweb.com/blog/o-axe-qual-seu-significado.html Acesso em maio de 2012.BRANDÃO, Ana Paula. (coord.) Saberes e fazeres, v.3 : Modos de interagir / coordenação do projeto Ana Paula Brandão. - Rio de Janeiro : Fundação Roberto Marinho, 2006. 152p. : il. color. - (A cor da cultura)Energia Vital. Disponível: http://www.pathware.com.br/shiatsu/energia.htm Acesso em maio de 2012Corporeidade. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/corporeidade/ Acesso em maio de 2012Samba. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/samba Acesso em maio de 2012

Page 16: Axe

LISTA DE FIGURAS

Foto 1. ___Foto 2: www.imbui.com.br/conteudo/noticias/bahia/imagens/ acesso em maio de 2012.Foto 3: ://www.oitopassos.com/2011/12/29/fotos-de-bebes-afro-desc acesso em maio de 2012.Foto 4:http: www.ufjf.br acesso em maio de 2012.Foto 5: Imagem (sem autoria). Disponível em: http://www.botequimdosamba.com.br/portal/images/stories/samba-escola.jpg Acesso em maio de 2012.Foto 6: Instrumentos Musicais. Disponíveis em: http://buracodafechadura.files.wordpress.com acesso em maio de 2012. Foto 7: Adoniran Barbosa. Disponível em: http://www.lastfm.com.br acesso em maio de 2012.Foto 8: Ary Barroso. Disponível em: http://receitadesamba.wordpress.com acesso em maio de 2012.Foto9 : Moreira Da Silva. Disponível em: http://blogln.ning.com acesso em maio de 2012.