aula bio 16set2011 2

2

Click here to load reader

Upload: rhbagatini

Post on 10-Jul-2015

430 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula bio 16set2011 2

Reino Protista O termo alga é usada pelos biólogos para designar organismos eucarióticos fotossintetizantes que vivem no mar, em lagos, em rios ou sobre superfícies úmidas. Grande parte das algas é unicelular, mas existem diversas espécies multicelulares, algumas das quais tem as células dispostas em fileiras, formando filamentos. Outras algas multicelulares são mais complexas, e seu corpo, chamado talo, pode variar desde simples lâminas com poucas camadas de células até estruturas relativamente complexas que lembram folhas e caules de plantas de terra firme. Sob o ponto de vista da estrutura interna, porém, as algas não apresentam tecidos nem órgãos diferenciados, como ocorre nas plantas. Nas algas unicelulares, o mecanismo básico de reprodução é assexuado, por divisão binária. Nesse tipo de processo a célula divide-se ao meio, originando dois novos indivíduos. Em muitas algas filamentosas, a reprodução ocorre por simples fragmentação dos talos. Algumas espécies de algas multicelulares reproduzem-se por zoosporia, processo em que células flageladas assexuadas, chamadas zoósporos, soltam-se do indivíduo que as produziu e nadam até atingir locais favoráveis ao seu desenvolvimento. Aí, eles se fixam a um suporte qualquer e originam, assexuadamente, novos indivíduos. Em quase todos os grupos de algas ocorre reprodução sexuada. A maioria das algas multicelulares apresenta alternância de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida alternam-se gerações de indivíduos haplóides (células com n cromossomos) e diplóides (células com 2n cromossomos). Um indivíduo diplóide surge sempre pelo desenvolvimento do zigoto, que se origina, por sua vez, sempre pela fusão de dois gametas haplóides. Células do indivíduo diplóide adultas passam por meiose, originando células haplóides chamadas esporos. Por isso, os talos diplóides dessas algas são denominados esporófitos. Um esporo, ao encontrar condições adequadas, germina, isto é, divide-se sucessivamente por mitose, produzindo um talo haplóide. Esse talo, quando adulto, produzirá gametas e, por isso, é chamado gametófito. Gametas são células haplóides que se unem duas a duas, na fecundação, originando o zigoto. Este se desenvolve em um esporófito diplóide, fechando o ciclo. Importância das algas: fitoplancton; algas verdes e pardas comestíveis; extração do agar e a carragenina.

A complexidade da célula eucariótica de um protozoário é tão grande, que ela - sozinha - executa todas as funções que tecidos, órgãos e sistemas realizam em um ser pluricelular complexo. Locomoção, respiração, excreção, controle hídrico, reprodução e relacionamento com o ambiente, tudo é executado por uma única célula, que conta com algumas estruturas capazes de realizar alguns desses papéis específicos, como em um organismo pluricelular.

Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida. Há espécies mutualísticas e muitas são parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles são organismos microscópicos, mas há espécies de 2 a 3 mm. Alguns formam colônias livres ou sésseis.

Fazem parte do plâncton (conjunto de seres que vivem em suspensão na água dos rios, lagos e oceanos, carregados passivamente pelas ondas e correntes). No plâncton distinguem-se dois grupos de organismos:

• fitoplâncton: organismos produtores (fotossintetizadores), representados principalmente por dinoflagelados e diatomáceas, constituem a base de sustentação da cadeia alimentar nos mares e lagos . São responsáveis por mais de 90% da fotossíntese no planeta.

• zooplâncton: organismos consumidores, isto é, heterótrofos, representados principalmente por protozoários, pequenos crustáceos e larvas de muitos invertebrados e de peixes.

Digestão - Nas espécies de vida livre há formação de vacúolos digestivos. As partículas alimentares são englobadas por pseudópodos ou penetram por uma abertura pré-existente na membrana, o citóstoma.Já no interior da célula ocorre digestão, e os resíduos sólidos não digeridos são expelidos em qualquer ponto da periferia, por extrusão do vacúolo, ou num ponto determinado da membrana, o citopígio ou citoprocto.

TRABALHO DE BIOLOGIA 3º Trimestre - Data:....16./..set.../2011. Prof. Roberto Henrique Bagatini

Estudante: ..................................................................... 8ª Série – Turma:.......Objetivo: Valorizar o estudo sistematizado dos seres vivos, dentre eles os protistas, de modo a reconhecer padrões de semelhança e de diferença entre os seres com os quais convivemos. Reconhecer que a partir do estudo de diferentes grupos de seres vivos, é possível aproveitar os benefícios à espécie humana e evitar os que causam doenças.

Page 2: Aula bio 16set2011 2

Respiração - A troca de gases respiratórios se processa em toda a superfície celular.

Excreção - Os produtos solúveis de excreção podem ser eliminados em toda a superfície da célula. Nos protozoários de água doce há um vacúolo contrátil, que recolhe o excesso de água absorvido pela célula, expulsando-a de tempos em tempos por uma contração brusca. O vacúolo é, portanto, osmorregulador.

A classificação dos protozoários baseia-se fundamentalmente nos tipos de reprodução e de organelas locomotoras. A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados há, no lugar do citoplasma, filamentos contráteis, os mionemas. Os pseudópodos, embora sendo expansões variáveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas.

Na tendência moderna, os protozoários estão incluídos no Reino Protista, subdivididos em quatro filos: Sarcodina, Mastigophora, Ciliophora e Sporozoa.

A reprodução assexuada é por bipartição simples ou cissiparidade (mecanismo semelhante a mitose).

Os protozoários podem ser agrupados conforme seu aparelho locomotor:Rhyzopoda: deslocam-se por pseudópode, rizópodes ou axópodes Flagellata: utilizam-se de flagelos Ciliophora: possuem cílios Sporozoa: desprovidos de aparelho locomotor. Doenças