aula pratica 1 - gradadm.ifsc.usp.br · ao clicar duas vezes com o mouse sobre o ícone de ... uma...

6
FFI0750 – BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Prof. Dr. Rafael V. C. Guido / Prof. Dr. Glaucius Oliva 1 AULA PRÁTICA 1 VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO MOLECULAR Os programas disponíveis para representação molecular variam em função da finalidade desejada. Por exemplo, as ferramentas necessárias para estudos cristalográficos não serão necessariamente as mesmas utilizadas para espectroscopia de RMN. Entretanto, as alternativas de representação molecular se conservam tanto para micro quanto macromoléculas, existindo diversas alternativas (e.g., 1D, 2D e 3D). A sequência de aminoácidos de proteínas ou de ácidos nucleicos de DNA e RNA são normalmente representadas pelo código de uma letra (1D). Tendo em vista a necessidade de representar elementos estruturais mais complexos como estruturas secundárias (e.g., α‐hélices, folhas‐β), terciárias (e.g., enovelamentos, domínios) e quaternárias (e.g., dímeros, trímeros, tetrâmeros) de proteínas utiliza‐se modos de representações 3D. A Figura 1 apresenta as diferentes alternativas de representação para micro e macromoléculas. Figura 1. Comparações entre os níveis de representação molecular.

Upload: vanduong

Post on 30-Jul-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FFI0750 – BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Prof. Dr. Rafael V. C. Guido / Prof. Dr. Glaucius Oliva 

1  

AULAPRÁTICA1

VISUALIZAÇÃOEREPRESENTAÇÃOMOLECULAR

Osprogramasdisponíveispararepresentaçãomolecularvariamemfunçãodafinalidadedesejada.Porexemplo, as ferramentas necessárias para estudos cristalográficos não serão necessariamente asmesmasutilizadasparaespectroscopiadeRMN.Entretanto,asalternativasderepresentaçãomolecularseconservamtantoparamicroquantomacromoléculas,existindodiversasalternativas(e.g.,1D,2De3D).A sequência de aminoácidos de proteínas ou de ácidos nucleicos de DNA e RNA são normalmenterepresentadaspelocódigodeumaletra(1D).Tendoemvistaanecessidadederepresentarelementosestruturais mais complexos como estruturas secundárias (e.g., α‐hélices, folhas‐β), terciárias (e.g.,enovelamentos,domínios)equaternárias(e.g.,dímeros,trímeros,tetrâmeros)deproteínasutiliza‐semodosderepresentações3D.AFigura1apresentaasdiferentesalternativasderepresentaçãoparamicroemacromoléculas.

Figura1.Comparaçõesentreosníveisderepresentaçãomolecular.

FFI0750 – BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Prof. Dr. Rafael V. C. Guido / Prof. Dr. Glaucius Oliva 

2  

TutorialPymol

NestaaulapráticavamosutilizaroprogramaPyMOLparavisualizareanalisarestruturasdeproteínas.PyMOLéumaferramentaútilparaestudarproteínas,DNAeoutrasmoléculasbiológicas.

OPyMOLéumprogramaescritoemlinguagemdeprogramaçãoPython,queencontragrandeaplicaçãona visualização, interpretação e análise de dados estruturais. Além da elevada interatividade parausuáriosinicianteseavançados,oprogramapossuiumprocessoderenderizaçãorobustoedebaixocustocomputacionalquepermiteacriaçãodeimagenseanimaçõesdealtaqualidade.

VisãoGeraldoPyMOL

AoclicarduasvezescomomousesobreoíconedeinicializaçãodoPyMOL,duasjanelasabrirão:umadenominadainterfacegráficadousuário(GUIdoinglês,graphicaluserinterface)eoutradenominadajaneladevisualização(doinglês,viewer)(Figura2).Amanipulaçãodamoléculaemestudo,bemcomoaconfiguraçãodosmodosderepresentação,érealizadapelaGUI.Alémdisso,tantoaGUIquantoajanelade visualização permitem a entrada de comandos específicos através dos “terminais de comando”localizadosnaparteinferiordeambasasjanelaseidentificadospelapalavra“PyMOL>”.

Paraarealizaçãodessaaulapráticautilizaremososcomandospré‐configuradoslocalizadosnaGUIenajaneladevisualização.Ospassos,desdeavisualizaçãomolecularatéaobtençãodaimagemfinalemaltaqualidade, serão descritos detalhadamente. Para tanto, uma breve descrição das principais opçõesdisponíveisnaGUIejaneladevisualizaçãoéapresentadanapróximaseção.

Figura2.VisãogeraldoprogramaPymol.

FFI0750 – BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Prof. Dr. Rafael V. C. Guido / Prof. Dr. Glaucius Oliva 

3  

InterfaceGráficadoUsuário(GUI)–MenuInternoPainel lateral localizado no canto superior direito da janela devisualização que contém comandos pré‐ajustados.Nesse painel ousuário encontra comandos para executar as principais açõesnecessáriasparaarepresentaçãodemicroemacromoléculas.

o A=ação(doinglês,action)o S=mostrar(doinglês,show)o H=esconder(doinglês,hide)o L=legenda(doinglês,label)o C=cor(doinglês,color)

Oesquemaabaixoilustraosdetalheseopçõesdecadaumdoscomandospré‐ajustados.Obs.Asconfiguraçõesdasrepresentaçõespodemseraplicadasaobjetosespecíficos.

O painel lateral localizado no canto inferior direito da janela devisualizaçãocontémumadescriçãodetalhadadasfunçõesatribuídasaosbotõesdomousenomododevisualização(doinglês,viewing)edeedição(doinglês,editing).Alémdisso,naparteinferiordessepainelháfunçõespara a execução de animações e navegação entre objetos (e.g.,

),bemcomoumcomandodeacessorápidoparaarepresentação da sequência primária da macromolécula (e.g., , doinglês, sequence), um comando para chacoalhar (do inglês, rock) avisualização (e.g., ) e um comando para manter a janela devisualizaçãonomodotelacheia(e.g., ,doinglês,fullscreen).

FFI0750 – BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Prof. Dr. Rafael V. C. Guido / Prof. Dr. Glaucius Oliva 

4  

FunçõesBásicasdeVisualização

a. AcesseowebsitedoPDBnoendereçohttp://www.pdb.org;

b. Napartesuperiordajanelaemexibição,digiteocódigo“1SNC”nocampo“PDBID”;

c. NomenulocalizadonapartesuperiordireitadapáginadoPDB,baixeascoordenadascontidasnoarquivopdb.CliqueemDOWNLOADFILES>PDBFILE(TEXT)

d. NoPyMOL,abraoarquivopelaGUIdoatravésdomenuFILE>OPEN,selecionandooarquivopdbbaixado(e.g.,1SNC.pdb).

O arquivo PDB será carregado, e você verá as "linhas" representando a proteína (Figura 3). Nestarepresentação, cada ligação química é desenhada como uma linha e os átomos onde as ligações secruzam (vértices). Na representação padrão, os átomos de carbonos são indicados em verdes, onitrogênioemazul,ooxigênioemvermelho,enxofreemamarelo,efósforoemlaranja.Osátomosdehidrogênio são representados em branco, mas eles não são normalmente visíveis numa estruturacristalina.

Figura3.Estrutura3DdanucleassedeStaphylococcusindicadapelomodelosdelinhas.

FFI0750 – BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Prof. Dr. Rafael V. C. Guido / Prof. Dr. Glaucius Oliva 

5  

RepresentaçõesMoleculares

Oscientistasdesenvolveramváriosesquemasparaavisualizaçãoerepresentaçãodeproteínaseácidosnucleicos.Osprincipaisexemplossão:

Bastões: são semelhantes às linhas, contudo, eles são mais espessos, como os modelosmolecularesutilizadosemquímicaorgânica.

Esferas:nestarepresentaçãotodososátomossão indicadoscomoesferas,comraiosquesãocaracterísticosdeseusorbitais (s)deelétrons.Essarepresentação tambéméconhecidapeloacrônimo CPK, nomeado em homenagem aos pesquisadores Robert Corey, Linus Pauling eWalterKoltunqueforamosinventoresdessarepresentaçãomolecular.

Cartoons:nessarepresentaçãoosátomosdacadeia lateral são ignoradose linhassuavessãodesenhadasatravésdacadeiaprincipal,sejadaproteínaoudoDNA/RNA.Nessarepresentaçãohélicesalfaefolhasbetasãoindicadoscomofitasesetas,respectivamente.

Bastões Esferas(CPK) Cartoon

Figura4.Exemplosdasprincipaisformasdevisualizaçãoerepresentaçãodeproteínas.

SalveseusResultados

Depoisdeobterumaimagemadequada,faz‐senecessáriosalvarosresultados.NoPyMOLoestadodeamoléculajuntocomascoordenadaseobjetodelistagemsãosalvoscomoumarquivodesessão(.pse).Umasessãocontémtodasasinformaçõesnecessáriasparareproduziroobjetoeseleçõesqueestãonovisualizador,portanto,vocêdevesalvarfrequentementeumasessãoparaevitarperdertrabalhorealizado.Parafazerisso,acessenajanelaGUI:

FILE>SAVESESSIONAS

QuandovocêreiniciaroPyMOLvocêpoderácarregarestasessãoetodasasconfiguraçõesusadasserãorecuperadas.Levando‐seemcontaquealgumasimagensmolecularespodemlevartemposignificativoparaseremelaboradas,esserecursoéextremamenteútil.

FFI0750 – BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Prof. Dr. Rafael V. C. Guido / Prof. Dr. Glaucius Oliva 

6  

Renderização

Renderização é o processo pelo qual pode‐se obter o produto final de um processamento digitalqualquer.Esteprocessoaplica‐seessencialmenteemprogramasdemodelagem2De3D,bemcomoáudio e vídeo. O processo de tratamento digital de imagens consome muitos recursos dosprocessadores,epodetornar‐sebastante“pesado”.NoPyMOLquandoarepresentaçãoevisualizaçãoestãoconcluídas,ouemqualquermomentoquesequeirafazerumaaferiçãodequalseráoresultadofinal,pode‐serealizara"renderização"daimagem(Figura5).Paratantodigiteocomando:

RAY

Imagemnãorenderizada Imagemrenderizada

Figura5.Comparaçãoentreumaimagemnãorenderizadaerenderizada.

Uma vez que o processo de renderização pode levar um longo período de tempo, é fortementerecomendávelqueseexporteasimagensprocessadasaofinaldoprocesso.Paratanto,selecione:

FILE>SAVEIMAGEAS>PNG

Essecomandoexportaráaimagemnoformato.png,oqualéreconhecidoporpraticamentetodososprogramasdeediçãodetextoouapresentaçãodisponíveisatualmente.

OBS:vocêdeveexportara imagemimediatamenteapósoprocessoderenderização,poissehouveralteraçãodascoordenadasdevisualizaçãoarenderizaçãoseráperdida.Vocêpodesalvar imagensaqualquermomento,semanecessidadederenderização.Nestemodo,oprogramairácapturaraexibiçãoatualnajaneladovisualizador;noentanto,asimagensnãorenderizadasterãoqualidademuitoinferior.