aula 14 mudanças no regime alimentar

16
MUDANÇAS NO REGIME ALIMENTAR E SISTEMA AGROALIMENTAR Profa. Marta Agrária II

Upload: larissa-santos

Post on 20-Jul-2015

58 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 14 mudanças no regime alimentar

MUDANÇAS NO REGIME ALIMENTAR E SISTEMA

AGROALIMENTAR

Profa. Marta

Agrária II

Page 2: Aula 14 mudanças no regime alimentar

ALIMENTO, PRODUÇÃO E CULTURA

O QUE É ALIMENTO?

O que serve para conservar a vida aos animais ou aos vegetais. Comida.

O que comemos?

Por que e como comemos?

Formas de acesso ao alimento?

Como produzimos o alimento?

Page 3: Aula 14 mudanças no regime alimentar

SUBSTITUIÇÃO INDUSTRIAL DO PRODUTO RURAL

• O produto agrícola sofre cada vez mais a substituição por componentes não agrícolas na fabricação de alimentos e fibras. Processo baseado no desenvolvimento da indústria química e das matérias-prima sintéticas.

• São produzidos alimentos “fabricados” altamente processados, baseados na reconstituição de componentes alimentícios genéricos e pelo crescente controle tecnológico da produção de alimentos, manifesto no uso de aditivos químicos.

• As bioteconologias têm impacto no processamento de alimentos e também na criação de novos produtos.

RELAÇÃO AGRICULTURA, INDÚSTRIA E ALIMENTO

Page 4: Aula 14 mudanças no regime alimentar

REGIME ALIMENTAR

Conceito:

Corresponde a uma forma específica de produção e a circulação de alimentos em escala mundial, configurando um sistema caracterizado pelo predomínio de uma dieta alimentar específica e pela tendência à homogeneização dos hábitos alimentares no mundo.

(Essa abordagem permite identificar as relações sistêmicas existentes entre a dieta alimentar e os fenômenos econômicos e políticos em nível global)

Page 5: Aula 14 mudanças no regime alimentar

REGIME ALIMENTAR

Enquanto para alguns autores, a partir do século XIX se pode identificar a sucessão de três regimes alimentares específicos sob as ordens hegemônicas inglesa, americana e corporativo / neoliberal, para outros, o regime alimentar global teria sofrido um recuo sob a hegemonia americana e o nacional desenvolvimentismo, voltando a se recuperar sob a globalização neoliberal.

Page 6: Aula 14 mudanças no regime alimentar

Periodização dos regimes alimentares

1870-1914: Regime Alimentar sob a HegemoniaBritânica – Dieta baseada em carne, trigo e leite

1947-1973: Regime Fordista – HegemoniaAmericana – Dieta acrescenta milho, soja e produtos industrializados. Massificação e integração da periferia ao mercado consumidor.

Início dos anos 1980: Regime Corporativo (“Liberal Produtivista”?) - Maior diversificação da dietacom a segmentação do mercado e a exploraçãode nichos de mercado.

Page 7: Aula 14 mudanças no regime alimentar

REGIME ALIMENTAR E ECONOMIA MUNDIAL DE ALIMENTOS

REGIME ALIMENTAR FORDISTA

• Antecedentes: New Deal e Agências de subsistência atuantes na Europa pós-guerra

• Características gerais: forte regulação do Estado, subsídios, gestão de excedentes e controle sobre o comércio agrícola

• Resultado: reconstrução do comércio internacional e da produção agrícola em bases muito assimétricas– Exportação de produtos tropicais – vantagem

transitória

Page 8: Aula 14 mudanças no regime alimentar

REGIME ALIMENTAR E ECONOMIA MUNDIAL DE ALIMENTOS

TRANSIÇÃO PARA O REGIME CORPORATIVO

Mudanças observadas no Regime Fordista têm resultado da mobilização de: agricultores, consumidores, ativistas políticos e corporações. Cada qual com projetos divergentes e atribuindo papéis distintos para o Estado (assistência técnica, pesquisa, comércio etc.)

Novos atores entram em cena para a definição da política agroalimentar.

Page 9: Aula 14 mudanças no regime alimentar

REGIME ALIMENTAR E ECONOMIA MUNDIAL DE ALIMENTOS

• As corporações agroalimentares cresceram além dos regimes nacionalmente regulados que as criaram e os consumidoresganharam peso igual aos agricultores na política agroalimentar.

Page 10: Aula 14 mudanças no regime alimentar

Possibilidades de REESTRUTURAÇÃO INTERNACIONAL DO REGIME ALIMENTAR segundo FRiedmann

• MODELO PRODUTIVISTA-LIBERAL– Reestruturação da agricultura e da indústria

• MODELOS ALTERNATIVOS, SUSTENTÁVEIS– Política e economia locais

REGIME ALIMENTAR E ECONOMIA MUNDIAL DE ALIMENTOS

Page 11: Aula 14 mudanças no regime alimentar

REGIME ALIMENTAR CORPORATIVO

• Esse regime alimentar conta com um sistema financeiro estruturado globalmente sob a supervisão do FMI capaz de assegurar um regime de endividamento como meio de subsidiar a demanda agregada e capaz de dar amplo suporte aos negócios com commodities em escala mundial. A Organização Mundial do Comércio (OMC), criada em 1995, tem um papel chave na consolidação deste regime pois é a instituição responsável pela regulação do comércio mundial e emprega princípios liberais.

Page 12: Aula 14 mudanças no regime alimentar

REGIME ALIMENTAR CORPORATIVO

• Diante de situações de crise de abastecimento alimentar, as grandes corporações atuam em geral de forma contrária ao que se observa sob a intervenção do setor público, submetendo a produção a uma lógica especulativa e buscando tirar proveito dos preços em alta, com o consequente agravamento da situação de crise.

• Assim, a produção camponesa tem sido inviabilizada ao mesmo tempo em que os alimentos da cesta básica têm sido vendidos a preço de monopólio para consumidores em situação de pobreza

Page 13: Aula 14 mudanças no regime alimentar

Textos de referência:

• FRIEDMANN, Harriet. Uma economia mundial de alimentos sustentável. In:Belik, W. e Maluf, R. (orgs.), Abastecimento e segurança alimentar. Campinas, IE: UNICAMP, 2000. (p.1-21)

• MARSDEN, T. Globalização e Sustentabilidade: criando espaço para alimentos e natureza. In: CAVALCANTI, J.S.B. (org.) Globalização, trabalho, meio ambiente: Mudanças socioeconômicas em regiões frutícolas para exportação. Recife, UFPE, 1999. (p. 25 -46)*

Page 14: Aula 14 mudanças no regime alimentar
Page 15: Aula 14 mudanças no regime alimentar
Page 16: Aula 14 mudanças no regime alimentar