aulÃo enem 2012

35
Exame Nacional do Ensino Médio ENEM ENEM

Upload: camila-machado

Post on 12-Dec-2014

155 views

Category:

Documents


16 download

TRANSCRIPT

Exame Nacional do Ensino Médio

ENEMENEM

Tudo pronto para a prova? Confira a lista de itens indispensáveis para o exame

Mais de 5 milhões de estudantes são esperados para fazer as provas do Exame

Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 3 e 4 de novembro. Os candidatos

precisam se preparar para o grande dia e tomar alguns cuidados para evitar sustos.

* Olho no relógio: os portões abrem ao 12h e o exame começa pontualmente às 13h.

Dúvidas passo a passoDúvidas passo a passo:http://enem.inep.gov.br/

A prova A prova EnemEnem, com 63 questões distribuídas em 21 , com 63 questões distribuídas em 21 habilidades, foi aplicada no período de 1998 a 2008.habilidades, foi aplicada no período de 1998 a 2008.

A partir de 2009, o A partir de 2009, o Enem Enem adquiriuadquiriu um novo formato um novo formato com com 180180 questões divididas em 4 áreas: questões divididas em 4 áreas: - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; - Matemática e suas Tecnologias; - Matemática e suas Tecnologias; - Ciências Humanas e suas Tecnologias- Ciências Humanas e suas Tecnologias;;- - Ciências da Natureza e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas Tecnologias..

A nova A nova Prova Enem éProva Enem é dividida em dois dias, com dividida em dois dias, com aplicação de aplicação de RedaçãoRedação em um deles, e utilizada por em um deles, e utilizada por diversas Universidades como processo seletivo.diversas Universidades como processo seletivo.

EnemEnem é uma prova de é uma prova de COMPETÊNCIAS E HABILIDADESCOMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.

As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do “saber fazer”. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.

Verifica-se se o participante é capaz de ler e interpretar textos de linguagem verbal, visual (fotos, mapas, pinturas, gráficos, entre outros) e enunciados.

Competências: Eixos cognitivos comuns a todas as áreas

I – DOMINAR LINGUAGENS: Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II – COMPREENDER FENÔMENOS: Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III – ENFRENTAR SITUAÇÕES-PROBLEMA: Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV – CONSTRUIR ARGUMENTAÇÃO: Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V – ELABORAR PROPOSTAS: Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Linguagem, Códigos e suas TecnologiasLinguagem, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 9 - Habilidades: 30Competências: 9 - Habilidades: 30

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Competências Habilidades

C1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

H1 H2 H3 H4

C2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

H5 H6 H7 H8

C3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

H9 H10 H11

C4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 H13 H14

C5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. H15 H16 H17

C6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H18 H19 H20

C7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.H21 H22 H23 H24

C8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

H25 H26 H27

C9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. H28 H29 H30

Linguagem, Códigos e suas TecnologiasLinguagem, Códigos e suas TecnologiasHabilidades em Língua Portuguesa e LiteraturaHabilidades em Língua Portuguesa e Literatura

H15 – H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

H16 – H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. construção do texto literário.

H17 – H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.permanentes no patrimônio literário nacional.

H18 – H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H19 – H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. específicas de interlocução.

H20 – H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.da memória e da identidade nacional.

Linguagem, Códigos e suas TecnologiasLinguagem, Códigos e suas TecnologiasHabilidades em Língua Portuguesa e LiteraturaHabilidades em Língua Portuguesa e Literatura

H21 – H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

H22 – H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. linguísticos.

H23 – H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

H24 – H24 – Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.chantagem, entre outras.

H25 – H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

H26 – H26 – Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. social.

H27 – H27 – Reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa nas Reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.diferentes situações de comunicação.

Linguagem, Códigos e suas TecnologiasLinguagem, Códigos e suas TecnologiasLíngua Portuguesa e LiteraturaLíngua Portuguesa e Literatura

ENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSAENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSA

97) O texto tem o objetivo de 97) O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,solucionar um problema social,

a) descrevendo a situação do país a) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína.em relação à gripe suína.

b) alertando a população para o b) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A.risco de morte pela Influenza A.

c) informando a população sobre a c) informando a população sobre a iminência de uma pandemia de iminência de uma pandemia de Influenza A.Influenza A.

d) orientando a população sobre os d) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a procedimentos para evitar a contaminação.contaminação.

e) convocando toda a população e) convocando toda a população para se submeter a exames de para se submeter a exames de detecção da gripe suína.detecção da gripe suína.

ENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSAENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSA

97) O texto tem o objetivo de solucionar um 97) O texto tem o objetivo de solucionar um problema social, problema social,

a) descrevendo a situação do país em relação a) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína.à gripe suína.

b) alertando a população para o risco de b) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A.morte pela Influenza A.

c) informando a população sobre a iminência c) informando a população sobre a iminência de uma pandemia de Influenza A.de uma pandemia de Influenza A.

d) orientando a população sobre os sintomas d) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação.contaminação.

e) convocando toda a população para se e) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe submeter a exames de detecção da gripe suína.suína.

DD

C7 – C7 – Confrontar opiniões e pontos de vista Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.manifestações específicas.

H24 – H24 – Reconhecer no texto estratégias Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.entre outras.

ENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSAENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSA

109) BROWNE, C. Hagar, o horrível. 109) BROWNE, C. Hagar, o horrível. Jornal O GLOBOJornal O GLOBO,,

Segundo Caderno. 20 fev. 2009.Segundo Caderno. 20 fev. 2009.

A linguagem da tirinha revelaA linguagem da tirinha revela

a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.

b) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.b) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.

c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.quadrinho.

d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.emergência.

e) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia e) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.entre eles.

ENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSAENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSA

109) BROWNE, C. Hagar, o horrível. 109) BROWNE, C. Hagar, o horrível. Jornal O GLOBOJornal O GLOBO,,

Segundo Caderno. 20 fev. 2009.Segundo Caderno. 20 fev. 2009.

A linguagem da tirinha revelaA linguagem da tirinha revela

a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.

b) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.b) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.

c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.

d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.emergência.

e) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre e) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.eles.

CC

C8 – C8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

H26 – H26 – Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

ENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSAENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSA111) A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos.

Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.

CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br.

Acesso em: 12 ago. 2009.

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que

a) ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.

b) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.

c) a pintura e o texto têm uma característica em comum,que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.

d) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.

e) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.

ENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSAENEM 2009 – 2º DIA – PROVA ROSA

111) A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos.Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br.Acesso em: 12 ago. 2009.

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se quea) ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.b) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.c) a pintura e o texto têm uma característica em comum,que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.d) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.e) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.DC7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA 101) TEXTO I

O meu nome é Severino,não tenho outro de pia.Como há muitos Severinos,que é santo de romaria,deram então de me chamarSeverino de Maria;como há muitos Severinoscom mães chamadas Maria,fiquei sendo o da Mariado finado Zacarias,mas isso ainda diz pouco:há muitos na freguesia,por causa de um coronelque se chamou Zacariase que foi o mais antigosenhor desta sesmaria.Como então dizer quem falaora a vossas senhorias?

MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro, Aguilar, 1994 (fragmento)

Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta: "Como então dizer quem fala / ora a vossas senhorias?". A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da

a) descrição minuciosa dos traços biográficos do personagem-narrador.

b) construção da figura do retirante nordestino com um homem resignado com a sua situação.

c) representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição.

d) apresentação do personagem-narrador como uma projeção do próprio poeta em sua crise existencial.

e) descrição de Severino, que, apesar de humilde, orgulha-se de ser descendente do coronel Zacarias.

TEXTO II

João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A autoapresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outros homens.

SECCHIN, A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro, Topbooks, 1999 (fragmentos)

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta: "Como então dizer quem fala / ora a vossas senhorias?". A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da

a) descrição minuciosa dos traços biográficos do personagem-narrador.b) construção da figura do retirante nordestino com um homem resignado com a sua situação.c) representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição.d) apresentação do personagem-narrador como uma projeção do próprio poeta em sua crise existencial.e) descrição de Severino, que, apesar de humilde, orgulha-se de ser descendente do coronel Zacarias.

CC5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

102) O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração "Noites do Terror, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor

a) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.e) a percepção do sentido literal da expressão "noites do terror”, equivalente à noites de terror”.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

102) O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração "Noites do Terror, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor

a) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.d) D o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.e) E a percepção do sentido literal da expressão "noites do terror”, equivalente à noites de terror”.DC7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

109) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.A, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão "Além disso" marca uma sequenciação de ideias.b) o conectivo "mas também" inicia oração que exprime ideia de contraste.c) C o termo "como", em "como morte súbita e derrame" introduz uma generalização.d) o termo "Também" exprime uma justificativa.e) o termo"fatores" retoma coesivamente "níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

109) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.A, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão "Além disso" marca uma sequenciação de ideias.b) o conectivo "mas também" inicia oração que exprime ideia de contraste.c) C o termo "como", em "como morte súbita e derrame" introduz uma generalização.d) o termo "Também" exprime uma justificativa.e) o termo"fatores" retoma coesivamente "níveis de colesterol e de glicose no sangue”.AC6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

116) É água que não acaba maisDados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. "Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos", diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.Época. Nº 623, 26 abr. 2010.

Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa científica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina, porque o autor do texto prioriza

a) as suas opiniões, baseadas em fatos.b) os aspectos objetivos e precisos.c) os elementos de persuasão do leitor.d) os elementos estéticos na construção do texto.e) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

116) É água que não acaba maisDados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. "Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos", diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.Época. Nº 623, 26 abr. 2010.

Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa científica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina, porque o autor do texto priorizaa) as suas opiniões, baseadas em fatos.b) os aspectos objetivos e precisos.c) os elementos de persuasão do leitor.d) os elementos estéticos na construção do texto.e) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.

BC6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

118) Quando os portugueses se instalaram no Brasil, o país era povoado de índios. Importaram, depois, da África, grande número de escravos. O Português, o Índio e o Negro constituem, durante o período colonial, as três bases da população brasileira. Mas no que se refere à cultura a contribuição do Português foi de longe a mais notada.Durante muito tempo o português e o tupi viveram lado a lado como línguas de comunicação. Era o tupi que utilizavam os bandeirantes nas suas expedições. Em 1694, dizia o Padre Antônio Vieira que "as famílias dos portugueses e índios em São Paulo estão tão ligadas hoje umas com as outras, que as mulheres e os filhos mística e domesticamente, e a língua que nas ditas famílias se fala é a dos Índios, e a portuguesa a vão os meninos aprender à escola.”TEYSSIER, P. História da Língua Portuguesa . Lisboa:Livraria Sá da Costa, 1984 (adaptado)

A identidade de uma nação está diretamente ligada à cultura de seu povo. O texto mostra que, no período colonial brasileira, o Português, o Índio e o Negro formaram a base da população e que o patrimônio linguístico brasileiro é resultado daa) contribuição dos índios na escolarização dos brasileiros.b) diferença entre as línguas dos colonizadores e as dos indígenas.c) importância do padre Antônio Vieira para a literatura de língua portuguesa.d) origem das diferenças entre a língua portuguesa e as línguas tupi.e) interação pacífica no uso da língua portuguesa e da língua tupi.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

118) Quando os portugueses se instalaram no Brasil, o país era povoado de índios. Importaram, depois, da África, grande número de escravos. O Português, o Índio e o Negro constituem, durante o período colonial, as três bases da população brasileira. Mas no que se refere à cultura a contribuição do Português foi de longe a mais notada.Durante muito tempo o português e o tupi viveram lado a lado como línguas de comunicação. Era o tupi que utilizavam os bandeirantes nas suas expedições. Em 1694, dizia o Padre Antônio Vieira que "as famílias dos portugueses e índios em São Paulo estão tão ligadas hoje umas com as outras, que as mulheres e os filhos mistica e domesticamente, e a língua que nas ditas famílias se fala é a dos Índios, e a portuguesa a vão os meninos aprender à escola.”TEYSSIER, P. História da Língua Portuguesa . Lisboa:Livraria Sá da Costa, 1984 (adaptado)A identidade de uma nação está diretamente ligada à cultura de seu povo. O texto mostra que, no período colonial brasileira, o Português, o Índio e o Negro formaram a base da população e que o patrimônio linguístico brasileiro é resultado daa) contribuição dos índios na escolarização dos brasileiros.b) diferença entre as línguas dos colonizadores e as dos indígenas.c) importância do padre Antônio Vieira para a literatura de língua portuguesa.d) origem das diferenças entre a língua portuguesa e as línguas tupi.e) interação pacífica no uso da língua portuguesa e da língua tupi.E C8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

119) Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo.AZEVEDO, A. O cortiço. São Paulo: Ática, 1983 (fragmento).

No romance O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois

a) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas.b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo.c) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses.e) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.musicais.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

119) No romance O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois

a) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas.b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo.c) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses.e) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.musicais.CC5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

124) O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: "Mude sua embalagem". A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.d) associar o vocábulo "açúcar" à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

124) O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: "Mude sua embalagem". A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.d) associar o vocábulo "açúcar" à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

DC7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

130) MANDIOCA - mais um presente da Amazônia

Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações da Manihot utilissima podem variar de região, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional : pão-de-pobre - e por motivos óbvios.Rica em fécula, a mandioca — uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses — é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África.O melhor do Globo Rural. Fev. 2005 (fragmento).

De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que

a) existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta.b) mandioca é nome científico para uma espécie existente na região amazônica.c) "pão-de-pobre" é designação específica para a planta da região amazônica.d) os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região.e) a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA 130) MANDIOCA - mais um presente da Amazônia

Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações da Manihot utilissima podem variar de região, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional : pão-de-pobre - e por motivos óbvios.Rica em fécula, a mandioca — uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses — é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África.O melhor do Globo Rural. Fev. 2005 (fragmento).

De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que

a) existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta.b) mandioca é nome científico para uma espécie existente na região amazônica.c) "pão-de-pobre" é designação específica para a planta da região amazônica.d) os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região.e) a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.

AC8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

132) O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, poisa) contraria o uso previsto para o registro oral da língua.b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.c) gera inadequação na concordância com o verbo.d) gera ambiguidade na leitura do texto.e) apresenta dupla marcação de sujeito.

ENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELAENEM 2011 – 2º DIA – PROVA AMARELA

132) O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, poisa) contraria o uso previsto para o registro oral da língua.b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.c) gera inadequação na concordância com o verbo.d) gera ambiguidade na leitura do texto.e) apresenta dupla marcação de sujeito.BC8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.H27 – Reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

BOA PROVA, BONITOS!BOA PROVA, BONITOS!