aulÃo pf - direito administrativo - exercícios - gustavo knoplock

49
1 CONCURSO PARA ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL 2013 – PROGRAMA: NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 - Estado, governo e administra ç ão p ú blica: conceitos; elementos; poderes e organiza ç ão; natureza, fins e princ í pios. 2 - Organiza ç ão administrativa da União: administra ç ão direta e indireta.

Upload: jose-sabe-tudo

Post on 06-Jun-2015

4.070 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

1

CONCURSO PARAESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL 2013 – PROGRAMA:

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:

1 - Estado, governo e administração pública: conceitos;elementos; poderes e organização; natureza, fins eprincípios.2 - Organização administrativa da União: administraçãodireta e indireta.

Page 2: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

2

3 - Agentes públicos. 3.1 Regime jurídico dos servidorespúblicos civis da União, das autarquias e das fundaçõespúblicas federais (Lei nº 8.112/1990). 3.2 Regime jurídicopeculiar dos funcionários policiais civis da União e do DistritoFederal (Lei nº 4.878/1965). 3.3 Sanções aplicáveis aosagentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito noexercício de mandato, cargo, emprego ou função naadministração pública direta, indireta ou fundacional (Lei nº8.429/1992).

Page 3: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

3

4 - Licitações: modalidades, dispensa e inexigibilidade (Lei nº8.666/1993).5 - Poderes administrativos: poderes hierárquico, disciplinar e regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 - Controle e responsabilização da administração: controles administrativo, judicial e legislativo; 7 - responsabilidade civil do Estado

Page 4: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

4

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA1 (CESPE/DPE - RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013) Com afinalidade de executar de forma mais eficiente as suasresponsabilidades constitucionais, o estado-membro podecriar, mediante lei, autarquias e fundações públicas. Esseprocesso é denominado desconcentração.

Page 5: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

5

2 (CESPE/TJ – DF/ANLISTA JUDICIÁRIO/2013) Os termosconcentração e centralização estão relacionados à ideiageral de distribuição de atribuições do centro para a periferia,ao passo que desconcentração e descentralizaçãoassociam-se à transferência de tarefas da periferia para ocentro.3 (CESPE/PF/AGENTE/2012) Existe a possibilidade departicipação de recursos particulares na formação do capitalsocial de empresa pública federal.

Page 6: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

6

4 (CESPE/PF/AGENTE/2012) O foro competente para ojulgamento de ação de indenização por danos materiaiscontra empresa pública federal é a justiça federal.5 (CESPE/PF/AGENTE/2009) A empresa pública e asociedade de economia mista podem ser estruturadasmediante a adoção de qualquer uma das formas societáriasadmitidas em direito.

Page 7: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

7

6 (CESPE/MPU/DIREITO/2013) A empresa pública federalcaracteriza-se, entre outros aspectos, pelo fato de serconstituída de capital exclusivo da União, não se admitindo,portanto, a participação de outras pessoas jurídicas naconstituição de seu capital.7 (CESPE/TRT – 10ª REGIÃO/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) As autarquias federais detêm autonomia administrativa relativa, estando subordinadas aos respectivos ministérios de sua área de atuação.

Page 8: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

8

8 (CESPE/PC – BA/DELEGADO DE POLÍCIA/2013) Entidades paraestatais são pessoas jurídicas privadas que colaboram com o Estado no desempenho de atividades não lucrativas, mas não integram a estrutura da administração pública.9 (CESPE/DELEGADO – ES/2011) Em sentido material ou objetivo, a Administração Pública compreende o conjunto de órgãos e pessoas jurídicas encarregadas, por determinação legal, do exercício da função administrativa do Estado.

Page 9: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

9

10 (CESPE/DELEGADO – ES/2011) A AdministraçãoPública pode instituir empresas públicas e sociedades deeconomia mista mediante autorização legal, as quais estarãointeiramente sujeitas ao regime jurídico de direito privado, porforça de lei.

Page 10: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

10

PRINCÍPIOS DAADMINISTRAÇÃO1 (CESPE/PF/AGENTE/2009) O princípio da presunção delegitimidade ou de veracidade retrata a presunção absoluta deque os atos praticados pela administração pública sãoverdadeiros e estão em consonância com as normas legaispertinentes.

Page 11: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

11

2 (CESPE/TJ – DF/ANLISTA JUDICIÁRIO/2013) Haveráofensa ao princípio da moralidade administrativa sempre queo comportamento da administração, embora em consonânciacom a lei, ofender a moral, os bons costumes, as regras deboa administração, os princípios de justiça e a ideia comum dehonestidade.3 (CESPE/SERPRO/ADVOGADO/2013) O princípio daisonomia pode ser invocado para a obtenção de benefício,ainda que a concessão deste a outros servidores tenha-sedado com a violação ao princípio da legalidade.

Page 12: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

12

4 (CESPE/SERPRO/ADVOGADO/2013) O princípio dapublicidade vincula-se à existência do ato administrativo, masa inobservância desse princípio não invalida o ato.5 (CESPE/DPE - RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013) Oprincípio da legalidade administrativa impõe que aadministração pública fundamente a sua atuação no direito,razão por que, para se realizar exame psicotécnico emconcurso público, é necessária prévia autorização em atonormativo do chefe do Poder Executivo.

Page 13: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

13

PODERES DAADMINISTRAÇÃO

1 (CESPE/DPE-RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013)A organização administrativa baseia-se nos pressupostos dadistribuição de competências e da hierarquia, razão por que otitular de uma secretaria estadual, desde que não hajaimpedimento legal, pode delegar parte da sua competência aoutro órgão quando for conveniente em razão dedeterminadas circunstâncias, como a de índole econômica, porexemplo.

Page 14: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

14

2 (CESPE/DPE - RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013) Noâmbito do poder disciplinar, a administração públicapossui discricionariedade para decidir se apurará, ounão, infração funcional cometida por servidor.3 (CESPE/DPE - RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013)Com o objetivo de melhorar a eficiênciaadministrativa, os estados-membros podem delegaro poder de polícia administrativa a sociedades deeconomia mista, especialmente a competência paraa aplicação de multas.

Page 15: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

15

4 (CESPE/PF/AGENTE/2009) O poder de a administraçãopública impor sanções a particulares não sujeitos à suadisciplina interna tem como fundamento o poder disciplinar.5 (CESPE/TJ – DF/OFICIALDE JUSTIÇA/2013) Aatribuiçãoconferida a autoridades administrativas com o objetivo deapurar e punir faltas funcionais, ou seja, condutas contráriasà realização normal das atividades do órgão eirregularidades de diversos tipos traduz-se, especificamente,no chamado poder hierárquico.

Page 16: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

16

6 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) O exercíciodo poder discricionário pode concretizar-se tanto nomomento em que o ato é praticado, bem comoposteriormente, como no momento em que a administraçãodecide por sua revogação.7 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) É possívelque o agente administrativo avoque para a sua esferadecisória a prática de ato de competência natural de outroagente de mesma hierarquia, para evitar a ocorrência dedecisões eventualmente contraditórias.

Page 17: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

17

DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS

1 (CESPE/DPE - RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013) Caso opresidente de autarquia estadual pretenda nomear seusobrinho para o cargo de diretor administrativo dessaentidade, não haverá óbice jurídico para a nomeação, já quea vedação ao nepotismo depende da edição de lei formal.

Page 18: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

18

2 (CESPE/DPE-RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013) Conforme aatual jurisprudência do STF, o candidato aprovado em concursopúblico dentro do número de vagas previstas no edital temdireito subjetivo à nomeação, ressalvadas as situaçõesexcepcionais devidamente motivadas e que possuam ascaracterísticas da superveniência, da imprevisibilidade, dagravidade e da necessidade.

Page 19: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

19

3 (CESPE/MPU/DIREITO/2013) Considere que o valornominal da remuneração global de determinado servidorpúblico que recebia determinada gratificação tenha sidoreduzido após a instituição de regime remuneratório desubsídio. Nesse caso, o servidor não tem direito àcontinuidade do recebimento da gratificação, pois, de acordocom o STF, não existe direito adquirido a regime jurídicoremuneratório.

Page 20: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

20

4 (CESPE/PC – BA/DELEGADO DE POLÍCIA/2013) Paraque ocorra provimento de vagas em qualquer cargo público,é necessária a prévia aprovação em concurso público.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

1 (CESPE/MPU/DIREITO/2013) A responsabilidade civil do Estado incide apenas se os danos causados forem de caráter patrimonial.

Page 21: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

21

2 (CESPE/TJ – DF/OFICIAL DE JUSTIÇA/2013) Suponhaque o TJDFT, por intermédio de um oficial de justiça, noexercício de sua função pública, pratique ato administrativoque cause dano a terceiros. Nessa situação, não se aplicamas regras relativas à responsabilidade civil do Estado, já queos atos praticados pelos juízes e pelos auxiliares do PoderJudiciário não geram responsabilidade do Estado.

Page 22: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

22

3 (CESPE/SERPRO/ADVOGADO/2013) Segundoentendimento do STF, a responsabilidade civil daspessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviçopúblico é objetiva tanto em relação aos usuários, quantoaos não usuários de um serviço público.

Page 23: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

23

4 (CESPE/SERPRO/ADVOGADO/2013) Caso o poderpúblico seja condenado em ação de responsabilidade civilpelos danos causados por seu servidor a terceiro, caberáação regressiva do Estado contra o servidor, ação esta cujoprazo prescricional será de três anos.5 (CESPE/SERPRO/ADVOGADO/2013) Na teoria do riscoadministrativo, verifica-se a necessidade de a vítimacomprovar a culpa da administração.

Page 24: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

24

6 (CESPE/DPE-RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013)

De acordo com a teoria do risco integral, o Estado respondeintegralmente quando houver danos a terceiros, desde que nãoesteja presente nenhuma das causas excludentes deresponsabilidade.IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA1 (CESPE/PF/AGENTE/2012) Se o suposto autor do ato alegarque não tinha conhecimento prévio da ilicitude, o ato deimprobidade restará afastado, por ser o desconhecimento danorma motivo para afastá-lo.

Page 25: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

25

2 (CESPE/PF/AGENTE/2009) Frustrar a licitude de processolicitatório ou dispensá-lo indevidamente constitui ato deimprobidade administrativa e, por consequência, impõe aaplicação da lei de improbidade e a sujeição do responsávelunicamente às sanções nela previstas.

Page 26: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

26

3(CESPE/MPU/DIREITO/2013)Aperdada funçãopúblicaésançãoaplicável àqueles que pratiquem atos de improbidade administrativaqueimportemenriquecimentoilícitoouquegeremlesãoaoerário,masnão aos que pratiquem atos de improbidade que atentem contra osprincípiosdaadministraçãopública.

Page 27: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

27

5 (CESPE/TJ – DF/ANALISTAJUDICIÁRIO/2013) O oficial dejustiça que, no exercício do cargo público, aufira vantagempatrimonial indevida estará sujeito, além das sanções penais,civis e administrativas previstas na legislação específica, àscominações arroladas na Lei n.º 8.429/1992, por configurar asituação ato de improbidade administrativa que importaenriquecimento ilícito.

Page 28: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

28

6 (CESPE/PC – BA/DELEGADO DE POLÍCIA/2013) Considereque um agente de polícia tenha utilizado uma caminhonete dapolícia civil para transportar sacos de cimento para umaconstrução particular. Nesse caso, o agente cometeu ato deimprobidade administrativa que importa em enriquecimentoilícito.7 (CESPE/PC – BA/DELEGADO DE POLÍCIA/2013) Umagente público que, agindo de forma culposa, gere lesão aopatrimônio público, estará obrigado a ressarcir integralmente odano causado.

Page 29: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

29

8 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013)

Constituem improbidade administrativa não apenasos atos que geram enriquecimento ilícito, mastambém os que atentam contra os princípios daadministração pública.

Page 30: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

30

9 (CESPE/INPI/DIREITO/2013) Aperda da função pública e asuspensão dos direitos políticos do servidor acusado deimprobidade administrativa só se efetivam com o trânsito emjulgado da sentença condenatória, não podendo, assim, ser oagente público afastado de seu cargo, emprego ou funçãodurante a instrução processual.

Page 31: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

31

"Art. 20. Aperda da função pública e a suspensão dos direitospolíticos só se efetivam com o trânsito em julgado dasentença condenatória.""Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativacompetente poderá determinar o afastamento do agentepúblico do exercício do cargo, emprego ou função, semprejuízo da remuneração, quando a medida se fizernecessária à instrução processual."

Page 32: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

32

ESTATUTO FEDERAL1 (CESPE/MPU/DIREITO/2013) São requisitos para ainvestidura em cargo público, entre outros, a idade mínima dedezoito anos e a aptidão física e mental, podendo asatribuições do cargo justificar a exigência de outros requisitosestabelecidos em lei.

Page 33: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

33

2 (CESPE/MPU/DIREITO/2013) O período em que oservidor estiver de licença para desempenhar mandatoclassista conta como tempo de serviço, sendo consideradode efetivo exercício, salvo para efeito de promoção pormerecimento.

Page 34: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

34

3 (CESPE/PC – BA/DELEGADO DE POLÍCIA/2013)Considere que um servidor público federal estável,submetido a estágio probatório para ocupar outro cargopúblico após aprovação em concurso público, desista deexercer a nova função. Nessa situação, o referido servidorterá o direito de ser reconduzido ao cargo ocupadoanteriormente no serviço público.

Page 35: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

35

4 (CESPE/TC – DF/PROCURADOR/2013) A promoçãoconstitui investidura derivada, enquanto a nomeação traduzinvestidura originária do servidor público.5 (CESPE/INPI/DIREITO/2013) No caso de exoneração deservidor público concursado e nomeado para cargo efetivo,é necessária a instauração de processo administrativodisciplinar para assegurar os princípios da ampla defesa edo contraditório.

Page 36: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

36

6 (CESPE/INPI/DIREITO/2013) Considere que umservidor público, em débito com o erário, foiexonerado do cargo que ocupava. Nesse caso, eleterá o prazo de sessenta dias para quitar seu débito,sob pena de ter sua inscrição em dívida ativa.7 (CESPE/INPI/DIREITO/2013) É assegurado, aoservidor público, o direito de acompanhar seuprocesso administrativo disciplinar pessoalmente,sendo obrigatória a defesa por um advogadodevidamente inscrito na OAB.

Page 37: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

37

8 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) Ovencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens decaráter permanente, é irredutível, salvo nos casos decalamidade pública ou guerra externa.9 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) Sãopenalidades disciplinares a advertência, a suspensão e adestituição de cargo em comissão.

Page 38: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

38

10 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) Em casode afastamento ou impedimento legal do servidor titularsuperior a quinze dias consecutivos, o servidor substitutoterá direito a retribuição pelo exercício do cargo ou funçãode direção ou chefia ou de cargo de natureza especial,paga na proporção dos dias de efetiva substituição queexcederem o referido período.

Page 39: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

39

11 (CESPE/TRT – 10ª REGIÃO/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) Oservidor público civil que fizer jus aos adicionais de insalubridade epericulosidade acumulará ambos os acréscimos sobre seuvencimento.12 (CESPE/TRT – 10ª REGIÃO/ANALISTAJUDICIÁRIO/2013) Aoservidor é facultado abater de suas férias as faltas injustificadas, demodo a preservar a remuneração referente aos dias em que deixardecompareceraoserviço.

Page 40: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

40

LICITAÇÕESPÚBLICAS

1 (CESPE/PF/AGENTE/2012) Configura-se a inexigibilidade delicitaçãoquandoaUniãoéobrigadaa intervirnodomínioeconômicopararegularpreçoounormalizaroabastecimento.

Page 41: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

41

2(CESPE/TC–DF/PROCURADOR/2013)

A administração pública poderá, excepcional e motivadamente,mesmo quando contar com consultoria jurídica própria, contrataradvogados mediante licitação, exceto quando for notável o saberjurídico do advogado e absolutamente singular o serviço a serprestado.

Page 42: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

42

3 (CESPE/INPI/DIREITO/2013)

A habilitação, como fase em que se examina, noprocedimento licitatório, a existência das condições quegarantem aos interessados o direito de participar da licitação,não tem natureza vinculada, pois, além da análise dosrequisitos constantes da lei e do ato convocatório, aautoridade administrativa dispõe de autonomia para avaliar aidoneidade e exigir quaisquer documentos dos licitantes.

Page 43: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

43

4(CESPE/TRT–10ºREGIÃO/TÉCNICOJUDICIÁRIO/2013)

A alienação de bem imóvel de propriedade de órgão daadministração direta está subordinada ao interesse público edepende de autorização legislativa, de prévia avaliação e, em regra,delicitaçãonamodalidadeconcorrência.

Page 44: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

44

5 (CESPE/INPI/DIREITO/2013) Caso a administração preciseadquirir materiais, equipamentos ou gêneros que só podemser fornecidos por produtor, empresa ou representantecomercial exclusivo, diz- se que a licitação é inexigível, sendovedada, entretanto, a preferência de marca.

Page 45: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

45

CONTROLEDAADMINISTRAÇÃO1 (CESPE/MPU/DIREITO/2013) No exercício do controlelegislativo,competeaoSenadoFederal,emcaráterprivativo,sustaros atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poderregulamentar,bemcomooscontratosquepadeçamdeilegalidade,neste último caso mediante solicitação da Comissão Mista deOrçamentodoCongressoNacional.2 (CESPE/IBAMA/ANALISTAAMBIENTAL/2013)Deacordocomo princípio da autotutela, o ato administrativo discricionário não épassíveldecontrolepeloPoderJudiciário.

Page 46: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

46

3 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) O controlelegislativo é a prerrogativa atribuída ao Poder Legislativo defiscalizar e controlar os atos praticados pelas entidadesintegrantes da administração direta, não sendo cabível estetipo de controle em face dos entes que compõem aadministração indireta.

Page 47: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

47

4 (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) Os órgãosadministrativos do Poder Judiciário, no exercício do controleadministrativo, podem confirmar ou rever condutas internas,conforme aspectos de legalidade ou de conveniência eoportunidade.

Page 48: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

48

5 (CESPE/INPI/DIREITO/2013) O controle judicial sobreatos da administração pública é exclusivamente delegalidade e, como regra, realizado a posteriori . Pode haver,no entanto, situações especiais em que se admite umcontrole prévio exercido pelo Judiciário.

Page 49: AULÃO PF - Direito Administrativo - Exercícios - Gustavo Knoplock

49

6 (CESPE/DPE - RR/DEFENSOR PÚBLICO/2013)O controle jurisdicional do poder disciplinar da administraçãopública é amplo, podendo o juiz, inclusive, determinarconcretamente a sanção disciplinar aplicável ao caso.7 (CESPE/INPI/DIREITO/2013) O controle financeiro exercidopelo Poder Legislativo alcança tanto o Executivo como oJudiciário e sua própria administração, no que se refere àreceita, à despesa e à gestão dos recursos públicos. Sujeitasa esse controle estão as áreas de atuação contábil, financeira,orçamentária, operacional e patrimonial.