autorretrato

10
AUTORRETRA

Upload: maria-rocha

Post on 25-Dec-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Este foi o meu trabalho sobre o Auto-retrato para a disciplina de Desenho A.2014/15

TRANSCRIPT

AUTORRETRATO

DefiniçãoUm autorretrato é uma representação de um artista, em desenho, pintura, fotografia ou escultura feita por esse próprio artista. Este representa o que imagina, deseja ou idealiza ser. Constitui-se de um discurso feito na primeira pessoa, ou seja, de uma autobiografia visual. Revela um olhar voltado sobre si mesmo, sendo reflexivo. O autorretrato sempre acompanhou o ser humano no desejo de registar sua imagem, sua existência. Essa busca pela autoimagem foi-se modificando no decorrer do tempo. O autorretrato é o espelho do artista. Nele, o artista reflete sua imagem, sua personalidade, seus valores, sua época, sua maneira de ver a arte e o mundo.

Francis Bacon (1928/1992)-As suas pinturas são frequentemente trabalhos violentos, com o tema muitas vezes distorcido ou em processo de movimento. Os temas abrangiam violência, relações sexuais, consumo de drogas ou sofrimentos causados pelos efeitos de uma vida de excessos. Bacon não pertenceu a nenhum movimento artístico, mas desenvolveu o seu próprio estilo. Devido à época em que viveu e trabalhou, Francis Bacon seria considerado um artista moderno.

Frida Kahlo (1907/1954)-As pinturas da famosa pintora mexicana Frida Khalo incluem autorretratos que retratam a sua dor e sofrimento físico e psicológico. Ela usa muita simbologia nos seus trabalhos assim como elementos provenientes do surrealismo e da arte ingénua. Kahlo foi casada com o igualmente conhecido mexicano, moralista e pintor, Diego Rivera.

HistóriaEmbora os autorretratos tenham sido feitos desde os tempos mais antigos, só a partir dos inícios do Renascimento, em meados do século XV, é que os artistas começaram a descrever-se a eles próprios mais frequentemente, como tema principal ou também como personagens importantes nos seus trabalhos.

Se este tipo de trabalho é uma exploração mais aprofundada da alma do artista ou se este simplesmente serve de modelo, o artista é, sem dúvida o modelo mais barato e disponível a recorrer. Seja qual for a razão, quase todos os artistas, desde pintores a escultores, têm tentado esta exploração deles próprios.

O autorretrato de Jean Fouquet é uma pequena imagem criada em ouro sobre esmalte preto e é visto como “o primeiro autorretrato claramente identificado como uma pintura individual e não como uma parte acidental de uma obra extensa”. No entanto, os autorretratos são conhecidos por virem do período de Armana (1365 a.C) do Antigo Egipto. Embora de conheça um bom número de autorretratos provenientes do mundo antigo, conhece-se pouco sobre as motivações psicológicas que os inspiraram.

Na Pré-História, homens e mulheres representavam-se com marcas de mãos dentro das cavernas. Sopravam um pó colorido, marcando suas formas em locais protegidos.A pintura rupestre da “Caverna das Mãos”: uma manifestação do homem paleolítico na Patagónia.

Jean Fouquet (1420/1481) foi o mais importante pintor francês do século XV do começo do Renascimento. Era um mestre na criação de painéis e iluminuras e renovou a pintura francesa no século XV.

Tipos de autorretratoExistem várias formas de se criar um autorretrato, entre as quais:

– Autorretrato em assinatura – os primeiros autorretratos em assinatura foram encontrados no Antigo Egipto. O escultor grego Phidias, o qual criou esculturas para o Parthenon, é lendário por ter estado preso em consequência de ter deixado a sua assinatura, um pequeno autorretrato de si mesmo, no escudo de Atena. Mais tarde, este tipo de autorretrato reapareceu fortemente durante a Idade Média e o período Renascentista.

– Autorretrato numa projeção do próprio artista – apesar do primeiro autorretrato ter sido de Jean Fouquet, foi Albecht Dürer quem foi visto como o primeiro artista que fez do autorretrato a maior parte do seu trabalho.

– Autorretrato num estudo de si mesmo – embora tenha sido Düer quem ganhou todo o crédito por ser o primeiro artista a criar autorretratos consistentes, foi Rembrandt quem recebeu crédito por ter sido o primeiro artista a intensificar o estudo do “eu” através da arte. Rembrandt depende de suas características físicas para se retratar

– Autorretrato em fantasia – entre os tempos de vida de Rembrandt e Van Gogh, muitos artistas criaram autorretratos focados principalmente nas suas características e expressões faciais e com pouca coisa no resto do quadro. No entanto, havia alguns, como Gustave Courbet, que embelezavam os seus autorretratos com fantasia. Courbet e outros continuaram a tradição de pintar a sua própria imagem, mas foram mais longe, acrescentando artefactos e/ou pessoas para simbolizar a sua condição social ou estado mental. Desta forma, a cara do artista deixou de ser a imagem principal.

– Autorretrato narrativo – o fenómeno do Abstracionismo, no início de 1900, levou a uma mudança ainda mais significativa do rosto realista, do que a fantasia dos autorretratos de Gustave Courbet. Artistas como Picasso e mais tarde Chagall, desbloquearam as suas imaginações, deixando que as formas, as cores e os padrões representassem os seus próprios interiores, sem dar tanto realce à captura de uma imagem literal de si mesmos.

– Autorretrato metafórico – existem diferenças entre o retrato realista, que depende das características físicas para ser representado, e o retrato narrativo, que é revelado através de uma história fantástica de formas abstratas. No entanto, tanto um como outro utilizam uma figura com aparência humana, variavelmente distorcida, como o centro dos seus autorretratos. Quando artistas como Jackson Pollock e Mark Rothko levam a abstração a um nível novo, superior, deixam de existir figuras humanas na tela. Os trabalhos expressionistas e abstratos, embora possam ser difíceis de chamar autorretratos, são profundamente emocionais e reveladores.

Autores mais significativos

Vincent Van Gogh (1853/1890)-O estilo de Van Gogh era muito expressivo e mais tarde influenciou muitos artistas expressionistas. A vida de Van Gogh é tão famosa como a sua arte. Ele produziu paisagens, retratos, interiores, naturezas mortas e paisagens urbanas. Foi claramente influenciado pelo impressionismo e por gravuras japonesas.

Pablo Picasso (1881/1973)-Picasso foi um pintor espanhol, desenhista, e escultor que viveu a maior parte de sua vida adulta em França. É mais conhecido por cofundar o movimento artístico cubismo.

EscolhaOptei por escolher este artista , pois : já conhecia alguns trabalhos , como as latas de Sopa Campbell,o Exploding Plastic Inevitable e o retrato de Marilyn Monroe ,e durante a minha pesquisa encontrei muitos mais que me chamaram a atenção .Quando fui ver a sua biografia vi que Warhol teve coreia, uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades, entretanto ele tornou-se hipocondríaco, desenvolvendo um medo de hospitais e médicos. Muitas vezes de cama quando criança, tornou-se um excluído entre os seus colegas de escola, ligando-se fortemente com sua mãe. Às vezes quando estava confinado à cama, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema ao redor de sua cama. Warhol depois descreveu esse período como muito importante no desenvolvimento da sua personalidade, do conjunto de suas habilidades e de suas preferências.

Andy Warhol, nascido Andrej Varhola, Jr. (Pittsburgh, 6 de agosto de 1928 — Nova Iorque, 22 de fevereiro de 1987), foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.

EscolhaDepois de alguma pesquisa encontrei um retrato que me chamou bastante a atenção: o retrato da Rainha Elizabeth II.Este trabalho é do portfólio Reigning Queens 1985 de Warhol. O portfolio original de dezasseis gravuras era composta de quatro imagens de cada um dos quatro monarcas do sexo feminino que foram dominantes no mundo , no momento da publicação do portfolio: Rainha Elizabeth II, Rainha Beatriz dos Países Baixos, a Rainha Margrethe II da Dinamarca e a Rainha Ntombi Twala da Suazilândia. Warhol também fez pinturas de cada um desses temas. As obras foram baseadas em fotografias oficiais ou da media dos monarcas. Retrato da rainha Elizabeth é feita a partir de uma fotografia tirada em 1977 por seu Jubileu de Prata. A técnica de serigrafia fotográfica usada é central para a prática de Warhol, empregada em ambas as suas gravuras e pinturas.

Queen Elizabeth II of the United Kingdom 1985 Andy Warhol 1928-1987

2

3

4

5

6/7

2014/15

Índice

Definição ____________________________________________________________________

História______________________________________________________________________

Tipos de autorretrato___________________________________________________________

Autores mais significativos_______________________________________________________

Escolha______________________________________________________________________

Maria João Rocha Nº21 11ºF