avaliação unificada 9a, b e c correta!

3
1- Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA. A) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro. B) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região. C) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico. D) A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha. 2- Leia com atenção os versos de cordel a seguir. “Ele matava de brincadeira, Por pura perversidade, E alimentava os famintos Com amor e caridade.” “Por onde Lampião anda, Minhoca fica valente, Macaco briga com onça E o carneiro não amansa.” (HOSBAWN, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro: Nesses versos, a figura de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, apresenta algumas características conflitantes e muito valorizadas dos grupos de cangaceiros que circulavam pelo sertão, na primeira metade do século XX. Essas características, que despertavam respeito e identificação da população pobre do sertão com esses grupos, eram: a) o desprezo pela própria vida e pela vida alheia. b) o acordo com os coronéis e a maldade com os pobres.

Upload: emerson-alves

Post on 14-Sep-2015

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

prova escolor

TRANSCRIPT

1- Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA.A) O seu principal lder foi Antnio Conselheiro.B) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronis da regio. C) Caracterizou-se como um movimento de carter messinico.D) A Guerra de Canudos foi tema do livro Os Sertes, do escritorEuclides da Cunha.

2-Leia com ateno os versos de cordel a seguir.

Ele matava de brincadeira,

Por pura perversidade,

E alimentava os famintos

Com amor e caridade.

Por onde Lampio anda,

Minhoca fica valente,

Macaco briga com ona

E o carneiro no amansa.

(HOSBAWN, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro:Nesses versos, a figura de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampio, apresenta algumas caractersticas conflitantes e muito valorizadas dos grupos de cangaceiros que circulavam pelo serto, na primeira metade do sculo XX. Essas caractersticas, que despertavam respeito e identificao da populao pobre do serto com esses grupos, eram:

a) o desprezo pela prpria vida e pela vida alheia.

b) o acordo com os coronis e a maldade com os pobres.

c) a violncia em alguns momentos e, em outros, a bondade com os pobres.

d) a obedincia s palavras do Evangelho - dai po a quem tem fome - e s palavras da lei republicana, propondo a justia social no serto.

3-Na noite de 22 de novembro de 1910, o marechal Hermes da Fonseca completava sua primeira semana como presidente da Repblica. Neste dia, no Rio de Janeiro, ento capital do Brasil, marinheiros da Armada brasileira protagonizaram o incio de um movimento que defendia, entre outras coisas, o fim dos castigos fsicos aplicados aos graduados da Marinha.

Pode-se inferir que se trata da:

a) Revolta da Chibata

b) Revolta da Marinha

c) Revolta das Foras Armadas

d) Revolta da Vacina

4. A comunidade de Canudos, formada na dcada final do sculo XIX, contestava a distribuio de terras no serto nordestino e buscava, com a formao do arraial, tirar parte da populao sertaneja da situao de misria e abandono em que se encontrava. frente da comunidade havia um lder religioso conhecido como:a. Monge Jos Mariab. Antnio Conselheiroc. Joo Camposd. Lampio5.Conhecido como o navegante negro;Tinha a dignidade de um mestre-sala;..."O fragmento acima da msica de Joo Bosco e Aldir Blanc, "O mestre-sala dos mares", numa homenagem ao "Almirante Negro" que liderou a revolta dos marinheiros em 1910 contra os castigos fsicos e a discriminao por parte dos oficiais.

O lder e a revolta a que se refere o texto, so, respectivamente:a) Lampio e a Revolta de Juazeiro;b) Osvaldo Cruz e a Revolta da Vacina;c) o beato Jos Maria e a Revolta do Contestado;d) Joo Cndido e a Revolta da Chibata;