avaliação de português 2º bimestre

3
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS E. M. Dra. Mª da Conceição O. Ribeiro Aluno: __________________________ nº____ 2ª A – Data______________ 1. Assinale a alternativa correta quanto ao uso de verbos abundantes: a) foi elegido pelas mulheres, apesar de haver eleito a maioria dos homens; b) por haver aceitado as condições do acordo, seus documentos foram entregues ao escrivão; c) antes de chover, ele tinha cobrido o carro; d) tem fazido muito calor ultimamente; e) por ter morto um animal indefeso, o caçador foi matado pelos índios. 2. Complete as frases abaixo com o presente do subjuntivo dos verbos indicados entre parênteses: A. Como os preços baixaram, é necessário que nós ________ o orçamentos (refaz); B. É importante que nossa tentativa _______ o esforço (valer); C. Convém que ele ______ um novo acordo (propor); D. Para que não nomeemos é necessário que nós_________ o que elas pensam (saber); E. Espero que todos os responsáveis _________ a culpa (assumir). a) refaçamos - valha - proponha - saibamos - assumam; b) refazemos - valha - proponham - sabemos - assumam; c) refaçamos - valham - proponha - soubemos - assumem; d) refazemos - valha - proponha - saibamos - assumam; e) N.D.A. 3. Dos verbos arrolados abaixo, assinale o único que, em relação à norma culta, não apresenta duplo, particípio: a) abrir; b) morrer; c) imprimir; d) enxugar; e) eleger. 4. As expressões sublinhadas correspondem a um advérbio, EXCETO em: a) aparecia aqui vez por outra; b) durante o discurso, manteve-se em silêncio; c) não disse com certeza se virá. d) afirmo-lhe que não o vi frente a frente; e) as ações do homem são imprevisíveis. 5. Assinale a alternativa que possa preencher corretamente as lacunas abaixo: Certamente _________ (haver) muitas mulheres na reunião que tentarão, de todas as formas possíveis, _________ (pressionar) os que se _________ (opor) ao projeto da creche comunitária. a) haverão / pressionar / opuserem; b) haverá / pressionar / opuserem; c) haverão / pressionar / oporem; d) haverá / pressionarem / oporem; e) haverá / pressionarem / opuserem. 6. Assinale a construção que fere a NORMA CULTA: a) trouxe a prova para mim; b) trouxe a prova para eu fazer; c) nada houve entre mim e você; d) para mim fazer isto, foi necessária muita convicção;

Upload: tania-danielle-vieira-neto

Post on 14-Apr-2017

162 views

Category:

Education


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliação de português   2º bimestre

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

E. M. Dra. Mª da Conceição O. RibeiroAluno: __________________________ nº____ 2ª A –

Data______________

1. Assinale a alternativa correta quanto ao uso de verbos abundantes:

a) foi elegido pelas mulheres, apesar de haver eleito a maioria dos homens;

b) por haver aceitado as condições do acordo, seus documentos foram entregues ao escrivão;

c) antes de chover, ele tinha cobrido o carro;d) tem fazido muito calor ultimamente;e) por ter morto um animal indefeso, o caçador foi

matado pelos índios.

2. Complete as frases abaixo com o presente do subjuntivo dos verbos indicados entre parênteses:

A. Como os preços baixaram, é necessário que nós ________ o orçamentos (refaz);B. É importante que nossa tentativa _______ o esforço (valer);C. Convém que ele ______ um novo acordo (propor);D. Para que não nomeemos é necessário que nós_________ o que elas pensam (saber);E. Espero que todos os responsáveis _________ a culpa (assumir).

a) refaçamos - valha - proponha - saibamos - assumam;b) refazemos - valha - proponham - sabemos - assumam;c) refaçamos - valham - proponha - soubemos - assumem;d) refazemos - valha - proponha - saibamos - assumam;e) N.D.A.

3. Dos verbos arrolados abaixo, assinale o único que, em relação à norma culta, não apresenta duplo, particípio:

a) abrir; b) morrer; c) imprimir;d) enxugar;e) eleger.

4. As expressões sublinhadas correspondem a um advérbio, EXCETO em:

a) aparecia aqui vez por outra;b) durante o discurso, manteve-se em silêncio;c) não disse com certeza se virá.

d) afirmo-lhe que não o vi frente a frente;e) as ações do homem são imprevisíveis.

5. Assinale a alternativa que possa preencher corretamente as lacunas abaixo: Certamente _________ (haver) muitas mulheres na reunião que tentarão, de todas as formas possíveis, _________ (pressionar) os que se _________ (opor) ao projeto da creche comunitária.

a) haverão / pressionar / opuserem;b) haverá / pressionar / opuserem;c) haverão / pressionar / oporem;d) haverá / pressionarem / oporem;e) haverá / pressionarem / opuserem.

6. Assinale a construção que fere a NORMA CULTA:

a) trouxe a prova para mim;b) trouxe a prova para eu fazer;c) nada houve entre mim e você;d) para mim fazer isto, foi necessária muita

convicção;e) por não estar satisfeito, nada se resolveu.

7. Assinale a frase incorreta:

a) espero que você leve consigo o passaporte:b) já houve discussões graves entre ti e mim;c) cada um faça por si mesmo a redação;d) sem ti e mim poucas coisas se fariam nesta casa;e) Carlos, desejo falar consigo um instante.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 8 e 9;

MINAS NÃO ACREDITA EM MINAS?

Sempre me intrigou o jeito blasé, de quem não se impressiona com nada, assumido por nós, mineiros. Acho folclórica a imagem de desconfiado, usuário e sonegador que o Brasil tem de nós. Mas sempre tive curiosidade de saber por que, diante do extraordinário, do extravagante ou do maravilhoso, há em Minas um esmerado empenho em exibir uma fria naturalidade, como se isso fosse familiar e corriqueiro. Com que propósito se escamoteia que uma coisa, uma pessoa, uma obra é impressionante, inesperada, deslumbrante?

Depois de tantos anos vivendo fora de Minas, se encontro um amigo mineiro e comento, por exemplo, o extraordinário romance do Saramago, a reação é uma pálida e silenciosa concordância, que não vai além de um balançar de cabeça. Tão constrangida que parece esboçada apenas para não me desapontar, como convém à nunca assaz louvada hospitalidade mineira. Se, com outro amigo, comento o fantástico espetáculo de Aderbal Júnior sobre Vargas, a resposta é, quando muito, um gélido e

Page 2: Avaliação de português   2º bimestre

circunspecto “…interessante…”. E vá agora você elogiar o último filme Wim Wenders: receberá de volta um olhar superior, acompanhado de um sorriso blasé, seguido de um sorriso lacônico “… é.”, pronunciado depois de amarga indecisão.Qual seria a origem de um comportamento tão singular? A frieza e a discrição diante do inesperado talharam a conduta de celebrados políticos mineiros que, sem perder as oportunidades, souberam conter paixões e entusiasmos na avaliação objetiva do quadro de forças. Há quem diga que as montanhas criam uma propensão ao ensimesmamento, que é parte da psicologia mineira refrear a empolgação. Um mineiro eufórico - dizem - morreria de solidão depois de devidamente secado pelo olhar demolidor do vizinho mais próximo.

Consta que herdamos a tão propalada desconfiança dos nossos antepassados do ciclo do ouro. A riqueza súbita convivia com roubos e traições: o contrabando tinha que driblar a repressão implacável. Nesse ambiente, quem não fosse astuto, velhaco e manhoso, não parava nada. Mais do que a ser desconfiados, ali aprendemos a ser sonsos: jurar lealdade e fé e, ao mesmo tempo, encher de ouro o oco da santinha.ARAÚJO, Alcione. ISTOÉ MINAS. 26 fev. 1992. P. 34. (Adaptado)

8. Assinale a alternativa em que, na passagem transcrita do texto, NÃO está expressa a ideia de diferença.

a- …a resposta é, quando muito, um gélido e circunspecto “… interessante…”.b- … há em Minas um esmerado empenho em exibir uma fria naturalidade…c- … herdamos a tão propalada desconfiança dos nossos antepassados…d- … receberá de volta um olhar superior, acompanhado de um sorriso blasé…

9. Com base na leitura desse texto, é CORRETO afirmar que, nele, o autor:

a- Considera o comportamento dos mineiros como inadequado.b- Defende o desinteresse como uma característica folclórica dos mineiros.c- Enfatiza o caráter dos mineiros cultos, que zelam por suas tradições.d- Trata de alguns estereótipos da identidade dos mineiros.

10. “A disciplina naquela escola podia ser comparada ___ dos militares, mas nem por isso permitia tranquilidade ____ professoras”.

a) a - a; b) à - às;

c) a - as;d) a - às;e) a - as.

11. Considere a charge e as afirmações.

I. O advérbio já, indicativo de tempo, atribui à frase o sentido de mudança;

II. Entende-se pela frase da charge que a população de idosos atingiu um patamar inédito no país;

III. Observando a imagem, tem-se que a fila de velhinhos esperando um lugar no banco sugere o aumento de idosos no país.

Está correto o que se afirma em

a) I apenas. b) II apenas.

c) I e II apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III.

12. Há dois advérbios em todas as alternativas, exceto em:

a) Sabendo das más notícias, falou nervosa e impacientemente.

b) Amanhã o coral cantará afinadamente na apresentação.

c) Durante o interrogatório, o suspeito ficou muito calado.

d) Hoje não iremos à escola.

e) Ontem a torcida compareceu ao estádio pacificamente.

BOA PROVA

PROF.ª Tânia Danielle