aula01nara.pdf

7
11 Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRAN Aula 01 Você, no decorrer de sua vida, já deve ter percebido quão importante é a linguagem, seja verbal ou não-verbal, para que possamos nos comunicar com eficiência. Pois bem, nesta aula, nós iremos conhecer um pouco sobre a importância da palavra, assim como sobre as diversas funções que a linguagem possui para que tenhamos sucesso em nosso dia a dia, seja enquanto pessoa, cidadão, profissional, estudante, ou em outros “papéis sociais” que venhamos a desempenhar. Você já parou para pensar sobre a importância da palavra no seu cotidiano? Nós sabemos que a palavra é muito importante para o convívio em sociedade. Em certos momentos, palavras servem para selar compromissos, para mostrar sentimentos, etc. Basta que uma palavra seja dita para que nós nos emocionemos, para que fiquemos com raiva, ou mesmo para que uma amizade seja destruída, ou construída. Você sabe por quê? A palavra é a matéria-prima de um dos componentes mais relevantes para a formação do homem: a COMUNICAÇÃO. Ela é capaz de despertar emoções, definir situações, estabelecer simpatia ou antipatia entre as pessoas, enfim ela “move” o mundo. Por isso, a palavra deve ser tratada com muito zelo e deve ser cuidadosamente manipulada para o alcance de um bom nível de comunicação, ou seja, para que cumpra sua função comunicativa satisfatoriamente. O homem precisa da comunicação para viver, para se relacionar com o mundo que o cerca, para se tornar cidadão... Para isso, ele criou diversos meios artísticos que o ajudam nesse processo. Lidaremos com diversos Tipos de Textos durante as nossas aulas, cada um deles tem uma forma ou uma intenção diferente, mas todos trabalham para aproximar as pessoas pela Comunicação, para expor idéias, incitar sentimentos, fazer uma crítica, fazer humor.Veja alguns exemplos: jornal, poesia, letra de música, carta, escultura, crônica, teatro, quadrinho, provérbio, A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA E DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NA EXPRESSÃO E NA COMUNICAÇÃO

Upload: israelceara

Post on 05-Dec-2015

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: aula01nara.pdf

11

Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRAN

Aula 01

Você, no decorrer de sua vida, já deve ter percebido quão importante é a linguagem, seja verbal ou não-verbal, para que possamos nos comunicar com eficiência. Pois bem, nesta aula, nós iremos conhecer um pouco sobre a importância da palavra, assim como sobre as diversas funções que a linguagem possui para que tenhamos sucesso em nosso dia a dia, seja enquanto pessoa, cidadão, profissional, estudante, ou em outros “papéis sociais” que venhamos a desempenhar.

Você já parou para pensar sobre a importância da palavra no seu cotidiano?

Nós sabemos que a palavra é muito importante para o convívio em sociedade. Em certos momentos, palavras servem para selar compromissos, para mostrar sentimentos, etc. Basta que uma palavra seja dita para que nós nos emocionemos, para que fiquemos com raiva, ou mesmo para que uma amizade seja destruída, ou construída. Você sabe por quê?

A palavra é a matéria-prima de um dos componentes mais relevantes para a formação do homem: a COMUNICAÇÃO. Ela é capaz de despertar emoções, definir situações, estabelecer simpatia ou antipatia entre as pessoas, enfim ela “move” o mundo. Por isso, a palavra deve ser tratada com muito zelo e deve ser cuidadosamente manipulada para o alcance de um bom nível de comunicação, ou seja, para que cumpra sua função comunicativa satisfatoriamente.

O homem precisa da comunicação para viver, para se relacionar com o mundo que o cerca, para se tornar cidadão... Para isso, ele criou diversos meios artísticos que o ajudam nesse processo. Lidaremos com diversos Tipos de Textos durante as nossas aulas, cada um deles tem uma forma ou uma intenção diferente, mas todos trabalham para aproximar as pessoas pela Comunicação, para expor idéias, incitar sentimentos, fazer uma crítica, fazer humor.Veja alguns exemplos: jornal, poesia, letra de música, carta, escultura, crônica, teatro, quadrinho, provérbio,

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA E DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NA EXPRESSÃO E

NA COMUNICAÇÃO

Page 2: aula01nara.pdf

12

Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRANconto, entre outros.

E então, vamos trabalhar???

Inspire-se na “gula” da personagem Magali e desperte sua “gula”pelo conhecimento!!!

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NA EXPRESSÃO E NA COMUNICAÇÃO

Antes de chegar ao Ensino Superior, você, com certeza, conheceu os diferentes elementos implicados no processo de comunicação. Vamos recordar? São eles, o emissor/ destinador, o receptor/ destinatário, a mensagem, o canal, o código e o referente. A cada um desses seis elementos, corresponde, no quadro da comunicação estabelecida pela linguagem, uma função lingüística e foi Roman Jakobson quem definiu essas seis funções.

As seis funções da linguagem, segundo Vanoye (2002), estão assim dispostas:

a) A função expressiva ou emotiva: está centrada sobre no emissor (destinador) da mensagem, ela exprime a atitude do emissor em relação ao conteúdo de sua mensagem e da situação.

Assim, tudo aquilo que numa mensagem escrita ou falada revela a personalidade, o “eu” do emissor, concerne à função expressiva/emotiva (é o caso do papel da interjeição com valor emotivo, julgamentos subjetivos, entonações, características, etc.).

Esta função expressiva está marcada pelo emprego da primeira pessoa, bem como pela utilização de certos procedimentos que reforçam as afirmações do destinador. Quando revelamos o que pensamos, em que acreditamos, e, também, quando mostramos explicitamente nosso ponto de vista estamos lançando mão desta função.

O diário pessoal é um exemplo do uso da função emotiva.

b) A função conativa/apelativa: é a função que se orienta para o destinatário. Tudo o que, numa mensagem, remete diretamente ao receptor (destinatário) dessa mensagem concerne à função conativa, cujas manifestações mais evidentes são imperativos como

Page 3: aula01nara.pdf

13

Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRAN c) A função referencial, também chamada denotativa, está

centrada sobre o referente. Tudo o que, na mensagem, remete aos referentes situacionais ou textuais, concerne à função referencial.

Extraído do site: http://www.nestle.com.br/MatrixContainerDefault.asp

Exemplo: Ônibus destroçado na Rodovia: 13 mortos.Folha da Tarde, 26/01/77.

Essa informação utiliza somente a função referencial da linguagem, da mesma forma que esta: “Museu de Arte Contemporânea - aberto das 9h às 11h”.

Referente: adj. Que diz res-peito: relativo, concemente

Extraído do site: http://veja.abril.com.br/arquivo.html

Resumindo, podemos dizer que a função expressiva está centrada sobre o eu, a função conativa sobre o tu e a função referencial sobre o ele (sendo o ele, gramaticalmente neutro, equivale a um isso).

E então, já relembrou os conceitos de algumas funções da linguagem???? Vamos continuar????

d) A função fática está centrada sobre o canal (físico ou psicológico). Tudo

o que numa mensagem serve para estabelecer, manter ou cortar o contato (portanto comunicar)

concerne a essa função.

Assim, por exemplo, em uma comunicação telefônica, o tradicional “alô” estabelece o

contato, as expressões “você está me ouvindo?”, “um momento por favor!” mantêm contato, e,

a expressão “vou desligar” interrompe a comunicação.

A função fática manifesta essencialmente a necessidade ou o desejo de comunicar. Pode-

se observar que a linguagem das crianças recorre freqüentemente a essa função lingüística (heim,

mãe). Essa função tem o compromisso de manter os interlocutores em contato.

- Alô, como vai???? E então, está gostando das aulas de linguagem??? Ah, que bom!!!!! Aproveite-as bastante verá como serão úteis para seu dia-a dia!!!!

Page 4: aula01nara.pdf

14

Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRANe) A função metalingüística é aquela que está centrada sobre o código. Tudo o que,

numa mensagem, serve para dar explicações ou precisar o código utilizado pelo destinador con-cerne a essa função. O destinatário pode ter necessidade de perguntar sobre os termos utilizados “o que é que você quer dizer?...”, “que é que significa isso?” e o destinador pode explicar sua própria linguagem: “quero dizer com essa palavra”... “ Isto é...”. Numa aula sobre vocabulário, o diálogo entre o professor e o aluno recorre abundantemente a essa função (a metalinguagem é uma linguagem que fala da própria linguagem).

Exemplo: Os dicionários são obras de caráter metalingüístico, mas podemos pensar também nas definições de palavras cruzadas, e em outros textos com esse mesmo caráter, como é o caso do trecho que segue:

“Neste ensaio, “ciência normal” significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações científicas passadas. Essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica específica como proporcionando os funda-mentos para a sua prática posterior” (KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Ed. Perspectiva, 1976, p. 29).

Faça bom uso da função metalingüística utilizando-se do dicionário em todos os mo-

mentos que for ler e escrever. Verá que ele é companhia essencial a todo

aquele que deseja ser bem sucedido no trato com a língua!!!!

Utilize o dicionário, verá como suas leituras e produções de texto melhorarão

muitíssimo!!!!!!

E e n t ã o , p e r c e b e u c o m o j á a v a n ç o u e m s e u s

conhecimentos???Agora vamos à última função da linguagem!!!

f) A função poética/estética é aquela que está centrada sobre a própria mensagem. Ela

coloca em evidência o lado palpável (real, visível) dos signos (Jakobson). Tudo o que suplementa

o sentido da mensagem por meio do jogo de sua estrutura, de sua tonalidade, de seu ritmo e de

sua sonoridade, concerne à função poética.

A função poética não abrange somente a poesia. No entanto, na poesia a função poética

é dominante, ao passo que em outras formas de expressão lingüística ela é acessória.

Exemplo: Os anúncios publicitários e políticos recorrem freqüentemente à

função poética da linguagem:

Page 5: aula01nara.pdf

15

Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRAN- Melhoral, é melhor e não faz mal.

- Vote certo votando em Carlos Alberto!!!!!!

O esquema que segue indica as correspondências entre os elementos de comunicação

e as funções da linguagem.

Leia com bastante atenção o esquema!!

Leia com bastante atenção o poema abaixo e perceba a beleza da função poética!!

A vida são deveres que nós trouxemos pra fazer em casa.

Quando se vê já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira...

Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê, passaram-se 50 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado...

Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade,

eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente

e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada

e inútil das horas...

Dessa forma eu digo, não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo

que infelizmente não voltará mais...

Mário Quintana

Page 6: aula01nara.pdf

16

Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRANObservações sobre as funções da linguagem:

a) As seis funções da linguagem não se excluem, mas também não se encontram todas unidas necessariamente numa dada mensagem. Aliás, é muito raro encontrar numa mensagem apenas uma dessas seis funções. Freqüentemente elas se “misturam”.b) No entanto, pode-se admitir que numa dada mensagem, uma ou outra função seja dominante. Pode-se, assim, distinguir tipos de mensagens seguindo a hierarquia das funções que são representadas e estabelecer, com isso, uma tipologia das mensagens, segundo a importância das funções representadas.c) As mensagens referenciais, estão centradas, sobretudo, no referente (situacional, ou textual, real ou fictício).d) As mensagens expressivas, estão centradas, sobretudo, no destinador e voltadas para expressão dos sentimentos, das emoções e dos julgamentos.e) As mensagens conativas, centradas no destinatário, acionam esse destinatário dire-tamente.f) Nas mensagens fáticas, predomina o cuidado de estabelecer ou de manter o con-tato.g) As mensagens metalingüísticas são explicativas e estão centradas no código.h) Nas mensagens poéticas, os ritmos, as sonoridades e a estrutura da mensagem têm tanta importância quanto o conteúdo das informações que ela veicula.

Aproveite para conhecer Roman Jakobson, o lingüista que definiu as funções da linguagem.

Atenção: uma mesma frase pode ser expressiva ou conativa, referencial ou metalingüística (“estou com calor” é a expressão de uma sensação, mas pode ser também um pedido indireto de uma bebida refres-cante, certo???..).

Na medida em que se entende que as funções se superpôem ou se imbricam numa mesma mensagem, percebemos a grande utilidade das mesmas para a análise e produção de enunciados. Elas oferecem meios, relativamente simples e rigorosos, para tornar evidentes os elementos da comunicação articulados num texto, para definir a situação na qual se desenvolve a mensagem, e ainda, por meio da determinação da ou das funções dominantes para precisar a natureza da mensagem.

E então, entendeu direitinho o conteúdo??? Tem alguma dúvida??? Se tiver, mande perguntas para o e-mail [email protected]

Page 7: aula01nara.pdf

17

Linguagem e Argumentação - Nara Sgarbi - UNIGRAN

__________Atividade01 Responda as atividades e envie-as pelo portfólio, ferramenta do ambiente de

aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas utilize o Quadro de Avisos ou mande e-mail para o endereço [email protected]

Escolha entre a atividade um ou dois!!!

1 - Assista ao filme Nell, leia sobre ele no site: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/nell//nell.htm e escolha passagens que expressem as seis funções da linguagem que você acabou de estudar. Para cada passagem escolhida dê uma explicação porque você afirmou que pertencia a esta ou aquela função da linguagem.

Número máximo de linhas: 20.

OBS: Esta atividade poderá ser desenvolvida individualmente ou em grupo de, no máximo, cinco alunos.

2 - Produza um texto dissertativo/reflexivo, com no máximo 20 linhas, acerca do seguinte tema: Cada homem constrói sua liberdade.

SUGESTÕES DE LIVROS

CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. 4. ed. São Paulo: Ática, 1990.

PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 2. ed. São Paulo: Ática.

SUGESTÕES DE SÍTIOS

Funções de Linguagem. Disponível em: http://www.graudez.com.br/literatura/funling.htm

Linguagem de cobra. Disponível em: http://www.gargantadaserpente.com/linguagem/funcoes.shtml