aula 16 (17_06) - escalas

3
ESCALA Quando precisamos representar uma peça muito grande que não cabe na folha de desenho, ou tão pequena que não se consegue enxergar os detalhes, precisamos usar de um artifício chamado escala para conseguirmos representar no papel a peça desejada de forma proporcional ao seu tamanho original. Portanto, escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente, já as dimensões angulares do objeto permanecem inalteradas. Sendo assim, existem três tipos de escala: natural, de redução e de ampliação. O esboço: O desenho que serve de base para execução de uma peça é chamado desenho rigoroso ou desenho definitivo, este é o desenho que chaga do setor de projetos (ou setor de detalhamento) na produção. Porém, antes do desenho rigoroso normalmente é produzido um esboço cotado que servirá de referência para o setor de projeto colocar no papel, ou seja, é um desenho feito a mão livre que contém todas as informações da peça de forma bem definida e legível, mantendo a forma da peça e as proporções aproximadas das medidas. Figura 1: Esboço cotado, feito a mão livre No esboço cotado, as medidas do objeto não são reproduzidas com exatidão. No desenho técnico rigoroso, ao contrário, existe a preocupação com o tamanho exato da representação. O desenho técnico rigoroso deve ser feito em escala e esta escala deve vir indicada no desenho. Escala Natural: Escala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual a tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala natural.

Upload: geordano-de-moura-valadao

Post on 13-Sep-2015

230 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Resumo sobre aplicação de escalas em desenho técnico

TRANSCRIPT

  • ESCALA

    Quando precisamos representar uma pea muito grande que no cabe na folha de desenho, ou to pequena que no se consegue enxergar os detalhes, precisamos usar de um artifcio chamado escala para conseguirmos representar no papel a pea desejada de forma proporcional ao seu tamanho original. Portanto, escala uma forma de representao que mantm as propores das medidas lineares do objeto representado.

    Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou so mantidas, ou ento so aumentadas ou reduzidas proporcionalmente, j as dimenses angulares do objeto permanecem inalteradas. Sendo assim, existem trs tipos de escala: natural, de reduo e de ampliao.

    O esboo:

    O desenho que serve de base para execuo de uma pea chamado desenho rigoroso ou desenho definitivo, este o desenho que chaga do setor de projetos (ou setor de detalhamento) na produo. Porm, antes do desenho rigoroso normalmente produzido um esboo cotado que servir de referncia para o setor de projeto colocar no papel, ou seja, um desenho feito a mo livre que contm todas as informaes da pea de forma bem definida e legvel, mantendo a forma da pea e as propores aproximadas das medidas.

    Figura 1: Esboo cotado, feito a mo livre

    No esboo cotado, as medidas do objeto no so reproduzidas com exatido. No desenho tcnico rigoroso, ao contrrio, existe a preocupao com o tamanho exato da representao. O desenho tcnico rigoroso deve ser feito em escala e esta escala deve vir indicada no desenho.

    Escala Natural:

    Escala natural aquela em que o tamanho do desenho tcnico igual a tamanho real da pea. Veja um desenho tcnico em escala natural.

  • Figura 2: Desenho em escala natural de um puno

    A indicao da escala do desenho feita pela abreviatura da palavra escala: ESC, seguida de dois numerais separados por dois pontos. O numeral esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho tcnico. O numeral direita dos dois pontos representa as medidas reais da pea.

    Na indicao da escala natural os dois numerais so sempre iguais. Isso porque o tamanho do desenho tcnico igual ao tamanho real da pea.

    A relao entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto de 1:1 (l-se um por um). A escala natural sempre indicada deste modo: ESC 1:1.

    Escala de Reduo:

    Escala de reduo aquela em que o tamanho do desenho tcnico menor que o tamanho real da pea.

    Figura 3: Desenho em escala de reduo de um rodado de trem

    As medidas deste desenho so vinte vezes menores que as medidas correspondentes ao real. A indicao da escala de reduo tambm vem junto do desenho tcnico.

    Na indicao da escala de reduo o numeral esquerda dos dois pontos sempre 1. O numeral direita sempre maior que 1.

    No desenho acima o objeto foi representado na escala de 1:20 (que se l: um por vinte), ou seja, a cada 1mm traado equivale a 20mm na pea real.

  • Escala de Ampliao:

    Escala de ampliao aquela em que o tamanho do desenho tcnico maior que o tamanho real da pea.

    Figura 4: Desenho em escala de ampliao de uma agulha de injeo

    As dimenses desta agulha de injeo so duas vezes maiores que as dimenses correspondentes da real. Este desenho foi feito na escala 2:1 (l-se: dois por um), ou seja, a cada 2mm traados equivale a 1mm no real.

    A indicao da escala feita no desenho tcnico como nos casos anteriores: a palavra escala aparece abreviada (ESC), seguida de dois numerais separados por dois pontos. S que, neste caso, o numeral da esquerda, que representa as medidas do desenho tcnico, maior que 1. O numeral da direita sempre 1 e representa as medidas reais da pea.

    Escalas recomendadas pela ABNT: