av1 metodologia cient..docx

4
Fecha r Avaliação: CEL0017_AV1_201301630853 » METODOLOGIA CIENTÍFICA Tipo de Avaliação: AV1 Aluno: 201301630853 - ANDERSON MEIJIDE LEAL Professor : ROBERTA LUIZA MEDEIROS DIAS Turma: 9169/GM Nota da Prova: 4,5 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 2 Data: 08/10/2013 16:21:34 1 a Questão (Ref.: 201301704302) Pontos: 0,5 / 0 ,5 Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se decide estudar. um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação. um sistema baseado em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social, de forma a traduzir a verdade sobre a realidade existente. um sistema ordenado e coerente de proposições baseadas em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos. conhecimento que resulta de um trabalho racional. 2 a Questão (Ref.: 201301704468) Pontos: 0,0 / 0 ,5 Existem várias formas de classificação da pesquisa científica. São duas formas clássicas de classificação do ponto de vista da sua natureza : básica e circunstancial aplicada e conceitual básica e aplicada aplicada e dialética básica e exploratória 3 a Questão (Ref.: 201301719828) Pontos: 0,5 / 0 ,5 Assinale a opção que corresponde às características do conhecimento

Upload: anderson-leal

Post on 25-Oct-2015

624 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AV1 METODOLOGIA CIENT..docx

 Fechar

Avaliação: CEL0017_AV1_201301630853 » METODOLOGIA CIENTÍFICA

Tipo de Avaliação: AV1

Aluno: 201301630853 - ANDERSON MEIJIDE LEAL

Professor: ROBERTA LUIZA MEDEIROS DIAS Turma: 9169/GM

Nota da Prova: 4,5 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 08/10/2013 16:21:34

  1a Questão (Ref.: 201301704302) Pontos: 0,5  / 0,5

Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como

uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se decide estudar.

um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.

  um sistema baseado em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social, de forma a traduzir a verdade sobre a realidade existente.

um sistema ordenado e coerente de proposições baseadas em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos.

conhecimento que resulta de um trabalho racional.

  2a Questão (Ref.: 201301704468) Pontos: 0,0  / 0,5

Existem várias formas de classificação da pesquisa científica. São duas formas clássicas de classificação do ponto de vista da sua natureza :

básica e circunstancial

aplicada e conceitual

  básica e aplicada

aplicada e dialética

  básica e exploratória

  3a Questão (Ref.: 201301719828) Pontos: 0,5  / 0,5

Assinale a opção que corresponde às características do conhecimento filosófico:

I - Trabalha com dados puramente exteriores;II - É sistemático, metódico e faz uso de procedimentos racionais;III - Opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos empíricos;IV - É racional como a ciência e busca a origem e a causa dos fenômenos.

Os itens II e III estão corretos

Os itens III e IV estão corretos

Page 2: AV1 METODOLOGIA CIENT..docx

Os itens I e II estão corretos

  Os itens II e IV estão corretos

Os itens I e IV estão corretos

  4a Questão (Ref.: 201301704475) Pontos: 0,5  / 0,5

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema as pesquisas podem ser classificadas como:

quantitativa e aplicada

quantitativa e básica

qualitativa e básica

qualitativa e aplicada

  quantitativa e qualitativa

  5a Questão (Ref.: 201301705726) Pontos: 1,0  / 1,0

Assinale APENAS as afirmações que contêm características pertinentes ao conhecimento científico.

I. Lida com fatos

II. Contingente, pois suas hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação

III. Sistemático, pois o saber é ordenado logicamente

IV. Infalível em virtude de ser definitivo, absoluto ou final.

  As afirmativas I, II e III estão corretas

As afirmativas I e II estão corretas

As afirmativas I, II e IV estão corretas

As afirmativas II e IV estão corretas

As afirmativas II,III e IV estão corretas

  6a Questão (Ref.: 201301704484) Pontos: 1,0  / 1,0

Do ponto de vista de seus objetivos Gil (1991), classifica as pesquisas em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa descritiva visa

investigar de forma empírica a ocorrência de um fenômeno, sempre no local onde ocorreu, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e técnicas de observação

identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade porque explica a razão, o ¿porquê¿ das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.

proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.

Page 3: AV1 METODOLOGIA CIENT..docx

  descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.

  7a Questão (Ref.: 201301706418) Pontos: 0,0  / 1,0

O Método Científico consiste na análise dos métodos de pesquisa, partindo do princípio de que existem quatro tipos de conhecimentos que embasam e formam o pensamento

supersticioso, religioso, filosófico e científico

  Científico, fenomenológico, religioso e senso comum

  Senso comum, filosófico, científico e religioso

científico, premonitório, religiosos e filosófico

Senso comum, cientifico, supersticioso e religioso

  8a Questão (Ref.: 201301706440) Pontos: 1,0  / 1,0

Marque a opção INCORRETA a respeito da definição de Ciência

A Ciência utiliza um conjunto definido de formas de agir com a finalidade de garantir o caráter objetivo do conhecimento. A isto se denomina Método Científico.

A Ciência utiliza-se de hipóteses de pesquisa a fim de que o pesquisador levante questões e proponha problemas que orientem os seus objetivos de pesquisa e o levem a afirmar ou negar a hipótese original

Por ser a Ciência fruto de uma dada experiência histórica ela é também falível e não pretende atuar como portadora de verdades absolutas e eternas

  O aspecto exato e preciso do conhecimento científico está exatamente na independência dos métodos empregados em cada um dos momentos históricos: ele terá sempre o mesmo resultado, levando infalivelmente às mesmas conclusões

O sujeito do processo de conhecimento não é individual e sim coletivo no campo científico: a ciência é sócio historicamente determinada

  9a Questão (Ref.: 201301706483) Pontos: 0,0  / 1,0

Que Método Científico está contido na seguinte premissa: "Todo molusco rasteja. A lesma é um molusco. Logo, a lesma rasteja":

  Método indutivo

Método filosófico

  Método dedutivo

Método teológico

Método racional

  10a Questão (Ref.: 201301705732) Pontos: 0,0  / 1,0

Estudamos em nossas aulas que o conhecimento científico difere das idéias do senso comum. Considerando a notícia abaixo, assinale a resposta correta. 

Beijar bem é uma ciência Beijar emagrece e oxigena o cérebro Se depois daquele primeiro beijo alguém disser

Page 4: AV1 METODOLOGIA CIENT..docx

que rolou uma química entre vocês, não aperte o eject tão rapidamente. Apesar de surrada, a frase contém um pouco de verdade. Para a neurocientista americana Wendy Hill, a ciência do beijo (filematologia) ainda é uma área pouco estudada. Mas algumas coisas relacionadas com o beijo são conhecidas. (...) Beijar libera os mesmos neurotransmissores (mensagens químicas para o cérebro) que uma carga intensa de exercícios, como uma corrida de longa distância. (...) acelera o batimento cardíaco e dilata os vasos sanguíneos, favorecendo a absorção de oxigênio pelo corpo. Na pesquisa, Wendy analisou os níveis de cortisol e oxitocina - hormônios ligados ao estresse e ao prazer, respectivamente. (Adaptado de O Globo, Caderno Ciência, 22/02/2009.)

O senso comum é um discurso rigoroso, metódico que pode ser comprovado pelo saber científico.

  O senso comum é um saber fragmentado, superficial e que não pode ser comprovado pelo conhecimento científico.

O senso comum é um saber fragmentado que busca fundamentação no saber científico.

  O senso comum é um saber fragmentado, superficial e subjetivo. Pode ser comprovado pelo conhecimento científico.

O senso comum é um saber rigoroso que busca a fundamentação teórica e crítica de todos os saberes