autores (todos da epusp-elétrica): 1- bruno oliveira köhn, [email protected],

1
Autores (todos da EPUSP-Elétrica): 1- Bruno Oliveira Köhn, [email protected], f. 11 8478-7548; 2- Davi Keiti Assahira, [email protected], f. 11 6292 6048; 3- Fernando Marcílio Monteiro, [email protected], f. 11 8169 4073; 4- Willian Satio Kayano, [email protected], f. 11 3063 5672 Orientados por: 5- Jose Aquiles Baesso Grimoni, [email protected], 11 3091 2500, EPUSP PEA e IEE/USP; 6- Elvo Calixto Burini Junior, [email protected], 11 3091 2572, IEE/USP. Agradecimentos ao 5 3 1 Resultados: Levantamentos das coordenadas de cromaticidade de alguns objetos; provavelmente devido ao baixo sinal propiciado pelos LEDs utilizados como sensores, em polarização reversa e ganho pouco elevado no estágio de amplificação, o circuito implementado não atingiu as expectativas iniciais, porém a continuidade deste projeto, por novas equipes, fica recomendada. Resumo / Descrição: A problemática pode ser apresentada como a necessidade de identificação de cores, seja por finalidade de sua especificação ou reprodução, seja para auxiliar àqueles desprovidos do sistema visual em funcionamento. As etapa do trabalho: Estudar conceitos básicos da engenharia de iluminação e relacionados à cor; utilizar sistemas desenvolvidos para cores; elaborar e discutir propostas de projetos para desenvolvimento de instrumental simples; implementar pelo menos uma configuração instrumental definida; utilizar a ferramenta construída para identificar cor. Após ter sido utilizado um colorímetro (importado) na determinação de coordenadas colorimétricas foi definida metodologia para a construção de um colorímetro à LEDs (para minimizar custos), com quatro canais de entrada e saída lógica (digital) para acoplamento futuro, após calibração/aferição realizada, a um estágio com sintetizador de voz.. . Objetivos: Trabalho com conceitos básicos sobre cores, terminologia, fontes de luz, grandezas, fatores que influenciam a sua reprodução, métodos de determinação; desenvolvimento de metodologia e instrumental simples, mas capaz de estabelecer conhecimento qualitativo e quantitativo sobre a cor de objetos. A sociedade brasileira está sendo beneficiada devido não ter sido detectada tecnologia local para o ferramental utilizado. COR: Especificação e Reconhecimento Poli Cidadã Comissão de Projetos de Graduação com Responsabilidade Social A cor é um dos tributos para a definição da aparência de objetos. Coordenadas de cromaticidade plotadas. A equipe de autores durante a apresentação do projeto em nov./2006.

Upload: stella

Post on 25-Jan-2016

76 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

COR: Especificação e Reconhecimento. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Autores  (todos da EPUSP-Elétrica): 1- Bruno Oliveira Köhn, bruno.kohn@polip.br,

Autores (todos da EPUSP-Elétrica):1- Bruno Oliveira Köhn, [email protected], f. 11 8478-7548;2- Davi Keiti Assahira, [email protected], f. 11 6292 6048;3- Fernando Marcílio Monteiro, [email protected], f. 11 8169 4073;4- Willian Satio Kayano, [email protected], f. 11 3063 5672Orientados por:5- Jose Aquiles Baesso Grimoni, [email protected], 11 3091 2500, EPUSP PEA e IEE/USP;6- Elvo Calixto Burini Junior, [email protected], 11 3091 2572, IEE/USP.

Agradecimentos ao

5 3 2 6

1 4

Resultados: Levantamentos das coordenadas de cromaticidade de alguns objetos; provavelmente devido ao baixo sinal propiciado pelos LEDs utilizados como sensores, em polarização reversa e ganho pouco elevado no estágio de amplificação, o circuito implementado não atingiu as expectativas iniciais, porém a continuidade deste projeto, por novas equipes, fica recomendada.

Resumo / Descrição:A problemática pode ser apresentada como a necessidade de identificação de cores, seja por finalidade de sua especificação ou reprodução, seja para auxiliar àqueles desprovidos do sistema visual em funcionamento.

As etapa do trabalho: Estudar conceitos básicos da engenharia de iluminação e relacionados à cor; utilizar sistemas desenvolvidos para cores; elaborar e discutir propostas de projetos para desenvolvimento de instrumental simples; implementar pelo menos uma configuração instrumental definida; utilizar a ferramenta construída para identificar cor.

Após ter sido utilizado um colorímetro (importado) na determinação de coordenadas colorimétricas foi definida metodologia para a construção de um colorímetro à LEDs (para minimizar custos), com quatro canais de entrada e saída lógica (digital) para acoplamento futuro, após calibração/aferição realizada, a um estágio com sintetizador de voz..

.

Objetivos:Trabalho com conceitos básicos sobre cores, terminologia, fontes de luz, grandezas, fatores que influenciam a sua reprodução, métodos de determinação; desenvolvimento de metodologia e instrumental simples, mas capaz de estabelecer conhecimento qualitativo e quantitativo sobre a cor de objetos.

A sociedade brasileira está sendo beneficiada devido não ter sido detectada tecnologia local para o ferramental utilizado.

COR: Especificação e Reconhecimento

Poli

Cid

ad

ãC

om

issã

o d

e P

roje

tos

de G

rad

uaçã

o c

om

Resp

on

sab

ilidad

e S

oci

al

A cor é um dos tributos para a definição da

aparência de objetos.

Coordenadas de cromaticidade plotadas.

A equipe de autores durante a apresentação do projeto

em nov./2006.