aula 12 industria mundo

6
PRINCIPAIS REGIÕES INDUSTRIAIS DO MUNDO ROF. CADU Europa Mais de duzentos anos após a Primeira Revolução Industrial, a Europa apresenta unidades dispersas por praticamente todo o seu território. Sendo ainda hoje uma das principais regiões industrias do mundo. Principais áreas industriais europeias: PAÍSES EUROPEUS DO G8 ÁREA BRITÂNICA ÁREA GERMÂNICA ÁREA FRANCESA ÁREA ITALIANA

Upload: caducoc

Post on 08-Aug-2015

1.807 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: AULA 12 Industria Mundo

PRINCIPAIS REGIÕES INDUSTRIAIS DO MUNDO

PROF. CADU

Europa

Mais de duzentos anos após a Primeira Revolução Industrial, a Europa apresenta unidades dispersas por praticamente todo o seu território. Sendo ainda hoje uma das principais regiões industrias do mundo.

Principais áreas industriais

europeias:

PAÍSES EUROPEUS

DO G8

ÁREA BRITÂNICA

ÁREA GERMÂNICA

ÁREA FRANCESA

ÁREA ITALIANA

Page 2: AULA 12 Industria Mundo

Área Britânica

Área de industrializaçãotradicional. Foi o berço daRevolução Industrial, masapós a II GM, entrou emdecadência, perdendo suaposição para os EUA.

Reino Unido – A evolução industrial britânica está relacionada às grandes reservas de carvão, a boa localização, abundância de mão-de obra, e pelo sucesso como o maior centro econômico durante o século XIX. Ultimamente, o setor industrial do Reino Unido está passando por crises, que resultam numa decadência da produção. As principais indústrias são: siderúrgica, construção naval, automobilística, aeronáutica e têxtil.

Área Italiana

Parte norte (planície do rio Pó)é a região mais rica eindustrilizada (Milão, Gênovae Turim).

O sul do país (Mezzogiorno) éuma área mais agrícola.

Itália – No norte da Itália está localizado o maior centro industrial e também o centro financeiro do país. Destacando-se sua tradição artesanal, o forte comércio, a considerável quantidade de mão-de-obra, o investimento estrangeiro, e a facilidade de comunicação com a Europa Ocidental.

Área Germânica

Quarto país mais industrializado

do mundo. Os setores de base,

automobilístico e de alta

tecnologia, são os principais

detaques.

O Eixo renano (até o Rhur) é a

área mais industrializada do

país.

Alemanha – É um dos países mais industrializados do mundo. Os maiores setores industriais se localizam principalmente na Bacia do Rio Reno, região do Ruhr, onde está localizada uma enorme região siderúrgica alemã, que se destaca pela facilidade do transporte fluvial(RENO), pelo mercado consumidor(CEE), e reserva de carvão.

Page 3: AULA 12 Industria Mundo

Área Francesa

É a segunda maior economia

da Europa e possui uma

indústria diversificada (naval,

aeronáutica, automobilística...)

O Eixo de Paris, forma uma das

principais regiões industriais do

país.

França – O processo de industrialização se tornou forte somente com o fim da Segunda guerra Mundial, hoje é considerado um dos países mais industrializados do mundo. A indústria é uma das principais atividades do país, concentradas, sobretudo, em Paris.

INDÚSTRIA NOS EUA

Reino Unido – A evolução industrial da Alemanha está relacionada às grandes reservas de carvão, a boa localização, abundância de mão-de obra, e pelo sucesso como o maior centro econômico durante o século XIX. Ultimamente, o setor industrial do Reino Unido está passando por crises, que resultam numa decadência da produção. As principais indústrias são: siderúrgica, construção naval, automobilística, aeronáutica e têxtil.

Manufacturing Belt: Maior

concentração industrial do

mundo;

Costa Nordeste dos EUA –

Grandes Lagos

Destaques: Indústrias de base e

indústrias de bens de consumo

Pittsburgh, Chicago, Detroit e Filadélfia.

Nas últimas décadas do século 19, emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível polo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou Industrial), no Nordeste e Grandes Lagos. Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington). Dentre os fatores que permitiram o desenvolvimento de indústrias nessa região, destacam-se: A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração. As condições favoráveis à navegação dos Grandes Lagos, com saída para o Oceano Atlântico pelo rio São Lourenço, bem como os bons e modernos portos da costa leste, que possibilitaram a chegada dos recursos e das matérias-primas de que a região

Page 4: AULA 12 Industria Mundo

não dispunha. O Manufacturing belt já chegou a concentrar, por volta de 1900, mais de 75% da produção industrial dos Estados Unidos. Porém, nos últimos anos, o intenso processo da globalização e o consequente aumento da concorrência têm levado diversas indústrias a deixar essa região em busca de outras áreas, que proporcionam menores custos de produção: mão-de-obra mais barata, impostos urbanos mais baixos e leis ambientais mais frágeis.

Sun Belt: Área de

industrialização recente;

Texas e G. do México: Petroquímica

Processo de descentralização

industrial – importância do

Pacífico - APEC

Destaque: São Francisco – Vale do

Silício – Tecnologia de ponta

Sun-belt ou Sul: Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no sul, que se estende da Flórida à Califórnia. O grande impulso de desenvolvimento do Sun-belt, o Cinturão do Sol, termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste, ocorreu após a Segunda GM, em 1960, com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida. A área industrial mais moderna surgiu na década de 1970, na Califórnia. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley), nas proximidades de São Francisco, um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial. Dentre os fatores que, nessa região, favoreceram o desenvolvimento de indústrias ligadas a tecnologia, destacam-se: 1. A posição geográfica dessa região, próxima ao Oceano Pacífico, facilitando o acesso a países importantes, como Japão, Austrália e China; 2. A existência de várias universidades e institutos de pesquisa que fornecem mão-de-obra de alta qualificação para as empresas e desenvolvem, juntamente com elas, programas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

INDÚSTRIA NO JAPÃO

A economia pós-guerra do Japão desenvolveu-se a partir dos resquícios de uma infraestrutura industrial que sofreu destruição generalizada durante a Segunda Guerra Mundial. Ao longo de duas décadas, o Japão alcançou um crescimento anual médio de 8%, possibilitando que o país se tornasse o primeiro a passar do status de “menos desenvolvido” para “desenvolvido” na era pós-guerra. As razões para isso ter acontecido incluem altas taxas tanto de poupança individual como de investimentos em iniciativas do setor privado, uma força de trabalho com grande ética laboral, o amplo fornecimento de petróleo a baixo custo, tecnologias de inovação, e uma intervenção governamental efetiva nas indústrias do setor privado. Em dezembro de 1960, o Primeiro-Ministro Ikeda Hayato anunciou um plano para dobrar a renda, estabelecendo a meta de 7,8% de crescimento anual durante a década de 1960-1970. O planejamento econômico do governo direcionado para a expansão da indústria de base se provou extremamente bem

Page 5: AULA 12 Industria Mundo

sucedido e, em 1968, a renda nacional havia dobrado, alcançando um crescimento anual médio de 10%.

Revolução Meiji

Ocidentalização:

Fim do Xogunato;

Acumulação de capital;

Ajuda de potências ocidentais;

Exploração da mão de obra.

Formação das ZAIBATSUS

Mitsui, Furukawa, Suzuki ...

Em 1868 foi restaurado o poder imperial no Japão, subtraindo aos shoguns o poder feudal que existia desde o século XII. Subiu ao trono o jovem imperador Matsuhito, conhecido pelo nome de Meiji. A Era Meiji (1868-1912), como ficou conhecida, representou um período de grandes mudanças na história do Japão. A era Meiji também trouxe significantes inovações nos campos sociais e econômicos. Os agricultores, livres do controle feudal, puderam assegurar a possessão de suas terras legalmente. Declararam-se todas as classes sociais como iguais perante a lei, embora algumas das formas convencionais de discriminação social desapareceram com muita dificuldade. A população, que tinha permanecido relativamente estável em tamanho, começou a crescer rapidamente, trazendo uma jovem população trabalhadora, tanto de homens como de mulheres, aos centros urbanos. Um dos maiores objetivos nacionais que moveram os líderes da era Meiji era o de alcançar uma igualdade com os poderes ocidentais.

Os combinados são os principais complexosindustriais do Japão. Integram porto e indústrianuma só unidade.

Atualmente é a 3� economia do mundo, sendomuito voltada para as exportações (equipamentode transporte, veículos, eletroeletrônicos,produtos químicos...)

Espaço urbano-

industrial do Japão

Page 6: AULA 12 Industria Mundo